A deputada Ivana Bastos presta homenagem póstuma ao professor, engenheiro e ex-deputado federal, Vasco Azevedo Neto, no dia 11 de agosto, às 18h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A atividade também é realizada em comemoração ao centenário do homenageado, celebrado no dia 25 de fevereiro deste ano. Através do Projeto de Resolução No 2416/2016, a parlamentar destaca que a homenagem é uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados por ele à Bahia e ao Brasil, seja no âmbito econômico, social, cultural e político. “Vasco nos deixou aos 94 anos, em 2010. Mas seu legado continua vivo e dando ótimos resultados. Portanto, é justo e imprescindível a concessão dessa homenagem póstuma, numa demonstração inequívoca de nossa gratidão e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bahia e ao Brasil”, afirmou Ivana Bastos.
Eleições 2016: em rede social, Édio Pereira comenta aliança com Eduardo Vasconcelos
29 Jul 2016 // 11:00 Janine Andrade
Através do seu perfil em uma rede social, o vereador Édio Pereira comentou a aliança com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e sua pré-candidatura na chapa deste como vice-prefeito. “Após intensos diálogos e várias reuniões, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vem a público confirmar a aliança e lançamento da chapa Eduardo Vasconcelos, candidato a prefeito, e ÉdioPereira, vice-prefeito que concorrerá ao pleito eleitoral de 2016. Importante ressaltar que tanto Eduardo Vasconcelos, quanto Édio Pereira chegaram ao consenso através de um único e principal objetivo que é colocar os interesses do município em primeiro lugar. Hoje, estamos debruçados sobre os mais urgentes desafios e necessidades de nossa cidade e obstinados em criamos as bases para a construção de uma nova realidade em Brumado”, escreveu.
Taxa de desemprego sobe para 11,3% no segundo trimestre e é a maior desde 2012
29 Jul 2016 // 10:28 Agência Brasil
A taxa de desemprego no país ficou em 11,3% no trimestre encerrado em junho deste ano. A taxa é superior aos 10,9% observados em março deste ano e aos 8,3% do trimestre encerrado em junho de 2015. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do segundo trimestre deste ano é o mais alto da série histórica, iniciada em março de 2012. Segundo a pesquisa, o contingente de desocupados chegou a 11,6 milhões de pessoas, 4,5% (ou 497 mil pessoas) a mais do que o trimestre encerrado em março e 38,7% (ou 3,2 milhões de pessoas) a mais do que no trimestre encerrado em junho de 2015. A população empregada (90,8 milhões de pessoas) manteve-se estável em relação a março de 2016. Já em relação a junho de 2015, houve um recuo de 1,5%, ou seja, menos 1,4 milhão de pessoas. Já os empregos com carteira assinada no setor privado (34,4 milhões) ficou estável em relação a março deste ano e caiu 4,1% na comparação com junho do ano passado.
Ônibus da banda Rei da Cacimbinha capotou a caminho do Rio Grande do Norte
29 Jul 2016 // 09:58
Durante trajeto para um show no Rio Grande do Norte, o ônibus da banda Rei da Cacimbinha capotou após colidir contra um animal. Segundo informações do Blog do Rodrigo Ferraz, após a colisão o motorista do veículo perdeu o controle da direção e houve o capotamento. Integrantes da banda se feriram, bem como o vocalista Jon Falcão que, segundo a publicação, reclama de fortes dores no corpo.
Leilão da Justiça Estadual será realizado em Livramento de Nossa Senhora
29 Jul 2016 // 09:27 Janine Andrade
A Justiça Estadual de Livramento de Nossa Senhora, em conjunto com o leiloeiro oficial Rodrigo Brandel Martins, realizam leilão no dia 09 de agosto deste ano, a partir das 09h30min, no fórum, localizado na Avenida Dr. Nelson Leal, 568. No evento, serão leiloados imóveis localizados em Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. Interessados podem obter informações mais detalhadas do leilão pelo site: www.leiloesjudiciais.com.br/ba ou então pelo 0800-707-9272.
Polícia Militar realiza operação em toda cidade de Brumado; drogas foram apreendidas
29 Jul 2016 // 08:57 Janine Andrade
Durante a noite de quinta-feira (28), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) promoveu uma operação envolvendo guarnições de Brumado, Aracatu, Malhada de Pedras e Tanhaçu, com a participação de cerca de 21 policiais militares. Durante a ação foram abordados 87 pessoas, 03 veículos (04 rodas), 13 motocicletas e 02 estabelecimentos comerciais (bares). De acordo com a polícia, em ronda no Bairro São Félix, em Brumado, próximo à ‘barraginha’, a guarnição apreendeu o seguinte material: 50 tubos de substância similar a cocaína; 49 pedras de substância similar a crack; e 51 toucas de substâncias similar a maconha. O suspeito que portava o material ao avistar a guarnição empreendeu fuga, mas deixou as drogas caírem.
Os estudantes do 4º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente do CEEP, em Brumado, convidam toda população brumadense a participar da 2ª Semana de Meio Ambiente. O evento contará com participação em oficina, apresentações de trabalhos, projetos, mesa redonda, apresentações culturais e palestras, entre os dias 28 e 30 de julho. O tema desse ano será: “Alfabetização Ecológica para Melhor Compreensão da Ecologia Integral".
Lula recorre à ONU e diz ser perseguido pelo juiz Sérgio Moro
29 Jul 2016 // 07:59 Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou hoje (28) uma petição ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmando ser vítima de violação de direitos humanos em razão das ações da Operação Lava Jato. Segundo a petição, Lula se diz perseguido pelo juiz Sergio Moro, responsável pela operação na primeira instância, a quem acusa de abuso de poder. A defesa de Lula reclamou o que considera “atos ilegais” praticados por Moro, entre eles a gravação e divulgação de conversas privadas dele com advogados e também com a presidenta afastada Dilma Rouseff, além da condução coercitiva para um depoimento no dia 4 de março. A peça foi protocolada na sede do Comitê, em Genebra, na Suíça. Segundo a defesa, o documento é uma resposta aos atos de Moro, que “não podem ser satisfatoriamente corrigidos na legislação brasileira". Conforme a petição, Lula pode sofrer violações de direitos humanos e abuso de poder por parte de Moro e dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato. Entre as possíveis violações, o documento lista “invasão de privacidade, prisão arbitrária, detenção antes do julgamento, presunção de culpa e incapacidade de afastar um juiz tendencioso”.
Sentir dores não é normal! Ninguém precisa se acostumar com a dor nas costas, o ideal é saber tratá-la corretamente. Mascarar a dor não é a solução! Tratar as dores nas costas de maneira paliativa, através do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, pode ser bastante arriscado. A automedicação, apenas, mascara a dor, prejudicando o tratamento correto da causa do problema. Venha conhecer os benefícios da Quiropraxia.
Eleições 2016: Édio Pereira é confirmado como o vice na chapa de Eduardo Vasconcelos
29 Jul 2016 // 06:42
Foi selado no final da noite de quinta-feira (28) em uma reunião na casa do Prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) a aliança entre PSB e PCdoB para a disputa das eleições de 02 de outubro. Em contato com o Brumado Agora o presidente do PSB em Brumado Márcio Moreira confirmou que Édio Pereira (PCdoB) será o candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Vasconcelos (PSB).
A convenção municipal dos partidos acontece neste sábado (30) a partir das 09h na Câmara de Vereadores de Brumado. O prefeito Aguiberto Lima Dias deu o aval para a aliança com o comunista.
Polícia Civil prende mais um receptador e recupera outro veículo
28 Jul 2016 // 18:29 Janine Andrade
Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante delito, na manhã de hoje (28), Douglas Luz Moura, de 26 anos, o qual desmontava um veículo F-350, de cor vermelha, na localidade conhecida como Curtume, no perímetro Irrigado, no município de Livramento de Nossa Senhora. O indivíduo foi autuado na delegacia de Brumado pelo delegado Rafael Araújo, em razão da prática do crime de receptação qualificada. O Inquérito Policial deve ser encaminhado à justiça no prazo de 10 (dez) dias.
