2012: MARIZETE E MARLÚCIO SE REUNIRAM NESTA QUINTA

2012: MARIZETE E MARLÚCIO SE REUNIRAM NESTA QUINTA A Candidata realizou reunião em sua casa (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A candidata a prefeita, pelo PT, nas eleições 2012, em Brumado, Marizete Pereira, juntamente com seu candidato a vice, o médico Marlúcio Abreu, se reuniram com candidatos a vereadores, lideranças políticas e o povo brumadense, na noite dessa quinta-feira (03), na residência da candidata. Durante o encontro, os candidatos a vereadores discursaram aos presentes pedindo o voto e se apresentando. Logo após o pronunciamento dos vereadores, o ex-vice-governador Edmundo Pereira também discursou. Em seguida, lka Abreu explicou aos presentes sobre o porquê de apoiar a formação da chapa Marizete e Marlúcio Abreu que falou após o discurso de sua esposa. Ao fim da reunião, Marizete agradeceu a presença de todos e em seu discurso disse que, "se for eleita, estarei governando com o apoio do meu vice Marlúcio e do povo". Continuando, a candidata não poupou críticas ao atual governo fazendo comentários sobre a saúde. "Não existe cidade com tantos casos de câncer como Brumado, temos que fazer um diagnóstico, principalmente das mulheres". Para finalizar, Ela falou sobre as derrotas que ela sofreu nas últimas eleições."Eu já perdi outra disputa, mas não estou mais preparada para perder", finalizou a petista.

2012: MARIZETE E MARLÚCIO SE REUNIRAM NESTA QUINTA Os candidatos discursaram para os presentes no encontro. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

INTERMUNICIPAL: SELEÇÃO DE BRUMADO JOGA DOMINGO

INTERMUNICIPAL: SELEÇÃO DE BRUMADO JOGA DOMINGO Macaúbas x Brumado domingo às 15h no estádio municipal de Macaúbas

A seleção brumadense de futebol jogará sua segunda partida pelo Campeonato Intermunicipal 2012, nesse domingo (05) contra a Seleção de Macaúbas na casa do adversário. Essa é a segunda rodada da competição, e Brumado vencendo o jogo, se manterá na ponta da tabela do grupo 06. No grupo somente Brumado venceu na primeira rodada. Condeúba, Itambém, Luís Eduardo Magalhães e Macaúbas empataram seus jogos e tem um ponto cada. A lanterna do grupo é do selecionado de Belo Campo que perdeu para Brumado e não tem pontuação. A arbitragem do Jogo entre Macaúbas x Brumado será de, Arleson Cleyson Barbosa Teixeira de Vitória Da Conquista, auxiliado por, Claudinei de Oliveira Cambuí e da cidade de Livramento de Nossa Senhora e Sebastião Evangelista Neves Júnior de Riacho De Santana, o quarto arbitro será Wilson Costa Figueirêdo de Macaúbas.


34ª CIPM: VIATURAS SÃO SUBSTITUÍDAS POR NOVAS

34ª CIPM: VIATURAS SÃO SUBSTITUÍDAS POR NOVAS A nova viatura já está a disposição da 34ª CIPM. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) substituiu 8 viaturas. Segundo informações passadas a reportagem do Brumado Agora, pelo Major Sílvio Berlink, comandante da companhia, "antes estávamos com veículos Blazer, mas como o contrato de uso é apenas de dois anos, agora as antigas foram substituídas por Ranger, foram 8 substituições". Essas viaturas são para toda 34ª CIPM, Brumado, Tanhaçu, Ituaçú, Malhada de Pedras, Guajerú, Rio do Antônio, Barra da Estiva, Aracatu. E ainda segundo o Major, essas viaturas não aumentam o número de veículos da companhia, são apenas substituições. "Os novos veículos estão substituindo as que tínhamos, mas estaremos indo a salvador para tentar conseguir uma ou duas para ficar exclusivamente a serviço de Brumado", finalizou Berlink.


APÓS DECISÃO DO TJ-BA EDUARDO FALA EM COLETIVA

APÓS DECISÃO DO TJ-BA EDUARDO FALA EM COLETIVA Eduardo Vasconcelos durante a coletiva esteve ao lado de seu assessor jurídico, Aciole Viana (Foto: Wilker Porto| Brumado Agora)

O prefeito Eduardo Vasconcelos convocou a imprensa e população brumadense para dar explicações em relação a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que o  condenou  a pagar 50 salários mínimos, por crime contra a honra. Em seu discurso o prefeito disse "quem foi condenado foi o povo de Brumado, pois fui o porta-voz do povo, quando em entrevista em uma rádio disse que a última campanha foi uma batalha campal". O prefeito seguiu falando, "o que eu disse na emissora, e isso sendo depois das eleições foi que, o povo não podia se manifestar, pois eram repreendidos, mas a resposta foi dada no silêncio das urnas". Por fim Vasconcelos disse que irá recorrer da decisão "eu entendo que cabe recurso até mesmo porque em momento algum eu disse o nome de minha adversária [Marizete Pereira]. Essa notícia foi veiculada de forma maldosa e politiqueira. Notícias como essa aparecem para tentar desestabilizar o nosso grupo", finalizou o prefeito de Brumado.


BRUMADO: CURTO CIRCUITO PROVOCA INCÊNDIO

BRUMADO: CURTO CIRCUITO PROVOCA INCÊNDIO Muitos curiosos estiveram na casa onde ocorreu o incêndio (Foto: Wilker Porto| Brumado Agora)

Na manhã dessa quinta-feira, 02, uma casa localizada Avenida Coronel Santos, em Brumado, pegou fogo. Segundo informações obtidas pela reportagem do Brumado Agora, a causa do acidente pode ter sido um curto circuito na parte elétrica que ocasionou a destruição de parte do telhado de dois quartos e móveis. O fogo foi contido por uma equipe da Novo Horizonte que utilizou extintores. Logo em seguida osvizinhos, que jogaram água com uma mangueira para esfriar as paredes e telhado. No momento do incêndio, apenas uma senhora estava na casa, mas não sofreu ferimentos. A Polícia Militar e o SAMU foram ao local, a senhora foi atendida e passa bem.


SUPERMERCADO É ASSALTADO NO CENTRO DE BRUMADO

SUPERMERCADO É ASSALTADO NO CENTRO DE BRUMADO O supermercado foi assaltado por somente um bandido que estava armado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um supermercado que fica no centro de Brumado, próximo ao Banco Bradesco, foi assaltado no final da manhã desta quinta-feira, 02. Um bandido chegou em uma moto, foi até os fundos do estabelecimento, onde pegou alguns produtos e, ao chegar no caixa, com uma arma na cintura, anunciou o assalto. O indivíduo pegou o dinheiro do caixa, algumas notas promissórias e as colocou dentro dos bolsos e da calça. Segundo as testemunhas, o assaltante estava de jaqueta preta, era moreno, estava com capacete  sem viseira na cabeça. A quantia levada não foi informada. Cabe lembrar, que a ação aconteceu próximo a um correspondente bancário, que já foi assaltado várias vezes neste ano.

SUPERMERCADO É ASSALTADO NO CENTRO DE BRUMADO O bandido pegou todo o dinheiro do caixa (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

EDUARDO VASCONCELOS FOI CONDENADO A PRISÃO

EDUARDO VASCONCELOS FOI CONDENADO A PRISÃO A pena de detenção de nove meses em regime aberto e pagamento de 58 dias-multa foi substituída por prestação pecuniária, no valor de 50 salários mínimos (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou à prisão o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos. O gestor foi denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP). Segundo o MP, o gestor de Brumado foi condenado por crime contra a honra. Sua pena de detenção de nove meses em regime aberto e pagamento de 58 dias-multa foi substituída por prestação pecuniária, no valor de 50 salários mínimos. Informações Bahia Notícias.


2012: AGUIBERTO REALIZARÁ CAMINHADA NO SÃO FELIX

2012: AGUIBERTO REALIZARÁ CAMINHADA NO SÃO FELIX O candidato situacionista participará de caminhada nessa sexta-feira, 03. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O candidato de situação em Brumado, Aguiberto Limas Dias (PSL), irá realizar uma caminhada no Bairro São Felix, nessa sexta-feira, 03. A caminhada irá se iniciar às 19h com concentração na Praça Antônio Neves, em frente ao Posto de Saúde do Bairro. Participaram do movimento, Aguiberto e sua candidata a vice Dra. Cristina Gondin, candidatos a vereadores e lideranças políticas que apóiam a candidatura do Social Liberal.


BRUMADO: PREFEITURA INAUGURA INSTALAÇÕES DE ESCOLA

BRUMADO: PREFEITURA INAUGURA INSTALAÇÕES DE ESCOLA Essa obra foi inaugurada pela prefeitura de Brumado. (Foto: Divulgação)

Na noite desta quarta-feira (01.08) foi realizada a inauguração da Escola Municipal, Clarice Morais, que a partir desta data passará a ocupar um prédio com 18 salas de aulas, amplas e arejadas, cobertas com telhas termoacústicas, isolantes de som e calor, realidade muito diferente da encontrada anteriormente, onde as salas eram pequenas e até insalubres, em razão do forte calor típico da cidade. O evento foi de bastante emoção em razão da família da homenageada, Clarice Morais, estar presente e da leitura da biografia que relatou todo o amor e dedicação da professora para que Brumado alcançasse um lugar de destaque no cenário educacional. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos bastante satisfeito falou sobre todos os avanços conquistados deste o início de sua gestão, quando Brumado amargava índices baixíssimos do IDEB, e atualmente toda a transformação pela qual vem passando a educação municipal. “É com grande alegria que estamos aqui para inaugurar mais um prédio escolar, que oferecerá aos alunos e professores instalações amplas e arejadas, possibilitando um melhor aprendizado e, consequentemente, melhores índices de avaliação”.


CASO NOÉ: JULGAMENTO FOI ADIADO PARA SETEMBRO

CASO NOÉ: JULGAMENTO FOI ADIADO PARA SETEMBRO O Julgamento do 'Caso Noé' foi adiado para o dia 04 de setembro. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O julgamento do ex-policial Welington Leite, acusado da morte de Noé Galvão Ribeiro, ocorrido no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, no dia 5 de dezembro de 2007, estava marcado para esta quinta-feira, 02, mas a defesa do acusado solicitou o adiamento do julgamento, alegando troca de advogados. Com isso, a ação foi adiada para o dia 04 de setembro. Vários familiares de Noé estiveram na manhã desta quinta no Fórum Duarte Muniz e se mostraram revoltados com essa decisão. “estamos indignados, esse julgamento não poderia ter sido adiado, já são 4 anos e 8 meses de angustia e revolta, não é justo, queremos que o julgamento aconteça logo e que ele [Welington] seja condenado”, desabafou um familiar. A decisão do adiamento do julgamento foi dada no final da tarde de ontem, quarta-feira (01).


IBICOARA: PREFEITA TEM REGISTRO DE CANDIDATURA IMPUGNADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL

IBICOARA: PREFEITA TEM REGISTRO DE CANDIDATURA IMPUGNADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL A decisão ainda cabe recurso. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A prefeita de Ibicoara, no sudoeste baiano, Sandra Regina Gomes Vidal (PCdoB), teve o seu registro de candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (1º) pelo juiz eleitoral da 169ª Zona de Barra da Estiva. O motivo foi a desaprovação das contas públicas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) dos anos de 2009 e 2010. Na defesa, Sandra alegou que cabe à Câmara municipal aprovar ou não, as contas do Executivo, como aprovou o exercício financeiro de 2009, que havia sido rejeitado pelo TCM. Sobre ascontas de 2010, a comunista justifica que o Legislativo local ainda não emitiu decisão. No entanto, a Justiça Eleitoral entendeu que a prefeita também era ordenadora de despesas, o que invalida as argumentações de defesa, perante a Lei da Ficha Limpa. Na sentença, o juiz Egildo Lima Lopes aponta que a candidata Sandra possui “contas públicas decorrente de execução orçamentária (ordenação de despesas) efetivamente rejeitadas pelo TCM [...]; Em relação à execução orçamentária ocorrida no exercício financeiro de 2009, as contas encontram-se rejeitadas e não existe nenhuma tutela judicial ou administrativa , definitiva ou provisória, suspendendo ou cancelando a rejeição”. A decisão ainda cabe recurso. Informações Bahia Notícias.


FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O QUE É BURSITE DE OMBRO?



A articulação do ombro é composta por três ossos que se encontram fazendo uma junção, são eles: úmero, escápula, e clavícula.
 

Essa articulação é composta também por músculos, tendões, ligamentos, nervos e ao lado da articulação temos uma bolsa sinovial contendo um liquido que serve de amortecedor entre ossos e tendões.
 

A bursite é justamente a inflamação resultante da compressão e atrito do tendão do músculo supra espinhoso com essa bolsa sinovial provocando como consequência uma dor local no ombro.

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Tito Almeida Fisioterapia

O QUE É BURSITE DE OMBRO?
 

A articulação do ombro é composta por três ossos que se encontram fazendo uma junção, são eles: úmero, escápula, e clavícula.
 

Essa articulação é composta também por músculos, tendões, ligamentos, nervos e ao lado da articulação temos uma bolsa sinovial contendo um liquido que serve de amortecedor entre ossos e tendões.
 

A bursite é justamente a inflamação resultante da compressão e atrito do tendão do músculo supra espinhoso com essa bolsa sinovial provocando como consequência uma dor local no ombro.
 

Geralmente essa inflamação ocorre em consequência de atividades repetitivas que requerem movimentos do braço sobre a cabeça, como alguns esportes como natação, volley, tênis, e algumas profissões como pintor, cabeleleiro, carpinteiro e outras.
 

Presença de edemas, calor, hipersensibilidade , e aumento da dor com movimentos ativos sugerem sintomas de bursite no ombro.
 

Tecnicas de fisioterapia como TERAPIA MANUAL, alongamentos, exercícios terapêuticos, crioterapia, e repouso, podem ajudar na recuperação, assim como o uso de medicamentos e orientações ergonômicas.

CONTINUE LENDO

IFBA-BRUMADO JÁ TEVE O RETORNO DAS AULAS

IFBA-BRUMADO JÁ TEVE O RETORNO DAS AULAS IFBA-Brumado tem retorno das aulas. (Foto: Divulgação)

O IFBA-Brumado informa que o semestre letivo 2012.2 se iniciou nesta terça-feira, 31 de julho de 2012. A direção ainda alerta aos alunos matriculados que ainda não compareceram que fiquem atentos, pois as aulas estão ocorrendo normalmente. No turno matutino das 7h30 às 11h00 e no turno noturno 18h30 às 22h00. 


ELEITORES COM POUCA FORMAÇÃO ESCOLAR VÃO DECIDIR PLEITO

ELEITORES COM POUCA FORMAÇÃO ESCOLAR VÃO DECIDIR PLEITO

Os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não deixam dúvida: as eleições municipais na Bahia serão decididas por eleitores com o ensino fundamental incompleto (30,1%) e por aqueles que apenas sabem ler e escrever (23,7%), que, juntos, somam 53,8 % do eleitorado. Os números chamam atenção e, para muitos, sugerem o risco de escolhas equivocadas. Mas para o analista Joviniano Neto, professor de ciências políticas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutor em comunicação e cultura contemporânea, essa teoria não se sustenta. “Existe uma antiga ilusão da classe ilustrada de que ter nível superior lhe dá todas as condições de escolher melhor os políticos. Isso em parte é verdade e em grande parte não é”, dispara Neto. “Cada eleitor é capaz de identificar os seus interesses  e de decidir a partir daquilo que considera importante para si e para seu grupo social”, destaca. Se o discurso parece incoerente aos que compõem o 1,9% da classe que tem nível superior completo no Estado, Joviniano argumenta. Informações A Tarde.


PROFESSORES EM GREVE DEVEM VOTAR FIM DA PARALISAÇÃO

PROFESSORES EM GREVE DEVEM VOTAR FIM DA PARALISAÇÃO A votação ainda depende da aprovação do governo com relação às exigências feitas pelos professores

Os professores da rede estadual, em greve há 113 dias, devem votar pelo fim da paralisação em assembleia realizada nesta sexta-feira (3). A votação ainda depende da aprovação do governo com relação às exigências feitas pelos professores. Segundo Marilene Betros, a diretora do setor jurídico da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), foi entregue ao governo uma pauta mínima com cinco pontos e caso seja acatada, a greve pode acabar ainda esta semana. "Estamos esperando que o governo colabore e aceite as nossas poucas propostas", explica a diretora. As exigências dos professores são: a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles em estado probatório; a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve; a devolução da contribuição mensal da APLB; além da reabertura da mesa de negociação. A próxima reunião que deve decidir os rumos da greve será nesta sexta-feira (2). Informações Correio da Bahia.


SOMENTE UMA CIDADE NA BAHIA COM URNAS BIOMÉTRICAS

SOMENTE UMA CIDADE NA BAHIA COM URNAS BIOMÉTRICAS Pojuca foi a primeira do estado a realizar o cadastramento do eleitorado.

A cidade de Pojuca, localizada na região metropolitana de Salvador, é a primeira da Bahia a realizar o cadastramento biométrico do eleitorado. Assim como em 2010, os eleitores do município vão utilizar a tecnologia nas Eleições 2012, cujo primeiro turno ocorre dia 7 de outubro. Este ano, Pojuca conta com 66 urnas biométricas para atender aos 24.252 eleitores. Escolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para realizar o cadastramento biométrico do eleitorado em 2009, a primeira votação com a utilização das urnas biométricas em Pojuca contou com 21.000 eleitores, há dois anos. Em Brumado serão utilizadas as urnas eletrônicas convencionais. Informações G1.


CASO NOÉ: JÚRI SERÁ NESSA QUINTA-FEIRA DIA 02

CASO NOÉ: JÚRI SERÁ NESSA QUINTA-FEIRA DIA 02 O Julgamento do 'Caso Noé' acontece nessa quinta-feira, 02. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um dos júris mais aguardos em Brumado está marcado para acontecer nessa quinta-feira, 02, no Fórum Duarte Muniz. O julgamento trata do assassinato de Noé Galvão Ribeiro, ocorrido no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, no dia 5 de dezembro de 2007. O ex-policial militar, Welington Leite é acusado de ser o autor do crime, e será julgado à absolvição ou condenação pelo júri.


BRUMADO: PORTAL TERRA DESTACA CORRIDA ECOLÓGICA

BRUMADO: PORTAL TERRA DESTACA CORRIDA ECOLÓGICA Inscrições estão abertas para a Corrida Ecológica Brumado à Rio de Contas. (Imagem/Reprodução: Terra)

O canal VC Repórter’ do Portal Terra destacou a Corrida Ecológica Brumado à Rio de Contas, que acontecerá no dia 02 de setembro, com largada em Brumado e chegada na cidade de Rio de Contas. A reportagem foi enviada pelo internauta Roberto Meira, de Brumado (BA). Veja a matéria: As cidades de Brumado e Rio de Contas abriram as inscrições para a 14ª Corrida Ecológica, disputada no percurso entre os municípios da Bahia. Os ciclistas interessados podem se inscrever antecipadamente, ao custo de R$ 50. Neste ano, a competição será realizada no dia 2 de setembro. A prova, com quase 80 km de percurso, tem o mote ecológico, já que passa pela Chapada diamantina, um dos marcos da flora e da fauna brasileira. Em 2011, 118 atletas participaram, número que, espera-se, seja superado este ano. São duas modalidades em disputa: Mountain Bike, na qual o atual campeão é o ciclista Maurício Rodrigues, e Speed (Velocidade), cujo campeão em 2011 foi Flávio Cardoso. Campeão Sul-Americano e Brasileiro da modalidade, Cardoso estabeleceu o novo recorde da competição, terminando o percurso em 2h03min. As inscrições devem ser feitas na Shopping Bike de Brumado, até o dia 31 de agosto. Quem optar pela inscrição no dia da prova pagará R$ 60.


BRUMADO: TEMPO DEVE SER NUBLADO QUARTA E QUINTA

BRUMADO: TEMPO DEVE SER NUBLADO QUARTA E QUINTA A cidade de Brumado deve ter tempo nublado até quinta (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Desde o final da tarde de terça-feira dia 31 de agosto o tempo mudou em Brumado. A noite uma neblina caiu na cidade, e o tempo continua nublado nessa quarta-feira, 01. Segundo informações do instituto Clima Tempo, a previsão é de temperatura baixa nessa quarta com mínima de 17º e máxima de 25º e quinta-feira (02), mínima de 19º com máxima de 23º. Podendo chover a qualquer hora do dia.

BRUMADO: TEMPO DEVE SER NUBLADO QUARTA E QUINTA Previsão Clima Tempo

OAB SUBSEÇÃO BRUMADO IRÁ COMEMORAR OS SEUS 25 ANOS

OAB SUBSEÇÃO BRUMADO IRÁ COMEMORAR OS SEUS 25 ANOS 25 anos da criação da OAB Subseção de Brumado.

A OAB Subseção de Brumado irá comemorar os seus 25 anos de criação com a celebração de uma missa em ação de graças, nesta sexta-feira, 03, às 19h, no salão de eventos na sede da subseção, que fica localizada na Avenida João Paulo I, número 293, próximo ao Fórum Duarte Muniz. Estarão presentes os Exmos. Srs. Presidente e Vice-presidente da OAB-BA, Dr. Saul Quadros Filho e Dr. Antônio Menezes do Nascimento Filho, dentre outras autoridades. Logo após a missa, será servido um coquetel no salão de festas da AABB.


BRUMADO: PROJETO CRIANÇA CIDADÃ ACONTECEU DOMINGO

BRUMADO: PROJETO CRIANÇA CIDADÃ ACONTECEU DOMINGO Ainda aconteceram mais duas corridas preparatórias (Foto: Divulgação)

A Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado realizou, no último domingo, dia 29, das 08:00 às 12:00h, a 2ª edição do Projeto Criança Cidadã na Escola Municipal em Tempo Integral Professor Ayrton Viana no Bairro Baraúnas, em Brumado. Foram prestados serviços sociais com os seguintes atendimentos: Médico Clínico; Odontológico; Aplicação de Flúor; Higienização de Mãos, Pés e Cabelos; Manicure e Pedicure; Cortes de Cabelo, escova e prancha; Tipo Sanguínio; um stand do Conselho Tutelar onde foram dadas orientações e palestra e muita Recreação para as crianças. No mesmo dia, aconteceu ainda a corrida Preparatória para a 10ª Maratoninha. Várias crianças do Bairro participaram com empenho da competição e, ao final, foram premiadas.


Bahia: Ferrovia baiana ainda espera pelos trilhos

Bahia: Ferrovia baiana ainda espera pelos trilhos

Hoje é dia de festa na Bahia. O governo finalmente cortou a fita de inauguração da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a nova estrada de ferro que transformará a Bahia no novo corredor ferroviário de exportação do Brasil. Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia em Ilhéus, município onde acaba o traçado de 1.022 quilômetros. Ao som de "O Trenzinho Caipira", composição de Heitor Villa Lobos, a presidente Dilma Rousseff fez um curto passeio sobre os trilhos. O povo aplaudiu o discurso e a conclusão da obra.

 

Com mais ou menos floreios, esse deveria ter sido o capítulo escrito ontem, caso tivesse se cumprido a promessa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cravou no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2010, quando garantiu que a Fiol estaria pronta em 30 de julho de 2013. Ontem, não houve nenhuma festa em Ilhéus. Não há muito o que comemorar.

 

Depois de ter suas obras contratadas há mais de três anos, a Fiol ainda está distante do dia em que os trens finalmente poderão rodar em seu traçado. Até hoje, nenhum metro de trilho foi instalado. Para entender como o empreendimento chegou a essa situação, a reportagem do Valor percorreu cada lote do traçado da Fiol e cruzou, por estradas, mais de 40 municípios da região.

 

A viagem começou no oeste da Bahia, nas cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, e avançou para a região central do Estado, até chegar ao município de Caetité. Do Cerrado para o sertão baiano, a equipe seguiu rumo leste e atingiu a Mata Atlântica, para finalmente alcançar Ilhéus, ponto final da ferrovia, onde está prevista a construção de um novo porto para receber a carga da Fiol.

 

Nos primeiros 500 quilômetros do traçado, que ligam Barreiras a Caetité, a ferrovia praticamente não existe. Essa etapa da obra inclui a construção de uma ponte de três quilômetros sobre o rio São Francisco. Deverá ser a maior ponte ferroviária do Brasil, mas hoje não passa de um local de acesso para o gado beber água. Alojamentos de trabalhadores que foram erguidos estão fechados há quase dois anos, sem nunca terem sido utilizados.

 

Na região de Guanambi, uma fábrica de dormentes foi montada em 2011, com equipamentos novos, importados da Itália. Essa linha de produção, avaliada em alguns milhões de dólares, nunca forjou um dormente sequer até hoje. No canteiro de obras, uma britadeira de grande porte foi instalada para triturar a pedra que seria usada para forrar o traçado da ferrovia. O equipamento está parado há dois anos. O vigia que toma conta do local diz que um funcionário da empreiteira vai até o canteiro de obra uma vez por semana, dá uma manutenção básica no maquinário e vai embora.

 

A Fiol, orçada em R$ 4,3 bilhões, é uma obra federal coordenada pela estatal Valec. Todos os lotes do primeiro trecho da ferrovia têm empreiteiras contratadas desde 2010. A execução das obras, no entanto, nunca aconteceu, porque a empreendimento mergulhou num poço de complicações sem fim. A Fiol cometeu erro que tem punido com rigor a maior parte dos empreendimentos de infraestrutura do país: se baseou em estudos ambientais capengas e projetos de engenharia que não paravam de pé, uma receita infalível para transformar a ferrovia em estudo de caso dentro do Tribunal de Contas da União (TCU). Bastaram algumas auditorias para o tribunal alertar que quase tudo estava errado. O resultado é que, desde 2011, uma medida cautelar do órgão de fiscalização impede o avanço de frente de obras ao longo de todo o trecho oeste da ferrovia.

 

A situação não é tão animadora do lado leste, entre Caetité e Ilhéus. Depois de quase dois anos de paralisação, a Valec finalmente conseguiu destravar as obras nessa segunda etapa de 500 quilômetros, dividida em quatro lotes. As empreiteiras foram mobilizadas e, desde janeiro, estão retomando as operações nos canteiros de obras. O avanço físico desse traçado, porém, só conseguiu atingir 21,5 % do total previsto até agora. Esse número é puxado, principalmente, pelas ações de pavimentação e de liberação do traçado, já que ainda não há trilhos disponíveis para instalação na ferrovia.

 

Com o avanço do trecho, descobrem-se novos problemas. Nos 118 quilômetros de extensão do lote 2, na região de Jequié, 90% do traçado está sendo aberto em pedra bruta, nas encostas das montanhas da região. Todos os dias, caminhões chegam ao local lotados de dinamite, material que é usado para explodir as pedras encontradas pelo caminho. Para evitar complicações com desapropriação neste lote, decidiu-se recentemente que o melhor a ser feito é construir um novo túnel de 700 metros de extensão. A obra acabou de ser contratada.

 

No lote 1, que liga a ferrovia a Ilhéus, a situação está mais complicada. Os estudos contratados pela Valec não entregaram todas as sondagens de solo que deveriam, uma brecha para que empreiteiras apresentem mais pedidos de aditivos, caso encontre dificuldades que não estavam previstas. O TCU detectou o problema e pediu que a Valec realizasse 340 sondagens complementares para atestar exatamente que tipo de solo encontrará pela frente. A Valec só conseguiu realizar, até agora, 40 dessas sondagens do trecho, segundo informações locais.

 

As desapropriações também têm causado transtornos graves. A maior parte dos imóveis dessa segunda metade da Fiol já foi desapropriada, com 87% do traçado entre Caetité e Ilhéus liberado para o avanço das obras. Na primeira metade de 500 quilômetros, porém, as desapropriações caminham lentas, com apenas 43% de trajeto livre. O dia a dia encarado pelos profissionais que vão a campo para notificar as desapropriações, ou mesmo para fazer as sondagens de solo, dão uma ideia das dificuldades em tocar a obra.

 

Profissionais que atuam em diversos lotes da ferrovia relataram que têm recebido ameaças de morte por donos de terras e posseiros, que impedem o acesso às terras. "Essa é a realidade que nós vivemos aqui e que não aparece nos papéis do governo", diz um técnico responsável por um dos lotes da ferrovia.

 

O governo revigorou seu cronograma para a Fiol. A nova promessa é entregar o traçado inicial, entre Barreiras e Caetité, até o fim de 2015. A segunda etapa, que chega até Ilhéus, ficaria pronta antes, em dezembro do ano que vem. Para os engenheiros que estão à frente das obras, e até mesmo para o governo baiano, o novo cronograma é apenas um instrumento de pressão para que as empreiteiras avancem. "Sabemos das dificuldades. A promessa de entregar o trecho de Ilhéus até o fim de 2014 está muito apertada. Do jeito que a obra está, só sai mesmo em meados de 2015", diz Eracy Lafuente, coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura do governo da Bahia.

 

Em Brasília, a hipótese de um novo adiamento virou assunto proibido. O governo quer ter ao menos um trecho pronto da Fiol até o fim de 2014, custo o que custar. Incomoda o fato de que, desde que chegou ao Palácio do Planalto, a presidente Dilma não conseguiu inaugurar nenhum trecho de ferrovia. Garantir a entrega de pelo menos metade do trecho seria uma forma de fazer a festa que estava prevista para ontem. Informações Valor Econômico.