

Por Carlos Prates
Cativar os turistas é um trabalho de todos nós e não apenas das Entidades de Classe ligadas à hospitalidade, lazer e entretenimento. Os profissionais que mais têm contato com os turistas e ajudam a formar uma boa opinião sobre a nossa cidade são os atendentes, vendedores, taxistas, baianas do acarajé, garçons, músicos, cantores, entre outros.Ao contrário do que se pode imaginar, cativar os turistas pode custar pouco ou quase nada. O aspecto mais valorizado é o carinho e a atenção para com os que visitam as nossas cidades turísticas. A ética e a honestidade são essenciais. Como você se sentiria se alguém lhe cobrasse algo mais caro, porque é de outra cidade? Esta é a maior reclamação dos turistas. Lembre-se de que as suas ações representam o que o turista irá perceber sobre a sua cidade.Algumas sugestões para cativar os turistas: Seja prestativo e dê informações com atenção e boa vontade; Tenha sempre brindes – fitinha do Bonfim, chaveiros, cartões postais, uma cachacinha, camisa, boné, entre outros – objetivando surpreender os seus visitantes; Sempre que possível, facilite o transporte e a segurança dos mesmos; Proporcione descontos especiais para grupos de turistas; Tenha sempre um atendimento de qualidade, com ética e honestidade. Isso é válido não somente para os visitantes, bem como para todos os clientes. Se você é de Salvador, percorra os principais Shopping Centers e perceberá o quanto é importante ter estratégias para conquistar os turistas. Faça as adaptações necessárias ao seu comércio. Reúna os seus funcionários e busque soluções. Todos podemos desenvolver atitudes que favoreçam a simpatia das pessoas que nos visitam. Além da nossa gentileza e da ampliação dos nossos conhecimentos culturais, estaremos ajudando a gerar milhares de empregos e renda. Pense nisso! Carlos Prates é professor e escritor.