Entraram em vigor, nesta quarta-feira (6), as tarifas de 50% impostas sobre parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. A medida, assinada na semana passada pelo presidente norte-americano Donald Trump, afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado estadunidense, o que representa 4% das exportações brasileiras. Cerca de 700 produtos do Brasil ficaram fora do tarifaço. Café, frutas e carnes estão entre os produtos que passam a pagar uma sobretaxa de 50%. Ficaram de fora dessa taxa suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes, polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos. O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada por Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter à relativa perda de competitividade da economia americana para a China nas últimas décadas. No dia 2 de abril, Trump iniciou a guerra comercial impondo barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, foi imposta, em abril, a taxa mais baixa, de 10%. Porém, no início de julho, Trump elevou a tarifa para 50% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder o pleito de 2022.
Mais de 2 mil sacas de milho já chegaram a Brumado pelo Programa SAN Emergencial
06 Ago 2025 // 12:45 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Brumado já recebeu a totalidade das 2.300 sacas de milho grão destinadas ao município por meio do Programa de Segurança Alimentar Nutricional Emergencial (SAN Emergencial), uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia voltada ao apoio aos produtores rurais afetados pela seca prolongada. A ação é resultado de uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. O carregamento teve início na última sexta-feira (1º), com a chegada de 600 sacas. Em seguida, mais 750 sacas vieram diretamente de Luiz Eduardo Magalhães no sábado (2), e as últimas 750 sacas chegaram nesta semana, totalizando as 2.300 sacas de 60kg, o equivalente a mais de 135 toneladas de grãos. A distribuição atenderá a 488 pequenos produtores rurais do município, conforme cadastro prévio validado pelo programa. Cada produtor receberá entre 1 e 6 sacas de milho para ração animal, conforme os critérios estabelecidos, mediante apresentação da Ficha Sanitária da ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia. A ação tem como objetivo minimizar os impactos da estiagem sobre os rebanhos e garantir a segurança alimentar dos animais, beneficiando especialmente os criadores de pequeno e médio porte. A medida representa um importante reforço para a agricultura familiar, pilar da economia rural do município. A entrega será realizada conforme planejamento da pasta, podendo ocorrer de forma individual ou coletiva, de acordo com a organização e a logística adotada.
Acompanhantes em Goiânia: site conecta clientes a garotas verificadas com discrição e segurança
06 Ago 2025 // 12:40
O mercado de acompanhantes em Goiânia segue em plena expansão, acompanhando o crescimento da capital e o aumento da procura por serviços exclusivos e discretos. Todos os meses, milhares de buscas online são feitas por homens que desejam encontra acompanhantes de luxo na cidade, priorizando qualidade, discrição e segurança. Atendendo a essa demanda, o Provocah se destaca como uma plataforma que reúne acompanhantes verificadas em Goiânia, com fotos reais, descrições completas e contato direto com cada anunciante. O site vem conquistando espaço no setor por oferecer transparência, atualização diária e facilidade na busca, permitindo que o cliente filtre por bairro, tipo de atendimento e preferências pessoais. “Nossa prioridade é garantir que o cliente tenha acesso a perfis reais, com informações claras e atendimento direto, sem intermediários”, explica a equipe do Provocah. Além da página dedicada exclusivamente às acompanhantes em Goiânia, o Provocah também oferece anúncios em outras capitais brasileiras, sempre com perfis originais e verificados. O site conta com layout moderno, compatível com celular, filtros avançados e recursos como stories e link direto para o WhatsApp das anunciantes. Esse formato tem atraído cada vez mais visitantes que buscam conforto, descrição e um atendimento diferenciado. Para conhecer as acompanhantes disponíveis em Goiânia, acesse: https://provocah.com/acompanhantes/goiania-go
79ª CIPM e Polícia Civil recuperam motocicleta roubada em Aracatu; adolescente é apreendido
06 Ago 2025 // 12:22 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Uma ação conjunta entre a 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil resultou na recuperação de uma motocicleta com restrição de furto/roubo, nesta terça-feira (5), na cidade de Aracatu. Um adolescente de 17 anos foi apreendido durante a ocorrência. A operação teve início após a guarnição da 79ª CIPM receber informações sobre um indivíduo em atitude suspeita conduzindo uma motocicleta. Com base nas características fornecidas, os policiais realizaram diligências e localizaram o suspeito nas proximidades da feira livre do município. Durante a abordagem, foi constatado que o veículo – uma Honda/CG 150 Titan ES, de cor cinza, ano 2008 – possuía registro de furto/roubo. O adolescente não portava documentos pessoais e foi imediatamente apreendido. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brumado para a adoção das medidas cabíveis. A motocicleta foi recolhida e encaminhada ao pátio do Pelotão da PM em Aracatu, devendo ser posteriormente apresentada à Delegacia Territorial do município para os procedimentos legais.
Mulher finge pedir pizza para denunciar violência doméstica em Vitória da Conquista; suspeito é preso
06 Ago 2025 // 11:20 Por Wilker Porto / Agora Sudoeste
Uma mulher conseguiu denunciar o ex-companheiro por violência doméstica usando um código inusitado: fingiu pedir uma pizza durante uma ligação ao 190. O caso aconteceu na última quarta-feira (30), no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e resultou na prisão do suspeito. A vítima ligou para o Centro Integrado de Comunicações da Segurança Pública (Cicom), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), simulando um pedido de pizza para alertar, de forma discreta, que estava sendo ameaçada dentro de casa. No áudio divulgado pela Polícia Militar, é possível ouvir a mulher dizendo: “Gostaria de fazer um pedido de uma pizza”. O atendente estranha e pergunta se trata-se de um trote. Em seguida, compreende a situação e questiona: “A senhora está sendo ameaçada?”, ao que a vítima confirma: “Sim, sim”. Imediatamente, uma viatura foi enviada ao local. A ação, segundo o major Valmari Nogueira Júnior, coordenador do Cicom, durou apenas 1 minuto e 12 segundos. O agressor tentou resistir à prisão e foi contido com balas de borracha. Conforme a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento e fazia constantes ameaças à ex-companheira. O homem foi encaminhado à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (6) que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em prisão domiciliar, receba visitas de familiares sem a necessidade de autorização prévia. A decisão abrange “filhos, cunhadas, netas e netos” de Bolsonaro. O ministro escreveu que as visitas podem ocorrer “sem necessidade de prévia comunicação, com a observância das determinações legais e judiciais anteriormente fixadas”. Bolsonaro foi colocado em regime de prisão domiciliar desde a noite da última segunda-feira (4), por ordem de Moraes. Na ocasião, houve nova apreensão de celulares do ex-presidente, que já teve diversos aparelhos levados pelos investigadores. Ao impor a prisão, Moraes havia restrito as visitas apenas a advogados. Além disso, ele proibiu Bolsonaro de usar celulares, inclusive de terceiros. Na decisão de segunda, o ministro afirmou que Bolsonaro segue “ignorando e desrespeitando” o Supremo, tendo violado “deliberadamente” medidas cautelares que haviam sido determinadas antes, como a ordem de não utilizar as redes sociais, em perfis próprios ou de terceiros.
Brumado: Femp-b 2025 acontece nos dias 20 e 21 de setembro com artistas da terra
06 Ago 2025 // 09:28 Por Wilker Porto / Agora Sudoeste
Nos dias 20 e 21 de setembro, Brumado se transformará no palco da música local com a realização da sexta edição do Festival de Música Popular de Brumado — o FEMP-B 2025. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, será realizado na Praça Coronel Zeca Leite, reunindo artistas brumadenses em uma grande celebração da arte e da cultura local. Na sexta-feira, dia 20, a partir das 20h, acontece a noite eliminatória, onde os participantes selecionados apresentarão suas composições em busca de uma vaga na grande final. Já no sábado, dia 21, às 19h, o público poderá acompanhar a finalíssima do festival, que promete ser marcada por emoção, talento e muita música de qualidade. O FEMP-B é uma iniciativa da Associação Cultural Projeto FEMP-B, com apoio da Secretaria de Cultura de Brumado (SECULT), da Prefeitura Municipal e do Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal.
Segurança no campo em foco: Brumado debate implantação do policiamento rural
06 Ago 2025 // 08:59 Por Wilker Porto / Agora Sudoeste
Na manhã desta terça-feira (05), o Sindicato Rural de Brumado foi palco de uma importante reunião estratégica voltada à implementação do policiamento rural no município. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar a segurança nas áreas agrícolas e proteger os trabalhadores que vivem da terra, reforçando o compromisso com a tranquilidade e o desenvolvimento do campo. O encontro reuniu lideranças políticas, sindicais e representantes da segurança pública. Estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jamile da Silva Meira; a vereadora Verimar [do Sindicato] Dias da Silva Meira; o coordenador do Polo Sindical dos Agricultores Familiares do Sudoeste da Bahia, Valdinei Araújo; e o vereador Aroldo Meira. Representando a Polícia Militar, participaram o tenente-coronel PM Eduardo Viana Moreira Júnior, comandante do 24º Batalhão; o capitão PM Enéas dos Santos Oliveira, comandante da 1ª Companhia; e o capitão PM Marcos Alexandrino Silva, responsável pela coordenação do policiamento rural. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para ampliar a presença policial em regiões rurais, combater crimes no campo e estabelecer uma rede de proteção mais eficaz para os produtores. O projeto de policiamento rural foi apresentado como ferramenta essencial para valorizar o trabalho dos agricultores e garantir um ambiente mais seguro para as comunidades rurais. Como desdobramento prático, foi agendada uma audiência pública para a próxima quarta-feira, dia 13, em Brumado. O evento tem como objetivo apresentar os detalhes do projeto à população, abrir espaço para esclarecimentos e colher sugestões da comunidade, fortalecendo o diálogo entre as instituições e os moradores da zona rural. A expectativa é que a iniciativa contribua significativamente para a melhoria da segurança no campo, promovendo mais qualidade de vida e incentivando a permanência das famílias no meio rural.
O presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (União Brasil - AP), chamou de “exercício arbitrário” a ocupação das mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara por parte de parlamentares da oposição nesta terça-feira (5)
. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, os deputados e senadores obstruíram os trabalhos e prometem manter o movimento até que os presidentes das casas legislativas se comprometam em pautar a anistia geral e irrestrita para os condenados por tentativa de golpe de Estado. “Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, afirmou Alcolumbre em nota. O grupo da oposição também reivindica que seja pautado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado, para permitir que Bolsonaro não seria mais julgado pelo STF, mas pela primeira instância. O movimento ocorre após Moraes ter decretado a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro. O presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) também se manifestou por meio de suas redes sociais. Ele disse que determinou o encerramento das sessões de hoje e que amanhã será convocada uma reunião de líderes para definir a pauta de votações, “que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”. Mais cedo, deputados da base do governo repudiaram o ato e pediram que Motta reassuma o controle da situação.
Ivana Bastos reabriu trabalhos da ALBA mostrando realizações
06 Ago 2025 // 07:24 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Polícia Civil cumpre mandados em Brumado contra suspeito de aplicar golpe de R$ 500 mil em idosos
05 Ago 2025 // 17:55 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Na manhã desta terça-feira (05), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, deflagrou a Operação Sênior e cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade de Brumado contra um homem de 54 anos, investigado por aplicar um golpe milionário em pelo menos 21 idosos. De acordo com a investigação, em 2024, as vítimas — todas idosas e ligadas à comunidade católica — contrataram um pacote de viagem espiritual para a Europa, com destino a santuários religiosos em Portugal, Itália e França. O valor individual da excursão era de R$ 26.620,00, totalizando um prejuízo estimado em cerca de R$ 500 mil. A intermediação foi feita por um padre, também vítima do esquema. Segundo a polícia, o suspeito adiou a viagem diversas vezes apresentando justificativas incoerentes, até que, em fevereiro de 2025, cancelou o pacote sem oferecer qualquer reembolso. A empresa utilizada para a negociação foi considerada fictícia, e há relatos de vítimas em pelo menos três estados brasileiros. Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos na residência do suspeito. O material será encaminhado para perícia e pode contribuir com o avanço das investigações, que seguem em curso para identificar possíveis outros envolvidos e responsabilizar criminalmente o acusado.
Prefeito Wilson do Café anuncia cobertura do espaço de recreação da Creche Isabel Bento em Barra da Estiva
05 Ago 2025 // 17:28 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Na manhã desta terça-feira (05), o prefeito de Barra da Estiva, Wilson do Café (PSD), esteve na Creche Isabel Bento para anunciar uma conquista muito aguardada pela comunidade escolar: a cobertura do espaço de recreação da unidade. A iniciativa representa um avanço significativo para o bem-estar das crianças atendidas pela creche. Segundo o prefeito, a obra garante mais conforto e segurança durante as atividades lúdicas, que antes ficavam limitadas por conta das condições climáticas. “Antes, a chuva impedia as brincadeiras. O sol forte também limitava os momentos de lazer. Agora, nossas crianças poderão brincar, se desenvolver e aproveitar esse espaço com liberdade e proteção, faça chuva ou faça sol”, destacou. Wilson enfatizou ainda que mais do que uma obra de infraestrutura, a ação reafirma o compromisso da gestão com a infância e com a construção de uma cidade mais acolhedora. “Seguimos juntos, cuidando com carinho da nossa infância e construindo uma cidade mais justa e inclusiva para todos”, completou o gestor.
TVE exibe Missa Solene da Festa de Bom Jesus da Lapa
05 Ago 2025 // 17:15 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Nesta quarta-feira (06), a TVE transmite ao vivo, a partir das 7h da manhã, a Missa Solene da tradicional festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, na Bahia. A celebração, de forte expressão religiosa e cultural, acontece anualmente na cidade de Bom Jesus da Lapa, conhecida como a capital baiana da fé. Este ano, a festa marca os 334 anos da chegada do padre Francisco de Mendonça Mar, fundador da Romaria, e integra o Ano Jubilar da Esperança, que celebra os 25 anos do novo milênio. Além da Missa Solene, diversas outras atividades religiosas e culturais ocorrem no Santuário do Bom Jesus da Lapa, famoso por suas 16 grutas, sendo a principal a gruta onde se encontra a igreja, reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia.
Após decretada ontem (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a oposição reunida no Congresso Nacional ocupou as mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara nesta terça-feira (5).
Os senadores e deputados envolvidos na ação prometem permanecer nos locais até que os presidentes das casas legislativas cancelem a sessão prevista ou aceitem pautar a anistia geral e irrestrita para os condenados por tentativa de golpe de Estado. Eles também reivindicam que seja pautado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em coletiva de imprensa em frente ao Congresso Nacional, parlamentares da oposição criticaram a decisão de Moraes que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. O filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), disse que as medidas exigidas pela oposição visam “pacificar” o Brasil. “A primeira medida desse pacote de paz que queremos propor é o impeachment do ministro Alexandre de Moraes que não tem nenhuma capacidade de representar a mais alta Corte do país”, informou o parlamentar. O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), cobrou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), paute o impeachment de Moraes. “Ocupamos as mesas diretoras das duas Casas, no Senado e na Câmara, e vamos obstruir as sessões. O Senado já está com cinco senadores sentados na mesa. É uma medida extrema, nós entendemos, mas já fazem mais de 15 dias que eu, como líder da oposição, não consigo interlocução com Davi Alcolumbre”, comentou. Além da anistia e do impeachment de Moraes, a oposição exige ainda a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o fim do foro privilegiado. Dessa forma, o ex-presidente Bolsonaro não seria mais julgado pelo Supremo, mas pela primeira instância. Apesar de exigirem as medidas para "pacificar o Brasil", como disseram os parlamentares, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que o grupo estava "se apresentando para a guerra". "Não haverá paz no Brasil enquanto não houver discurso de conciliação, que passa pela anistia, pela mudança do fim do foro e pelo impeachment de Moraes", afirmou.
Mineração na Bahia cresce 31% no primeiro semestre de 2025 e movimenta R$ 6,7 bilhões
05 Ago 2025 // 16:44 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Agroindústria fortalece tradição da mandioca em comunidade rural de Ibiassucê
05 Ago 2025 // 15:32 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
8ª Noite da Novena ao Bom Jesus reúne fiéis em Brumado com celebração presidida por Dom Carvalho
05 Ago 2025 // 15:00 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Na noite desta segunda-feira (04), a Paróquia Bom Jesus, em Brumado, vivenciou a 8ª Noite da Novena em honra ao padroeiro do município, dentro da programação da Festa do Padroeiro 2025. A celebração foi presidida por Dom José Roberto Silva Carvalho, bispo da Diocese de Caetité, e teve como tema central: "Para os empobrecidos, a misericórdia é obra de Esperança." A celebração das 19h30 contou com a participação das comunidades Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, Grupo de Senhora Sant’Ana (Lamarão), Vicentinos, CARP, Pastoral Litúrgica, Proclamadores da Palavra e Salmistas, que foram os mordomos da noite. Fiéis lotaram a Igreja Matriz para acompanhar a santa missa, marcada por momentos de profunda reflexão, fé e devoção ao Bom Jesus.
Próxima celebração: 9ª Noite – Terça-feira (05/08), às 19h30
Tema: “Reconciliai-vos com Deus!”
Celebrante: Pe. Vincenzo Lumetta (Maetinga)
Mordomos: E.C.C., Serviço Paroquial, Lira Ceciliana, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, SMTT, Guarda Municipal e Equipes de Serviços dos Festejos.
Ação conjunta da CIPE/Sudoeste e 17º BPM resulta em prisão por tráfico de drogas na zona rural de Pindaí
05 Ago 2025 // 14:30 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Na noite de segunda-feira (04), por volta das 23h30, uma ação integrada entre a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste e o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas no distrito de Guirapá, zona rural do município de Pindaí. A operação foi deflagrada após denúncia anônima que indicava atividade de tráfico em um bar da localidade. No momento da abordagem, os policiais identificaram um forte odor característico de substância entorpecente, o que motivou buscas no estabelecimento. Durante a revista, foram encontrados diversos materiais ilícitos, incluindo um tablete de maconha pesando 45g, uma trouxa da mesma droga, quatro trouxas de cocaína, além de R$ 37,00 em espécie, dois celulares modelo Xiaomi Redmi Note (verde e preto), e vários sacos plásticos utilizados para acondicionamento e venda de entorpecentes. O proprietário do bar recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
24º BPM divulga ranking operacional de julho com destaque para a produtividade da tropa
05 Ago 2025 // 14:00 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
O 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) divulgou, nesta semana, o ranking operacional referente ao mês de julho, evidenciando o desempenho dos policiais militares nas atividades de segurança pública. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o comprometimento, a eficiência e a dedicação da tropa no cumprimento das missões institucionais. No levantamento, foram considerados diversos critérios de produtividade, como prisões em flagrante, apreensões de armas e drogas, número de abordagens realizadas, entre outros indicadores operacionais. Destaque para os três primeiros colocados do mês: o Soldado PM Miguel liderou o ranking, seguido pelo Soldado PM Marcos, em segundo lugar, e pelo Tenente PM Pabulo, em terceiro. De acordo com o comando do 24º BPM, o reconhecimento à atuação desses profissionais representa o empenho coletivo da corporação, que atua diariamente com responsabilidade, coragem e comprometimento para garantir a ordem e a segurança nos municípios da região.
Joalheria é alvo de assalto no centro de Livramento de Nossa Senhora; Polícia Militar realiza buscas pelos suspeitos
05 Ago 2025 // 12:16 Por Wilker Porto - Agora Sudoeste
Na manhã desta terça-feira (05), uma joalheria localizada na Avenida Presidente Vargas, no centro de Livramento de Nossa Senhora, foi alvo de um assalto à mão armada. A ação criminosa ocorreu por volta das 08h10 e mobilizou equipes da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo informações divulgadas pela PM, a guarnição realizava rondas de rotina quando foi alertada por um transeunte sobre o ocorrido. De imediato, os policiais se dirigiram até o estabelecimento comercial, onde fizeram contato com o proprietário. Ele relatou que dois homens armados invadiram o local, renderam ele e um funcionário, e subtraíram diversas joias da vitrine e do estoque. Até o momento, não foi possível precisar a quantidade ou o valor do material levado. A 46ª CIPM iniciou diligências intensivas na região e montou um cerco para tentar capturar os suspeitos, que fugiram após o crime. Apesar dos esforços, ninguém foi preso até o fechamento desta matéria.
A mortalidade por câncer colorretal deve crescer 36,3% nos próximos 15 anos no Brasil. A projeção está no 9º volume do Boletim Info.oncollect, da Fundação do Câncer, divulgado nesta terça-feira (5), Dia Nacional da Saúde. Segundo o estudo, o crescimento dos óbitos entre os homens será de 35% até 2040 e, entre as mulheres, de 37,63%. A Região Sudeste deverá ter um aumento de 34% nos óbitos e também irá concentrar o maior número absoluto de mortes. De acordo com o coordenador da pesquisa, Alfredo Scaff, os dados mostram que a maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença. “Em nosso levantamento, 78% das pessoas que vieram a óbito foram diagnosticadas já nos estágios três ou quatro, o que reduz drasticamente as chances de cura’’, alerta Scaff. Segundo o coordenador, muitas vezes a doença se desenvolve de forma lenta, a partir de pequenos pontos que ao longo de anos podem se transformar em câncer. Além de sangue nas fezes, os sinais de alerta incluem mudanças do hábito intestinal, como as fezes em fita ou diarreicas, dores abdominais persistentes e perda de peso sem causa aparente. “As informações obtidas a partir do boletim evidenciaram que homens e mulheres que foram a óbito pela doença tiveram seus diagnósticos nos estágios mais avançados”, complementa.
Major da PM é exonerado após ser preso por facilitar entrada de celular em presídio da Mata Escura
05 Ago 2025 // 11:00
O major da Polícia Militar da Bahia, Almir Bispo dos Santos Filho, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (5), após ser preso em flagrante por facilitar a entrada de um telefone celular no Complexo Penal da Mata Escura, em Salvador. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado. Lotado na coordenação de planejamento operacional do Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar — unidade responsável pela segurança no presídio —, Almir Bispo foi flagrado na segunda-feira (4) entregando um aparelho celular a uma visitante que já havia passado por revista e não havia sido autorizada a portar o dispositivo. A prisão do oficial foi realizada em flagrante pela Corregedoria da PM, que instaurou os procedimentos legais para apurar o caso. Almir Bispo permanecerá custodiado na Coordenação de Custódia Provisória (CCP) até a conclusão das investigações e definição de eventuais medidas judiciais.
Polícia Federal deflagra Operação Kori em Brumado contra armazenamento de material de abuso sexual infantil
05 Ago 2025 // 10:25 Por Wilker Porto / Agora Sudoeste
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5/8), a operação Kori, visando o combate ao crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão para encontrar e apreender equipamentos eletrônicos, como computadores e aparelhos celulares de uso pessoal do investigado e outros objetos comprobatórios da prática dos crimes em apuração, no município de Brumado/BA. A investigação teve início a partir do recebimento de relatórios de organizações não governamentais sobre tráfego de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em redes sociais. Havia contra o investigado consistentes indícios de que armazenava arquivos contendo cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes, o que configura, em tese, a prática de crime tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. A partir de agora o material apreendido será analisado e catalogado, visando instruir a presente investigação bem como identificar outros envolvidos nos delitos.
Atual campeã, Castro Alves abre o Intermunicipal 2025 com vitória sobre Vera Cruz
05 Ago 2025 // 10:00 Por Wilker Porto / Agora Sudoeste
Foi dado o pontapé inicial à maior competição de seleções não profissionais do mundo. No jogo de abertura, neste domingo (3), Castro Alves recebeu Vera Cruz no estádio municipal de Castro Alves. A atual campeã começou com o pé direito e venceu a adversária por 1 a 0, com gol marcado no segundo-tempo. Com o resultado, Castro Alves largou na liderança do Grupo 8, com três pontos. Vera Cruz, com a derrota, ficou na quarta colocação. A partida isolada da 1ª rodada contou com cerimônia de estreia do campeonato antes de a bola rolar. A solenidade contou com participação da diretoria da Federação Bahiana de Futebol. Os demais jogos da 1ª rodada serão realizados no próximo domingo (20), às 15h. A Seleção de Brumado está confirmada no torneio e integra o Grupo 12, ao lado das seleções de Lagoa Real e Palmas de Monte Alto. A estreia da equipe brumadense será no dia 17 de agosto, fora de casa, contra a seleção de Palmas de Monte Alto.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu nesta segunda-feira (4) novas medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A prisão domiciliar foi decretada por tempo indeterminado. Com a decisão (acesse aqui a íntegra do documento): Bolsonaro vai permanecer com tornozeleira eletrônica; O ex-presidente está proibido de receber visitas sem autorização do STF e de usar telefone celular; Somente os advogados de Bolsonaro e as pessoas que moram com o ex-presidente podem ter contato com ele. Estão nessa situação a ex-primeira dama Michele Bolsonaro e a filha do casal. As pessoas que forem autorizadas a visitar o ex-presidente não poderão usar o celular, tirar fotos ou gravar imagens. Continuam mantidas as cautelares decretadas no mês passado contra Bolsonaro: Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras; Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros. Receber visitas de investigados nas ações penais da trama golpista. Proibição de aproximação e acesso a embaixadas e consulados de países estrangeiros.























