Agora Sudoeste

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Como tratar a dor cervical crônica?


A dor cervical crônica é um problema comum a inúmeros indivíduos que pode se originar de várias formas devido a causas mecânicas que costumam ser provocadas tanto por irritações das raízes nervosas situadas nas vértebras da coluna , como nos ossos, músculos ou ligamentos. Podem ser reflexos de desgastes articulares , fraturas, luxações , alterações degenerativas dos discos, hérnias ,e até mesmo tumores. Fatores psicológicos como alto stress emocional também podem contribuir para contraturas musculares que podem desencadear dores na região cervical. Posturas inadequadas, traumas locais (acidentes), doenças da idade como desgastes articulares (artroses), e até mesmo má oclusão da ATM (mordida errada) , podem gerar problemas cervicais crônicos, como redução da amplitude de movimento, desvios posturais, torcicolos, cefaléias, e até mesmo diminuição da força e sensibilidade dos membros.

FISIOTERAPIA TITO ALMEIDA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Tito Almeida Fisioterapia

Como tratar a dor cervical crônica?


A dor cervical crônica é um problema comum a inúmeros indivíduos que pode se originar de várias formas devido a causas mecânicas que costumam ser provocadas tanto por irritações das raízes nervosas situadas nas vértebras da coluna , como nos ossos, músculos ou ligamentos. Podem ser reflexos de desgastes articulares , fraturas, luxações , alterações degenerativas dos discos, hérnias ,e até mesmo tumores. Fatores psicológicos como alto stress emocional também podem contribuir para contraturas musculares que podem desencadear dores na região cervical.


Posturas inadequadas, traumas locais (acidentes), doenças da idade como desgastes articulares (artroses), e até mesmo má oclusão da ATM (mordida errada) , podem gerar problemas cervicais crônicos, como redução da amplitude de movimento, desvios posturais, torcicolos, cefaléias, e até mesmo diminuição da força e sensibilidade dos membros.
Diversas medidas podem ser tomadas no tratamento da dor cervical crônica , uma vez que inúmeras podem ser as causas da mesma. Deve-se ter em vista a melhora a longo prazo e não apenas o alívio imediato , devendo ser realizado um programa de tratamento que consiste em eliminar as possíveis causas, melhora da postura, e melhor funcionalidade da região.


Após diagnóstico médico da cervicalgia crônica, o paciente deve manter-se em repouso e evitar realizar os movimentos dolorosos. Um colete cervical pode ser útil ao evitar movimentos nessa região . O uso de medicamentos analgésicos , antiinflamatórios e compressas de gelo ou calor proporcionam alivio das dores locais, porém posteriormente o paciente precisará também de sessões de fisioterapia que irão complementar o tratamento clinico.


O tratamento fisioterapêutico da dor cervical consiste em uma investigação criteriosa em que o fisioterapeuta avalia os fatores anatômicos, posturais, ergonômicos e mecânicos identificando a causa e usando técnicas apropriadas para o alivio das dores, diminuição das tensões musculares, diminuição da rigidez, melhora do movimento articular e redução do processo inflamatório.


Um programa de tratamento baseado em técnicas de terapia manual, alongamentos, massagens terapêuticas, reeducação postural, exercícios de fortalecimento e estabilização, uso de bandagens e repouso se mostram extremamente eficientes no tratamento das dores cervicais. Orientações preventivas como manter uma boa postura principalmente nos ambientes de trabalho, e manter uma prática regular de atividades físicas podem também ajudar na prevenção das dores cervicais.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais