Agora Sudoeste

ARTIGO ANTÔNIO NOVAIS TORRES: QUEM SOU EU?

ARTIGO ANTÔNIO NOVAIS TORRES: QUEM SOU EU?

Por Antônio Novais Torres



 

Brumado é um município sem história, desmemoriado. A sua população desconhece as origens da terra natal, ou pouco sabe sobre a sua formação étnica, seu passado social, econômico, geográfico, político e cultural, pela inexistência de um estudo informativo nesse sentido. Falta-lhe um hino (o que é comum a todos os municípios), apesar de o poeta Arlindo Magno Stanchi tê-lo produzido, com música de Wilson Cai-Cai, porém não está oficializado. A professora Joselita Meira de Carvalho (Dona Zelita), já falecida, é autora de uma música em homenagem a Brumado. Esta poderia, também, constituir-se o hino municipal. Criou-se um hino municipal com o título HINO MUNICIPAL BRAVO BRUMADO, com letra de Ricardo Garret, música de Ricardo Nascimento e Ricardo Franklin e Arranjo do maestro Gandra, contudo não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, sob a alegação de que o hino não fora composto por cidadãos brumadenses. Quanto a isso, não só houve protesto, como também recusa.

Por Antônio Novais Torres


Brumado é um município sem história, desmemoriado. A sua população desconhece as origens da terra natal, ou pouco sabe sobre a sua formação étnica, seu passado social, econômico, geográfico, político e cultural, pela inexistência de um estudo informativo nesse sentido. Falta-lhe um hino (o que é comum a todos os municípios), apesar de o poeta Arlindo Magno Stanchi tê-lo produzido, com música de Wilson Cai-Cai, porém não está oficializado. A professora Joselita Meira de Carvalho (Dona Zelita), já falecida, é autora de uma música em homenagem a Brumado. Esta poderia, também, constituir-se o hino municipal.

 

Criou-se um hino municipal com o título HINO MUNICIPAL BRAVO BRUMADO, com letra de Ricardo Garret, música de Ricardo Nascimento e Ricardo Franklin e Arranjo do maestro Gandra, contudo não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, sob a alegação de que o hino não fora composto por cidadãos brumadenses. Quanto a isso, não só houve protesto, como também recusa.

 

Brumado carece de uma política definida para tal finalidade. O que se sabe está disperso entre as pessoas mais idosas do lugar, como se elas fossem bibliotecas vivas (porém efêmeras), que contam acontecimentos vivenciados por elas, como memorialistas, ou que ouviram de seus antepassados, sem que haja nada escrito a esse respeito. “As palavras voam, os escritos permanecem”.

 

É necessário e urgente que se conclamem as pessoas responsáveis pela cultura, pela política, pela história da origem do lugar, do seu povo, a fim de se documentar o que se sabe, para não se perder no tempo. Tudo o que diz respeito à história de Brumado deve ser compilado em livros abrangentes, com localização geográfica e suas divisões comerciais, industriais, vultos históricos etc., de forma que o município passe a ser conhecido pelas suas potencialidades e valores. Esses livros deverão ser distribuídos nas escolas municipais, estaduais e particulares e estar disponíveis na biblioteca municipal para conhecimento e divulgação dessa historiografia, além de se constituírem seguras fontes de pesquisas futuras.

 

Essa iniciativa deve ficar a cargo da Secretária de Educação que conclamará os intelectuais, políticos, pedagogos, escritores, poetas, teatrólogos, religiosos, historiadores, enfim, envolver a sociedade nesse processo da formação histórica de Brumado que não pode prescindir da colaboração de todos.

 

A prefeitura editou o livro Uma Comunidade Rural do Brasil Antigo de Lycurgo Santos Filho, um livro de cunho técnico e visão histórica restrita à fazenda do “Brejo do Campo Seco”. De certa forma, é importante o conhecimento desse relato para a cultura municipal, entretanto esqueceu-se de dotar o município da sua própria história e origem, fato de que não se tem nenhum conhecimento documentado.

 

Muitos municípios têm catalogados os fatos ocorridos com a sua gente, relatando as suas tradições em documentos relativos ao passado, os quais contam todo o processo da formação da sua história. Assim, dão ao povo um compêndio (histórico, geográfico, cultural, político etc.) com registros legítimos e com riqueza de detalhes, possibilitando-lhe o conhecimento da formação da sua cultura e da sua história.

 

Sugerimos, dessa forma, ao poder público que se encarregue dessa empreitada e dê ao povo do município de Brumado um documento que envolva o conhecimento da sua historiografia ampla e completa. 


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais