TRE: DENÚNCIAS ELEITORAIS TAMBÉM VIA FAX

TRE: DENÚNCIAS ELEITORAIS TAMBÉM VIA FAX Cartórios do interior recebem denúncias eleitorais também via fax

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dispõe da Ouvidoria, que serve como canal de comunicação entre a população e a Justiça Eleitoral, onde as solicitações devem ser encaminhadas via e-mail para [email protected] O TRE-BA é o órgão regulador das eleições de todo o Estado e recebe demandas tanto da capital, como do interior. No entanto, de acordo com a resolução Nº 23.367, que dispõe sobre representações, reclamações e pedidos de resposta previstos na Lei nº 9.504/97, nas cidades do interior baiano, os cidadãos podem contar também com o fax dos cartórios eleitorais para enviar as respectivas petições à Justiça Eleitoral. No Portal do TRE-BA é possível acessar a lista dos cartórios de cada Zona Eleitoral , por município, e os seus respectivos números de telefone. É só entrar no menu “Institucional” – “Zonas eleitorais” ou clicar aqui e acessar a relação.


PROGRAMAÇÃO: “SEXTA-FEIRA TEM MAIS E SÁBADO TAMBÉM”

PROGRAMAÇÃO: “SEXTA-FEIRA TEM MAIS E SÁBADO TAMBÉM” Programação das inaugurações de obras da prefeitura de Brumado

A Prefeitura de Brumado, dando continuidade à programação “Sexta-feira tem mais” (e sábado também) realizará os seguintes eventos: Inauguração da 4ª Delegacia de Serviço Militar/18ª CSM.Q18 junta de Serviço Militar, residência Oficial do chefe de instrução do Tiro de Guerra 06/024 e residência Oficial do Delegado de Serviço Militar, na Avenida Ana Lídia Viana Cardoso, nº586, Bairro Parque Alvorada (Tiro De Guerra), sexta-feira, 20, ás 18:30 hs e Inauguração da Reconstrução do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ,no Distrito de Itaquaraí, sábado, 21, ás 10:00 hs.


ALUNOS DO MONTEIRO LOBATO EM 6º LUGAR NO DNA 2012

ALUNOS DO MONTEIRO LOBATO EM 6º LUGAR NO DNA  2012 A direção da escola parabeniza os participantes pelo resultado conquistado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Hugo Alexandre, Feliciano Pires, Alef Felipe, Larissa Miranda, Patrícia Queila e o professor Márcio Pinho, do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Brumado, participaram mais uma vez do DNA - Desafio Nacional Acadêmico, ficando em 6º lugar no ranking nacional. Essa foi a terceira participação dos alunos no desafio, e o mesmo foi realizado pela internet, tendo como tema questões de conhecimentos gerais: músicas, esporte, história, línguas, atualidades, direito, filmes, tecnologia, entre outros.O DNA 2012 aconteceu em junho, com 110 questões que deveriam ser respondidas em dois dias, mas que foram concluídas pela equipe em apenas algumas horas. O aluno Feliciano Pires, representando os outros alunos, disse em entrevista ao Brumado Agora que, “melhoramos muito a nossa colocação, que no último ano foi 17º lugar, nossa meta era fica entre as 10 melhores equipes”. Para o professor Márcio Pinho, “ tivemos uma equipe que foi fantástica esse ano, conseguimos vencer o desafio mais cedo do que no ano passado, foi uma equipe bastante ágil. Esses meninos são muito bons, conseguiram decifrar as questões rapidinho”.

ALUNOS DO MONTEIRO LOBATO EM 6º LUGAR NO DNA  2012 Equipe Monteiro Lobato ficou na 6ª colocação em todo o Brasil (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

EDUARDO ''GERENCIA DA EMBASA É INCOMPETENTE”

 EDUARDO ''GERENCIA DA EMBASA É INCOMPETENTE” O Prefeito Eduardo disse que a gerencia da Embasa em Brumado é incompetente (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Em entrevista a imprensa nesta quarta-feira, 18, o prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos falou sobre uma verba que a administração recebeu da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), destinada a distribuição de água em dois carros pipa. “A solicitação do abastecimento foi negada, porque simplesmente o chefe do pólo da Embasa, em Vitória da Conquista, está viajando. Ninguém pode acreditar que a chefia do pólo em Brumado não tenha prerrogativa para liberar o abastecimento de dois caminhões pipas para mitigar a seca do povo”. Ainda segundo o prefeito, “o dinheiro talvez tenha que ser devolvido, porque a Embasa está se negando a dar água pra ser levada ao povo”. Finalizando, ele ressaltou que, “vejo aí incompetência e retaliação da gerencia em Brumado, porque não é possível que um município que é parceiro, de uma hora para outra, porque nós queremos que façam o esgotamento, é tomar uma conotação de represália, mágoa. Que faça comigo, mas não com o povo de Brumado”.


MORRE FUNDADOR DA ORDEM DEMOLAY NO BRASIL

MORRE FUNDADOR DA ORDEM DEMOLAY NO BRASIL Aos 89 anos, morre Alberto Mansur, fundador da Ordem DeMolay no Brasil

O Fundador da Ordem DeMolay no Brasil, Alberto Mansur, faleceu na madrugada desta terça-feira (17) no Rio de Janeiro, depois de complicações no período de recuperação de recente cirurgia. Ele tinha 89 anos. Seu passamento imediatamente foi noticiado nas redes sociais e em blogs, lamentado por toda a maçonaria brasileira e DeMolays espalhados pelo País. Alberto Mansur era maçom do Grau 33, ex-soberano Grande Comendador do Rito Escocês da Maçonaria e ex-Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay. Nascido em 7 de setembro de 1922, em Vargem Alegre (RJ), Mansur lutou na década de 1970 para a fundação do primeiro núcleo da instituição em terras brasileiras, o Capítulo Rio de Janeiro nº 001. Mais tarde, foi um grande incentivador das fundações de vários capítulos, com destaque para o Nordeste, onde ajudou o maçom potiguar Francisco de Assis Santiago a fundar o Capítulo de Caicó.


ÉDIO PEREIRA ENALTECE O TRABALHO DA IMPRENSA ONLINE

ÉDIO PEREIRA ENALTECE O TRABALHO DA IMPRENSA ONLINE Édio agradece o trabalho que é feito pela imprensa brumadense (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Durante o seu discurso na sessão de encerramento dos trabalhos legislativos do primeiro semestre, na última segunda-feira, 16, o vereador Édio Pereira (PCdoB), enalteceu o trabalho que é feito pela imprensa brumadense e agradeceu pelas divulgações das ações de todos os vereadores. Ressaltou, ainda, que é muito importante o trabalho jornalístico da imprensa virtual. A vereadora Olindina Reis (PDT) endossou o discurso de Pereira, reafirmando as palavras do comunista.


LIVRAMENTO: TRÊS MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

LIVRAMENTO: TRÊS MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA Três Bandidos morrem em confronto com a Polícia Civil em Livramento (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Três indivíduos morreram nessa quarta-feira, 18, em confronto com equipes de investigadores da 20ª Coorpin, na Zonal Rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações do Delegado Coordenador Leonardo Rabelo, os bandidos eram integrantes de uma quadrilha que vinha praticando roubo e traficando drogas na cidade.


ELEIÇÕES 2012: GILSON DIAS QUER CAMPANHA LIMPA

ELEIÇÕES 2012: GILSON DIAS QUER CAMPANHA LIMPA Gilson Dias candidato do PV na eleições municipais em Brumado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Gilson Dias, candidato a prefeito de Brumado pelo Partido Verde, declarou, em entrevista ao Brumado Agora sobre o início da campanha eleitoral que deseja boa sorte aos demais candidatos e que espera uma campanha limpa. “Quero desejar boa sorte para Aguiberto Lima Dias, Marizete Pereira e todos os candidatos a vereadores, para que possamos fazer uma campanha limpa, honesta e democrática. E, acima de tudo, sem violência”, afirmou.


BIOGRAFIA: OFLÁVIO DA SILVEIRA TORRES

BIOGRAFIA: OFLÁVIO DA SILVEIRA TORRES Oflávio da Silveira Torres - Faleceu em 17 de julho de 1989

Biografia de Oflávio da Silveira Torres / Por Antonio Novais Torres
 

Permitam-me traçar um rápido perfil da vida e das atividades de Oflávio da Silveira Torres, um pequeno homem em sua estatura física, porém de grandes ideias e iniciativas empreendedoras. 
 

Ainda adolescente foi para Contendas do Sincorá, distrito de“Ituassú”, hoje com nova nomenclatura Ituaçu, trabalhar na empresa comercial – Loja Neves – J. O. Neves & Cia - do senhor José Olímpio Neves onde fora admitido em 28 de fevereiro de 1938 com salário de CR$100.000,00 cruzeiros mensais de onde saiu para montar um comércio próprio no ramo de panificação. 
 

Em 1941 é admitido como funcionário até 1945 e, a partir de então, como representante comercial autônomo da Singer Sewing Machine Company.  Seguindo a sua intuição de comerciante empreendedor acompanha os trilhos da RFFSA se instalando em Umburanas, distrito de Brumado, após ter adquirido a firma de consignações Antenor Castro & Cia, (1945) de propriedade de Antenor Castro, com sede em Contendas do Sincorá e abrangência em várias cidades do sertão.

Permitam-me traçar um rápido perfil da vida e das atividades de Oflávio da Silveira Torres, um pequeno homem em sua estatura física, porém de grandes ideias e iniciativas empreendedoras. 

Ainda adolescente foi para Contendas do Sincorá, distrito de“Ituassú”, hoje com nova nomenclatura Ituaçu, trabalhar na empresa comercial – Loja Neves – J. O. Neves & Cia - do senhor José Olímpio Neves onde fora admitido em 28 de fevereiro de 1938 com salário deCR$100.000,00 cruzeiros mensais de onde saiu para montar um comércio próprio no ramo de panificação. 
 

Em 1941 é admitido como funcionário até 1945 e, a partir de então, como representante comercial autônomo da Singer Sewing Machine Company.  Seguindo a sua intuição de comerciante empreendedor acompanha os trilhos da RFFSA se instalando em Umburanas, distrito de Brumado, após ter adquirido a firma de consignações Antenor Castro & Cia, (1945) de propriedade de Antenor Castro, com sede em Contendas do Sincorá e abrangência em várias cidades do sertão. 
 

Em Umburanas é contratado para construir o campo de aviação que servia a empresa construtora da estrada de ferro e a própria RFFSA, empreitada que executa para atendimento da urgência, inclusive no período noturno,com iluminação de lâmpada petromax. 
 

Posteriormente, veio para Brumado onde se fixou até o seu falecimento em 17 de julho de 1989. Aqui, nos idos de 1945, compra uma gleba de terra e benfeitorias de Dr. Mário Meira e, em sociedade com o irmão Waldemar Torres, constitui a firma Oflavio Silveira Torres & Cia com o ramo de armazém (açúcar, sal, querosene etc.), consignações e representações bancárias e comerciais a exemplo da Texaco com venda de gasolina equerosene. Nessa empresa trabalharam 18 funcionários de carteira, dentre eles Erico Dias Lima, que também participou como sócio minoritário, e João Caíres Soares, contadores da firma. 
 

Em seguida funda as empresas: Armarinho Nossa Senhora do Rosário em 1957, localizada na Praça Capitão Francisco de Souza Meira com o ramo de armarinhos, perfumarias e afins (varejo e atacado); Sorveteria Iris;localizada na estação da RFFSA;Cine Cairú, localizado na Rua cel. Tibério Meira; Serviço de Alto-Falante PRVB – A voz de Brumado,anexo ao cinema, onde trabalhou diversos locutores, inclusive José Maria Viana Machado; Depósito dos produtos Fratelli Vita,Revenda da Brahma e bebidas em geral; Loja de Móveis,situada na Rua cel. Tibério Meira. 
 

Aposentou-se em 1978 e compra a Fazenda Várzea do Mocó e Rocinha Barreirinho no distrito de Cristalândia em Brumado e investe na agropecuária, atuando, também, como intermediário na compra e vendade algodão e mamona para as indústrias e empresas locaisdo ramo. Em continuação muda-se para Olhos d’água do Meio – também conhecida por Laje e montaum armazém comcomércio de produtos diversificados. 
 

Descendente de uma família de vocacionados para o comércio e a agropecuária, OST, mais conhecido por Flavinho, chegou a Brumado, lá pelos idos de 1945, juntamente com os trilhos da estrada de ferro, prenunciadores de progresso, condizentes com as suas aspirações de um futurista que acreditou nas potencialidadesdesta terra adotando-a como sua. Aqui, desenvolveu atividades múltiplas: comerciais,agropecuárias, sociopolíticas e culturais. 
 

Irrequieto, versátil, progressista e futurista, empreendeu iniciativas inéditas e pioneiras em Brumado: Instalou a primeira sorveteria brumadense, com instalações e tecnologia das mais modernas da época, dispondo de um grupo gerador de energia elétrica próprio que também servia a suas outras atividades empresariais e de iluminação residencial, inclusive favorecendo a alguns amigos. 
 

Criou o serviço de alto-falante com o prefixo PRVB - Publicidade Radiofônica A Voz deBrumado, que dispunha de vários programas culturais, recreativos, esportivos, políticos e informativos além de utilidade pública, onde se criticava, reivindicava e cobrava dos políticos locais, as necessidades básicas e prioritárias do município. Apresentou através do programa jornalístico radiofônico "A Folha de Urtiga",produzido, redigido com a participação de Ludgero França Ribeiro (Pequitito), pessoa de grande inteligência e vasta cultura, que o assessorava. 
 

 Muitas vezes, foram incompreendidos em suas colocações,sendo até ameaçados pelo seu trabalho que incomodava alguns poderosos descontentes. Daí entender-se econsiderar-se comoprecursor dos programas atuais do gênero. 
 

Entendeu-se com o ministro da Educação da época e trouxe para Brumado um programa cultural radiofônico que mereceu do Monsenhor Antônio Fagundes, pároco local, o comentário: Como pode Flavinho, homem de pouca cultura, fazer um programa desse nível?
 

 Fundou,juntamente com amigos, o PR – Partido Republicano, com o intuito de eleger o Marechal Lott, candidato a presidência da República.Agia sempre nos bastidores, cujo compromisso era o progresso e o desenvolvimento do município. Incentivava e promovia a cultura, esporte e lazer.Inaugurou o Cine Cairu, um dos mais modernos em equipamentos e instalações, com amplo palco que serviu para programas de auditório e variedades culturaisapresentandovários artistas de fama nacional e internacional, a exemplo de Zé Trindade e outros, com a participação marcante do operador de máquinas cinematográficas, locutore apresentador José Maria Viana Machado. 
 

Instituiu a empresa comercialTorres & Sobrinho em 1957, participando do empreendimento: Djalma Torres, Enelzita Tores e Thelma Torres, com o nome fantasia de Armarinho Nossa Senhora do Rosário que vendia uma gama variada de produtos do ramo no varejo e atacado, inclusive importados (brinquedos a pilha, etc.). A decoração natalina do armarinho, única casa comercial na cidadea fazer, empolgava a todos pela beleza e criatividade. Ao final do expediente das festas natalinas e da Missa do Galo,(naquela época à meia noite) distribuía alguns presentesàs crianças pobres que esperavam ansiosas por este momento de praxe anual. 
 

Foi também correspondente de vários bancos e casas comerciaisda Bahia, São Paulo, Rio de Janeirocomas quais atuava como intermediário. Atravésda empresade consignações OST & CIA, despachava mercadorias para todo o sertão por intermédio de tropeiros e seus animais, caracterizando-se assim o pioneirismo no ramo de transporte de cargas. 
 

Incansável e trabalhador, impulsionado pela sua visão mercantil, foi representante das máquinas Singer, distribuidor dos refrigerantes daFratelli Vita; distribuidor dos produtos daTexaco; revendedor da Brahma e bebidas. Foi agente do IAPETEC – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas até 1966, órgão que lhe prestou elogios pelos serviços executados com zelo, dedicação e correção, quando houve a fusão de todos os Institutos de Aposentadoria e Pensões existentes à época e criou-se o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social. Foi ainda distribuidor da revista O Cruzeiro e do jornal A Tarde, dos quais foi leitor assíduo e correspondente do jornal. 
 

Após aposentar-se das atividades comerciais que exerceu por mais de quarenta anos, não se conformando com a inércia e a apatiainiciou uma nova e produtivaocupação a de agropecuarista no distrito de Cristalândia, mais precisamente na fazenda Rocinha/Barreirinho, onde desenvolveu criatório de gado vacum e outros animais de pequeno porte; cultivo de algodão; milho; feijão etc., e agindo como corretor na compra e venda de algodão e mamona, trabalhando prazerosamente até o seu desenlace.
 

Na área social e cultural, não menos ativo, participouda fundação da União Operária e Recreativa, da Loja Maçônica Aliança Sertaneja com a participação do viajante Nacim Fauaze, homem inteligente, o qual se candidatou a deputado estadual e teve o apoio do amigo Flavainho;Sociedade Centro Espírita Albertino Marques Barreto;Cooperativa Agropecuária Brumadense. Incentivouos empreendimentos e participou de suas gestões e iniciativas. Promoveu através do serviço radiofônico e no palco do Cine Cairú, novelas, programas educativos; de calouros; peças de teatro com a participação de pessoas da comunidade.Apesar de homem de poucas letras, como costumava intitular-se, era amante e admirador da cultura e das artes, sendo um grande incentivador e patrocinador de todas as modalidades culturais da cidade. 

Desportista,ajudou a fundar e dirigiu a AssociaçãoAtlética Portuguesa tendomuitos títulos e muitas glórias.Ao lado dos companheiros e amigos Juca Rizério, Geonísio Viana, Olavo da Silva Leite e outros. Ao lado de Mário Trindade do Real Atlético de Futebol-RAF e Wilson Gonçalves incentivaram o desporto em Brumado, lutando pela sua divulgação e manutenção, muitas vezes arcando as suas expensas despesas com jogadores daqui e ostrazidos de outras cidades. 

Religioso, participava de todos os eventos da Igreja católica, inclusive promovendo missas e novenas na zona rural. Devoto de Nossa Senhora do Rosário, professava a sua fé de católico convicto. Era sua intenção construir uma capela na fazenda, para tanto, trouxera de São Paulo imagem de Nosso Senhor, mandara fazer uma cruz de madeira nobre e comprara um sino de bronze, cujo desejo não se realizou devido ao seu falecimento.

 A família, acatando a decisão de Ophélia Torres (filha),fezdoação à Igreja de Santa Rita por intermédio da Irmã Sagrada.

Oflávio Doou também uma imagem de São Cristóvão para a capela do Santo que a nomeia, localizada no Bairro Nobre, como uma homenagem aos caminhoneiros, vez que foi agente arrecadador do IAPETEC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados emTransportes e Cargas. 
       
Comissões, consignações e conta própria; Recepção e expedição de volumes para o centro e vice-versa. Compram-se e vendem todos os gêneros do país. Casa intermediária, Depósito da Stand Oil Co. of Brasil. Transportes próprios e caminhões.

 

Oflávio S. Torres & Cia – Correspondente do Banco do Povo, Banco do Comércio da Bahia; Banco do Distrito Federal; Casa Bancária Popular; Banco Econômico da Bahia S.A.; Banco Mercantil Sergipense S.A.;MachineCottons Ltda. S.A.; Magalhães Comércio e Indústria e várias casas comerciais da Bahia, São Paulo e Rio.

 

Festivo, realizou grandes festas carnavalescas com carros alegóricos, concursos de misses e rainhas, desfiles e blocos, quase sempre custeados com recursos próprios.

 

Solidário, nas suas idase vindas da fazenda, nunca cobrou passagem de ninguém, muitos deles vinham para tratamento de saúde. Na condição de pobres e necessitados, custeava-lhes consulta e pagava osremédios. Indulgente, distribuía pequenas feiras e dava remédios a pessoas idosas do seu relacionamento e convívio da zona rural que não conseguiram se aposentar, sem alardear e se promover.Fato que a família tomou conhecimento após sua morte pelos próprios beneficiários que choraram a sua perda, portanto um altruísta.

 

Participativo, promoveu, compondo com a iniciativa da comunidade, a construção da Fundação Hospitalar de Brumado, o HospitalMunicipal,colaborando comações e meios de arrecadação de fundos para o Hospitalcujo patrimônio posteriormente foi transferido para o Estado pelo poder municipal – atual Hospital Regional Professor Magalhães Netoem homenagem ao secretário de Saúde da época.


Vale ressaltar que recebeu, in memoriam, homenagem do vereador Aroldo Miranda Meira, que fez proposição nomeando o protagonista com um logradouro da cidadee teve apoio unânime de seus pares.

 

Assim viveu Oflávio da Silveira Torres, figura polêmica com uma vida familiar atribulada e irregular, por conta das circunstâncias que viveu. Enfrentou a sociedade, assumiu tudo que fez sem nada ocultar, às claras, portanto não nos cabe julgá-lo. Suas atitudes e seu comportamento não nos envergonham. Amparou a todos conforme seu entendimento e posses. Orgulha-nos, pois, o destemorda sua liberalidade arrostando a sociedade crítica e preconceituosa.

 

Este é o retrato e o perfil de OST, condeubense que nascido sob o signo de Áries, enfrentou os desgastes e desequilíbrios que a vida e a conduta social lhe impuseram. Imprimindo objetividade, autenticidade, impetuosidade e dedicação a todas suas ações e realizações com clareza e objetividade.

 

Concluindo, meus senhores e minhas senhoras, destarte, OST participou ativamente de todas as iniciativas de progresso, de desenvolvimento político, econômico, social, cultural e lazer desta cidade, legado da sua personalidade. Parafraseava o slogan paulista do Governo Ademar de Barros:"Brumado não pode parar" edizia: é preciso trabalhar no rumo em que seu povo deseja - o progresso e o desenvolvimento.

 

Em assim sendo, esta homenagem, achamo-la necessariamente justa, não só pelos serviços prestados, quanto pelo interesse e amor que devotou a esta cidade, à sua comunidade, a seu povo, à sua gente, enfim à terra de que tanto se orgulhou, adotando-acomo a sua terra natal. Faleceu em 17 de julho de 1989, e seus ideais continuam vivos na memória de seus descendentes como o exemplo do trabalho, da perspicácia, da perseverança na busca dos objetivos para a construção do porvir idealizado para os pósteros.

 

Antonio Novais Torres

Estádio dos Prazeres

Entrega da Taça Oflávio da Silveira Torres

Brumado em 14.11.1993

Palestra Proferida naALAB - Academia de Letras e Arte de Brumado (com adaptações)

Brumado em 28 de outubro de 2005.

Homenagem prestada por Antonio Novais Torres ao seu patrono (pai) Oflávio da Silveira Torres.

CONTINUE LENDO

34ª CIPM REALIZA MAIS UMA APREENSÃO DE DROGAS

Em data de 16 de julho de 2012, por volta das 21 horas, na Rua Principal do Bairro Esmeraldas, uma guarnição do PETO, comandada pelo SD PM Jesus, a bordo da viatura 9.3419, prendeu em flagrante os indivíduos Paulo Da Silva Pereira e Julismar de Jesus, por estarem a bordo de uma motocicleta, transportando dois tabletes de erva prensada aparentando ser maconha, um tablete de cor amarelada aparentando ser crack, R$ 60,00 (sessenta reais) em espécie e um aparelho celular. Um dos conduzidos, Julismar de Jesus, ao chegar à delegacia afirmou que toda a droga apreendida era de sua propriedade. Os conduzidos foram apresentados ao Delegado da Polícia Civil, Drº Nino Ebrahim Ribeiro.


LEGISLATIVO BRUMADENSE EM RECESSO

LEGISLATIVO BRUMADENSE EM RECESSO Serão 15 dias de recesso do Legislativo brumadense (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Aconteceu nessa segunda-feira (16), a última sessão do semestre da Câmara de Vereadores de Brumado. O legislativo terá 15 dias de recesso e retornará dia 01 de agosto. Em entrevista ao Brumado Agora, o presidente da casa, Aguiberto Lima Dias, agradeceu as palavras que recebeu de alguns vereadores, elogiando a sua administração como presidente. "Esse trabalho que tenho feito não é só mérito para minha pessoa, é um trabalho feito em conjunto com todos os vereadores, assessores e funcionários", ressaltou o presidente.

LEGISLATIVO BRUMADENSE EM RECESSO O presidente do Legislativo encerra mais um semestre (Foto: Brumado Agora)

20ª COORPIN COM APLICATIVO MOBILIDADE EM OPERAÇÕES

20ª COORPIN COM APLICATIVO MOBILIDADE EM OPERAÇÕES O aplicativo de Mobilidade em Operações Policiais já está a disposição da Polícia Civil de Brumado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Mais uma ferramenta auxiliará a Polícia Civil de Brumado no combate ao crime. A companhia recebeu um aparelho celular com o aplicativo de Mobilidade em Operações Policiais (MOP), desenvolvido pela própria polícia e que depende de uma linha de operadora de celular. O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, explicou que o aplicativo possibilita a consulta de antecedentes criminais, de veículos e seus condutores e, com ele,  não há necessidade de o policial se deslocar para a delegacia a fim de levantar a ficha da pessoa abordada, pois com o MOP a checagem é feita in loco. Assim, o policial pode liberar ou deter o indivíduo, ou ainda apreender o veículo conforme o caso, diminuindo assim  o constrangimento para o cidadão de bem, que às vezes é encaminhado à delegacia para ser averiguado pelo sistema. O aparelho também conta com um GPS, que oferece com precisão a latitude e longitude do local do delito, no entanto, a tecnologia está em teste e, por isso, somente um exemplar foi enviado para Brumado. Mas há a expectativa de que outras delegacias da 20ª Coorpin também recebam o aparelho com o aplicativo.


IBICOARA: PREFEITA SANDRA VIDAL SEGUE CANDIDATA

IBICOARA: PREFEITA SANDRA VIDAL SEGUE CANDIDATA Advogado diz que Sandra Vidal não terá sua candidatura impugnada (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Em contato com a redação do Brumado Agora, Esdras Silveira, Assessor Jurídico Regional do PCdoB, informou que a candidata à reeleição, Sandra Regina Gomes Vidal, continua firme na disputa eleitoral. Ainda de acordo o assessor,  a Justiça Eleitoral jamais impugnou o Registro de Candidatura da prefeita Sandra Vidal.  “Existe um pedido neste sentido, formulado pelo MP, onde não enxergamos possibilidade jurídica de lograr êxito. A competência constitucional para o julgamento das contas de um gestor pertence ao Poder Legislativo e não ao Tribunal de Contas, Côrte auxiliar dos legisladores que opina pela aprovação ou não de uma dada prestação de contas”, disse. Ele ainda ressaltou que, “as contas referentes ao exercício financeiro 2009 do município de Ibicoara, tiveram parecer desfavorável, sobretudo, por razões de ordem técnica/contábil, o que afastaria por completo qualquer atuação dolosa por parte da gestora”. Além disso, Esdras afirma que no que se refere ao exercício financeiro do ano de 2010, ainda não há um parecer conclusivo pelo TCM/BA e, independente do resultado, o mesmo não deverá ter repercussões jurídicas para o pleito eleitoral 2012, uma vez que os requisitos ou as condições de elegibilidade deverão ser averiguados no ato do Requerimento de Registro de Candidatura, por razões de segurança jurídica dos candidatos. ”Todas estas questões estão sendo apresentadas na defesa da Sra. Sandra Vidal e somente então, é que serão apreciadas pelo Poder Judiciário”, finalizou.


CÂMARA: CÓDIGO DE OBRAS É RETIRADO DE PAUTA

CÂMARA: CÓDIGO DE OBRAS É RETIRADO DE PAUTA O Código de Obras e Urbanismo retornará para votação em breve (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite dessa segunda-feira (16) entrou em pauta o projeto que altera o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, para que os vereadores pudessem votar. Esse projeto já causou muita polêmica desde a primeira vez que foi apresentado no legislativo. Dessa vez foi retirado de pauta através de um requerimento do vereador democrata, Miguel Lima Dias, que pediu a retirada do projeto que fora enviado pelo executivo. Com essa retirada os vereadores terão mais tempo para analizarem o projeto e apresentarem as emendas.


ARACATU: QUEDA DE ENERGIA IRRITA MORADORES

Em contato com a reportagem do Brumado Agora, na última semana, um morador do município de Aracatu, localizado no Sudoeste da Bahia, informou que a mais de oito dias a cidade vem sofrendo com constantes quedas de energia elétrica e, inclusive, na noite de quarta-feira (11), no momento em que o cidadão falava por telefone com a nossa reportagem, a cidade estava às escuras. Segundo ele, "toda a cidade está sendo prejudicada com essas constantes falta de energia, são supermercados, bares, lanchonetes, computadores sendo desligados, gostaríamos que a Coelba pudesse tomar providência nessa situação", reclamou o morador de Aracatu.


BRUMADO: PREFEITURA RETIRA NOTÍCIAS DE SITE OFICIAL

BRUMADO: PREFEITURA RETIRA NOTÍCIAS DE SITE OFICIAL Notícias do site da Prefeitura de Brumado foram retiradas

A Prefeitura Municipal de Brumado retirou de seu endereço na internet (site), todas as notícias da administração. A Assessoria de Comunicação Municipal (ASCOM) informou a nossa reportagem que essa decisão é uma precaução da procuradoria geral do município devido ao período eleitoral, e com isso não causar problemas ao executivo.


BRUMADO: GRAVE ACIDENTE NA BA 262

BRUMADO: GRAVE ACIDENTE NA BA 262 Os feridos foram enviados para o Hospital Magalhães Neto em Brumado (Foto: Brumado Agora)

No último sábado (14), por volta das 16 hs, um carro – com placa de Brasília – colidiu com a traseira de um caminhão trator na rodovia BA-262, treco do Km 417, que interliga os municípios de Brumado e Aracatu. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro era conduzido por Emerson Miranda da Silva, 35 anos, que estava acompanhado Emerson Vítor Miranda da Silva, 15 anos, e Cícera Balbina da Silva, 34 anos. O jovem e a mulher saíram do acidente com ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Professor Magalhães Neto (HMN), em Brumado. O Condutor do caminhão trator era Antônio Sérgio Gianese, 60 anos, que não teve ferimentos. O fato foi registrado na Delegacia de Brumado.


FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

CORRIJA A MÁ POSTURA! FAÇA REEDUCAÇÃO POSTURAL DINAMICA!
 

Uma boa postura não é apenas uma questão de melhor aparência, mas também  uma questão de saúde corporal. Ombros anteriorizados, coluna torácica com aumento acentuado da curvatura (hipercifose), retificação da coluna lombar, desvio lateral da coluna (escoliose), são algumas das principais alterações que podem gerar aspectos negativos tanto a nível de aparência, como também a presença de quadros álgicos crônicos como as dores de coluna. Na maioria das vezes, problemas posturais na infância podem gerar consequências serias na vida adulta. Nesses casos a prevenção é a melhor opção, uma vez que hábitos posturais incorretos são as princípais causas desses desvios. A reeducação postural dinâmica é uma técnica baseada em alongamentos e exercícios posturais com o intuito de equilibrar as tensões músculo esqueléticas realinhando o corpo e atuando no alivio das dores decorrentes da má postura, prevenindo lesões e melhorando a capacidade física das pessoas! Faça uma avaliação postural e saiba como está sua postura! 

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Tito Almeida Fisioterapia

FOTOS: ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DE ANDREZA PIRES

FOTOS: ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DE ANDREZA PIRES Andreza comemorou os seus 15 anos de idade com uma super festa (Foto: João Augusto | Brumado Agora)

No último sábado (14) a jovem Andreza Pires, comemorou os seus 15 anos de idade. A grande festa aconteceu na área de eventos 'Celebrare', onde seus pais Jamilli Santana Pires e Américo Pires, familiares e amigos, celebraram essa data tão importante na vida da garota. O Brumado Agora esteve presente no evento e fez a cobertura fotográfica. (Clique aqui e veja as fotos).


GREVE NA CHESF AMEAÇA FORNECIMENTO DE ENERGIA

GREVE NA CHESF AMEAÇA FORNECIMENTO DE ENERGIA Greve de funcionários da Chesf pode comprometer fornecimento de energia (Usina Hidrelétrica CHESF em Paulo Afonso. Foto: Wikipédia)

Os trabalhadores da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciam nesta segunda (16) greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui os eletricistas que trabalham na sede da Chesf em Pituaçu e Camaçari, na usina de Paulo Afonso e Sobradinho e em Funil. Só na usina de Paulo Afonso, ceca de 1,6 mil trabalhadores cruzarão os braços. Eles aderiram à greve nacional dos trabalhadores ligados às empresas do Sistema Eletrobras. Segundo o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), a categoria reivindica reajuste salarial de 10,73%, mais do que a metade proposta pelo governo, de aumento de 5,1%. Algumas reivindicações dos sindicalistas continuam sem avanços nas discussões, como por exemplo a propostas sobre reajuste, o plano de saúde extensivo aos aposentados e melhorias no Plano de Cargos e Remuneração, segundo a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), entidade que representa nacionalmente os eletricitários. Informações Correio da Bahia.


BRUMADO REALIZOU JOGOS ABERTOS DO INTERIOR 2012

BRUMADO REALIZOU JOGOS ABERTOS DO INTERIOR 2012 Futsal e Handebol masculino foram campeões (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Aconteceu em Brumado entre os dias 13 e 15 de julho, a 2ª Etapa dos Jogos Aberto do Interior 2012 (JAI). Com a participação das cidades, Brumado (sede), Guanambi, Itabuna, Caculé, Vitória da Conquista, Caetité, Itapetinga, Malhada de Pedras, Guaratinga e Ibiassuçê. Foram três dias de disputas nas modalidades, Basquete, Voleibol, Handebol e Futsal, nas categorias Masculino e Feminino. Os jogos aconteceram na quadra principal e anexo do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, quadra da ENSF e quadra do CAIC. As finais foram nesse domingo. Brumado foi campeão no Futsal e no Handebol masculino respectivamente. A equipe de Futsal venceu na final Guanambi por 4 a 3, já o Handebol venceu Vitória da Conquista por 20 a 17. Em entrevista ao Brumado Agora, o Coordenador de Apoio ao Esporte da SUDESB, Paulo Cezar Vieira Lima falou da realização desse zonal em Brumado “nunca tinha vindo a essa cidade, estou encantado com o calor do povo, estão de parabéns, nossas expectativas foram superadas, tivemos o apoio da prefeitura, principalmente a secretária Acácia Gondim, que nos deu todo o suporte com sua equipe”. O diretor de esportes Valdívio Lima comentou a realização do JAI em Brumado: “Ficamos muito felizes em sediar os Jogos Abertos aqui em nossa cidade, foram três dias de muito trabalho, mas foi muito gratificante para nós”. Acácia Gondim Secretária de Educação, Esporte e Lazer, também em entrevista ao Brumado Agora comentou a realização dos Jogos Abertos “muito trabalho, mas também muita alegria, foi com muita satisfação que Brumado recebeu nove cidades, é o maior zonal até agora. Foram três dias de casa cheia”, finalizou a secretária. As finais do JAI será em Feira de Santana entre os dias 27 e 30 de setembro.

Confira os Resultados Finais:
Futsal Masculino
 - Campeão: Brumado
 - Vice Campeão: Guanambi
Futsal Feminino:  
 - Campeão: Vitória da Conquista
 - Vice Campeão: Brumado
Voleibol Masculino:   
 - Campeão: Itabuna
 - Vice Campeão: Caetité 
Voleibol Feminino:   
 - Campeão: Itabuna
 - Vice Campeão: Caculé 
Basquete Masculino:   
 - Campeão: Itabuna
 - Vice Campeão: Caetité 
Basquete Feminino:   
 - Campeão: Guanambi
 - Vice Campeão: -------
Handebol Maculino:   
 - Campeão: Brumado
 - Vice Campeão: Vitória da Conquista 
Handebol Feminino:   
 - Campeão: Vitória da Conquista
 - Vice Campeão: Caetité