Brumado: CIE Maria Sônia e Sá Teles e Magnesita premiam estudantes de melhor desempenho na II unidade

Brumado: CIE Maria Sônia e Sá Teles e Magnesita premiam estudantes de melhor desempenho na II unidade Foto: Divulgação

Segundo o filósofo e psicólogo americano, Wiliam James, “o princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser reconhecido”. Partindo deste pressuposto, na perspectiva de melhorar continuamente a aprendizagem dos educandos e estimular a participação da família, tem início o projeto “Com nossas mãos construímos nosso futuro”. O projeto tem como objetivos: promover o nivelamento da aprendizagem dos educandos, fortalecer a parceria entre escola e comunidade para uma educação de qualidade e premiar os estudantes de melhor desempenho. Na II unidade, a escola, em parceria com a Magnesita Refratários S.A, premiou os estudantes: Alessa dos Santos Souza – 9º ( melhor desempenho, 01 tablet); Zilene Barbosa Meira – 8º ( melhor avanço, 01 tablet); Gabrielle Alves Gomes – 4º ( melhor desempenho, 01 micro system); Doriel Gonçalves Meira (melhor avanço, 01 micro system).


Brumado: Uneb divulga relação de selecionados para isenção da taxa de inscrição

Brumado: Uneb divulga relação de selecionados para isenção da taxa de inscrição Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB informa que já está disponível a relação de candidatos da comunidade externa selecionados para a isenção no pagamento da taxa de inscrição do Vestibular UNEB 2015. Os selecionados deverão comparecer ao DCHT/UNEB/Campus XX/Brumado no período de 22 a 26 de setembro, das 8 as 12 e 13 às 17 horas, munidas de originais e cópias do RG e Históricos Escolares dos Ensinos Fundamental e Médio oriundos de escolas públicas , para análise e validação das notas no sistema. Para quaisquer dúvidas, entrem em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2015, na UNEB de Brumado, através do telefone: (77) 3441 3278 / 2387 – Ramal 205.


Sudoeste: PRE apreende produtos eletrônicos durante operação na BR-030

Sudoeste: PRE apreende produtos eletrônicos durante operação na BR-030 Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (24), uma guarnição do T.O.R. da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária abordou um ônibus de uma empresa regular de transporte de passageiros, na BR-030, trecho entre as cidades de Caetité e Guanambi. No porta-malas do coletivo, foram encontrados  diversos produtos eletrônicos, entre outros  sem nota fiscal, o que caracteriza, segundo a polícia, crime de descaminho. Condutor, mercadorias e veículo foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Caetité, para os procedimentos necessários.


25 de setembro: Dia Estadual de Enfrentamento ao Crack

25 de setembro: Dia Estadual de Enfrentamento ao Crack Foto: Reprodução

Cerca de 370 mil brasileiros usaram regularmente crack e similares por, pelo menos, seis meses, em 2012, nas capitais brasileiras. Os dados mais recentes são do levantamento feito pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda segundo o estudo, 40% dos usuários estão no Nordeste e 80% são homens. Na Bahia, a importância de combater a droga motivou o governador Jaques Wagner a sancionar a Lei nº 12.954, em fevereiro de 2014. Ela institui o dia 25 de setembro como o “Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack”. O problema do crack também é combatido por outras ações governamentais. Uma delas é o Programa Viver Sem Drogas, que tem atividades subdivididas em quatro eixos: ampliação e preparação da rede SUS, preparação e integração das redes de assistência social, ensino público estadual, segurança pública e justiça; prevenção ao uso de crack e outras drogas, e reinserção social dos usuários através de ações nas áreas de comunicação, esporte e cultura; além da criação de um sistema integrado de acolhimento e tratamento para dependentes químicos, em parceria com a sociedade civil, complementar ao SUS e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 


Incêndio que atingia Serra das Almas e Estrada Real em Livramento e Rio de Contas foi controlado

Incêndio que atingia Serra das Almas e Estrada Real em Livramento e Rio de Contas foi controlado Foto: Divulgação

O incêndio que atingia a Serra das Almas, Estrada Real e o Sítio Bonito chegando quase a atingir casas, entre os munícipios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas desde o ultimo dia (13) foi controlado na tarde desta quarta-feira (24). O combate foi feito pelas duas brigadas do município e por voluntários sob a liderança da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio de Contas e do INEMA/APA Serra do Barbado.

Incêndio que atingia Serra das Almas e Estrada Real em Livramento e Rio de Contas foi controlado Foto: Divulgação

Com o agravamento da situação nos últimos dias foi acionado o Corpo de Bombeiros que compareceu com 20 profissionais, os oficiais e duas aeronaves. Segundo Informações obtidas pelo site Livramento Agora, a Prefeitura de Rio de Contas deu total apoio ao combate fornecendo carro pipa, colchões e outros itens de infraestrutura para acomodação dos bombeiros e apoio aos brigadistas em parceria com o Governo do Estado. “eventos como este prejudicam imensamente nossas riquezas naturais e toda a população sofre com isso, além da fauna e da flora, principalmente em épocas de seca como a que estamos vivendo. As investigações já estão sendo feitas para identificar se foi um incêndio criminoso e punir os culpados por tamanho prejuízo ambiental e social” Explicou Vinícius Abreu Secretário de Meio Ambiente.

Incêndio que atingia Serra das Almas e Estrada Real em Livramento e Rio de Contas foi controlado Foto: Divulgação

Começa hoje (25) o Festival de Música Popular - Brumado

Começa hoje (25) o Festival de Música Popular - Brumado Foto: Divulgação

O FEMP-B já está tomando forma com a montagem de palco, iluminação, sonorização, camarim e todos os detalhes para que a festa da música seja inesquecível em nossa cidade. A partir de amanhã os acordes musicais vão encher a praça de alegria e a sua presença é fundamental para que, mais uma vez, seja um sucesso. Contamos com todos vocês a partir das 8h da noite, no anfiteatro da Praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Até lá!


Ibope Bahia: Geddel e Otto têm empate técnico para Senado

Ibope Bahia: Geddel e Otto têm empate técnico para Senado Foto/Composição: Wilker Porto | Brumado Agora

Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 33%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 29%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.


Brumado: Iniciada instalação do sistema de telefonia móvel de Ubiraçaba e Lagoa funda

Brumado: Iniciada instalação do sistema de telefonia móvel de Ubiraçaba e Lagoa funda Foto: Divulgação

Em função de solicitações do ex-deputado João Bonfim  junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI), um sonho das comunidades de Ubiraçaba e Lagoa Funda começa a se tornar realidade. Em breve também serão beneficiadas as localidades de Itaquarí e Cristalândia. Nos próximos dias a empresa responsável pela instalação dos equipamentos estará em Brumado para dar início aos trabalhos, e após a finalização dos mesmos o sinal já estará liberado. O Diretor do Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brumado, Milton Caíres, fez questão de ressaltar a importância da parceria entre o Prefeito Aguiberto, o ex-deputado João Bonfim responsáveis pelo atendimento de uma demanda antiga destas comunidades.


Campeonato Brasileiro: Bahia vence Sport e sobe na tabela

Campeonato Brasileiro: Bahia vence Sport e sobe na tabela Foto: Divulgação

O Bahia venceu o Sport por 1 a 0, no estádio da Fonte Nova, na noite desta quarta-feira, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time chegou aos 26 pontos na competição e subiu para a 15ª posição na tabela de classificação. Foi o terceiro triunfo do Esquadrão nas últimas quatro rodadas. Nesta quinta, o Tricolor já inicia a preparação para enfrentar o Flamengo, no próximo domingo, às 16h, novamente na Fonte.


Ibope Bahia: Paulo Souto tem 43%, Rui Costa 27% e Lídice 7%

Ibope Bahia: Paulo Souto tem 43%, Rui Costa 27% e Lídice 7%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo da Bahia: Paulo Souto (DEM): 43% Rui Costa (PT): 27% Lídice da Mata (PSB): 7% Da Luz (PRTB): 0% Renata Mallet (PSTU): 1% Marcos Mendes (PSOL): 1% Brancos e nulos: 10% Indecisos: 11% No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 6 e 9 de setembro, Paulo Soutotinha 46%, seguido por Rui Costa (24%) e Lídice da Mata (6%). A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 23 de setembro de 2014. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 83 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014. Informações G1.


Eleições 2014: Roberto Brito realiza reunião de campanha em Brumado nesta quinta (25)

Eleições 2014: Roberto Brito realiza reunião de campanha em Brumado nesta quinta (25) Foto: Divulgação

O Deputado Federal e candidato a reeleição, Roberto Brito (PP), juntamente com o seu coordenador de campanha, em Brumado, Ednei Clebson, convidam a toda população brumadense a participar de uma reunião de campanha, a qual será realizada nesta quinta-feira (25), às 20h30, na área de eventos Bruhmet. Na ocasião, Brito realizará uma prestação de contas dos trabalhos e benefícios em prol da Capital do Minério e apresentará propostas para um futuro mandato. Participe da reunião e conheça as propostas do candidato!


Número de doadores de órgãos no Brasil aumentou quase 90% em seis anos

Número de doadores de órgãos no Brasil aumentou quase 90% em seis anos Foto: Agência Brasil

O número de doadores de órgãos no Brasil aumentou 89,7% nos últimos seis anos. Passou de 1.350, em 2008, para 2.562, em 2013. No mesmo período, o indicador nacional de doadores por milhão de habitantes subiu de 5,8 para 13,4, enquanto a fila de espera para transplante caiu de 64.774 mil para 37.736 mil (41,7%). Dados divulgados hoje (24) pelo Ministério da Saúde apontam que, nos primeiros seis meses deste ano, o país realizou 11,4 mil transplantes. Desses, 6,6 mil foram cirurgias de córnea, 3,7 mil de órgãos sólidos (coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) e 965 de medula óssea. Em 2013, foram realizados 23.457 transplantes. O coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari, sinalizou que o governo deve atingir a meta de 14 doadores por milhão de habitante até o fim do ano. Lembrou que o Brasil é o país latino-americano com maior percentual de aceitação familiar para doação de órgãos. Das famílias brasileiras com situações de morte encefálica, 56% autorizaram a retirada. Na Argentina, no Uruguai e no Chile, os índices são, respectivamente, 52,8%, 52,6% e 51,1%. Apesar dos avanços, o ministério lançou campanha na tentativa de aumentar a adesão das famílias à doação de órgãos. O objetivo é mostrar a importância da autorização para retirada de órgãos, após a confirmação do óbito. É a família que autoriza o procedimento, quando a situação do paciente é irreversível. Informações Agência Brasil.


Bancários realizam assembleia para aprovação da greve nesta quinta (25)

O Sindicato realiza, nesta quinta-feira (25), às 18h, uma assembleia geral para discutir a aprovação da greve dos bancários em Vitória da Conquista e Região. Após mais de um mês de negociações entre a categoria e os bancos, não houve avanço nas contrapropostas apresentadas pelos banqueiros. O índice proposto pelos patrões, de 7% de reajuste salarial, é insuficiente frente aos 12,5% solicitados pelos bancários no início das negociações. Além do reajuste, outros pontos de reivindicação como melhorias nas condições de trabalho e atendimento à população, foram simplesmente ignorados pelos banqueiros. Sendo assim, a realização de uma greve se tornou o único recurso para pressionar os patrões em busca de melhores resultados. E para isso, será preciso o apoio da categoria e também da população, que sofre diariamente com o descaso nas agências bancárias.


Barra da Estiva: Foi inaugurada a Elétrica Luz

Barra da Estiva: Foi inaugurada a Elétrica Luz Foto: Divulgação

Chegou a Barra da Estiva o que você precisava para modernizar ainda mais o seu projeto: a Elétrica Luz. Na Elétrica Luz você encontra tudo em material elétrico e iluminação: luminárias decorativas e comerciais, tomadas, lâmpadas, disjuntores, fios em geral e demais produtos elétricos para sua reforma ou construção. Trabalhamos com as melhores marcas, os menores preços e ótimo atendimento. Atendemos toda região. A Elétrica Luz fica localizada na Rua São Bento, 118, no centro de Barra da Estiva. Telefone: 77 3450-1493 / 9968-9108 / 9995-9615.


Plebiscito mostra que brasileiros querem reformas no Sistema Político

Plebiscito mostra que brasileiros querem reformas no Sistema Político

No resultado parcial de uma votação que aconteceu nos últimos meses, por meio da internet, 97% das pessoas se mostraram a favor da reforma política, enquanto 3% optaram pelo não. Mais de 400 organizações e quase 2 mil comitês populares,  se mobilizaram para explicar e debater com a população a importância de uma reforma política no país. As votações na urnas físicas foram feitas na primeira semana deste mês e o resultado final do plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do Sistema Político vai ser divulgado ainda nesta tarde, em São Paulo.


Segundo lote dos trilhos da Fiol chega ao Porto de Ilhéus

Segundo lote dos trilhos da Fiol chega ao Porto de Ilhéus Foto: Divulgação

O primeiro navio com o segundo lote dos trilhos que serão usados para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegou na manhã desta quarta-feira (24) ao Porto de Ilhéus, no sul da Bahia. As 6.616 peças, oriundas do Puerto de Gijón, na Espanha, totalizam 4.789 toneladas, e a conclusão da operação de desembarque deve acontecer em até 48 horas. Enquanto a carga não é nacionalizada, ficará armazenada no pátio da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Somente depois será implementada às obras do trecho que liga Jequié a Brumado. “Com esse segundo navio, somado com o primeiro, registramos 7.200 toneladas, de um total de 53 mil toneladas de carga espanhola, que deverão chegar até o mês de abril. Isso sem contar com as 93 toneladas de trilhos que virão da China para também fazer parte da ferrovia”, explicou o gerente do Porto de Ilhéus, Renilton Rehem. A construção da Fiol representa desenvolvimento para a região ao possibilitar o escoamento da produção, principalmente de grãos e minérios. Ao todo, a Fiol, que conta com apoio do Governo do Estado e investimentos do Governo Federal, na ordem de R$ 6 bilhões, terá extensão de 1.527 quilômetros, ligando Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul de Ilhéus. A intervenção deve passar a funcionar em 2016. Na Bahia, a Ferrovia estende-se por 1.100 quilômetros. O primeiro trecho, que vai de Ilhéus a Caetité, na região sudoeste, já está em andamento, enquanto no restante as atividades estão iniciando. 


Brumado: Prefeitura convida população para Audiência Pública

Brumado: Prefeitura convida população para Audiência Pública

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da  Secretaria Municipal da Fazenda, convida os mais diversos segmentos da sociedade: empresários, cidadãos, organizações governamentais e não governamentais a participarem, na próxima terça feira (30),  ás 09hs, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Brumado, de uma Audiência Pública para Avaliação e Cumprimento de Metas Fiscais, referente ao 2º Quadrimestre do ano corrente (2014).


MP assegura que não há investigação contra Rui Costa sobre o caso Instituto Brasil

MP assegura que não há investigação contra Rui Costa sobre o caso Instituto Brasil Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A promotora Rita Tourinho, representando o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), atestou que não existe nenhuma investigaçãosobre o candidato ao governo estadual Rui Costa (PT), nessa terça-feira (23), embora o  nome do candidato tenha sido citado pela presidente do Instituto Brasil, que delatou um suposto esquema de desvio de dinheiro público para campanha do PT baiano. “A senhora Dalva Sele Paiva, do Instituto Brasil, está sob investigação do Ministério Público há quatro anos e durante esse tempo meu nome nunca foi citado”, comentou Rui. “Só agora, há menos de 15 dias das eleições, ela procura a revista Veja para fazer denúncias. E, misteriosamente, antes da publicação da reportagem, essa senhora, que responde a 17 processos e acumula dívidas depois que seus bens foram bloqueados pela Justiça, consegue quitar todos seus atrasos financeiros e ainda ter dinheiro para viajar para a Europa”, insinua. “O suposto crime eleitoral deve ser urgentemente apurado pela Justiça”, completou. O candidato protocolou na tarde dessa terça-feira (23) uma solicitação de apuração do caso pelo MP (MP-BA) e Polícia Federal, com o pedido de que a ex-presidente do Instituto Brasil seja ouvida e apresente provas.


Brumado: Está chegando o grande dia da estreia do FEMP-B ano 3

Brumado: Está chegando o grande dia da estreia do FEMP-B ano 3 Foto: Divulgação

De 25 a 27 de setembro, todos os brumadenses terão um importante compromisso com a boa música. Acontecerá a terceira edição do Femp-B - Festival de Música Popular – Brumado - , no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da prefeitura), a partir das 20hs. Todos estão convidados a compartilhar momentos muito especiais da nossa cultura musical.


Eleições 2014: Paulo Souto vai aperfeiçoar e melhorar o Planserv

Eleições 2014: Paulo Souto vai aperfeiçoar e melhorar o Planserv Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

“Vamos aperfeiçoar o Planserv, melhorando os serviços, e ampliar a cobertura dele no interior do estado”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, que, nesta terça-feira, ao lado dos companheiros da coligação “Unidos pela Bahia”, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), participa da Carreata 25 pelas cidades de Morro do Chapéu, América Dourada, João Dourado, Irecê e Lapão. Criador do pioneiro plano de saúde voltado ao servidor público, Paulo Souto dedica uma atenção especial ao Planserv. “Foi uma iniciativa vitoriosa que pretendo tornar ainda melhor”, assinala, com aprovação do candidato a deputado federal Cláudio Taboada, ex-presidente da Bahiatursa em seu último governo, e do estadual Militão. Com orgulho, Souto fala do Planserv: “É o maior plano de saúde da Bahia. São mais de 500 mil beneficiários entre servidores ativos, inativos e familiares”, diz o candidato a governador, que pretende reativar, no caso de eleito, outro benefício importante que criou para o funcionalismo público baiano: o Programa Habitacional do Servidor Público. “Muita gente que tentou participar recentemente do Programa Habitacional ficou frustrada, porque o governo do PT suspendeu esse benefício criado por mim”, observa Paulo Souto. Segundo ele, o programa facilitava o acesso dos servidores à aquisição da casa própria, possibilitando o pagamento da metade do valor de mercado da prestação do financiamento.


Brumado: Prefeito Aguiberto irá inaugurar a praça da Urbis I nesta quinta (25)

Brumado: Prefeito Aguiberto irá inaugurar a praça da Urbis I nesta quinta (25) Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta quinta-feira (25), ás 19hs, será inaugurada a Praça Edmundo Dantas Coelho, na Avenida Osvaldo M. de Souza, no Bairro São José, (Antigo Urbis I), em Brumado. O local foi urbanizado, solicitação antiga da comunidade local, e anteriormente se apresentava com claro sinal de abandono, servindo ainda para a concentração de indivíduos mal intencionados e animais vadios ameaçando, inclusive, a segurança do local. Desta feita, o Prefeito Aguiberto Lima Dias  sensibilizou-se diante dos apelos dos moradores e reconhecendo a necessidade em transformar a área em ponto de lazer, devolvendo aos moradores segurança e conforto. A Praça Edmundo Dantas Coelho assim denominada, é uma homenagem “Post Mortem” a uma dos mais antigos moradores daquele bairro , ao qual, os moradores fazem questão de prestar uma homenagem.