Abertura de empresas cresce 3,5% nos primeiros cinco meses do ano
28 Jul 2016 // 18:00 Agência Brasil
Entre janeiro e maio de 2016 foram criadas 851.083 novas empresas, 3,5% a mais do que o registrado nos primeiros cinco meses de 2015, quando o indicador apurou 822.519 nascimentos. Em maio de 2016, foram criadas 176.108 novas empresas, aumento de 1,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento de novas empresas nos primeiros cinco meses do ano foi puxado exclusivamente pelo surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs). Segundo eles, esse movimento tem sido determinado principalmente pelo aumento do desemprego no país por causa da recessão econômica, impulsionando trabalhadores desempregados a buscarem, de forma autônoma e formalizados, alternativas econômicas para a geração de renda.
Brumado: dos eleitores aptos a votar neste ano, 51% são mulheres
28 Jul 2016 // 16:59 Janine Andrade
De acordo com levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o número de eleitores aptos a votar em Brumado nas eleições de 02 outubro é de 47.845. Deste total, a maioria é de mulheres - cerca de 51,380%, ou seja 24.585, e os homens representam 48,510% do total do eleitorado - 23.211 eleitores. Para estar apto a votar nas eleições deste ano é preciso estar com a situação regular na Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não tenha certeza de sua situação, pode fazer a consulta na seção “Situação Eleitoral” nos sites do Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais, ao inserir o nome ou o número do título, ou ligando para a Central de Atendimento ao Eleitor do respectivo Estado ou diretamente ao Cartório Eleitoral em que está inscrito.
Brumado: evento apresentará construção do Plano de Governo da pré-candidatura de Alessandro Lôbo
28 Jul 2016 // 16:32
Com o objetivo de integrar os estudantes de Edificações à comunidade e despertá-los para os temas abordados, a Coordenação do Curso Técnico em Edificações (COEDI) do IFBA campus Brumado, realizará a Semana de Edificações. Em sua II Edição, o evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto e tem como tema: A Construção Civil a Serviço da Comunidade, visando assim,complementar o aprendizado teórico da sala de aula à prática profissional do dia a dia, fundamentado na formação de profissionais conscientes da importância do seu papel e da construção civil para a comunidade. A semana tem em sua programação palestras e minicursos ministrados por profissionais renomados do setor da construção civil que atuam na região. A novidade dessa edição será a I Maratona de Projetos que contará com a participação dos alunos do Instituto, introduzindo-os à prática projetiva. Aos interessados em participar da semana, as inscrições serão gratuitas e realizadas através do site www.ifbaeventos.tk/edificacoes, a partir do dia 04 de agosto de 2016.
Festejos em homenagem a ao Bom Jesus da Lapa começam nesta quinta-feira (28)
28 Jul 2016 // 15:29
Os tradicionais festejos em homenagem a ao Bom Jesus da Lapa, este ano com o tema "Bom Jesus é o Rosto da Misericórdia do Pai", terão início nesta quinta-feira (28), com Novenário às 19h na Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa. A romaria - que ocorrerá no dia 6 de agosto - é considerada uma das maiores procissões do Brasil. Conhecida como a "Capital Baiana da Fé", Bom Jesus da Lapa impressiona com o cenário formado pelas paisagens naturais e a gruta da cidade atrai romeiros de diversos lugares do país. Segundo dados do santuário, mais de dois milhões de fiéis frequentam o local durante o ano inteiro.
Deputado Marquinho Viana prestigia a Convenção de Macaúbas
28 Jul 2016 // 14:57 Janine Andrade
Foi realizada no último sábado (23), a concorrida convenção municipal para a escolha da chapa composta pelo pré-candidato a prefeito Amelinho e pelo vice, Vá de Lindolfo, no município de Macaúbas. Na ocasião, estiveram presentes o deputado Marquinho Viana (PSB), pré-candidatos e o público em geral.
O PTC – Partido Trabalhista Cristão – realiza no próximo dia 05 de agosto sua Convenção Municipal. O evento acontece às 14h, na Câmara de Vereadores de Brumado. Com a ordem do dia: Deliberação sobre Coligação Partidária para Eleição Majoritária e Proporcional com discussão para aprovação do nome da Coligação se houver; Escolha de Candidato a Prefeito e Vice-Prefeito; Escolha de Candidatos a Vereadores; Sorteio dos respectivos números para Candidatos a Vereador e Outros assuntos de interesse Partidário e Eleitoral.
Secretário de saúde da Bahia garante inauguração de 20 leitos de UTI em Brumado
28 Jul 2016 // 14:00
Um total de 20 leitos – 10 para adultos e 10 para crianças – serão inaugurado na da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. A informação é do secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, o qual garantiu o benefício durante declaração em entrevista concedida à imprensa na cidade de Vitória da Conquista. Segundo o secretário, a intenção é estruturar as cidades polo de saúde, oferecendo serviços de alta complexidade, em, um trabalho de rede realizado pela Sesab. Ainda não há data definida para esta inauguração.
O hábito de dirigir falando ao celular vai ter uma sanção ainda maior. O ato é previsto no código como infração de trânsito considerada de natureza média, com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira de Habilitação, mas a partir de novembro, a multa vai pular para R$ 293,47, passando a ser tipificada como infração gravíssima. Somente nos seis primeiros meses do ano a Polícia Rodoviária Federal autuou nas rodovias que atravessam a Bahia 668 motoristas flagrados conversando ao celular ou no whatsApp enquanto dirigiam. No ano passado, a PRF autuou 422 motoristas por esse tipo de infração.
Conforme informações do Ministério do Trabalho (MTE), a partir desta quinta-feira (28), os trabalhadores que perderam o prazo poderão sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 até o dia 31 de agosto. O prazo havia terminado em 30 de junho e, de acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na ocasião, cerca de 1,2 milhão de pessoas que possuíam direito ao benefício não haviam feito o saque. Também na quinta-feira começa a ser pago o abono ano-base 2015. As datas serão as seguintes: quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano (2016), e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017.
Há 10 anos nascia na cidade de Brumado/BA a Proativa Contabilidade, empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos. Com foco total na satisfação dos seus clientes, parte fundamental da nossa vivência no mercado. Gostaríamos de agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história, familiares, servidores públicos, fornecedores, clientes e a nossa competente equipe de funcionários. Não chegaríamos até aqui sem vocês!
Livramento: Polícia Civil prende receptador e recupera veículos
28 Jul 2016 // 10:59 Janine Andrade
Em operação coordenada pelo Delegado João Kléber Bittencourt Trindade, equipes da Polícia Civil cumpriram nesta quarta-feira (27), em Livramento de Nossa Senhora, três mandados de busca nos bairros Estocada, Piçarrão e Centro, sendo apreendidos nos citados locais um caminhão Ford F-4000 com chassi e motor adulterados, um caminhão caçamba Mercedes Benz, placa BHB 7278, também com número de motor e chassi com indícios de adulteração. Foram encontradas ainda peças de um veículo Fiat Strada, uma grande quantidade de placas de veículos, ferramentas e documentos CRLV. O indivíduo Gilson Miranda Lima, vulgo Gordo Lima, de 39 anos de idade, foi preso novamente pelos Policiais da 20ª Coorpin, horas após ter sido autuado em flagrante por receptação, na Delegacia de Polícia de Guanambi, na segunda-feira (25). O indivíduo foi atuado pelos crimes de Receptação e Adulteração de sinal de veículo Automotor, sendo que a Polícia Civil tem 10 (dez) dias para encaminhar o Inquérito Policial para a Justiça. Além dos investigadores de Livramento, participaram ainda da citada operação Policiais Civis de Paramirim, Pres. Jânio Quadros e Rio do Antônio.



















