Obras nas BRs 349 e 430 podem começar em abril

Obras nas BRs 349 e 430 podem começar em abril
Foto/reprodução: Rádio Igaporã

O vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha (PR), foi informado pelo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues que nos próximos dias devem ser assinados os contratos para as obras de recuperação da BR 349, trecho entre Santa Maria da Vitória/Correntina/Entroncamento com BR 020 no Distrito de Rosário e da BR 430 entre Bom Jesus da Lapa/Riacho de Santana/Igaporã/Caetité. Otimista, o deputado acredita que as obras vão começar em abril. Em ambas as rodovias serão executadas obras emergenciais para recuperação dos trechos mais críticos, asfaltamento e reforço da sinalização, além do alargamento de pista e regularização do acostamento. A licitação das obras pelo Ministério dos Transportes só foi possível porque o deputado José Rocha se empenhou durante anos para que os dois trechos fossem federalizados, o que aconteceu em 2015, passando do Governo da Bahia para o Governo Federal. Conforme o ministro Antonio Carlos Rodrigues, a proposta vencedora das obras no trecho de 233 km da BR 349 foi de R$37,6 milhões(deságio de 25%) e dos 140 km da BR 430 chegou a R$ 14 milhões(deságio de 22%). Ambas licitações foram vencidas pela Construtora Centro Leste Engenharia.


Brumado: moradores reclamam de água com coloração escura que tem recebido da Embasa

Brumado: moradores reclamam de água com coloração escura que tem recebido da Embasa
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Moradores de diferentes bairros em Brumado questionam a qualidade da água que tem chegado em suas torneiras. Segundo relatos de populares ao Brumado Agora, a água distribuída pela Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento - tem apresentado cor marrom. A coloração diferente tem preocupado os usários que não receberam quaisquer informação da empresa sobre a alteração e se esta pode ser prejudicial a saúde.


Vara do Trabalho de Brumado funciona em turno único a partir de 4 de abril

Vara do Trabalho de Brumado funciona em turno único a partir de 4 de abril
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), incluindo a Vara do Trabalho de Brumado, implementa medidas para a redução das despesas de custeio e fixa o turno único de funcionamento das unidades do TRT5, na capital e no interior, das 8 às 15h30, de segunda a sexta-feira, em caráter excepcional, no período de 4 de abril a 19 de dezembro de 2016. As audiências já designadas em horário distinto poderão ser realizadas até 29 de abril, data em que se uniformizará o expediente. Também até 19 de dezembro, o atendimento ao público na Vara do Trabalho de Brumado será realizado das 9 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. O novo horário de funcionamento do Tribunal não implica redução de jornada de trabalho dos magistrados e servidores. As medidas objetivam reduzir despesas em razão dos elevados cortes no orçamento da Instituição, com redução de 31,99% no orçamento de custeio e de 92,00% nos recursos de investimentos previstos. Também, foi exposta a necessidade de se garantir o equilíbrio orçamentário do Regional e a não interrupção da prestação jurisdicional frente a este cenário. Outros 20 Tribunais Regionais do Trabalho também já reduziram o horário de expedientes em virtude dos cortes em toda a Justiça do Trabalho. Redução de contratos; adiamento de obras e reformas; suspensão de projetos que necessitem de investimentos; limitação de gastos com diárias e passagens, bem como materiais de consumo também estão entre as medidas anunciadas.


Brumado: com estoque limitado, Hemoba convoca doadores

Brumado: com estoque limitado, Hemoba convoca doadores
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A fim de garantir que o estoque de sangue esteja em nível aceitável, o Hemoba em Brumado apela para que pessoas se dirijam a unidade e façam a doação voluntária. O Hemoba está com estoque reduzido esta situação é preocupante. Todos os tipos sanguíneos são esperados. Na unidade em Brumado, localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, no Bairro Jardim Brasil, os doadores poderão comparecer no horário de 07h às 11h30.


Posse do advogado Luiz Viana como presidente (OAB-BA) pode ser anulada; fraude em eleição é analisada

Posse do advogado Luiz Viana como presidente (OAB-BA) pode ser anulada; fraude em eleição é analisada
Foto: Divulgação

A posse do advogado Luiz Viana como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) pode ser anulada. Existe uma denúncia de fraude nas eleições e , caso uma ação pelo crime de estelionato seja movida pelas chapas concorrentes , o advogado pode vir a perder o cargo. Segundo o Bahia Notícias, há documentos que indicam que  uma das conselheiras da seccional não atendia aos requisitos previsto no regimento do Conselho Federal para que pudesse ter um assento na entidade. Segundo a denúncia, Maíra Santana Vida, candidata a conselheira pela chapa “Mais OAB”, assinou a ficha de autorização de sua candidatura assegurando que exercia cinco anos de advocacia, como determina as regras da OAB. Entretanto, segundo documentos obtidos pelo advogado Fabrício de Abreu, a advogada só exercia a função há quatro anos e cinco meses quando se lançou candidata.  O candidato Carlos Rátis, da chapa “Coragem para Renovar”, em entrevista ao Bahia Notícias, afirmou que se reunirá com os demais advogados que integraram seu grupo na eleição de 2015 para discutir quais medidas serão adotadas diante da denúncia. Nenhuma das partes citadas na denúncia se pronunciou sobre o assunto.


Ituaçu: deputado Marquinho Viana participa de reunião com Diretório Municipal do PHS

Ituaçu: deputado Marquinho Viana participa de reunião com Diretório Municipal do PHS
Foto: Divulgação

No último sábado (26), o deputado Marquinho Viana (PSB) esteve no município de Ituaçu, onde participou de uma reunião com o Diretório Municipal do PHS, presidido por "Edilson Cabeça'. O parlamentar também apoia, no referido município, outros pré-candidatos a vereador.


Brumado: Aulas do CEB serão retomadas na segunda (04); merenda escolar não será oferecida

Brumado: Aulas do CEB serão retomadas na segunda (04); merenda escolar não será oferecida
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A equipe do Colégio Estadual de Brumado (CEB) comunica aos alunos, pais e/ou responsáveis que as aulas retornarão na próxima segunda-feira, dia 04 de abril. Informa, também, que devido a paralisação dos funcionários terceirizados - que estão mobilizados devido a atrasos em seus salários - a merenda escolar não será oferecida. "Esclarecemos que somente uma parte dos servidores retornaram as suas atividades. Sendo assim, não será possível oferecer a merenda escolar, até que tudo seja normalizado", explica a direção.


Consumo de energia no país cai 5,1% em fevereiro, mostra EPE

Consumo de energia no país cai 5,1% em fevereiro, mostra EPE
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou em fevereiro deste 38.495 gigawatts/hora (GWh), uma queda de 5,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Mais uma vez, a redução foi puxada pela demanda do setor industrial, que caiu 7,2% no período. Os dados fazem parte da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (31) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo a EPE – órgão do governo responsável pelo planejamento energético do país –, a queda de fevereiro foi generalizada, atingindo todas as classes e subsistemas. A retração de 7,2% na demanda energética do setor industrial, que reflete a retração da economia, teve o maior declínio na Região Nordeste, onde o consumo apresentou recuo de 11,5% em fevereiro deste ano sobre igual mês do ano passado. Em seguida, vêm as regiões Sudeste (-8,5%) e Sul (-7,4%), também com recuo superior à taxa global do setor.


Prefeito Aguiberto desmente com veemência boatos que apontam mudança partidária: 'são apenas especulações sem o mínimo fundamento'

Prefeito Aguiberto desmente com veemência boatos que apontam mudança partidária: 'são apenas especulações sem o mínimo fundamento'
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A informação dada de forma unilateral sem se ouvir as partes envolvidas continua sendo praxe de alguns blogs locais, que insistem em passar informações somente no intuito de infernizar a vida de políticos, sem se preocupar com a credibilidade e a opinião pública. A nova vítima deste tipo de ação reprovável foi o prefeito Aguiberto Lima Dias, que teve o seu nome citado numa veiculação, que afirmou que o chefe do executivo brumadense estaria insatisfeito no PDT e que, segundo interlocutores, já dava sinais de que poderia desembarcar da legenda. Em contato com o prefeito Aguiberto ele fez questão de desmentir com veemência e classificou a veiculação como maldosa. “Primeiramente, durante toda a minha vida pública, eu nunca autorizei a ninguém falar em meu nome sobre alguma atitude que iria ter que tomar, pois sempre que houve a necessidade disso eu vim a público e comuniquei os fatos”, iniciou explicando o gestor municipal que continuou argumentando que “quanto a esta veiculação, que classifico como maldosa e sem qualquer fundamento, eu posso afirmar que se houvesse qualquer resolução da minha parte eu já teria comunicado, pois eu sempre adotei a essa postura”. Aguiberto ainda fez questão de esclarecer que “eu não autorizei nenhum dos meus interlocutores a falar por mim, então, diante disso, posso afirmar que não existe base para tais colocações que só podem ser fruto de alucinação ou de mentes que só buscam me prejudicar, pois estou firme no PDT e não existiu, em momento algum, da minha parte, qualquer comentário no sentido de uma possível saída da legenda”.


Brumado: grupo se mobiliza a favor do governo da presidente Dilma Rousseff

Brumado: grupo se mobiliza a favor do governo da presidente Dilma Rousseff

Nesta quinta-feira (31), às 18h, acontece na área de convivência da UNEB - Universidade Estadual da Bahia -, no antigo Shopping Áppio, em Brumado, um ato político intitulado " Dia de defender a  democracia! Eu vou!". O grupo defende o governo da presidente Dilma Rousseff e tem como base em sua manifestação a defesa da democracia utilizando a hastag #NaoVaiTerGolpe. Toda a comunidade é convidada a participar da mobilização.


INFORME PUBLICITÁRIO

Bêda Auto Elétrica - Som e Acessórios

Bêda Auto Elétrica - Som e Acessórios

Livramento: Carlão e Emerson Leal caminharão juntos nas eleições municipais de 2016

Livramento:  Carlão e Emerson Leal caminharão juntos nas eleições municipais de 2016
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Mais uma página na corrida eleitoral deste ano em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, acaba de ser escrita. Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 31, onde reuniu representantes de rádios, sites e blogs, os caciques da política livramentense, Emerson Leal (Priquitão) e Carlos Souto Batista (Carlão), confirmaram a união para as eleições municipais. Questionado sobre o “pacto” realizado com Dr. Emerson, Carlão foi enfático em dizer que “continua sendo oposição, discordando da atual gestão de Paulo Azevedo”, mas que o atual momento o fez refletir a “tomar a melhor decisão para o meu partido e para o povo de Livramento”. Na ocasião foi formalizada a pré-candidatura de Emerson Leal, cabendo a Carlão indicar um vice-prefeito na mesma chapa, sendo que um dos nomes cogitados é o seu filho Mário Spínola, mas que conversas serão realizadas a fim de se chegar a uma conclusão definitiva. Na coletiva, Dr. Emerson destacou a importância dessa união para o cenário político livramentense. Questionado sobre a possível candidatura do atual prefeito, “Priquitão” desconversou, alegando que Dr. Paulo ainda não o comunicou sobre essa decisão. Com essa notícia, a corrida eleitoral desse ano começa a ganhar forma, cabe agora ficarmos atentos às novas páginas que irão se desenrolar a partir de agora.


Brumado: polícia recupera moto roubada; bandidos conseguiram fugir

Brumado: polícia recupera moto roubada; bandidos conseguiram fugir
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Uma motocicleta tomada de assalto na tarde de quarta-feira (30), por volta das 16h, em Brumado, foi recuperada por policiais PETO e Motociclistas. Segundo a polícia, três indivíduos ainda não identificados tomaram de assalto uma motocicleta Honda Pop, de cor branca, próximo ao Bairro Apertado do Morro, e fugiram sentido a comunidade Lagoa Funda. Os policiais se deslocaram para a referida localidade, conseguiram recuperar o veículo, mas os criminosos empreenderam fuga.


Copa do Nordeste: Bahia bate Fortaleza no Castelão e decide vaga na Fonte

Copa do Nordeste: Bahia bate Fortaleza no Castelão e decide vaga na Fonte
Foto: JL Rosa/Agência Diário

No clássico nordestino desta quarta-feira (30), o Bahia venceu o Fortaleza por 2 a 1, jogando na Arena Castelão. A partida foi válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Com o resultado, o tricolor agora tem a vantagem de empatar ou até perder por 1 a 0, que avança para a semifinal da competição. Além disso, o time cearense estava invicto a 24 jogos jogando no estádio. A partida começou difícil para o Esquadrão de Aço, isso porque o time cearense abriu o placar logo aos sete minutos, com Juninho, após aproveitar um cruzamento de Willian Simões. Porém, o Bahia não se abateu e não desistiu de buscar o resultado. Aos 32 saiu o empate. Juninho fez boa jogada pelo meio e arriscou de fora da área. A bola bateu no gramado e foi morrer nas redes do gol de Ricardo Berna. No primeiro lance após o tento, o tricolor baiano virou. Dessa vez Juninho recebeu na esquerda, cortou para o meio e encheu o pé direito para virar o jogo. No próximo domingo (3), o Esquadrão de Aço recebe o Fortaleza às 16h, na Arena Fonte Nova, na partida de volta das quartas de final do Nordestão.


Prefeitura de Brumado intensifica obras de recuperação das estradas vicinais do município

Prefeitura de Brumado intensifica obras de recuperação das estradas vicinais do município
Foto: Divulgação

Devido às fortes chuvas do início do ano em Brumado, os estragos feitos nas estradas vicinais do município foram muito grandes, fazendo com que, em alguns locais, as condições de trafegabilidade ficassem muito comprometidas, trazendo preocupação para as comunidades rurais atingidas. Diante disso, foi elaborado um grande planejamento, no qual, os locais mais atingidos e que são rota para os ônibus que fazem o transporte escolar tivessem a prioridade. O prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, definiram o cronograma de obras que vem sendo executado da forma mais ampla possível, buscando atender a grande demanda, já que a malha viária vicinal do município é muito extensa. Os serviços estão num ritmo muito intenso e, nesta última semana, foram realizados nas comunidades de Ubiraçaba, Samambaia, Lagoa de São João, Boi Morto, Agristin, Floresta, Furado de Maria Nova. Nas proximidades da sede do município equipes recuperaram a estrada que liga o Apertado do Morro à Fazenda Lamarão, Cachoeira e demais localidades da região. Os serviços já estão em fase final, mas a manutenção das estradas deverá continuar sendo efetivada no sentido da melhor conservação possível das mesmas.


Brumado: dupla assalta transeunte e é localizada pela PM

Brumado: dupla assalta transeunte e é localizada pela PM
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite de quarta-feira (30), a guarnição PETO da Polícia Militar foi acionada após denúncia de roubo a uma transeunte nas imediações da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), em Brumado. Segundo a polícia, dois indivíduos, que portavam um revólver e estavam a bordo de uma motocicleta, interceptaram a vítima e roubaram vários objetos. Foi realizada diligência e os criminosos foram localizados. Os objetos roubados, bem como a arma de fogo utilizada no roubo, foram apreendidos. A dupla foi encaminhada à delegacia.


Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio

Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio
Foto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 3030/15, do deputado Lincoln Portela (PRB-MG), que muda o Código Penal para aumentar, de 1/3 à metade, a pena do feminicídio se o crime for praticado em descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). O projeto será votado ainda pelo Senado. A matéria foi aprovada na forma de umsubstitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, de autoria do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Nele, são incorporadas mudanças constantes do PL 4572/16, do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), como o agravamento da pena se o crime for praticado contra pessoa portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental. Haverá novo agravante com aumento de pena também se o crime for cometido na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima. O Código Penal estipula a pena de reclusão de 12 a 30 anos para o homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio). 


Brumado: Ato de filiação de Alessandro Lôbo e Silva no PRB acontece hoje (31)

Brumado: Ato de filiação de Alessandro Lôbo e Silva no PRB acontece hoje (31)
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A comissão provisória do PRB - Partido Republicano Brasileiro - convida toda a população brumadense a participar do ato filiação do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva, ao partido. O evento acontece nesta quinta-feira, 31, às 18h, no espaço Celebrare, na Rua Marcolino Rizério, 33, no centro da cidade.


INFORME PUBLICITÁRIO

Mega saldão é na Loja Eletrosom

Mega saldão é na Loja Eletrosom
Clique na imagem para ampliar os preços.

Venha conferir o "Mega Saldão da Eletrosom". Tudo com descontos inbatíveis pra você economizar de verdade. A Eletrosom de Brumado fica situada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 286, no centro da cidade. 


Neste sábado (02), tem Happy Hour no Clube Social de Brumado

Neste sábado (02), tem Happy Hour no Clube Social de Brumado

Reúna a sua família e convidados e venha curtir o Happy Hour do Clube Social e Recreativo de Brumado. O evento acontece neste sábado (12), às 20h, com show de Joilson e Leidiane. Venha e desfrute deste momento de lazer.


Brumado: bandidos roubaram mais de 50 L de óleo diesel de caminhão no Bairro das Flores

Brumado: bandidos roubaram mais de 50 L de óleo diesel de caminhão no Bairro das Flores
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na última terça-feira (29), cerca de 55 litros de óleo diesel foram furtados de um caminhão pipa que estava estacionado na Rua Frei Caneca, no Bairro das Flores, em Brumado. Em depoimento a polícia, o proprietário informou que estacionou o veículo na referida via e foi para a zona rural do município. Contudo, ao retornar percebeu que não havia combustível no veículo. Não há informações sobre os autores do furto.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola

Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Pérola - Confeitaria e Conveniências - e experimente as mais variadas guloseimas além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas,  Sanduíche Natural,  Salgados, Pizza, Pão na chapa,  Sucos, Vitaminas, Farofa de Carne e ainda  grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Conheça a Padaria Pérola, localizada na Rua Cel. Santos, 327, Bairro São Félix (Saída para Vitória da Conquista). Telefones: (77) 3441-0754 / 9 9968-7717. Aceitamos encomendas!


MPF move ação e Justiça Federal condena prefeito de Ibicoara/BA por improbidade administrativa

MPF move ação e Justiça Federal condena prefeito de Ibicoara/BA por improbidade administrativa
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O atual prefeito de Ibicoara/BA, Arnaldo da Silva Pires, foi condenado pela Justiça Federal a devolver aos cofres públicos R$ 1.615.410,25 e a pagar uma multa civil no mesmo valor, pela prática de ato de improbidade administrativa, previsto na Lei nº 8.429/1992, cometidodurante mandato anterior por ele exercido. A Justiça determinou também a suspensão dos direitos políticos do gestor por oito anos; perda de função pública, se houver; e a proibição de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivo fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié acusou Pires pelo desvio ou aplicação irregular de verbas recebidas pela União. Dentre eles, repasses dos ministérios das Cidades, Esportes, Educação e Saúde. As ilicitudes referem-se a simulação de contratos com empresas privadas para a realização de obras, utilização e aquisição de materiais pagos pela própria prefeitura, quando a responsável pelo procedimento seria a vencedora da licitação, e montagem de concorrências para beneficiar empresas.

 

Ministério das Cidades

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), o prefeito teria simulado o processo licitatório no qual a empresa vencedora seria responsável pela pavimentação de uma das ruas de Ibicoara, com o objetivo de desviar recursos públicos. Nesse procedimento, técnicos da CGU não comprovaram a participação da empresa SOC Serviços Obras e Construções, declarada vencedora de uma licitação como realizadora da obra. Os auditores da Controladoria constataram também que os materiais utilizados na obra foram adquiridos e pagos pela própria prefeitura.

Em outro processo licitatório, também de pavimentação, foi constatado indício de concorrência forjada, visto que em todos os procedimentos abertos pela prefeitura figuravam como concorrentes as mesmas empresas – constituídas e mantidas com o consentimento do prefeito para estes fins fraudulentos, de acordo a ação. Os prepostos da CGU também não encontraram os endereços de algumas empresas, bem como as pessoas tidas como sócias dos estabelecimentos.

Recursos dos ministérios dos Esportes e da Educação

Em contratado firmado com a União a prefeitura também teria recebido recursos do Ministério dos Esportes para a construção de dois ginásios esportivos, um em Ibicoara e outro no distrito de Cascavel. Nos processos licitatórios, duas empresas saíram como vencedoras e, mais uma vez, os técnicos da CGU encontraram irregularidades nas contratações no ano de 2004. Foi verificado que as mesmas empresas participavam de um rodízio para concorrer às obras e, além disso, o sócio de uma das empresas derrotadas foi contratado pela prefeitura para fiscalizá-las. Em outra situação, foi constatado que o prefeito utilizou de nota fiscal falsa para justificar uma despesa de 4 mil reais, quantia recebida pelo Ministério da Educação para pagar a compra de materiais de cunho escolar.

Área da Saúde

O município recebeu também verbas do governo federal destinadas a financiar ações básicas na área da Saúde. No entanto, o ex-prefeito não apresentou os planos de saúde vigentes no município à época – Piso de Atenção Básica-Fixo, que visa auxiliar o município no custeio do atendimento à população em unidades de saúde, e o Piso de Atenção Básica-Variável, que estimula a organização de equipes de saúde da família – , como estava previsto na legislação. Segundo a ação proposta pelo MPF, as condutas dificultam a apreciação da legalidade das despesas.

Mandato – Os fatos que foram objetos da sentença da Justiça Federal que condenou Arnaldo Silva Pires pela prática de atos de improbidade administrativa foram praticados durante mandato anterior exercido pelo atual prefeito, que foi novamente eleito em 2012 para chefia do Poder Executivo municipal.

CONTINUE LENDO

Brumado: caminhonete D20 foi roubada na madrugada de hoje (30)

Brumado: caminhonete D20 foi roubada na madrugada de hoje (30)
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Uma caminhonete D20, placa policial DNN 3887 - Malhada de Pedras, foi roubada na madrugada desta quarta-feira (30), em Brumado. Quem tiver informações sobre o veículo deve entrar em contato através do telefone (77) 9 9951-5007, que será recompensado.


Comissão da Fiol e Porto Sul debaterá sobre os novos investimentos chineses

Comissão da Fiol e Porto Sul debaterá sobre os novos investimentos chineses

No próximo dia 06 de abril, às 11h, a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul receberá representantes de diversos órgãos para tratar dos novos cenários frente aos investimentos chineses nos empreendimentos. A audiência de trabalho foi aprovada durante a sessão da comissão, desta quarta-feira (30/3). O debate será realizado para esclarecer o processo de retomada das obras da Fiol e início das obras do porto, após o anúncio dos investimentos que serão realizados pela CLAI-FUND e pela China Railway Engineering Group n.10 (CREC), uma das maiores construtoras chinesas, para conclusão da Fiol, em associação ao Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin) e, ainda, a construção e operação do Porto Sul. Para fomentar o debate, foram convidados o vice-governador, João Leão, representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias (local e nacional), da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). Também é esperada a presença de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), além do SINTEPAV, CREA, dentre outras entidades. Segundo a presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos, a sessão foi proposta não só para buscar informações a cerca dosprocedimentos futuros para a concretização dos empreendimentos. “Esse não será apenas um momento para esclarecimentos, buscamos também prevê soluções para possíveis problemas, debater sobre os melhores caminhos para acelerarmos a retomada da Fiol e iniciarmos o Porto Sul. O acordo com os chineses é uma grande conquista, e a comissão atuará no que fornecessário para a conclusão dessas importantes obras”, afirmou.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais