Agora Sudoeste
Publicado em: 22 Jun 2026 / 15h32
Autor: Por Wilker Porto / Agora Sudoeste

SEMAR conclui Jornada Ecológica com ações de educação ambiental para estudantes de Brumado

Foto - Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAR), por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Divisão de Educação Ambiental, concluiu no último dia 18 de junho a Jornada Ecológica, projeto desenvolvido em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e à Campanha Junho Verde. A iniciativa foi realizada entre os dias 27 de maio e 18 de junho e teve como público-alvo estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino de Brumado.

Idealizada como uma ação de Educação Ambiental Não Formal, a Jornada Ecológica buscou estimular a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais e os impactos das mudanças climáticas. O projeto foi fundamentado na Pedagogia Libertadora do educador Paulo Freire, metodologia que valoriza a troca de conhecimentos, o diálogo e o desenvolvimento do pensamento crítico entre educadores e estudantes.

As atividades foram desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, dinâmicas e trabalhos em grupo, tendo o aquecimento global como tema central. A partir desse contexto, os conteúdos foram adaptados à realidade dos estudantes. Nas escolas da zona urbana, o enfoque foi a arborização urbana, enquanto nas unidades da zona rural foram discutidas a importância da Caatinga e o papel das árvores como sumidouros de carbono, fundamentais para a redução dos efeitos do aquecimento global.

A SEMAR destacou ainda a importância do Junho Verde, campanha instituída pela Lei Federal nº 14.393, de 4 de julho de 2022, que tem como objetivo ampliar a conscientização da população sobre a preservação dos ecossistemas naturais, o controle da poluição e a conservação dos recursos ambientais para as atuais e futuras gerações.