EMBASA ENVIA EQUIPE TÉCNICA EM ATENDIMENTO A SOLICITAÇÃO DE JOÃO BONFIM

Em atendimento a solicitação feita pelo Deputado João Bonfim ao presidente da Embasa, Aberlardo de Oliveira Filho, acerca da implantação de uma adutora para atender as localidades de Tanquinho e Mandacarú, foi enviada hoje (06.06), ao município de Brumado, equipe técnica que já está fazendo a medição necessária. A adutora beneficiará também as comunidades de Peba e Pompéia, que possuem uma rede de abastecimento inativa, a qual poderá ser utilizada como ponto de partida para a extensão pretendida. A obra conta também com a participação de empresários da região, os quais irão arcar com custos da mão-de-obra.


APLB: ‘GREVE PODE ENTRAR PELO SÃO JOÃO'

APLB: ‘GREVE PODE ENTRAR PELO SÃO JOÃO' Nova assembleia que decide sobre movimento foi agendada para dia 12 (Foto: Lúcio Távora | Futura Press)

Representantes dos professores da rede estadual, em greve há 58 dias, realizaram reunião nesta quinta-feira para analisar mais uma vez a proposta do governo, já rejeitada em assembleia. A reunião foi feita no prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, mas não gerou novidades. O comando de greve agendou nova assembleia geral da categoria para a terça-feira, às 9h, no mesmo local, com objetivo de decidir os rumos do movimento. “Esperamos negociar, estamos dispostos, mas se o governo insistir em não enviar proposta real, concreta, a greve pode entrar pelo São João”, diz o presidente do sindicato dos professores (APLB), Rui Oliveira. Informações G1.


GUANAMBI: PREFEITO ACUSADO DE AUTOPROPAGANDA

GUANAMBI: PREFEITO ACUSADO DE AUTOPROPAGANDA Peça publicitária da prefeitura local | Reprodução

Sindicalistas de Guanambi, no centro-sul baiano, ingressaram na Justiça local com uma ação popular com pedido de liminar contra o prefeito Charles Fernandes (PP). Segundo os autores da ação, o comerciário Alípio Guimarães e a trabalhadora rural Bete Lima, o gestor tem inaugurado obras públicas com suposto caráter publicitário de sua própria administração. Segundo eles, haveria “utilização de meio publicitário para autopromoção” nas peças feitas pelo prefeito. “Até mesmo a inauguração de um sanitário público foi motivo para farta mobilização administrativa de publicidade”, reclamam os representantes das entidades de classe. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a prefeitura de Guanambi nesta quinta-feira (7), mas ninguém atendeu. Informações Bahia Notícias.


GILSON DIAS PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DO IDBS

GILSON DIAS PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DO IDBS O empresário contou sua trajetória empresarial aos alunos (Foto: Divulgação)

O empresário Gilson Dias foi o escolhido para realizar uma palestra para os alunos do Curso de Manutenção em Microcomputadores do Projeto Trilha do IDSB (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano), o que ocorreu no último dia 31 de maio. Com o tema Empreendedorismo, a palestra aconteceu na sede da UAB – Universidade Aberta do Brasil. “Falei um pouco sobre a minha trajetória profissional, como eu comecei como empresário. Além de falar sobre a minha história de vida, também comentei sobre os investimentos que tenho feito em Brumado e os meus projetos futuros”, relatou Dias. Para o empresário, a experiência de ser palestrante foi muito boa. “Espero ter contribuído para que os alunos saibam como é estar no mercado de trabalho e também sobre como montar a própria empresa. Agradeço o convite feito pela instrutora do Curso, Myrne Jamile Lima, e também agradeço a receptividade que tive dos alunos”, emendou.


PR REALIZARÁ CONVENÇÕES EM BRUMADO DIA 30

PR REALIZARÁ CONVENÇÕES EM BRUMADO DIA 30 O primeiro partido a anunciar as convenções é o PR

O primeiro partido político de Brumado a convocar sua convenção para a escolha dos candidatos é o PR (Partido da República), que estima lançar treze candidatos a vereadores e articulações estão acontecendo para compor a majoritária. A Convenção Municipal do PR será realizada no dia 30 de junho, com início às 08h com término às 17h e deverá acontecer na Câmara de Vereadores de Brumado. O presidente da comissão provisória do partido em Brumado, Weliton Lopes do Nascimento, disse que “está Seguindo a orientação do Deputado Federal  Mauricio Trindade e da direção estadual. Estaremos discutindo o apoio ao candidato Aguiberto Lima Dias”. Ainda segundo Lopes “Não temos dúvidas que o partido terá representantes na Câmara Municipal na próxima legislatura, dando um importante passo para o seu crescimento, tendo em vista não possuir nenhum na atual”. O PR ira realizar uma reunião interna com os filiados na próxima semana para todas as providências referente às candidaturas.


PREFEITURA DE BRUMADO NÃO DARÁ FERIADO NESSA QUINTA

PREFEITURA DE BRUMADO NÃO DARÁ FERIADO NESSA QUINTA A administração municipal está em funcionamento (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Nesta quinta-feira, 07, é celebrado o Corpus Christi. Como esta data é feriado nacional, alguns estabelecimentos não funcionam. As agências bancárias não terão expediente. Todos os órgãos da administração pública estadual estarão fechados. A Prefeitura Municipal de Brumado não dará o feriado e segundo informações obtidas pela reportagem do Brumado Agora, as repartições do município estarão em pleno funcionamento nesse dia.


NOTA DE AGRADECIMENTO AO SAMU

NOTA DE AGRADECIMENTO AO SAMU

A família do saudoso Joel da Silva Porto agradece a toda equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, de Brumado, por todas as vezes que lhes prestaram atendimento. Agradecem ainda pelo profissionalismo, dedicação, paciência e por ter transmitido tranquilidade nos momentos de agonia. “Que Deus os abençoe para que possam salvar a vida de muitas outras pessoas”, dizem os familiares.


2012: TRE-BA ALERTA PARA PRAZOS

2012: TRE-BA ALERTA PARA PRAZOS

A chegada do período das convenções, pontapé para a confirmação das candidaturas, exige dos pré-candidatos interessados a ingressarem de vez na disputa a seguirem atentamente os prazos eleitorais. A desincompatibilização é um dos requisitos importantes, já que prevê o afastamento do cargo exercido pelo candidato, evitando assim que ocorra a inelegibilidade. Aqueles postulantes que integram o poder executivo, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), têm até amanhã para se desincompatibilizarem de suas funções. Alguns casos abrem espaços para dúvidas. Informações Tribuna.


BRUMADO: JOÃO BONFIM SOLICITA RECUPERAÇÃO DO HEMOBA

BRUMADO: JOÃO BONFIM SOLICITA RECUPERAÇÃO DO HEMOBA Hemoba de Brumado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

O Deputado João Bonfim encaminhou, no início desta semana, solicitação ao Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, para a recuperação, em caráter emergencial, da estrutura física do HEMOBA de Brumado. As péssimas condições das estruturas física e hidráulica da Unidade têm comprometido o atendimento e impedido as doações por parte dos voluntários, resultando na diminuição do estoque do banco de sangue.


IFBA REALIZA I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

IFBA REALIZA I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1ª Semana de Ciência e Tecnologia IFBA - Brumado

O IFBA – Instituto Federal da Bahia – realizará até o dia 08 de junho a I Semana de Ciência e Tecnologia, no prédio do Instituto, no bairro do Tanque, em Brumado. O evento contará com palestras, mini-cursos (informática e edificações), Projeto ‘Telescópio na Praça’ e laboratório móvel de informática. O objetivo da programação é promover a formação histórico-crítico, oferecendo pesquisa ensino e extensão, com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país. Na sexta-feira, 08, a partir da 18:30 horas, será realizada uma seção de observações astronômicas, como encerramento da I Semana de Ciência e Tecnologia do IFBA-Brumado. Segundo o Diretor do IFBA-Brumado, Ney Freitas, espera-se no evento uma presença significativa  da população de Brumado, crianças, jovens, adultos, idosos  e entusiastas da astronomia. O evento é uma realização do Instituto Federal da Bahia e conta com o apoio da Prefeitura de Brumado.


ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO É NO POSTO JAJA

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO É NO POSTO JAJA Posto Jaja (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Se você vai viajar nesse feriadão, não se esqueça de alguns cuidados com o seu veículo. É importante manter o carro alinhado e balanceado. Então, vá ao lugar certo! Corra até o Posto JAJA, em Brumado, que dispõe do serviço de Alinhamento e Balanceamento Computadorizado. O Posto JAJA também oferece combustível de qualidade, atendimento preferencial, faz troca de óleo e funciona todos os dias, das 05h às 21h. O Posto JAJA está localizado na Avenida Centenário saída para Caetité.
 


BRUMADO: 135º ANIVERSÁRIO COM ATIVIDADES CULTURAIS

BRUMADO: 135º ANIVERSÁRIO COM ATIVIDADES CULTURAIS Aniversário de 135 anos de Brumado será comemorado com atividades culturais (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Como já tínhamos noticiado que Brumado não teria a festa de aniversário nesse ano de 2012, a prefeitura Municipal divulgou em seu site oficial na tarde dessa terça-feira, 05, matéria confirmando a não realização dos festejos. Segundo a administração, “Mediante esta recomendação do TCM o gestor Eduardo Lima Vasconcelos que administra os recursos públicos com extrema competência e responsabilidade definiu que o aniversário de 135 anos da cidade não será comemorado com festa e sim com realização de eventos culturais”. A nota não traz a programação. De acordo o prefeito Eduardo Vasconcelos, “Sabemos que a população tem prazer em comemorar o aniversário da cidade com a festa animada com bandas, assim como foi em todos os anos da atual administração, mas temos que ter a consciência e a responsabilidade de utilização dos recursos públicos, principalmente neste momento em que passamos por grandes dificuldades de abastecimento em virtude da longa estiagem. Acredito que nosso povo entenderá a nossa decisão”, observou o prefeito.


MEC VAI ABRIR 360 VAGAS EM CURSOS DE MEDICINA NA BAHIA

MEC VAI ABRIR 360 VAGAS EM CURSOS DE MEDICINA NA BAHIA Das vagas baianas, 260 serão em universidades federais, todas no interior do estado

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça (5) que a Bahia vai abrir 360 vagas em cursos de Medicina, até o final de 2013. O aumento na oferta segue um crescimento nacional, já que, no total, serão criadas 2.415 vagas em universidades de todo o país, visando reduzir o déficit na relação número de médicos por número de habitantes. Das vagas baianas, 260 serão em universidades federais, todas no interior do estado (ver quadro). As outras 100 vagas serão oferecidas pela Universidade Salvador (Unifacs), que tem previsão de abrir um novo curso de Medicina na capital já no segundo semestre deste ano. A Bahia conta hoje com 1,1 médico para cada grupo de mil habitantes, ficando abaixo da média nacional (1,8). No geral, o Brasil está bem abaixo de países como Estados Unidos (2,4), Austrália (2,8) e Alemanhã (3,6). “Nosso esforço é ampliar com qualidade a quantidade de vagas em cursos de medicina. Não estamos com pressa, queremos fazer bem-feito”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Informações Correio.

Novas vagas
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), campus Barreiras.
80 Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), Itabuna 
40 Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Afonso
60 Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Santo Antônio de Jesus 
100 Universidade Salvador (Unifacs), Salvador


GREVE DOS PROFESSORES NA BA BATE RECORDE DE DURAÇÃO

GREVE DOS PROFESSORES NA BA BATE RECORDE DE DURAÇÃO Já são 57 dias sem aula em todo o estado (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A greve dos professores estaduais na Bahia chega nessa quarta-feira a 57 dias de duração, batendo o recorde anterior de tempo de paralisação da categoria, de 56 dias, registrado em 2007 – o primeiro ano de governo do atual chefe do executivo baiano, Jaques Wagner (PT). Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, os docentes decidiram pela manutenção do movimento. A próxima assembleia está marcada para o dia 12. Cerca de 1,1 milhão de alunos estão sem aulas no Estado por causa da greve. Os professores reivindicam reajuste linear imediato de 22,22% nos salários da categoria. O governo, que afirma não ter condições orçamentárias de atender ao pleito, concedeu o índice apenas aos docentes que não têm curso superior, para que o salário deles atingisse o piso nacional da categoria. Para os que têm curso superior – e que já ganhavam mais que o piso -, o reajuste aprovado foi o mesmo que abrangeu todo o funcionalismo estadual, 6,5%. Informaçoes Agência Brasil.


JOÃO BONFIM PARTICIPA DE ASSINATURA NA CAR

JOÃO BONFIM PARTICIPA DE ASSINATURA NA CAR João Bonfim participa de assinatura de convênios na CAR (Foto: Divulgação)

A assinatura dos convênios, realizada pelos presidentes Almir da Silva Leite (Associação Água Boa, Furados de Maria Nova e Canudos) e João Batista Carvalho Meira (Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Caatinga Grande), viabilizará a construção de cisternas nas Comunidades de Caatinga Grande e Furados de Maria Nova. Além do Deputado João Bonfim e do Secretário Wilson Brito, também participaram do ato a Vereadora Olindina Reis (PDT),o advogado José Carlos Reis e o Gerente da EBDA de Brumado, Frederico Neves. Ainda como parte das ações desenvolvidas por João Bonfim com o objetivo de amenizar os efeitos da seca na região, recentemente foi assinado outro convênio para construção de cisternas na Comunidade de Mirante. Além dos convênios assinados, foram entregues no mês passado 61 cisternas para os moradores da Fazenda Lagoa do Mourão e Cruz.


OBRAS DA FIOL PARAM NOVAMENTE EM BRUMADO

OBRAS DA FIOL PARAM NOVAMENTE EM BRUMADO As obras foram paralisadas nessa terça-feira (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Fiol - Ferrovia de Integração Oeste-Leste – paralisou as atividades no lote quatro, que engloba a região de Brumado, nesta terça-feira, 05. Segundo informações obtidas pela reportagem do Brumado Agora, os serviços de terraplanagem, almoxarifado e os escritórios tiveram suas atividades suspensas, devido a questões burocráticas entre a Valec, Andrade Gutierrez e empreiteiras. Todas as obras do lote quatro estão paradas e ainda não há informações de quando serão retomadas.


LIVRAMENTO: PAULO AZEVEDO PRÉ-CANDIDATO DE OPOSIÇÃO

LIVRAMENTO: PAULO AZEVEDO PRÉ-CANDIDATO DE OPOSIÇÃO Dr. Paulo Azevedo definido pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição em Livramento (Foto/Reprodução: Mural de Notícia)

O médico Dr. Paulo César Azevedo (PRP) será lançado oficialmente pré-candidato a prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, nos próximos dias pelos partidos PP, PDT, PSL, PRTB, PV e PSDB, todos integrantes do grupo de oposição liderado pelo ex-prefeito Emerson Leal, que, inclusive, estará presente ao ato político em Livramento. Segundo o site Mural de Notícias, apenas ficará em aberto a definição do nome para vice-prefeito, que somente será conhecido até a data da convenção partidária prevista até 30 de junho, sendo o vereador Paulo Lessa (PP) um dos nomes cotados para a vaga. Ainda segundo o Mural de Notícias, os partidos que participam da futura coligação querem compor uma forte aliança, todos unidos em torno de um grandioso projeto político e administrativo para Livramento, com a proposta de um novo governo voltado para a construção de um tempo novo e de dias melhores.


'BRUMADO HUMOR' BRUMADO AGORA É 'BRURACOS'

'BRUMADO HUMOR' BRUMADO AGORA É 'BRURACOS' A imagem satiriza os problemas de buracos em Brumado

Graves problemas de infraestrutura vêm sendo observados em Brumado, principalmente, tratando da quantidade de buracos pelas vias. Para ironizar ainda mais este problema, o perfil do Facebook 'Brumado Humor' publicou a imagem de uma rua toda esburacada e pintada com o nome IPVA. A imagem publicada na página  do Facebook tem alguns comentários como: "Verdade acorda prefeito". "aqui não desviamos dos buracos, escolhemos se caímos nesse ou naquele". Outro local bastante criticado pela comunidade é a Avenida João Paulo I, que teve o asfalto retirado, devido à quantidade de crateras que existiam, para a colocação de paralelepípedos, serviço esse não aprovado pela população. Cabe lembrar, que parte da avenida ainda continua esburacada.


ACONTECEU EM BRUMADO PASSEATA ECOLÓGICA

ACONTECEU EM BRUMADO PASSEATA ECOLÓGICA 1ª Passeata Ecológica. 5 de junho dia do Meio Ambiente (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Nesta terça-feira, 05, aconteceu em Brumado a Passeata Ecológica, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com início no largo da Cesta do Povo, às 08h, passando pelas principais avenidas da cidade e seguindo para a  ponte da Avenida Coronel Santos, localizada sobre o Rio do Antônio, onde todos os manifestantes deram as mãos, simbolizando a necessária proteção àquele Rio. No sentido de dar mais objetividade à Passeata, a comissão organizadora levou para a  via pública, documentos destinados à órgãos públicos locais e protocolou, logo após o término da manifestação. O Coordenador do Modera - Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio, Jorge Valério, em entrevista ao Brumado Agora, disse: "estamos aqui com a sociedade organizada dando uma demonstração de vida, estamos realmente contentes com essa participação e gostaríamos que a população em peso estivesse participando. Devido a uma falta de cultura de protesto e também por causa dos afazeres do dia-dia, por ser um dia útil, não foi possível aglutinar muita gente, o nosso propósito não é só sensibilizar a população como também buscar o comprometimento dos poderes públicos". Aurino Ferreira, presidente do Modera,  falou sobre a caminhada e o abraço simbólico ao Rio do Antônio. "o Rio é o maior ponto de poluição aqui de nossa cidade, sabemos que temos outros pontos de poluição também, é um rio que está completamente morto. Várias pessoas de Brumado já tomaram banho nesse rio, se os governantes tivessem pensado em cuidar do rio desde quando foi passado o esgoto sanitário para a Embasa, em 1971, esse rio não estaria do jeito que está hoje em dia". 
 

Clique nas imagens para ampliar - Fotos: Wilker Porto | Brumado Agora


GREVE: OPOSIÇÃO QUER QUE WAGNER PAGUE OS PROFESSORES

GREVE: OPOSIÇÃO QUER QUE WAGNER PAGUE OS PROFESSORES Oposição quer que MP noticie governador criminalmente

O líder da minoria na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Azi (DEM), anunciou durante a sessão desta segunda-feira, 4, que a oposição ingressará com uma representação solicitando ao Ministério Público que noticie criminalmente o governador Jaques Wagner, por descumprir a decisão judicial que determinou o pagamento imediato dos salários dos meses de abril e maio dos professores em greve. A ação será protocolada nesta terça-feira, caso o governo não efetive o pagamento dos docentes. Paulo Azi criticou ainda a forma deselegante com que o governador tratou aos profissionais de imprensa que o entrevistaram pela manhã na TV Bahia. Mostrando-se solidário aos jornalistas, o democrata considerou a postura de Wagner "mal educada", nas respostas às perguntas que lhe eram endereçadas. O líder observou que durante os quase 11 minutos de entrevista o governador buscou claramente colocar a opinião pública contra o movimento dos professores e em nenhum momento referiu-se aos recursos do Fundeb, que tiveram um aumento de 22%, ao acordo assinado pelos integrantes de seu governo com a categoria, assim como não tocou na questão do piso nacional, determinado por lei federal e que, segundo Azi, o governo teima em descumprir. Informações Blog do ACM Neto.


A IBAR VENCEU AMISTOSO NO FINAL DE SEMANA PASSADO

A IBAR VENCEU AMISTOSO NO FINAL DE SEMANA PASSADO A equipe brumadense não para sua preparação (Foto: João Augusto | Brumado Agora)

A Ibar Brumado continua a preparação para a Liga do Nordeste, que acontecerá em Lagarto – SE. No último sábado (02), a equipe brumadense entrou em quadra no Ginásio Antônio Alves Ribeiro, para enfrentar a equipe da Caixa Econômica Federal de Salvador e venceu o time da capital por 7 a 3 . Nesse jogo, somente os jogadores de Brumado foram testados.


A M & M MOTOS REALIZA IV SIPAT

A M & M MOTOS REALIZA IV SIPAT IV SIPAT na M & M Motos

De 04 a 08 de junho, a M & M Motos realizará a IV SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho, com o tema “A saúde do colaborador em foco”. O objetivo é trazer saúde e bem estar para o ambiente de trabalho em conjunto com todos os colaboradores. Dentre outras atividades, o evento contará com palestras do Dr.Alípio Joaquim da Silva Júnior, Dr. Germano Espíndola e Jairo Almeida Fraga.