

A Prefeitura do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, expôs, desde a manhã dessa quarta-feira, 17, na Praça Dom Hélio Pascoal (Praça da Prefeitura), diversos veículos que foram deixados pela administração do ex-prefeito Carlos Souto Batista (Carlão). Essa atitude foi tomada pela atual administração para mostrar ao povo da cidade o descaso do antigo governo municipal com os veículos. Carros e ambulâncias caindo os pedaços e ainda uma caminhonete do gabinete do prefeito, ano 2012, sem motor.

A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, por meio do Gabinete do Prefeito informou nessa terça-feira, 16, que não irá realizar os festejos juninos este ano na cidade. A determinação é devido à seca prolongada que atinge todo o nordeste e que impôs vários municípios, inclusive Malhada de Pedras a decretar situação de emergência. Serão realizadas festas de inauguração das obras da Praça Monsenhor Antonio Fagundes e da adutora de Cristalândia, ambas em fase final, e por isso ficaria inviável a realização de tantos eventos. Segundo ela também, o Prefeito Municipal Valdeci Alves Bezerra (Ceará) confirmou as comemorações do aniversário da cidade em julho. A não realização do São João em Malhada de Pedras é um fato inédito desde que a festa começou a ser realizada no município, porém este ano os motivos que levaram os festejo a serem cancelados, ficam claro diante a situação que Malhada de Pedras e vários municípios da região estão enfrentando devido à seca. Informações Malhada Online.

As tarifas de energia da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) que atende os municípios do estado serão reduzidas a partir do próximo dia 22 de abril. Isso porque foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta quarta-feira (16), o índice final da terceira revisão tarifária periódica da companhia. Com a aprovação, a redução média nas contas de energia deverá ser de 7,92%. Consumidores residenciais e de baixa renda terão redução nas tarifas de -10,53%. O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A revisão tarifária da Coelba foi debatida em audiência pública entre 05/02 e 08/03 e contou com uma sessão presencial na cidade de Salvador (BA) no dia 07/03. Informações Correio.

O Coordenador do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU) do Município de Brumado, Alcir Xavier, em entrevista ao Brumado Agora por telefone, esclareceu sobre a multa por trafegar "em veículo sem o uso de capacete” em um Fiat Uno com placa da cidade de Itapebi (BA). Segundo Xavier, “Isso aconteceu devido uma adulteração da placa de uma moto. Após a adulteração a placa da moto ficou idêntica à placa do carro lá de Itapebi” disse. Alcir continuou, “Inclusive já fiz uma reunião com o Major Berlink comandante da Polícia Militar (34ª CIPM-Brumado) em Brumado, já falei com delegados de Itagimirim e Itapebi, onde realmente já foi constatada que houve uma adulteração da placa da motocicleta”. Alcir lembrou que um erro desses, após um ano atuando na cidade seria muito difícil de acontecer. “Nós já temos um ano de serviço e jamais teve um problema dessa natureza, não seria agora que um agente iria desaprender fazer um alto de infração”. Fiz uma reunião com os agentes e pedi para que eles observem o relevo das placas, pois as placas estão sendo adulteradas com fita adesiva preta. Inclusive, já foi feito o cancelamento dessa multa” finalizou Alcir Xavier.

A família Meira é bastante conhecida em Brumado, pois temos como um dos fundadores da cidade o Bandeirante Capitão Francisco de Souza Meira e por muito tempo a cidade se chamava Bom Jesus dos Meiras. O que nos chama a atenção é a nova geração de Meiras comunistas em ascensão política. Em Brumado temos o vereador Agno Meira que obteve 1.314 votos em sua primeira candidatura. Em Itabuna foi eleito ao cargo de vereador Aldenes Meira que hoje é presidente da câmara de vereadores da cidade e em Juazeiro temos Agnaldo Meira presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de juazeiro e 1º suplente de vereador que segundo fontes segura estará assumindo a vereança nos próximos meses. Uma coisa em comum é que os três são filiados ao partido comunista do Brasil (PCdoB), sendo Agno e Aldenes irmãos e Agnaldo Primo.

Uma motorista de Itapebi (BA) foi surpreendida, na última semana, com uma correspondência do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU) do Município de Brumado, na Bahia, notificando-a sobre multa por trafegar "em veículo sem o uso de capacete”. O que causa estranhamento é que o veículo conduzido pela mulher era um carro Fiat Uno. A infração inexistente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) renderá a Cleumaria Morais Emerentino a perda de sete pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do pagamento de multa no valor de R$ 191,54. Isso, se ela não recorrer. A motorista compareceu à delegacia de policia em Itapebi registrando o fato, já que nem saber onde fica a cidade de Brumado. O que está chamando a atenção das autoridades locais é que esse não é o primeiro caso registrado na delegacia com este tipo de erro grotesco. Informações Itapepi Acontece.

A inadimplência do consumidor aumentou 3,6% em março, na comparação com o mês anterior, segundo o indicador da empresa de consultoria Serasa Experian. Essa foi a primeira alta mensal registrada este ano. No primeiro trimestre de 2013, na comparação com o mesmo período de 2012, o índice de inadimplência apresentou alta de 10,5%, a menor para o período desde 2011. Na comparação entre março deste ano e o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 8,7% na inadimplência. Todas as modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram elevação no mês passado. Os cheques sem fundos tiveram o maior crescimento, de 26,4%. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água) cresceram 2,5%. As dívidas com os bancos tiveram alta de 0,2% e os títulos protestados subiram 17,8%. Agência Brasil.

Uma nota da coluna 'Pinga Fogo' do jornal Tribuna do Sertão, destaca a atuação e os apoios que o deputado Marquinho Viana (PV) mesmo com pouco tempo de mandato tem conseguido."Informações de bastidores dão conta de que o crescimento da atuação do Deputado Estadual, Marquinho Viana, de Barra da Estiva, já está começando a incomodar outros parlamentares. Não é para menos, já que o parlamentar assumiu com o apoio de apenas uma prefeita e hoje já conta com o apoio de 14 prefeitos, além de vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores. Tendo assumido há pouco tempo, em razão da posse de Eures Ribeiro (ex-deputado estadual) como prefeito de Bom Jesus da Lapa, Marquinho, com muito gás e disposição, não está perdendo tempo e está enfrentando uma verdadeira maratona para dar conta do recado".

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam nesta segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária e os doentes crônicos. Este ano, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. A campanha segue até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Agência Brasil.

Por Jhosalto Alves
No Brasil X Argentina disputado no Vaticano, quem vibrou quando a fumaça branca surgiu na chaminé foram los hermanos. Mas no Brasil, não houve tristeza. Afinal, se o papa é argentino, Deus é brasileiro! E não apenas isso. Temos mais a comemorar. Quando os cardeais brindaram a eleição do novo pontífice com generosas xícaras de café, a cheirosa fumaça que perfumou todo ambiente era brasileira. Mais precisamente baiana, do café produzido com alta qualidade na Chapada Diamantina. Pois é, Habemus Coffea! O café consumido no Vaticano sai da Fazenda Aranquan no município baiano de Ibicoara, produzido pelos cafeicultores Luca Allegro e Nelson Cordeiro. “Para nós é um grande orgulho e grande alegria ver o café baiano rompendo fronteiras, destacando-se em todo mundo e sendo consumido no Vaticano”, afirma o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que foi diretor e por duas vezes presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé). Ele elogiou os produtores Allegro e Cordeiro, afirmando que “conheço a fazenda deles, onde já estive algumas vezes e testemunhei a atenção especial que eles dedicam a cultura, cuja qualidade é motivo de orgulho e exemplo para todo o Brasil”.
Por Jhosalto Alves
No Brasil X Argentina disputado no Vaticano, quem vibrou quando a fumaça branca surgiu na chaminé foram los hermanos. Mas no Brasil, não houve tristeza. Afinal, se o papa é argentino, Deus é brasileiro! E não apenas isso. Temos mais a comemorar. Quando os cardeais brindaram a eleição do novo pontífice com generosas xícaras de café, a cheirosa fumaça que perfumou todo ambiente era brasileira. Mais precisamente baiana, do café produzido com alta qualidade na Chapada Diamantina. Pois é, Habemus Coffea!
O café consumido no Vaticano sai da Fazenda Aranquan no município baiano de Ibicoara, produzido pelos cafeicultores Luca Allegro e Nelson Cordeiro. “Para nós é um grande orgulho e grande alegria ver o café baiano rompendo fronteiras, destacando-se em todo mundo e sendo consumido no Vaticano”, afirma o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que foi diretor e por duas vezes presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé). Ele elogiou os produtores Allegro e Cordeiro, afirmando que “conheço a fazenda deles, onde já estive algumas vezes e testemunhei a atenção especial que eles dedicam a cultura, cuja qualidade é motivo de orgulho e exemplo para todo o Brasil”.
Nelson Cordeiro comemora a conquista e afirma, feliz, que “este é o resultado de muitos anos de trabalho e de compromisso com a qualidade”.
Foi Salles que, preocupado em melhorar a qualidade do café baiano criou, quando presidente da Assocafé, o Concurso de Qualidade Café da Bahia, certame realizado até hoje pela associação, atualmente presidida por João Lopes, e que por diversas vezes levou o café da Chapada a ser eleito o melhor do Brasil em concursos nacionais. O secretário destacou que quando assumiu a Assocafé, a entidade estabeleceu como lema que o café da Bahia não teria que ser a maior, mas seria a melhor. “Hoje, é muito gratificante saber que o café de Ibicoara, Barra do Choça e Piatã, da Chapada como um todo, se destaca nacional e internacionalmente”, disse.
Pesquisas científicas já comprovaram que tomar café faz muito bem, ameniza dores musculares, evita a amnésia, cura ressaca, fortalece e faz viver mais, e é até indicado para compor a merenda escolar, para ajudar os estudantes a memorizar. No entanto, apesar de todas essas qualidades, o que poucas pessoas sabem é que até o século XVI, cerca de 1570, o café era proibido aos cristãos, pintados com cores demoníacas e associado ao islamismo. O café só foi liberado para os cristãos depois que o Papa Clemente VIII tomou a bebida, gostou, disse que era um barato e abençoou o cafezinho, derrubando os preconceitos da época e fazendo com que cafeterias se espalhassem rapidamente pela Europa. Amém!
Além dessa ação do clérigo de banir o café na Itália logo que a bebida chegou à Europa, mais quatro tentativas foram publicadas pelo site Mental Floss.
Em Meca, cidade sagrada dos muçulmanos na Arábia Saudita, a bebida foi banida no ano de 1511, sob a explicação de que o café estimulava o pensamento radical. Os inimigos do café diziam ainda que a bebida era usada como estimulante, haja vista que algumas pessoas bebiam café para permanecer acordadas durante as orações em um funeral.
Em Constantinopla, logo depois de assumir o trono, em 1623, o sultão do Império Otomano, Murad IV, não apenas proibiu o consumo de café como criou um clima de pavor. Quem fosse apanhando transgredindo sua ordem pela primeira vez levava uma surra terrível. Se repetisse a façanha era preso a um saco de couro e jogado nas águas do Bósforo, um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara (um mar interior que separa o Mar Negro do Mar Egeu). Barbaridade!
Em 1746 a Suécia proibiu o café, sabe Deus porque. Até mesmo objetos usados no consumo de café, como copos e pires, eram confiscados pela repressão. Por determinação do rei Gustavo III, assassinos condenados eram obrigados a beber café enquanto médicos monitoravam em quanto tempo eles morreriam por causa da bebida. O rei ficou frustrado, claro, porque ninguém morreu!
Na Prússia, os puritanos diziam que o café era inferior à cerveja e interferia no consumo nacional da cevada. Com essa argumentação, Frederico II emitiu um manifesto em 1777, esperando que a ordem real mudasse os hábitos do povo. O manifesto garantia que “sua majestade foi criada com cerveja”, sustentando que era melhor beber cerveja no café da manhã.
Café baiano no Vaticano
Como o café baiano chegou à Itália? Há quase três anos, o Vaticano deu início a um processo seletivo para a aquisição do café a ser servido aos santos da casa e aos visitantes, e recebeu amostras do café produzido na Bahia, na Chapada Diamantina, precisamente no município de Ibicoara. O produto foi selecionado, e desde então o aroma do bom café baiano é sentido no Estado Vaticano.
Assim o café brasileiro que há muitos anos era conhecido no exterior como Café Santo, numa referência ao Porto de Santos, por onde era exportado tornou-se, muitas décadas depois, o Santo Café consumido no Vaticano.
Sobre essa relação de consumo, o pesquisador Celso Luis Rodrigues Vegro, do Instituto de Economia Agrícola, escreveu o texto “Habemus Coffea”, publicado no dia 12 de março deste ano no endereço eletrônico.
Na tarde deste sábado (13), policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG) apreenderam mais uma arma de fogo no sudoeste baiano. Ao realizar uma blitz numa estrada vicinal de Barra da Estiva, os policiais desconfiaram de um veículo Astra 2005 que passou em alta velocidade pela blitz, sendo o carro alcançado perto de Ibicoara-BA. No veículo foi apreendida uma espingarda Rossi cal. 28, com 8 cartuchos intactos e 5 deflagrados. Genivaldo Silva Guedes, 28 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora - BA foi conduzido para a Delegacia da cidade onde foi autuado em flagrante delito. Só em 2013, a CIPE/Sudoeste já apreendeu mais de 40 armas de fogo na região sudoeste.

O Partido Verde vai passar por uma imensa mudança prevista ainda para esse mês. Sobre o assunto o Blog do Anderson conversou com o ex-presidente e atual secretário da Cidade Sustentável de Salvador, Ivanilson Gomes, que está em Licínio de Almeida nos festejos dos 51 Anos de Emancipação Política do município. “Espero que ainda esse mês o partido deve se reunir e definir essa transição, essa mudança”, disse Gomes revelando o nome do prefeito de Licínio de Almeida e presidente da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Gavião (AMVAGRA), Alan Lacerda Leite, já como novo presidente Verde. “Pela história dele no Partido Verde, pela dedicação na construção do partido no Estado e até mesmo nacionalmente. Eu acho que ele tem as credenciais a conduzir projetos, pois não se trata apenas de um nome o que nós estamos discutindo é um projeto político e para ter um projeto político você tem que ter um capitão, aquela pessoa que consiga interpretar e executar o projeto, e Alan têm as duas qualidades. Ele consegue interpretar e executar, aliás, já vem executando mesmo sem ser presidente”, defendeu Ivanilson lembrando que o “PV tem diversos nomes que presidir o partido, mas muitos ainda não conseguiram interpretar o projeto”. “Eu acredito que vamos conseguir com Alan conduzir essa travessia até 2014”, afirmou se referindo da ascensão que o Partido Verde vem construindo desde as últimas eleições estaduais quando lançou candidaturas independentes ao Governo Estadual, como também a presidente e no ano passado com diversos candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Sobre o vice-presidente do Partido Verde Baiano, Ivanilson falou que a organização partidária permite três vices, e certamente uma das vagas deverá permanecer com o ex-deputado federal, Edigar Mão Branca, nome que ele continua defendendo para concorrer ao Governo da Bahia nessas eleições vindouras.

Na manhã deste sábado, 13, um caminhão Mercedes de placa JMU-1459 de uma empresa que faz poços artesianos, tombou no trevo da BA-262 saída de Brumado para Aracatu. Também esteve envolvido no acidente uma pick-up S10 placa de Guanambi. Nossa equipe esteve no local, mas nenhuma das partes envolvidas quis falar sobre as causas do acidente. Canos ficaram espalhados no meio do trevo. O combustível do caminhão começou derramar no meio da pista com isso foi preciso desligar as baterias para evitar risco de incêndio. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves, o SAM 192 foi até o local, mas não precisou encaminha-lo para o Hospital. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local controlando o trânsito e registrando a ocorrência.

Considerado a doença do milênio, o sedentarismo se tornou o segundo maior fator de risco cardiovascular, sendo responsávelpor mais de 5,3 milhões de mortes no mundo. Segundo o cardiologista e diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, a caminhada é uma forma de alertar para os perigos do sedentarismo que é um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Hoje em dia, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço, reduzindo assim o consumo energético de seu corpo. O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Por Naira Sodré (Tribuna).
Considerado a doença do milênio, o sedentarismo se tornou o segundo maior fator de risco cardiovascular, sendo responsávelpor mais de 5,3 milhões de mortes no mundo.
Segundo o cardiologista e diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC,Carlos Alberto Machado, a caminhada é uma forma de alertar para os perigos do sedentarismo que é um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Hoje em dia, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço, reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.
O especialista conta que até recentemente o segundo fator de risco para infartos e derrames era o tabagismo. “Mas com a recente redução do número de fumantes, que caiu significativamente no Brasil e no mundo, o sedentarismo passou ao segundo lugar, com a agravante que o sedentário tende a se tornar tanto obeso como hipertenso e diabético”, lembra.
A proposta da Organização Mundial da Saúde, que pediu o envolvimento mundial contra o sedentarismo é que se faça 30 minutos de atividade física em pelo menos cinco dias por semana, o que comprovadamente reduz o risco de problemas cardíacos em 66%. Se o objetivo for perder peso, porém, o nível da atividade deve dobrar, passando a uma hora por dia.
Machado também diz que segundo pesquisa da SBC, metade dosbrasileiros não pratica atividade física. Os resultados negativos são comprovados por recente levantamento do IBGE, segundo o qual 50,1% dos brasileiros e 48% das mulheres do País estão acima do peso e já são considerados obesos 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres adultas. A recomendação é uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes, além do exercício, para evitar hipertensão, diabetes e a elevação do colesterol.
O que preocupa os cardiologistas é que justamente os idosos, faixa etária mais propensa a problemas cardiovasculares, são os mais sedentários. 57% não se exercitam, enquanto entre os jovens o sedentarismo ocorre em menor percentagem, só 39% da faixa entre 18 e 24 anos pode ser considerada sedentária.
O que intriga os médicos é que as campanhas contra o sedentarismo têm sido bem compreendidas pela população, pois 86% dos entrevistados afirmam ter conhecimento de que o sedentarismo é perigoso, mas mesmo assim alegam falta de tempo ou de disciplina para iniciarem um programa de exercícios. Já o tipo de atividade preferido por quem se exercita é caminhada, 28%, seguida por futebol, 13%, e musculação, 6%, pouco mais do que o ciclismo, praticado por 4% dos entrevistados.
Sistemas funcionais e doenças comuns
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos. A atividade física determina a saúde do indivíduo claramente. O sedentarismo, pelo contrário, deriva facilmente em doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. É considerado também o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um: Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida.
Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana; Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente. Por Naira Sodré (Tribuna).

Por Antônio Novais Torres
Brumado é um município sem história, desmemoriado. A sua população desconhece as origens da terra natal, ou pouco sabe sobre a sua formação étnica, seu passado social, econômico, geográfico, político e cultural, pela inexistência de um estudo informativo nesse sentido. Falta-lhe um hino (o que é comum a todos os municípios), apesar de o poeta Arlindo Magno Stanchi tê-lo produzido, com música de Wilson Cai-Cai, porém não está oficializado. A professora Joselita Meira de Carvalho (Dona Zelita), já falecida, é autora de uma música em homenagem a Brumado. Esta poderia, também, constituir-se o hino municipal. Criou-se um hino municipal com o título HINO MUNICIPAL BRAVO BRUMADO, com letra de Ricardo Garret, música de Ricardo Nascimento e Ricardo Franklin e Arranjo do maestro Gandra, contudo não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, sob a alegação de que o hino não fora composto por cidadãos brumadenses. Quanto a isso, não só houve protesto, como também recusa.
Por Antônio Novais Torres
Brumado é um município sem história, desmemoriado. A sua população desconhece as origens da terra natal, ou pouco sabe sobre a sua formação étnica, seu passado social, econômico, geográfico, político e cultural, pela inexistência de um estudo informativo nesse sentido. Falta-lhe um hino (o que é comum a todos os municípios), apesar de o poeta Arlindo Magno Stanchi tê-lo produzido, com música de Wilson Cai-Cai, porém não está oficializado. A professora Joselita Meira de Carvalho (Dona Zelita), já falecida, é autora de uma música em homenagem a Brumado. Esta poderia, também, constituir-se o hino municipal.
Criou-se um hino municipal com o título HINO MUNICIPAL BRAVO BRUMADO, com letra de Ricardo Garret, música de Ricardo Nascimento e Ricardo Franklin e Arranjo do maestro Gandra, contudo não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, sob a alegação de que o hino não fora composto por cidadãos brumadenses. Quanto a isso, não só houve protesto, como também recusa.
Brumado carece de uma política definida para tal finalidade. O que se sabe está disperso entre as pessoas mais idosas do lugar, como se elas fossem bibliotecas vivas (porém efêmeras), que contam acontecimentos vivenciados por elas, como memorialistas, ou que ouviram de seus antepassados, sem que haja nada escrito a esse respeito. “As palavras voam, os escritos permanecem”.
É necessário e urgente que se conclamem as pessoas responsáveis pela cultura, pela política, pela história da origem do lugar, do seu povo, a fim de se documentar o que se sabe, para não se perder no tempo. Tudo o que diz respeito à história de Brumado deve ser compilado em livros abrangentes, com localização geográfica e suas divisões comerciais, industriais, vultos históricos etc., de forma que o município passe a ser conhecido pelas suas potencialidades e valores. Esses livros deverão ser distribuídos nas escolas municipais, estaduais e particulares e estar disponíveis na biblioteca municipal para conhecimento e divulgação dessa historiografia, além de se constituírem seguras fontes de pesquisas futuras.
Essa iniciativa deve ficar a cargo da Secretária de Educação que conclamará os intelectuais, políticos, pedagogos, escritores, poetas, teatrólogos, religiosos, historiadores, enfim, envolver a sociedade nesse processo da formação histórica de Brumado que não pode prescindir da colaboração de todos.
A prefeitura editou o livro Uma Comunidade Rural do Brasil Antigo de Lycurgo Santos Filho, um livro de cunho técnico e visão histórica restrita à fazenda do “Brejo do Campo Seco”. De certa forma, é importante o conhecimento desse relato para a cultura municipal, entretanto esqueceu-se de dotar o município da sua própria história e origem, fato de que não se tem nenhum conhecimento documentado.
Muitos municípios têm catalogados os fatos ocorridos com a sua gente, relatando as suas tradições em documentos relativos ao passado, os quais contam todo o processo da formação da sua história. Assim, dão ao povo um compêndio (histórico, geográfico, cultural, político etc.) com registros legítimos e com riqueza de detalhes, possibilitando-lhe o conhecimento da formação da sua cultura e da sua história.
Sugerimos, dessa forma, ao poder público que se encarregue dessa empreitada e dê ao povo do município de Brumado um documento que envolva o conhecimento da sua historiografia ampla e completa.

Os Conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram parcialmente procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira de Santana (PSD), por irregularidades cometidas nos exercícios de 2010 e 2011. O Conselheiro Substituto, Antônio Carlos da Silva, imputou ao gestor o ressarcimento de R$ 21.640,11 e multa de R$ 2 mil. Ainda cabe recurso da decisão. A denúncia aduz a Prefeitura teria instaurado processo administrativo licitatório, visando a prestação de serviços de reformas nas escolas da rede municipal de ensino, no valor estimado de R$ 493.370,44, resultando na Tomada de Preços nº25/11-TP, em que saiu vencedora a empresa Cardoso Fernandes Santana Construções Resp. Ltda., pelo valor de R$ 395.698,51. Na inspeção in loco, foram constatados pagamentos de despesas em duplicidade, procedimento licitatório e contrato irregulares, com ampla violação da Lei nº8.666/93. Além disso, questionou-se o parentesco entre sócio da empresa contratada e o prefeito, doação de terreno irregular e ausência de projetos básicos. O gestor, convocado a se defender, não conseguiu juntar documentos que pudessem descaracterizar as acusações.

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária e os doentes crônicos. Este ano, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. A campanha segue até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Agência Brasil.

Muitas situações devem ser discutidas a respeito do município de Aracatu. Ei-las: O Prefeito Sérgio Maia (PV) assumiu a gestão do município há menos de três meses e está tentando, a todo custo, melhorar o desempenho da cidade, para que dê melhores condições de vida aos munícipes. Quando assumiu a Prefeitura, encontrou diversos setores abandonados, tais quais o Setor de Transportes, com garagem e veículos em estado precário, e a Secretaria de Ação Social, inexistindo documentos das ações passadas, tudo isso sendo documentado pela imprensa local. No ano de 2012, o IBGE reduziu a estimativa de habitantes de Aracatu, o que levou a grande prejuízo, uma vez que foram reduzidos os repasses do FPM, rebaixando da classificação 1.0 para 0.8. Em virtude da falta de informação de atitudes adotadas pela gestão anterior para sanar o erro cometido, a atual gestão está tentando de todas as formas (legais) possíveis para recuperar a classificação anterior (1.0) e, consequentemente, evitar maiores perdas orçamentárias e um prejuízo de proporções grandiosas ao município.
Muitas situações devem ser discutidas a respeito do município de Aracatu. Ei-las:
O Prefeito Sérgio Maia assumiu a gestão do município há menos de três meses e está tentando, a todo custo, melhorar o desempenho da cidade, para que dê melhores condições de vida aos munícipes. Quando assumiu a Prefeitura, encontrou diversos setores abandonados, tais quais o Setor de Transportes, com garagem e veículos em estado precário, e a Secretaria de Ação Social, inexistindo documentos das ações passadas, tudo isso sendo documentado pela imprensa local. No ano de 2012, o IBGE reduziu a estimativa de habitantes de Aracatu, o que levou a grande prejuízo, uma vez que foram reduzidos os repasses do FPM, rebaixando da classificação 1.0 para 0.8. Em virtude da falta de informação de atitudes adotadas pela gestão anterior para sanar o erro cometido, a atual gestão está tentando de todas as formas (legais) possíveis para recuperar a classificação anterior (1.0) e, consequentemente, evitar maiores perdas orçamentárias e um prejuízo de proporções grandiosas ao município.
Outros pontos foram encontrados em desacordo com o ordenamento jurídico pátrio, a exemplo de servidores que foram aprovados em concurso público mas não chegaram a entrar em efetivo exercício, pois beneficiados com outros cargos, o que, por si só, demonstra uma tentativa de burla ao próprio estágio probatório, imprescindível para análise da capacidade dos profissionais recém-admitidos no setor público. E não é só: servidores que foram nomeados, mesmo tendo expirado o prazo do concurso público (concurso realizado em 2007); servidores nomeados sem apresentação de diploma de conclusão de ensino superior, etc. Nos demais setores, cumpre destacar irregularidades existentes no Setor de Tributos, que está em processo final de apuração e será, em breve, encaminhado ao Ministério Público para apreciação. Ademais, foi descoberto que vários imóveis do município foram doados no ano eleitoral (2012), contrariando, dentre outros dispositivos legais, o quanto preconizado na Lei 9.504/1997, que no seu Art. 73, parágrafo 10, veda a doação de bens públicos no ano eleitoral. Bens, inclusive, que pertenciam a terceiros, foram doados, causando indignação aos verdadeiros detentores do imóvel. Já foi solicitado auxílio do Ministério Público para resolver tal pendência.
Inobstante tais fatos, ainda tentando regularizar a situação que se encontrava o município, várias manifestações foram veiculadas, sempre do mesmo grupo, querendo desmoralizar a administração atual. Dentre suas queixas, estão a suspensão das posses do concursados convocados no final de 2012, a indicação de motoristas para trabalhar na zona rural, suposto atraso nos salários e indicação de professores para laborar em escolas da zona rural. Não se pode deixar de destacar que muitas das pessoas que hoje se dizem prejudicadas adotaram posicionamento completamente diverso há 4 anos, inclusive manifestando-se judicialmente de forma totalmente favorável do que ora questiona como irregularidade. Dois pesos e duas medidas! Quanto à suspensão das convocações, cumpre dizer que tal fato se deu em virtude de uma ação popular, que tramita na Vara de Fazenda Pública da Comarca de Brumado-BA sob o nº 0005742-75.2012.805.0032, sendo concedida decisão liminar, impedindo que o antigo gestor sancionasse a lei que previa aumento de despesas para o ano de 2013, bem como não convocasse / desse posse aos candidatos aprovados em concurso público além do limite do número de vagas e sem a devida previsão orçamentária. Apenas para registrar, em caso de descumprimento haveria multa no valor de R$ 3.000,00. E, analisando o orçamento do ano de 2012 do Município de Aracatu, naquele ano foi gasto com despesa de pessoal R$ 12.399.097,60, o que equivale a 55,32% sobre a RCL, conforme publicação na Imprensa Oficial Eletrônica, Edição 211, de 30 de janeiro de 2013, Relatório de Gestão Fiscal, tomando por base que o limite prudencial para despesa com pessoal é de 51,30% (parágrafo único do art. 22, da LRF), bem como o limite máximo é de 54% (incisos I, II e III do art. 20, LRF). Sendo assim, portanto, excedeu ao limite máximo orçamentário.
Os aprovados em concurso público serão convocados no prazo de validade do concurso e assim o serão até completar o número de vagas existentes. Quem noticiou de forma diversa quer, indene de dúvidas, causar tumulto, ludibriando os aprovados no concurso e fazendo-os voltar-se imotivadamente contra a Administração. Quanto aos motoristas que foram encaminhados para o labor na zona rural, nenhum outra saída existia, uma vez que há necessidade da prestação de serviços em todas as localidades do município e, desde janeiro do corrente ano, 80% destes motoristas ficavam na garagem municipal, sem qualquer serviço, esperando apenas o tempo passar. Veja a incongruência: necessidade de prestação de serviços na zona rural e cerca de 80% dos motoristas apenas cumprindo horário na garagem, sem qualquer labor. Sobre os salários, há que se considerar que estão sendo pagos nos prazos permitidos por lei. Aqueles que porventura alegarem ausência de recebimentos, devem procurar a Prefeitura para melhor se informar. Isso porque foram instauradas sindicâncias (e posteriores processos administrativos), para sanar irregularidades existentes, concedendo a todos o direito irrestrito ao contraditório e à ampla defesa. Aqueles que comprovaram que as irregularidades foram sanadas imediatamente tiveram o arquivamento da sindicância; contudo, alguns não comprovaram ou sequer se dignaram a justificar perante a Comissão que apurava os fatos, razão pela qual respondem a processo administrativo e podem ter, de acordo com a lei municipal, suspenso os vencimentos até decisão posterior. Mesmo assim, é uma minoria, pouquíssimos servidores.
Por fim, há intenso questionamento da indicação de professores para laborar na zona rural. Desde que assumiu a Secretaria de Educação, o atual Secretário procurou buscar a fundo a realidade da educação no município de Aracatu. E as informações colhidas não foram das mais animadoras. Escolas da zona rural sem qualquer servidor aprovado por concurso público, servidores aprovados em concurso em nível I lecionando em escolas que exigiam aprovação em nível II, etc. Havia duas realidades educacionais no município: privilegiava-se o ensino nas escolas da sede, inclusive algumas com número excessivo de professores em sala de aula, enquanto as escolas da zona rural eram deixadas em segundo plano. Isso afetava diretamente ao aluno, que indubitavelmente teria dificuldade no aprendizado. Pois bem! Após análise criteriosa, partindo para a reestruturação do ensino público de Aracatu, foram publicadas novas portarias, com a designação de todos os professores que lecionariam em cada escola. Há que se reconhecer que o tempo entre a posse da atual Administração e o início do ano letivo foi bastante exíguo, portanto, foi analisado, em primeiro momento, as condições de cada profissional para atuar em cada área.
Mesmo assim, alguns servidores sentiram-se insatisfeitos. Contudo, o que sempre se buscou foi a excelência do ensino público de Aracatu. Há que se levar em conta o poder discricionário da administração pública, bem como a inexistência de direito à inamovibilidade no caso presente, pois preenchidos os requisitos da impessoalidade e da supremacia do interesse público, entretanto, aqueles que se sentirem prejudicados poderão buscar a via judicial para analisar o quanto ora informado e buscar anulação do ato: é um direito do servidor. Só uma situação não pode prosperar: deixar de lecionar. Enquanto tramitar eventuais processos judiciais, enquanto não houver decisão judicial (ou até mesmo administrativa, no âmbito municipal) que altere as portarias retromencionadas, para evitar que os alunos saiam prejudicados, o Município de Aracatu pede para que haja continuidade das aulas, para que os professores efetivamente compareçam às unidades de ensino, pois os alunos não podem sucumbir a tais problemas, pois a insatisfação pessoal não pode se sobrepor ao bem comum.
Assim, eis as colocações iniciais, demonstrando que todos os atos praticados pela atual gestão visa, única e exclusivamente, o bem-estar dos munícipes, o interesse público e o progresso do Município de Aracatu, sem qualquer distinção entre cidadãos.

O deputado federal Arthur Maia negou os rumores de que estaria próximo de deixar o PMDB, com destino ao PSD, mas reconheceu a existência de diferenças políticas em relação aos irmãos Vieira Lima, comandantes da legenda na Bahia. “Isso é especulação, por conta das críticas que fiz ao PMDB. Sair é uma posição extrema”, pontuou. O parlamentar reconheceu que sua relação com Lúcio e Geddel é “a melhor possível, do ponto de vista pessoal”, mas admitiu a falta de alinhamento político em alguns pontos. Maia não quis, porém, especificar, quais seriam tais diferenças. “Estamos tratando dentro do partido. São questões internas e eu não gostaria de publicizar”, comentou. Já o presidente do PMDB baiano, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, disse desconhecer quais seriam os pontos conflitantes. Sobre uma possível saída de Maia da sigla, resumiu: “Ele não me comunicou nada”. “O que pode haver é a questão eleitoral: os deputados começarem a fazer conta para saber quem tem voto, quem não tem. Esta tensão deve ir até setembro”, avaliou Lúcio, em referência ao prazo permitido para quem deseja disputar as eleições do próximo ano trocar de legenda. O deputado teve uma expressiva votação em Brumado, nas eleições de 2010. Informações Bahia Notícias.

A empresa L&M Serviços de limpeza Ltda., sediada na cidade de Rio do Antônio, foi contratada pela Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, para prestar os serviços de varrição e coleta de resíduos sólidos das ruas da sede e distritos do município. O contrato foi firmado no último dia 25 de março no valor de R$ 2.610.000,00 (dois milhões e seiscentos e dez mil reais) e tem validade até o dia 31 de dezembro de 2013. O valor mensal que será pago a empresa será de R$ 290.000,00. Livramento está sendo administrada por Paulo Azevedo (PRB), o Dr. Paulo, que venceu as eleições de outubro de 2012 com 14,286 votos (56,30%) vencendo Ricardinho (PSD). Só em termos de comparação, em Brumado que tem 64.602 habitantes, 20 mil a mais que Livramento que tem 42.693 habitantes, a Comar empresa que presta o mesmo serviço recebe cerca de R$ 320.000,00 por mês um total R$ 3.840.000,00 por ano.


Na madrugada dessa quinta-feira (11), o prédio onde residem quatro estudantes brumadenses que estudam na cidade de Guanambi foi invadido por um indivíduo. Segundo uma das estudantes, em contato com o Brumado Agora por telefone, "por volta das 04h30, ouvimos muito barulho no prédio, com isso ficamos assustadas, o bandido estava armado com uma faca e deve ter subido no prédio pelo poste, pois nenhum porta estava arrombada, dois apartamentos foram invadidos e foi roubado dinheiro das pessoas. Mesmo ele não entrando em nosso apartamento, ficamos muito assustadas", afirmou. Segundo a estudante, foram momentos de apuros, "moramos bem no centro da cidade, na parte de baixo funciona duas lojas, ainda bem que não entraram em nosso apartamento", finalizou. A Polícia foi acionada e chegou ao local depois da 05h.

Visando a participação da Seleção de Futebol de Caculé no Intermunicipal 2013, o Governo de Caculé e a Liga Caculeense de Futebol recebem, no próximo sábado, 13, o Flamengo de Guanambi em um vibrante amistoso. Com certificado de profissionalização expedido pela entidade nacional, o mais novo clube do país, o Clube Esportivo Flamengo, de Guanambí, estreia na 2ª Divisão do Baianão 2013 no dia 28 de abril contra a Associação Desportiva Jequié no estádio Waldomiro Borges, em Jequié. A partida entre a Seleção de Caculé e o Flamengo de Guanambi acontece às 15 horas e 30 minutos no Estádio Municipal Nilo Xavier, com ingressos a três reais.


Alunos da rede estadual baiana de ensino voltam a ficar sem aulas, nos dias 23, 24 e 25 de abril, devido ao movimento nacional de greve dos professores. Cinco dias após o início do ano letivo na rede, os educadores filiados à APLB-Sindicato realizaram, na terça-feira (9/4), uma assembleia no Sindicato dos Bancários, dando início às discussões sobre a agenda de reivindicações da categoria, que envolve pendências remanescentes da última greve da categoria, em 2012, que durou 115 dias e novas exigências relacionadas a benefícios salariais. O calendário de manifestações que tem agenda prevista até o dia 19 de maio foi aprovado pela maioria dos professores presentes à assembleia. A paralisação nos três dias do mês de abril será marcada por protestos para a aprovação do Plano Nacional deEducação (PNE) que, entre outras resoluções, amplia a porcentagem direcionada ao investimento em educação no país para 10%, além de prever ações de valorização do professor do magistério. Embora o sindicato anuncie adesão ao movimento nacional, o risco de uma paralisação por tempo indeterminado ainda não é cogitado, pelo menos é o que dizem alguns educadores que assumem ter participado intensamente do movimento no ano passado. Informações Tribuna.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10/4) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, pessoas com mais de 60 anos representam 42% do total de óbitos em decorrência da doença registrado nos primeiros três meses deste ano (132). Segundo a pasta, a maior vulnerabilidade entre idosos pode estar relacionada à prevalência de doenças crônicas como diabetes e cardiopatias. Por causa desses fatores de vulnerabilidade, o ministério orienta os idosos a procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os primeiros sinais da doença. Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor de cabeça (algumas vezes mais localizada no fundo dos olhos) e nas articulações. Dores abdominais e vômitos persistentes podem ser sinais de agravamento do quadro. A orientação é que, nesses casos, a pessoa busque imediatamente um serviço de saúde. O ministério destacou ainda que o paciente com suspeita de dengue não deve tomar remédios que tenham em sua composição o ácido acetilsalicílico, como a Aspirina. A recomendação é que a pessoa se hidrate com água, sucos e água de coco. As recomendações foram reforçadas ontem (9) pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, durante videoconferência com representantes das secretarias estaduais das regiões Nordeste e Sudeste, além do Paraná e Distrito Federal. Também participaram representantes das secretarias municipais de Saúde de Maceió, São Luís, João Pessoa e Sergipe. Agência Brasil.