Sete cidades baianas continuam sem mortes pelo novo coronavírus

Sete cidades baianas continuam sem mortes pelo novo coronavírus Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os municípios de Rio de Contas, Cipó, Anguera, Cravolândia, Catolândia, Tanque Novo e Brotas de Macaúbas, que têm populações entre 3.600 e 17 mil pessoas, não registraram óbitos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com informações do Correio da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lista 14 cidades sem mortos pela covid-19. Mas, nos sites oficiais e redes sociais das prefeituras de sete desses 14 municípios listados pelo órgão - todos verificados pela reportagem - há o registro de um ou dois falecimentos pela doença. Em apenas sete não ocorreram mortes. Os municípios sem mortes  apostaram em fortes campanhas de conscientização, barreiras sanitárias, monitoramento de casos suspeitos, distribuição de máscaras e restrições ao comércio.


Brumado vacinou com a 2ª dose da Coronavac 29,5% do público prioritário

Brumado vacinou com a 2ª dose da Coronavac 29,5% do público prioritário Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O município de Brumado deu início nesta semana a vacinação com a 2ª dose do público prioritário. São 627 dose da vacina Coronavac. Estão sendo vacinados os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença e os 27 idosos institucionalizados na Associação Luiza de Marillac. Até o momento 29,5% desse público foi vacinado.

 


Bolsonaro anuncia redução no imposto de importação de bicicletas

Bolsonaro anuncia redução no imposto de importação de bicicletas Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta quarta-feira (17) que o governo vai reduzir de 35% para 20% a alíquota do imposto de importação de bicicletas no Brasil até o final do ano. Em uma postagem nas redes sociais, em que aparece andando de bicicleta, o presidente escreveu que a medida foi uma decisão da Câmara de Comércio Exetior (Camex), do Ministério da Economia, e foi publicada na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU). "Atualmente o Imposto é de 35%. A CAMEX deliberou por diminuí-lo. Publicará no DOU de amanhã: para 30% em março/21; para 25% em julho/21; e para 20% em dezembro/21", postou Bolsonaro.


Serviços por agendamento e documentos online avançam no Detran-BA

Serviços por agendamento e documentos online avançam no Detran-BA Foto - Divulgação

Os baianos já dispõem de 97 serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), oferecidos na plataforma eletrônica SAC Digital, somente por meio de agendamento. A pessoa escolhe o local, dia e horário de atendimento de sua preferência, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. As unidades próprias do Detran-BA no interior (Ciretrans,  Retrans e Postos Avançados) e as que funcionam na Rede SAC estão conectadas ao sistema. Três serviços são online: segunda via da carteira de habilitação (CNH), licenciamento e certificado de propriedade do veículo unificados (CRLV-e) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). No caso do CRLV-e, a pessoa baixa o documento na própria plataforma. Para os outros dois procedimentos, ela finaliza a emissão pela internet e só precisa ir ao Detran-BA para retirar o documento. Em breve, a CNH eletrônica estará disponível também direto no SAC Digital, o que vai evitar que o condutor precise tirar a segunda via da carteira, se possuir o documento com QR Code. O aumento na oferta de procedimentos pela internet tem avançado no órgão de trânsito. "Estamos investindo fortemente na tecnologia da migração de todos os serviços de trânsito para o SAC Digital, por meio de agendamento. Em alguns casos, conseguimos reduzir etapas, disponibilizando documentos online. Nosso planejamento prevê a ampliação dessa modalidade, no decorrer do ano", explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.


IBGE abre concursos para mais de 200 mil vagas para o Censo 2021

IBGE abre concursos para mais de 200 mil vagas para o Censo 2021 Foto - Divulgação

As inscrições para o concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reabre no próximo dia 23. As vagas temporárias são para a realização do Censo Demográfico 2021. Os editais foram publicados, nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial da União. Ao todo, são dois processos seletivos com vagas distribuídas em todos os municípios do país, sendo 181.898 para a função de Recenseador, 5.450 para Agente Censitário Municipal (ACM) e 16.959 para Agente Censitário Supervisor. Veja o edital 1Veja o edital 2. De acordo com o edital, as inscrições vão até o dia 29 de fevereiro, com tava de R$ 25,77. Para as vagas de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor, as inscrições começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março, com taxa de R$ 39,49.


Brumado registra mais um óbito por COVID-19, total é de 54 mortes

Brumado registra mais um óbito por COVID-19, total é de 54 mortes

Nesta quarta-feira (17), Brumado registrou 4.687 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 13.013 notificações. Entre os diagnósticos: 17 internações, 54 óbitos, 196 pacientes em tratamento e 4.437 recuperados. No momento, 71 pessoas aguardam resultado laboratorial e 7.768 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


UNIRB e Vitória empatam na estreia do Baianão

UNIRB e Vitória empatam na estreia do Baianão Foto - Divulgação / E.C. Vitória

O Baianão 2021 começou do jeito que o torcedor gosta, com muita emoção. UNIRB e Vitória fizeram um jogo de seis gols e decidido no último minuto, com um empate de 3 a 3 no estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas. O Vitória começou melhor a abriu 2 a 0 com gols de Samuel e David. No segundo tempo, o UNIRB cresceu e buscou o empate com Dedé e Leocovick, contra. Já na reta final, Ruan Nascimento voltou a colocar o Rubro-Negro na frente. Mas, no último minuto, Du Paraíba fez o terceiro do time de Alagoinhas e garantiu o empate. A 1ª rodada do Baianão 2021 terá sequência no próximo domingo (21), com os duelos Bahia de Feira x Jacuipense, Fluminense x Atlético e Bahia x Juazeirense.


Novo decreto detalha aplicação do toque de recolher na Bahia

Novo decreto detalha aplicação do toque de recolher na Bahia Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Os detalhes para a implementação do toque de recolher, para evitar a propagação da Covid-19 na Bahia, foram discutidos, por meio de videoconferência realizada nesta quarta-feira (17), pelo governador Rui Costa com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e representantes das secretarias da Saúde estadual e municipal e da Segurança Pública (SSP), além do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno. Entre os pontos principais estão o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e do transporte público. As atividades essenciais, como serviços de saúde e farmácias, serão mantidas, inclusive com entrega de medicamentos por meio de motoboys. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (18). A vigência do decreto é de sexta-feira (19) até 25 de fevereiro de 2021. Conforme acordado durante a reunião, são exemplos de estabelecimentos comerciais que deverão estar fechados e vazios às 22h: shoppings, bares e restaurantes, além de postos de gasolina que vendem bebidas alcóolicas. O decreto determina que, para o cumprimento do estabelecido na publicação, a Polícia Militar da Bahia (PMBA), em conjunto com Guardas Municipais, apoiará as medidas necessárias nos municípios em que o toque de recolher estiver em vigor. De acordo com o novo decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as atividades até as 21h30, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências. 


Como reduzir o estresse com Vitamina B5

Como reduzir o estresse com Vitamina B5

Hoje, mais do que nunca, somos forçados a lidar com o estresse no nosso dia a dia. Pode-se dizer que a ansiedade e o estresse estão entre os principais problemas na vida moderna. E com a recente Pandemia de Covid 19, os níveis de estresse subiram ainda mais, estamos sendo afetados em diferentes áreas: tanto na saúde como na economia. Como consequência, estresse, ansiedade e até a depressão acabam se tornando mais comuns. Ao passarmos por situações estressantes, nosso corpo libera hormônios, como a adrenalina por exemplo, que causam uma sensação de angústia e aflição. Dor de estômago, respiração ofegante, pânico e inquietação são alguns sintomas que aparecem no corpo ao ficarmos estressados. A boa notícia é que certos nutrientes, como a vitamina B5, podem nos ajudar a amenizar esse problema. Por isso, hoje estamos aqui para lhe falar sobre os benefícios dessa vitamina, acompanhe também no canal do youtube da Bio high, detalhes sobre a Vitamina B5. Confira:

O que é a Vitamina B5 e para que serve?

O Ácido Pantotênico, mais conhecido como vitamina B5, é um nutriente essencial do corpo humano.

Isso significa que nosso organismo precisa dela para viver, apesar de não produzi-lo em sua totalidade.

A Vitamina B5 faz parte de diversos processos fundamentais do nosso corpo, sendo indispensável para:

  • Produzir neurotransmissores cerebrais;
  • Extrair gorduras;
  • Combater inflamações; 
  • Fabricar esteroides, como o colesterol.

Portanto, a sua presença é indispensável para manter a saúde em dia.

Ela pode ser encontrada em alimentos como abacate, gema de ovo, leite e derivados e fígado.

A Vitamina B5 também pode ser consumida como suplementação, servindo principalmente para:

  • Diminuir os níveis de estresse;  
  • Tratar e combater problemas mentais graves;
  • Melhorar a aparência da pele;
  • Proteger a saúde do coração.

Esses benefícios se devem aos processos metabólicos dos quais ela faz parte. 

Por sua atuação na produção de hormônios que atuam no cérebro, ela se destaca sendo capaz de reduzir o estresse, como veremos melhor a seguir.

Porque a vitamina B5 ajuda a combater o estresse?

Perturbações mentais, estresse e ansiedade crônica, estão entre os principais distúrbios de saúde que a Vitamina B5 pode aliviar.

Isso ocorre porque esse nutriente tem ação direta sobre os hormônios do nosso organismo, atuando na produção de neurotransmissores cerebrais, como a Dopamina e a Serotonina. 

Essas substâncias são conhecidas por promoverem a sensação de felicidade e de bem-estar.

A sua ação sobre os hormônios também ajuda a inibir o cortisol, conhecido como hormônio de estresse.

Graças a essa combinação a Bio high desenvolveu um suplemento natural, acesse o site da loja e veja mais detalhes de como a Vitamina B5 ajuda a amenizar até mesmo sintomas de depressão.

Além de trazer outras propriedades benéficas para o organismo.

Conheça todos os benefícios da Vitamina B5

Fundamental para produzir diversas substâncias necessárias ao metabolismo humano, o ácido patogênico alivia o estresse.

Mas, também tem outros benefícios, que incluem: 

  1. Deixa a pele mais jovem e firme: a Vitamina B5 é capaz de retardar o surgimento de rugas e marcas de expressão;
  2. Aumenta a imunidade: ajuda a sintetizar substâncias envolvidas nas defesas do organismo, como as hemácias da corrente sanguínea;
  3. Melhora a saúde cardíaca: a Vitamina B5 ajuda a regular os níveis de colesterol e manter a pressão arterial equilibrada.

Portanto, além de combater o estresse e a ansiedade, suplementar a Vitamina B5 pode melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Onde encontrar e como tomar

Além de estar presente em diversos alimentos, a Vitamina B5 pode ser encontrada como suplemento alimentar em cápsulas, em farmácias, drogarias e pela internet.

Também pode estar presente como componente de suplementos multivitamínicos. 

A dose recomendada é de uma cápsula ao dia. Em caso de qualquer dúvida procure orientação médica antes de iniciar o consumo.

Há alguma contraindicação?

Não há contraindicação para o uso da Vitamina B5. A única recomendação é para as grávidas e lactantes, que devem procurar seus médicos para orientações antes de usar.

A Vitamina B5 não costuma apresentar efeitos colaterais quando usada corretamente.

Conclusão

A Vitamina B5 é uma excelente forma de manter o estresse e a ansiedade longe. 

Os resultados podem ser ainda melhores se você mantiver uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente.

Gostou das dicas de hoje? Deixe o seu comentário e até a próxima!

CONTINUE LENDO

Transferências por PIX já são maiores do que TED e DOC

Transferências por PIX já são maiores do que TED e DOC Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Desde que o PIX entrou em funcionamento no Brasil, em novembro de 2020, já foram cadastradas mais de 159 milhões de chaves de acesso da nova ferramenta de transferência de pagamento instantâneo. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, a maior parte delas, cerca de 152 milhões, são de pessoas físicas, enquanto o restante é de empresas. Segundo o órgão, o PIX já é a forma de transferência mais usada, em janeiro ultrapassou a quantidade de TEDs e DOCs somados e o número de operações pelo PIX vem crescendo. Em janeiro deste ano, foram mais de 200 milhões de transações feitas, sendo a maior parte realizada na região Sudeste. Outro dado também revela que muitos cidadãos preferem usar o CPF para cadastrar a chave PIX. Para este ano, a proposta é incorporar novas funcionalidades, que incluem, por exemplo, saque no varejo, integração com conta salário e pagamento por aproximação. O PIX é uma nova ferramenta de transferência de pagamento instantâneo que entrou em vigor no fim do ano passado para agilizar e facilitar a vida do brasileiro. Ou seja, é um jeito mais fácil de receber, pagar ou transferir o dinheiro. Você pode fazer um PIX utilizando um celular, um tablet ou um computador.


Rui Costa apresenta parâmetros para volta às aulas a membros do sistema jurídico baiano

Rui Costa apresenta parâmetros para volta às aulas a membros do sistema jurídico baiano Foto - Fernando Vivas / GOVBA

Os indicadores de saúde necessários para a volta às aulas presenciais na Bahia foram apresentados pelo governador Rui Costa a representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia durante reunião por videoconferência, nesta quarta-feira (17). “Para que o retorno das atividades escolares possa acontecer de forma segura para os profissionais de saúde, alunos e seus familiares, três indicadores necessários para o controle da pandemia de Covid-19 precisam ser reduzidos, são eles: o número de casos ativos, o número de óbitos e as taxas de ocupação de leitos e pessoas aguardando por leitos”, explicou Rui Costa. O governador lembrou que a Bahia está enfrentando um dos piores momentos desde o início da pandemia, com mais de 15 mil casos ativos e uma taxa de 74% de ocupação dos leitos de UTI dedicados para atender pacientes com casos mais graves da doença. “É uma situação extremamente delicada que exige medidas enérgicas para conter avanço do vírus na Bahia. No momento ainda não é possível o retorno das aulas, mas com este diálogo estamos abrindo o caminho para que possamos voltar quando a pandemia estiver controlada. Neste momento, é extremamente importante que a população faça sua parte e evite aglomerações” Para conter a transmissão acelerada da Covid-19 e das cepas identificadas na Bahia no último mês, o governador decretou que, a partir de sexta-feira (19), ficará restrita a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais no período das 22h às 5h em quase toda a totalidade do território baiano, com exceção das regiões oeste, de Irecê e de Jacobina, que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. O decreto vale por sete dias.


46ª CIPM realizou Parada em comemoração ao 196° aniversário da PMBA

46ª CIPM realizou Parada em comemoração ao 196° aniversário da PMBA Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã desta quarta-feira (17), na sede da 46ª CIPM, foi realizada uma solenidade alusiva aos 196 anos de criação da Polícia Militar da Bahia. A solenidade se deu com o efetivo de serviço em forma, fazendo a devida deferência (continência) ao hasteamento do Pavilhão Nacional. “No dia 17 de fevereiro de 1825, a fim de promover a preservação da ordem pública, da vida, da liberdade, do patrimônio e do meio ambiente, com um efetivo inicial de 238 homens, surge o Corpo de Polícia. Atualmente, a quase bicentenária milícia de bravos, composta por homens e mulheres somam um efetivo de aproximadamente 34.000 policiais, continua firme na sua missão constitucional de garantir a segurança pública nos 417 municípios do território baiano. Parabéns Polícia Militar da Bahia, pelo brilhantíssimo trabalho nesses 196 anos de existência, promovendo proteção e segurança pública à nossa merecida sociedade baiana.”


Mercado aumenta projeção para taxa básica de juros em 2021

Mercado aumenta projeção para taxa básica de juros em 2021 Foto - Marcello Casal jr / Agência Brasil

A expectativa do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, suba em 2021 e encerre o ano em 3,75%. Na semana passada, essa estimativa era de 3,50%, de acordo com o boletim Focus de hoje (17), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para o fim de 2022, a estimativa é que a taxa básica fique em 5%. E para o fim de 2023 e 2024, a previsão é 6% ao ano. A Selic, estabelecida atualmente em 2% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom), é o principal instrumento utilizado pelo BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Entretanto, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.


TVE: Transmissão do Baianão começa nesta quarta (17)

TVE: Transmissão do Baianão começa nesta quarta (17)

A TVE e a Federação Bahiana de Futebol anunciaram, na segunda-feira (15), parceria para a transmissão do Campeonato Baiano de Futebol – temporadas 2021 e 2022. Em função da pandemia, os estádios estarão vazios, mas os torcedores poderão acompanhar 25 jogos pela TV aberta, e pela primeira vez, pelo Youtube e Facebook. A primeira partida do Bahia no Baianão será no próximo domingo, contra a Juazeirense, às 16h, na Fonte Nova. A transmissão da TVE do jogo de abertura do campeonato acontece nesta quarta-feira, às 19h30, em Alagoinhas, entre UNIRB e Vitória. Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais: instagram.com/tvebahia,

 facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia e twitter.com/tvebahia.


Brumado: Carro desgovernado quase provoca grave acidente na Avenida Antônio Mourão Guimarães

Brumado: Carro desgovernado quase provoca grave acidente na Avenida Antônio Mourão Guimarães Foto - Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (17), um veículo S10 desgovernado por muito pouco não provocou um grave acidente Avenida Antônio Mourão Guimarães, no centro comercial de Brumado. Imagens do circuito de monitoramento de um comércio registraram o momento em que o veículo atravessou a movimentada avenida, subiu na calçada, chegou próximo a fachada de vídeo de uma loja e desceu de ré. Não há informações sobre onde estava o condutor do veículo, se o mesmo pode ter deixado o carro desengrenado ou se houve uma falha mecânica que fez o carro se deslocar após ter deixado estacionado. Apesar do susto, não houve feridos.  

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Estão abertas as inscrições para o Curso de Tiros

Brumado: Estão abertas as inscrições para o Curso de Tiros

Estão abertas as inscrições para o Curso de Tiros que acontece no dia 03 de abril de 2020, em Brumado, contando com instrutor, psicólogo, despachante e emissão de CR. Informações com Gilmar (77) 9.9820-4392. Estrada do Parque Eólico – Baixa Grande, Sítio Lírio Flores. Inscrições por telefone ou na loja Elite Veículos.


Brumado está na lista de municípios que terão toque de recolher das 22h às 5h

Brumado está na lista de municípios que terão toque de recolher das 22h às 5h Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Foi divulgado nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE), os municípios que terão que participar do toque de recolher determinado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), dentre eles Brumado e diversos municípios da região Sudoeste estão na lista. A partir desta sexta-feira (19), ficará restrita a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais após as 22h em grande parte da Bahia, exceto nas regiões oeste, de Irecê e de Jacobina, que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (16), em mais uma reunião com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeitos e técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde. A restrição compreenderá o período das 22h às 5h.


Livramento: Polícia Militar apreende animais silvestres em uma residência no Bairro Estocada

Livramento: Polícia Militar apreende animais silvestres em uma residência no Bairro Estocada Foto - Divulgação / Polícia Militar / 46ª CIPM

Na tarde de segunda-feira (15), após denúncia anônima de que havia um indivíduo mantendo presos pássaros silvestres em uma residência na 2° travessa, bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora,  a guarnição de Radiopatrulha  da 46ª CIPM se deslocou para o local e confirmou a denúncia. No interior da casa havia 22 pássaros de diferentes espécies presos em gaiolas. O indivíduo e todos os animais foram conduzidos à Delegacia local para adoção das medidas cabíveis.


Vitória da Conquista tem 81,4% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19

Vitória da Conquista tem 81,4% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A prefeitura de Vitória da Conquista confirmou nesta terça-feira (16) a ocupação dos leitos de UTIs para tratamento da Covid-19. Neste momento, 87 pacientes estão internados em parte dos 148 leitos disponíveis (78 enfermarias e 70 leitos de UTI) na rede SUS para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. Além de moradores de Vitória da Conquista, também estão internados residentes dos seguintes municípios: Belo Campo; Brumado; Caculé; Caetité; Cândido Sales; Caraíbas; Condeúba; Encruzilhada; Guajeru; Guanambi; Igaporã; Itapetinga; Itarantim; Jacaraci; Jânio Quadros; Jussiape; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa Senhora; Macarani; Macaúbas; Malhada; Malhada de Pedras; Maiquinique; Nova Canaã; Palmas de Monte Alto; Paramirim; Poções; Riacho de Santana; Tanque Novo; Tremedal; São Paulo e Cosmópolis-SP.


Governo compra mais 54 milhões de doses de vacina contra covid-19

Governo compra mais 54 milhões de doses de vacina contra covid-19 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (16), em Brasília, ter garantido mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. Acrescentou ter assinado novo contrato com o Instituto Butantan, que desenvolve o imunizante em parceria com o laboratório Sinovac. A previsão, considerando os 46 milhões de doses já contratadas, é distribuir aos estados 100 milhões da vacina até setembro. Segundo o ministério, além da CoronaVac, o Brasil receberá mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility até dezembro. Também foram contratadas mais 222,4 milhões de doses de vacina contra covid-19 em produção pela Fundação Oswaldo Cruz, e parte desses imunizantes já começou a ser entregue mês passado. A previsão do Ministério da Saúde é assinar, nos próximos dias, contratos de compra com a União Química. Entre os meses de março e maio, o laboratório deve entregar dez milhões de doses da vacina Sputnik V. O ministério também espera contratar da Precisa Medicamentos mais 30 milhões de doses da Covaxin, também entre março a maio.


PRF na Bahia registra aumento de 46% nas apreensões de cocaína em 2020

PRF na Bahia registra aumento de 46% nas apreensões de cocaína em 2020 Foto - Divulgação / PRF-BA

Em 2020, a PRF na Bahia foi responsável pela apreensão de 13 toneladas de drogas, que provocaram prejuízos de milhões de reais ao narcotráfico, especialmente de cocaína por ser uma droga de alto valor no mercado. Os números apresentados entre janeiro e dezembro do ano passado, registram um aumento de 46% no volume de cocaína apreendido (1,9 toneladas), quando comparado ao mesmo período de 2019 (1,3 toneladas). Em sua grande maioria foi de pasta base ou cloridrato de cocaína, que em razão do grau de pureza tem um valor mais alto no varejo. Esse tipo de droga pode também ser convertida em pó o que faz triplicar o lucro dos traficantes. No que tange à maconha, a PRF BA retirou de circulação 11,2 toneladas em 2020. A maior apreensão foi registrada em 26 de julho, em trecho de Feira de Santana (BA). Na carroceria de um caminhão, escondidos em meio a carga de farinha de trigo, foram encontrados diversos fardos de maconha, que após pesagem totalizou 5.805 Kg (cinco mil, oitocentos e cinco quilos) da droga. As rodovias federais seguem sendo o principal modal de locomoção no Brasil, tanto para cargas e pessoas que movimentam a economia do país, quanto para os criminosos com complexos esquemas de logística para transportar ilícitos. Já as organizações criminosas se valem de rotas comercialmente existentes, aliadas a formas clandestinas. Porém, independente do modal utilizado, em algum momento, os ilícitos serão transportados por rodovias.