Agora Sudoeste

ALBA aprova projeto de Marquinho Viana concedendo a Comenda Dois de Julho ao brumadense Newton Cardoso

ALBA aprova projeto de Marquinho Viana concedendo a Comenda Dois de Julho ao brumadense Newton Cardoso
A indicação do deputado Marquinho Viana foi aprovada.

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou projeto de resolução do deputado Marquinho Viana (PV), concedendo a Comenda Dois de Julho ao baiano de Brumado, Newton Cardoso (PMDB), ex-governador e deputado federal de Minas Gerais, ex-prefeito de Contagem. Newton Cardoso nasceu em Brumado, em 25 de maio de 1938, filho de Ápio Cardoso da Paixão e Adélia da Silva Cardoso. Diplomou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, onde também se formou em Administração Pública. Advogado, empresário e administrador, governou o município de Contagem - Minas Gerais por três vezes, foi vice-governador e governador do Estado de Minas Gerais, deputado federal por duas vezes, cumprindo agora o seu terceiro mandato de deputado federal, pelo mesmo Estado. O deputado Marquinho Viana, em sua justificativa, afirma que “desde a sua juventude evidenciou sua vocação para a política, exercendo a presidência da União Colegial de Minas Gerais e a presidência do Grêmio General Sampaio, quando era aluno do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva (CPOR), tendo fundado também a Casa do Estudante de Minas Gerais. Ag sua vida parlamentar se iniciou com o mandato de deputado federal (1979 a 1983) quando foi eleito pelo MDB, com 135.900 votos, o mais votado do partido no Brasil e o segundo mais bem votado em Minas Gerais.

A Assembléia Legislativa da Bahia aprovou projeto de resolução do deputado Marquinho Viana (PV), concedendo a Comenda Dois de Julho ao baiano de Brumado, Newton Cardoso, ex-governador e deputado federal de Minas Gerais, ex-prefeito de Contagem.Newton Cardoso nasceu em Brumado, em 25 de maio de 1938, filho de Ápio Cardoso da Paixão e Adélia da Silva Cardoso. Diplomou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, onde também se formou em Administração Pública. Advogado, empresário e administrador, governou o município de Contagem - Minas Gerais por três vezes, foi vice-governador e governador do Estado de Minas Gerais, deputado federal por duas vezes, cumprindo agora o seu terceiro mandato de deputado federal, pelo mesmo Estado.
 
 
O deputado Marquinho Viana, em sua justificativa, afirma que “desde a sua juventude evidenciou sua vocação para a política, exercendo a presidência da União Colegial de Minas Gerais e a presidência do Grêmio General Sampaio, quando era aluno do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva (CPOR), tendo fundado também a Casa do Estudante de Minas Gerais. Ag sua vida parlamentar se iniciou com o mandato de deputado federal (1979 a 1983) quando foi eleito pelo MDB, com 135.900 votos, o mais votado do partido no Brasil e o segundo mais bem votado em Minas Gerais.
 
 
Durante o regime militar, o então deputado federal Newton Cardoso fez parte da oposição ao regime, mas foi ainda no seu primeiro mandato que ele demonstrou ter uma boa visão das causas ambientais, defendendo a atuação da Petrobras no setor de exploração de carvão e de xisto-betuminoso, como a empresa mais capacitada para gerir e orientar o consumo sustentável destes recursos. Apresentou também, projetos de lei visando mudanças na legislação de proteção ao meio ambiente. Neste caminho, foi também relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos alimentos e membro da Delegação Brasileira na Organização das Nações Unidas.
 
 
Além dos inúmeros e relevantes projetos apresentados na Câmara Federal, o deputado Newton Cardoso participou de importantes Comissões Permanentes, ora como titular e ora como suplente, como a Comissão de Agricultura, Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Minas e Energia, Viação e Transportes, Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e das Comissões Especiais de Reforma Política e também da Comissão de Embarcação Nacional, Navegação de Cabotagem e de Interior.
 
 
Em função de suas atividades em prol dos interesses do estado de Minas Gerais e do país, o deputado Newton Cardoso tem recebido ao longo de sua vida, muitas condecorações, como a Medalha da Inconfidência, Grande Colar, Governo do Estado de Minas Gerais, Ordem do Ipiranga, Grã Cruz, Governo do Estado de São Paulo, Medalha, Governo do Estado da Bahia, Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores e Medalha concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho.
 
 
No campo empresarial, a sua vocação de empreendedor se manifestou aos 14 anos e em Minas Gerais, aos 17 anos era funcionário da Magnesita e próspero comerciante. No fim da década de 60, ampliou os seus investimentos na área rural com a aquisição da fazenda Rio Rancho em Pitangui, Minas Gerais. A agricultura sempre foi a sua grande paixão, podendo-se destacar, neste campo, a produção de mudas clonadas, reflorestamento e ainda a produção de bioenergia, com resíduos de madeira. Também atuou na área de siderurgia. Dada a diversificação e multiplicidade de seus empreendimentos, foi necessário fundar a holding Grupo NC para melhor gerir a totalidade dos investimentos.
 
 
Quando governador de Minas Gerais não esqueceu o seu estado natal, inaugurando em Salvador, Brumado, Vitória da Conquista e outros municípios da Bahia agências do Banco do Estado de Minas Gerais - BEMGE".
 
 
Marquinho Viana destaca ainda que “o Estado da Bahia também é cenário de seu talento para os negócios, onde em sua terra natal, Brumado, abriu a Orneca que em seguida passou a chamar-se de Importex, um grande magazine, que vendia diversos tipos de produto. Logo depois adquiriu a Loja Santos, de tecidos, tornando-se também sócio da Usina Rio. Também em Brumado, adquiriu o loteamento Brasil e lançou outro destinado à classe média, o Loteamento Nobre. Mais recentemente, inseriu-se no setor imobiliário, restaurando um casarão antigo, que abrigou o poeta Castro Alves, transformando-o no Shopping Ápio Cardoso da Paixão, em homenagem ao seu genitor.
 
 
Acionista da Magnesita, por muitos anos, empresa que emprega mais de 4 mil funcionários em Brumado, construiu, em sua gestão, um terminal exclusivo para a empresa no porto de Aratu, gerando mais de 300 postos de trabalho.
 
 
Possuidor de diversas propriedades rurais na Bahia, merece destaque uma fazenda no município de Sento Sé, que produz uva sem carôço e emprega cerca de mil pessoas, durante o período da colheita. Outra propriedade agrícola, em Nova Viçosa – BA, sedia um hotel 5 estrelas, investimento de 3 milhões de reais, que gera mais de 200 empregos diretos e indiretos no município.
 
 
Ante todo o exposto, e considerando os inestimáveis serviços prestados ao Estado da Bahia, Minas Gerais e ao Brasil, vimos propor a outorga da Comenda Dois de Julho para este grande baiano que é o deputado Federal Newton Cardoso”.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais