Com o maior investimento da história (R$ 110 milhões), o Governo do Estado empregará 37 mil policiais, peritos e bombeiros no Carnaval da Bahia 2026. Os dados da Segurança Pública foram apresentados na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
As Forças Policiais e de Bombeiros aturarão nas festas em Salvador e em outras 149 cidades baianas. Além do incremento no efetivo, o Governo também realiza o maior investimento da história em estruturas policiais, viaturas, aeronaves, drones, embarcações e tecnologia.
Na capital baiana, nos três principais circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha) e nos Carnavais de bairro, a SSP empregará 22,5 mil profissionais das Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Técnica.
“Com total apoio do governador Jerônimo Rodrigues, aplicaremos força máxima na proteção dos baianos e turistas. Nossos objetivos são garantir a tranquilidade e também as melhores e mais modernas condições de trabalho para os policiais, peritos e bombeiros”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Monitoramento inteligente
Cerca de 5.000 câmeras serão utilizadas em pontos estratégicos ao longo dos circuitos, na capital e no interior do estado, para auxiliar no monitoramento, localização de foragidos da Justiça e contagem de público.
Plataformas de Observação Elevada (POE) e Centros Integrados de Comunicação Móveis estarão também nos circuitos de bairro e do interior, reforçando o patrulhamento.
Sessenta e seis drones, também equipados com câmeras capazes, inclusive, de realizar análise térmica, ampliarão o rastreio das ocorrências.
Em solo, as equipes também estarão equipadas com Terminais de Comunicação Móveis com a tecnologia LTE, que propicia um canal seguro. Por meio do equipamento, as equipes recebem em tempo real informações e imagens.