Piripá: TOR apreende moto com numeração de chassi suprimida e placa pertencente a outro veículo

Piripá: TOR apreende moto com numeração de chassi suprimida e placa pertencente a outro veículo Foto - Divulgação / PRE-BA

Nesta terça-feira (19), em rondas na BA-263, no município de Piripá, a guarnição do TOR da PRE abordou uma motocicleta Honda/CG, cor preta, placa de São Caetano do Sul - SP. Após consulta, foi verificado que o veículo estava com a numeração do chassi suprimida, e com a numeração da placa de outro veículo. O veículo foi apresentado no DISEP para adoção das medidas cabíveis.


Vitória venceu o Itabaiana por 3 a 0 e se classifica para próxima fase das Eliminatórias da Pré-Copa do Nordeste

Vitória venceu o Itabaiana por 3 a 0 e se classifica para próxima fase das Eliminatórias da Pré-Copa do Nordeste Foto - Pietro Carpi / ECV

No reencontro com a torcida, o Vitória venceu o Itabaiana por 3 a 0 nesta terça-feira (19) à noite, e o atacante Marcinho foi o nome do jogo. Deu assistências para os dois primeiros gols e deixou o dele com ajuda do desvio do zagueiro adversário. Fabinho marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra e Bruno Oliveira completou o placar. Um pouco mais de 1.100 torcedores assistiram ao Vitória garantir a classificação para a 3ª Fase das Eliminatórias da Pré-Copa do Nordeste, e aplaudiram os jogadores. Agora, o Leão aguarda o vencedor do duelo Imperatriz (MA) x Botafogo (PB) para conhecer seu próximo adversário. Os dois times irão se enfrentar nesta quarta-feira (20), no Almeidão, em João Pessoa (PB). Diferente das duas primeiras fases, na terceira serão jogos serão de ida e volta.


Conseg realiza entrega de cofres para delegacia de Brumado

Conseg realiza entrega de cofres para delegacia de Brumado Foto - Divulgação / Conseg

O Conseg realizou a entrega de cofres para atender a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Brumado (DPT) e 20° Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Cooprin). As unidades foram adquiridas por meio de doação de recursos através da Vara Criminal, Júri, Execuções Penais e da Infância e Juventude da Comarca de Brumado, no qual destinou os valores obtidos com a venda de material apreendido pela Delegacia de Polícia ao Conselho de Segurança de Brumado. Também foram adquiridos materiais de informática e escritório destinados a 20° Coorpin.


Guanambi: Equipe do Corpo de Bombeiros salva bebê engasgado

Guanambi: Equipe do Corpo de Bombeiros salva bebê engasgado Foto - Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

A batida desesperada de um pai no portão do 2°SGBM/Guanambi, pertencente ao 7°GBM/Vitória da Conquista chamou a atenção do subtenente BM Albiney Lima Santos que rapidamente pegou o bebê de 11 meses nos braços e percebeu que estava sem consegui respirar. "Percebi que a criança não respirava, imediatamente iniciei a manobra de Heimlich com a técnica de tapotagem e no segundo ciclo o bebê expeliu uma secreção densa junto com a saliva. Em seguida ele começou a chorar, o que me deixou bastante aliviado, pois já estava respirando outra vez", relatou o subtenente BM Albiney. Percebendo o desespero do pai, os outros bombeiros que estavam de serviço o atenderam. "Enquanto atendiam Arthur eles me acolheram de imediato, perceberam minha aflição. Não tenho palavras para agradecer", explicou o pai do bebê, Paulo de Souza. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o médico realizou a primeira avaliação. Em seguida a criança foi levada na companhia do pai, para uma unidade de saúde pelo Samu onde pôde ser avaliada de forma mais precisa. A ocorrência aconteceu no ultimo domingo (17). Em casos de engasgo é importante que o atendimento seja rápido e técnico. O tempo é precioso para que aumentem as chances de sobrevida da vítima.


Senado aprova auxílio gás para famílias carentes

Senado aprova auxílio gás para famílias carentes Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por 76 votos favoráveis e um voto contrário, o Senado aprovou, nesta terça-feira (19), o substitutivo ao projeto de lei que cria subsídio destinado a famílias de baixa renda para a compra de botijões de gás de cozinha. O texto retornará à Câmara dos Deputados. Com prazo de vigência de cinco anos, o auxílio Gás para os Brasileiros será destinado às famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o benefício de prestação continuada (BPC), sendo dada preferência às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.


Secretária de Saúde da Bahia diz que avanço da vacinação não deve ser motivo para abandonar uso de máscara

Secretária de Saúde da Bahia diz que avanço da vacinação não deve ser motivo para abandonar uso de máscara Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Bahia comemorou na última segunda-feira (18) o marco de 50% da população com doze anos ou mais completamente imunizada contra a Covid-19. Porém, o avanço da vacinação não deve ser motivo para abandonar o uso de máscara, que representa uma forma efetiva e comprovada de prevenção à transmissão da Covid-19. Para a secretária da Saúde, Tereza Paim, abolir o uso de máscara nessa etapa representa um grande retrocesso na luta contra o vírus da Covid. “Estar vacinado não quer dizer que a gente pode estar desprotegido. Apenas depois que a maior parte da população estiver vacinada com as duas doses, mais de 80% da população, é que a gente vai poder começar a pensar de que maneira e em quais locais poderemos estar sem máscara, preferencialmente em locais abertos”, explicou. Brumado foi a primeira cidade da Bahia a desobrigar o uso da máscara em locais abertos e fechados. O Uso continua obrigatório nas instituições de ensino das redes pública e privada, para as pessoas com sintomas gripais, para as pessoas que estejam infectadas pelo vírus da Covid-19.


Quase dois milhões de baianos estão com segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada

Quase dois milhões de baianos estão com segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Quase dois milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde. Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina Coronavac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech. A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta. Ela ainda destaca que que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização. Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alerta a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças. Ela destaca que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C. “Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva nesse prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, pontua.

INFORME PUBLICITÁRIO


Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Confira as ofertas da Quarta Econômica do Disbahia Supermercado

Hoje (20) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados.


Divulgado aviso de licitação para construção de escola em Dom Basílio

Divulgado aviso de licitação para construção de escola em Dom Basílio Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O trabalho da deputada Ivana Bastos ao lado do prefeito Roberval Meira para fortalecer a educação em Dom Basílio segue a todo vapor. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) publicou no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação para a contratação de empresa especializada para execução da obra para construção de uma Unidade Escolar em Tempo Integral no município. Para a construção do novo colégio serão investidos R$ 20 milhões. A unidade vai dispor de auditório, sala de aula, refeitórios, piscina, quadra coberta, pista de atletismo, campo society, entre outros. “Essa é mais uma resposta do compromisso do nosso mandato junto a Roberval Meira, através do apoio do Governo da Bahia, para ampliar a oferta educacional e oferecer mais qualidade de ensino aos alunos de Dom Basílio. Fico muito satisfeita em contribuir para a realização de uma obra grandiosa que merece todos os nossos aplausos”, argumentou Ivana. As informações sobre o certame estão disponíveis para as empresas interessadas no site da Conder (http://www.conder.ba.gov.br), no campo licitações. “Seguimos acompanhando os próximos passos, na certeza de que, muito em breve entregaremos mais essa benfeitoria para o município”, finalizou Ivana Bastos.


Brumado registra 03 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Brumado registra 03 casos do Novo Coronavírus nas últimas 24h

Nesta terça-feira (19) Brumado registrou 9.865 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 08 em recuperação e 9.659 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


Mineradora deve investir R$ 1,2 bi em estrutura ferroviária entre Abaíra e Brumado

Mineradora deve investir R$ 1,2 bi em estrutura ferroviária entre Abaíra e Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Brazil Iron Mineração Ltda, que possui um projeto de mineração de ferro em Piatã e em Abaíra, poderá  executar um segmento de 70 quilômetros de ferrovia entre os municípios de Abaíra, local do terminal ferroviário que pretende estruturar, e Brumado. Segundo informações do Correio da Bahia, a empresa solicitou permissão ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) para implantar a ferrovia e um terminal ferroviário privado. É o primeiro pedido de um empreendimento localizado na Bahia, com base no novo instrumento de autorização ferroviária. O projeto prevê 120 quilômetros de trilhos, com conexão à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e futuramente à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).  Inicialmente, a empresa quer executar um segmento de 70 quilômetros, entre os municípios de Abaíra, local do terminal ferroviário que pretende estruturar, e Brumado. O trecho conectará a mina Mocó, em Piatã e outros direitos minerários que a empresa possui no estado, ao entroncamento com a Fiol, próximo a Brumado.


Instituto Butantan inicia ensaios clínicos do soro anti-Covid

Instituto Butantan inicia ensaios clínicos do soro anti-Covid Foto - Divulgação / Instituto Butantan

Na na última sexta-feira (15), o Butantan recebeu autorização para início imediato dos testes em humanos do soro anti-Covid do Butantan, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é mais uma contribuição do instituto no combate ao SARS-CoV-2 e vai auxiliar o tratamento de pessoas infectadas pela doença – ao contrário da vacina, que é uma forma de prevenção. Os ensaios clínicos serão realizados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ambos localizados na cidade de São Paulo. Em maio, a Anvisa já havia autorizado o protocolo clínico, porém, testes adicionais foram incluídos para avaliação do produto. Com isso, o Butantan já conta com as permissões necessárias para a realização de todas as etapas dos testes clínicos do soro. As fases 1 e 2 dos testes clínicos serão realizadas no modelo randomizado, multicêntrico, e divididas em três etapas – A, B e C. Seu objetivo é avaliar a segurança farmacocinética e a eficácia do soro anti-Covid, além de escalonar a dose. Os voluntários participantes são adultos com mais de 30 anos e com diagnóstico de infecção por Covid-19 confirmado por PCR há no máximo cinco dias.


Covid-19: Brumado é a primeira cidade da Bahia a liberar o uso obrigatório de máscara

Covid-19: Brumado é a primeira cidade da Bahia a liberar o uso obrigatório de máscara Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em decreto assinado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) ficou desobrigado o uso de máscara facial no território do município, em razão da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado. A Capital do Minério é a primeira cidade da Bahia a ter essa liberação. Em 2020, o prefeito também havia liberado as aulas presenciais, mas a justiça impediu que a decisão fosse aprovada.


Presidente da Unale, deputada Ivana Bastos se reúne com ministra da Agricultura

Presidente da Unale, deputada Ivana Bastos se reúne com ministra da Agricultura Foto - Divulgação

A presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), acompanhada do presidente da Comissão Organizadora da Conferência, deputado Lidio Lopes (Patri-MS), do deputado José Luis Tchê (PDT-AC) e do tesoureiro-geral da Unale, deputado Diogo Moraes (PSB-PE), esteve reunida com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na última segunda-feira (18), em Brasília. No encontro foi tratado sobre a expansão do agronegócio no cenário brasileiro e do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura. "Como eixo catalisador de projetos políticos de todos os estados, a Unale terá um importante papel no processo de valorização da agricultura brasileira", disse a ministra. Para Ivana Bastos, "uma das diretrizes da entidade é promover a expansão do agronegócio nacional e alavancar ações, por meio da sua Secretaria de Agricultura, que disseminem importantes trocas de experiências das ações legislativas para o setor, especialmente, com cases de sucesso de todos os estados. Na condição de presidente da Unale, e deputada estadual baiana, o encontro é extremamente importante para colocarmos em pauta algumas das nossas prioridades para o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou. Na oportunidade, a comitiva também estreitou relação com o Ministério e entregou o convite oficial da 24ª Conferência Nacional da Unale, para que a Pasta venha compor a ministração de um painel sobre aspectos econômicos do agronegócio.


Covid-19 deixou 12 mil órfãos de até 6 anos no país, mostram cartórios

Covid-19 deixou 12 mil órfãos de até 6 anos no país, mostram cartórios

Ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade no Brasil ficaram órfãs de um dos pais vítimas da covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano. Já 18,2% tinham um ano de idade; 18,2%, dois anos de idade; 14,5%, três anos; 11,4%, quatro anos; 7,8% tinham cinco anos e 2,5%, seis anos. São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os estados que mais registraram óbitos de pais com filhos nesta faixa etária. Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 7.645 cartórios de registro civil do país desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o território nacional. Os números obtidos pela Arpen-Brasil, entidade que representa os cartórios de registro civil do Brasil e administra o Portal da Transparência, mostram que 223 pais morreram antes do nascimento de seus filhos, enquanto 64 crianças, até a idade de seis anos, perderam pai e mãe vítimas da covid-19.


Bahia é líder na geração de energias renováveis

Bahia é líder na geração de energias renováveis Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Bahia lidera o ranking dos 05 principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão investir cerca de R$ 37 bilhões em municípios baianos nos próximos anos, além dos R$ 25,7 bilhões já injetados no Estado para criação de parques eólicos e solares. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia eólica e solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica.


PRF na Bahia liberta garota sequestrada e prende pedófilo na BR 116 em Poções

PRF na Bahia liberta garota sequestrada e prende pedófilo na BR 116 em Poções Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal libertou uma criança de 11 anos que foi sequestrada e mantida em cárcere privado por um idoso de 70 anos. O resgate aconteceu na manhã desta terça-feira (19), em trecho da BR 116, em Poções, no sudoeste baiano. Equipe da PRF estava de plantão, quando foi informada da ocorrência do desaparecimento de uma garota, ocorrido na tarde de ontem (18), no povoado de Iraporanga, município de Iraquara (BA). Segundo levantamento policial, a garota tinha saído da escola e foi abordada por um homem que estava a bordo de um Siena, de cor prata. Prontamente, os policiais diligenciaram e iniciaram buscas pela região, oportunidade em que avistaram o automóvel suspeito na altura do quilômetro 760 da rodovia, com dois ocupantes no seu interior. Os policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao carro e constataram que um dos ocupantes se tratava da criança desaparecida. O motorista que confessou o crime foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante. Foi acionado o Conselho Tutelar, bem como foi feito contato com os pais da criança e solicitado auxílio de profissionais como psicólogo e assistente social. Ela será submetida a exame de corpo delito.


Brumado: Fabrício Abrantes divulga nota de solidariedade a favor da vereadora Verimar do Sindicato

Brumado: Fabrício Abrantes divulga nota de solidariedade a favor da vereadora Verimar do Sindicato Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Por meio de nota pública, o empresário Fabrício Abrantes - presidente do Partido Democratas em Brumado - falou sobre a visita que fez, com a representante do grupo Move Mulher, Abiara Meira Dias, a presidente do legislativo brumadense,  Verimar Dias da Silva Meira, e o Diretor da Câmara de Vereadores, Marcelo Meira Correia, vítimas de fake news. "Neste momento, não importam as questões políticas e ideológicas. Fake News é crime e precisamos que as pessoas e partidos do bem se unam contra essa prática nefasta que ataca as pessoas públicas em nosso município, sobretudo as mulheres. Hoje, 18/10, fomos levar a nossa mensagem de solidariedade à Presidente do Legislativo brumadense, Srª Verimar Dias da Silva Meira, e ao Diretor da Câmara de Vereadores, Sr. Marcelo Meira Correia, vítimas de fake news. Desejamos que as autoridades cheguem ao(s) autor(es) da “fake news” para que a Justiça seja feita contra essas pessoas insensatas, maliciosas e de baixo caráter".


Covid-19: Decreto Desobriga o uso de máscara facial no território do Município de Brumado

Covid-19: Decreto Desobriga o uso de máscara facial no território do Município de Brumado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (Sem Partido) através do Decreto Nº 5.584 de 18 de outubro de 2021 - Desobriga o uso de máscara facial no território do Município de Brumado, e dá outras providências. "Considerando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia dos municípios, referente às medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus (Covid-19) obtido através da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.341 Distrito Federal. Ainda considerando que os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde apresenta constante diminuição do número de casos ativos no município, e que a cidade de Brumado tem 58,777 pessoas elegíveis para a vacina contra a Covid-19 (a partir de doze anos de idade) sendo que desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose, decreta. Art. 1º. Fica desobrigado o uso de máscara facial em razão da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do município. Parágrafo Primeiro. O uso de máscara facial continua obrigatório: a) nas instituições de ensino das redes pública e privada, b) para as pessoas com sintomas gripais, c) para as pessoas que estejam infectadas pelo vírus da Covid-19".


IBGE cancela processos seletivos para o Censo 2021

IBGE cancela processos seletivos para o Censo 2021 Foto - Divulgação

As seleções do IBGE para as funções de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS), que estavam suspensas, foram canceladas. O instituto comunicou que não irá prorrogar o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico. De acordo com informações do G1, o IBGE informou ainda que publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas, e também que já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022. Na Bahia, ao menos 22 mil inscrições foram pagas.