SITE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BRUMADO ATUALIZADO

SITE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BRUMADO ATUALIZADO A página do legislativo na internet em constante atualização

Como forma de prestar contas de seu trabalho para a população e de mantê-la informada, a Câmara Municipal de Brumado está com site atualizado na internet. Além de notícias sobre as ações dos vereadores, o site conta com link para Prestação de Contas, Transparência e Gestão Fiscal. E ainda, para deixar a sociedade brumadense ciente sobre o que acontece nas sessões do Câmara, o site tem ainda as Pautas das Sessões e as Atas. Fique por dentro do que acontece no Poder Legislativo de Brumado, acesse www.cmbrumado.ba.gov.br.


BANHEIROS DO MERCADO DE ARTES ABANDONADO PELA PMB

BANHEIROS DO MERCADO DE ARTES ABANDONADO PELA PMB População cobra atitude da prefeitura em relação aos banheiros do Mercado de Artes (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

No dia do Aniversário de Brumado [segunda-feira, 11] a reportagem do Brumado Agora foi parada por um cidadão, no centro da cidade, que se disse revoltado com a situação dos banheiros que ficam ao lado do Mercado de Artes. Segundo o cidadão, "isso aqui é uma falta de vergonha, será que o prefeito não sabe desse problema? Os banheiros fechados e um mau cheiro enorme, devido ser um local fechado pessoas estão fazendo as necessidades no chão", disse o brumadense indignado. Outro cidadão disse que, "isso aqui é um tapa na cara do povo, nunca vi esses banheiros funcionando, só essa sujeira toda, não sei como o pessoal que fica no mercado de artes aguenta tanto mau cheiro". Recebemos ainda a informação de quem tem um homem dormindo dentro de um desses banheiros.


BARRA DA ESTIVA: MOTO COM CHASSI PINADO APREENDIDA

BARRA DA ESTIVA: MOTO COM CHASSI PINADO APREENDIDA A moto foi recupera pela Polícia Militar (Foto/Divulgação: PM)

Na manhã do último domingo, 10, durante uma abordagem, a polícia militar de Barra da Estiva Manhã identificou uma moto adulterada. A motocicleta de placa policial JQT_1278 - Cariacica ES, preta e com o chassi ‘pinado’, na verdade possuía placa policial JOT-1278  - Contendas do Sincorá e havia sido furtada do Povoado do Recanto, localizado na zona rural de Ituaçu. O condutor foi apresentado na delegacia local.


CAESG DIVULGA ESTATÍSTICA BIMESTRAL

CAESG DIVULGA ESTATÍSTICA BIMESTRAL Ações da Caesg sob o comando do Major Marcarenhas é divulgado

A Assessoria de Comunicação da CIPE/Sudoeste (CAESG) divulgou no início desta semana o balanço de ocorrências registradas no primeiro bimestre de comando do Major Mascarenhas. As ações e operações da Unidade Especializada resultaram na condução de mais de cem pessoas para a Delegacia de Polícia, pelo cometimento de diversos crimes: porte ilegal de arma, roubo e receptação, tráfico de drogas, dentre outros. Dois indivíduos que trocaram tiro com policiais da CIPE/Sudoeste foram atingidos e faleceram. Tiveram também várias operações de combate aos crimes envolvendo motocicletas: neste bimestre, foram mais de uma motocicleta apreendida por dia. Diversos cidadãos do sudoeste baiano agradeceram à Unidade pela recuperação de seu veículo roubado. Não houve assalto a Banco nos 80 municípios da área da CIPE/Sudoeste. Segundo o Maj Mascarenhas, o combate ao crime organizado, a partir deste próximo bimestre, será intensificado em toda região sudoeste, sobretudo contra os crimes de tráfico de drogas, roubo, receptação, contrabando e jogos de azar, e na prevenção de assalto às Instituições Financeiras.


BRUMADO: ILUMINAÇÃO DA BA 262 É INAUGURADA PELA PMB

BRUMADO: ILUMINAÇÃO DA BA 262 É INAUGURADA PELA PMB Segunda etapa de iluminação das entradas de Brumado é inaugurada (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na noite desta segunda-feira (11) o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos inaugurou a segunda etapa do sistema de iluminação que será implantado nas três entradas de Brumado. Nesta fase foi iluminada a entrada de Brumado pela BA – 262 (sentido Vitória da Conquista) num total de 6,48 KM até a rotatória com a BR - 030. Essa é uma obra do Governo do Estado, através do vice-governador, Otto Alencar, que ocupa a pasta de secretário de Infraestrutura.  Agora só falta a inauguração da saída para Caetité que terá sua pista iluminada em 7,5 KM. Toda a obra ficará em um custo total de R$ 649.511,33. Estiveram presentes ao evento vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade organizada e populares.


MAURÍCIO TRINDADE: SOU PRÉ-CANDIDATO EM SALVADOR

MAURÍCIO TRINDADE: SOU PRÉ-CANDIDATO EM SALVADOR Deputado Federal pelo PR, Maurício Trindade

O Deputado Federal Maurício Trindade (PR) esteve em Brumado na noite dessa segunda-feira, 11, participando de algumas cerimônias da prefeitura municipal em comemoração ao aniversário de 135 anos de emancipação política da cidade. Em rápida conversa com a nossa reportagem, ao ser questionado se está mesmo como pré-candidato para concorrer ao cargo de prefeito na capital do estadual, Trindade disse, “sim, estou em busca de apoios para viabilizar minha candidatura”. Mauricio que há algum tempo não tinha aparecido em Brumado, veio para participar dos eventos oficiais. Em uma brincadeira, o ex-assessor especial Weliton Lopes, presidente do PR em Brumado, pediu para que a imprensa registrasse uma foto dos dois pré-candidatos, Maurício Trindade (PR) e Aguiberto Lima Dias (PSL) juntos. O deputado anunciou ainda que conseguiu através do governo federal uma retro escavadeira para o município.

MAURÍCIO TRINDADE: SOU PRÉ-CANDIDATO EM SALVADOR Maurício Trindade e Aguiberto Lima Dias (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

BONFIM INDICA MOÇÃO DE APLAUSOS A BRUMADO NA AL-BA

BONFIM INDICA MOÇÃO DE APLAUSOS A BRUMADO NA AL-BA O Deputado Estadual João Bonfim indicou moção de aplausos pelo aniversário de Brumado

O deputado estadual João Bonfim, apresentou na Assembléia Legislativa da Bahia, Moção de Aplausos e Congratulações pelo transcurso dos 135 anos de emancipação político-administrativa do Município de Brumado, que foi completado nessa segunda-feira, 11. Localizado na região sudoeste do Estado, o Município de Brumado, também conhecido como, capital do minério, possui uma população estimada em 64.000 (sessenta e quatro mil) habitantes, fonte IBGE/2010. Município integrante do Território de Identidade do Sertão Produtivo, destaca-se por apresentar um dos melhores índices de desenvolvimento econômico e social da região, bem como um dos melhores níveis de desenvolvimento intelectual da Bahia. O Município de Brumado, importante entroncamento rodo-ferroviário (BA 262, BA 148 e BR 030), tem se consolidado como cidade pólo regional, cujo desenvolvimento econômico está ainda mais aquecido com o início das obras da FIOL - Ferrovia da Integração Oeste-leste, que em paralelo a já histórica FCA - Ferrovia Centro-atlântica, consolidará Brumado como um dos mais importantes entroncamentos rodo-ferroviário do Brasil. “Essa é a nossa Brumado, cidade de um povo trabalhador, hospitaleiro e alegre, da qual tenho muito orgulho e sinto-me honrado, também como filho dessa terra, em fazer parte da história dessa cidade, cuja população, pela qual tenho o maior respeito e admiração, me proporcionou a oportunidade de representá-la frente ao legislativo estadual, e para esse povo coloco a disposição o meu mandato como deputado estadual. Trabalhar sem medir esforços para alavancar ainda mais o desenvolvimento desse Município, é e sempre será o nosso compromisso para com toda população brumadense. Congratulo e parabenizo o povo de Brumado, suas autoridades e todos que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento dessa Gloriosa Terra, abençoada por Deus e pelo seu padroeiro, o Bom Jesus”, finalizou Bonfim.


POLÍCIA APREENDE DROGAS COM MENORES EM BRUMADO

POLÍCIA APREENDE DROGAS COM MENORES EM BRUMADO Todo o material apreendido e os menores foram encaminhados para a 20ª Coorpin (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

A Polícia Militar de Brumado com o PETO – Pelotão Especial Tático Operacional apreendeu no início da tarde dessa segunda-feira, 11, três menores no Bairro São Jorge. Os garotos foram abordados pelos policiais em frente uma residência, ao adentrarem na casa para uma vistoria, foi encontrada uma mala de viagem no quintal próximo de um esgoto com: 95 trouxinhas e 24 papelotes de maconha, 8 trouxinhas de cocaína, 1 balança de precisão, 3 celulares, 3 carregadores, 2 facas, 1 facão e 1 carregador de rádio comunicador. Segundo informações da polícia os menores já têm passagens por tráfico de drogas. Um policial informou à nossa reportagem que foi possível chegar à droga, devido denúncias feitas pelos moradores. A casa onde foi encontrado todo o material foi dominada pelo tráfico, os moradores foram expulsos do local para que pudessem fazer o comércio de drogas.


2° QUERMESSE NA COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO

2° QUERMESSE NA COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO 2ª Quermesse da Comunidade São Cristóvão

A comunidade São Cristóvão realizará, no próximo 16 de Junho, a partir das 19:00 horas, a 2° Quermesse da Comunidade São Cristóvão. O evento contará a apresentação e encenação do nascimento de São João Batista, apresentação de quadrilha e as presenças de Lázaro e os violeiros do programa ‘’Chapéu de Palha’ da Rádio Nova Vida, Marcondes e Marlúcio e Dr. Adriano Reis com sua viola, logo após, haverá show com a Banda Leite e Mel. Será um momento de Cultura, Evangelização e muita alegria.


11 DE JUNHO ANIVERSÁRIO DE BRUMADO, 135 ANOS

11 DE JUNHO ANIVERSÁRIO DE BRUMADO, 135 ANOS 'BRUMADO' São 135 anos de História

No fim do século XVIII, o Capitão Francisco de Souza Meira, acompanhado de um grupo de aventureiros, chegou a nossa região com o objetivo de conquistar terras. Em meados de 1813, o Capitão fundou a fazenda Bom Jesus do Campo Seco, onde se fixou. Em 1877 o local foi elevado à categoria de vila, nascendo o povoado Bom Jesus dos Meiras. Território advindo do desmembramento do de Caetité, em 1931 o município passou a ter o nome de Brumado.

De lá para cá já são 135 anos da cidade que é hoje conhecida como a ‘Capital do Minério’. Com seus quase 65 mil habitantes e economia voltada para mineração, Brumado é atualmente o município da região com melhores índices de desenvolvimento social e econômico, perdendo apenas para Vitória da Conquista.

Mas o que faz de Brumado ser o que é hoje não é só o solo repleto de minérios e estar num entroncamento rodoviário significante (BA-262; BA-148 e BR-030), e sim o seu povo.

Os moradores de Brumado, conhecidos por ser bastante receptivos, foram os que fizeram Brumado crescer. É a população de Brumado que tem levado o nome da cidade para fora. É o povo nascido no município das brumas que faz as pessoas de outras cidades querer ficar mais por aqui e amar esse lugar.

Então, nesse 11 de junho de 2012, o Brumado Agora parabeniza a população de Brumado por mais um aniversário do município e pela busca em fazer de Brumado um local ainda melhor para viver.


JOÃO BONFIM PARABENIZA BRUMADO E COMEMORA A INAUGURAÇÃO DA NOVA ENFERMARIA

JOÃO BONFIM PARABENIZA BRUMADO E COMEMORA A INAUGURAÇÃO DA NOVA ENFERMARIA O Deputado Estadual João Bonfim parabeniza Brumado pelos seus 135 anos de emancipação política (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Na semana que antecede o aniversário de Brumado, o Deputado João Bonfim parabeniza a cidade pelos seus 135 anos de emancipação política e comemora mais uma conquista do seu mandato, a inauguração, ocorrida na sexta-feira, 08, da Nova Enfermaria Luzia Souza Da Silva, obra na qual teve participação decisiva. Esta conquista se soma a outras muito importantes, a exemplo do anúncio feito por Bonfim, no início deste ano, da liberação do convênio para construção do módulo de UTI do Hospital Magalhães Neto, mais uma vitória significativa para a saúde pública do município. Em entrevista concedida na última sexta-feira (08) a imprensa, João Bonfim apresentou um balanço das suas ações mais recentes em prol da população brumadense, principalmente no que se refere ao atendimento, por parte da Embasa, a diversas solicitações suas que visam diminuir o sofrimento da população por conta da seca que assola a região. O Deputado falou ainda do orgulho que sente por ser filho desta terra e reafirmou a sua pré-candidatura a prefeito de Brumado.


VEREADORES APROVAM DOAÇÃO DE TERRENO PARA 34ª CIPM

VEREADORES APROVAM DOAÇÃO DE TERRENO PARA 34ª CIPM Assim que sancionado pelo prefeito Eduardo o terreno pertencerá Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Foto: WIlker Porto | Brumado Agora)

Em sessão ordinária do dia 04 de junho de 2012, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 009/2012, enviado pelo Poder Executivo, que trata sobre a doação do imóvel onde fica a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, para a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. O objetivo do Projeto é regularizar a doação, já que o terreno continuará com a Polícia Militar. De acordo com o Projeto, o terreno ainda estava irregular, constando como terreno doado à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, para funcionamento do Núcleo do Projeto Sertanejo de Brumado, o qual foi extinto. O imóvel está localizado na Avenida Centenário, nº 900, Bairro Novo Brumado, e consta no documento que o mesmo não poderá ser destinado para outro fim que não seja de abrigar a 34ª CIPM. O prefeito municipal Eduardo Vasconcelos justificou a necessidade do Projeto pelo fato de a 34ª CIPM já estar com sua sede no terreno, tendo feito recentemente reformas no imóvel. “Porém, essas instalações não satisfazem, atualmente, as necessidades da Companhia”, comentou o gestor. Com o Projeto de Lei aprovado, e logo sancionado pelo Prefeito Municipal, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia terá oficialmente o terreno.


PRAZO PARA CONVENÇÕES COMEÇA NESTE DOMINGO

PRAZO PARA CONVENÇÕES COMEÇA NESTE DOMINGO As convenções podem ser realizadas até dia 30

O prazo para a realização de convenções partidárias para decidir sobre a formação de coligações e escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano começa neste domingo (10) e segue até o próximo dia 30. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fixa o calendário para o pleito, prevê ainda a proibição da transmissão em emissoras de rádio e televisão de programas apresentados por candidatos. Também a partir deste domingo, passam a ter direito de resposta candidatos, partidos ou coligações alvos de calúnia, difamação ou injúria divulgadas por veículos de comunicação. A propaganda gratuita das legendas será suspensa a partir do dia 1º de julho, quando também passa a ser vetada a publicidade política paga no rádio e na TV. O período de propaganda eleitoral gratuita começa em 21 de agosto e vai até 4 de outubro. Informações do G1.


PREFEITURA DE BRUMADO CONTINUA CONTRATANDO

PREFEITURA DE BRUMADO CONTINUA CONTRATANDO A prefeitura de Brumado convoca aprovados em processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, convoca os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 03/2012 da Secretaria Municipal de Saúde, para assinatura dos respectivos contratos, os quais deverão comparecer no Setor de Recursos Humanos da SESAU, localizado no prédio da Prefeitura Municipal de Brumado – Pça. Cel. Zeca Leite, 415, Centro de Brumado, até o dia 13 de junho, nos horários das 08h às 12h e das 14h às 18h. Veja o Edital.


PROFESSORES APRESENTARÃO CONTRAPROPOSTA AO GOVERNO

PROFESSORES APRESENTARÃO CONTRAPROPOSTA AO GOVERNO O movimento da greve já bate record e dura 60 dias

O Sindicato dos Trabalhadores de Educação na Bahia (APLB) se reunirá neste sábado (9) para discutir a elaboração de contraproposta à oferta reapresentada pelo governo do Estado para encerrar a greve dos professores estaduais na Bahia. O documento será entregue ao governador Jaques Wagner na segunda-feira (11), um dia antes da assembleia que decidirá os rumos do movimento, que já dura 59 dias. No entanto, de acordo com o diretor da entidade de classe, José Lourenço Dias, a confecção da proposta não sinaliza o fim da paralisação. “Nós vamos enviar a contraproposta na segunda-feira ao governador e esperamos que, até terça [12], o governo dê uma resposta positiva a ela. Caso não haja [resposta], a greve continua”, garantiu, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, os docentes esperam que o gestor volte à mesa de negociação com a categoria. “Ele apresentou essa proposta apenas na televisão, não sentou na mesa com a gente. Esperamos que ele destaque alguma representação do governo para sentar e negociar conosco”, pontuou. Wagner sugeriu reajustes de 22% a 26% em novembro deste ano e abril de 2013.


BRUMADO: ADESIVOS DO PT SÃO VISTOS EM CARROS

BRUMADO: ADESIVOS DO PT SÃO VISTOS EM CARROS Vários carros são vistos em Brumado com adesivos da legenda (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Com a proximidade do período das campanhas eleitorais, muitos carros já podem ser vistos, em Brumado, com adesivos partidários. Na manhã de sexta-feira, 09, a reportagem do Brumado Agora flagrou alguns automóveis com adesivos do partido dos trabalhadores (PT), com frases "Eu sou PT" e "Sou PT". Na cidade, o partido está pleiteando o cargo do executivo com a pré-candidatura da ex-deputada Marizete Pereira, que venceu as prévias internas do PT brumadense. Inclusive o carro da pré-candidata e de alguns pré-candidatos a vereadores também estão com o adesivo.


MANTIDA DECISÃO DO TJ SOBRE SALÁRIO DOS PROFESSORES

MANTIDA DECISÃO DO TJ SOBRE SALÁRIO DOS PROFESSORES STF considerou recurso do Governo da Bahia incabível. Categoria comemora.

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão da desembargadora Lícia Laranjeira que determina o pagamento do salário cortado dos professores da rede estadual, em greve há 60 dias. A decisão do presidente do Supremo, Ayres Britto, negou, nesta sexta-feira (8), o seguimento à suspensão de liminar da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Conforme a PGE, o mérito da liminar não foi julgado pelo STF, que recomendou que o recurso seja direcionado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O procurador geral do estado, Rui Moraes Cruz, informou, em entrevista ao Correio, que irá recorrer já na manhã deste sábado (9). A Procuradoria havia recorrido da decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determinava o provimento dos salários considerando-a "contraditória", já que ao mesmo tempo caracterizava a paralisação como ilegal. O representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, afirmou que, em respeito à decisão do STF, o Estado teria 72h para confirmar os pagamentos, que foram cortados em abril.


EDUARDO SE ENCONTRA COM PADRE ANTÔNIO MARIA

EDUARDO SE ENCONTRA COM PADRE ANTÔNIO MARIA Prefeito Eduardo Vasconcelos se encontra com Padre Antônio Maria (Foto: Divulgação)

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, esteve na noite dessa quinta-feira, 07, com o Padre Antônio Maria, sacerdote que leva a palavra de Deus a toda comunidade católica através de pregações e canto. O padre, que irá realizar apresentações nas cidades de Macaúbas e Guanambi, esteve em Brumado para visitar amigos de extrema consideração, e o encontro com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos oportunizou que conversassem sobre os problemas que os municípios baianos vêm passando em virtude da seca, estando Brumado mais afetado em determinadas localidades rurais, pois em virtude de ações que foram viabilizadas os que residem na zona urbana têm um pouco mais de tranqüilidade, assim como algumas rurais que foram beneficiadas com barragens e sistema de abastecimento de água. Bastante sensível ao sofrimento dos nordestinos o padre Antônio Maria exaltou a importância da oração e do amor ao próximo, pois nesta hora é que demonstramos o verdadeiro espírito de irmandade, ao auxiliarmos os que estão mais desprovidos. 


CAMINHÃO DE BRUMADO SE ENVOLVE EM ACIDENTE EM SC

Um grave acidente foi registrado logo no início da manhã de ontem no trecho Sul da BR-101, em Laguna (SC). Dois caminhões colidiram de frente e um deles só parou após atingir uma árvore às margens da rodovia, conforme mostra o vídeo disponível no Portal DS. O motorista ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolvendo os caminhões de Maracajá e Brumado (BA) foi registrada por volta das 7h, no Km 310. “O motorista do primeiro veículo teria dormido ao volante, invadiu a pista contrária e atingiu o outro caminhão, parando após bater em um eucalipto”, relata um patrulheiro. O motorista de Maracajá ficou gravemente ferido e foi hospitalizado. Já o condutor da Scania (de Brumado), de 32 anos, saiu ileso. A Polícia Militar de Laguna precisou ser acionada para conter populares que tentaram saquear a carga de gêneros alimentícios do caminhão. Houve tumulto, mas nada foi furtado. Informações Diário do Sul.


2012: A POLÍTICA BRUMADENSE AINDA INDEFINIDA

2012: A POLÍTICA BRUMADENSE AINDA INDEFINIDA Em Brumado ainda não é confirmada todas as chapas

Em Brumado, reuniões para a definição da chapas que concorrerão às eleições de outubro estão movimentado os bastidores da oposição. O 'Trio de Ferro' formado pelo Deputado Estadual João Bonfim (PDT), o empresário Vanderlito Souza (PCdoB) e o médico Marlúcio Abreu (PP), esteve reunido para definir quem será o candidato oficial, já que os três aparecem como pré-candidatos. Segundo informações obtidas pela reportagem do Brumado Agora, o Deputado Federal pelo Estado de Minas Gerais Newton Cardoso (PMDB) esteve em Brumado, na quarta-feira (6), para ajudar o grupo na definição da chapa, no entanto, ainda não há definição de quais serão os nomes para os candidatos a prefeito e vice. Existe uma grande expectativa da população em saber quem serão os candidatos, principalmente se haverá, ou não, uma terceira via, já que a política na cidade sempre foi polarizada. Vale lembrar que: Aguiberto Lima Dias (PSL) é o pré-candidato de situação, mas ainda não tem a confirmação de seu vice; Marizete Pereira (PT) já disse que não abre mão de sua candidatura, pois  tem o aval do Partido dos Trabalhadores em Brumado e na Bahia, mas ainda não definiu o vice; e ainda há a pré-candidatura do Partido Verde (PV) que, segundo o seu presidente local e pré-candidato Gilson Dias é pra valer e disputará o pleito.


BRUMADO: SECA NÃO AFETA ÁREA URBANA

BRUMADO: SECA NÃO AFETA ÁREA URBANA A cidade de Brumado mesmo situada no polígono da seca, consegue não sentir muito as consequências da estiagem (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Mesmo estando em estado de emergência por causa da seca, a cidade de Brumado no Sudoeste Baiano, não sofre com falta d'água na Zona Urbana. Graças a uma economia baseada na mineração e às obras estruturantes como a Barragem de Cristalândia, a sede do município, onde estão cerca de 50 mil habitantes,  não se percebe a gravidade da situação dos quase 20 mil da zona rural.  “Além dos investimentos em mineração, da obra da Ferrovia Oeste-Leste, contamos também com o Hospital Regional de Brumado, que traz muita gente para a cidade, ou seja, temos uma movimentação que compensa as perdas da seca”, informa o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, Manoel Messias, acredita que o fato da cidade não ter tido, até o momento, a necessidade de racionamento de água ajudou no baixo impacto da seca no comércio. “Não podemos negar que a seca afeta o comércio, mas estamos reagindo e mantendo promoções. Vamos, inclusive, realizar, no final do mês de julho, uma feira de negócios”. Informações Tribuna.