

Por Carlos Prates
A utilização do tempo tem relação direta com os objetivos e metas de cada um, bem como as suas atividades pessoais e profissionais. Há vários estudos e teorias sobre o assunto, porém, a nossa maior dificuldade em administrar o tempo está relacionada com a procrastinação (ficar adiando o que não gosta de fazer e que é necessário) e a falta de planejamento. Vamos primeiro abordar a questão do planejamento. Sugerimos que você utilize uma agenda, objetivando facilitar a realização das atividades, classificando-as em três grupos:
Por Carlos Prates
A utilização do tempo tem relação direta com os objetivos e metas de cada um, bem como as suas atividades pessoais e profissionais. Há vários estudos e teorias sobre o assunto, porém, a nossa maior dificuldade em administrar o tempo está relacionada com a procrastinação (ficar adiando o que não gosta de fazer e que é necessário) e a falta de planejamento.
Vamos primeiro abordar a questão do planejamento. Sugerimos que você utilize uma agenda, objetivando facilitar a realização das atividades, classificando-as em três grupos:
1) Imprescindível – como o próprio nome indica, deve ser realizado com urgência. Não pode ser adiado e nem esquecido, pois as conseqüências são grandes. A atividade deve estar localizada na sua agenda nas primeiras horas do dia.
2) Importante – é o que deve ser concretizado depois que você já tiver feito o que era imprescindível. Esta atividade é de média prioridade e o fato de não realizá-la antecipadamente não comprometerá os resultados. Chegará o momento em que será imprescindível. Caso você tenha horas ociosas, aproveite para iniciar ou concluir a atividade. Sempre que possível, deixe algumas horas vagas em sua agenda, pois atividades importantes podem se tornar imprescindíveis no mesmo dia.
3) Ocasional – são as atividades que você fará quando se tornarem importantes e depois imprescindíveis. A sua prioridade é baixíssima e as conseqüências de não utilizá-las são insignificantes.
Em relação ao ato de adiar as atividades menos agradáveis e que necessitam ser realizadas, exigem disciplina e vontade. Sugerimos que você utilize o horário da manhã, pois normalmente estamos mais dispostos, para realizar as atividades que estão aguardando para serem concretizadas ou delegue para outra pessoa, se for o caso.
Por último, tenha muito cuidado com os “desperdiçadores” de tempo. Eles podem funcionar com “válvula de escape”, para adiarmos o que precisa ser feito:
a) Reuniões constantes e de longa duração;
b) Ficar navegando na Internet ou falando demasiadamente ao telefone;
c) Dificuldade para dizer “não” às pessoas que gostam de gastar o seu tempo, ocupando o tempo dos outros;
Se você reside ou trabalha em uma grande cidade, certamente enfrenta muitas horas de filas em bancos, supermercados, cartórios e longos engarrafamentos no trânsito. Quando não houver alternativa, aproveite para ler, ouvir música ou qualquer atividade prazerosa e que lhe seja produtiva.