Agora Sudoeste
Agora Sudoeste

Brumado: APLB diz que prefeitura voltou a cortar gratificações dos professores municipais

Brumado: APLB diz que prefeitura voltou a cortar gratificações dos professores municipais
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de comunicado enviado ao Agora Sudoeste, a APLB - Sindicato informou que,  mais uma vez, as gratificações dos salários dos professores municipais foi cortada pela Prefeitura Municipal de Brumado, que se baseou na decisão da suspensão da liminar que ilegalizava os cortes. "A decisão do processo de número 8024158-70.2020.8.05.0000 saiu em 27 de agosto de 2020. Os salários já entraram cortados hoje, dia 28. É importante lembrar que a folha de pagamento é fechada alguns dias antes da liberação dos dinheiros nas contas. Como esses salários já estavam cortadas, mesmo antes da divulgação da decisão? A administração municipal, que havia tomado essa atitude no início do isolamento social por causa da Covid-19, teria que devolver o retroativo dos salários, como foi solicitado na liminar favorável à categoria. Entretanto, não satisfeita com o resultado, a prefeitura recorreu e agora, mais uma vez, cortou as gratificações. A jurisprudência, no entanto, está a favor da nossa categoria e, por conseguinte, da educação. Ao invés de cortar salários, prefeito, o senhor deveria adicionar incentivos nesse período de ensino remoto, onde o professor trabalha o dobro de sua carga horária. Porém, sem entender o que é ser professor e sem querer que a população de Brumado tenha uma educação de qualidade, o senhor continua, como sempre, atacando a educação pública municipal. Quando não se valoriza o profissional, a qualidade do ensino diminui. Agora, as preocupações se dividem entre as contas, a casa e o trabalho dobrado. Os professores são, em sua maioria, arrimos de família e cortar os seus salários é colocar a cidade em estado ainda maior de calamidade. O ensino remoto afeta a saúde física e psicológica do educador, mas, já se provou que para o senhor o dinheiro é mais importante que a vida e o que o oferecimento dos direitos básicos dos cidadãos. A educação prova, cada dia mais, o quanto é primordial, visto que conhecer a história e a estrutura da sociedade impede que politiqueiros sejam eleitos. Queremos saber o porquê desses cortes com uma justificativa plausível. O comércio está aberto, a economia está girando, os repasses do Fundeb estão sendo feitos. Por que, então, prejudicar os professores? A adaptação ao ensino remoto tem sido um obstáculo, mas temos superado. Mas não superaremos a perseguição à nossa categoria", escreveu o sindicato. 


Sessão do Legislativo desta segunda (31) terá apresentação do relatório da Comissão Processante; votação sobre prosseguimento ou não da denúncia do Impeachment do prefeito também poderá acontecer

Sessão do Legislativo desta segunda (31) terá apresentação do relatório da Comissão Processante; votação sobre prosseguimento ou não da denúncia do Impeachment do prefeito também poderá acontecer
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Após a suspensão de uma semana das sessões do Poder Legislativo de Brumado devido a suspeitas de casos da Covid-19 entre os servidores, as quais tiveram resultados negativos em testes específicos, foi confirmada, pela presidência da Casa a sessão ordinária desta segunda-feira (31), a qual terá inícios às 19h30. Neste contexto fará parte da pauta a leitura do Relatório da Comissão Processante que analisou as denúncias apresentadas em desfavor do chefe do executivo municipal. Na oportunidade também poderá ser colocado em votação o prosseguimento ou arquivamento das denúncias por parte dos vereadores.


Bahia registra 1.272 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Bahia registra 1.272 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.272 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 2.808 curados (+1,2%). Dos 256.062 casos confirmados desde o início da pandemia, 239.467 já são considerados curados e 11.251 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (5.655,20), Ibirataia (5.609,98), Dário Meira (4.845,94), Itabuna (4.833,44) e Salinas da Margarida (4.672,24). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 475.176 casos descartados e 84.194 em investigação. O boletim epidemiológico contabiliza 42 óbitos que ocorreram em diversas datas.


Livramento: Polícia Militar encerra grande aglomeração de pessoas com som automotivo

Livramento: Polícia Militar encerra grande aglomeração de pessoas com som automotivo
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na noite so último sábado (29), as guarnições do PETO, RP e Rondas Rurais sob o comando do Coordenador de Área deslocaram até um Posto de Combustíveis, localizado na BA-156, na saída de Livramento sentido Paramirim, a fim de verificar uma denúncia sobre uma grande aglomeração de pessoas e uso de som automotivo. Ao chegar no local, as guarnições constataram a veracidade dos fatos. Foi feita então, a abordagem e busca pessoal em todos que lá estavam, e posteriormente após a identificação dos veículos que estavam causando a poluição sonora. Foram feitas buscas internas nos mesmo. No total foram 06 veículos conduzidos e apreendidos na Delegacia Territorial de Livramento: 01 VW golf branco, 01 VW gol vermelho, 01 HYUNDAI Veloster branco, 01 VW Polo azul, 01 FIAT uno verde e 01 VW gol branco. Após as abordagens e as buscas veiculares todos foram orientados e ir para suas casas e os veículos juntamente com seus condutores foram conduzidos e apresentados à DP, onde foi feito o flagrante por poluição sonora e por estar em desacordo com o decreto estadual de proibição de som automotivo que se tornou crime contra saúde pública.


Brumado: Número de pacientes ativos com a Covid-19 baixa para 63

Brumado: Número de pacientes ativos com a Covid-19 baixa para 63

Neste domingo, 30/08, o município de Brumado registra 867 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 3.753 notificações. Entre os diagnósticos: 9 internações, 9 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 795 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.417 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Deputado Marquinho Viana comemora o Dia Estadual do Vaqueiro

Deputado Marquinho Viana comemora o Dia Estadual do Vaqueiro

O deputado Marquinho Viana destaca neste domingo, (30.08), a passagem do Dia Estadual do Vaqueiro, comemorado sempre no último domingo do mês de agosto. O deputado lembra a importância do vaqueiro para o desenvolvimento de suas regiões e do país, no trabalho árduo e diuturno de cuidar dos rebanhos, tão importantes para todos nós.


Bahia arranca empate com Palmeiras nos acréscimos

Bahia arranca empate com Palmeiras nos acréscimos
Foto - :Jhony Pinho / AGIF

O Bahia conseguiu conquistar um ponto importante na noite deste sábado (29), diante do Palmeiras, em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão Assaí 2020. O Verdão saiu na frente do marcador com Zé Rafael, já na etapa final, mas o Tricolor de Aço arrancou o empate nos acréscimos com Marco Antônio, evitando a derrota. Com o empate, o Bahia chegou aos oito pontos na tabela de classificação, ocupando a sétima colocação. Já o Palmeiras foi a nove, uma posição acima, em sexto.


Brumado registra 27 novos casos da Covid-19 em 24h

Brumado registra 27 novos casos da Covid-19 em 24h

Neste sábado, 29/08, o município de Brumado registra 867 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 3.72q notificações. Entre os diagnósticos: 9 internações, 9 óbitos, 78 pacientes em tratamento e 780 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.417 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Brumado: Justiça nega pedido do prefeito quanto a suspensão da tramitação do Processo de Cassação instaurado pela Câmara

Brumado: Justiça nega pedido do prefeito quanto a suspensão da tramitação do Processo de Cassação instaurado pela Câmara
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, entrou com Pedido de Tutela Antecipada, em Caráter Antecedente, em desfavor da Câmara de Vereadores de Brumado. Argumenta o prefeito, em síntese, que foi recentemente surpreendida, em meio à pandemia do Covid-19, com a abertura de um processo de cassação do seu mandado pela Câmara Municipal e que a conduta do acionado feriu os princípios constitucionais e legais aplicáveis ao caso, sobretudo o da ampla defesa e o contraditório, considerando o atual cenário pandêmico em que se encontra o país e esta Comarca e o fato de serem físicos os autos, fatos capazes de ocasionar o cerceamento de sua defesa. Informa que é integrante do grupo de risco para o Coronavírus, o que lhe impossibilita de participar das audiências presenciais. Aduz, ainda, que a tramitação do processo de cassação pode gerar um quadro de desestabilização e insegurança política no m unicípio, o que agravaria a crise causada pelo vírus. Deste modo, o prefeito  requer o demandante a concessão da tutela de urgência de caráter antecipatório determinando a suspensão imediata da tramitação do Processo de Cassação instaurado pelo Decreto Legislativo n.º 002, de 07 de julho de 2020, por 90 (noventa) dias ou até o fim do estado de calamidade pública, tornando nulos os atos praticados no referido processo, inclusive a citação, com a consequente devolução do prazo de defesa do autor após a retomada da tramitação processual. Em sua decisão, o juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho observou que "Fica claro, diante do explanado, que eventual deferimento do pedido, objeto deste incidente, representaria indevida ingerência do Poder Judiciário no Poder Legislativo, gerando demasiada e não permitida invasão em competência privativa da Câmara Municipal de Brumado. Este quadro, indubitavelmente, evidenciaria risco de grave lesão à ordem pública na acepção de ordem jurídico-constitucional. Ante o exposto, ausentes os requisitos legais, visto que não restou comprovado vício nos aspectos formais e substanciais de legalidade no processo de abertura de cassação do mandato do Prefeito Municipal pela Câmara de Vereadores do Município de Brumado, impõe-se o pronto indeferimento do pedido".


Estado prorroga até 13 de setembro decreto que proíbe aulas, eventos e aglomerações na Bahia

Estado prorroga até 13 de setembro decreto que proíbe aulas, eventos e aglomerações na Bahia
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 50 pessoas seguem proibidos em toda a Bahia. O decreto estadual n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (30), ficará em vigor até o dia 13 de setembro. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. A prorrogação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em diversas cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continuam suspensas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.


Brumado registra 03 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Brumado registra 03 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Nesta sexta-feira, 28/08, o município de Brumado registra 840 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 3.698 notificações. Entre os diagnósticos: 8 internações, 9 óbitos, 72 pacientes em tratamento e 759 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.379 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Últimos dias de inscrição para curso da UFBA em Brumado

Últimos dias de inscrição para curso da UFBA em Brumado
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Termina na próxima segunda feira, dia 31/08, o prazo para inscrições para o processo seletivo do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Bahia - UFBA. O curso será ofertado através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Para o polo de Brumado são disponibilizadas 50 vagas distribuídas conforme edital. Todas as informações e link para inscrição podem ser acessadas pelo endereço ingresso.ufba.br/ead.


Brumado: após casos de Covid-19, atividades presencias da Câmara de Vereadores retornam na próxima segunda (31)

Brumado: após casos de Covid-19, atividades presencias da Câmara de Vereadores retornam na próxima segunda (31)
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio da Portaria n° 072, de 28 de agosto de 2020, a Câmara de Vereadores de Brumado dispõe sobre o retorno das atividades presenciais, no âmbito do Legislativo. Considerando que os servidores da Câmara, os quais testaram positivo com o Covid-19, no caso 02 (dois) servidores, já se encontram recuperados e afastados pelo período recomendado pelas autoridades sanitárias, que não foram notificados novos casos de pessoas infectadas que frequentam ou trabalham na Câmara de Vereadores, e ainda que os dois exames realizados pelo presidente da Casa tiveram resultado negativo para Covid-19, descartando a suspeita, fica definido o retorno das atividades presencias da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, para o dia 31 de agosto de 2020.


Brumado: Proprietários de bares entregam protocolo de segurança ao município para manterem flexibilização

Brumado: Proprietários de bares entregam protocolo de segurança ao município para manterem flexibilização
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na tarde desta sexta-feira (28), foi realizada mais uma reunião entre a Prefeitura de Brumado e os representantes de bares para definir sobre os protocolos de segurança para que estes estabelecimentos continuem suas atividades. Devido ao fato do prefeito Eduardo Vasconcelos e o secretário de Saúde Cláudio Feres estarem em viagem a capital do Estado, o procurador do município, Aciole Viana, conduziu a reunião que além dos representantes de bares, contou com a presença de representantes da CDL, Vigilância Sanitária e igrejas.

Brumado: Proprietários de bares entregam protocolo de segurança ao município para manterem flexibilização
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme combinado na última semana, os representantes de bares entregaram um protocolo de segurança para a abertura, segundo Aciole, "Devido a viagem do prefeito e secretário de saúde não poderemos tomar uma decisão no dia de hoje, mas todos o protocolo apresentado será analisado pela administração, com isso, os bares poderão ficar abertos por mais uma semana, até que seja tomada uma decisão definitiva".


Brumado: Clubes tentam retomada das atividades apresentando protocolo de segurança à comissão de saúde do município

Brumado: Clubes tentam retomada das atividades apresentando protocolo de segurança à comissão de saúde do município
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Assim como as demais atividades econômicas, os clubes enfrentam dificuldades para manter os empregos durante a pandemia. Diferente de outros setores, que tiveram flexibilizadas as aberturas, as unidades estão há mais de 05 meses fechadas e com grande inadimplência dos associados, os quais não pagam os serviços justamente por não estarem usufruindo dos benefícios. Diante da crise, os clubes de Brumado (Clube Social de Brumado e AABB) montaram um protocolo a ser apresentado as autoridades sanitárias do município para que haja a reabertura das unidades. Os presidentes das instituições, André Cardoso e Maxuell Barreto defendem que ambos os locais são com áreas abertas e o uso da piscina poderia ocorrer de forma controlada, já que o cloro utilizado na higienização é eficaz contra o novo Coronavírus. Além disso, há no protocolo a distribuição das mesas cumprindo o distanciamento recomendo, além de disponibilização de álcool gel e aferição de temperatura antes do acesso do associado ao clube. A administração municipal irá analisar o protocolo e dará uma resposta aos clubes na próxima semana.


Homem morre após tentar atacar policial civil em Livramento

Homem morre após tentar atacar policial civil em Livramento
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã desta sexta-feira (28), um homem foi alvejado após tentar atacar um  policial civil com uma faca, durante ocorrência em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da polícia, o homem ameaçava de morte um familiar no Bairro Recreio, quando o policial civil tentou intervir, para mediar a situação. Descontrolado, o homem atacou o policial com uma faca, o qual revidou deflagrando um tiro contra o agressor. O homem chegou a ser socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda segundo a polícia, o agressor possuía várias passagens na delegacia por diferentes delitos e já havia tentado contra a vida de outros policiais. A suspeita é que ele possuía problemas psicológicos.


TSE: candidatos não podem participar de lives de artistas para promover campanhas

TSE: candidatos não podem participar de lives de artistas para promover campanhas

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, em sessão extraordinária desta sexta-feira (28), que candidatos não podem participar de lives promovidas por artistas com o intuito de fazer campanha eleitoral. O posicionamento do Tribunal é uma resposta à consulta feita pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) questionando se seria legítima a participação de candidatos em eventos virtuais não remunerados, como as transmissões ao vivo de artistas pela internet, ideia que tem recebido o nome de “livemício”. Diante da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) e das medidas de isolamento social recomendadas por autoridades de saúde, o partido questionou se a regra do §7º do art. 39 da Lei 9.504 permite realização de apresentação dos candidatos aos eleitores juntamente com atores, cantores e outros artistas através de shows (lives eleitorais) não remunerados e realizados em plataforma digital. Em seu voto, o ministro relator Luis Felipe Salomão destacou que a proibição compreende não apenas a hipótese de showmício como eventos assemelhados e alcança eventos dessa natureza. Ele lembrou que a Emenda Constitucional nº 107/2020, que trouxe modificações significativas no calendário eleitoral justamente por força da pandemia, não abriu espaço para qualquer ressalva a autorizar interpretação diferente da regra prevista na Lei das Eleições. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, lembrou que a constitucionalidade da norma que proibiu a realização de showmício (Lei n 11.300/2006) está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), particularmente na hipótese em que não haja remuneração. “No entanto, como há um texto legal em vigor não declarado inconstitucional, penso que a posição adotada pelo ministro Luís Felipe Salomão é a que corresponde a interpretação adequada da lei em vigor”, finalizou.


Bolsonaro anuncia que não vai atuar nas eleições municipais

Bolsonaro anuncia que não vai atuar nas eleições municipais
Foto - Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (28) que decidiu não atuar no primeiro turno nas eleições para prefeitos, que serão realizadas em novembro, em todo o Brasil. “Tenho muito trabalho na Presidência e, tal atividade tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, escreveu em publicação nas redes sociais. De acordo com Bolsonaro, entretanto, ele continua trabalhando para a homologação do partido Aliança pelo Brasil, criado em novembro do ano passado, após o presidente deixar o PSL, partido pelo qual se elegeu. Para a legenda ser homologada é necessária a coleta de cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados. As rubricas precisam ser validadas, uma a uma, pelo Tribunal Superior Eleitoral. “Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança. Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021”, explicou sobre o seu plano para filiação, caso o Aliança pelo Brasil não possa ser oficializado. O presidente desejou boa sorte a todos os candidatos. “E, principalmente, aos eleitores nessas escolhas”, escreveu. As eleições municipais deste ano estão marcadas, em primeiro turno, para 15 de novembro e, em segundo turno, para 29 de novembro. Originalmente realizado em outubro, este ano o pleito foi adiado em razão da pandemia da covid-19.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira

Brumado: faça a troca de óleo de seu veículo no Posto Meira
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Seu carro está precisando fazer a troca de óleo? Então venha para o lugar certo! O Posto Meira tem grande promoção, venha conferir. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Félix. Telefone: (77) 3441-7851.


Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora, e eleitores irão às urnas das 7h às 17h

Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora, e eleitores irão às urnas das 7h às 17h
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite desta quinta-feira (27) ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. Com isso, os quase 148 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas de 7h as 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro. O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP). O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.


Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 52 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 52 milhões
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Mega-Sena sorteia neste sábado (29) prêmio acumulado há oito concursos e estimado em R$ 52 milhões. As seis dezenas do concurso 2.294 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia cerca de R$ 67 mil por mês.


Rio de Contas tem 05 casos ativos da Covid-19

Rio de Contas tem 05 casos ativos da Covid-19
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Rio de Contas informou que o município conta atualmente com 35 casos registrados da Covid-19, sendo 05 ativos. São 355 casos suspeitos notificados, 41 descartados e 30 curados.


Preço dos materiais de construção aumentam e produtos começam a faltar na Bahia

Preço dos materiais de construção aumentam e produtos começam a faltar na Bahia
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Mesmo com o mercado aquecido com o retorno das atividades diante da Pandemia, a construção civil apresenta problemas que podem atrasar essa retomada. De acordo com reportagem do Correio da Bahia, o Sindicato da Indústria da Construção da Bahia (Sinduscon-BA) denuncia a onda de aumento nos preços dos principais insumos das edificações, já se registrando a falta de diversos deles no mercado. Essa tem sido uma das principais preocupações de construtoras relatadas à entidade. De acordo com o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Marden, justamente num momento de início da retomada das atividades, os fabricantes dos materiais de construção resolveram elevar seus preços totalmente fora da realidade da inflação atual no país. Os maiores aumentos anunciados estão para o aço, PVC, derivados de cobre – fios e cabos elétricos, e cimento. Ainda não há números para demonstrar o nível desses reajustes.


Globo não transmitirá Fórmula 1 em 2021

Globo não transmitirá Fórmula 1 em 2021
Foto - Reprodução / MotorSport

A TV Globo não chegou a um acordo com a Liberty Media, grupo detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, e não vai transmitir a competição a partir de 2021. Segundo o site "Meio e Mensagem", o motivo são os altos valores pedidos pela empresa para a renovação do contrato, cujo atual termina no final deste ano, em meio à crise financeira ocasionada pela pandemia do coronavírus. Inclusive, a Vênus Platinada já comunicou aos seus parceiros do mercado publicitário que a competição automobilística não estará na sua grade. A Globo já vinha negociando a renovação com a Liberty Media e feito uma proposta de revisão nos valores dos direitos de transmissão, mas as duas partes não chegaram a um entendimento. Ainda segundo o "Meio e Mensagem", a Globo vendeu cinco das seis cotas de patrocínio da temporada 2020 de F1. E pelo preço de tabela obteve uma receita de quase R$ 500 milhões, suficiente para cobrir o valor pedido pela Liberty Media pelos direitos de transmissão. Mas internamente, a emissora carioca tenta dividir este bolo com as 118 afiliadas para exibir a corrida no Brasil, o que segundo a direção, a conta não fecha.


Bahia registra 2.832 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Bahia registra 2.832 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.832 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,2%) e 3.147 curados (+1,4%). Dos 247.853 casos confirmados desde o início da pandemia, 231.153 já são considerados curados e 11.522 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (30,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (5.655,20), Ibirataia (5.237,72), Dário Meira (4.808,59), Itabuna (4.666,94) e Salinas da Margarida (4.608,41). O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 5.178, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 56,10% ocorreram no sexo masculino e 43,90% no sexo feminino. 


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais