Artigo: Vender é saber emocionar a si próprio e aos clientes

Artigo: Vender é saber emocionar a si próprio e aos clientes
Foto: Reprodução

Por Carlos Prates
 

De forma direta e indireta, a emoção está presente a todo instante no processo de compra e venda. Para que você e a sua Equipe possam ser bem sucedidos no atendimento e nas vendas, é necessário construir e manter uma atmosfera de emoções, envolvendo a exposição dos produtos, beleza e praticidade da loja, qualidade dos produtos e serviços, entre outros aspectos. Porém, o mais relevante é proporcionar experiências agradáveis ao perfil de cada cliente. Fazer com que ele perceba que vale a pena comprar na sua empresa e não na concorrência. Estas experiências gratificantes para o cliente são resultantes de produtos e serviços que ele deseja, além de facilidades para comprar, pagar e a interação com os profissionais da loja.

 

Grande parte da nossa sociedade global está cada vez mais hedonista, ou seja, tem como um dos principais valores e desejos a busca incessante do prazer, como propósito de vida. Em função dessa profunda mudança no comportamento dos consumidores, o varejo está investindo cada vez mais em emoções no PDF – Ponto de Venda.

Atuando como lojista, gerente, vendedor, caixa, estoquista ou vitrinista, você terá mais condições de proporcionar momentos de grande emoção ao seu cliente se for um apaixonado pela profissão e também pelos produtos e serviços que vende. Caso contrário, você certamente entrará para o rol dos vendedores que apenas sabem “tirar pedidos”,  quando o cliente efetivamente compra.

Nos cursos, palestras e seminários que realizo para os profissionais do varejo, quase sempre eu ouço relatos semelhantes a estes: “Estou apenas passando uma chuva”; “Detesto essa empresa e o gerente / proprietário da loja”; “Não gosto de vender. Quero ser cantor, jogador de futebol ou artista”.

A questão fundamental e que você deve analisar é o que poderá aprender no varejo, atendendo, vendendo e comunicando, para que estas experiências auxiliem na conquista das suas metas pessoais e profissionais. Não adianta ficar somente reclamando da atual profissão e não fazer nada para mudar!

Use a sua emoção para alcançar a excelência no atendimento aos seus clientes. Dessa maneira você terá mais chances para ser bem sucedido nas vendas. Saiba que apenas as técnicas de vendas não serão capazes de fazer de você um excelente profissional.

A emoção do vendedor, dos produtos e serviços, em sinergia com uma comunicação eficaz e entusiasmada com os clientes são os fatores mais importantes para concretizar as vendas.

Acesse o site www.youtube.com.br e assista aos vídeos sobre Steve Jobs, Sílvio Santos, David Portes (O Camelô do Rio de Janeiro), Luiza Helena Trajano (Presidente do Magazine Luiza), Nizan Guanaes (publicitário baiano), entre outros. Você perceberá que os mesmos são vendedores de emoções e apaixonados por pessoas e veem o mundo do comércio através das ideias e pensamentos dos seus clientes. São apaixonados pelo que realizam!

 Eleja a emoção como fator primordial em sua vida e faça as suas atividades cotidianas com sentimento de perfeição. Busque emocionar a si e aos clientes, pois a venda ocorre “de coração para coração”, fechando o ciclo entre quem fabricou, vendeu e consumiu os produtos e serviços.

Como sabiamente afirmaram Roberto e Erasmo Carlos “Quando eu estou aqui, eu vivo esses momentos lindos… Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais