FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O QUE É BURSITE DE OMBRO?



A articulação do ombro é composta por três ossos que se encontram fazendo uma junção, são eles: úmero, escápula, e clavícula.
 

Essa articulação é composta também por músculos, tendões, ligamentos, nervos e ao lado da articulação temos uma bolsa sinovial contendo um liquido que serve de amortecedor entre ossos e tendões.
 

A bursite é justamente a inflamação resultante da compressão e atrito do tendão do músculo supra espinhoso com essa bolsa sinovial provocando como consequência uma dor local no ombro.

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Tito Almeida Fisioterapia

O QUE É BURSITE DE OMBRO?
 

A articulação do ombro é composta por três ossos que se encontram fazendo uma junção, são eles: úmero, escápula, e clavícula.
 

Essa articulação é composta também por músculos, tendões, ligamentos, nervos e ao lado da articulação temos uma bolsa sinovial contendo um liquido que serve de amortecedor entre ossos e tendões.
 

A bursite é justamente a inflamação resultante da compressão e atrito do tendão do músculo supra espinhoso com essa bolsa sinovial provocando como consequência uma dor local no ombro.
 

Geralmente essa inflamação ocorre em consequência de atividades repetitivas que requerem movimentos do braço sobre a cabeça, como alguns esportes como natação, volley, tênis, e algumas profissões como pintor, cabeleleiro, carpinteiro e outras.
 

Presença de edemas, calor, hipersensibilidade , e aumento da dor com movimentos ativos sugerem sintomas de bursite no ombro.
 

Tecnicas de fisioterapia como TERAPIA MANUAL, alongamentos, exercícios terapêuticos, crioterapia, e repouso, podem ajudar na recuperação, assim como o uso de medicamentos e orientações ergonômicas.

CONTINUE LENDO

IFBA-BRUMADO JÁ TEVE O RETORNO DAS AULAS

IFBA-BRUMADO JÁ TEVE O RETORNO DAS AULAS IFBA-Brumado tem retorno das aulas. (Foto: Divulgação)

O IFBA-Brumado informa que o semestre letivo 2012.2 se iniciou nesta terça-feira, 31 de julho de 2012. A direção ainda alerta aos alunos matriculados que ainda não compareceram que fiquem atentos, pois as aulas estão ocorrendo normalmente. No turno matutino das 7h30 às 11h00 e no turno noturno 18h30 às 22h00. 


ELEITORES COM POUCA FORMAÇÃO ESCOLAR VÃO DECIDIR PLEITO

ELEITORES COM POUCA FORMAÇÃO ESCOLAR VÃO DECIDIR PLEITO

Os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não deixam dúvida: as eleições municipais na Bahia serão decididas por eleitores com o ensino fundamental incompleto (30,1%) e por aqueles que apenas sabem ler e escrever (23,7%), que, juntos, somam 53,8 % do eleitorado. Os números chamam atenção e, para muitos, sugerem o risco de escolhas equivocadas. Mas para o analista Joviniano Neto, professor de ciências políticas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutor em comunicação e cultura contemporânea, essa teoria não se sustenta. “Existe uma antiga ilusão da classe ilustrada de que ter nível superior lhe dá todas as condições de escolher melhor os políticos. Isso em parte é verdade e em grande parte não é”, dispara Neto. “Cada eleitor é capaz de identificar os seus interesses  e de decidir a partir daquilo que considera importante para si e para seu grupo social”, destaca. Se o discurso parece incoerente aos que compõem o 1,9% da classe que tem nível superior completo no Estado, Joviniano argumenta. Informações A Tarde.


PROFESSORES EM GREVE DEVEM VOTAR FIM DA PARALISAÇÃO

PROFESSORES EM GREVE DEVEM VOTAR FIM DA PARALISAÇÃO A votação ainda depende da aprovação do governo com relação às exigências feitas pelos professores

Os professores da rede estadual, em greve há 113 dias, devem votar pelo fim da paralisação em assembleia realizada nesta sexta-feira (3). A votação ainda depende da aprovação do governo com relação às exigências feitas pelos professores. Segundo Marilene Betros, a diretora do setor jurídico da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), foi entregue ao governo uma pauta mínima com cinco pontos e caso seja acatada, a greve pode acabar ainda esta semana. "Estamos esperando que o governo colabore e aceite as nossas poucas propostas", explica a diretora. As exigências dos professores são: a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles em estado probatório; a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve; a devolução da contribuição mensal da APLB; além da reabertura da mesa de negociação. A próxima reunião que deve decidir os rumos da greve será nesta sexta-feira (2). Informações Correio da Bahia.


SOMENTE UMA CIDADE NA BAHIA COM URNAS BIOMÉTRICAS

SOMENTE UMA CIDADE NA BAHIA COM URNAS BIOMÉTRICAS Pojuca foi a primeira do estado a realizar o cadastramento do eleitorado.

A cidade de Pojuca, localizada na região metropolitana de Salvador, é a primeira da Bahia a realizar o cadastramento biométrico do eleitorado. Assim como em 2010, os eleitores do município vão utilizar a tecnologia nas Eleições 2012, cujo primeiro turno ocorre dia 7 de outubro. Este ano, Pojuca conta com 66 urnas biométricas para atender aos 24.252 eleitores. Escolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para realizar o cadastramento biométrico do eleitorado em 2009, a primeira votação com a utilização das urnas biométricas em Pojuca contou com 21.000 eleitores, há dois anos. Em Brumado serão utilizadas as urnas eletrônicas convencionais. Informações G1.


CASO NOÉ: JÚRI SERÁ NESSA QUINTA-FEIRA DIA 02

CASO NOÉ: JÚRI SERÁ NESSA QUINTA-FEIRA DIA 02 O Julgamento do 'Caso Noé' acontece nessa quinta-feira, 02. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Um dos júris mais aguardos em Brumado está marcado para acontecer nessa quinta-feira, 02, no Fórum Duarte Muniz. O julgamento trata do assassinato de Noé Galvão Ribeiro, ocorrido no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, no dia 5 de dezembro de 2007. O ex-policial militar, Welington Leite é acusado de ser o autor do crime, e será julgado à absolvição ou condenação pelo júri.


BRUMADO: PORTAL TERRA DESTACA CORRIDA ECOLÓGICA

BRUMADO: PORTAL TERRA DESTACA CORRIDA ECOLÓGICA Inscrições estão abertas para a Corrida Ecológica Brumado à Rio de Contas. (Imagem/Reprodução: Terra)

O canal VC Repórter’ do Portal Terra destacou a Corrida Ecológica Brumado à Rio de Contas, que acontecerá no dia 02 de setembro, com largada em Brumado e chegada na cidade de Rio de Contas. A reportagem foi enviada pelo internauta Roberto Meira, de Brumado (BA). Veja a matéria: As cidades de Brumado e Rio de Contas abriram as inscrições para a 14ª Corrida Ecológica, disputada no percurso entre os municípios da Bahia. Os ciclistas interessados podem se inscrever antecipadamente, ao custo de R$ 50. Neste ano, a competição será realizada no dia 2 de setembro. A prova, com quase 80 km de percurso, tem o mote ecológico, já que passa pela Chapada diamantina, um dos marcos da flora e da fauna brasileira. Em 2011, 118 atletas participaram, número que, espera-se, seja superado este ano. São duas modalidades em disputa: Mountain Bike, na qual o atual campeão é o ciclista Maurício Rodrigues, e Speed (Velocidade), cujo campeão em 2011 foi Flávio Cardoso. Campeão Sul-Americano e Brasileiro da modalidade, Cardoso estabeleceu o novo recorde da competição, terminando o percurso em 2h03min. As inscrições devem ser feitas na Shopping Bike de Brumado, até o dia 31 de agosto. Quem optar pela inscrição no dia da prova pagará R$ 60.


BRUMADO: TEMPO DEVE SER NUBLADO QUARTA E QUINTA

BRUMADO: TEMPO DEVE SER NUBLADO QUARTA E QUINTA A cidade de Brumado deve ter tempo nublado até quinta (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Desde o final da tarde de terça-feira dia 31 de agosto o tempo mudou em Brumado. A noite uma neblina caiu na cidade, e o tempo continua nublado nessa quarta-feira, 01. Segundo informações do instituto Clima Tempo, a previsão é de temperatura baixa nessa quarta com mínima de 17º e máxima de 25º e quinta-feira (02), mínima de 19º com máxima de 23º. Podendo chover a qualquer hora do dia.

BRUMADO: TEMPO DEVE SER NUBLADO QUARTA E QUINTA Previsão Clima Tempo

OAB SUBSEÇÃO BRUMADO IRÁ COMEMORAR OS SEUS 25 ANOS

OAB SUBSEÇÃO BRUMADO IRÁ COMEMORAR OS SEUS 25 ANOS 25 anos da criação da OAB Subseção de Brumado.

A OAB Subseção de Brumado irá comemorar os seus 25 anos de criação com a celebração de uma missa em ação de graças, nesta sexta-feira, 03, às 19h, no salão de eventos na sede da subseção, que fica localizada na Avenida João Paulo I, número 293, próximo ao Fórum Duarte Muniz. Estarão presentes os Exmos. Srs. Presidente e Vice-presidente da OAB-BA, Dr. Saul Quadros Filho e Dr. Antônio Menezes do Nascimento Filho, dentre outras autoridades. Logo após a missa, será servido um coquetel no salão de festas da AABB.


BRUMADO: PROJETO CRIANÇA CIDADÃ ACONTECEU DOMINGO

BRUMADO: PROJETO CRIANÇA CIDADÃ ACONTECEU DOMINGO Ainda aconteceram mais duas corridas preparatórias (Foto: Divulgação)

A Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado realizou, no último domingo, dia 29, das 08:00 às 12:00h, a 2ª edição do Projeto Criança Cidadã na Escola Municipal em Tempo Integral Professor Ayrton Viana no Bairro Baraúnas, em Brumado. Foram prestados serviços sociais com os seguintes atendimentos: Médico Clínico; Odontológico; Aplicação de Flúor; Higienização de Mãos, Pés e Cabelos; Manicure e Pedicure; Cortes de Cabelo, escova e prancha; Tipo Sanguínio; um stand do Conselho Tutelar onde foram dadas orientações e palestra e muita Recreação para as crianças. No mesmo dia, aconteceu ainda a corrida Preparatória para a 10ª Maratoninha. Várias crianças do Bairro participaram com empenho da competição e, ao final, foram premiadas.


Bahia: Ferrovia baiana ainda espera pelos trilhos

Bahia: Ferrovia baiana ainda espera pelos trilhos

Hoje é dia de festa na Bahia. O governo finalmente cortou a fita de inauguração da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a nova estrada de ferro que transformará a Bahia no novo corredor ferroviário de exportação do Brasil. Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia em Ilhéus, município onde acaba o traçado de 1.022 quilômetros. Ao som de "O Trenzinho Caipira", composição de Heitor Villa Lobos, a presidente Dilma Rousseff fez um curto passeio sobre os trilhos. O povo aplaudiu o discurso e a conclusão da obra.

 

Com mais ou menos floreios, esse deveria ter sido o capítulo escrito ontem, caso tivesse se cumprido a promessa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cravou no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2010, quando garantiu que a Fiol estaria pronta em 30 de julho de 2013. Ontem, não houve nenhuma festa em Ilhéus. Não há muito o que comemorar.

 

Depois de ter suas obras contratadas há mais de três anos, a Fiol ainda está distante do dia em que os trens finalmente poderão rodar em seu traçado. Até hoje, nenhum metro de trilho foi instalado. Para entender como o empreendimento chegou a essa situação, a reportagem do Valor percorreu cada lote do traçado da Fiol e cruzou, por estradas, mais de 40 municípios da região.

 

A viagem começou no oeste da Bahia, nas cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, e avançou para a região central do Estado, até chegar ao município de Caetité. Do Cerrado para o sertão baiano, a equipe seguiu rumo leste e atingiu a Mata Atlântica, para finalmente alcançar Ilhéus, ponto final da ferrovia, onde está prevista a construção de um novo porto para receber a carga da Fiol.

 

Nos primeiros 500 quilômetros do traçado, que ligam Barreiras a Caetité, a ferrovia praticamente não existe. Essa etapa da obra inclui a construção de uma ponte de três quilômetros sobre o rio São Francisco. Deverá ser a maior ponte ferroviária do Brasil, mas hoje não passa de um local de acesso para o gado beber água. Alojamentos de trabalhadores que foram erguidos estão fechados há quase dois anos, sem nunca terem sido utilizados.

 

Na região de Guanambi, uma fábrica de dormentes foi montada em 2011, com equipamentos novos, importados da Itália. Essa linha de produção, avaliada em alguns milhões de dólares, nunca forjou um dormente sequer até hoje. No canteiro de obras, uma britadeira de grande porte foi instalada para triturar a pedra que seria usada para forrar o traçado da ferrovia. O equipamento está parado há dois anos. O vigia que toma conta do local diz que um funcionário da empreiteira vai até o canteiro de obra uma vez por semana, dá uma manutenção básica no maquinário e vai embora.

 

A Fiol, orçada em R$ 4,3 bilhões, é uma obra federal coordenada pela estatal Valec. Todos os lotes do primeiro trecho da ferrovia têm empreiteiras contratadas desde 2010. A execução das obras, no entanto, nunca aconteceu, porque a empreendimento mergulhou num poço de complicações sem fim. A Fiol cometeu erro que tem punido com rigor a maior parte dos empreendimentos de infraestrutura do país: se baseou em estudos ambientais capengas e projetos de engenharia que não paravam de pé, uma receita infalível para transformar a ferrovia em estudo de caso dentro do Tribunal de Contas da União (TCU). Bastaram algumas auditorias para o tribunal alertar que quase tudo estava errado. O resultado é que, desde 2011, uma medida cautelar do órgão de fiscalização impede o avanço de frente de obras ao longo de todo o trecho oeste da ferrovia.

 

A situação não é tão animadora do lado leste, entre Caetité e Ilhéus. Depois de quase dois anos de paralisação, a Valec finalmente conseguiu destravar as obras nessa segunda etapa de 500 quilômetros, dividida em quatro lotes. As empreiteiras foram mobilizadas e, desde janeiro, estão retomando as operações nos canteiros de obras. O avanço físico desse traçado, porém, só conseguiu atingir 21,5 % do total previsto até agora. Esse número é puxado, principalmente, pelas ações de pavimentação e de liberação do traçado, já que ainda não há trilhos disponíveis para instalação na ferrovia.

 

Com o avanço do trecho, descobrem-se novos problemas. Nos 118 quilômetros de extensão do lote 2, na região de Jequié, 90% do traçado está sendo aberto em pedra bruta, nas encostas das montanhas da região. Todos os dias, caminhões chegam ao local lotados de dinamite, material que é usado para explodir as pedras encontradas pelo caminho. Para evitar complicações com desapropriação neste lote, decidiu-se recentemente que o melhor a ser feito é construir um novo túnel de 700 metros de extensão. A obra acabou de ser contratada.

 

No lote 1, que liga a ferrovia a Ilhéus, a situação está mais complicada. Os estudos contratados pela Valec não entregaram todas as sondagens de solo que deveriam, uma brecha para que empreiteiras apresentem mais pedidos de aditivos, caso encontre dificuldades que não estavam previstas. O TCU detectou o problema e pediu que a Valec realizasse 340 sondagens complementares para atestar exatamente que tipo de solo encontrará pela frente. A Valec só conseguiu realizar, até agora, 40 dessas sondagens do trecho, segundo informações locais.

 

As desapropriações também têm causado transtornos graves. A maior parte dos imóveis dessa segunda metade da Fiol já foi desapropriada, com 87% do traçado entre Caetité e Ilhéus liberado para o avanço das obras. Na primeira metade de 500 quilômetros, porém, as desapropriações caminham lentas, com apenas 43% de trajeto livre. O dia a dia encarado pelos profissionais que vão a campo para notificar as desapropriações, ou mesmo para fazer as sondagens de solo, dão uma ideia das dificuldades em tocar a obra.

 

Profissionais que atuam em diversos lotes da ferrovia relataram que têm recebido ameaças de morte por donos de terras e posseiros, que impedem o acesso às terras. "Essa é a realidade que nós vivemos aqui e que não aparece nos papéis do governo", diz um técnico responsável por um dos lotes da ferrovia.

 

O governo revigorou seu cronograma para a Fiol. A nova promessa é entregar o traçado inicial, entre Barreiras e Caetité, até o fim de 2015. A segunda etapa, que chega até Ilhéus, ficaria pronta antes, em dezembro do ano que vem. Para os engenheiros que estão à frente das obras, e até mesmo para o governo baiano, o novo cronograma é apenas um instrumento de pressão para que as empreiteiras avancem. "Sabemos das dificuldades. A promessa de entregar o trecho de Ilhéus até o fim de 2014 está muito apertada. Do jeito que a obra está, só sai mesmo em meados de 2015", diz Eracy Lafuente, coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura do governo da Bahia.

 

Em Brasília, a hipótese de um novo adiamento virou assunto proibido. O governo quer ter ao menos um trecho pronto da Fiol até o fim de 2014, custo o que custar. Incomoda o fato de que, desde que chegou ao Palácio do Planalto, a presidente Dilma não conseguiu inaugurar nenhum trecho de ferrovia. Garantir a entrega de pelo menos metade do trecho seria uma forma de fazer a festa que estava prevista para ontem. Informações Valor Econômico.


BRUMADO: PONTE LIGARÁ SÃO FELIX AO CENTRO DA CIDADE

BRUMADO: PONTE LIGARÁ SÃO FELIX AO CENTRO DA CIDADE A construção da ponte custará R$ 900 mil os cofres públicos. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Já está em construção a ponte que ligará o Bairro São Félix ao centro de Brumado. A ponte ficará localizada próxima a ‘barraginha do Rio do Antônio’ e a obra está orçada em R$ 900 mil reais. Com a construção, o trânsito deve ser desafogado, já que a única opção para quem sai do bairro para ir ao centro é a antiga ponte. A ponte terá  71 metros de cumprimento e 10 metros de largura, e deverá ser inaugurada pela prefeitura de municipal em dezembro.


AMBEV PREVÊ AUMENTO DE 4,5% EM PREÇO DE CERVEJA

AMBEV PREVÊ AUMENTO DE 4,5% EM PREÇO DE CERVEJA Cerveja poderá ter aumento de 4,5% diz a Ambev

A Ambev acredita que a alta de impostos para o setor de bebidas no Brasil pode resultar em um aumento de até 4,5% nos preços de cervejas e de até 9% no segmento de não-alcoólicos da companhia. "Será um repasse para o consumidor, não teremos incremento de receita", afirmou nesta terça-feira (31) o vice-presidente de finanças e de relações com investidores da empresa, Nelson Jamel. Os valores da cerveja, refrigerante, água e isotônicos foram reajustados pelo governo em maio. A nova tabela entra em vigor a partir de 1º de outubro, com o repasse sendo realizado ao longo do quarto trimestre. O reajuste também pode ter impactos nos investimentos planejados pela Ambev para o Brasil em 2012. Informações Bahia Notícias.


CRESCE O NÚMERO DE ELEITORES ENTRE 16 E 17 ANOS

CRESCE O NÚMERO DE ELEITORES ENTRE 16 E 17 ANOS Eleitorado mais jovem volta a crescer para as Eleições 2012

O número de eleitores mais jovens voltou a crescer para as Eleições 2012, retornando ao mesmo patamar das eleições municipais de 2008. O eleitorado na faixa etária de 16 a 17 anos, apto a votar em outubro, atingiu 2.913.627, sendo 1.157.551 (0,82%) de eleitores com 16 anos e 1.756.076 (1,25%) de eleitores com 17 anos. Em 2008, o eleitorado nessa faixa etária era de 2.923.485 e havia caído para 2.391.092 nas eleições gerais de 2010. Em 2008, os eleitores de 16 anos eram 1.119.632 (o equivalente a 0,85% do eleitorado na época) e os de 17 anos chegavam a 1.803.853 (1,38%). Já em 2010, os eleitores de 16 anos caíram para 900.754 (0,66%) e os de 17 anos para 1.490.338 (1,09%). Os números refletem o aumento do interesse e da participação dos eleitores mais jovens no processo eleitoral, ainda mais quando seu foco tem caráter municipal. O voto é facultativo aos eleitores com idades de 16 e 17 anos.


FARMÁCIA DROGAMAIS QUALIDADE E PREÇO BAIXO

Farmácia Dorgamais vendas de medicamentos em geral. A Farmácia Drogamais oferece produtos dos ramos de perfumaria, fraldas, suplementos alimentares, material ortopédico, bengalas, muletas, cadeiras de roda e banho, produtos de higiene bucal e outros. E tem promoção de oléo de coco: oléo de coro, ômega 3, linhaça e cartano por 33,90. Confira promoção de inalador. Toda linha de medicamento genérico com até 60% de desconto. Funcionando de domingo a domingo. A farmácia Drogamais está situada na Rua Coronel Tibério Meira, número 126, no Centro de Brumado. Disk entrega 3441-4224.


BRUMADO: LEGISLATIVO DE VOLTA AOS TRABALHOS

BRUMADO: LEGISLATIVO DE VOLTA AOS TRABALHOS Fim do recesso legislativo em Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Termina nessa terça-feira, 31, o recesso parlamentar da Câmara Municipal de Brumado. Os gabinetes dos vereadores voltarão a ter atendimento amanhã, quarta-feira, 1º de agosto. Com a volta dos vereadores, as sessões ordinárias da Casa serão retomadas, com a primeira sendo na terça-feira, 07. As sessões acontecem normalmente às segundas-feiras, no horário de 18h30.


ARACATU: SÉRGIO MAIA INAUGURA COMITÊ DE CAMPANHA

ARACATU: SÉRGIO MAIA INAUGURA COMITÊ DE CAMPANHA O candidato a prefeito da cidade de Aracatu Sério Maia ao lado da vice-candidata Lêda Matias (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Milhares de pessoas compareceram, nesta terça-feira (31) em Aracatu, no Sudoeste da Bahia, para a inauguração do comitê de Sérgio Maia, candidato a prefeito pelo Partido Verde (PV). Antes da inauguração oficial do comitê, Maia saiu em caminhada por algumas ruas da cidade juntamente com sua candidata a vice, Lêda Matias (PCdoB), candidatos a vereadores e diversas lideranças políticas. Uma multidão de pessoas acompanhou os candidatos. Logo após a caminhada, Sérgio falou a todos os presentes. “No meu mandato, vou buscar realizar soluções definitivas para os problemas de nossa cidade, confiante de que poderá vencer sua adversária (Braulina Lima). Vamos fazer uma campanha limpa respeitando o direito de cada um”, finalizou o candidato. (Clique aqui e veja as fotos).


POLÍCIA RODOVIÁRIA RETIRA ANIMAIS DAS PISTAS

POLÍCIA RODOVIÁRIA RETIRA ANIMAIS DAS PISTAS A captura de animais está acontecendo nas rodovias da região de Brumado. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Buscando esforços para melhor servir a comunidade, o Major PM Souza Junior, Comandante da 2ª CIPRV conseguiu, mediante o apoio do DERBA, uma equipe da prestadora PP Serviços para a execução da operação “Captura de Animais nas Rodovias”. A ação visa minimizar os problemas de acidentes nas estradas da região, que tem trazido transtornos para os usuários das rodovias (condutores e passageiros). "A operação que começou no dia 27 de julho não tem data para terminar. Queremos sim, a permanência deste serviço aqui na nossa área. Os animais que forem apreendidos serão levados para a cidade de Vitória da Conquista, ficando acomodados na BR 116 km 830, no curral anexo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no qual, em parceria com a Prefeitura local, terão um excelente tratamento e acompanhamento de veterinários”, disse o Capitão PM Rogério, Subcomandante da 2ª CIPRV. Para àqueles que desejarem recuperar os seus animais deverão se dirigir ao local mencionado, cujo o telefone é 077 3422-7885 ou 077 3424-3529, onde será passada as informações quanto a possíveis multas e diárias excedidas pela permanência dos semoventes. Após sete dias da apreensão dos animais, os mesmos serão doados.


BRUMADO: INSCRIÇÕES PARA AULÕES ENEM ESTÃO ABERTAS

BRUMADO: INSCRIÇÕES PARA AULÕES ENEM ESTÃO ABERTAS Aulões Enem com inscrições abertas em Brumado.

As inscrições para os ‘Aulões’ Enem estão abertas. Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da Educação Profissional Integrada podem participar da ação, e as inscrições devem ser feitas na Direc 19, em Brumado. O objetivo é preparar os alunos para o Enem e vestibulares.  Devido a greve dos professores, a secretária de Educação do Estado está investindo nessa ação que será realizada a partir desse sábado (04), das 14h às 18h, com aulas via videoconferência. A ficha de inscrição pode ser baixada pela internet e entregue, devidamente preenchida, na Direc 19, em Brumado. Garanta já a sua vaga e não perca essa oportunidade.  


P.R.E RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

P.R.E RECUPERA VEÍCULO ROUBADO A Polícia Rodoviário Estadual recuperou o veículo roubado (Foto: Divulgação)

Um Ford Fiesta preto, placa EDM 5750/Mairiporã-SP, foi encontrado no desvio do Capinal, sentido ao município de Itambé, por volta das 13h40, da última sexta-feira, 27, após uma denúncia. Segundo o Capitão Rogério, Subcomandante da Policia Rodoviária Estadual de Brumado, que responde pelo Comando, 'a recuperação só foi possível logo após insistentes rondas na área, sendo que, de acordo com populares da localidade, os meliantes, ao saberem da presença de prepostos da 2ª Companhia de Policia Rodoviária Estadual, evitaram o corpo a corpo fugindo antecipadamente. Ainda segundo populares, o veículo serviria como um segundo meio de transporte, já que a intenção era fazer uma investida criminosa na região' finalizou o Capitão.


BRUMADENSES ISOLAM RUA PARA PRATICAR SKATE

BRUMADENSES ISOLAM RUA PARA PRATICAR SKATE Jovens querem espaço para praticar Skate em Brumado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite desse domingo (30), um grupo de skatistas da cidade de Brumado se reuniu, novamente, para praticar o esporte. O grupo isolou uma das ruas da Praça Hélio Cotrin Leite (Praça do Fogo) e no local foram colocadas: rampa, caixas e corrimão, todos móveis, para que possam ser retirados posteriormente. Em Brumado, são mais de 30 praticantes de Skate e, segundo Luan Elizeu, “cada vez mais esse esporte está crescendo em nossa cidade, estamos hoje reunidos para a diversão. Falta ainda apoio do poder público, pois temos que pegar um caminhão para carregar os obstáculos e, por isso, não praticamos muito esse esporte”. Os praticantes da modalidade esportiva na cidade sentem a falta de uma pista adequada e fixa para que o esporte possa cresce ainda mais.


BRUMADO ESTÁ FESTEJANDO O SEU PADROEIRO BOM JESUS

BRUMADO ESTÁ FESTEJANDO O SEU PADROEIRO BOM JESUS Festa do Bom Jesus acontece até o dia 06 de agosto (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Comunidade Paroquial Bom Jesus está celebrando, até o dia 06 de agosto, a Festa em honra ao seu Padroeiro. Momento oportuno para vivenciarmos a oração, a fé, a reflexão e celebrarmos o encontro com o filho de Maria, Jesus Cristo - Caridade Viva. “Ele passou a vida fazendo o bem” (At. 10, 38). Você, sua família e amigos são convidados para participar de tão importante solenidade. (Confira a programação).


ARTIGO: O ELEITOR, O POLÍTICO E AS ELEIÇÕES

ARTIGO: O ELEITOR, O POLÍTICO E AS ELEIÇÕES Antônio Novais Torres

Por Antônio Novais Torres
 

As disputas pelo poder, pelo domínio político, muitas vezes tornam-se agressivas e com trocas de insultos e ataques de ordem pessoal e familiar. Essas atitudes e comportamentos, certamente não têm a concordância do eleitor civilizado nem mesmo dos correligionários esclarecidos. Tudo depende da compreensão e habilidade dos políticos em se conduzirem.

 

Há de se esperar dos envolvidos nas disputas políticas, ética, respeito mútuo, bom senso, e civilidade. Espera-se que a campanha acirrada seja desenvolvida num clima em que vise a as ideias e políticas sociais. Que sejam apresentados planos de governo estribando-se nas ações de interesses da população, o que realmente interessa aos eleitores. Que as mágoas, as picuinhas políticas e as difamações sejam evitadas, até porque, nada constrói e não interessam à maioria da população.

Por Antônio Novais Torres

As disputas pelo poder, pelo domínio político, muitas vezes tornam-se agressivas e com trocas de insultos e ataques de ordem pessoal e familiar. Essas atitudes e comportamentos, certamente não têm a concordância do eleitor civilizado nem mesmo dos correligionários esclarecidos. Tudo depende da compreensão e habilidade dos políticos em se conduzirem.

 
Há de se esperar dos envolvidos nas disputas políticas, ética, respeito mútuo, bom senso, e civilidade. Espera-se que a campanha acirrada seja desenvolvida num clima em que vise a as ideias e políticas sociais. Que sejam apresentados planos de governo estribando-se nas ações de interesses da população, o que realmente interessa aos eleitores. Que as mágoas, as picuinhas políticas e as difamações sejam evitadas, até porque, nada constrói e não interessam à maioria da população.

 

Neste contexto, faço o seguinte comentário que é pertinente ao momento: é comum a exploração dos eleitores, tendo em vista a conduta clientelista, patrocinada pela esperteza e sagacidade de alguns políticos. Atitude reprovável dos que justificam os fins através dos meios, prática inescrupulosa que precisa ser erradicada de nossa sociedade, em nome da moralidade.

 

No período eleitoral surgem as anedotas, ditos picantes que são relatados com bastante eloquência, envolvendo candidatos e eleitores. Um exímio conhecedor deste folclore contou a seguinte versão: Certo prefeito realizou em determinado distrito, obra de grande alcance social e que beneficiou significativamente um adversário político, crítico intransigente de sua administração, acirrado defensor e seguidor do grupo da oposição.

 

Na inauguração da obra, sensibilizando-se com o benefício recebido, uma antiga reivindicação sua e da comunidade e que seus partidários nunca atenderam. Ficava apenas em promessas vãs de campanha. Fez questão de recepcionar o prefeito e sua comitiva com uma festa supimpa que impressionou a todos pela fartura do banquete, da amabilidade e gentileza dedicada aos benfeitores, antanho repudiados.

 

Em determinada altura das comemorações, entusiasmado, eufórico e visivelmente etilizado, propôs ao alcaide o seu apoio político em reconhecimento a concretização de obra importante para si e para a comunidade. Declarou que nas próximas eleições, contasse com sua ajuda política e eleitoral, pois que, o prefeito não se utilizou de perseguição a adversários. Ele era um exemplo por sua posição até então de antagonista.

 

Certa pessoa, de grande afinidade política e pessoal do prefeito, de priscas eras, que presenciou a conversa, o advertiu: "Pago para ver, pois se trata de um apaixonado seguidor da oposição”. Considerava um falsídico que não merecia crédito. As declarações eram efeitos da bebida. Como todo político festeja uma adesão, o prefeito resolveu dar-lhe crédito e confiança. Tudo leva a crer que a bebida e a euforia do momento o fizeram tomar tal decisão. Na verdade, apesar da acalorada recepção, tal procedimento era duvidoso.

 

Na apuração do sufrágio, o candidato do prefeito estava vencendo com expressiva maioria de votos. Acompanhou a votação urna por urna. Relembrando-se do fato, indagou ao amigo e correligionário: "Será que o fulano votou mesmo conosco?" - “Vou fazer-lhe um teste", respondeu.

 

Ao término das apurações, passando em frente à moradia do protagonista, um casarão de várias janelas e portas, cujo passeio tinha mais de metro de altura, o casarão ficava em destaque no cenário. Ao avistar o dito cujo, fez-lhe a seguinte observação: "Não é que o povo daqui traiu o nosso prefeito? Cometeram uma grande ingratidão em não reconhecer o trabalho em prol da comunidade".

 

O fulano, arrogante e com alegria desmedida, pulou do passeio com os braços abertos e gritando: "Tinha certeza de que não perderíamos essa..., bem o sabia", não se dando conta de haver quebrado o pé ao pular do passeio. Assim se confirmou que o indivíduo havia blefado em sua promessa ao prefeito, corroborando a previsão do correligionário. Daí, concluir-se que promessa de eleitor nem sempre é consolidada. Sugere-se por as barbas de molho, pois conheço gente que confiou em promessas de eleitores e decepcionou-se com a derrota.
 

Antonio Novais Torres

CONTINUE LENDO