SineBahia Brumado dispõe de vaga de emprego

SineBahia Brumado dispõe de vaga de emprego
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O SineBahia Brumado informa que há vaga de emprego para  Projetista Industrial Pleno. Aos interessados é exigida experiência e  curso técnico na área de Edificações, Mecânica ou Eletricista. Os currículos deverão ser entregues no SineBahia Brumado, localizado no SAC Brumado, na  Avenida  Exupério Pinheiro Canguçu, nº 300, e os candidatos devem apresentar ainda CTPS, RG, CPF . 


Brumado: Acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, ferem, invalidam e matam mais que muitas doenças

Brumado: Acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, ferem, invalidam e matam mais que muitas doenças
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Os gráficos oficiais apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde referente ao número de acidentes de trânsito no ano de 2015 em Brumado são muito preocupantes e vem comprovar uma tendência inquietante, especialmente no tocante a motociclistas, pois os resultados de muitos desses acidentes são pessoas inválidas e até mortas. Estatísticas não oficiais apontam que Brumado teria cerca de 20 mil motocicletas, o que é uma quantia significativa, já que o município tem uma população de 64 mil habitantes. Os dados são impactantes (veja a tabela) e mostram que no ano de 2015 foram 106 acidentes envolvendo carros, enquanto com motociclistas foram 693, ou seja, cerca de 85% dos acidentes ocorridos em Brumado no ano passado foram com motociclistas. A situação se agrava quando o quesito for de internações (491), transferências (45), lembrando sempre que 85% envolvem motociclistas e que muitos desses casos são de invalidez e de sequelas para a vida toda. Já quando o assunto é morte, o caso fica mais sério ainda, já que os 4 óbitos que ocorreram foram todos com motociclistas. Esta tendência continua neste ano de 2016, que pode revelar números ainda mais preocupantes. Vale ressaltar que só nesta quinta-feira (02) num mesmo local da cidade ocorreram no espaço de poucas horas dois acidentes graves envolvendo motociclistas, os quais foram conduzidos ao HMPMN em estado grave. Então, diante desse gráfico, não seria exagero revelar que os acidentes de trânsito em Brumado ferem, invalidam e até matam mais que a Dengue, a Zika, a Gripe H1N1 e outras doenças.


Brumado: agentes do SMTT são vítimas de acidente durante parada para permitir passagem de pedestre

Brumado: agentes do SMTT são vítimas de acidente durante parada para permitir passagem de pedestre
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Dois agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e transportes (SMTT) foram vítimas de acidente na última quinta-feira (02), na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, próximo a Igreja Matriz, em Brumado. De acordo com informações passadas a redação do Brumado Agora, os agentes estavam em uma motocicleta e pararam durante o trajeto para dar passagem a uma pedestre. No entanto, foram atingidos por uma motocicleta de cor vermelha assim que realizaram a parada. Com o impacto, o agente que conduzia a moto se desequilibrou e ambos caíram do veículo. O piloto da outra motocicleta fugiu do local. Dados da motocicleta que causou o acidente devem levar a identificação do condutor.


Marquinho Viana consegue benefícios junto a secretaria de infraestrutura do Estado para Livramento

Marquinho Viana consegue benefícios junto a secretaria de infraestrutura do Estado para Livramento
Foto: Divulgação

No dia 1º  de junho, juntamente com o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o médico Paulo Azevedo,  e seu vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Gerardo Júnior,  o deputado Marquinho Viana esteve com o secretário de Infraestrutura, MarcusCavalcanti para solicitar a implantação da iluminação pública da entrada da cidade e a conclusão da pavimentação asfáltica da Avenida Presidente Vargas. O secretário, de pronto, autorizou a liberação da massa asfáltica para conclusão da obra e se comprometeu com a implantação da energia, tão logo fosse firmado o convênio com a Coelba. Satisfeito, o prefeito agradeceu ao secretário e ao deputado Marquinho afirmando que “agora Livramento de Nossa Senhora tem um deputado estadual que, de fato, representa os interesses do município”, disse o prefeito.


Pesquisa revela que beber cerveja protege cérebro contra Mal de Alzheimer

Pesquisa revela que beber cerveja protege cérebro contra Mal de Alzheimer
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Segundo pesquisa realizada na Finlândia, publicada na Revista Super Interessante, beber cerveja pode proteger o cérebro e diminuir também o acúmulo de proteínas que causam os sintomas do Alzheimer. O estudo analisou o cérebro de 125 homens que morreram em Helsinki, de 35 a 70 anos.  O benefício é exclusivo da cevada. Na pesquisa, pessoas que bebiam vinho ou destilados não apresentaram redução do acúmulo da proteína. Durante o estudo, observou-se que os homens mais velhos tinham uma quantidade maior de placas das proteínas beta-amilóides - o que é normal, considerando que o Alzheimer se manifesta geralmente a partir dos 65 anos. Essas placas envolvem os neurônios, impedindo a comunicação entre eles. No Alzheimer, esses neurônios presos se atrofiam e o paciente passa a apresentar distúrbios de memória, de comportamento e de personalidade. Durante a pesquisa, constatou-se que havia uma relação surpreendente: os homens que tinham o hábito de beber cerveja tinham uma concentração menor de placas beta-amilóides do que aqueles que não bebiam. Segundo a Revista Super Interessante, os cientistas ainda não entendem de que forma a cerveja se relaciona a um menor acúmulo de placas beta-amilóides. Mas sabem que todas as explicações para os sintomas do Alzheimer tem relação com o acúmulo dessas estruturas. Apesar disso, o estudo também não encontrou relação entre a quantidade de bebida e a redução das chances da doença. 


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola

Brumado: Venha se deliciar com as variedades do café da manhã na Padaria Pérola
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Pérola - Confeitaria e Conveniências - e experimente as mais variadas guloseimas além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas, Sanduíche Natural, Salgados, Pizza, Pão na chapa, Sucos, Vitaminas, Farofa de Carne e ainda grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Conheça a Padaria Pérola, localizada na Rua Cel. Santos, 327, Bairro São Félix (Saída para Vitória da Conquista). Telefones: (77) 3441-0754 / 9 9968-7717. Aceitamos encomendas!


Empresário revela desvio de dinheiro em contrato da Presidência para pagar dívida da campanha de Dilma

Empresário revela desvio de dinheiro em contrato da Presidência para pagar dívida da campanha de Dilma
Foto: Alan Marques | Folhapress

Em delação premiada, o empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, investigado na Operação ‘Acrônimo’ da Polícia Federal, declarou que o ex-chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff usou um contrato do Palácio do Planalto em 2015 para quitar dívidas da campanha presidencial de 2010. Segundo informações da Revista Época – que alega ter acesso a parte dos depoimentos de Bené prestados à Polícia Federal em sua delação, que serão usados para a abertura de novos inquérito -  Bené disse ainda que, a operação, coordenada no gabinete presidencial, transcorreu entre 2014 e 2015, em meio às investigações da Lava Jato e da própria Acrônimo.  Declarou, também, que Giles Azevedo, assessor mais próximo de Dilma, atuou para que o Planalto pagasse dívidas da campanha com a agência de comunicação Pepper, responsável pelo pleito de Dilma em 2010. Bené contou aos investigadores que o governador de Minas confidenciou a ele que a Peppervinha pressionando, desde 2014, para que fossem saldadas as dívidas de campanha. Foi então que Giles Azevedo trouxe uma solução, segundo Bené – e a solução foi pagar com o dinheiro do Planalto. Bené está preso pela PF e é acusado de ser o principal operador de Fernando Pimentel, ex-ministro de Dilma e atual governador de Minas Gerais.


1º Encontro de Motos de Brumado terá apoio da Prefeitura Municipal

1º Encontro de Motos de Brumado terá apoio da Prefeitura Municipal

A Prefeitura, por meio da atual gestão, criou a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, a qual deu uma nova dimensão ao setor em Brumado, imprimindo uma concepção moderna e funcional, com inúmeros apoios e atividades que dinamizaram as mais variadas modalidades esportivas e atividades culturais. Sempre adotando uma postura de parceria, o município buscou, mesmo diante de uma forte crise financeira, apoiar os atletas nas mais diversas competições, bem como os artistas, músicos e poetas, pois a Cultura e o Esporte sempre fizeram parte da agenda positiva que foi elaborada após uma intensa pesquisa. Dentro deste contexto, várias ações também foram incorporadas dentro do planejamento cultural, então, mais uma vez a administração municipal vem confirmar esse compromisso e está apoiando um evento inédito e muito representativo que é o 1º Encontro de Motos de Brumado, o qual terá o seu início nesta sexta-feira (03) com a abertura dos stands, tendo a sua continuidade no sábado (04) com várias atividades e apresentações.

1º Encontro de Motos de Brumado terá apoio da Prefeitura Municipal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O secretário municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo ressalta que “desde que assumimos a pasta buscamos atender os anseios do prefeito Aguiberto que sempre destacou que o objetivo era fazer com que as ações na área esportiva e cultura fossem bem mais intensas, então, adotamos essa postura e podemos dizer que estamos com o sentimento do dever cumprido”. Ele ainda falou que “esse Iº Encontro de Motos de Brumado é um evento histórico e está tendo o nosso apoio, pois, sabemos que a Cultura da Motocicleta é muito forte em nosso município”. 


Final de semana com tempo quente e seco no interior

Final de semana com tempo quente e seco no interior
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Para esse primeiro final de semana de junho, as condições do tempo não deverão ter mudanças significativas, pois, com a persistência da massa de ar seco, as chuvas permanecerão escassas em grande parte da Bahia. Além de deixar o céu ensolarado, o predomínio dessa massa de ar também reflete nos índices de umidade, podendo chegar aos 30% em algumas regiões do estado, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%. Outro efeito dessa condição de tempo está nas temperaturas ,que se encontram elevadas, principalmente durante o dia, quando as máximas poderão chegar aos 36°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há uma queda significativa nesses valores, com mínimas atingindo os 16°C. Na Chapada Diamantina e Sudoeste, a influência dessa massa é menor, o que deixa o céu parcialmente nublado a claro. Ainda nessas regiões são esperadas as menores temperaturas do estado, com mínimas podendo chegar aos 14°C. Essa condição de tempo frio e úmido aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Com isso, requer maior atenção nesses horários


Juventude de Brumado vence Cândido Sales nos pênaltis e vai a final do Campeonato Regional de Futsal

Juventude de Brumado vence Cândido Sales nos pênaltis e vai a final do Campeonato Regional de Futsal
Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Mesmo não fazendo uma das suas melhores apresentações, tropeçado na ansiedade errado muitos passes e finalizações, o Juventude foi para cima com o objetivo de abrir o placar devido a necessidade de obter um resultado positivo  para levar a decisão contra a seleção de Cândido Sales para prorrogação, já que havia perdido o jogo de ida por 4 x 2. Contando com o incentivo da torcida, que compareceu em número razoável ao ginásio, a equipe brumadense venceu no tempo regulamentar pelo placar de 6 x 4, resultado que levou a decisão para prorrogação. Com o jogo aberto e ambas necessitado do gol que lhes garantiriam na final, foram para cima e perderam muitas oportunidade, mas a bola teimava em não entrar e a prorrogação terminou como começou: 0 x 0. Como nenhuma equipe tinha vantagem de jogar pelo empate a decisão foi para disputa de pênalti e deu Brumado com o placar final 3 x 2. A Equipe brumadense enfrentará a equipe Milan de Aracatu na grande final com data a ser definida.


Ivana Bastos garante trator agrícola e convênio para cooperativa de leite de Lagoa Real

Ivana Bastos garante trator agrícola e convênio para cooperativa de leite de Lagoa Real
Foto: Divulgação

A deputada Ivana Bastos esteve em audiência, na tarde desta terça-feira (31/05), na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), onde foi assinado o convênio para  ampliação da capacidade de produção, assistência técnica e modernização de equipamentos da Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (COOPLLAR). O convênio foi assinado pelo presidente da cooperativa, José Anselmo de Freitas Júnior, com a presença da deputada, do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, e do coordenador do órgão, Gilmar Bonfim. Na ocasião ele agradeceu a concretização do projeto e todo o apoio dado pelo mandato da deputada à luta dos cooperados. "Serão cerca de 120 cooperados que serão diretamente beneficiados com estas intervenções", destacou. A deputada Ivana Bastos lembrou que este é um pedido que vinha sendo acompanhado pelo mandato e agradeceu o empenho e sensibilidade de toda a equipe da secretaria. A parlamentar, o prefeito Zezinho e o presidente da COOPLLAR estiveram na secretaria em março deste ano tratando do assunto. Na época, o secretário Jerônimo Rodrigues comprometeu-se em analisar a solicitação. Para a deputada Ivana Bastos, o convênio garantirá que o trabalho que já vem sendo realizado no município possa ser fortalecido. “É uma cooperativa muito produtiva que vem trabalhando positivamente com os agricultores familiares do município e estamos felizes de poder ajudar para que este trabalho continue”, concluiu a parlamentar. Ainda na audiência, foi assinado o convênio para entrega de um trator agrícola com implemento para Lagoa Real, que deverá chegar ao município até o final da semana.


Série A: Vitória perde para o Flamengo no Raulino de Oliveira

Série A: Vitória perde para o Flamengo no Raulino de Oliveira
Foto: Gilvan de Souza | Flamengo

O Vitória foi guerreiro, lutou em busca de um resultado positivo, mas não evitou o triunfo do Flamengo, por 1 x 0, gol de Felipe Vizeu, no segundo tempo, em jogo realizado na noite desta quinta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). A equipe rubro-negra segue sem vencer fora de casa e com o resultado está na 13ª posição com 5 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro da Série A. O Vitória conseguiu segurar o empate na etapa inicial, quando teve uma excelente oportunidade num chute de Vander que Kieza chegou atrasado e não conseguiu empurrar a bola para o gol vazio. Na etapa final, o time mudou a postura, e antes de sofrer o gol por pouco não abriu o marcador: Diego Renan acertou um chute forte de dentro da área e o goleiro Alex Muralha fez uma defesa espetacular. O próximo compromisso do Vitória será contra o líder Inter RS, domingo, 5, às 16 horas, no Estádio Barradão, em Salvador, pela sexta rodada.


Edigar Mão Branca anuncia pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista e rompe com o PT

Edigar Mão Branca anuncia pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista e rompe com o PT
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Uma carta assinada pelo presidente do Partido Verde (PV), em Vitória da Conquista, o ex-deputado federal Edigar Mão Branca, foi entregue ao prefeito daquela cidade - Guilherme Meneses (PT) - informando que o partido deixa a base. Segundo o Blog do Rodrigo Ferraz, na carta o PV ainda colocou os cargos que possui na prefeitura a disposição e revelou que o rompimento ‘é uma orientação partidária’. " Infelizmente não temos como sustentar tal aliança criada com o Partido dos Trabalhadores, diante da orientação do PV nacional e pela impossibilidade de ter uma participação mais ativa no Governo Participativo”, diz a carta. Na oportunidade , o PV ainda confirmou a pré-candidatura a prefeito de Edgar Mão Branca.


INFORME PUBLICITÁRIO

Visite o stand da A4 Veículos no 1º Encontro de Motos de Brumado

Visite o stand da A4 Veículos no 1º Encontro de Motos de Brumado

A A4 Veículos estará presente com um stand no 1º Encontro de Motos de Brumado e convida clientes e amigos para conhecerem as novidades da Toyota: novo Etios, Corolla, SW4 e Hilux. Os veículos estarão expostos na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) , nesta sexta-feira (03).  Venha conferir os melhores preços e condições de pagamento. A4 Veículos – Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, no centro de Brumado. Telefone: (77) 3441 - 4555.


Fenabrave indica alta de 2,8% no comércio de veículos novos

Fenabrave indica alta de 2,8% no comércio de veículos novos
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

As vendas de veículos novos aumentaram 2,8% no último mês de maio sobre abril, embora o mercado continue desaquecido, podendo fechar o ano de 2016 em queda, segundo dados divulgados hoje (2) pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em comparação a maio de 2015, houve queda de 21,24%, com a comercialização de 167.509 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No acumulado de janeiro a maio deste ano, foram vendidos 811,2 mil veículos, número 26,23% abaixo do volume registrado nos cinco primeiros meses de 2015. No segmento só dos automóveis, as vendas subiram 4,08%, acima da média, com o escoamento de 137.448 veículos. No entanto, comparados ao ano passado, os negócios caíram 21,73% e foi registrada retração 25,49% no acumulado do ano. Também melhorou o desempenho momentâneo no comércio de ônibus, com alta de 9,61% sobre abril. Já em relação a maio de 2015, as vendas recuaram em 26,65% e o movimento foi 42,8% menor no ano acumulado.


Promoção 'Café dos Namorados' Brumado Agora

Promoção 'Café dos Namorados' Brumado Agora

Declare todo o seu amor para quem você ama no Dia dos Namorados! Mande um e-mail para [email protected] ou mensagem para o Whatsapp para (77) 9 9992-3542 com seu nome e telefone e concorra a participação em um café da manhã que será realizado no dia dos Namorados, na Padaria Pérola. Serão sorteados 10 casais para participarem do café. O sorteio acontecerá na sexta-feira - dia 10 de junho, participe! Apoio: Padaria Pérola, Café Brumado, O Boticário e Floricultura Beija Flor.


Centro comercial de Brumado ainda não foi ornamentado com a temática junina; CDL diz ser responsabilidade da prefeitura

Centro comercial de Brumado ainda não foi ornamentado com a temática junina; CDL diz ser responsabilidade da prefeitura
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

As ornamentações com a temática junina são uma forma de deixar os centros comerciais mais atrativos, chamando assim a atenção de clientes e turistas durante os festejos juninos. Em Brumado, embora o mês de junho já tenha se iniciado e boa parte das lojas do comércio já apresentem a ornamentação dentro da temática, as principais ruas do centro da cidade ainda não foram ornamentadas. Em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL) de Brumado, o Brumado Agora recebeu a informação que a responsabilidade quanto a ornamentação do centro comercial é da prefeitura. A entidade esclareceu ainda que a ornamentação já foi solicitada ao prefeito Aguiberto Lima Dias , o qual declarou que a faria, dentro das possibilidades da administração municipal, mas que ainda nada foi feito.


Big Lanche e Ajax se enfrentam na 1ª partida da final do Campeonato Brumadense de Futsal

Big Lanche e Ajax se enfrentam na 1ª partida da final do Campeonato Brumadense de Futsal
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta sexta-feira (03), às 19h30mim, a bola vai rolar na quadra do Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, no primeiro jogo da final do 33º Campeonato Brumadense de Futsal, edição 2016. Se enfrentam Big Lanche x Ajax, em um jogo eletrizante. Venha, e traga sua torcida. Ingresso R$ 5.


INFORME PUBLICITÁRIO

Brumado: Adquira seu apartamento no Residencial Parque das Palmeiras

Brumado: Adquira seu apartamento no Residencial Parque das Palmeiras
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O Residencial Parque das Palmeiras, empreendimento do Grupo Newton Cardoso já foi avaliado em parceria com o Banco do Brasil e está disponível para locação e vendas. O espaço tem como diferenciais a modernidade e segurança e, entre outros itens, conta com: piscina, quadra de esportes, salão de festas, sauna, academia, parquinho infantil e porteiro 24h. O escritório administrativo do Residencial Parque das Palmeiras é localizado no próprio imóvel. Os interessados em conhecer melhor o empreendimento podem se dirigir até o local, obter informações sobre financiamento e conhecer os apartamentos.


Brumado: Carp realizará Aprofundamento de Cura Interior 2016

Brumado: Carp realizará Aprofundamento de Cura Interior 2016

A Comunidade Carp - Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz – promove de 10 a 12 de junho, no Colégio Nice Públio, em Brumado, o Aprofundamento de Cura Interior 2016 “Curados pela misericórdia do Pai”. O evento contará com as presenças do padre Pedro Mariano (Com. Aliança da Misericórdia) e Jorge Alberto (Fundador da Carp), espaço com praça de alimentação e Carp Kids.


Brumado: vem aí o São João do Bairro Dr. Juracy

Brumado: vem aí o São João do Bairro Dr. Juracy

Nos dias 23 e 24 de junho, a Praça João Romão, será palco de muita música e alegria no ‘São João do Bairro Dr. Juracy’. São 20 anos  de tradição e este ano contará com as animações de Celino e Banda, Lyryo Barbosa, Juninho Vocal e Jessik & Patrick. O evento contará ainda com quadrilha dos tijolos e barracas com bebidas e comidas típicas. Participe!


Brumado: acontece neste sábado (04) solenidade de formatura dos alunos dos cursos Técnico de Nível Médio do CEEP em Gestão e Meio Ambiente

Brumado: acontece neste sábado (04) solenidade de formatura dos alunos dos cursos Técnico de Nível Médio do CEEP em Gestão e Meio Ambiente

Acontece no próximo sábado (04), ás 19h, a solenidade de formatura dos alunos dos cursos Técnico de Nível Médio do CEEP em Gestão e Meio Ambiente 2015. Na ocasião, receberão os diplomas alunos dos cursos de Administração, Comércio, Contabilidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. A cerimônia acontece na Câmara de Vereadores de Brumado.


Produção industrial sobe 0,1% em abril, mostra IBGE

Produção industrial sobe 0,1% em abril, mostra IBGE
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A produção industrial brasileira fechou o mês de abril com ligeira alta de 0,1% em relação ao mês de março, na série livre de influências sazonais. É o segundo resultado positivo consecutivo, pois em março o setor registou crescimento de 1,4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, o setor recuou 2,9% em relação a janeiro. De maneira geral, no entanto, os resultados são predominantemente negativos. Na comparação com abril do ano passado, a queda chega a 7,2%, na série sem ajuste sazonal – 26ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, embora menor que a observada em março (-11,5%). No índice acumulado nos últimos doze meses, a queda chega a 9,6%. A queda acumulada de 10,5% na produção industrial acumulada nestes quatro primeiros meses do ano, em relação a igual período do ano anterior, também mostra a predominãncia de taxas negativas. Segundo o IBGE, a leve alta de 0,1% de março para abril mostra taxas positivas em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 11 dos 24 ramos pesquisados.


3º Encontro Interestadual das Escolas dos Tribunais de Contas não atrai público em Brumado

3º Encontro Interestadual das Escolas dos Tribunais de Contas não atrai público em Brumado
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA que  ocorreu ontem presencialmente no Instituto Anísio Teixeira – IAT, na Paralela, em Salvador, das 8h às 17h, e retransmitido para 33 polos de videoconferência no estado da Bahia, entre eles Brumado,  no CEEP Gestão e Meio Ambiente. O evento tratou do controle interno, combate a corrupção nas repartições públicas; controle sobre as licitações e suas principais irregularidades; Análise da prestação e tomada de contas de convênios, entre outros pontos. Evento de suma importância que não atraiu grande público na Capital do Minério. Em Brumado, participou apenas o auditor e pré-candidato Carlinhos Moura. “Lamento as ausências, em nosso Município, das pessoas que trabalham e vivem questões públicas e considero a temática de extrema relevância para a aplicação da legalidade, transparência, controle das contas publicas e, sobretudo, combate a corrupção, e isto não dá voto, cavalgada sim", afirmou Carlinhos.


Brumado: leitor alerta sobre a possibilidade de foco do mosquito Aedes Aegypti em caixas subterrâneas de telefonia fixa

Brumado: leitor alerta sobre a possibilidade de foco do mosquito Aedes Aegypti  em caixas subterrâneas de telefonia fixa
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em contato com o Brumado Agora, um leitor, que solicitou preservar sua identidade, alerta sobre a possibilidade de foco do mosquito Aedes Aegypti - causador da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus -  em caixas subterrâneas de telefonia fixa. Segundo ele, com as chuvas, as caixas de concreto chegam a acumular  2m³ de água e com isso tornam-se um local propício ao desenvolvimento do mosquito. Disse, também, que chegou a flagrar uma dessas caixas sendo aberta, na Armindo Azevedo, no centro de Brumado, e constatou a presença de vários mosquitos, assim que a tampa foi retirada. Lembrou, também, que há várias caixas espalhadas pela cidade e que todas podem estar com grande acúmulo de água, sendo necessária a inspeção. 


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais