Agora Sudoeste

Relembre os jogadores brasileiros que fizeram sucesso em grandes competições europeias

Relembre os jogadores brasileiros que fizeram sucesso em grandes competições europeias
Imagem: Wikimedia Commons

O futebol é uma paixão nacional no Brasil, por isso, os estádios costumam estar lotados por aqui e o público sempre procura novas formas de interagir com seus clubes de coração. Mas não é somente em relação aos torcedores que o futebol brasileiro se difere dos demais. O talento dos jogadores também é um fator muito marcante na história do esporte no Brasil. Na realidade, muitos desses jogadores fizeram sucesso em outros grandes campeonatos mundo afora, sendo lembrados e idolatrados por torcidas que ficam muito distantes daqui. Nesse texto falaremos mais sobre a trajetória de artilheiros brasileiros que foram destaque no futebol europeu.

Quais fatores fazem o jogador brasileiro fazer tanto sucesso nos gramados europeus?

Muitos fatores influenciam a maneira com que os jogadores brasileiros desenvolvem suas habilidades e, por isso, chamam a atenção de grandes clubes europeus. Um desses fatores, é o fato do Brasil ser conhecido por ter uma forte cultura de futebol, e a qualidade dos jogadores produzidos no país é geralmente muito alta. A CBF tem investido bastante em futebol, o que contribui para o aparecimento de novos talentos.

Os jogadores brasileiros são conhecidos por sua habilidade técnica excepcional, capacidade de drible, criatividade e versatilidade em campo, o que os torna atraentes para os times do Velho Continente. Essa habilidade e capacidade de improvisar em situações de dificuldade é uma das características mais comuns em grandes artilheiros. Não é por acaso que o Brasil foi capaz de produzir artilheiros em quase todas as grandes ligas de futebol do mundo.

Jogadores menos famosos, mas que fizeram história marcando muitos gols em suas ligas, são idolatrados por torcedores de ligas europeias. Um desses casos é do centroavante Jardel, que se transferiu ao Porto de Portugal, após uma boa passagem pelo Grêmio. Em Portugal, Jardel conseguiu a façanha de ser artilheiro do campeonato português por 5 vezes, além de ter recebido o prêmio de maior goleador da Europa dado pela revista inglesa World Soccer. Até hoje, o jogador é lembrado como um dos mais importantes brasileiros a passar pelo futebol português.


Alguns jogadores brasileiros que foram artilheiros em grandes ligas europeias

Como o gol é um dos grandes momentos do futebol, muitos torcedores possuem uma maior afeição pelos artilheiros de suas equipes, chegando até a fazer apostas, em plataformas como o https://br.netbet.com/ sobre quantos gols os jogadores irão marcar.

Por isso, selecionamos aqui, alguns dos maiores artilheiros brasileiros de importantes competições europeias locais. Muitos deles também fizeram gols importantes na UEFA Champions League, a maior competição de clubes do mundo. Confira:

Romário (Artilheiro do Espanhol 93-94)

O lendário atacante tetracampeão do mundo fez muito sucesso em sua passagem pelo futebol espanhol. Jogando pelo Barcelona, ao lado de nomes como Pep Guardiola e Stoichkov, o atacante brasileiro marcou 30 gols pela equipe catalã e foi eleito o melhor jogador do mundo na época.

Ronaldo (Artilheiro do Espanhol 96-97 e 03-04)

Outro campeão do mundo pela seleção brasileira também fez sucesso nos gramados espanhóis. Em épocas diferentes, o brasileiro conseguiu ser artilheiro da liga espanhola jogando pelos dois maiores clubes do país, o Barcelona, na temporada 96-97 (34 gols) e o Real Madrid, em 03-04 (24 gols).

Amoroso (Artilheiro do Campeonato Italiano 98-99 e do Campeonato Alemão 01-02)

O centroavante brasileiro, Amoroso, fez 22 gols pela Udinese e foi artilheiro do campeonato italiano na temporada 98-99. Ele também foi o goleador da Bundesliga na temporada 2001/2002 pelo Borussia Dortmund, dividindo o posto com Martin Max. Cada um marcou 18 gols.

Sonny Anderson (Artilheiro do Francês em 95-96, 99-00 e 00-01)

Sonny Anderson foi uma verdadeira lenda nos campos franceses. Jogando pelo Monaco, o atacante marcou 21 gols no campeonato local e conseguiu a sua primeira artilharia. Após se transferir para o Lyon, Sonny Anderson foi artilheiro em mais duas oportunidades, marcando 23 vezes em 99-00 e 22 vezes em 00-01.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais