Na última desta terça-feira (28), o governador Rui Costa participou de uma audiência com a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, para tratar sobre a situação dos presídios de Irecê e Brumado, que já estão prontos e receberam, cada um, investimento de R$ 19 milhões. As unidades estão dependendo de autorização da Justiça do Trabalho para serem inauguradas. O impeditivo judicial envolve o modelo de gestão proposto pelo Governo do Estado para a manutenção e o funcionamento dos equipamentos. Nesta quinta-feira (30), durante a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa falou sobre o problema e que espera que o entrave seja resolvido. “Segundo a informação que temos, uma medida judicial impede a inauguração do presídio e há uma necessidade grande por parte da segurança pública que esse equipamento funcione, até porque ainda temos presos em unidades policiais civis e precisamos retirar os presos destes locais para que os policiais trabalhem como órgão de investigação, de maneira exclusiva. Espero que esta “batalha” judicial seja sanada e entregue a unidade que beneficiará a população”, disse.
Projeto de viabilidade é analisado e Brumado pode vir a ter unidade do Corpo de Bombeiros
31 Ago 2018 // 09:58 Janine Andrade
Durante a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom),em Brumado, na quinta-feira (30), o comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, o Coronel PM Francisco Luiz Telles de Macêdo falou sobre a possibilidade de instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade. Disse, que o projeto está em análise e todo o estudo de viabilidade já está em andamento. “Nós estamos com propostas para a região, realizando estudos de viabilidade para possível implantação em Brumado. Neste momento já estivemos reunidos com o comandante do 7º grupamento, que fica em Vitória da Conquista, viabilizando a possibilidade neste sentido. Não há como informar quando será instalado em Brumado, pois ainda estamos neste processo de análise. Falta acertar a questão dos convênios , o local onde seria construído o prédio que instala o Corpo de Bombeiros, a aquisição de equipamentos, inclusive, já estamos conversando com os deputados da região para que possam propor emendas que possibilitem a aquisição dos equipamentos necessários para que Brumado possa ter essa unidade”, disse o Major. O prefeito Eduardo Vasconcelos também foi questionado sobre o assunto, e acredita que a possibilidade de Brumado conquistar a unidade do Corpo de Bombeiros é grande. “Nós já disponibilizamos a área, de certa forma, sacrificamos uma área do setor de obras, onde construiríamos o almoxarifado do Semec, e mudamos o projeto, ofertando totalmente a área para o Corpo de Bombeiros. O Major Valdir de Vitória da Conquista esteve conosco , visitamos os pontos estratégicos, vias de acessos, logística de atendimento a população, e todo o projeto está sendo analisado. Temos o necessário e a possibilidade é muito grande”, ressaltou.
Polícias Civil e Militar controlam inicio de rebelião de presos na delegacia de Barra da Estiva
31 Ago 2018 // 09:28 Janine Andrade
Na manhã desta quinta-feira (30), os presos custodiados na delegacia de Barra da Estiva iniciaram uma rebelião. Eles atearam fogo em colchões e se manifestaram com uma série de pedidos referentes a carceragem. Diante do tumulto, a Polícia Civil solicitou o apoio da Polícia Militar que interveio e conseguiu controlar a situação. Com apoio da CIPE Central, policiais da Caesg procederam de forma técnica e tática à intervenção prisional, retomando a ordem carcerária. Posteriormente foram efetuadas revistas nas celas, sendo encontrado em uma delas, um aparelho celular. Os detentos foram recolhidos às celas e a situação outorgada ao Delegado de plantão, para a tomada das medidas cabíveis. Após a contenção, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou perícia nas celas.
Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em português. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresentados hoje (30) pelo Ministério da Educação (MEC). Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos, o que coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3, o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4, o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, adequado. Na prática, isso significa que os brasileiros deixam a escola provavelmente sem conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma reportagem. Em matemática, os estudantes alcançaram, em média, 270 pontos, o que coloca o país no nível 2, de uma escala que vai de 0 a 10, e segue a mesma classificação em língua portuguesa. A maior parte dos estudantes do país não é capaz, por exemplo, de resolver problemas utilizando soma, subtração, multiplicação e divisão.
Portaria Estadual torna obrigatória apresentação da Carteira de Vacinação em creches e escolas na Bahia
31 Ago 2018 // 08:28
Os secretários estaduais da Saúde e da Educação, Fábio Vilas-Boas e Walter Pinheiro, assinaram portaria tornando obrigatória, em todo o Estado, a apresentação da Carteira de Vacinação de crianças e de adolescentes até 18 anos de idade, em todas as creches e escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A medida que foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30) deve-se à observância do atual cenário epidemiológico observado no país, que apresenta risco potencial de reintrodução de doenças imunopreveníveis já eliminadas das Américas, a exemplo da poliomielite, bem como a necessidade de conter a circulação do vírus do sarampo, reintroduzido recentemente no território nacional. Para garantir a alta cobertura vacinal, acontecerá uma articulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com escolas e creches para realizar vacinação programada, além do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horários alternativos. "O Brasil está vivendo um momento grave da saúde pública. Existe a ameaça de voltarmos a ter epidemias de sarampo, poliomielite e a reintrodução urbana da febre amarela. Não podemos permitir que o esforço de anos da população brasileira para erradicar algumas doenças seja perdido pela negligência de alguns pais que não levam seus filhos para vacinar. Considero a atitude de não vacinar uma verdadeira prova de irresponsabilidade para com os filhos", afirma o secretário Vilas-Boas.
Cicom em Brumado centraliza atendimentos da segurança pública do sudoeste baiano
31 Ago 2018 // 07:58
Mais de 350 mil moradores de 23 municípios do sudoeste baiano têm atendimento mais rápido e eficiente na segurança pública, com a inauguração, nesta sexta-feira (30), do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), em Brumado. A unidade centraliza o atendimento dos serviços de emergência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além do Samu, que será integrado futuramente, para todas as localidades contempladas. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o Cicom de Brumado é o 21º a ser inaugurado. O próximo será em Serrinha. Osecretário afirma que há uma melhora de aproximadamente 20% no tempo de resposta nas localidades onde o Cicom já está implantado, devido à centralização do atendimento, com o controle de quais unidades foram deslocadas para a ocorrência, se o atendimento foi efetivado e quais os outros meios disponíveis para serem empregados caso seja necessário.
O superintendente dos Cicoms, coronel Antônio Magalhães, comentou que novos servidores serão integrados à equipe. “Para Brumado nós temos 15 servidores atualmente. Na próxima semana teremos mais seis servidores e, em 30 dias, teremos 30 servidores. O investimento é de mais de R$ 1,5 mil em rádios, rádios portáteis, repetidores, para melhor atender à população”. O efetivo já foi treinado e a Central de Operações (Cenop) da 34ª CIPM/Brumado foi transferida para o local onde funcionará o Cicom. O Centro Integrado de Comunicação (CICOM) de Brumado, órgão da estrutura da SSP/BA, funcionará na sede da 20ª COORPIN.
Brumado: vereadora Ilka Abreu participou da inauguração do Centro Integrado de Comunicação (Cicom)
31 Ago 2018 // 07:01 Janine Andrade
A vereadora Ilka Abreu (PR) participou na tarde desta quinta-feira (30), da inauguração do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa; o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos; entre outras autoridades policiais e políticas da região, os quais prestigiaram a inauguração da unidade situada na Rua Donizete Alves de Lima Azevedo, no Bairro Hospital, em Brumado. Os CICOMrealizam a gestão do pronto atendimento de ocorrências de urgência e emergência através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento, visando a proteção da vida e do patrimônio, integrando o atendimento dos serviços de emergência 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), e 193 (Bombeiros). “ Este é um precioso equipamento de segurança para a nossa cidade, e sua inauguração trará inúmeros benefícios à população”, disse a vereadora.
Após denúncia, homem é preso portando drogas em Presidente Jânio Quadros
31 Ago 2018 // 06:27 Janine Andrade
Na manhã desta quinta-feira (30), a guarnição de radiopatrulhamento do Destacamento de Presidente Jânio Quadros recebeu a informação de que um indivíduo estaria trazendo drogas para fins de revender no município. Com o apoio de um policial civil, a guarnição militar deslocou- se ao KM 19 e realizou abordagens a veículos e passageiros, encontrando em uma Van o denunciado, que tentou se desfazer do material ilícito. Diante dessas circunstâncias, o indivíduo e o produto apreendido, aparentando ser maconha, foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia local, onde o fato foi registrado.
Prefeito Eduardo Vasconcelos recepcionou o Secretário de Segurança Pública do Estado para inauguração do CICOM de Brumado
30 Ago 2018 // 18:25
O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos recepcionou o Secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Maurício Teles Barbosa, que chegou a Brumado no início da tarde desta quinta-feira, 30/08, para a inauguração da Unidade de Centro Integrado de Informações - CICOM. Todas as viaturas da 34ª CIPM e da 46ª CIPM, bem como da 20ª Coorpin e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já estão conectadas com o Cicom, assim como as linhas telefônicas emergenciais de acesso ao público.
Prorrogado até o próximo Sábado, 01/09, o prazo para vacinação contra Poliomielite e Sarampo em Brumado
30 Ago 2018 // 18:01
Neste sábado, 01/09, excepcionalmente, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde do Município, estará realizando a vacina de prevenção contra a Poliomielite e Sarampo. A população alvo são as crianças acima de um ano e menores de 5 anos, a meta é vacinar 95% dessas crianças, que em nosso município são cerca de 3.476. TODAS as crianças dessa faixa etária receberão a vacina, ainda que já tenham se vacinado em outras campanhas. As Unidades Básicas de Saúde Liziane Alves (Bairro Hospital), Paulo Vargas (Bairro Dr. Juracy) e Arlindo Magno Stanchi (Bairro São Félix) estarão abertas das 07h às 12h, totalmente à disposição dos pais para alcançar o maior número de crianças prevenidas em nosso município. Hoje, Brumado alcançou cerca de 82% do público alvo já vacinado (cerca de 2.860 crianças), não perca essa oportunidade, compareça!
Faculdade Pitágoras de Brumado realiza neste sábado (1º) Processo Seletivo
30 Ago 2018 // 17:28
A Faculdade Pitágoras de Brumado realizará no próximo sábado, 01 de setembro, mais um Processo Seletivo para as pessoas que desejam transformar o seu futuro. As inscrições são gratuitas e o candidato poderá utilizar uma de nossas alternativas para realizar o pagamento do Curso de Engenharia 100% presencial: Bolsa Educa Mais Brasil, Programa Especial de Parcelamento Estudantil (PEP) e convênio Empresa. Não perca tempo, últimas vagas! Quer saber como é a Faculdade, o sistema acadêmico da Pitágoras e saber quem já está conosco? Venha nos visitar e participe de uma Aula Experimental. Agende esta visita pelos telefones: (77) 9.8123-9486 / 9.8124-5622. Nosso endereço: Rua Eugênia Dantas Araújo, nº 55, Bairro Hospital.
Brumado: Cicom é inaugurado com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa
30 Ago 2018 // 17:12 Janine Andrade
O governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, com o apoio do Conselho de Segurança do Município de Brumado (Conseg), inaugurou no município nesta quinta-feira (30) o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipamento que custou ao estado 1 milhão e 500 mil reais. A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa; prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos; a coordenadora do Cicomde Brumado, Major Leila Silva; comandante da 34º CIPM, Adriano Souza Dias; coordenador da 20ª Coorpin, delegado Leonardo Rabelo; comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia; Coronel PM Francisco Luiz Telles de Macêdo; Chefe do Tiro de Guerra (TG 06-024), Subtenente Edmundo de Souza Rocha; Juiz Genivaldo Alves Guimarães, integrantes das polícias Civil e Militar, representantes do Conseg, guarda municipal, vereadores e lideranças locais. O Cicom da Capital do Minério atenderá a 24 municípios da região, unificando as chamadas de emergência dos municípios, integrando o atendimento dos serviços de emergência 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), e 193 (Bombeiros).
“Este é o 21º Cicom do Estado da Bahia, projeto que se iniciou há 4 anos, e tem uma importância muito grande não só para Brumado, mas para toda região. São 23 municípios beneficiados com este Cicom. Esta unidade concentra as ligações feitas para o 190, 193, 197 (Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros), desta forma, há um melhor atendimento e preocupação com a ocorrência que está sendo atendida, distribuição desta ocorrência para a unidade policial que pode melhor atender o cidadão, e um controle por parte dos órgãos de segurança para saber onde estão as viaturas e os meios que serão empregados para atender a população. Segundo o nosso setor de comunicação, houve uma melhor de cerca de 20% no tempo de resposta nas Cicom já em funcionamento e sem dúvida será otimizado este tempo de atendimento a população”, disse o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.
Para o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, o Cicom é um equipamento de grande importância para a cidade. “Falar de segurança é chover no molhado. Nós não chegamos a ser aqui 1987, escrito por George Orwell, onde grande irmão vai nos ver o tempo todo, estamos longe disso. É importante, parece ironia dizer, as pessoas ficam mais honestas quando são vistas o tempo todo, pelo menos no Brasil, parece que isso funciona”, disse o prefeito, se referindo as câmeras de segurança instaladas nos principais pontos de Brumado.
A segurança publica está reforçada para os mais de 50 mil habitantes do município de Caetité, no sudoeste da Bahia, com a inauguração da nova Delegacia Territorial da Policia Civil, nesta quinta-feira (30). Construída no bairro Prisco Viana, a unidade recebeu investimento acima de R$ 1 milhão e possui alojamento para os policiais, sala de audiência e duas celas com duas camas cada uma. O secretário da Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa, destacou a importância do equipamento, não apenas para a população, por oferecer melhores condições de trabalho para os servidores. Segundo o delegado titular da unidade, Joseberto Ribeiro Cruz, a Delegacia Territorial de Caetité atende anualmente cerca de sete mil pessoas, entre advogados, funcionários de órgãos como o Conselho Tutelar e público em geral. "É um equipamento que proporciona conforto para essas pessoas e mais segurança para a população".
Brumado: publicado o resultado da tomada de preços para pavimentação do trecho do Bairro Esconso
30 Ago 2018 // 15:58 Janine Andrade
Foi publicado nesta quinta-feira (30), No Diário Oficial do Estado da Bahia, o resultado da tomada de preços nº 048/2018 - SEINFRA, que dispõe acerca da Pavimentação do trecho de ligação da BA-148 a BR-030, passagem urbana situada no Bairro Esconso, município de Brumado. O serviço será executado em 2,30 km de trecho, sendo a empresa habilitada para a obra a Sevia Construtora Ltda-EPP.
A Mega-Sena acumulou mais uma vez e pode pagar R$ 45 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2.074, que será sorteado no sábado (1º), às 20h, no Caminhão da Sorte, que está em São José do Cedro (SC). Aplicado na poupança o prêmio renderia quase R$ 167 mil por mês. O valor também seria suficiente para adquirir uma frota de 300 carros de luxo. Nenhuma aposta acertou os seis números do concurso 2.073 realizado na quarta-feira (29). As dezenas sorteadas foram 12, 15, 18, 30, 52 e 55. Mesmo sem aposta contemplada com o prêmio principal, na segunda faixa, com cinco acertos, 80 apostas receberam o prêmio de R$ 36.914,78 cada. Outras 5.335 apostas acertaram quatro números e levaram R$ 790,78 cada.
Aracatu: Sérgio Maia será reconduzido ao cargo de prefeito nesta quinta (30) em cerimônia na Câmara de Vereadores
30 Ago 2018 // 15:15
Sérgio Maia (PSD) convida toda a população aracatuense para comparecerem hoje (30), às 20h na Câmara de Vereadores do Município para a cerimônia de recondução ao cargo de prefeito. Na noite de quarta-feira (29) a desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes Pacheco de Medeiros do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, determinou o retorno ao cargo de prefeito. Maia estava afastado desde setembro de 2017.
Brumado: Curso sobre eSocial reuniu empresários no Auditório do Semac
30 Ago 2018 // 14:58 Janine Andrade
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA) e da Delegacia de Brumado promoverem na quarta-feira (29), no Auditório do Semac, o curso eSocial - Principais Novidades e aspectos práticos para implantação do e-Social. O eSocial é um projeto que pretende unificar a entrega das informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma. Ele faz parte do SPED, Sistema de Escrituração Pública Digital, uma iniciativa de modernização tecnológica do governo, com a digitalização de diversas obrigações. Esse sistema visa substituir as entregas, antes realizadas em documentos, de diversas obrigações, como a RAIS, a DIRF, a SEFIP e o CAGED. Ele surgiu em 2014 para consolidar o banco de dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal e Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é revolucionar a maneira como as empresas repassam suas informações para o governo.
Durante o evento, o palestrante e vice-presidente de fiscalização do CRC-BA, Sérvio Túlio declarou que o eSocialtem por objetivo orientar o profissional contábil, principalmente o de Recursos Humanos, sobre como executar o que já é feito no papel para o formato digital dentro do sistema do eSocial e traz para a área trabalhista e previdenciária a regularização do que está acontecendo de errado.
Desde 2014, quando pesquisas apontavam que perderia para o então candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto, Rui Costa tem mostrado aversão a pesquisas. Em entrevista ao Jornalista Levi Vasconcelos, o petista disse não ser "contra [a pesquisas], mas não sou de me apegar a isso. A pesquisa é o retrato de um momento. E só". Durante a entrevista, Costa disse ainda que em 2014 se recusava sistematicamente a olhar pesquisas. "Eu conto isso e às vezes as pessoas não acreditam. Não olhei hora nenhuma e quando chegava para gravar pedia ao pessoal para não me mostrar. Tento fugir do padrão. Prefiro ver o pulsar das ruas, esse, sim, é o que me interessa, e prefiro seguir por aí", disse Rui Costa, ressaltando que se fosse se apegar a pesquisa para balizar os seus caminhos em campanha em 2014 teria jogado a toalha. Ele perdeu em todas, só na antevéspera da votação havia um empate técnico de 46%. Rui acabou vencendo com 54,53%, contra 37,39% de Paulo Souto.
Major PM Adriano Souza Dias fez um balanço das ações à frente do comando da 34ª CIPM-Brumado
30 Ago 2018 // 14:00 Janine Andrade
Em entrevista ao Agora Sudoeste, o Major PM Adriano Souza Dias fez um balanço das ações à frente do comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM-Brumado), unidade que comanda desde 30 de junho de 2017. "No meu comando foram 261 pessoas presas em flagrante, 56 adolescentes apreendidos, 155 termos circunstanciados de ocorrência lavrados, 42 mandados de prisão cumpridos, 67 armas de fogo apreendidas, 39 armas brancas, 152 veículos recuperados, 44 veículos 04 rodas apreendidos e 141 veículos 02 rodas apreendidos, até ontem", disse o Major. Durante este período, Souza Dias ainda treinou e capacitou os policiais com cursos oferecidos a tropa.
A falta de manutenção e limpeza no Ar Condicionado pode causar uma série de problemas. Estes podem afetar desde o funcionamento do equipamento e implicar em um maior consumo de energia, e até mesmo favorecer a ocorrência de problemas de saúde como enxaquecas e irritação nas mucosas. A manutenção preventiva e limpeza adequada ajudam a diminuir a emissão de poluentes no ambiente, diminui o consumo de energia do aparelho, aumentando sua vida útil. A relação custo/benefício da realização de manutenção e limpeza do Ar Condicionado é extremamente atraente. Faça a manitenção do seu Ar Condicionado com a Diferencial Clima. Ligue e agende uma visita: (77) 3441-6710 | 9.9934-1054.
Homem é atropelado ao atravessar Avenida Leônidas Cardoso em Livramento
30 Ago 2018 // 12:27 Janine Andrade
Um transeunte foi atropelado por uma motocicleta na manhã desta quinta-feira (30), quando atravessava a Avenida Leônidas Cardoso, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da Rádio 88 FM, com o impacto o motociclista também caiu e tanto ele, quanto o transeunte foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados à UPA 24 Horas. Não há informações sobre os estados de saúde das vítimas.
Brumado: Polícia Civil elucida 80% dos Crimes Violentos Letais Intencionais
30 Ago 2018 // 12:01 Janine Andrade
A equipe da Delegacia de Brumado, chefiada pelo Delegado Samuel Bruno Paz, conseguiu elucidar o percentual de 80% dos homicídios e latrocínios que ocorreram no referido município em 2018. Enquanto a média nacional fica em torno de 8% de elucidação, a Polícia Civil local logrou êxito em atingir esse excelente número. Isso se deve ao compromisso dos Policiais Civis e a priorização da investigação dos crimes que atingem a vida, bem mais importante do ser humano.


















