ROMÁRIO PEDE 'PROVIDÊNCIA' DE DILMA CONTRA MANO

ROMÁRIO PEDE 'PROVIDÊNCIA' DE DILMA CONTRA MANO Deputado federal Romário usou o Facebook e o Twitter para atacar o técnico Mano Menezes (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Divulgação ABr(

O ex-jogador Romário não poupou críticas ao técnico da seleção brasileira Mano Menezes após a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre a Argentina, no Superclássico das Américas. O deputado federal usou seu Facebook para chamar o treinador de “frouxo e medroso”, e reclamar por ele ter demorado para colocar o atacante Leandro Damião, do Internacional, na equipe. “Só pode estar de sacanagem esse tal de Mano Menezes! O artilheiro das Olimpíadas, Leandro Damião, só entrou aos 21 minutos? Futebol é muito imprevisível. E sabe o motivo? Porque o treinador é frouxo, medroso e não coloca os jogadores que tem que colocar. Quer que eu diga por quê? Nem precisa né. Esse time da Argentina é um dos piores de todos os tempos. Acabei de ver uma frase na torcida do Brasil: Fora Mano, Volta Felipão!”, escreveu na internet. Romário usou o Twitter para pedir intervenção na presidente Dilma Rousseff na seleção brasileira Não satisfeito, Romário usou o Twitter para pedir para a presidente Dilma Rousseff intervir e tirar Mano do comando da seleção. Segundo o ex-atacante, a presidente tem poder e o direito de tomar essa decisão porque a CBF não paga imposto federal. “Presidente, vai ou não vai tomar uma providência? Vamos ficar passando essa vergonha até quando? Presidenta Dilma, pelo amor de Deus, tome uma decisão junto com o Ministério do Esporte. Nunca esquecendo que pelo fato da CBF ser uma empresa privada, e não pagar imposto federal, a senhora tem todo o direito de intervir”, escreveu no microblog. Informações Extra.


GREVE: CAIXAS ELETRÔNICOS LOTADOS EM BRUMADO

GREVE: CAIXAS ELETRÔNICOS LOTADOS EM BRUMADO Uma grande fila no auto-atendimento do Banco do Brasil em Brumado, na manhã dessa quinta. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Os bancários estão em greve, desde a última terça-feira, 18, com isso, os usuários dos bancos que precisam realizar saques, depósitos, impressão de cheques e transferências estão utilizando somente os caixas eletrônicos das agências. Na manhã dessa quinta-feira, 20, a reportagem do Brumado Agora flagrou uma grande fila no auto-atendimento do Banco do Brasil, em Brumado, logo pela manhã. Em conversa com o Brumado Agora,  Ruidemberg Coqueiro, Diretor regional de Brumado, do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, falou sobre o atual momento do movimento. “Não sabemos quando a greve terminará, pois ainda não houve nenhuma negociação”, frisou.


BRUMADO: ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ INTERROMPIDO

BRUMADO: ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ INTERROMPIDO Assim que a bomba for substituída o abastecimento será normalizado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na manhã dessa quinta-feira, 20, a direção da Embasa em Brumado, através de contato por telefone com a redação do Brumado Agora, informou que a falta de água na cidade, desde quarta-feira, 19, foi em consequência de um problema em uma bomba de captação na Barragem de Cristalândia. Ainda segundo a Empresa, a equipe que veio de Vitória da Conquista, para realizar a manutenção, constatou que a bomba estava queimada e por isso um novo equipamento teve que ser levado para a barragem. Assim que ocorrer a substituição, o abastecimento será normalizado na cidade.


GREVE DOS BANCÁRIOS: SAÍBA ONDE PAGAR SUAS CONTAS

GREVE DOS BANCÁRIOS: SAÍBA ONDE PAGAR SUAS CONTAS São várias outras opções para pagamentos de contas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Começou na última terça-feira (18), a greve dos bancários. A paralisação, que não tem data prevista para terminar, segue a orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que considerou insuficiente a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste de apenas 6% sobre todas as verbas salariais. De acordo com a Confederação, os bancários reivindicam um reajuste de 10,25%. Quem tem dívidas a pagar e não possui cartão para uso em caixa eletrônico pode encontrar ajuda em lotéricas, lojas e supermercados, já que são correspondentes bancários e aceitam a quitação de diversas contas. Esses postos permitem até pequenos saques. Outro canal disponível é o internet banking, que permite consultas; pagamentos; transferências; solicitação e desbloqueio de talão de cheques; pedido, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros. Por telefone, é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos e compra e venda de ações. No caso das contas de tarifas públicas, como água, telefone, e energia, a orientação é procurar as empresas que fornecem esses serviços e negociar uma saída. Além dos correspondentes, há o débito direto autorizado (que depois é liberado na conta corrente pelo caixa eletrônico) e o débito automático. As empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, seja ela um boleto pela internet, por fax ou por depósito bancário, entre outras. Informações Jornal da Mídia.


OBSTÁCULOS À PERFURAÇÃO DE POÇOS E IRRIGAÇÃO

OBSTÁCULOS À PERFURAÇÃO DE POÇOS E IRRIGAÇÃO Obstáculos à perfuração de poços e irrigação preocupam deputados.

As queixas contra a burocracia do sistema bancário para financiamento das dívidas dos agricultores e também contra a Empresa Baiana de Águas e Sanemento S.A. (Embasa) e a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que vêm dificultando a perfuração e instalação de poços artesianos na região sudoeste do estado, voltaram a ser destaque na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Luiz Augusto (PP). Na reunião ordinária de terça-feira (18) pela manhã, o deputado João Bonfim (PDT) demonstrou uma preocupação muito grande pela situação, que prejudica, principalmente, os pequenos agricultores, arrasados financeiramente com a maior estiagem das últimas décadas na Bahia, pois a burocracia vai se agravar ainda mais com a greve dos bancários, deflagrada nacionalmente. O pedetista João Bonfim cobra uma definição sobre o atraso na instalação dos poços, pois alguns já estão inclusive perfurados e a burocracia é tão grande que não se define se a culpa é do Ministério da Integração ou da própria Cerb. Os municípios de Brumado, Caetité, Mortugaba, Riacho de Santana, Boquira, Bom Jesus da Lapa, entre outros, estão atravessando a maior da seca desde a existência dos mesmos, segundo João Bonfim.


ELEIÇÕES: DEPUTADOS ESVAZIAM ASSEMBLEIA DA BAHIA

ELEIÇÕES: DEPUTADOS ESVAZIAM ASSEMBLEIA DA BAHIA Assembleia Legislativa da Bahia

Sem votação há três semanas, a Assembleia Legislativa entrou em ritmo de campanha eleitoral, com o esvaziamento cada vez maior das sessões ordinárias. Com as candidaturas de nove deputados às prefeituras baianas e os demais envolvidos em apoios nas disputas ocorridas nas bases, as sessões em plenário têm sido pouco frequentadas. Ontem, apenas três deputados discursaram no primeiro expediente e logo em seguida a sessão caiu. Conforme o presidente, deputado Marcelo Nilo (PDT), pode haver convocação para apreciação de projetos na próxima terça-feira. Segundo ele, a situação se apresenta tranquila por não ter projetos de impacto nem de urgência a serem apreciados. Nilo disse que tem cumprido a promessa e todos aqueles que têm faltado às sessões estão sendo punidos com o corte no salário nos dias de votação. “Todo mundo que está faltando eu estou cortando o ponto e aqueles que se ausentam em dias normais estão tomando falta”, afirmou, lembrando que a sociedade pode acompanhar a freqüência pelo site. O presidente, entretanto minimizou as ausências ao reiterar que “infelizmente a maioria dos deputados está em campanha”. Informações Política Livre.


JUSTIÇA: CANDIDATOS NÃO PODERÃO SER PRESOS

JUSTIÇA: CANDIDATOS NÃO PODERÃO SER PRESOS Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado (22).

A partir desse sábado (22), os candidatos às eleições municipais estarão imunes e só poderão ser detidos ou presos se forem autuados em flagrante por delito. A legislação eleitoral também protege os fiscais partidários e membros das mesas receptoras. A medida é para evitar que a prisão dos candidatos seja feita como forma de perseguição política ou retaliação. De acordo com o presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea), o advogado Alberto Rollo, a imunidade é “um dispositivo muito antigo, de até antes do Código Eleitoral”. O jurista afirma que a norma foi elaborada para proteger as eleições e evitar a expedição de mandados de prisão aleatórios, por “qualquer suposto motivo” contra os candidatos. A lei eleitoral também prevê que nenhum cidadão possa ser preso até 72 horas antes ou 48 horas depois do dia das eleições para legitimar o pleito. Informações do Última Instância.


BAHIATURSA: MÚSICOS BRUMADENSES NÃO RECEBERÃO VERBA

BAHIATURSA: MÚSICOS BRUMADENSES NÃO RECEBERÃO VERBA Marcelo Viana: O recurso da Bahiatursa será semente para o pagamento das bandas contratadas por minha empresa. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A polêmica em relação ao pagamento das bandas brumadenses, restaurantes, hotéis e empresa de monitoramento que prestaram serviços no carnaval de 2012, em Brumado, ao que tudo indica não vai acabar por agora. Na tarde dessa quarta-feira, 19, o empresário artístico Marcelo Viana, da empresa Marcelo Produções e Locações, em contato com o Brumado Agora por telefone, informou que o recurso da Bahiatursa saiu na tarde de terça-feira, 18. Segundo Marcelo, “o valor de R$ 95,200 mil foi depositado em minha conta, essa verba é para o pagamento do valor investido por minha empresa que pagou as bandas Capitão Axé, Vixe Mainha e Chica Fé”. Ainda segundo Marcelo, “esse valor não será para pagar as pessoas que estão sem receber em Brumado, não tenho contrato com esses artistas e empresários, essa preocupação tem que ser da comissão que realizou o evento. Estarei indo à Brumado ainda essa semana, pois o empresário Vanderlito Sousa fez um adiantamento de R$ 32 mil pra mim, esse valor eu vou entregar ele na presença da comissão do carnaval”, observou.


CORREIOS: SERVIDORES VÃO DECIDIR SOBRE GREVE NA BA

CORREIOS: SERVIDORES VÃO DECIDIR SOBRE GREVE NA BA Correios na Bahia vão definir em assembleia adesão à greve nacional. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Os funcionários dos Correios na Bahia realizam às 19h de quinta-feira (20), na Agência Central da empresa, no bairro do Comércio, em Salvador, uma assembleia para definir a adesão à greve da categoria, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telegráfos do Estado da Bahia (Sincotelba). A paralisação começou nesta quarta-feira (19) em algumas partes do Brasil, informou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Ainda de acordo com a Fentect, os trabalhadores reivindicam aumento de 43,7%, R$ 200 incorporados ao salário, auxílio alimentação de R$ 35, contratação imediata de 30 mil trabalhadores, entre outras melhorias. Nesta quarta-feira haverá uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, que contará com a presença da Fentect, além de representates do governo. Informações G1.


BRUMADO: PREFEITURA IRÁ INAUGURAR PRÉDIO DA UAB

BRUMADO: PREFEITURA IRÁ INAUGURAR PRÉDIO DA UAB Essa é a 41ª inauguração de 2012 da prefeitura de Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Prefeitura Municipal de Brumado inaugura nessa quarta-feira, 19, às 18h, o prédio da UAB - Universidade Aberta do Brasil. O evento faz parte da programação ‘quarta-feira tem mais e sábado também’. No local antigamente funcionava uma escola (Escola Antônio Carlos Magalhães), mas no local foi construído um grande complexo educacional. A UAB fica localizada na Rua Antônio Carlos Magalhães, Bairro do Tanque.


LAGOA FUNDA VAI RECEBER INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

LAGOA FUNDA VAI RECEBER INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO Aguiberto: As escolas de tempo integral deram certo na sede e vai ser um grande avanço para Lagoa Funda. (Foto: Divulgação)

Um passado que ninguém quer ver voltar: as escolas multi-seriadas. Lagoa Funda viveu essa realidade. Mas essa triste situação já foi deixada para trás e hoje a comunidade conta com uma a importante escola na região, com salas de aulas para cada série. “Antes a escola aqui de Lagoa Funda era multi-seriada, com alunos de séries diferentes dentro de uma mesma sala de aula. Isso dificultava para o professor, mas principalmente para os alunos, que acabavam tendo mais dificuldade para aprender”, comentou Aguiberto Lima Dias durante comício em Lagoa Funda, ocorrido dia 16. Depois que Lagoa Funda recebeu uma escola com salas de aulas separadas por séries, a situação melhorou muito para os estudantes. Segundo o candidato Aguiberto, a Lagoa Funda vai receber ainda mais investimentos na escola. “Hoje Lagoa Funda tem uma boa escola, mas nós queremos mais. Queremos implantar uma Escola de Tempo Integral na comunidade. As escolas de tempo integral deram certo na sede e vai ser um grande avanço para Lagoa Funda”, afirmou.


2012: MARIZETE EM MAIS ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA

2012: MARIZETE EM MAIS ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA Marizete participou e assumiu o compromisso de apoiar entidades que prestam serviços sociais em Brumado.

No domingo, dia 16, foi realizado mais um encontro promovido pela Paróquia Bom Jesus. O evento foi realizado na comunidade centro, na Casa Monsenhor Fagundes, e reuniu cerca de 120 pessoas de diversos bairros da cidade, que tiveram a oportunidade de fazer questionamentos aos candidatos presentes: Marizete, candidata do PT, e Jorge Malaquias, candidato a vice do PV. Mais uma vez, Aguiberto não compareceu ao encontro. Respondendo a um dos questionamentos, Marizete evidenciou que faz política com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e assumiu o compromisso de apoiar entidades que prestam serviço social, a exemplo da Casa de Caridade São Sebastião, a Escola Paroquial e os Centros de Tratamento de Dependentes Químicos. ‘Estas entidades vão começar ou voltar a receber subsídios do município’, afirmou ela.


CARRO DE PROPAGANDA DE CANDIDATO APREENDIDO

CARRO DE PROPAGANDA DE CANDIDATO APREENDIDO O carro apreendido fazia propaganda de forma ilegalmente para 'Manelão'. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Em cumprimento de mandado de busca e apreensão, a Polícia Militar apreendeu um carro Uno Mille placa policial JKX – 1579 Brumado-Ba, que fazia propaganda eleitoral para o candidato a vereador, Emanuel Araújo Lima “Manelão”. Segundo informações apuradas pela reportagem do Brumado Agora, o carro estava veiculando propaganda eleitoral sem que estivesse cadastrado perante a Justiça Eleitoral, conforme acordo firmado em juízo em 24 de julho desse ano, sem aferição do equipamento sonoro por meio de decibelímetro, e violando outros dispositivos legais. O mandato de busca foi expedido pelo juiz eleitoral da 90ª Zona, Genivaldo Alves Guimarães. O veículo foi levado para a delegacia de Brumado.


BANCÁRIOS DO ITAÚ E BRADESCO ADEREM À GREVE

BANCÁRIOS DO ITAÚ E BRADESCO ADEREM À GREVE Os bancários das 4 agências bancárias de Brumado estão em greve. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Bancários de Brumado confirmaram adesão à paralisação da categoria iniciada nesta terça-feira (18) em todo o país. No primeiro dia do movimento na cidade apenas o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal haviam paralisados. Nessa quarta-feira (19) os bancários dos bancos privados Itaú e Bradesco, também paralisaram. Durante a greve, serviços como empréstimos, transferências entre agências diferentes, saques de valores altos e pagamentos de contas acima de R$ 5 mil serão suspensos. As demais atividades podem ser feitas pela internet, em caixas eletrônicos ou lotéricas. Os bancários reivindicam reajuste de 10,25%, o que representaria 5% de aumento real, aplicação do Plano de Cargos e Carreiras e do Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho/Assédio Moral, que estabelece mais dispositivos de seguranças nas agências.


LAPA: SEGUNDO PESQUISA EURES CONTINUA NA FRENTE

LAPA: SEGUNDO PESQUISA EURES CONTINUA NA FRENTE Candidato do PV tem 61% contra 24% de Moizés. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Pesquisa eleitoral realizada em Bom Jesus da Lapa pelo Instituto Séculus, em parceria com o Bahia Notícias, aponta Eures Ribeiro (PV) na liderança da disputa, com 61,17% das intenções de voto no levantamento estimulado, quando o nome dos candidatos é apresentado. Em seguida, aparecem Moizés (PDT), com 23,59%; Edmar Mateus (PTC) e Zé da Beira do Rio (PPS), ambos com 0,42%, e Dr. Edvaldo (PSB), com 0,21%. Já 11,69% dos entrevistados não sabiam em quem votar ou não opinaram e 2,51% declararam que não votariam em nenhum dos postulantes. O instituto também questionou em quem os eleitores não votariam. Moizés lidera o quesito rejeição, com 28,39%, seguido de Zé da Beira do Rio, com 16,28%; Eures Ribeiro, com 14,61%; Edmar Mateus, com 7,31%, e Dr. Edvaldo, com 4,8%. Os que não opinaram, não sabiam responder ou não rejeitariam nenhum candidato somam 28,6%. O estudo foi realizado entre os dias 10 e 11 de setembro e ouviu 515 pessoas. A margem de erro estimada é de 4,3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00149/2012.  Informações Bahia Notícias.


CELULAR LIDERA RANKING DE QUEIXAS NÃO ATENDIDAS

CELULAR LIDERA RANKING DE QUEIXAS NÃO ATENDIDAS Empresa de telefonia celular e fixa Oi, com quase sete mil queixas, lidera o ranking.

As reclamações de consumidores por problemas com aparelhos celulares lideraram a lista das queixas menos atendidas pelas empresas em 2011. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. O cadastro reúne as reclamações feitas aos Procons, consideradas fundamentadas pelo órgão, mas que não são solucionadas pelas empresas. Tratam-se de solicitações que viraram processos administrativos. No cadastro, são registradas queixas sobre produtos, assuntos financeiros, serviços essenciais, serviços privados, saúde, habitação e alimentos. Mais da metade das reclamações não solucionadas (52%) foram por problemas com produtos, como celular e eletrodomésticos. O produto que mais deixou os clientes insatisfeitos foi o aparelho celular, que respondeu por 14% das reclamações, seguido pelos produtos de informática e pela linha branca de eletrodomésticos (geladeira, fogão, máquina de lavar), cada um com 6,8%. Oi lidera: A Senacon publicou ainda a lista das empresas com maior número de reclamações dos consumidores em 2011. A empresa de telefonia celular e fixa Oi, com quase sete mil queixas, liderou o ranking. A empresa de eletrônicos LG e a operadora Claro vieram na sequência. Informações Correio.


GRUTA DA MANGABEIRA: FIÉIS MANTÉM TRADIÇÃO

GRUTA DA MANGABEIRA: FIÉIS MANTÉM TRADIÇÃO O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na Gruta da Mangabeira, é a maior atração turística do município de Ituaçu. (Foto/Reprodução: Luan Vinícius | Jornal do Sudoeste)

Durante o final do mês de agosto e todo o mês de setembro já virou tradição na cidade de Ituaçu a peregrinação realizada por milhares de fiéis à Gruta da Mangabeira, onde fica o Santuário do Sagrado Coração de Jesus. As romarias ao santuário começaram no século XVIII. Conta a lenda que deu origem à devoção, que um vaqueiro estava pastoreando o seu gado na região acima da caverna quando parte do rebanho desapareceu e, logo em seguida, ele próprio caiu em uma clarabóia da gruta. Foi quando clamou o auxílio do Sagrado Coração de Jesus. Nem ele nem seu rebanho sofreram ferimentos com a queda. Além disso, o vaqueiro encontrou facilmente a saída da Gruta.Várias pessoas contam relatos de que, após visitarem a Gruta, já receberam muitas graças de Deus. Os fiéis aproveitam o período de romaria para a cidade de Bom Jesus da Lapa e também visitam o município de Ituaçu para a tradicional peregrinação à Gruta, tendo que subir cerca de 195 degraus, além de todo o percurso que envolve o ponto turístico. Centenas de histórias são contadas pelos romeiros que visitam Ituaçu, vindos de Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Poções, Bom Jesus da Serra, Manoel Vitorino e outras cidades da Bahia, além de outros Estados. A peregrinação acontece de agosto a outubro. Os romeiros chegam em ônibus e caminhões, se instalam nas cercanias da Gruta, em acampamentos improvisados ou alugando casas na vizinhança. A Missa em Ação de Graças que marca as homenagens ao Sagrado Coração de Jesus acontece sempre no dia 3 de setembro. Informações Jornal do Sudoeste.


MESÁRIOS RECEBEM TREINAMENTO DA JUSTIÇA ELEITORAL

MESÁRIOS RECEBEM TREINAMENTO DA JUSTIÇA ELEITORAL Justiça Eleitoral realiza treinamento para mesários em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Falta menos de 20 dias para as eleições municipais deste ano. Para que aconteça uma eleição tranquila, muitos profissionais são envolvidos. Entre eles, os mesários, sejam os convocados ou os voluntários. Na 90ª  Zona Eleitoral de Brumado, cerca de 540  mesários  vão trabalhar nessas eleições. Por isso, a justiça eleitoral está realizando no Salão do Júri do Fórum Duarte Moniz o treinamento para  para capacitá-los. São 30 locais de votação na zona rural e urbana do município. A 90ª Zonal Eleitoral compreende os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, com isso serão mais 1300 pessoas trabalhando nas eleições de 7 de outubro.


CICLISTA BRUMADENSE É DESTAQUE EM CONQUISTA

CICLISTA BRUMADENSE É DESTAQUE EM CONQUISTA O ciclista brumadense, Marivaldo Leite, no lugar mais alto do pódio. (Foto: Divulgação)

Aconteceu no último domingo, 16, em Vitória da Conquista, a Copa Mosso de MTB 2012. Sete ciclistas brumadenses participaram da competição sendo que o destaque ficou para Marivaldo Leite, que ficou em 1ª Lugar na categoria turismo. O atleta pratica ciclismo há apenas sete meses, sendo esta sua quarta competição e quarto pódio conquistado. O também atleta brumadense Fábio Silva ficou em segundo lugar, na categoria máster A. A premiação foi em dinheiro e troféus. 


2012: MARIZETE VISITA FEIRA LIVRE DE BRUMADO

2012: MARIZETE VISITA FEIRA LIVRE DE BRUMADO Comerciantes de carnes se queixam dos novos boxes, que não permitem a padronização dos balcões frigoríficos. (Foto: Divulgação)

Marizete, em companhia de vereadores, assessores e do seu esposo, o ex vice-governador Edmundo Pereira, visitou os comerciantes de carnes e verduras instalados na Feira Livre de Brumado. Segundo informações da assessoria da candidata, na oportunidade, Marizete ouviu inúmeros pedidos para que resolva o problema dos novos boxes de carnes, que não permitem a instalação dos balcões frigoríficos padronizados. Segundo informações de diversos comerciantes, o problema foi levado ao atual gestor, que se negou a corrigir o problema. 


AGUIBERTO: O BAIRRO SÃO JORGE SERÁ QUASE DUPLICADO

AGUIBERTO: O BAIRRO SÃO JORGE SERÁ QUASE DUPLICADO Serão construídas 330 casas pelo Programa Minha casa, Minha vida, no Bairro São Jorge. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Aguiberto deu uma notícia muito boa para os moradores do Bairro São Jorge: o bairro será praticamente duplicado. A informação foi passada durante a caminhada feita no último dia 14, quando Aguiberto foi recebido pela população da localidade. “O Bairro São Jorge está no caminho certo! Serão construídas 330 casas pelo Programa Minha casa, Minha vida, o que fará o Bairro quase duplicar”, afirmou. Para Aguiberto, o São Jorge merece receber ainda mais melhorias. “Tudo de certo que hoje existe aqui, foi o nosso grupo que conquistou. E para melhorar ainda mais a qualidade de vida de vocês, iremos dar continuidade ao bom trabalho feito no Bairro”, disse o candidato.


ELEIÇÕES 2012: SAIBA COMO SÃO ELEITOS OS CANDIDATOS

ELEIÇÕES 2012: SAIBA COMO SÃO ELEITOS OS CANDIDATOS Faltam 19 dias: saiba como são eleitos candidatos a prefeito e vereador.

No próximo dia 7, os eleitores de 5.568 cidades brasileiras escolherão os novos prefeitos e vereadores. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente. Prefeitos, assim como os governadores e presidente da República são cargos majoritários. Já vereadores, deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional. Tanto para a eleição dos cargos majoritários quanto dos proporcionais somente são considerados os votos válidos. Dessa forma, não são contabilizados, para nenhum efeito, os votos brancos e nulos. Para ser eleito, o candidato a cargo majoritário tem de conseguir a maioria dos votos válidos. Caso o município tenha mais de 200 mil eleitores, a decisão do pleito pode vir a ocorrer em dois turnos. Neste caso, para ser eleito no primeiro turno, o concorrente tem de conseguir a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% na primeira eleição. Se no primeiro turno nenhum candidato atingir esse limite mínimo de votos, é realizado o segundo turno do pleito entre os dois candidatos mais votados, quando será eleito quem tiver a maioria dos votos. Em 2012, há possibilidade de ocorrer segundo turno em 83 cidades. Em Brumado são 13 vagas para vereadores. Três candidato disputam o cargo de prefeito, Aguiberto Lima Dias (PSL), Gilson Dias (PV) e Marizete Pereira (PT). Informações TSE.

No próximo dia 7, os eleitores de 5.568 cidades brasileiras escolherão os novos prefeitos e vereadores. A contabilização dos votos para eleição desses dois cargos é feita de forma diferente. Prefeitos, assim como os governadores e presidente da República são cargos majoritários. Já vereadores, deputados federais e estaduais são escolhidos pelo sistema proporcional.

 

Tanto para a eleição dos cargos majoritários quanto dos proporcionais somente são considerados os votos válidos. Dessa forma, não são contabilizados, para nenhum efeito, os votos brancos e nulos.

 

Para ser eleito, o candidato a cargo majoritário tem de conseguir a maioria dos votos válidos. Caso o município tenha mais de 200 mil eleitores, a decisão do pleito pode vir a ocorrer em dois turnos. Neste caso, para ser eleito no primeiro turno, o concorrente tem de conseguir a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% na primeira eleição. Se no primeiro turno nenhum candidato atingir esse limite mínimo de votos, é realizado o segundo turno do pleito entre os dois candidatos mais votados, quando será eleito quem tiver a maioria dos votos. Em 2012, há possibilidade de ocorrer segundo turno em 83 cidades.

 

Já na eleição para cargos proporcionais não são eleitos necessariamente os candidatos que obtêm a maioria dos votos. Para elegerem-se, os candidatos dependem de dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário. Em Brumado são 13 vagas para vereadores. Três candidato disputam o cargo de prefeito, Aguiberto Lima Dias (PSL), Gilson Dias (PV) e Marizete Pereira (PT).

Quociente Eleitoral

Para participar da distribuição dos lugares na Câmara de Vereadores, o partido ou coligação precisa alcançar o quociente eleitoral — resultado da divisão do número de votos válidos no pleito (todos os votos contabilizados excluídos brancos e nulos), pelo total de lugares a preencher em cada Parlamento.


Quociente Partidário

Feito o cálculo do quociente eleitoral, é realizado o cálculo do quociente partidário, que vai dizer a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação vai ter no Parlamento. Para chegar ao quociente partidário, divide-se o número de votos que cada partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário.

Com os quocientes eleitorais e partidários pode-se chegar a algumas situações. Um candidato A, mesmo sendo mais votado que um candidato B, poderá não alcançar nenhuma vaga se o seu partido não alcançar o quociente eleitoral. O candidato B, por sua vez, pode chegar ao cargo mesmo com votação baixa ou inexpressiva, caso seu partido ou coligação atinja o quociente eleitoral.

Nas eleições do próximo dia 7 de outubro, 449.511 candidatos concorrem às 57.432 vagas de vereadores disponíveis em todo o Brasil. No caso dos prefeitos, são 5.568 vagas para 15.522 candidatos. Confira aqui as vagas disponíveis e os candidatos de cada município. Informações TSE.

CONTINUE LENDO