APDEMB E TERCEIRA IDADE INAUGURAM NOVA SEDE

APDEMB E TERCEIRA IDADE INAUGURAM NOVA SEDE O salão da nova sede recebeu o nome de Eduardo Lima Vasconcelos (Foto: Divulgação)

Na noite da última quarta-feira (08.08) a Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região juntamente com o Clube da Terceira Idade “Viva a Vida e Viva Bem” inauguraram a nova sede que servirá às duas instituições. O evento foi a concretização de um antigo sonho que vinha sendo acalentado e que após a aprovação do Projeto de Lei nº 004/2011 na Câmara Municipal de Vereadores, oriundo do Executivo Municipal, começou a se materializar. A estrutura da nova sede foi totalmente construída pela administração municipal, com amplos espaços e instalações modernas com telha termo acústicas, que garantem o isolamento do som e do calor. O salão da nova sede recebeu o nome de Eduardo Lima Vasconcelos, solicitação realizada pelas duas instituições para homenagear àquele que foi o grande empreendedor da obra.


PLENÁRIA PROGRAMA DE FORTALECIMENTO FAMILIAR

PLENÁRIA PROGRAMA DE FORTALECIMENTO FAMILIAR Plenária ProFamília – Programa de Fortalecimento Familiar. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Foi realizada na manhã dessa quinta-feira, 09, no auditório da SEMAC, em Brumado, uma Sessão Plenária Especial do ProFamília – Programa de Fortalecimento Familiar. O eventoteve a realização do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança), Sesoc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania). Estiveram presentes: o prefeito Eduardo Vasconcelos, representando a administração municipal, Miguel Lima Dias, representando a Câmara de Vereadores, autoridades municipais e representantes do Santander, principal financiador do programa que existe em apenas três cidades na Bahia, incluindo Brumado. O principal objetivo do ProFamília, é ampliar a capacidade e os meios de orientação e apoio sociofamliar para reduzir a incidência das violações de direitos, principalmente aquelas associadas à negligência familiar. O ProFamília visa o acompanhamento sistemático das famílias e potencializa os programas/projetos de proteção social. O público alvo são 100 famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo crianças e adolescentes.


BANCÁRIOS LANÇAM CAMPANHA SALARIAL EM BRUMADO

BANCÁRIOS LANÇAM CAMPANHA SALARIAL EM BRUMADO

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza amanhã (10), a partir das 10h, o lançamento oficial da Campanha Salarial 2012 na cidade de Brumado, que conta com quatro agências bancárias. “Vamos passar em todas essas agências e dialogar com os clientes e funcionários sobre o andamento das negociações com os banqueiros. Já tivemos duas reuniões e os patrões mostraram-se intransigentes”, destaca o presidente do Sindicato, Delson Coêlho. Mais de meio milhão de bancários de todo o país estão mobilizados para a melhoria das condições de trabalho e atendimento aos clientes. Na base de Vitória da Conquista e Região são quase 1.100 bancários que atuam em 65 agências distribuídas por 46 cidades da região Sudoeste. Entre as principais reivindicações estão o reajuste de 10,25% (aumento real mais a inflação do período), piso do Dieese e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para o vale-refeição, o auxílio-creche/babá e a cesta-alimentação foi reivindicado o valor do salário mínimo oficial, atualmente em R$ 622,00.


CAESG TEM NOVOS INTEGRANTES

CAESG TEM NOVOS INTEGRANTES Os novos integrantes da CAESG eram lotados na 34ª CIPM/Brumado. (Foto: Divulgação)

Mais três novos policiais militares integraram a tropa da CIPE/Sudoeste (CAESG). Nesta sexta-feira (10) acaba definitivamente toda a fase de adaptação dos soldados recém-chegados. São eles: Daniel Anderson Santana dos Santos, Adilho Santos de Deus e Lucas Vinícius Gonzaga, os quais foram transferidos da 34ª CIPM/Brumado e foram aprovados nas mais diversas áreas policiais militares, sendo partícipes de instruções de Direito, Armamento e Tiro, Atendimento Pré-hospitalar, Técnicas de Abordagem, Instrução Tática Individual, Patrulhas de Combate, Atividades de Choque e Agentes Químicos, Táticas e Técnicas de Combate Rural, Adaptação a Bioma, dentre outras. Todas as instruções foram realizadas por Oficiais e Praças da CAESG, com o fito de moldar os novos combatentes que ingressaram nas fileiras da Unidade. Após essa fase, eles passaram por adaptação à rotina diária da CAESG, conhecendo sua administração interna. A solenidade militar de ingresso ocorreu no último dia 10 de julho e, na oportunidade, os soldados foram agraciados com o certificado do curso de nivelamento, e com o uniforme rajado para cada um. Logo depois foram experimentados de fato no serviço, integrando as guarnições operacionais, viajando por toda a área de responsabilidade da CIPE/Sudoeste, que corresponde a 80 municípios.


FIOL: IBAMA LIBERA OBRAS NO TRECHO BRUMADO/ILHÉUS

FIOL: IBAMA LIBERA OBRAS NO TRECHO BRUMADO/ILHÉUS Órgão também apresentou expectativas para emissão da licença do Porto Sul

Em reunião realizada, na sede do Ibama em Brasília, a deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste, recebeu do presidente do órgão, Volney Zanardi, e da diretora de Licenciamento Ambiental, Gisela Forattini, a notícia de que estão totalmente liberadas as obras da Ferrovia Oeste Leste, nos trechos 1 a 4, que vai de Ilhéus a Brumado. Também participou da reunião o diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio. A comitiva foi formada ainda pelos deputados estaduais, Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa, Hebert Barbosa, Maria Del Carmen, Ângela Sousa e José Raimundo, além de 8 deputados federais baianos, do secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, e empresários da Bahia Mineração (Bamin), que é uma dos empreendedores envolvidos no projeto do Porto Sul.


FESTA DO DIAS DOS PAIS NO CLUBE SOCIAL NESSE SÁBADO

FESTA DO DIAS DOS PAIS NO CLUBE SOCIAL NESSE SÁBADO Comemore o dia dos Pais no Clube Social de Brumado

O Dia dos Pais será comemorado com uma grande festa no Clube Social de Brumado. No dia 11 de agosto, às 23h00 a Banda GV Brasil, de Governador Valadares (Minas Gerais) e o DJ Neto, de Vitória da Conquista, que se apresentará em uma tenda eletrônica, animarão esse grande evento.Venha e traga a sua família. Para mais informações, ligue (77)3441-5020.


AGUIBERTO REALIZA CAMINHADA NO DR. JURACY SEXTA 10

AGUIBERTO REALIZA CAMINHADA NO DR. JURACY SEXTA 10 Aguiberto e Cristina Gondin realizaram caminhada no Bairro Dr. Juracy. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Aguiberto Lima Dias está realizando, todas as sextas-feiras, caminhadas em cada bairro de Brumado e, nesta semana, será no Bairro Dr. Juracy, com concentração em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro e depois passará por algumas ruas do bairro, realizando um comício ao final. Devem participar de movimento político, além do candidato Aguiberto e sua candidata a vice Cristina Gondim, o atual prefeito Eduardo Vasconcelos, candidatos a vereadores e lideranças políticas.


MARIZETE IRÁ INAUGURAR COMITÊ NESSA SEXTA (10)

MARIZETE IRÁ INAUGURAR COMITÊ NESSA SEXTA (10) O comitê de campanha de Marizete será inaugurado nessa sexta-feira, 10. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A candidata do Partido dos Trabalhadores em Brumado, Marizete Pereira, estará inaugurando o seu comitê central de campanha nesta sexta-feira (10). O Brumado Agora, mesmo sem receber nenhum comunicado oficial por parte da coligação, flagrou vários carros de sons na cidade fazendo o convite para a inauguração. Deverão participar do evento político, a candidata Marizete Pereira e seu candidato a vice Marlúcio Abreu, o ex-vice-governador Edmundo Pereira Santos, candidatos a vereadores e lideranças políticas e simpatizantes da petista.


DETRAN ORIENTA CONDUTOR DE CINQUENTINHAS PARA REGISTRAR VEÍCULOS E SE HABILITAR

DETRAN ORIENTA CONDUTOR DE CINQUENTINHAS PARA REGISTRAR VEÍCULOS E SE HABILITAR Detran orienta condutor de motonetas para registrar veículos e se habilitar

Quem anda pelas ruas de Brumado já percebe o aumento significativo do número de motonetas de 50 cilindradas, as famosas "cinquentinhas", circulando pelas vias. O que muita gente ainda não sabe é que, assim como os outros veículos automotores, esses também precisam ser registrados no órgão de trânsito e os condutores devem ser habilitados com a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Em cumprimento ao que determina o Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução 168, de 2004, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) informa que são obrigatórios o emplacamento e o licenciamento anual dos ciclomotores. Além disso, o condutor precisa comprar o laudo, no valor de R$ 76,50, fazer exames médicos e psicológicos, em clínica médica credenciada, e posteriormente procurar um Centro de Formação para Condutores (CFC), onde fará as aulas teóricas e práticas. Para fazer o emplacamento, o condutor precisa se dirigir ao Detran para efetuar o primeiro emplacamento e pagar todas as outras taxas como o seguro obrigatório (DPVAT) e o IPVA, que é calculado considerando o valor da motocicleta. Os condutores que não estiverem devidamente regularizados cometem infração gravíssima, conforme o Artigo 162 do CTB, e poderão ser multados, além de ter o veículo apreendido quando forem parados em blitz.


ELEITOR NÃO PRECISA DO TÍTULO EM MÃOS PARA VOTAR

ELEITOR NÃO PRECISA DO TÍTULO EM MÃOS PARA VOTAR Com documento com foto o eleitor poderá votar.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que o título de eleitor, documento que atesta alistamento eleitoral, habilitando o cidadão a exercer o direito de voto, não é de apresentação obrigatória no momento da votação. Para tanto, basta comparecer ao seu local de votação portando algum documento de identificação oficial, original e com foto. Nas eleições gerais de 2010 existia a determinação, devido a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que os eleitores deveriam comparecer ao pleito portando obrigatoriamente o seu título de eleitor. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu posteriormente que a ausência do título não deve impedir o eleitor de votar. Sendo assim, os documentos aceitos permaneceram os mesmos e a obrigatoriedade do título não foi aprovada. De acordo com a Resolução Nº 23.372, do TSE, os documentos que podem ser apresentados pelo eleitor são: (1) carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; (2) certificado de reservista; (3) carteira de trabalho; e (4) carteira nacional de habilitação.


OBRAS DA RUA ALTA LEITE EM RITMO ACELERADO

OBRAS DA RUA ALTA LEITE EM RITMO ACELERADO A obra está em ritmo acelerado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

As obras de pavimentação na Rua Alta Leite, no bairro Santa Tereza, em Brumado, estão em ritmo acelerado. A reportagem do Brumado Agora flagrou a movimentação no local, onde um dos lados da via está sendo pavimentado e o canteiro central em fase de construção. Em entrevista ao Brumado Agora, uma moradora do local disse que,  "estamos muito felizes quanto ao  andamento desse calçamento.Esperamos que possa terminar logo, para que possamos ter mais qualidade de vida". De acordo com um motorista que estava no local, "os carros estão passando pela mesma via, agora, com a conclusão da outra via o trânsito será normalizado", disse.


JOÃOSITO TEM MANDATO CASSADO PELO TRE-BA

JOÃOSITO TEM MANDATO CASSADO PELO TRE-BA O vereador irá recorrer da decisão. (Foto: Wilker Porto | Brmado Agora)

O vereador Joãosito Lima (PSB) teve o seu mandato cassado nessa quarta-feira (08) por unanimidade pelo TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral) por infidelidade partidária. Foi impetrada uma ação pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE) contra o vereador devido sua saída do partido Democratas e ida para o PSB, sem justa causa. O 1º suplente do parlamentar é Ronaldo Maia do PSDB, que poderá está assumindo a vaga caso Joãosito não consiga embargar a decisão do TRE-BA. 


P.R.E APREENDEU 31 ANIMAIS NAS PISTA DA REGIÃO

P.R.E APREENDEU 31 ANIMAIS NAS PISTA DA REGIÃO 31 animais foram capturadas nas rodovias da região. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, foram capturados e apreendidos 31 animais, entre equinos e asininos, nas rodovias sob nossa jurisdição, entre os municípios de Anagé e Brumado, pela Polícia Rodoviária Estadual em parceria com o Derba. Em comunicado oficial enviado a imprensa a P.R.E informou o resultado da operação. “Com essa ação, esperamos reduzir o número de ocorrências e esperamos que, com a divulgação, os proprietários de animais se conscientizem e façam a sua parte, evitando a exposição de animais nas margens das rodovias”.


INSS ANTECIPA 13º SALÁRIO DE APOSENTADOS

INSS ANTECIPA 13º SALÁRIO DE APOSENTADOS A antecipação foi autorizada nesta quarta-feira (8) por meio de decreto da presidenta Dilma Rousseff publicado no Diário Oficial da União.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão metade do décimo terceiro salário entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. A antecipação foi autorizada nesta quarta-feira (8) por meio de decreto da presidenta Dilma Rousseff publicado no Diário Oficial da União. De acordo com o Ministério da Previdência Social, mais de 25,6 milhões de beneficiários terão o salário antecipado, o que soma R$ 11,2 bilhões a mais na economia. Não é cobrado Imposto de Renda sobre essa antecipação. O imposto será descontado na segunda parcela marcada para novembro. Quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não tem direito ao décimo terceiro. As informações são da Agência Brasil.


BRUMADO: VEREADORES COM CANDIDATURAS DEFERIDAS

BRUMADO: VEREADORES COM CANDIDATURAS DEFERIDAS Apenas um candidato foi indeferido em Brumado.

O  juiz da 90ª Zonal Eleitoral, Genivaldo Guimarães, deferiu 88 candidaturas de vereadores que irão concorrer às eleições municipais, em Brumado. Das 93 candidaturas registradas até agora, apenas uma foi indeferida, a de Luiz Carlos Caíres da Silva ‘Palito’. Além disso, três candidatos renunciaram: José Adonato Sales Moreira ‘Adonato’, Maria da Conceição de Souza Machado ‘Conceição’ e Sinvaldo Gonsalves Silva ‘Sinval da Cruz’, e apenas uma aguarda o julgamento, Poliana de Souza Santos ‘Poliana Santos’. Com isso, 88 candidaturas a vereadores que tiveram o pedido de impugnação foram regularizadas e os candidatos estão aptos para a disputa de outubro. Os três candidatos ao cargo de prefeito da cidade, Aguiberto Lima Dias (PSL), Gilson Dias (PV) e Marizete Pereira (PT), também já tiveram suas candidaturas deferidas.


BRUMADO: SESSÃO DA CÂMARA SEM TRANSMISSÃO

BRUMADO: SESSÃO DA CÂMARA SEM TRANSMISSÃO As sessões da Câmara de Brumado não serão transmitidas durante o período eleitoral. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Apesar de não ter sido realizada na noite de ontem, 07, por falta de expediente. A sessão evidenciou um assunto que será tratado na próxima semana. Foi encaminhada a presidência uma nota da emissora de rádio que transmite as sessões explicando que o contrato de transmissão será encerrado durante o período eleitoral. “Assim, com o fim de evitar possíveis representações e consequentes multas, é que informamos a necessária ‘suspensão’ da execução do contrato firmado com essa casa da cidadania, cujo objeto consiste na transmissão das sessões ordinárias e extraordinárias do Poder Legislativo do Município de Brumado”, assim diz trecho da nota. O texto foi  assinado pelo Presidente da Fundação Rádio Educativa Brumas FM, Emanuel Araújo Lima, candidato a vereador na coligação do candidato a prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). A ação foi considerada pelo vereador José Ribeiro Neves (PT) como uma ação de favorecimento político. “Fomos pegos de surpresa, pois durante todo o dia não tínhamos recebido a cópia desse ofício. Com certeza absoluta não tem outra justificativa, se não for para tentar beneficiar alguém”, disse.


ALUNOS ESTRANGEIROS JÁ ESTÃO EM BRUMADO

ALUNOS ESTRANGEIROS JÁ ESTÃO EM BRUMADO São setes os estrangeiros que estão fazendo intercâmbio em Brumado. (Foto: Divulgação)

O YOUTH FOR UNDERSTANDING (YFU), um dos maiores e mais antigos programas de intercâmbio em operação, foi fundado em 1951 e funciona no Brasil desde 1963. O YFU é uma organização sem fins lucrativos que opera em 50 países, trabalhando em prol do entendimento entre os povos e da paz mundial, por meio do intercâmbio de estudantes de ensino médio.  Desde a data de fundação, já foram enviados milhares de estudantes brasileiros para o exterior e também foram acolhidos estudantes estrangeiros no Brasil. Com isso, nesse domingo, 05, a cidade de Brumado foi premiada a receber uma Alemã para estudar no Colégio CEMNAS COC, sob a responsabilidade do professor Jeovane Soares e Açucena Cardoso, ambos representante do Instituto YFU. A estudante ficará em Brumado por um ano e a missão é divulgar a sua língua e cultura, bem como aprender a local.


BRUMADO: SESSÃO SEM MATERIAL DO EXPEDIENTE

BRUMADO: SESSÃO SEM MATERIAL DO EXPEDIENTE A sessão foi iniciada, mas encerrada devido a falta de material de expediente. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Aquela que deveria ser a primeira sessão as Câmara de Vereadores de Brumado, do último semestre de 2012, não foi realizada por falta de expediente. A sessão chegou a ser aberta, mas foi encerrada, pois nenhum dos vereadores apresentou material para o expediente, tampouco fez o uso da palavra. A sessão retorna na próxima semana.


BRUMADO: LOJA DE CELULAR É ASSALTADA NOVAMENTE

Uma loja de celular localizada na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, em Brumado, foi assaltada pela segunda vez este ano. Dois indivíduos chegaram em uma moto e um deles  entrou na loja e, com uma arma na mão, anunciou o assalto, pedindo para que todos deitassem no chão. No momento do assalto, haviam dois clientes na loja e o bandido pediu que a atendente coloca-se os celulares em uma sacola, e depois evadiu-se do local levando 15 aparelhos celulares. Estima-se que o prejuízo tenha sido de mais de R$ 5 mil reais. O assalto ocorreu as 16h nessa terça-feira (07) e o sistema de câmeras do comércio registrou toda a ação do bandido. As imagens já estão com a polícia que está investigando o caso, a fim de identificar o autor.