77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@agorasudoeste.com.br 26 de Julho de 2017
voltar ao topo

Agora Sudoeste

informe publicitário

Aluga-se ponto comercial em Brumado

Terça, 18.Jul.2017 | 07h32



Aluga-se ponto comercial em Brumado

Aluga-se ponto comercial com 129 metros quadrados, pronto para uso, forrado com gesso, pintado, com porcelanato e instalação elétrica pronta, situado na Rua Ernesto Carneiro s/n, ao lado do SAC de Brumado. Telefones para contato: (77) 3441-1229 | 9.9967-5705 | 9.9946-4642.


Deputado Marquinho Viana acompanha o governador Rui Costa em Guanambi

Terça, 18.Jul.2017 | 07h07



Deputado Marquinho Viana acompanha o governador Rui Costa em Guanambi
Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), esteve no último sábado(15), em Guanambi, cumprindo a sua missão de servir ao povo. Desta vez, o deputado acompanhou o governador Rui Costa na solenidade de entrega de trator financiado por emenda parlamentar do deputado Marquinho Viana à Associação de Junco e Tamboril, região do vereador Rege, município de Rio do Antônio, cujo prefeito, Deca, e muitas pessoas do município, estavam prestigiando o ato.


Iniciado importante projeto de modernização da rede elétrica da Câmara de Vereadores de Brumado

Terça, 18.Jul.2017 | 06h44
Por ASCOM/CMB/Eliana Costa




Iniciado importante projeto de modernização da rede elétrica da Câmara de Vereadores de Brumado
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado passou a ser uma referência na região desde a sua inauguração em razão da sua estrutura física, que apresenta espaços amplos e toda infraestrutura necessária para a realização do trabalho dos parlamentares, assessores e servidores. O ambicioso projeto foi desenvolvido e executado na então presidência do vereador Léo Vasconcelos, que com uma visão futurista e moderna concretizou a obra. Hoje com essa mesma perspectiva de futuro e em razão das atuais necessidades apresentadas foi dado início a execução do importante projeto de modernização das instalações elétricas, que passaram a não atender à grande demanda exigida por todos os instrumentos de trabalho oferecidos, tais como ar-condicionado, computadores, internet, aumento do número de gabinetes e serviços ao público como o infocentro, entre outros, assim como a área de segurança. Dentro do projeto, que é bastante amplo, estão inclusos a abertura de paredes e pisos para instalação de conduites para telefonia. Internet e energia elétrica, a colocação de uma subestação (cujo poste já foi afixado), que será a responsável em oferecer a carga necessária para o perfeito funcionamento, visto que por diversas vezes os trabalhos foram interrompidos em razão da falta de energia por sobrecarga. “Desde a sua inauguração a Câmara não passava por reformas tão importantes e necessárias, estamos aplicando nossos recursos de forma responsável, comprometida e transparente, com a primordial finalidade de oferecer aos vereadores e servidores as melhores condições na execução dos trabalhos, que serão revertidos à toda população brumadense”, observou Léo Vasconcelos.


Escolas têm até o dia 31 de julho para o envio de dados do Censo Escolar 2017

Segunda, 17.Jul.2017 | 18h28



Escolas têm até o dia 31 de julho para o envio de dados do Censo Escolar 2017

As unidades escolares das redes estadual, municipal e particular têm até o dia 31 de julho para informar no sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/) as informações dos estudantes, professores e das escolas para a realização do Censo Escolar da Educação Básica. O fornecimento das informações solicitadas pelo Censo Escolar é obrigatório para todos os estabelecimentos de Educação de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos. Os dados coletados pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), entre outros. Os dados também são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por outros ministérios como Saúde e Esportes e por organismos internacionais como a UNESCO e o UNICEF.


Brumado: cerimônia celebrará convênio entre a Justiça Eleitoral e Prefeitura

Segunda, 17.Jul.2017 | 18h00
Por Janine Andrade




Brumado: cerimônia celebrará convênio entre a Justiça Eleitoral e Prefeitura
Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano estará em Brumado, às 10h30min, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos, para a solenidade de assinatura do convênio entre a Justiça Eleitoral e a Prefeitura, visando a realização do Cadastramento Biométrico. A cerimônia acontecerá no Auditório da Prefeitura.


Projeto prevê perda automática de cargo de servidores corruptos

Segunda, 17.Jul.2017 | 17h00



Projeto prevê perda automática de cargo de servidores corruptos
Foto: Geraldo Magela | Agência Senado

Atualmente se um servidor público, efetivo ou comissionado, é condenado por crime de corrupção ele só perde o cargo imediatamente se o juiz explicitar isto na sentença. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) apresentou um projeto e pretende tornar automática a perda da função pública do agente público condenado por corrupção. A proposta está contida no PLS 200/2017, que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aguardando a designação de um relator. O senador explica que o Código Penal estabelece, como efeito da condenação, a perda do cargo, função pública ou mandato eletivo, quando aplicada pena privativa de liberdade igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a administração pública. Todavia, esse efeito não é automático, devendo ser explicitado na sentença. Ainda segundo a justificativa apresentada por Cristovam, tal brecha na legislação permite que servidores públicos e agentes políticos sejam condenados por corrupção e não tenham decretada a perda do cargo e dos subsídios, já que o juiz que profere a sentença condenatória não é obrigado a declarar esse efeito da condenação.


Dirigir veículo utilizando-se do telefone celular lidera o ranking de multas em Brumado

Segunda, 17.Jul.2017 | 16h25



Dirigir veículo utilizando-se do telefone celular lidera o ranking de multas em Brumado
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Segundo levantamento da Coordenação de Estatística, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, entre o dia 1º de julho de 2012 e 14 de julho de 2017, a infração mais cometida no trânsito brumadense foi “dirigir o veículo utilizando-se do telefone celular, um total de 28,38% das multas”. Também são infrações dirigir o veículo segurando o telefone celular e dirigir o veículo manuseando o telefone celular. A segunda infração mais cometida é “deixar o condutor de usar o cinto de segurança”, 17,81%. Vale ressaltar que o cinto de segurança no banco traseiro também é obrigatório. Em seguida, aparecem, em ordem, “avançar o sinal vermelho”, 08,70%, “transitar pela contramão de direção em via com sentido único”, 05,41%,  e “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”, 03,59%. Destaca-se que os dados acima são pertinentes a veículos tipo automóvel. Os dados reais referem-se aos últimos cinco anos da gestão da SMTT e são compilados mensalmente e encaminhados à Coordenação de Educação e ao Superintendente de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, para formatação de campanhas educativas. Segundo o Coordenador de Estatística, Jansen Ricardo, em sua maior parte, as infrações registradas pelo órgão são cometidas por condutores que já foram autuados anteriormente, ou seja, reincidentes na mesma ou em outras infrações. Essas são apenas as cinco principais infrações cometidas no trânsito brumadense, mas existe uma relação extensa com todas as infrações cometidas por condutores no município.


Governador Rui Costa completa sua 300ª viagem ao interior da Bahia

Segunda, 17.Jul.2017 | 16h00



Governador Rui Costa completa sua 300ª viagem ao interior da Bahia
Foto: Paula Froes | GOVBA

Com média de uma viagem a cada três dias de trabalho, o governador Rui Costa (PT) alcançou, nesta segunda-feira (17), a marca de 300 visitas ao interior do estado, em pouco mais de 900 dias de mandato. Ao todo, foram 162 cidades visitadas por Rui. A cidade de Santaluz, na região sisaleira, foi escolhida para receber a trecentésima viagem. Durante o evento, no município, o governador realizou ações nas áreas de infraestrutura, saúde, cidadania, agricultura, entre outras. “Hoje, nesta viagem de número 300, eu confesso que o coração está batendo mais forte. É uma emoção especial e espero, se assim Deus me permitir, poder chegar à viagem de número mil. Acho que nesse ritmo, chegaremos lá”, disse Rui, emocionado, na chegada ao município. Esperado por muitas pessoas no local do evento, Rui, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, foi abraçado por moradores da região e posou para inúmeras selfies. Essas demonstrações de carinho recebidas a cada viagem e as ações desenvolvidas pelo interior foram exibidas em vídeo, apresentado ao público logo na chegada do governador. Um bolo e um show do forrozeiro Zelito Miranda completaram a comemoração, em evento batizado como #Correria300, fazendo alusão ao apelido dado ao governador pela população baiana. 


Brumado: estudantes da UAB estão preocupados com número de assaltos próximo a unidade

Segunda, 17.Jul.2017 | 15h27
Por Janine Andrade




Brumado: estudantes da UAB estão preocupados com número de assaltos próximo a unidade
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

O número de assaltos nas imediações da Universidade Aberta da Brasil (UAB) tem preocupado principalmente os estudantes. Em contato bom à redação do Agora Sudoeste, uma jovem disse ter sido assaltada, e falou sobre outros casos registrados durante a semana. Além disso, ele relatou que os criminosos agem com violência. "Acabei de ser assaltada e segunda- feira roubaram uma colega, na mesma rua. Talvez se aumentarem o policiamento aqui as coisas melhore. Aqui também está ocorrendo aulas do Senai , então são muitos estudantes. Quase toda semana ocorre um assalto e os indivíduos são bem agressivos", disse a jovem que preferiu não se identificar.


Veículos com placa de final 7 têm desconto de 5% no IPVA até o dia 27

Segunda, 17.Jul.2017 | 14h58



Veículos com placa de final 7 têm desconto de 5% no IPVA até o dia 27
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 têm até o dia 27 de julho para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Caso este contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, a data limite é 28 de setembro. O pagamento pode ser efetuado nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de julho, os proprietários de veículos de placa de final 6 devem ficar atentos ao pagamento da segunda parcela, que vence dia 28/7, e os de placa final 5 ao da terceira parcela, que deverá ser paga no dia 31/7. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.


Brumado: homem rouba motocicleta, se envolve em acidente e é preso quando recebia atendimento no Hospital

Segunda, 17.Jul.2017 | 14h30



Brumado: homem rouba motocicleta, se envolve em acidente e é preso quando recebia atendimento no Hospital
Foto: Divulgação

Na tarde de domingo (16), por volta das 15h52min, uma enfermeira do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, acionou a Polícia Militar (34ª CIPM), informando que havia dado entrada na unidade de saúde um paciente vítima de acidente com motocicleta e que o mesmo estaria portando uma arma de fogo. No local, os policiais fizeram busca pessoal no homem e com ele foi encontrado um simulacro de arma de fogo, tipo revólver. Questionado sobre a origem da arma, ele não respondeu e tampouco informou sobre onde estaria a motocicleta envolvida no acidente. Na delegacia, foi constado que o individuo havia roubado uma motocicleta Honda Broz vermelha e novamente interrogado confessou que ao fugir com o produto roubado teria caído com o veículo e não sabia onde a mesma se encontrava. Foi lavrado o flagrante e minutos depois o veículo foi encontrado em uma residência próximo ao local do acidente. O proprietário da referida residência informou que guardou a motocicleta porque a vítima do acidente ficou inconsciente. A motocicleta foi apresentada na delegacia para adoção de medidas cabíveis.


Dia 12 de agosto tem a Festa dos Pais do Clube Social de Brumado

Segunda, 17.Jul.2017 | 14h00



Dia 12 de agosto tem a Festa dos Pais do Clube Social de Brumado

O Clube Social de Brumado realizará dia 12 de agosto a partir das 22h a Festa em comemoração ao Dia dos Pais, evento este considerado uma das grandes festas realizadas pela entidade. Babado Novo da cantora Mari Antunes e Amigas de Copo serão as atrações desse grande evento. Informações sobre venda ou reservas de mesas na secretaria do Clube ou pelo telefone: (77) 3441-5020.


Deputado Marquinho Viana lamenta falecimento de Dona Almesina, mãe do deputado José Rocha

Segunda, 17.Jul.2017 | 12h47



Deputado Marquinho  Viana lamenta falecimento de Dona Almesina, mãe do deputado José Rocha
Foto: Arquivo Familiar

O deputado Marquinho Viana (PSB), expressa o seu pesar pelo passamento ontem (16/07), de Dona Almesina Alves Rocha, mãe do deputado federal José Rocha e avó do prefeito de Coribe, Manuel Rocha, apresentando, em nome da ex-prefeita de Barra da Estiva, Dona Lúcia, e de toda a sua família, os mais sinceros pêsames aos filhos, netos e bisnetos da falecida.


Aracatu: prefeitura convida munícipes a participarem da elaboração do Plano Plurianual 2018-2021

Segunda, 17.Jul.2017 | 12h36
Por Janine Andrade




Aracatu: prefeitura convida munícipes a participarem da elaboração do Plano Plurianual 2018-2021
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

A fim de definir os investimentos a serem realizados no município de Aracatu nos próximos quatro anos, a prefeitura convida os munícipes a apresentarem suas propostas que serão devidamente analisadas pela equipe e poderão fazer parte do Plano Plurianual 2018-2021. As sugestões ajudaram a Administração Municipal a melhor gerir os recursos e aplicá-los na melhoria da qualidade de vida da população.


Brumado: empresa distribuidora de Bebidas está com vagas abertas

Segunda, 17.Jul.2017 | 11h26



Brumado: empresa distribuidora de Bebidas está com vagas abertas

Uma empresa distribuidora de bebidas em Brumado está com uma vaga para Analista de Marketing  e uma para Vendedor. Para a primeira vaga, o candidato deve possuir habilitação categoria A/B, nível superior (completo ou em curso) nas áreas de Marketing, Administração ou Comunicação, conhecimentos de informática (Excel, PowerPoint) e disponibilidade de horários flexíveis e viagem. Para vendedor, o candidato deve possuir habilitação categoria A, Ensino Médio Completo, Noções de Informática, Experiência em Vendas e Disponibilidade para viajar. Os Interessados devem enviar  currículo para: dho@cerbeer.com.br


Ciclista é atropelado por caminhão e morre na BA-262, no trecho entre Conquista e Anagé

Segunda, 17.Jul.2017 | 11h00
Por Janine Andrade




Ciclista é atropelado por caminhão e morre na BA-262, no trecho entre Conquista e Anagé
Foto: Reprodução | WhatsApp

Na manhã de domingo (16), por volta das 11h30min, foi registrado um acidente na BA-262, trecho entre Anagé a Vitória da Conquista. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o ciclista Erlandes Gomes de Oliveira Junior, 31 anos, foi atingindo por uma caminhão caminhão / Ford F4000, quando pedalava no trecho. O motorista fugiu do local. O corpo do ciclista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.


Júnior Brumado fez sua estreia pelo Bahia

Segunda, 17.Jul.2017 | 10h28
Por Janine Andrade




Júnior Brumado fez sua estreia pelo Bahia
Foto: Reprodução | Instagram

O brumadense José Francisco dos Santos Júnior 'Júnior Brumado' fez sua estreia pelo time profissional do Bahia em jogo realizado no domingo (16) contra o Avaí. Júnior entrou aos 30 minutos do segundo tempo e em seu perfil do Instagram, antes do jogo, o atleta comentou a sua primeira partida como relacionado e o porquê vai levar na sua camisa o nome de Brumado.

Júnior Brumado fez sua estreia pelo Bahia
Foto: Reprodução | Instagram

"Agradecer a Deus por essa oportunidade em minha vida. Aos meus 18 anos estou realizando um sonho hoje. E quem me conhece sabe o respeito que eu tenho por essa cidade (Brumado) não está sendo atoa que estou carregando esse nome comigo", disse.


Bahia empata com o Avaí em Pituaçu

Segunda, 17.Jul.2017 | 09h54



Bahia empata com o Avaí em Pituaçu
Foto: Divulgação

Na noite deste domingo (16), jogando no estádio de Pituaçu, o Bahia empatou em 1 a 1 com o Avaí, resultado que levou o Esquadrão aos 16 pontos no Campeonato Brasileiro, na 14ª colocação. O único gol tricolor foi marcado pelo volante Renê Júnior, aos 30 minutos do 2º tempo. Na quarta o tricolor baiano enfrenta o enfrentar o Atlético-MG, às 21h45, no estádio Independência.


Brumado: Superintendência de Trânsito alerta população para uso de vagas preferenciais

Segunda, 17.Jul.2017 | 09h26



Brumado: Superintendência de Trânsito alerta população para uso de vagas preferenciais
Foto: Divulgação

Diante da disposição de vagas preferenciais no sistema viário brumadense, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT chama a atenção da população para o uso adequado dessas vagas de estacionamento. Com o objetivo de esclarecer sobre a conduta correta nesses casos, o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, determinou a Coordenação de Educação no Trânsito o desenvolvimento de orientações pertinentes para que o cidadão tenha maior atenção diante da sinalização horizontal e vertical afixada nas vagas especiais. O Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, destacou que as vagas especiais destinam-se aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência, comprometimento visual ou mental, mobilidade física reduzida permanente ou temporária, sendo elas proprietárias ou não do automóvel, de modo a prover a acessibilidade e facilitar a sua locomoção. Além disso, também se destinam a idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. O Conselho Nacional de Trânsito - Contran regulamentou e padronizou a demarcação das vagas, porém para o seu uso é preciso ter o cartão ou a credencial de vaga de estacionamento especial. A credencial é pessoal e intransferível, gratuita e tem validade em todo o território nacional nas vagas especiais de estacionamento rotativo. Os veículos estacionados nessas vagas devem exibir a credencial sobre o painel ou em local visível para efeito de fiscalização. O uso das vagas especiais em desacordo com a lei caracteriza infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a credencial pode ser suspensa ou cassada.


Receita começa a pagar hoje o 2º lote de restituição do Imposto de Renda

Segunda, 17.Jul.2017 | 09h02
Por Agência Brasil




Receita começa a pagar hoje o 2º lote de restituição do Imposto de Renda
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Receita Federal começa a pagar hoje (17) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2017. Este lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016, segundo informou o órgão. Cerca de 1,3 milhão de contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano vão receber dinheiro do Fisco. Ao todo, serão desembolsados R$ 2,533 bilhões. A Receita também pagará R$ 467,2 milhões a 148,2 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina. Considerando os lotes residuais e o pagamento de 2016, o total gasto com as restituições chegará a R$ 3 bilhões. As restituições terão correção de 2,74%, para o lote de 2016, a 97,03% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês. O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.