Agora Sudoeste

Pilates - por Amanda Caires, fisioterapeuta

Pilates - por Amanda Caires, fisioterapeuta

Olá querido leitor, como passou da nossa última conversa por aqui? Se você não leu ainda o nosso texto da semana passada, volte um pouquinho para entender melhor sobre o nosso assunto de hoje.

Quem nunca ouviu que, “pilates é coisa de idoso”, levanta a mão, rs. Realmente, por muito tempo a maioria do público de atendimento era voltado aos idosos, MAS, graças à Deus estamos observando cada vez mais jovens e adultos em busca de uma melhor qualidade de vida. E eu não consigo definir o pilates em outras palavras que não sejam essas: qualidade de vida.

Quem nunca fez o pilates na vida, pode achar fácil e até mesmo muito simples. Mas quem faz o pilates sabe que isso não passa de uma ilusão criada e baseada pelo achismo mesmo rs.

É um método que se difere em todos os sentidos de qualquer outro pois consegue englobar fortalecimento, respiração correta, alongamento, mobilidade, resistência e flexibilidade como nenhum outro exercício físico. Claro que conseguimos trabalhar tudo isso em outras atividades físicas, mas a maioria dos pacientes que já são atletas ou que são ativos observam e relatam que não conseguem ter essa consciência corporal em nenhuma outra atividade física.

Além de ser uma forma de tratamento, é uma das principais buscas por manutenção de saúde hoje em dia, por não se tratar de um exercício de alta intensidade. É um perfeito equilíbrio entre mente e corpo.

As perguntas mais frequentes são: “Quantas vezes por semana será indicado eu realizar o pilates? ” Nós aconselhamos os pacientes a no mínimo 2 vezes por semana para uma maior eficácia, dependendo sempre da avalição feita com o paciente; “Em quantas sessões de pilates eu vou ficar bom ou começar a sentir resultado? ” Como já foi dito anteriormente, não existe receita de bolo e tudo irá depender de cada paciente em si; E a pergunta recorde é: “Pilates emagrece? ” A prática do pilates não visa este objetivo. O que ocorre é a definição muscular, fortalecimento da musculatura em si, mas por se tratar de um exercício de baixo impacto o gasto calórico será pouco se comparado a outras atividades.  Se o seu objetivo é apenas emagrecimento, é importante buscar somado ao pilates uma ajuda de um nutricionista e um educador físico pata te ajudar melhor.

 “Eu tenho dor posso fazer pilates ou fazer exercício na fisioterapia? ” Essa pergunta deixo para a semana que vem.

E você que acha que é simples, te convido para realizar uma aula experimental e conhecer a maravilha que é o pilates. Um abraço e obrigada pela atenção de todos.
 

Agende agora mesmo sua avalição e/ou sua aula experimental pelo: (77) 99802-1196. Amanda Castro Caires, CREFITTO 7/331793-F.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais