Agora Sudoeste
Publicado em: 02 Mar 2026 / 13h59
Autor: Redação

Mais de 1.200 cidades estão em alerta por causa de chuvas

Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Mais de mil e duzentas cidades, quase todas no interior do Nordeste e no estado do Tocantins, estão sob alerta vermelho de grande perigo por causa do acumulado de chuva durante toda esta segunda-feira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as tempestades podem chegar a 100 milímetros por dia, com alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.

Desde o final de semana, chove bastante na região. No Piauí, a cheia do rio Boa Vista alagou um dos povoados da cidade de Massapê. Segundo moradores, a sujeira acumulada durante o período seco impediu o curso natural da água, que extrapolou às margens do leito.

Em Sergipe, a Companhia de Saneamento identificou o aumento da cor na água da Bacia do Rio São Francisco, por causa dos sedimentos, galhos e folhas, acumulados no sistema de captação. Por causa da sujeira, o volume de água tratada disponibilizada pode variar e ocorrer a interrupção do fornecimento em pelo menos doze municípios sergipanos.

Ainda em Sergipe, um trecho da rodovia estadual AL-255, cedeu e foi levado pelas águas perto da divisa com Alagoas. Segundo a Defesa Civil, a chuva neste final de semana foi sete vezes maior que a média da região.