No Dia Mundial do Diabetes, médicos alertam sobre excesso de peso e sedentarismo

No Dia Mundial do Diabetes, médicos alertam sobre excesso de peso e sedentarismo
Foto: Agência Brasil

Especialistas alertam no Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, João Eduardo Salles, desfaz o mito de que só os doces contribuem para o diabetes. “Não é o fato de comer doce que leva ao diabetes, é sim o fato de engordar e ser sedentário, independentemente de comer doce. Se está engordando o risco de diabetes é maior”, ressaltou Salles, ao acrescentar que com a idade o risco aumenta. Quem tem muita gordura concentrada na barriga também deve ficar atento e fazer exames, pois este é outro fator de risco. Nesta sexta-feira, a entidade promove ações de conscientização em todo o país. Segundo o especialista, o diabetes é uma das maiores causas de cegueira, de insuficiência renal, além de aumentar em até quatro vezes o risco de doenças cardiovasculares. “Quem se cuida não tem estas complicações”, frisou Salles.

Especialistas alertam no Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano.

 

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, João Eduardo Salles, desfaz o mito de que só os doces contribuem para o diabetes. “Não é o fato de comer doce que leva ao diabetes, é sim o fato de engordar e ser sedentário, independentemente de comer doce. Se está engordando o risco de diabetes é maior”, ressaltou Salles, ao acrescentar que com a idade o risco aumenta. Quem tem muita gordura concentrada na barriga também deve ficar atento e fazer exames, pois este é outro fator de risco. Nesta sexta-feira, a entidade promove ações de conscientização em todo o país.

 

Segundo o especialista, o diabetes é uma das maiores causas de cegueira, de insuficiência renal, além de aumentar em até quatro vezes o risco de doenças cardiovasculares. “Quem se cuida não tem estas complicações”, frisou Salles.

 

Os alimentos são digeridos no intestino e parte deles se transforma em açúcar (glicose), que é enviada para o sangue para se transformar em energia. Só que para tranformar a glicose em energia, o organismo precisa de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. No diabético, a glicose não é bem aproveitada pelo organismo devido à falta ou insuficiência de insulina, o que causa o excesso de glicose no organismo, a hiperglicemia.

 

O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina, enquanto a do tipo 2 se dá nos casos em que há produção da insulina, mas em quantidade insuficiente ou quando ela não é processada pelo organismo de forma adequada.

 

Enquanto o diabetes é uma doença crônica sem cura, o pré-diabetes é um estágio anterior da doença em que ainda há como reverter o quadro. “[Isso] ocorre quando os níveis de açúcar no sangue já estão acima do considerado normal, mas a reversão do quadro ainda é possível, por meio de mudanças no estilo de vida, o que inclui adotar uma alimentação mais saudável, deixar de fumar e praticar exercícios físicos de forma regular”, explicou a gerente científica do Negócio Nutricional da Abbott, Patrícia Ruffo. Quem faz exames periódicos de glicemia pode constatar antes o pré-diabetes e se esforçar para reverter o caso e assim evitar a doença, que não tem cura.

 

Levantamento feito em parceria entre a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Abbot, empresa de saúde global que conduz pesquisas e desenvolve produtos para a área, apontam que 45% da população não sabem que práticas como o controle de peso e exercícios regulares podem ser parte do controle tanto do pré-diabetes quanto do diabetes. “A falta de informação preocupa, já que o pré-diabetes é uma condição que permite a reversão do quadro a partir de medidas simples no cotidiano”, avaliou Patrícia.

 

Estudos da Associação Americana de Diabetes mostram que uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos, ao perder 7% do seu peso corporal e fazer 30 minutos de atividades físicas diariamente. Enquanto isso, a pesquisa da SBD com a Abbott mostrou que a mudança de alimentação é o passo mais difícil de ser incorporado à rotina para 60% das pessoas entrevistadas, mas é também o mais importante para o controle da doença e do pré-diabetes, na opinião dos médicos.

 

Segundo João Eduardo Salles, o tratamento da doença é baseado em uma mudança de estilo de vida. “Perder peso, fazer exercício e comer adequadamente”, lista ele. Além disso, o uso correto e continuo dos medicamentos é essencial, quando necessários. “ A maioria das pessoa começa a tomar o remédio e para. Diabetes não tem cura, mas tem controle, mas as pessoas não podem deixar de tomar os medicamentos. Tem que tomar o medicamento a vida toda e ser acompanhado pelo médico a vida toda.”

CONTINUE LENDO

Brumado: APDEMB realiza neste sábado (15) a 1ª Caminhada Saúde e Movimento

Brumado: APDEMB realiza neste sábado (15) a 1ª Caminhada Saúde e Movimento

Os efeitos associados à inatividade e a má adaptabilidade são muito sérios. Podem acarretar numa redução no desempenho físico, na habilidade motora, na capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando processos de perda da motivação, isolamento social e a solidão. Visando a melhoria das capacidades motoras com atividades físicas e recreativas, a APDEMB – Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região está realizando neste sábado (15), a 1ª Caminhada Saúde e Movimento orientada no intuito de promover melhoria a qualidade de vida das pessoas com o bem estar-físico, desenvolvimento psicológico, a inclusão, a integração, a socialização entre outros benefícios que as atividades físicas trazem para a saúde. A concentração para a caminhada  será realizada às 5h30, na praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) e segue até a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.


Bizarro: Ladrão rouba exame de fezes em Brumado

Bizarro: Ladrão rouba exame de fezes em Brumado

O produto de roubo de um assaltante não foi o que ele esperava. Na manhã de quarta-feira (12), no Bairro Jardim Brasil, em Brumado, um idoso foi surpreendido por um indivíduo que, portando uma arma de fogo, anunciou um assalto. O bandido subtraiu a sacola que a vítima tinha nas mãos e fugiu. Apesar do susto, o idoso não se preocupou com o material roubado, pois este era apenas amostras de fezes que seriam entregues em um laboratório para análise.


Campeonato Baiano de Futsal: Ibar Brumado decide vaga na final contra Jânio Quadros

Campeonato Baiano de Futsal: Ibar Brumado decide vaga na final contra Jânio Quadros

Acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 21h, em Jânio Quadros, o zonal final - Região Sudoeste do Campeonato Baiano de Futsal 2014. A equipe Ibar Brumado enfrentará os donos da casa em busca do título. O evento é uma realização  da Federação Baiana de Futsal.


Chuva danifica ruas e avenidas em Brumado

Chuva danifica ruas e avenidas em Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

As chuvas que tem caído na Capital do Minério nos últimos dias, embora tenham amenizado as fortes ondas de calor e alegrado o homem do campo que sofria com o longo período de estiagem, tem deteriorado ruas e avenidas da cidade. As algumas ruas dos Bairros das Flores e Ginásio Industrial são as mais afetadas e diversos  pontos da cidade tem sofrido com acúmulos  de água, que tem dificultado a trafegabilidade  tanto de transeuntes, quanto de condutores de veículos.


Conquista: caminhão desgovernado atinge quatro veículos e invade posto de combustíveis

Conquista: caminhão desgovernado atinge quatro veículos e invade posto de combustíveis
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Após apresentar problemas nos freios, um caminhão colidiu contra um caminhão baú que estava parado no semáforo e este foi empurrado para dentro de um Posto de Combustíveis, onde acabou atingindo dois carros e uma motocicleta. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13), no cruzamento entre as avenidas Integração e Pará, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.  O condutor do primeiro veículo, Jackson Lima Dias, natural do município de Aracatu, ficou preso nas ferragens , foi socorrido Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado a uma unidade de saúde, bem como as demais vítimas que sofreram ferimentos leves. O fornecimento de energia elétrica  chegou a ser suspenso na região, pois um poste chegou a ser derrubado e cabos de energia ficaram soltos pelo chão.


Número de mortes no trânsito cai 9,6% no país, diz Saúde

Número de mortes no trânsito cai 9,6% no país, diz Saúde
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Segundo dados do Ministério da Saúde houve uma  queda de 9,6% no número de óbitos causados por acidentes de trânsito no país em 2013. O relatório foi divulgado  nesta quinta-feira (13), durante Oficina Internacional de Segurança Viária, seminário realizado pelo governo federal na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília,  e nele consta ainda que, em 2012, foram 44.812 mortes, contra 40.500 no ano passado. Nas rodovias federais, pelo segundo ano consecutivo, também houve redução no número de mortos, feridos e acidentes, segundo a PRF. A mortalidade caiu 10,1%; o índice de feridos, 8,3%, e a taxa de acidentes, 6,4%.


Câmara de Brumado inova com construção de central de informática e ampla biblioteca

Câmara de Brumado inova com construção de central de informática e ampla biblioteca
Foto: Divulgação

O legislativo brumadense tem se preocupado em realizar ações que contribuam com o desenvolvimento e crescimento do Município, tendo como base principal a oferta de benefícios direcionados especialmente a áreas de grande relevância como educação, cultura, lazer e inclusão social. Dentro destas ações uma tem merecido destaque – a disponibilização da rede de WIFI na praça onde está localizada a sede do legislativo -, pois este benefício tem ofertado aos estudantes a oportunidade de desenvolverem suas atividades estudantis, ou mesmo se conectarem as redes sociais, num processo de inclusão no mundo virtual. Continuando esse trabalho deu início a obra de uma central de informática e uma ampla biblioteca, que será um marco para a cidade, já que serão espaços abertos ao público permitindo que tenham acesso a livros para pesquisa de trabalhos escolares e também para um aprazível mergulho no mundo da leitura, ampliando os conhecimentos.

O legislativo brumadense tem se preocupado em realizar ações que contribuam com o desenvolvimento e crescimento do Município, tendo como base principal a oferta de benefícios direcionados especialmente a áreas de grande relevância como educação, cultura, lazer e inclusão social.

 

Dentro destas ações uma tem merecido destaque – a disponibilização da rede de WIFI na praça onde está localizada a sede do legislativo -, pois este benefício tem ofertado aos estudantes a oportunidade de desenvolverem suas atividades estudantis, ou mesmo se conectarem as redes sociais, num processo de inclusão no mundo virtual.  

 

Continuando esse trabalho deu início a obra de uma central de informática e uma ampla biblioteca, que será um marco para a cidade, já que serão espaços abertos ao público permitindo que tenham acesso a livros para pesquisa de trabalhos escolares e também para um aprazível mergulho no mundo da leitura, ampliando os conhecimentos.

 

O novo espaço também abrigará o arquivo, uma das principais preocupações, pois contém dados importantes da história de Brumado, que se não preservados serão destruídos pela ação do tempo.

 

O Sr. Antônio Torres, figura ilustre, que realiza um importante trabalho de preservação da memória da cidade e de suas importantes personalidades, que foram os responsáveis pelo início de toda a história, é com certeza um dos grandes incentivadores da obra que está sendo concretizada pela Câmara Municipal, destacando que é de fundamental importância a preservação de todos os documentos que estão arquivados de forma inadequada, podendo causar inúmeros prejuízos à história dos brumadenses.

 

 “Através de conversa com o presidente da Câmara fui informado da obra. Fato que me deixou extremamente satisfeito, pois depois de pronta abrigará um espaço para digitalização e preservação dos documentos. Sendo que tudo será realizado por um profissional especializado. Atitudes como essas são merecedoras de muitos elogios”, frisou Antônio Torres.

 

O legislativo brumadense já possui um espaço dedicado à biblioteca, mas nas novas instalações contará com um espaço mais amplo, possibilitando a diversificação de títulos e um a acervo maior de livros. “Nosso maior objetivo é auxiliar e estimular o hábito da leitura, pois o Brasil é um dos países com mais baixo índice de leitura. Com o espaço destinado ao arquivo estaremos preservando a história do nosso povo”, salientou o presidente do legislativo brumadense. 

CONTINUE LENDO

INFORME PUBLICITÁRIO

Fisioterapia Tito Almeida - Palmilhas Posturais

Fisioterapia Tito Almeida - Palmilhas Posturais

Hilux capota na BA-262; motorista fica ferido

Hilux capota na BA-262; motorista fica ferido
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na manhã desta quinta-feira (13), uma Hilux carregada de cestas básicas capotou na BA-262, em um trecho de serra, próximo a entrada do município de Caraíbas. Segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, chovia muito no local do acidente, mas ainda não há informações sobre a causa do mesmo. O condutor do veículo, o qual sofreu um corte profundo na cabeça, foi socorrido por populares e encaminhado ao Hospital de Anagé.

Hilux capota na BA-262; motorista fica ferido
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Caetité: Caixas do Bradesco são explodidos durante madrugada

Caetité: Caixas do Bradesco são explodidos durante madrugada
Foto: Ederson Albert | Caetité Notícias

Um grupo explodiu com dinamites dois caixas eletrônicos da agência do Bradesco, na cidade de Caetité, região centro sul da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (13). Segundo a 2ª Companhia de Polícia Militar, nenhuma quantia foi levada, pois a caixa onde fica o malote não foi danificada. A polícia não soube informar quantos pessoas participaram do ataque. Conforme a polícia, após a ação dos suspeitos, uma dinamite foi encontrada na agência. "Esse é o único local que não tem câmeras e dificulta a ação da polícia na investigação", revela a PM. Até a publicação desta reportagem nenhum suspeito havia sido identificado.


Ivete Sangalo vai sacudir Caculé e região neste sábado (15)

Ivete Sangalo vai sacudir Caculé e região neste sábado (15)

O Bacural Indoor 2014 vem aí com a grande estrela do Axé Ivete Sangalo. O evento acontece neste sábado (15), no Espaço Bacural, em Caculé, com as participações da Banda Cleitones e Danilo Kiribamba. Adquira já o seu passaporte (Pista Open Bar ou Camarote Open Premium) e não fique de fora da festa que vai sacudir a região. Posto de Venda, em Brumado, Tiazinha Distribuidora.


Polícia Federal prende quadrilha de assalto a bancos no interior da Bahia

Polícia Federal prende quadrilha de assalto a bancos no interior da Bahia
Foto: Divulgação

Uma quadrilha que promovia assaltos a banco em diversas cidades no interior da Bahia foi desarticulada pela Polícia Federal, com o apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE/PM) e do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeira (Garcif) . O grupo, composto por paulistas, alagoanos e baianos, atuava explodindo caixas eletrônicos de várias agências bancárias e uma grande quantidade de material utilizada nestes crimes foi apreendida nas cidades de Feira de Santana e Rafael Jambeiro:  armas, grande quantidade de explosivos e carros roubados.


Brumado: EMPMIL realiza Mostra Pedagógica 2014

Brumado: EMPMIL realiza Mostra Pedagógica 2014
Foto: Divulgação

A Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo, em Brumado, realizou no período de 03 a 07 de novembro mais uma Mostra Pedagógica, esta, com o tema: ‘EMPMIL 15 anos Educando e superando desafios’. Foram compostos quatro stands e em cada um deles  um pouco da história da escola e dos projetos que foram desenvolvidos durante esses quinze anos. A abertura da Mostra deu-se com um desfile da Fanfarra Maria Iranilde Lobo -  FAMIL  pelas ruas do bairro. Durante a semana, a escola recebeu visitas das escolas Leonel Rosendo da Silva, do Povoado de Samambaia, Suzana Maria Guimarães, da Vila de Catiboaba, da Creche Casulo Pequeno Polegar, da equipe do Programa Profamília, pais de alunos e da Secretária de Educação Acácia Gondim Ribeiro. Na oportunidade, os visitantes assistiram as apresentações do projeto de leitura realizada pelos nossos alunos no auditório da escola.


Primeira parcela do décimo terceiro será pago aos trabalhadores em 15 dias

Primeira parcela do décimo terceiro será pago aos trabalhadores em 15 dias
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O valor da primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores de carteira assinada, trabalhadores temporários e aos terceirizados na sexta-feira (28). Como o dia destinado para o pagamento é o dia 30 de novembro e este, em 2014, será em um domingo, os empregadores devem disponibilizar a gratificação natalina no último dia útil da semana. O valor da primeira parcela equivale a 50% do salário do trabalhador e os  descontos do INSS e do Imposto de Renda (IR) são feitos na segunda parcela, que deve ser depositada até o dia 20 de dezembro. Quem trabalhou a partir de 15 dias no ano tem direito de receber o salário extra proporcionalmente aos dias trabalhados.


Morre o poeta Manoel de Barros, aos 97 anos

Morre o poeta Manoel de Barros, aos 97 anos
Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (13) aos 97 anos o escritor cuiabano Manoel de Barros. Ele foi internado no dia 24 de outubro no Proncor, em Campo Grande (MS), para uma cirurgia de desobstrução do intestino. A causa da morte ainda não foi divulgada. O escritor completaria 98 anos em 19 de dezembro. Em agosto de 2013, quando perdeu seu segundo filho, o primogênito Pedro, vítima de um AVC (cinco anos depois de João, que morreu num acidente de avião), Manoel de Barros desabou. A filha Martha afirmou, então, que depois da perda, e por causa da idade, “ele estava se apagando como uma velinha”. Suas obras continuam despertando a atenção dos leitores-admiradores. Em fevereiro, a editora Leya lançou uma caixa com sua poesia completa, composta de 18 livros (incluindo o poema inédito). No final de outubro, o selo Alfaguara (Objetiva) anunciou a contratação da obra do poeta, que começará a ser reeditada no segundo semestre de 2015. Além disso, dezenas de cartas que o escritor trocou com figuras como o bibliófilo José Mindlin, o embaixador Mário Calábria e o editor Ênio Silveira foram levantadas por pesquisadoras e, podem, no futuro, serem reunidas em livro. Nascido em Cuiabá em 1916, Manoel era filho do capataz João Venceslau Barros. Viveu por muitos anos em Corumbá (MS), antes de se mudar para a capital sul-mato-grossense. Ainda criança, passava longas temporadas na fazenda do pai, no Pantanal, onde desenvolveu o olhar para os movimentos da natureza. Engana-se, porém, quem o vê como um “poeta do Pantanal”, rótulo que ele sempre recusou. “A poesia mexe com palavras e não com paisagens”, justificava. Informações de O Globo.


Marquinho Viana recebe vereadores de Tanhaçu e realiza visita na Embasa e Seinfra

Marquinho Viana recebe vereadores de Tanhaçu e realiza visita na Embasa e Seinfra
Foto: Divulgação

O Deputado Marquinho Viana (PV) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia, nessa terça-feira (12), o presidente da Câmara de Vereadores de Tanhaçu, vereador Tõe Brito, juntamente com os vereadores Tiago, Roberto Brito e João Nunes. Devido ao fato de Viana  ter obtido uma votação expressiva  no município, os  edis foram cobrar ações de investimento no município que representam.

Marquinho Viana recebe vereadores de Tanhaçu e realiza visita na Embasa e Seinfra
Foto: Divulgação

No mesmo dia, em audiência com o chefe de gabinete da Embasa, Ivan Maia, o deputado, na companhia de Tôe Brito e os vereadores Tiago, Roberto Brito  e João Nunes, cobraram a melhoria/ampliação do SSA de Tanhaçu, cuja licitação da obra,  orçada em R$1.998.894,88,  já foi homologada, incluindo novas ligações, cerca de 6 mil metros de rede de distribuição, implantação de reservatórios,  de adutora de água bruta e de água tratada. O chefe de gabinete da Embasa informou  que já se encontra em fase de elaboração o projeto mais importante para o município - que é o da barragem de Cristalândia, a qual resolverá, definitivamente, o problema de abastecimento de água da sede do município de Tanhaçu. 

Marquinho Viana recebe vereadores de Tanhaçu e realiza visita na Embasa e Seinfra
Foto: Divulgação

Dando sequência a luta para atender às reivindicações de seus eleitores, o deputado Marquinho Viana (PV), juntamente com Tôe Brito e os vereadores Tiago, Roberto Brito  e João Nunes, participaram ainda de uma audiência  com o Diretor de Energia da SEINFRA, Gilson, para cobrar o complemento de energia de Mandacaru, Caraíbas, Vaca Morta e Oriente. Comunidades como Baeta, Lagoa da Baraúna e Vaca Laranja já estão sendo atendidas. No total, cerca de 100 famílias serão beneficiadas com energia. O deputado e vereadores também solicitaram energia para Paga Tempo/Fazenda Experiência e Três Lagoas. Na oportunidade , Gilson autorizou também a energia para a comunidade de Gentil (06 residências).


Chove forte em Brumado alguns pontos da cidade ficam alagados

Chove forte em Brumado alguns pontos da cidade ficam alagados
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Desde a noite de ontem (12), chove em Brumado e a previsão é que o tempo se mantenha chuvoso durante toda a semana, conforme previsão do Climatempo. Com as chuvas, alguns pontos da cidade ficaram alagados, a exemplo da Avenida Centenário, próximo ao Posto São Cristóvão, onde a reportagem do Brumado Agora, por volta de 06h30, registrou pontos de alagamentos e veículos com dificuldade de trafegar pela via. Segundo o INMET, até o momento choveu 45 mm na Capital do Minério. 

Chove forte em Brumado alguns pontos da cidade ficam alagados
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Brumado: Muro cai em cima de cinco carros na garagem da Novo Horizonte

Brumado: Muro cai em cima de cinco carros na garagem da Novo Horizonte
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na manhã desta quinta-feira (13), um muro da garagem da empresa Novo Horizonte, localizada no Bairro São Félix, em Brumado, caiu em cima de cinco carros. A estrutura não suportou a chuva que vem caindo no município desde a noite de ontem (12) e cedeu. Os carros ficaram danificados. Ninguém ficou ferido.

Brumado: Muro cai em cima de cinco carros na garagem da Novo Horizonte
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Senado rejeita PEC que zera impostos sobre medicamentos

Senado rejeita PEC que zera impostos sobre medicamentos
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Proposta de Emenda Constitucional (115/11), conhecida como PEC dos Medicamentos, foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (12). Com isso a matéria deve ser arquivada. O objetivo da proposta apresentada pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) era zerar os impostos sobre remédios de uso humano. Um substitutivo ao texto original de Bauer foi apresentado pelo relator da matéria, Luiz Henrique (PMDB-SC). Durante a discussão, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que a proposta é inviável. “Não sou contra a redução de tributos sobre medicamentos e não sou contra a redução do preço de medicamentos, mas não podemos solucionar o problema criando um problema maior”, justificou ao pedir a rejeição da PEC aos colegas. Segundo a senadora, a redução de carga tributária prevista na proposta resultaria em impacto negativo sobre os orçamentos estaduais e municipais, seja pela redução de Imposto sobre Produtos Industrializados nas localidades que sediam indústrias farmacêuticas ou por queda nos repasses dos Fundos de Participação dos Estados e dos municípios, o FPM. A forte concentração do setor de fármacos, para Glesi, indica que uma redução de tributos não resultaria em redução de preços.


INFORME PUBLICITÁRIO

Volkswagen lança promoção que sorteará 40 up! e um Golf GTI com 5 anos de combustível

Volkswagen lança promoção que sorteará 40 up! e um Golf GTI com 5 anos de combustível

A Volkswagen do Brasil lança hoje (12) o “Test Drive Premiado”, uma das maiores promoções da empresa no País. Quem fizer test drive em qualquer concessionária da marca concorrerá ao sorteio de um up!. Serão 40 carros, sendo um por dia. Todas as pessoas que fizerem o test drive até o dia 21 de dezembro ganharão também um cupom para concorrer a um GolfGTI com 5 anos de combustível grátis. Quem comprar um Volkswagen durante a promoção terá direito a 10 cupons, aumentando suas chances de ganhar. O sorteio final será realizado no dia 30 de janeiro de 2015. Para participar do “TestDrive Premiado”, o cliente pode se pré-cadastrar no hotsite da promoção (www.promocaotestdrivepremiado.com.br) ou ir até uma concessionária Volkswagen e realizar seu cadastro diretamente com um vendedor. Após aceitar os termos doregulamento, o vendedor acompanha o cliente até o carro onde será realizado o test drive. Ao ligar o veículo, o motorista receberá uma mensagem de boas-vindas pelo rádio e será informado de que concorre a um up! e ao prêmio final. Durante o próprio test drive, o cliente já saberá se foi sorteado e ganhou o up!. Para isso, os carros do teste terão um equipamento especial conectado ao painel e ligado ao rádio do veículo. O aparelho fará a identificação do carro, dará a mensagem de boas-vindas ao motorista e o informará sobre o prêmio, caso ele seja sorteado. O sorteio é aleatório e realizado pelo próprio sistema. O test drive e a premiação, se ocorrer, serão validados depois que o motorista fizer a avaliação do veículo no computador da loja e responder à pergunta “Qual a marca que te dá um up! por dia e um Golf GTI no final?”. Vá até a Brumauto e confira.


Galo vence clássico por 2 a 0 e sai na frente na decisão da Copa do Brasil

Galo vence clássico por 2 a 0 e sai na frente na decisão da Copa do Brasil
Foto: Divulgação

Com mais uma grande atuação e o apoio da torcida, que jogou com a equipe durante os 90 minutos, o Atlético venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e largou na frente na decisão da Copa do Brasil. A partida foi disputada na noite desta quarta-feira, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Os gols que fizeram a festa da torcida atleticana no Horto foram de Luan e Dátolo. O segundo jogo da final será no próximo dia 26 (quarta-feira), no Mineirão.


Livramento: Prefeito Paulo Azevedo tem contas reprovadas pelo TCM

Livramento: Prefeito Paulo Azevedo  tem contas reprovadas pelo TCM
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta quarta-feira (12/11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, da responsabilidade de Paulo César Cardoso de Azevedo, relativas ao exercício de 2013, com aplicação de multa no valor de R$ 4.000,00 pelas irregularidades contidas no parecer e o ressarcimento da quantia de R$ 660,00, com recursos pessoais, em decorrência da ausência de comprovação de despesa. O relatório técnico constatou a realização de gastos irrazoáveis com a contratação da empresa Policard Systems e Serviços S.A., no valor de R$ 918.003,00, para a prestação de serviços de gerenciamento do abastecimento de combustíveis e relatou despesas injustificadas com a contratação da empresa Hidros Comércio e Serviços Ltda., pelo montante de R$ 672.580,00, para execução de serviço de controle de qualidade da água nas estações de tratamento do Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Creches Angelina Leal e Zinho Tana e localidade de Barrinha - serviço este normalmente provido pela Embasa já que o município não dispõe de serviço próprio de abastecimento d'água (SAAE). Também foram identificadas inconsistências nos registros contábeis, inexpressiva cobrança da dívida ativa, desvio de finalidade na aplicação de recursos do FUNDEB e a extrapolação do limite da despesa total com pessoal que alcançou o percentual de 55,66%. Cabe recurso da decisão.


Brumado: Após 12 dias jovem Maicon sai da UTI

Brumado: Após 12 dias jovem Maicon sai da UTI
Foto/Reprodução: Facebook

Após um grave acidente de motocicleta, o brumadense Maicon Moreira está internado no Hospital de Base, em Vitória da Conquista. A vítima sofreu vários ferimentos, inclusive na cabeça, e estava na UTI. Despois de 12 dias de tratamento na Unidade de Terapia Intensiva, o jovem respondeu bem ao tratamento e deixou a Unidade.  Ele se mantém hospitalizado, realizando sessões de fisioterapia e a expectativa é que receba alta em breve. Familiares, amigos e até mesmo desconhecidos se mobilizaram nas redes sociais em uma corrente de oração pela recuperação de Maicon.


Brasil faz 4 a 0 em cima da Turquia e chega à quinta vitória em cinco jogos

Brasil faz 4 a 0 em cima da Turquia e chega à quinta vitória em cinco jogos
Foto: CBF

A Seleção Brasileira goleou a Turquia por 4 a 0 no Şükrü Saracoğlu Stadium, em Istambul. Diante da torcida turca, o Brasil conquistou a quinta vitória consecutiva sob o comando de Dunga desde julho deste ano. Neymar (dois), Kaya, contra, e Willian marcaram os gols do amistoso. O Brasil teve algumas oportunidades de marcar antes de sair o primeiro gol. Danilo, Oscar, Willian e Neymar tentaram até que o camisa 10 abriu o placar. Fernandinho lançou Neymar, que estava na linha da zaga turca. O capitão recebeu a bola com a habilidade de sempre e bateu para o gol. O goleiro Volkan Demirel, sem reação, ficou paralisado, assistindo ao gol brasileiro. O segundo gol da Seleção saiu em seguida. Depois de boa jogada entre Willian e Danilo, o lateral-direito cruzou para Luiz Adriano. Kaya tentou tirar a bola, mas acabou colocando-a dentro do gol: Brasil 2 a 0. Atrás no placar, a seleção turca foi para cima e criou algumas oportunidades. Entretanto, quando um jogador turco pegava na bola, os brasileiros fechavam a marcação, sem dar espaço. Diego Alves, quando exigido, mostrou trabalho, com três defesas boas seguidas. Mesmo com a aparente pressão da Turquia dentro e fora de campo - com os torcedores -, a Seleção Brasileira não se intimidou. Oscar lançou Neymar que avançou quase metade do campo. Quando chegou na área adversária, muito marcado, perdeu a bola. A sobra foi de Willian que chegou batendo, direto para as redes. O primeiro tempo terminou em 3 a 0 para os visitantes. Na segunda etapa, o Brasil queria mais. Em cobrança de escanteio, David Luiz subiu mais alto do que a zaga adversária e cabeceou muito bem. Só que o goleiro turco Babacan, que entrou no intervalo, fez uma belíssima defesa. Neymar tabelou com Willian e saiu livre de marcação. O capitão bateu cruzado e fez o quarto gol da Seleção Brasileira.

No dia 18 de novembro, próxima terça-feira, o Brasil enfrenta a Áustria em Viena, às 16 horas de Brasília.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais