EDUCAÇÃO: USO DAS TECNOLOGIAS, CAMINHOS, ESCOLHAS E DESAFIOS

EDUCAÇÃO: USO DAS TECNOLOGIAS, CAMINHOS, ESCOLHAS E DESAFIOS

*Carlos Prates


Que a tecnologia chegou para ficar em nossas vidas e nas escolas, não há dúvida.  Por intermédio dos seus inúmeros benefícios, milhares de pessoas que estavam distantes dos grandes centros de ensino, passaram a ter a oportunidade de cursar uma faculdade, de forma presencial ou à distância. Vejamos algumas definições sobre o ensino e a aprendizagem usando as tecnologias: E-learning  - é o ensino eletrônico, não presencial, através da internet e outros meios de comunicação; Blended Learning ou B-learning é um derivado do E-learning e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, entretanto inclui, necessariamente, situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto ou combinado.

*Carlos Prates


Que a tecnologia chegou para ficar em nossas vidas e nas escolas, não há dúvida.  Por intermédio dos seus inúmeros benefícios, milhares de pessoas que estavam distantes dos grandes centros de ensino, passaram a ter a oportunidade de cursar uma faculdade, de forma presencial ou à distância. Vejamos algumas definições sobre o ensino e a aprendizagem usando as tecnologias:

 

E-learning  - é o ensino eletrônico, não presencial, através da internet e outros meios de comunicação;

 

Blended Learning ou B-learning é um derivado do E-learning e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, entretanto inclui, necessariamente, situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto ou combinado.

 

Através de artigos e livros escritos por especialistas no assunto, bem como por experiência própria, tenho percebido que há mais dúvidas do que certezas sobre a eficácia dos novos meios de comunicação em sala de aula:

 

Qual a finalidade? Por que utilizar? Como utilizar? Quais os custos e benefícios? Quais as principais oportunidades e ameaças?

 

Os professores e os alunos devem estar cientes de que as tecnologias, somente,  não fazem mágicas e muito menos milagres. Após o fascínio inicial, todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem devem se esforçar para aprenderem mutuamente.

 

A esse respeito o mestre Paulo Freire afirmou: "Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil, porque estudar pressupõe criar, recriar e não  apenas repetir o que os outros dizem ... estudar é um dever revolucionário”.

 

A tecnologia é uma parte do processo e deve estar em sintonia com as demais:  talento do professor; apoio da secretaria de educação e os gestores das escolas; envolvimento da família, e, principalmente, vontade e determinação dos alunos para estudar e aprender.

 

Outra questão pertinente é: o que faço com as informações? Hoje nós temos inúmeras informações e obtidas facilmente, que fica difícil avaliar quais as verdadeiras (ou mais próximas da verdade) e os autores das mesmas. 

 

Vale a apena os professores e alunos fazerem alguns sábios questionamentos: de que maneira as informações melhorarão a vida pessoal e profissional dos envolvidos?  como faço para aprender por conta própria e  à distância? entendo o que leio? sei fazer conexões das informações para a minha vida cotidiana e para o desenvolvimento da minha inteligência?

 

Tenho percebido que um dos maiores obstáculos para o aprendizado é a pouca capacidade de comunicação e de entendimento entre professores e alunos. Muitos se comunicam de forma inadequada, têm enormes dificuldades com o português e são tímidos. Para esse grupo, os obstáculos constatados nas aulas presenciais podem se potencializar no processo de ensino e de aprendizagem através das tecnologias.

 

Um ótimo exemplo de sucesso sobre a metodologia de ensino à distância é do professor Salman  Khan. Ele tem milhões de alunos ao redor do mundo e as suas aulas estão disponíveis gratuitamente e 24 horas por dia. No site www.fundacaolemann.org.br você poderá assisti-las, dubladas em português. Os fatores que mais contribuem para o seu sucesso são a metodologia simples, direta e o desejo do aluno para aprender.

 

Por último, cabe ressaltar que somente o amor, dedicação, paciência, criatividade e visão de equipe dos professores, alunos, pais e diretores serão capazes de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, utilizando todas as vantagens das tecnologias existentes e as que serão criadas. Caso contrário, assistiremos o lado sombrio da tecnologia preponderando sobre o ensino e servindo apenas de fuga para os que não desejam estudar ou ensinar. Somente o futuro nos dirá se teremos mais vantagens ou desvantagens no uso das tecnologias em sala de aula.

 

*Professor e escritor. www.ibahia.com (Blog de Empregos).


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais