Agora Sudoeste

ARTIGO: A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA DE BRUMADO

ARTIGO: A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA DE BRUMADO

Por Pedro Ernesto Santos Neves especial para o Brumado Agora




Brumado, cidade em estado acelerado de crescimento e de cultura ausente. Município de gente animada e acolhedora, cidade com capacidade de comportar eventos de grande importância vez que, membros dos órgãos público municipal e estadual, mobilizassem para ir à luta pela valorização da cultura local. A falta de oportunidade dos talentos da terra faz os mesmos esvair-se e migrar-se para cidades da região as quais valorizam a cultura. Imaginemos a nossa cidade recebendo grandes artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso? É, parece uma viagem. Mas é muito bom viajar, sonhar, pensar em um futuro, mesmo que esteja muito distante ou até mesmo não existir. Passam inúmeros deles em nossa mente. O reconhecimento da sua cultura seria um orgulho para seus munícipes e mais ainda pelos artistas da sua terra. A cultura foi sendo enterrada ao longo dos anos, esquecida à cada gestão eleitoral, esquecida pela ausência do apoio das empresas de grande porte que situam entorno da nossa cidade. Enfim, morta.

Por Pedro Ernesto Santos Neves especial para o Brumado Agora


Brumado, cidade em estado acelerado de crescimento e de cultura ausente. Município de gente animada e acolhedora, cidade com capacidade de comportar eventos de grande importância vez que, membros dos órgãos público municipal e estadual, mobilizassem para ir à luta pela valorização da cultura local. A falta de oportunidade dos talentos da terra faz os mesmos esvair-se e migrar-se para cidades da região as quais valorizam a cultura. 


Imaginemos a nossa cidade recebendo grandes artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso? É, parece uma viagem. Mas é muito bom viajar, sonhar, pensar em um futuro, mesmo que esteja muito distante ou até mesmo não existir. Passam inúmeros deles em nossa mente. 


O reconhecimento da sua cultura seria um orgulho para seus munícipes e mais ainda pelos artistas da sua terra. A cultura foi sendo enterrada ao longo dos anos, esquecida à cada gestão eleitoral, esquecida pela ausência do apoio das empresas de grande porte que situam entorno da nossa cidade. Enfim, morta.


Teatro, música, cinema, esporte, pintura, artesanato, tantos talentos esquecidos em uma terra onde tudo isso não vale à pena ser feito pelo fato do não reconhecimento, da não valorização. Lamentável não expor tantos brilhos, pelo fato do fingir esquecer e ofuscando-os. 


Os grandes festejos da cidade como o famoso carnaval de Brumado, reconhecido como o segundo melhor carnaval da Bahia, ficando em primeiro o da capital Salvador, a cultura dos Ternos de Reis, a capoeira, os festivais de música como o FEMP, o aniversário da cidade, os festejos juninos estão todos amortalhados, trancados na caixa do esquecimento.


A cultura, quando reconhecida, projeta seus membros ao reconhecimento, ao crescimento.


Precisamos de cultura, de valor, de apoio. “A terra do nunca” é a cidade que um dia já foi motivo de visitação, de elogios. Um dos principais entroncamentos da Bahia está esfacelando-se pelo esquecimento cultural, falecendo às margens da desordem, perdendo a sua identidade às custas do desmazelo.


Em desfecho, segundo Sergio Mamberti: "Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente."


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais