Caminhão e moto colidem em Livramento de Nossa Senhora

Caminhão e moto colidem em Livramento de Nossa Senhora Foto - Divulgação / Polícia Militar / 46ª CIPM

Por volta das 23h40 do último sábado (21), a guarnição da 46ª CIPM estava em rondas ostensivas  em Livramento de Nossa Senhora  quando se deparou com um acidente de trânsito na Av. Deputado Leônidas Cardoso envolvendo um caminhão e uma moto. O motorista do caminhão não teve ferimentos. O motociclista foi encontrado  caída ao chão, com algumas lesões. Ele foi socorrido e conduzido pelo Samu 192 a UPA.


Brumado: SECULT executará diretamente os recursos recebidos por transferência do Ministério do Turismo

Brumado: SECULT executará diretamente os recursos recebidos por transferência do Ministério do Turismo Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio do Decreto nº 5.369, de 20 de novembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Brumado Reformula o Decreto nº 5.370/2020 que regulamenta, no âmbito do município, a aplicação dos recursos recebidos por transferência do Ministério do Turismo, provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, regulamentada pelo Decreto Federal nº 10.464, de 17 de agosto de 2020. Consta no documento que a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo executará diretamente os recursos. Confira o decreto na íntegra.


Covid-19: Brumado tem 220 pacientes em tratamento e 2.570 recuperados

Covid-19: Brumado tem 220 pacientes em tratamento e 2.570 recuperados Foto - Divulgação

Neste domingo (22), Brumado registrou 2.827 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 8.638 notificações. Entre os diagnósticos: 04 internações, 37 óbitos, 220 pacientes em tratamento e 2.570 recuperados. No momento, 113 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.042 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Covid-19: governo brasileiro se reúne com cinco laboratórios

Covid-19: governo brasileiro se reúne com cinco laboratórios Foto - Dado Ruvic / Reuters

O governo brasileiro informou hoje (22) que se reuniu, na última semana, com cinco laboratórios que desenvolvem vacinas contra a covid-19. Foram recebidos representantes da Pfizer, Janssen, Bharat Biotech, Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e Moderna. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que coletou informações sobre os detalhes técnicos das vacinas, bem como sua segurança e eficácia.A pasta informou ainda que deverá assinar cartas de intenção não-vinculantes com as empresas para permitir uma futura aquisição de doses. Mas qualquer compra de vacina só poderá ocorrer após o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outros requisitos também precisam ser cumpridos antes da compra de uma vacina: a segurança; a eficácia; a capacidade de produção em escala; a oferta em tempo oportuno para inserir as vacinas no Programa Nacional de Imunizações (PNI); o preço proposto para a incorporação e as condições logísticas oferecidas.


Pesquisador da Uesb está entre cientistas mais influentes do mundo

Pesquisador da Uesb está entre cientistas mais influentes do mundo Foto - Divulgação

Estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicado pelo jornal Plos Biology, destacou os quase 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo. Considerado de alta credibilidade e excelência científica, o banco de dados atualizado de cientistas destacou 600 brasileiros, dentre eles, o professor da Uesb, Marcos Bezerra. Participar da lista representa que o docente é um dos mais influentes do mundo no ano de 2019. O professor Marcos Bezerra é lotado no Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-Gradução em Genética, Biodiversidade e Conservação, no campus de Jequié. Com larga experiência em pesquisas e orientações de discentes, ele possui 100 artigos publicados, a maior parte deles nos Qualis A e B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Realmente, eu não esperava aparecer nesse ranking. Há tantos excelentes pesquisadores em nosso país e fora dele, trabalhando nas fronteiras da ciência e com uma produção de excelente qualidade, que me senti imensamente honrado”, contou o professor. Para ele, o que o levou ao ranking, provavelmente, foi a qualidade e o alcance da produção científica do grupo de pesquisa do qual participa. Além disso, lembrou da produção de livros, capítulos de livros e comunicações em congressos sobre temas que têm despertado bastante interesse na comunidade científica em geral, não apenas na área da Química. “Esse interesse é notado pela expressiva citação dos nossos trabalhos no Brasil e no exterior. Um artigo de revisão nosso em parceria com a Universidade Federal Fluminense, por exemplo, atingiu a marca de 2.800 citações até o momento. Esse trabalho foi publicado no conceituado periódico Talanta (Elsevier) e tem, juntamente com outros, contribuído para aumentar os índices que permitem a avaliação da qualidade de nossa produção”, destaca o pesquisador.


Brumado: Alunos da APAE participaram de concurso estadual de Cartões de Natal 2020

Brumado: Alunos da APAE participaram de concurso estadual  de Cartões de Natal 2020 Foto - Divulgação

Mesmo diante da pandemia, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Brumado Bahia - APAE, participou do Concurso de Cartões de Natal 2020, promovido pela Federação Estadual das APAES do Estado da Bahia, com a aluna Catiuscia Gomes de Oliveira e o aluno Udson Leone dos Santos Costa. A leitura do edital tinha certa complexidade de entendimento para eles e família, além da própria pandemia, assim, a participação dos alunos ficou bastante difícil. Portanto, foi tomado todo cuidado obedecendo as regras da Organização Mundial de Saúde – OMS para chegar até a residência dos alunos. O desenho dos alunos não passou para a fase nacional, Federação Nacional das APAES, entretanto, a participação deles deixaram todos da APAE Brumado, com imensa alegria. O apoio da servidora administrativa, da coordenação e da diretoria social do conselho administrativo da instituição, foi muito importante para cumprir exigências do edital. Regras, parecer psicológico e prazos. O presidente da APAE Brumado, Genival Moura Matos, agradece a equipe de trabalho que viabilizou a participação dos alunos.


Bahia: Homem é preso após alugar carro há mais de 2 anos e não devolver o veículo

Bahia: Homem é preso após alugar carro há mais de 2 anos e não devolver o veículo Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na tarde deste sábado (21), um carro de locadora, em abordagem no Km 801 da BR 242, trecho do município de Barreiras. O automóvel circulava há mais de dois anos de forma irregular. Em fiscalização ostensiva de combate à criminalidade, policiais abordaram um I/Nissan Kicks Sl, cor branca. Após consultas aos sistemas de segurança, policiais constataram que o carro pertencia a uma empresa de aluguel de veículos e que havia uma ocorrência registrada na Polícia Civil de São Paulo pelo crime de apropriação indébita. A ocorrência foi efetuada em razão de descumprimento contratual, após o carro ter sido retirado em 09/01/2018, no município de Guarulhos (SP), com previsão de devolução para o dia 13/01/2018, porém o responsável pela locação não efetuou a entrega. Diante das informações obtidas, foi constatado, a princípio, o crime de Apropriação Indébita de Veículo, previsto no art. 168 do Código Penal. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Barreiras.


Brumado registra 07 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Brumado registra 07 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Nesta sexta-feira, 20/11, o município de Brumado registrou 2.799 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 8.638 notificações. Entre os diagnósticos: 04 internações, 37 óbitos, 192 pacientes em tratamento e 2.570 recuperados. No momento, 156 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.042 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Futebol: Bragantino goleia Bahia por 4x0

Futebol: Bragantino goleia Bahia por 4x0 Foto - Diogo Reis / AGIF

No jogo que abriu a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bragantino goleou o Bahia por 4 a 0, nesta sexta (20) no estádio Nabi Abi Chedid, e deixou a zona do rebaixamento da competição. Com o triunfo alcançado nesta sexta, o Massa Bruta chegou os 26 pontos para ocupar a 10ª posição da classificação. Já o Bahia, com dois pontos a mais, permaneceu em nono. O próximo compromisso do Bahia pelo Brasileiro será no dia 28, quando mede forças com o São Paulo. Já o Bragantino visita o Fluminense no dia 30 no estádio do Maracanã.


Brumado: Estão abertas as inscrições para o Programa UPT 2020

Brumado: Estão abertas as inscrições para o Programa UPT 2020 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

De sexta-feira, 20, até o dia 24 de novembro, todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio e/ou que já concluíram os estudos e desejam se preparar para as provas do ENEM e Vestibulares, acompanhados de perto e com todo o suporte de um curso pré-vestibular de qualidade, podem se inscrever. O UPT é um Programa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), executado em parceria com a UNEB, UEFS, UESC, UESB e UFRB. Conta com turmas espalhadas por diversos munícipios da Bahia e, em 2020, oferta 12.105 vagas.  O edital de inscrição já está disponível no site www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Não perca tempo, acesse-o agora mesmo! Para dúvidas sobre a inscrição: 0800 285 8000 / [email protected]  Para Brumado, estão disponíveis 100 vagas. 


Eduardo Vasconcelos comprova alinhamento a Rui Costa e Wagner e não demonstra apoio a Herzem em Conquista

Eduardo Vasconcelos comprova alinhamento a Rui Costa e Wagner e não demonstra apoio a Herzem em Conquista Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Várias vêm sendo as postagens e, até afirmações, de que o prefeito de Brumado, reeleito no último domingo, 15, engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) iria anunciar o seu apoio ao candidato à reeleição em Vitória da Conquista, o radialista Herzem Gusmão (MDB), só que essa possibilidade foi totalmente pulverizada nesta sexta-feira (20). Ainda segundo os “plantadores de notícias”, Eduardo iria comparecer ao encontro que teria a presença do presidente do DEM, ACM Neto, só que, para decepção dos críticos isso não aconteceu. O gestor brumadense cumpriu a sua agenda de trabalho como rotineiramente faz, visitando obras e fazendo ajustes em sua administração. Conforme apuração da reportagem do Agora Sudoeste, Vasconcelos está cada vez mais alinhado ao governador Rui Costa e ao senador Jaques Wagner que já estaria com seu planejamento político no tubo de ensaio para disputar novamente a cadeira de governador da Bahia. Com isso, Eduardo que vai para o seu quarto mandato como prefeito de Brumado a parir do dia 1º de janeiro, comprovando fidelidade e gratidão ao governador e ao senador, que deram o seu apoio incondicional à sua reeleição.


Com 21 anos, João Vasconcelos é o vereador eleito mais jovem e mais bem votado em Brumado

Com 21 anos, João Vasconcelos é o vereador eleito mais jovem e mais bem votado em Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O filho do vereador Léo Vasconcelos (DEM), João Vasconcelos (DEM) foi eleito no último domingo (15) e é o vereador mais novo para a próxima legislatura, com apenas 21 anos. Nascido em 1999, João Vasconcelos teve com principal cabo eleitoral seu pai, Leonardo Vasconcelos, que foi o vereador eleito com mais votos na capital do Minério com 1.628 votos.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: CDL e Sebrae promovem a palestra ‘É Natal Vamos Vender Mais!’

Brumado: CDL e Sebrae promovem a palestra ‘É Natal Vamos Vender Mais!’

Quer arrasar nas vendas de final de ano? Traga a sua equipe para a palestra “É Natal Vamos Vender Mais!” que acontecerá no dia 02 de dezembro às a19h00, no Espaço Flor de Lis. Para se inscrever,  basta entrar em contato através do WhatsApp do SEBRAE Brumado: (77) 99979-3976  ou acesse.


Ilhéus: Outra ex-namorada de homem filmado em agressão desiste da denúncia

Ilhéus: Outra ex-namorada de homem filmado em agressão desiste da denúncia Foto - Divulgação

Antes de um vídeo no qual Carlos Samuel Freitas Costa Filho aparecia agredindo com 11 socos uma ex-namorada, em Ilhéus, viralizar, fato que o levou à prisão, outra ex-namorada dele já havia registrado boletim de ocorrência, alegando que, em 18 de março, ele a teria ameaçado, dizendo que iria atrás dela no trabalho, além de ter proferido ofensas verbais contra a jovem de 24 anos. De acordo com informações do BNEWS, após a formalização da denúncia, os documentos foram encaminhados à central de inquéritos do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), para a devida apuração dos fatos. No entanto, em 16 de outubro deste ano, ao prestar depoimento, a jovem desistiu de dar prosseguimento às denúncias. De acordo com ocorrência lavrada em 19 de março na DEAM de Ilhéus, os dois tiveram um relacionamento de quatro meses durante o ano de 2019, mas, na data atribuída aos fatos, Carlos Samuel voltou a procurar a ex por meio de mensagens de Whatsapp. Segundo documentação anexada aos autos do processo, ela “só registrou os fatos para que houvesse conversa com Carlos Samuel, a fim de que este lhe deixasse em paz”. Diante da desistência externada, a vítima disse, ainda, que, em caso de continuidade do procedimento, “não comparecerá a nenhuma audiência no âmbito policial e/ou judicial” e que “não deseja e não desejou à época representar pelo procedimento policial”. O promotor de Justiça Maurício Pessoa Gondim de Matos enviou petição à 2ª Vara Criminal de Ilhéus para solicitar o arquivamento das peças processuais e o encerramento do feito. De acordo com ele, a desistência da vítima e a impossibilidade de produção de provas prejudicaram “a deflagração de um processo criminal, vez que tem-se exigido que a inicial venha acompanhada de inquérito policial ou prova documental.


Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência nas eleições

Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência nas eleições Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Quem não compareceu às seções eleitorais neste domingo (15), dia do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, tem até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. Para tanto, é preciso levar documentação que comprove por que não foi possível participar do pleito. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, acessível via internet; ou ainda entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral, sempre acompanhado do documento que comprove a ausência. É possível ainda enviar o requerimento por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. Para saber a zona eleitoral à qual está vinculado, o eleitor deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do seu estado ou fazer a consulta no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o eleitor não compareça no segundo turno, nas cidades onde houver, marcado para o dia 29 deste mês, ele terá até o dia 28 de janeiro para estar quite com a Justiça Eleitoral.


Brumado: Três vereadores que se elegeram pela oposição e apoiaram grupo de situação não se reelegeram

Brumado: Três vereadores que se elegeram pela oposição e apoiaram grupo de situação não se reelegeram Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A oposição ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) elegeu nas eleições de 2016 seis vereadores, destes, três deram apoio ao grupo do prefeito e acabaram não conseguindo a reeleição são eles: José [Santinho] Santos que foi eleito pelo PTC partido que fez coligação com Alessandro Lôbo derrotado naquele pleito,; Elias Piau e Lek Cabeleireiro, eleitos pelo PV. Elias e Santinho foram para a base do governo situacionista e Lek Cabeleireiro apoiou a candidatura de Márcio Moreira a deputado estadual nas eleições de 2018.


'Fiol vai trazer dinheiro que nunca vimos', diz presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

'Fiol vai trazer dinheiro que nunca vimos', diz presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a mineração baiana chegou ao mês de outubro com um crescimento de 63% desde janeiro. Além disso, há sinal de que ainda há muito o que crescer:  estão previstos R$ 70 bilhões em novos investimentos no setor nos próximos três anos. De acordo com informações do Correio da Bahia, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, explicou que para tornar todo o potencial do subsolo realidade falta apenas a infraestrutura para escoar a produção das áreas de lavras para os portos. "A Fiol vai trazer toda a produção mineral da Bahia, uma boa parte que só depende mesmo da ferrovia para começar acontecer, diretamente para o porto”, projeta. Segundo Tramm, com a Fiol em operação, a geração de royalties da mineração (Cfem) pela produção de minério de ferro, que hoje é próxima de zero, pode chegar aos R$ 500 milhões por ano. "Com a nossa Fiol começando a funcionar razoavelmente, nem precisa funcionar 100%, a Bahia vai ter uma contribuição em torno de R$ 500 milhões. É um dinheiro que nós nunca vimos antes. Hoje é zero porque nós não temos logística. Não se transporta minério para exportação em kombis”, ressalta. 


Modelo brumadense participou do programa Jornal da Manhã da TV Bahia

Modelo brumadense participou do programa Jornal da Manhã da TV Bahia Foto - Reprodução / TV Bahia

A modelo brumadense Juliana Lírio, 21 anos, participou nesta sexta-feira (20) do Programa Jornal da Manhã da TV Bahia, apresentado por Ricardo Esmael no dia em que se comemora a Dia da Consciência Negra. A modelo falou dos desafios da sua carreira por ser Negra, os preconceitos, as dificuldades. No início de sua carreira, Juliana começou a vender pirulitos de chocolate pelas ruas e faróis do município. Ela queria bancar os custos de uma iminente viagem para tentar a sorte na cidade grande. "Esse workshop custava R$ 240 e eu z até rifa para tentar pagar. Mas como o dinheiro não chegou ao total uma amiga minha bancou o restante. Comecei a produzir os pirulitos, primeiramente, para pagar a minha amiga. Com outra grana da rifa eu bancava os custos para fazer mais pirulitos”, lembra a modelo. Em uma dessas saídas para vender seus doces de porta em porta, acabou conhecendo um empresário do ramo de produtos esportivos que resolveu ajudar. De acordo com Juliana, foi esse homem quem bancou transporte, alimentação e hospedagem para ela fazer as demais etapas do concurso.


Deputado Marquinho Viana celebra o Dia da Consciência Negra

Deputado Marquinho Viana celebra o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data em que faleceu Zumbi dos Palmares, um grande líder negro do Brasil que lutou durante toda a sua vida pela libertação da comunidade negra contra o sistema da escravidão. Essa comemoração é uma forma de fomentar a importância da igualdade entre os povos, de celebrar a inclusão dos negros na sociedade brasileira e de levantar diversas questões sobre discriminação, racismo e cultura afro-brasileira, assim como debates que buscam valorizar a cultura africana.


Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana de celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue

Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana de celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se unem durante a última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ação conjunta é inédita e tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Em Salvador, a abertura da campanha acontece nesta segunda-feira (23), às 8h30, com a apresentação da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e com expositores da Feira de Economia Solidária, do Centro Público de Economia Solidária (Cesol/Setre). Durante toda a semana, as 24 unidades de coleta da Hemoba, na capital e no interior do estado, contarão com coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores e atrações culturais para mobilizar grupos de doadores, profissionais de saúde, sociedade civil, artistas e influenciadores digitais em cada região. O cantor Léo Santana é o artista convidado como embaixador da campanha na Bahia. Segundo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, a parceria de artistas e influenciadores digitais é muito importante no incentivo à doação voluntária de sangue. “Léo já esteve com a gente em duas campanhas de carnaval e sua presença, assim como de outros artistas, chama a atenção dos seus seguidores e fãs para a atitude cidadã!”, conta. Por conta da pandemia, no entanto, o Hemocentro fará um evento menor, com algumas apresentações culturais no turno da manhã para evitar aglomeração no local, seguindo as medidas de segurança contra a Covid-19, que já estão estabelecidas pelo hemocentro desde março deste ano.

INFORME PUBLICITÁRIO


Em Brumado Posto Meira II, venha conhecer nossa estrutura

Em Brumado Posto Meira II, venha conhecer nossa estrutura Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Posto Meira II, o maior posto de combustível da região, está em pleno funcionamento, proporcionando uma estrutura de qualidade para veículos leves e pesados. Aberto 24 horas, conta com loja de conveniência completa, a LP Select’s. A nova casa do viajante! O Posto Meira II fica localizado no anel viário da BR-030, próximo a rotatória da BA-262.