De onde vem minha dor? Ossos, músculos, nervos, articulações?
A terapia manual pode te responder!
A dor nada mais é do que uma resposta neurológica do organismo, mais especificamente do sistema nervoso central, de que alguma estrutura seja ela muscular, articular, nervosa, ou até mesmo visceral, esteja funcionando de forma inadequada devido a inúmeros fatores que podem ser ocasionados desde alterações estruturais como processos degenerativos, desvios posturais, traumas articulares, desequilíbrios musculares, processos inflamatórios agudos ou crônicos, fatores químicos e até mesmo psicossociais. Para cada tipo de conjunto de sinais e sintomas observados nos pacientes através de uma consulta, composta por uma anamnese que é a coleta de dados da historia do paciente , testes clínicos e imagens radiográficas, são executados os diagnósticos clínicos determinando a patologia instalada no paciente. Porém dentro de uma analise mais profunda dessa lesão, ou até mesmo desse diagnostico clinico, uma questão sempre intriga os estudiosos da TERAPIA MANUAL, que seria qual fator levou ao aparecimento dessa lesão, pois uma mesma lesão poderia ter inúmeros fatores ou mecanismos que a fizeram aparecer. Dentro desse contexto da obscuridade da raiz do problema, a questão que parece ser ainda mais importante do que o diagnóstico clinico seria o fator causador da lesão.
De onde vem minha dor? Ossos, músculos, nervos, articulações?
A terapia manual pode te responder!
A dor nada mais é do que uma resposta neurológica do organismo, mais especificamente do sistema nervoso central, de que alguma estrutura seja ela muscular, articular, nervosa, ou até mesmo visceral, esteja funcionando de forma inadequada devido a inúmeros fatores que podem ser ocasionados desde alterações estruturais como processos degenerativos, desvios posturais, traumas articulares, desequilíbrios musculares, processos inflamatórios agudos ou crônicos, fatores químicos e até mesmo psicossociais.
Para cada tipo de conjunto de sinais e sintomas observados nos pacientes através de uma consulta, composta por uma anamnese que é a coleta de dados da historia do paciente , testes clínicos e imagens radiográficas, são executados os diagnósticos clínicos determinando a patologia instalada no paciente. Porém dentro de uma analise mais profunda dessa lesão, ou até mesmo desse diagnostico clinico, uma questão sempre intriga os estudiosos da TERAPIA MANUAL, que seria qual fator levou ao aparecimento dessa lesão, pois uma mesma lesão poderia ter inúmeros fatores ou mecanismos que a fizeram aparecer. Dentro desse contexto da obscuridade da raiz do problema, a questão que parece ser ainda mais importante do que o diagnóstico clinico seria o fator causador da lesão.
Através de uma analise biomecânica em que são testados minuciosamente estruturas e sistemas, o fisioterapeuta analisa todos os possíveis fatores geradores da lesão, como por exemplo, um musculo que pode estar muito fraco sobrecarregando outros, uma articulação que pode estar desalinhada ou que não esteja aceitando determinado movimento por questões estruturais, uma postura inadequada que pode estar alterando o equilíbrio muscular, alterações degenerativas nos discos da coluna vertebral ou até mesmo compressão de raízes nervosas gerando irradiações dolorosas para os membros, também são exemplos de alterações na mecânica, sensibilidade e função dos segmentos acometidos.
Uma vez determinado e confirmado os fatores que levaram ao mecanismo de lesão, é feito um programa de tratamento baseado nestes achados clínicos, e a partir daí é quando entram as técnicas de TERAPIA MANUAL, que visam reestabelecer todo o equilíbrio do sistema, que foi perdido e potencializar a recuperação da função normal qualquer que seja de acordo com a área e função acometida, através dasmobilizações que afetam as propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade, força e alongamento. Seu objetivo é o alívio dos sintomas e a melhora na amplitude de movimento através de mobilizações (movimentos oscilatórios) e manipulações articulares que visam analgesia, aumento de informações sensoriais, facilitação neuromuscular, estimulação do retorno venoso, relaxamento de músculos adjacentes e liberações articulares. A TERAPIA MANUAL trata as deficiências neuromusculares decorrentes de doenças e lesões musculoesqueléticas como perda de equilíbrio e movimento, permite a correção postural, além de causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem estar. As técnicas de TERAPIA MANUAL se mostram muito eficientes nos tratamentos de inúmeras patologias musculoesqueléticas como: Hernias de disco, Cervicalgias, lombalgias, Tendinites, bursites, dores e contraturas musculares, entorses, bloqueios de movimentos, artrites ,desvios posturais e até mesmo cefaleias tensionais.
Procure um fisioterapeuta especialista em Terapia Manual e trate não apenas os sintomas do seu problema , mas também as causas, melhorando assim sua capacidade física, psicológica, qualidade de vida e auto estima. VIVA SEM DOR!