ARTIGO: SEGREDO DE VIDA E DE MORTE

ARTIGO: SEGREDO DE VIDA E DE MORTE Antônio Novais Torres

Por Antonio Novais Torres 


José, era um homem simples, viveu na zona rural, era muito trabalhador, habilidoso e  muito ativo, por suas qualidades enveredou-se no comércio de café, gado e outros produtos agrícolas. Mudou-se para a cidade, envolveu-se com política, foi vereador, fez muitos amigos entre os políticos, líderes do município e do estado, privando da amizade de muitos “figurões” enfim, era uma pessoa requisitada pelo prestígio dos votos. Casou-se e teve oito filhos, exatamente quatro casais, bom esposo e pai exemplar, tinha o respeito e a consideração da família.  Patriarca e conselheiro da prole e  de todos os parentes era uma pessoa respeitada por suas decisões corretas e sensatas, sua palavra era inquestionável. Nas festas de aniversário, casamento, batizado, em sua casa, era o patrono, como convém ao bom político, ficava no alpendre a receber os parentes e amigos, cumprimentava a todos e os encaminhava às filhas para as honras da casa, era o primeiro a abrir  e o último a encerrar a festa, assim lhe competia como anfitrião.

Por Antonio Novais Torres 


José, era um homem simples, viveu na zona rural, era muito trabalhador, habilidoso e  muito ativo, por suas qualidades enveredou-se no comércio de café, gado e outros produtos agrícolas. Mudou-se para a cidade, envolveu-se com política, foi vereador, fez muitos amigos entre os políticos, líderes do município e do estado, privando da amizade de muitos “figurões” enfim, era uma pessoa requisitada pelo prestígio dos votos.

 

Casou-se e teve oito filhos, exatamente quatro casais, bom esposo e pai exemplar, tinha o respeito e a consideração da família.  Patriarca e conselheiro da prole e  de todos os parentes era uma pessoa respeitada por suas decisões corretas e sensatas, sua palavra era inquestionável.

 

Nas festas de aniversário, casamento, batizado, em sua casa, era o patrono, como convém ao bom político, ficava no alpendre a receber os parentes e amigos, cumprimentava a todos e os encaminhava às filhas para as honras da casa, era o primeiro a abrir  e o último a encerrar a festa, assim lhe competia como anfitrião.

 

Os filhos foram crescendo,  casando-se, e a prole aumentando, sua esposa, dona Joana, era das prendas domésticas, simples, humilde, muito religiosa, cuidava dos filhos com extremada dedicação e zelo igualmente tratamento dispensava aos netos. Ao marido obedecia cegamente, tinha nele o protótipo de homem exemplar: bom pai, esposo fiel e cumpridor dos deveres e obrigações conjugais. Os  familiares, não tinha do que se queixar. Dizia para as amigas, igual a José está para nascer, ele foi o presente que Deus me  deu.

 

A vida se encarrega, às vezes, de pregar surpresas desagradáveis. Diz a sabedoria popular: “O destino é incerto e o futuro a Deus pertence”, uma verdade insofismável. José, com o passar do tempo, foi perdendo o prestígio político e em consequência, também os amigos, especialmente os oportunistas. A idade, já avançada, o prestígio em decadência, tornou-se um homem recluso ao ambiente familiar, dedicando-se exclusivamente ao carinho dos netos.

 

Via os netos com olhos diferentes dos que via os filhos, aos a que  não teve o tempo necessário para dedicar maior atenção, por conta da vida atribulada de político, sempre em reuniões, em encontros, e nos bate-papos das festas para as quais era convidado. Antes, o comportamento dos meninos era visto como peraltice, travessuras, falta de educação etc., agora, com idade provecta, o conceito era de que menino que não é ativo é doente e todo tipo de extravasamento dos netos não tinha censura, era motivo de hilaridade, achava tratar-se de inteligência, de sabedoria, de vigor e impetuosidade, segundo suas explicações.

 

Ocorre que José teve um caso amoroso, oculto sob “sete capas”, pouca gente sabia desse seu affaire, a família então, nem imaginava que tal ocorrência fosse possível. Entretanto, a idade provecta deixava-o bastante preocupado quanto ao futuro da segunda família. Em suas lucubrações, pedia a Deus para lhe dar uma solução, lhe indicar um caminho para resolver tamanho problema, não queria desapontar a esposa nem decepcionar os filhos.

 

Um dia, veio-lhe uma visão de que deveria procurar a filha mais velha, por nome Berenice, segundo a visão, a única a solucionar o problema. A princípio, ficou indeciso, depois criou coragem e chamou a filha para uma conversa reservada e  confidenciou-lhe:  “Berenice, preciso lhe contar um segredo de vida e de morte, entretanto, só lhe relatarei este segredo depois de ouvir de sua boca o juramento de não  o revelar a ninguém, nem a sua mãe, nem aos irmãos, a nenhuma outra pessoa.” Berenice ficou assustada e perplexa, porém, diante do pedido do pai, prestou-lhe juramento em nome de Deus e de todos os santos, levar o segredo consigo para o túmulo.

 

“Pode contar, pai, estou a lhe escutar”, e o velho, cheio de dedos, passou a dizer-lhe de  uma amante com quem tinha filhos e, sentindo que estava prestes a morrer, pela idade avançada e a doença de que era portador, estava preocupado com a outra família. Pedia-lhe então que não a  deixasse passar nenhuma  necessidade. Estupefata, sem querer acreditar, perguntou-lhe: “pai, o senhor está caducando?”.

 

“Não, minha filha, é a pura verdade, que tem me atormentado todos estes anos, e não tive a coragem de assumir, o faço agora, para descarrego de consciência, não quero deixá-los na indigência, não são culpados da minha irresponsabilidade”.

 

A filha, ainda indignada, “o senhor teve a coragem de enganar a mamãe e a todos nós?”, José, aos prantos, segurando as mãos da filha, pediu-lhe perdão e que ela não fugisse ao compromisso assumido. “Pode ficar tranquilo, o meu juramento será mantido, ainda que surpresa e decepcionada com esta revelação, pois nunca o julguei capaz desta traição; aliás, esse deve ser o pensamento de toda a família que o considerava um homem exemplar, de moral irrepreensível”.

 

Dias depois, José parte para outra dimensão universal, mas com a compreensão de que agira de acordo com a sua consciência, se foi ou não correta a sua atitude não nos cabe julgá-lo, fica a cada um a reflexão do julgamento.

 

Esta é uma peça de ficção, qualquer semelhança com caso real é mera coincidência.

 

Antonio Novais Torres
[email protected]
Brumado/BA em 30/05/2002.

CONTINUE LENDO

MARATONINHA: NESSE DOMINGO TEM CORRIDA PREPARATÓRIA

MARATONINHA: NESSE DOMINGO TEM CORRIDA PREPARATÓRIA Nesse domingo tem mais uma corrida preparatória da Maratoninha.

Tendo em vista a realização da 10ª edição da Maratoninha infantil, - Projeto Criança Feliz -, prevista para 12 de outubro vindouro (sob a orientação da 1ª Igreja Batista Missionária de Brumado), – será realizada no dia 26 de agosto (domingo das 07:00 as 09:00), uma corrida preparatória para a Maratoninha no Bairro São Felix e adjacências, para crianças de 03 a 12 anos, com concentração e chegada no campo de futebol em frente a Escola Idalina Azevedo.


PRIMEIRA NOITE DO FESTIVAL DE INVERNO REÚNE 20 MIL PESSOAS

PRIMEIRA NOITE DO FESTIVAL DE INVERNO REÚNE 20 MIL PESSOAS Pitty e seu guitarrista Martin, além de Seu Jorge e o grupo Jammil e Uma Noites marcaram presença na sexta-feira, dia 24. (Foto: Divulgação)

 Os termômetros de Vitória da Conquista marcavam 16 graus, quando começou a primeira noite do Festival de Inverno Bahia 2012, nesta sexta-feira, 24 de agosto. Ao tom de Agridoce, Pitty e seu guitarrista Martin mostraram canções acompanhadas de melodias delicadas como “Dançando” e “Romeu”. “O surgimento do projeto Agridoce foi totalmente espontâneo e entendemos que a sua continuidade também será”, afirmou a cantora sobre sua nova proposta de trabalho, bem diferente de abordagem autoral.  Novas canções como “A Doida”, “Vizinha” e “Dia de Comemorar”, além de sucessos que o público acompanhou cantando junto, como “Burguesinha”, fizeram parte da apresentação de Seu Jorge, segunda atração da noite. A banda baiana Jammil e Uma Noites, última atração do dia, promoveu uma verdadeira mudança de temperatura no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. “Não existe frio onde a gente pode promover o calor”. Foi com essas palavras que o cantor Levi Lima preparou o público ao tocar “É Verão” e, em seguida, sucessos de Magary Lord, como “Circulou” e “Inventando Moda”. A segunda noite do Festival, historicamente uma das mais aguardadas, contará com a as apresentações de Maria Gadú, Capital Inicial e Biquini Cavadão. Os shows de sábado (25.08) começam às 21h e os portões serão abertos às 19h. A festa é realizada pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.


GREVE NA ANVISA AFETA ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS

GREVE NA ANVISA AFETA ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS Greve na Anvisa afeta abastecimento de medicamentos na Bahia

A greve nacional dos servidores federais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afetou o fornecimento de medicamentos para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os servidores da Anvisa entraram em greve no dia 16 de julho, no entanto, 70% deles voltaram ao trabalho no dia 10 de agosto, após determinação da Justiça Federal. De acordo com informações da Sesab, os medicamentos que foram atingidos por transtornos no abastecimento foram o Brometo de Tiotrópio, o Salmeterol + Fluticasona e Formoterol + Budesonida. Todos são bronco-dilatadores. Segundo a Secretaria, até a próxima semana o Brometo de Tiotrópio já deve voltar a ser distribuído nas unidades de saúde do estado. Em setembro, o Salmeterol + Fluticasona e o Formoterol + Budesonida devem estar disponíveis. Anteontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, em entrevista coletiva do Hospital Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, que a greve da categoria não estava afetando o abastecimento dos hospitais. Informações Correio.


SUDOESTE: CAESG APREENDE CARGA DE CARVÃO ILEGAL

SUDOESTE: CAESG APREENDE CARGA DE CARVÃO ILEGAL CAESG apreende mais de 20 toneladas de carvão ilegal. (Foto: Divulgação)

Na tarde de quinta-feira (23), policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG) apreenderam mais de 20 toneladas de carvão mineral, transportado ilegalmente em um caminhão VW 23.220 vermelho, placa GYS 7558. Depois que o motorista da carga avistou a viatura especializada, ele empreendeu fuga, deixando para trás o veículo carregado de carvão, numa estrada vicinal entre as cidades de Jacaraci-Ba e Mortugaba-Ba. O proprietário do veículo, o Sr. Vanderfábio dos Santos Santana, não foi localizado. Na manhã desta sexta-feira (24), a carga, avaliada em mais de R$ 10 mil reais, foi apresentada ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA. Após o descarregamento do carvão (previsto para a próxima semana), o veículo será apresentado na Delegacia do Distrito Integrado de Segurança Pública, já que se tratou do crime ambiental de transporte irregular de madeira, previsto no art. 46, parágrafo único, da lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), a fim de que os autores sejam investigados e responsabilizados.


EMBASA NO COMBATE AO GATO DE ÁGUA EM BRUMADO

EMBASA NO COMBATE AO GATO DE ÁGUA EM BRUMADO Os canos distribuíam água no assentamento dos sem terras. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na manhã dessa sexta-feira, 24, uma equipe da Embasa, acompanhada das polícias militar, civil e técnica, realizou uma nova operação para o combate ao “gato de água”. O alvo foi a adutora que leva água para, Lagoa Funda, distrito de Itaquaraí, Ibar, Xilolite, e o frigorífico, mas  que estava sendo usada por os assentados na fazenda Santa Inês (Sem Terra). Segundo informações passada a reportagem do Brumado Agora por Loreto Paixão, "recebemos uma denúncia há uns 25 dias, informando sobre este 'gato de água' aqui. Verificamos que realmente existia e, com isso, solicitamos o reforço policial para que pudéssemos combater”. No local, foi encontrado uma peça chamada de 'chupa água', que era utilizada para reter o líquido. Os canos foram retirados e a rede da adutora isolada. Na última semana, o combate ao “gato de água” aconteceu na adutora de Cristalândia.

EMBASA NO COMBATE AO GATO DE ÁGUA EM BRUMADO O 'Chupa Água' foi retirado e levado para perícia na delegacia de Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

VOLTA CHOVER EM BRUMADO NESSA SEXTA-FEIRA (24)

VOLTA CHOVER EM BRUMADO NESSA SEXTA-FEIRA (24) Voltou chover em Brumado na tarde dessa sexta-feira, 24. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Voltou chover em Brumado na tarde dessa sexta-feira, 24. O dia foi de sol com muitas nuvens e períodos de nublado. À noite poderá chover novamente. Nos últimos dias a temperatura tem ficado na casa dos 20º na cidade. No sábado (25) e domingo (26) a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Com temperatura variando entre 17º e 25º. As informações são do instituto Clima Tempo.


PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO FORTALECE CAU-BA

PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO FORTALECE CAU-BA Programa de Interiorização fortalece CAU-BA no Estado. (Foto: Divulgação)

Guanambi e Brumado serão os próximos municípios beneficiados com o Programa de Interiorização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU-BA, de 28 a 30 de agosto. O programa que teve início em julho, tem como objetivo divulgar o conselho nas regiões de maior concentração de arquitetos e urbanistas no Estado. Seis municípios já receberam a Caravana do CAU com informações sobre a nova forma de funcionamento, o processo de estruturação e o seu papel para a sociedade. O Conselho está fazendo contato com todos os órgãos que possam figurar como potenciais parceiros na estruturação de projetos mútuos e convergentes que beneficiam a sociedade e à coletividade geral, à exemplo da discussão em torno da acessibilidade, mobilidade urbana, planejamento das cidades e assistência técnica, entre outras temáticas. Conforme a presidente do CAU_BA, arquiteta e urbanista Jandira França, são temáticas que, se discutidas conjuntamente, “num amplo fórum de políticas, observadas as expertises e experiências de cada instituição, certamente assegurarão maior efetividade e eficácia da atuação”. Juntos, os municípios de Guanambi e Brumado contam com 30 profissionais de arquitetura e urbanismo. Na Bahia são 4.184 arquitetos e somente 476 estão o interior do Estado. O seminário será realizado no dia 28, às 19 horas, na Faculdade Guanambi. A caravana do CAU já esteve também nas cidades de Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista.


BRUMADO: AGENDA DOS CANDIDATOS A PREFEITO

BRUMADO: AGENDA DOS CANDIDATOS A PREFEITO Agenda dos candidatos a prefeito de Brumado.

Saiba qual a agenda de campanha dos candidatos a prefeito de Brumado para essa sexta-feira, 24. Aguiberto Lima Dias (PSL) irá realizar uma caminhada no Bairro Baraúnas, o início será às 19h próximo ao Tiro de Guerra, logo após acontecerá um comício. A candidata Marizete Pereira (PT) irá realizar um comício no Bairro do Tanque às 20h. Já Gilson Dias (PV) não tem programação de campanha para hoje. No sábado (25) o candidato do PV irá participar de uma reunião no Sítio São José e domingo (26) na comunidade de União.


MONTEIRO LOBATO: FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA

MONTEIRO LOBATO: FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA 'XII Feira de Ciências, Arte e Cultura 2012' do Centro Educacional Monteiro Lobato

O Centro Educacional Monteiro Lobato realizará nos dias 24 e 25 de agosto a “ XII Feira de Ciências, Arte e Cultura 2012”.O objetivo é incentivar o hábito da leitura na comunidade educativa, provocando situações de diferentes aprendizagens, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências das práticas leitoras e escritoras utilizando temáticas, técnicas e procedimentos sociais e ambientais, para que os educandos sejam capazes de compreender e transformar a sociedade em que vivem. Confira a programação: Dia 24, ás 19:00 hs , na Praça Cel. Zeca Leite, apresentação dos musicais : Sítio do Pica pau Amarelo, Os clássicos da Literatura Infantil e Além do Horizonte; Dia: 25, das 08:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 17:00, standes de diversos temas estarão abertos a visitação no Centro Educacional Monteiro Lobato.


CARRO É ARROMBADO DURANTE PAINEL SOBRE VIOLÊNCIA

CARRO É ARROMBADO DURANTE PAINEL SOBRE VIOLÊNCIA O carro estava estacionado na Rua Sergipe, próximo a Câmara de Vereadores. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite de quarta-feira (22), foi realizado em Brumado, na Câmara de Vereadores o Painel Sobre a Explosão da Violência e controle da Criminalidade. Paralelo ao evento, o carro de uma mulher que acompanhava o Painel foi arrombado. Ao chegar ao local onde veículo estava estacionado, a proprietária percebeu que um dos vidros estava quebrado, e os pertences que estavam dentro do carro foram jogados na rua, mas aparentemente nada foi levado. Ainda não se sabe se este ato foi um protesto dos bandidos em relação ao painel.


SERÁ INAUGURADO HOJE O PARQUE DAS PALMEIRAS

SERÁ INAUGURADO HOJE O PARQUE DAS PALMEIRAS O Residencial Parque das Palmeiras será inaugurado nessa sexta-feira, 24, em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O Residencial Parque das Palmeiras em Brumado conta com duas torres de apartamentos que são compostas de 144 apartamentos no total. Acoplados de cinco empreendimentos comerciais, derrubando conceitos e levando uma nova visão para o setor. Pioneiro em Brumado, o condomínio chega a capital do minério com um uma arquitetura arrojada e investimento audacioso, sendo considerado um divisor de águas para a cidade e estabelecendo um referencial de progresso e crescimento. O Residencial surpreende pela imponência e modernidade, tendo como destaque sua área de lazer, sendo a mais completa da região. Piscina para adultos, com raia de 25 metros, espaço gourmet, espaço kids, salão de festas para 150 pessoas, salão de jogos para adultos, uma sala de cinema, home-office, um mini-escritório, sala de ginástica. O Residencial Parque das Palmeiras foi projetado pensando na segurança das famílias, contando com uma portaria 24 horas, onde toda a área social pode ser monitorada por câmeras de vigilância. Os apartamentos foram projetados para proporcionar as famílias o conforto e bem estar, sendo que todas as unidades possuem varanda. O Residencial inaugura na região o conceito dos grandes centros, reunir tudo o que as pessoas necessitam no dia-a-dia, segurança, lazer e conforto em um só lugar. A inauguração acontece nessa sexta-feira, 24, às 19h. Informações Mixcon.


CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO TERMINA NESTA SEXTA (24)

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO TERMINA NESTA SEXTA (24) Mais de um milhão de crianças tiveram suas carteiras atualizadas. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Campanha Nacional de Multivacinação termina nesta sexta-feira (24), em todo o país. A campanha é voltada para crianças menores de cinco anos. A população terá acesso às vacinas nos centros e postos de saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que a meta é vacinar 850 mil crianças que estejam no começo ou na fase final do esquema vacinal. Nesta campanha estão sendo introduzidas duas novas vacinas, a Poliomielite Inativada (VIP) e a Pentavalente. A Poliomielite Inativada (VIP) irá substituir as primeiras duas doses da Vacina Poliomielite Oral (VOP). A vacina Pentavalente é a combinação de duas vacinas que constavam no calendário de vacinação da criança (tetra e hepatite B). Informações G1.


ASPAB: ANIMAL É ENCONTRADO FERIDO

ASPAB: ANIMAL É ENCONTRADO FERIDO Associação dos Protetores de Animais de Brumado oferece recompensa

A ASPAB - Associação dos Protetores de Animais de Brumado - recebeu uma denuncia sobre uma cadela da raça rottweiler que estava sendo enforcada no Bairro de Santa Tereza em Brumado. Imediatamente a equipe de atendimento a denúncias foi acionada e presenciou uma cena terrível: Uma filhote toda ferida e com dois cadarços muito apertados ao pescoço pressionados por um cano de ferro. Moradores do local já estavam aguardando a chegada dos Protetores, que imediatamente cortaram as amarras e resgataram "Negona", como foi apelidada. Atualmente a ASPAB está oferecendo uma recompensa simbólica de R$ 50,00 para quem fornecer informações que levem ao agressor para um processo de maus tratos a animais, crime federal. "As denuncias rotineiras devem ser espontâneas, mas casos graves como este, que poderia ser caracterizado na minha opinião como tortura, devem sim ter um estímulo", disse Paulo Esdras, um dos membros da associação que presenciou o resgate de Negona. O número da ASPAB é 9828-9252.


CONQUISTA: COMEÇA HOJE O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA

CONQUISTA: COMEÇA HOJE O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA O festival que começa nessa sexta-feira, 24, vai até domingo, 26.

Começa nesta sexta-feira (24), o maior festival de música do interior do Nordeste, e para você não perder nada do evento, disponibilizamos aqui a ordem e horários de apresentações em casa espaço do evento na primeira noite. Confira: No palco principal o som começa a partir das 22h00 com as atrações: Pitty – Agridoce, Seu Jorge e Jammil. Já no barracão universitário as apresentações começam a partir das 21h00 com as bandas: Fulor do cangaço, Radiola de Cangaceiro e Enrike Diaz. Na tenda eletrônica a vibração inicia a partir das 21h00 com os seguintes DJ’s: DJ Trindade, DJ Luan Delicci e DJ Tony.


ARACATU: FARMÁCIA DO PAI DO PREFEITO É ASSALTADA

ARACATU: FARMÁCIA DO PAI DO PREFEITO É ASSALTADA Bandidos assaltaram Farmácia do pai do prefeito de Aracatu.

Na noite dessa quinta-feira, 23, por volta das 19h, a farmácia de propriedade de Sílvio Maia, pai do atual prefeito da cidade de Aracatu, no Sudoeste da Bahia, Sílvio Maia, foi assaltada. Segundo informações passadas a reportagem do Brumado Agora por um morador da cidade, dois homens armados chegaram de moto, entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto rendendo todos que estavam no local. Além do comércio os bandidos entraram na casa de Sílvio, onde pediram o dinheiro que estava dentro de um cofre. A quantia levada não foi revelada. A polícia chegou momentos depois e já está à procura os bandidos. A suspeita é de que os indíviduos possam ser os mesmos que assaltaram a agência dos correios na cidade em julho.


PAINEL CONTRA A VIOLÊNCIA FOI REALIZADO EM BRUMADO

 

Nessa quarta-feira, 22, aconteceu na Câmara de Vereadores de Brumado o  Painel Sobre a Explosão da Violência e controle da Criminalidade. O evento fez parte das comemorações do dia do Maçom e teve a realização da Loja Maçônica Manoel Carvalho. Temas sobre segurança foram abordados durante o encontro e os  palestrantes da noite foram: o Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Genivaldo Guimarães, Advogado e Sociólogo, José Walter Pires, Major PM Sílvio Berlink e Defensora Pública Dra. Angélica Oliveira. O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Aguiberto Lima Dias, assim que chegou na câmara foi convidado para participar da formação da mesa. Após as palestras, foi aberta a palavra as pessoas presentes, que fizeram questionamentos sobre os problemas da violência em Brumado.

 


O Venerável Mestre, Alessandro Silva, em entrevista ao Brumado Agora comentou a realização do evento, "a proposta desse painel é levantar a discussão sobre a violência que está acontecendo ultimamente em nossa cidade. Estamos reunindo os seguimentos que atuam verdadeiramente nos ponto que atacam o nosso direito de ir e vim, então, nossa pretensão é levantar essa questão, principalmente para a população cobrar das autoridades.Sabemos que não somente é de importância a participação dos envolvidos na segurança. mas também toda a população".

 

 

 

Major Sílvio Berlink falou da participação da Polícia Militar no Painel. "Essa nossa participação é de suma importância, na verdade, é oportuno, por conta desse enfrentamento contra a criminalidade. Queremos contribuir e apresentar nossas propostas e as solicitações feitas pela comunidade, tudo que é feito em prol da comunidade é importante e a presença da Polícia Militar  vem confirmar com um contexto de colaborar para que possamos ter uma comunidade atenta, preventiva contra o crime". Berlink ainda comentou os últimos episódios de violência na cidade, "eu trago aqui uma visão de chamamento para que todos juntos enfrentemos essa questão da crescente violência que vem assolando, não somente em Brumado, mas em todo o Brasil".

 

 

 

Outro entrevistado pela reportagem do Brumado Agora foi o Juiz, Genivaldo Guimarães, que comentou a realização do Painel e a sua participação. "Entendo ser de bastante importância esse evento que trata das inquietações da sociedade de Brumado, voltado as diversas modalidades de violências que ocorrem na cidade. Entendo que a nível municipal, muitas providências podem ser adotadas, mas voltadas a área social, no sentido de reduzir as desigualdades sociais, já que estas são uma das causas de violência, em Brumado. No âmbito municipal muito pode ser feito, já que temos na cidade o CREAS Chico Xavier e outros órgãos que colaboram com os assuntos referente a menores infratores e outros casos também". Genivaldo ressaltou a importância das famílias. "A família é a base de tudo, o ideal seria que as famílias fiscalizassem melhor seus filhos para que eles sigam pelo caminho do bem, para evitar tantos problemas sociais".


OPORTUNIDADE: VAGAS DE EMPREGO EM BRUMADO

OPORTUNIDADE: VAGAS DE EMPREGO EM BRUMADO Empresa está contratando cinco pessoas.

Uma empresa oferece 5 vagas de emprego para homens, dessas: 04 vagas para lubrificadores industriais e uma vaga para técnico, Líder da equipe. Os candidatos deverão ter bom conhecimento técnico em lubrificação, lubrificantes, aplicação. Carga Horária semanal: 40 horas. Escolaridade: Lubrificadores: Segundo grau completo – Líder: Técnico mecânico. É exigido que o líder e um dos lubrificadores sejam habilitados, o líder terá que ter conhecimento em informática. Os candidatos deverão ser dinâmicos, interessados e que tenha disponibilidade de horário. Entrega de curriculo no Hotel Moura, Rua Exupério Pinheiro Canguçú, centro de Brumado.


P.R.E FAZ DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

P.R.E FAZ DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA DA CONQUISTA Em homenagem ao Dia do Soldado os policiais fizeram a doação. (Foto: Divulgação)

Com a aproximação do dia do soldado que é comemorado em 25 de agosto, hoje, na cidade de Vitória da Conquista - BA, 16 militares da 2ª Companhia Independente de Policia Rodoviária – Brumado, doaram sangue, como forma de conscientizar a população da necessidade deste ato de amor ao próximo. A tropa, de forma voluntária, atendeu ao chamado do seu comandante, o Major PM Souza Júnior, visando suprir a carência do banco de sangue do HGVC (Hospital Geral de Vitória da Conquista), que é o centro de referência para vítimas de acidentes de trânsito.

P.R.E FAZ DOAÇÃO DE SANGUE EM VITÓRIA DA CONQUISTA Os policiais fizeram a doação na manhã dessa quinta-feira, 23. (Foto: Divulgação)

TANHAÇU: ASSESSOR DIZ QUE JOÃO NÃO AUMENTOU BENS

TANHAÇU: ASSESSOR DIZ QUE JOÃO NÃO AUMENTOU BENS Segundo o prefeito João Francisco Santos, não aumentou seu patrimônio. (Foto: Blog do Anderson)

Após veiculação no Brumado Agora de uma matéria do Jornal Tribuna do Sertão, sobre o crescimento do patrimônio do atual prefeito de Tanhaçu, João Francisco, em contato com a nossa reportagem, um assessor informou que os bens do prefeito não aumentaram, e sim, houve uma correção de valor venal para atualização do valor de mercado. Segundo ele, “os veículos constados na relação são todos de financiamentos por longo prazo e os imóveis se valorizaram, portanto, fica claro que houve, na verdade, foi a atualização do patrimônio do prefeito', disse o assessor.


NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA IDALINA AZEVEDO LOBO

NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA IDALINA AZEVEDO LOBO Comunidade participa de inauguração de novas instalações da Escola Municipal Idalina Azevedo Lôbo

Mais uma unidade escolar foi inaugurada na noite desta quarta-feira (22.08) dando continuidade ao programa intitulado a princípio “Sexta-feira tem mais e sábado também”, que em razão das atividades de campanha eleitoral teve seu slogan modificado para “quarta-feira tem mais e sábado também”. A Unidade escolar que funcionava em instalações precárias e apresentava um baixo índice de matrículas passou por uma verdadeira transformação com a construção de um novo prédio com 16 salas de aula amplas e com cobertura de telhas termo-acústicas, pátio amplo, proporcionando conforto aos professores e alunos. A abertura do evento foi realizada com apresentações de grupo de dança, a leitura de um poema em homenagem ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e a apresentação de duas alunas que cantaram uma música cuja composição relatava todo o trabalho realizado pela diretora Ednéia em prol da comunidade escolar e a apresentação da fanfarra e dos componentes do projeto “Turma de Garra”, desenvolvido com a corporação do Tiro de Guerra. Ao fazer uso da palavra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos fez um histórico sobre a escola detalhando a antiga estrutura e toda a obra que foi realizada para que pudesse ser entregue à comunidade o atual prédio com as novas estruturas que oferecem aos alunos e professores salas projetadas para o bom desempenho das atividades escolares, resultando na elevação dos índices de aprendizagem.


AGUIBERTO FALA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

AGUIBERTO FALA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL Aguiberto declarou apoio as escolas de tempo integral na Urbis I. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Além de ser um meio de fazer com que os estudantes adquiram mais conhecimento, a escola de tempo integral é também um local de acolhimento para os jovens brumadenses se manterem afastados das drogas. Esse é o pensamento de Aguiberto, o qual foi declarado após a caminhada do Bairro Urbis I, ocorrida no último dia 17. “Os alunos entram na escola às 7 horas da manhã e ficam lá até às 17. Passando o dia inteiro na escola, eles não têm tempo livre para drogas. Se as escolas de tempo integral tivessem sido feitas há 12, 15 anos, hoje não teríamos em nosso município tantos jovens envolvidos com drogas e criminalidade”, discursou Aguiberto.


MARIZETE SE REÚNE COM COMUNIDADES RURAIS

MARIZETE SE REÚNE COM COMUNIDADES RURAIS Marizete na Associação de Furado dos Veados. (Foto: Divulgação)

No domingo, dia 19, em ritmo de maratona, Marizete visitou cinco comunidades rurais de Brumado para participar de reuniões com agricultores e agricultoras e ouvir as suas principais reivindicações. A primeira reunião aconteceu na Associação de Furado dos Veados. De lá, a candidata seguiu até o Distrito de Ubiraçaba, onde prestigiou uma Cavalgada em Capote.


ABASTEÇA SEU VEÍCULO NO POSTO JAJA

ABASTEÇA SEU VEÍCULO NO POSTO JAJA Posto JAJA o melhor atendimento. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Atenção! Não se esqueça de alguns cuidados com o seu veículo. É importante manter o carro alinhado e balanceado. Então, vá ao lugar certo! Corra até o Posto JAJA, em Brumado, que dispõe do serviço de Alinhamento e Balanceamento Computadorizado. O Posto JAJA também oferece combustível de qualidade, atendimento preferencial, faz troca de óleo e funciona todos os dias, das 05h às 21h. O Posto JAJA está localizado na Avenida Centenário saída para Caetité.

ABASTEÇA SEU VEÍCULO NO POSTO JAJA Faça o alinhamento e balanceamento de seu carro no Posto JAJA (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)