O estado de saúde do candidato Jair Bolsonaro é estável, segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein no final da tarde deste domingo (16). Mais cedo, ele recebeu alta dos tratamentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passando a receber cuidades semi-intensivos. Bolsonaro estava na UTI desde a última quarta-feira (12), quando foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma aderência que obstruía o intestino delgado. De acordo com o último boletim, ele permanece sem febre ou outros sinais de infecção. O candidato ainda está sendo alimentado somente através de uma sonda, sem ingestão de alimentos. Antes das complicações, os médicos haviam começado a reintroduzir a alimentação via oral. O candidato está sendo submetido a medidas de prevenção de trombose e fisioterapia respiratória e motora. Durante a tarde, Bolsonaro fez, pela primeira vez, uma transmissão ao vivo pelo Facebook para falar aos seus apoiadores. Ontem (15), ele havia postado em sua conta de Twitter uma foto tirada dentro do hospital. Na imagem, Bolsonaro aparece na penumbra com as pernas cruzadas.
Depois de lutar e ficar na frente do placar até os 32 minutos do 2o tempo, o Bahia acabou empatando com o Palmeiras em 1 a 1, na tarde deste domingo (16), na Fonte Nova, pela 25arodada do Brasileirão. O resultado manteve o Tricolor na 14aposição na tabela, com 29 pontos, a quatro da zona de rebaixamento e a apenas dois do 9o colocado. O time agora volta suas atenções para o duelo de quinta-feira (20), às 21h45, pela Copa Sul-Americana, onde encara o Botafogo, novamente na Fonte Nova, no jogo de ida das oitavas de final. O próximo compromisso no Brasileirão acontece apenas na segunda-feira (24), contra o Vasco, no Rio de Janeiro.
Brumado: Polícia Militar prende suspeito de assaltar churrascaria na Exupério Pinheiro Canguçu
16 Set 2018 // 20:19
Neste domingo (16) uma guarnição do PETO da Polícia Militar tomou conhecimento de um assalto que havia ocorrido a uma churrascaria na avenida Exupério Pinheiro Canguçu, que se deslocou ao Bairro Irmã Dulce, onde deteve o suspeito, que no momento portava uma porção de substância similar a maconha. Algumas vítimas reconheceram o indivíduo como autor do assalto, confirmando a roupa e a moto que foi utilizada quando da prática criminosa. O suspeito e o material foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20°COORPIN, onde o fato foi registrado.
O rubro-negro tropeçou diante do Ceará, neste sábado (15), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Os donos da casa venceram por 2 a 0, gols de Calyson e Samuel. O Vitória tem 29 pontos no Brasileirão e volta a jogar no domingo (23), às 18h, no Barradão, contra o Botafogo.
Nesse sábado (15) a guarnição de serviço no DPM de Aracatu recebeu uma informação sobre um indivíduo que estaria portando ilegalmente uma arma de fogo e ameaçando as pessoas na rua Sebastião Partes, em Aracatu. No local, os policiais se depararam com o citado elemento, que ao avistar a guarnição tentou empreender fuga e arremessou a arma sobre o muro de um galpão. Entretanto, foi alcançado, imobilizado e desarmado. Diante dessas circunstâncias, as vítimas ameaçadas, a arma apreendida e o indivíduo foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20 COORPIN, onde o fato foi registrado.
Por volta das 14h50 deste sábado, 15 de setembro de 2018, a guarnição CAESG 03 ao realizar rádio patrulhamento na cidade de Brumado, na Rua José Mariano da Silva no Bairro Esconso, visualizou alguns indivíduos que, ao perceberem a aproximação da viatura, um deles, identificado posteriormente como L. A. M. F., dispensou uma sacola plástica. Ao realizar abordagem os policiais verificaram que dentro da referida sacola havia 07 pinos de substância análoga a cocaína. O indivíduo e o material ilícito encontrado foram apresentados na DP de Brumado para as medidas necessárias.
O candidato a reeleição ao governo da Bahia, Rui Costa (PT) cumpriu agenda de campanha nessa sexta-feira (14) na cidade de Aracatu. Acompanhado do candidato a vice-governador, João Leão, ao Senado Jaques Wagner e outros candidatos, Rui foi recepcionado pelo prefeito Sérgio Maia (PSD), candidato a reeleição a deputado estadual Marquinho Viana, políticos locais e população aracatuense. Uma caminhada percorreu o centro da cidade e ao final o prefeito Sérgio Maia, João Leão, Jaques Wagner e Rui discursaram para os presentes.
Bolsonaro está sem febre e recebe tratamento de prevenção à trombose
15 Set 2018 // 11:28 Agência Brasil
O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, está sem febre ou sinais de infecção e seu estado de saúde é estável, de acordo com boletim médico divulgado na manhã de hoje (15). Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein e, após 60 horas da última cirurgia, feita para a correção de aderência que estava obstruindo o intestino delgado, o candidato evolui sem dor e recebe tratamento para prevenção de trombose venosa. Sessões de fisioterapia, incluindo exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular, serão mantidas, segundo a equipe médica.
Na manhã de sexta-feira (14), a guarnição CAESG realizou diligências no Distrito Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista, no intuito de localizar um veículo caminhão Mercedes Benz de placa PJU-5635, o qual se tratava de veículo roubado dias atrás na cidade de Itabera. A guarnição obteve informações de um policial militar, que visualizou o referido veículo naquelas imediações, oportunidade em que, flagrou três elementos fazendo o desmanche do veículo roubado mencionado. Dada voz de prisão, os mesmos evadiram-se pulando alguns muros, contudo, após cerco, foram alcançados pelos policiais e detidos. No local foram encontrados diversos caminhões prontos para desmanche, bem como diversas peças, motores, cabines de caminhão, baús de carretas com materiais separados e embalados para comercialização, diversas placas de veículos, ferramentas utilizadas no desmanche, além de uma arma de fogo tipo Escopeta Maverick, com numeração suprimida, 08 munições calibre 12, intactas, 01 munição deflagrada do mesmo calibre e 02 coletes balísticos. Os indivíduos foram conduzidos juntamente com parte dos produtos ilícitos, de origem criminosa, à delegacia de Vitória da Conquista, onde foram autuados em flagrante delito por Receptação, Posse Ilegal de Arma de Fogo de Calibre Restrito e Organização Criminosa. Em apoio, uma guarnição CAESG se manteve no local do desmanche custodiando os produtos ilícitos remanescentes devido a inviabilidade de transporte dos mesmos.
Eleições 2018: Rui Costa realizou caminhada de campanha em Brumado na sexta (14)
15 Set 2018 // 08:59
O candidato a reeleição ao governo da Bahia, Rui Costa (PT) realizou caminhada de campanha em Brumado na sexta-feira (14). Rui esteve acompanhado do candidato a vice-governador, João Leão (PP), a senador Jaques Wagner (PT) e a deputados estaduais e federais. Costa foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), políticos e população na Avenida Antônio Mourão Guimarães de onde saiu em caminhada até a Rua Coronel Tibério Meira. Ao final da caminhada houve discursos do prefeito Eduardo, João Leão, Jaques Wagner e do candidato ao governo. Logo depois Rui seguiu para o município de Aracatu.
Datafolha: Bolsonaro tem 26%; Haddad e Ciro têm 13% cada um
15 Set 2018 // 08:30 Agência Brasil
Nova pesquisa do instituto Datafolha mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 26% das intenções de voto na disputa presidencial. Fernando Haddad (PT) atingiu 13% e está empatado com Ciro Gomes, que tem o mesmo percentual. Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 9% dos votos e Marina Silva (Rede) é a candidata de 8% dos entrevistados. Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) marcam cada um 3% das intenções de voto. Também estão empatados Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Treze por cento dos entrevistados declaram votar em branco ou nulo; e 6% não sabem ou não responderam. O levantamento foi feito na quinta-feira (13) e nesta sexta-feira (14) junto a 2.820 eleitores em 187 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e pela Rede Globo e registrada com o número BR05596/2018 na Justiça Eleitoral.
Brumado: MP irá apurar se correspondentes bancários da cidade oferecem .atendimento prioritário a idosos
14 Set 2018 // 18:30
O membro Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, com base em representação subscrita pelo idoso Divaldo Augusto de Souza, segundo o qual o correspondente bancário do Bradesco, localizado na Rua Mário Meira, em Brumado, não estaria oferecendo atendimento prioritário aos idosos, o que foi confirmado pelo Conselho Municipal do Idoso, fato que, em tese, constituiria violação aos afts. 3 0, 1 0, I, do Estatuto do Idoso e 1 0 da Lei no 10.048/2000, resolve instaurar inquérito civil a fim de buscar uma solução administrativa para esse caso e averiguar se tal infração ocorre em outros correspondentes bancários localizados em Brumado.
Mulher perde controle da direção de veículo e colide contra lateral de loja em Brumado
14 Set 2018 // 18:00 Janine Andrade
Na tarde desta sexta-feira (14), a condutora de um automóvel que seguia pela Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães perdeu o controle da direção do veículo e colidiu contra a lateral de uma loja na Travessa São Bento. A motorista teve apenas escoriações leves e não houve mais feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) prestou os primeiros socorros a vítima ainda no local, onde esteve também a Polícia Militar para realizar os procedimentos necessários. A causa do acidente será apurada.
Brumado: moradores da Vila Presidente Vargas denunciam desmatamento na localidade
14 Set 2018 // 17:30 Janine Andrade
Moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, em contato com a redação do Agora Sudoeste, denunciaram a ocorrência de desmatamento ilegal na localidade. Embora não seja madeira de lei, os moradores observam que a vegetação auxilia na troca térmica com o ambiente, mantendo o ar puro e clima mais ameno na região. Eles disseram que chegaram a questionar as pessoas que estavam desmatando o local, e foram informados por estes que estariam apenas “cumprindo ordens”, mas nenhum deles apresentou qualquer documentação que autorizava a derrubada das árvores. De acordo com a Lei n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), é proibido causar destruição ou dano a vegetação de Áreas de Preservação Permanente, em qualquer estágio, ou a Unidades de Conservação; provocar incêndio em mata ou floresta ou fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocá-lo em qualquer área; extração, corte, aquisição, venda, exposição para fins comerciais de madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem a devida autorização ou em desacordo com esta; extrair de florestas de domínio público ou de preservação permanente pedra, areia, cal ou qualquer espécie de mineral; impedir ou dificultar a regeneração natural de qualquer forma de vegetação; destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia; comercializar ou utilizar motosserras sem a devida autorização. O Poder Público, no exercício do poder fiscalizador, ao lavrar o auto de infração e de apreensão, indicará a multa prevista para a conduta, bem como, se for o caso, as demais sanções estabelecidas no decreto, pela análise da gravidade dos fatos, dos antecedentes e da situação econômica do infrator. A aplicação de sanções administrativas não impede a penalização por crimes ambientais, se também forem aplicáveis ao caso.
Pesquisa: brasileiras têm mais anos de estudo e maior expectativa de vida, mas têm renda menor que homens
14 Set 2018 // 17:00
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou nesta sexta-feira (14) dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) os quais indicam que as brasileiras estão melhores na maioria dos indicadores no que diz respeito à saúde e ao estudo. Porém, estão pior situadas quando sua renda nacional bruta per capita é comparada à dos homens. O Índice de Desenvolvimento de Gênero, que traz os mesmos indicadores do IDH, mas com separação por sexo em 164 países, mostra que, apesar de as mulheres terem mais anos esperados de escolaridade (15,9 frente a 14,9 dos homens) e maior média de anos de estudo (8 anos contra 7,7 nos homens), a renda nacional bruta per capita da mulher é 42,7% menor que a do homem. Em dólares, este valor equivale a US$ 10.073 contra US$ 17.566 para os homens. No Índice de Desenvolvimento de Gênero, os países são divididos em grupos de 1 a 5 - sendo este último o de maior desenvolvimento. Como as mulheres têm números mais altos em quase todos os indicadores, o Brasil é avaliado na melhor categoria, a do grupo 1. Porém, o Índice de Desigualdade de Gênero, calculado em 160 países e focado na situação da mulher no país, mostra o Brasil na 94ª posição. O índice, neste caso, é de 0,407 numa escala de 0 a 1 - ao contrário do IDH, porém, o país está melhor posicionado quanto mais próximo do zero.
Dados do IBGE indicam que a Bahia é o único estado do nordeste a sofrer queda no valor da agricultura brasileira
14 Set 2018 // 16:30
De acordo com levantamento realizado pela Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE, a Bahia foi o único estado do nordeste brasileiro a sofrer queda no valor da sua produção agrícola, entre 2016 e 2017. Segundo o IBGE, esta foi a segunda perda de participação consecutiva, já que em 2015 a Bahia respondia por 6,5% do valor total da produção agrícola brasileira. Isso significa que o valor da produção agrícola baiana caiu de R$ 15,7 bilhões para R$ 15,4 bilhões, com índice de participação saindo 4,9% em 2016, para 4,8% em 2017. Mesmo com o decréscimo, em 2017, a Bahia ainda se manteve com a sétima maior participação no valor total da agricultura brasileira, estimado em R$ 319,6 bilhões (0,6% menor que o de 2016). São Paulo continuou em primeiro lugar, com 16,6% do valor da produção agrícola nacional, seguido por Mato Grosso (13,6%) e Paraná (11,9%). Apesar da Bahia ter tido perda de participação no valor total da produção agrícola brasileira, municípios baianos, sobretudo os produtores de grãos, ganharam importantes posições no ranking nacional da agricultura. O principal destaque foi São Desidério, no oeste do estado, que voltou em 2017 ao "pódio", com o terceiro maior valor total da produção agrícola do país: R$ 2,4 bilhões, 49,7% maior que o verificado em 2016, e menor apenas que os de Sorriso (R$ 3,3 bilhões) e Sapezal (R$ 2,6 bilhões), ambos em Mato Grosso.
Desde julho, os preços de produtos à base de trigo, como massas alimentícias, pães e biscoitos, além da própria farinha de trigo, já aumentaram em até 10%, segundo estimativas de entidades que representam a indústria do setor no país. De acordo com dados obtidos pela Agência Brasil, o percentual representa cerca de 40 vezes a variação da inflação média dos últimos dois meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,24% entre julho e agosto. A principal explicação para a inflação dos alimentos à base de trigo está na dependência externa que o Brasil tem do produto combinada com as recentes oscilações do dólar e do preço do produto no mercado internacional. O trigo é um dos poucos grãos que o Brasil tem que importar de outros países para abastecer o mercado doméstico. Produtos à base de trigo, como os pães, estão sofrendo com a alta dos preços. Pelos dados mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve produzir 5,2 milhões de toneladas de trigo em 2018 e comprar do exterior mais 6,3 milhões de toneladas, a maior parte oriunda da Argentina, seguida de países como Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Rússia. Desde julho, os preços de produtos à base de trigo, como massas alimentícias, pães e biscoitos, além da própria farinha de trigo, já aumentaram em até 10%, segundo estimativas de entidades que representam a indústria do setor no país. O percentual representa cerca de 40 vezes a variação da inflação média dos últimos dois meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,24% entre julho e agosto. A principal explicação para a inflação dos alimentos à base de trigo está na dependência externa que o Brasil tem do produto combinada com as recentes oscilações do dólar e do preço do produto no mercado internacional. O trigo é um dos poucos grãos que o Brasil tem que importar de outros países para abastecer o mercado doméstico.
Dados atualizados na quarta-feira (12) pelo governo federal mostram a confirmação de 1.673 casos de sarampo no Amazonas e em Roraima, estados que enfrentam surtos da doença. Além destas ocorrências, outras 7.812 continuam sob investigação. A maior parte dos casos foi registrada no Amazonas, com 1.326 ocorrências da doença confirmadas e outras 7.738 em investigação. Já Roraima apresenta um quadro com 301 confirmações de sarampo - 74 ainda são investigados. No total, já são oito mortes confirmadas - quatro em cada estado. Os casos da doença diagnosticados no Brasil estão relacionados à importação, uma vez que o genótipo do vírus (D8) encontrado no País é o mesmo que circula na Venezuela, que enfrenta um surto de sarampo desde 2017. Além dos incidentes no Amazonas e em Roraima, foram registradas ocorrências isoladas da enfermidade em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2).
Prazo para entrar na lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (14)
14 Set 2018 // 15:21
O prazo para seleção pela lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai até as 23h59 desta sexta-feira (14). Inscritos na edição do segundo semestre de 2018 que não foram aprovados no processo regular devem acompanhar a página do Fies na internet para conferir se aparecem nessa lista. Quem for pré-selecionado deve incluir os dados solicitados no Sistema Informatizado do Fies e, em seguida, terá até cinco dias para validar as informações prestadas no ato de inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição em que estuda ou pretende estudar.
Boquira, Ibicoara e Malhada de Pedras recebem o Saúde sem Fronteiras rastreamento do Câncer de Mama
14 Set 2018 // 14:28
O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega esta semana aos municípios de Boquira, Ibicoara e Malhada de Pedras, na Região deBrumado. O Saúde sem Fronteiras é um programa itinerante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo realizar mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. O atendimento está voltado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em Boquira, o atendimento começa no dia 15 (sábado) e termina no dia 27. A unidade móvel estará estacionada na Praça Nossa Senhora da Abadia. Serão 1.525 mulheres aptas para a realização dos exames de mamografia. Em Ibicoara, o atendimento começa nesta segunda-feira (17) e prossegue até o dia 21 e a unidade móvel vai ficar estacionada na Praça Mérico Martins Junior, área de eventos. Neste município, a meta da Sesab é atender a686 mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo município. Já em Malhada de Pedras, a unidade móvel estará estacionada na Praça da Prefeitura. O atendimento começa nesta segunda-feira (17), prosseguindo até o dia 19. No município, a meta de atendimento está em 546 mulheres. Nos dois municípios, o atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil subiu 0,001 ponto em 2017 na comparação com 2016 chegando a 0,759 numa escala que varia de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um incremento de 0,14% na renda média per capita do brasileiro garantiu que o país continuasse avançando, mesmo timidamente, no desenvolvimento humano em 2017, apesar de as desigualdades no acesso da população à saúde, educação e perspectivas econômicas ainda persistirem. O novo índice manteve o Brasil na 79ª posição no ranking que inclui 189 países. Na América Latina, o país ocupa o 5º lugar, perdendo para Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela. O IDH brasileiro está acima da média regional da América Latina e Caribe, de 0,758.


















