77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@agorasudoeste.com.br Brumado | Bahia
voltar ao topo

Agora Sudoeste

informe publicitário

Troque o Óleo de seu veículo no Posto Meira

Sábado, 07.Out.2017 | 06h57



Troque o Óleo de seu veículo no Posto Meira

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial e combustíveis de qualidade. Aproveite a super promoção gasolina. Temos a super troca de óleo a partir de R$ 60,00 com filtro. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


Trabalhadores aceitam proposta e encerram greve nos Correios, entregas de encomendas devem ser normalizadas

Sábado, 07.Out.2017 | 06h14
Por Agência Brasil




Trabalhadores aceitam proposta e encerram greve nos Correios, entregas de encomendas devem ser normalizadas
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Os trabalhadores dos Correios decidiram na sexta-feira (6) aceitar a proposta de acordo coletivo apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, com isso, encerrar a greve da categoria iniciada em 19 de setembro. De acordo com o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) José Rivaldo da Silva, os trabalhadores retornam ao trabalho na próxima segunda-feira (9). Até o início da noite de sexta, dos 31 sindicatos filiados à Fentect, 25 votaram pela aprovação da proposta de acordo formulada pelo TST. Apresentada na última quarta-feira (4), a proposta prevê reajuste de 2,07% nos salários e benefícios, retroativo ao mês de agosto deste ano, manutenção das cláusulas sociais, compensação de 64 horas (oito dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no acordo firmado no ano passado. A Cláusula 28 do acordo firmado no ano passado, que trata do plano de saúde, continua sendo mediada pelo TST. Para reduzir os impactos da paralisação, os Correios adotaram o Plano de Continuidade de Negócios, com deslocamento de empregados entre as unidades e o pagamento de horas extras. De acordo com os Correios, neste fim de semana, será realizado um mutirão com expectativa de entregar aproximadamente 5 milhões de cartas e encomendas.


Copa Sudoeste: Aracatu enfrenta Maetinga neste domingo (08) em busca de vaga na semifinal

Sexta, 06.Out.2017 | 18h28
Por Janine Andrade




Copa Sudoeste: Aracatu enfrenta Maetinga neste domingo (08) em busca de vaga na semifinal
Foto: Divulgação

No próximo domingo (08), a seleção aracatuense enfrenta em casa a forte equipe de Maetinga ( líder do grupo A) e joga por uma vitória para se classificar para a semifinal da Copa Sudoeste de Seleções. O jogo será realizado às 15h30min no Estádio Ovídio da Silva Leite, em Aracatu.


FBF define datas da Série A do Baianão 2018

Sexta, 06.Out.2017 | 18h00



FBF define datas da Série A do Baianão 2018

O torcedor baiano já pode se programar para o próximo ano do futebol da Bahia. A temporada 2018, para o futebol, já tem data para começar. A largada será dada com o maior campeonato estadual do Norte-Nordeste do país. A Série A do Baianão 2018 terá bola rolando a partir de 21 de janeiro. A competição, mais uma vez, será conciliada com a Copa do Nordeste. A proposta de disputa dos estaduais em paralelo com o campeonato regional foi discutido na reunião entre os presidentes de Federações do Nordeste, no último 21 de setembro, em Maceió, e acatada pela CBF. Enquanto o Baianão e os demais estaduais da região começarão no dia 21, o Nordestão será iniciado quatro dias antes, em 17 de janeiro. Os dois certames também terão a companhia da Copa do Brasil, que será iniciada em 31 de janeiro. Apenas uma inversão de datas será discutida entre Federações, CBF e Liga do Nordeste, devido ao período de Carnaval. A data de 10 de fevereiro, sábado de folia, que está reservada para o Baianão, poderá ser utilizada na Copa do Nordeste, com os representantes baianos atuando fora de Salvador. Já o dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, que é do Nordestão, poderá ficar com o Baianão. Porém, por questões de segurança e logística, a Federação Bahiana de Futebol, caso a inversão seja confirmada realizará a rodada do estadual no dia seguinte, 15 de fevereiro, uma quinta-feira.


Prefeitura de Brumado interditará ruas do centro comercial na manhã de domingo (8) devido à obra estrutural

Sexta, 06.Out.2017 | 17h00



Prefeitura de Brumado interditará ruas do centro comercial na manhã de domingo (8) devido à obra estrutural
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Por conta dos trabalhos de recuperação promovidos no leito viário da sede do município, as Ruas Coronel Tibério Meira, Dr. Marcolino Moura e Dr. Mário Meira serão interditadas entre 07h30 e 12h deste domingo (8). O trânsito será interrompido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT nas vias, no período citado. A prefeitura solicita que os condutores que estacionam os veículos nas imediações das áreas destacadas removam os mesmos dos locais antes do início das atividades a fim de não atrapalhar o andamento da obra. A obra foi viabilizada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e irá trazer inúmeros benefícios para a população, visto que se trata das principais vias da cidade. 


Brumado: CEEP promoverá a Semana de Gestão e Meio Ambiente

Sexta, 06.Out.2017 | 16h27



Brumado: CEEP promoverá a Semana de Gestão e Meio Ambiente

Com vistas à necessidade de demonstrar à comunidade escolar e local, o resultado das atividades pedagógicas e projetos correlatos à Educação Profissional, ofertada em diversos cursos de nível médio, ao longo do ano letivo de 2017, o CEEP - Gestão e Meio Ambiente de Brumado (Antigo Colégio Modelo) realizará, nos dias 10 e 11 de outubro, a  4ª edição da Semana de Gestão e Meio Ambiente / Transformaê. Serão oferecidas atividades diversificadas como: oficinas, palestras, atividades culturais e esportivas, seminários, mesas redondas, estandes, exposição de empresas parceiras e prestação de serviços à comunidade.


Agente de trânsito do Ceará rebate declaração do secretário de Segurança Pública da Bahia que disse ser contra porte de armas para a categoria

Sexta, 06.Out.2017 | 16h00



Agente de trânsito do Ceará rebate declaração do secretário de Segurança Pública da Bahia que disse ser contra porte de armas para a categoria
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Em entrevista na Rádio Metrópole, na manhã de quinta-feira (05), ao apresentador José Eduardo, o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa Maurício Barbosa disse ser contra ao projeto de lei aprovado no Senado que autoriza agente trânsito a portar arma de fogo. "Não tem nada que justifique um agente de trânsito andar armado", disse o secretário, acrescentando que a medida trará riscos à população e poderá fazer dos agentes de trânsito alvos de criminosos. Em resposta ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, o agente de trânsito (Dentran/CE), David Andrade de Freitas, declarou que “o secretário não cumpre seu dever de desarmar os bandidos que soem matar, roubar e praticar todo tipo de crimes em seu Estado (o décimo estado mais violento do Brasil). Para ele, que anda armado, com a possibilidade de requisitar auxílio de um número que quiser de policiais civis e militares, é fácil falar: queria vê-lo em ação só com um apito é uma caderneta, para ver se mantinha a mesma opinião. Os agentes de trânsito têm capacidade e preparo psicológicos para possuírem arma de fogo, afinal, são concursados e se submeteram a avaliação, os mesmos riscos que os agentes da PRE/PRF estão sujeitos, sujeitam-se os agentes de trânsito doDetran. Outro argumento falho, discriminatório, é esse de que não há motivos para o porte, o risco de agentes de trânsito usar armas para matar indevidamente, como se disse acima, é o mesmo que todos os agentes de segurança pública e demais que podem portar arma. Agentes de trânsito armados, equipados e tecnicamente preparados, diminuem os gastos do estado, pois dispensar-se-iam os policiais militares que são convocados para as "blitz", com desvio de função”, disse o agente em contato com o Agora Sudoeste.


Brumado: grupo Reeducar Para Viver Melhor se reúne na USF Joaquim de Castro Donato

Sexta, 06.Out.2017 | 15h30



Brumado: grupo Reeducar Para Viver Melhor se reúne na USF Joaquim de Castro Donato
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (04), o grupo "Reeducar Para Viver Melhor" se reuniu na Unidade de Saúde da Família - USF Joaquim de Castro Donato, em Brumado. Na oportunidade, a Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Thamires Lima, falou sobre o tema ansiedade. No encontro também foram esclarecidas dúvidas quanto alimentação adequada e perda de peso com a Nutricionista Millena Costa.


Arena Safadão em Brumado: Primeiro lote se esgotou com record de vendas

Sexta, 06.Out.2017 | 15h00



Arena Safadão em Brumado: Primeiro lote se esgotou com record de vendas

O maior espetáculo musical do ano em Brumado e região teve o seu primeiro lote de ingressos se esgotando com muita rapidez, com uma procura muito alta pelos fãs do maior cantor da música brasileira da atualidade, o incrível Wesley Safadão, que estará em Brumado no próximo dia 27 de outubro, acompanhado de dois grandes sucessos, o grupo Donas do Bar e a revelação do momento, Gabriel Diniz. Com as expectativas superadas desde o início, o evento Arena Safadão deverá atrair milhares de pessoas para o Parque de Exposições Gilson Brito, que receberá uma mega estrutura de som e iluminação, num evento produzido pela união dos produtores Gilson Porto (Só Legal Produções), Beto Bonelly Produções, Lázaro Brito (Nacional), Edmilson Alves de Matos (EdShow) e Allan Kardec Bomfim Bacelar (AllanBick Produções) e Ney Eventos e Empreendimentos. Então, devido às estimativas de record de público, não deixe para a última hora e garanta já o seu ingresso para esse evento fantástico nos diversos pontos de vendas espalhados pela cidade e prepare as tuas emoções, porque a Arena Safadão vai sacudir as estruturas de Brumado, num show que será, com certeza, inesquecível. Valor Segundo Lote: R$ 70,00 Pista e R$ 170,00 Camarote.


Brumado e mais 171 municípios da Bahia tem situação de emergência reconhecido devido a seca

Sexta, 06.Out.2017 | 14h28



Brumado e mais 171 municípios da Bahia tem situação de emergência reconhecido devido a seca
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

De acordo com informações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), foram reconhecidos pela União, na quinta-feira (05), os decretos de emergência de 172 municípios baianos, devido ao longo período de estiagem. A partir do reconhecimento, as prefeituras podem solicitar apoio da União para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água potável através de carros-pipa, bem como implementar ações emergenciais para o atendimento da população afetada pela falta de água.Estão na lista as seguintes os seguintes municípios: Abaíra, Abaré, Adustina, América Dourada, Andaraí, Anguera, Antas, Antonio Gonçalves, Aracatu, Araci, Barra do Mendes, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetanos, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Candeal, Cândido Sales, Cansanção, Capim Grosso, Caraíbas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Caturama, Central, Cícero Dantas, Cipó, Conceição do Coité, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Fátima, Filadélfia, Feira de Santana, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibiquera, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Igaporã, Ipecaetá, Ipirá, Ipupiara, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaguaçu da Bahia, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Ituaçu, Iuiú, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jeremoabo, Juazeiro, Jussara, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedinho, Lamarão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macajuba, Macaúbas, Mairi, Malhada de Pedras, Malhada, Mansidão, Marcionílio Souza, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Novo Horizonte, Novo Triunfo, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Planalto, Poções, Ponto Novo, Presidente Dutra, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Retirolândia, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rodelas, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Inês, Santaluz, Santanópolis, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sao José do Jacuípe, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Preta, Serrolândia, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanque Novo, Tanquinho, Tremedal, Tucano, Uibaí, Umburanas, Urandi, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Wagner e Xique-Xique.


Prefeito de Brumado autoriza doações para o Hospital Regional de Janaúba

Sexta, 06.Out.2017 | 13h57



Prefeito de Brumado autoriza doações para o Hospital Regional de Janaúba
Foto: Divulgação

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos autorizou a realização de doações de materiais hospitalares e medicação para o Hospital Regional de Janaúba. A unidade de saúde está recebendo doações de todo país para ajudar no tratamento das crianças atingidas pelo incêndio criminoso ocorrido na Creche Municipal Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, na manhã desta quinta-feira (5). O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, entregou o material doado pessoalmente para o anestesista do Hospital Professor Magalhães Neto, Bruno Brandão, que é natural de Janaúba. Ele levará as doações para o Hospital Regional de Janaúba, onde também irá colaborar como médico.


Brumado: Sesau informa sobre desligamento de médico da USF Marcionílio Rodrigues dos Santos

Sexta, 06.Out.2017 | 12h28



Brumado: Sesau informa sobre desligamento de médico da USF Marcionílio Rodrigues dos Santos

A Secretaria Municipal de Saúde - Sesau informa que, na última segunda-feira (2), o profissional médico do Programa Mais Médicos que atuava na Unidade de Saúde da Família - USF Marcionílio Rodrigues dos Santos, no Bairro Baraúnas, foi desligado pelo Ministério da Saúde. A vaga que está em aberto será reposta no mês de novembro pelo próprio órgão. Os pacientes que necessitarem de atendimento médico devem procurar a USF que serão referenciados para a unidade mais próxima.


Deputado Marquinho Viana saúda o povo de Contendas do Sincorá pelos 56 anos de emancipação política

Sexta, 06.Out.2017 | 12h00
Por Janine Andrade




Deputado Marquinho Viana saúda o povo de Contendas do Sincorá pelos 56  anos de emancipação política
Foto: Divulgação

Por iniciativa do deputado Marquinho Viana, a Assembleia Legislativa da Bahia faz inserir na ata de seus trabalhos, votos de congratulações à população do município de  Contendas do Sincorá pela passagem de seus  56  anos de emancipação política, comemorados nesta sexta-feira, 06 de outubro. Na Moção apresentada na ALBA, o deputado Marquinho Viana lembra que “o município de Contendas do Sincorá tem como parte de sua história as atividades de portugueses e brasileiros ávidos por ouro e pedras preciosas no percurso dos rios de Contas, Paraguaçu e Sincorá. As terras férteis para a agricultura e a pecuária concorreram para a chegada de novos moradores. Mas, foi a construção da Rede Ferroviária Federal Leste Brasileira, o fator mais importante para o povoamento  da antiga Fazenda Riachão. A definição do local para a construção da estação ferroviária foi motivo de discórdia entre as lideranças políticas da época, daí surgindo o nome Contendas, agregado ao Sincorá em função do rio do mesmo nome. Com esta denominação se deu a sua emancipação político-administrativa, através da Lei Estadual de nº 1511 de 06/10/1961, com o seu desmembramento do município de Ituaçu”.  Segundo o IBGE  (2010), o município abriga uma população de  4.663 habitantes que desfrutam de uma bela paisagem formada por rios, serras e cachoeiras. A agricultura se caracteriza pela produção do algodão, feijão, mamona, e café,  e na pecuária com a exploração de bovinos, caprinos e ovinos”. Já no plano político, o deputado Marquinho Viana afirma que “a opção do povo de reeleger o prefeito Uéliton Valdir Palmeira Souza foi a mais acertada. Com ele o município ganhou um grande nível de desenvolvimento socioeconômico, com a construção de inúmeras obras na sede do município e na zona rural, podendo-se elencar, a perfuração de poços e implantação de sistemas de abastecimento de água, em várias comunidades rurais, limpeza de aguadas, construção de banheiros na região quilombola de São Gonçalo, reconstrução e ampliação da barragem da Perereca (Rio Sincorá), implantação de rede de energia elétrica no conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida e construção de praça no povoado de Caraíba, entre outras obras. Com essas ações, o prefeito conseguiu mudar para melhor o perfil do município como um todo, demonstrando sua competência como gestor municipal e compromisso com a causa pública”.


informe publicitário

Devassa Tropical Lager puro malte

Sexta, 06.Out.2017 | 11h28



Devassa Tropical Lager puro malte

A Devassa Tropical Lager puro malte traz as principais características de uma cerveja desse estilo, porém adaptada para o clima tropical brasileiro: refrescante, saborosa, equilibrada, com excelente “drinkability” e feita com os melhores ingredientes. A Tropical Lager (IBU 7, 4,4% de álcool), é uma bebida feita com baixa fermentação, de espuma cremosa e líquido mais encorpado, baixo amargor e mais dourada que a Bem Loura, que era pilsen, o que garante uma cerveja com mais harmonia, mais encorpada e uma cor muito mais dourada. A cerveja é distribuída em Brumado pelo Distribuidor Cerbeer. Beba com moderação.


Brumado: agente de saúde tem tablet roubado durante visita a residência

Sexta, 06.Out.2017 | 10h58
Por Janine Andrade




Brumado: agente de saúde tem tablet roubado durante visita a residência
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado, a fim de tornar mais prático e eficiente o preenchimento de prontuários de identificação das residências visitadas, realizou a entrega de 105 tablets aos agentes comunitários de saúde. Na tarde da última quinta-feira (05), porém, uma agente comunitária teve o aparelho roubado, durante visita a um imóvel. Em depoimento à polícia ela informou que estava no Bairro Monsenhor Fagundes, quando foi abordada pelo criminoso que simulou estar portando uma arma de fogo e exigiu que o tablet fosse entregue. Após roubar o equipamento o assaltante fugiu. O aparelho é rastreado via satélite, com sistema integrado de localização, o que pode ajudar a polícia na recuperação.


Conquista: estudantes da UESB rasgam outdoor de vereador que defende intervenção militar no Brasil

Sexta, 06.Out.2017 | 10h26



Conquista: estudantes da UESB rasgam outdoor de vereador que defende intervenção militar no Brasil
Foto: Reprodução | Blog do Anderson

O vereador David Salomão (PTC) instalou em Vitória da Conquista, um deles nas proximidades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), outdoors que defendem uma intervenção militar no Brasil até a realização das eleições de 2018. Porém, a peça foi destruída por alunos durante um protesto e o vereador  classificou a atitude como "vandalismo" e chamou os estudantes de "criminosos". Os outdoorsespalhados pela cidade pelo vereador estampam em destaque a palavra "intervenção", tendo a bandeira do Brasil ao fundo, ao lado de uma foto de rosto do vereador. Na imagem da bandeira, no lugar da frase "Ordem e Progresso", as peças publicitárias trazem a palavra "Em progresso", abaixo do termo "intervenção". Também pode ser vista nas peças um, em letra com tamanho menor, a frase: "Uma grande nação deve ser regida por leis e não por homens". Depois de rasgarem a mensagem, os estudantes escreveram a frase "Ditadura nunca mais" no outdoor. Em entrevista ao  G1, o vereador David Salomão, que também é formado em Direito, disse que contratou a empresa publicitária para a confecção dos quatro outdoors instalados na cidade, todos com o mesma mensagem, com recursos próprios. Ele não divulgou o valor pago. "Fiz a publicidade no sentido de que precisamos de uma intervenção em virtude do caos no atual cenário político que vivemos. Além disso, a Constituição permite a intervenção das as forças armadas, responsáveis pela defesa da pátria e garantia da ordem. As instituições não estão dando resposta para as coisas que estão acontecendo no país e por isso defendo que ocorra uma intervenção militar até as próximas eleições", destacou. O advogado e professor de Direito da UESB Ruy Medeiros, de 70 anos, também participou do ato, na quarta-feira (4), junto com outros docentes. Repudia a atitude do vereador, por, segundo ele, fazer uma alusão ao período da ditadura. Disse que viveu os momentos do regime ditatorial no país e que, por conta disso, decidiu protestar em apoio aos estudantes.


Prefeitura de Brumado divulga nota de pesar pelo falecimento do empresário Marcos Rogério Vieira de Araújo

Sexta, 06.Out.2017 | 10h00



Prefeitura de Brumado divulga nota de pesar pelo falecimento do empresário Marcos Rogério Vieira de Araújo
Foto: Arquivo Familiar

A Prefeitura Municipal de Brumado lamenta profundamente a morte do empresário Marcos Rogério Vieira de Araújo, aos 54 anos, que faleceu vítima de um infarto nesta quinta-feira (5). O empresário, popularmente conhecido como Marquinhos de Kia, administrava um restaurante e pousada na Vila de Catiboaba. Ele era muito querido na comunidade brumadense, que está bastante consternada com o ocorrido. A Administração Municipal registra o pesar e manifesta sinceras condolências aos familiares e amigos. 


Mulher é acusada de atirar contra o marido após discussão em Dom Basílio

Sexta, 06.Out.2017 | 09h29
Por Janine Andrade




Mulher é acusada de atirar contra o marido após discussão em Dom Basílio
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Um homem de 35 anos de idade acusa a esposa de tentativa de homicídio, na noite de quinta-feira (05), no Bairro Santa Luzia, conhecido Bairro Osório, em Dom Basílio. Em depoimento à polícia, o homem relatou que durante uma discussão a mulher sacou um revólver e atirou contra a sua perna. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Livramento de Nossa Senhora e seu estado de saúde é estável. A mulher será ouvida pela Polícia Civil. 


Camâra de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pela morte de Marquinhos de Kia

Sexta, 06.Out.2017 | 09h02



Camâra de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pela morte de Marquinhos de Kia

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os parlamentares que compõem a Casa Legislativa, vem nesse momento de grande consternação emitir Nota de Pesar em virtude do falecimento de Marcos Rogério Vieira de Araújo, aos 54 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira, 05 de outubro de 2017, em razão de enfarto. Marquinhos de Kia como era carinhosamente conhecido era responsável pela administração do Restaurante e Pousada localizada na Vila de Catiboaba. Deixa esposa e quatro filhos. Seu falecimento de forma tão inesperada, enluta não somente seus familiares e amigos, mas a todos os brumadenses. Aos familiares, principalmente aos pais, esposa e filhos, as sinceras condolências reiterando que a Câmara de Vereadores não poderia deixar de unificar ao pesar da família. Manifesta assim o mais profundo respeito rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Que a força da fé reine no meio de todos. Descanse em paz.


Livramento de Nossa Senhora completa 96 anos de emancipação política

Sexta, 06.Out.2017 | 08h27
Por Janine Andrade




Livramento de Nossa Senhora completa 96 anos de emancipação política
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

O município de Livramento de Nossa Senhora comemora nesta sexta-feira, 06 de outubro, 96 anos de emancipação política. Localizado no sopé da Chapada Diamantina, o município se beneficia de condições edafo-climáticas especiais para o cultivo da manga. Consolidava-se, até a recente crise hídrica de 2011, como fornecedor de frutos de qualidade, colhidos em épocas específicas. A região se destaca também pela produção de maracujá, realizada por agricultores familiares em áreas de até dois hectares. As primeiras eleições foram realizadas em 4 de setembro de 1921, sendo eleitos o primeiro intendente municipal, Ursino de Sousa Meira Júnior, e o conselho municipal, formado por: Gil Cambuí (presidente), Manuel Pedro de Lima, Gentil de Castro Vilas Boas, Gonçalo Pereira e Silva, Tibério Ferreira Pessoa, Antônio Cândido de Castro, Manuel Pires Gonçalves de Aguiar e Augusto Silvério de Alcântara. O município começou a funcionar em 6 de outubro de 1921 e tomou a denominação de "Livramento" pela Lei Estadual n.º 1.612 de 21 de maio de 1923.


Prefeito viabiliza obra estrutural que abrangerá 7 km nas principais vias do município de Brumado

Sexta, 06.Out.2017 | 07h58



Prefeito viabiliza obra estrutural que abrangerá 7 km nas principais vias do município de Brumado
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, uma importante obra estrutural do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, que abrangerá 7 km de extensão nas principais vias, será realizada em Brumado. O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos reivindica a realização da obra desde o início do seu mandato. Para o gestor, a obra é uma grande conquista para o desenvolvimento do município. Nesta sexta-feira (6), a Construtora CBV, responsável pela execução da obra na cidade, iniciará as atividades de microrrevestimento na rotatória da Magnesita, localizada nas proximidades da linha férrea, até a rotatória situada entre a Avenida Centenário e a Avenida João Paulo I.

Prefeito viabiliza obra estrutural que abrangerá 7 km nas principais vias do município de Brumado
Foto: Divulgação

Na manhã de quinta-feira (5), o chefe de gabinete Amarildo Bonfim, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Engenheiro André Cardoso, e o Coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, Jansen Ricardo, acompanharam o encarregado Jairo Silva e o Engenheiro Evanuel Tenório, da Construtora CBV, em uma visita técnica na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, Praça Armindo Azevedo, Rua Dr. Marcolino Moura, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Dr. Mário Meira, Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, Av. Centenário e na Av. Coronel Santos.  Nas localidades, foram avaliadas as condições do leito viário, sinalização, trafegabilidade e segurança viária para que, no domingo (8), a construtora CBV possa recuperar a pavimentação do trecho, em um total de 7 km de faixas de rolamento viário.


Deputado Marquinho Viana destaca a emancipação de Livramento de Nossa Senhora

Sexta, 06.Out.2017 | 07h28



Deputado Marquinho Viana destaca a emancipação de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia, por iniciativa do deputado Marquinho Viana, faz inserir na ata de seus trabalhos, votos de congratulações à população do município de Livramento de Nossa Senhora, pela passagem, neste dia 06 de outubro, do aniversário de 96 anos de sua emancipação política.  Na Moção apresentada na ALBA, o deputado lembra que “pertencente ao Território de Identidade Sertão Produtivo, o município já se chamou Vila Nova e Vila Velha. Seu espaço territorial abriga uma população total de 42.693habitantes, dos quais, segundo o IBGE/2010, 20.530 vivem na área urbana e 9.804 no espaço rural. Livramento tem como fronteiras os municípios de Rio de Contas, Brumado, Lagoa Real, Caetité, Dom Basílio, Paramirim e Érico Cardoso. O município tem excelentes condições edafoclimáticas, que favorecem o cultivo da manga para exportação e do maracujá produzido por agricultores familiares. Também se estimula o cultivo do umbuzeiro embora o mesmo seja uma planta nativa. Em termos educacionais, o município conta com escolas da rede pública e privada e com um polo da Universidade do Norte do Paraná e outro da Universidade Paulista”.   O deputado Marquinho Viana destaca que “a administração municipal liderada  pelo prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro tem se caracterizado pelo empenho e dedicação ao desenvolvimento do município. Assim, pode-se constatar que o  município tem passado por grandes transformações, que vão além das obras de infraestrutura na área urbana e na rural, à execução de importantes projetos sociais, da ampliação da oferta dos serviços de saúde e de educação e principalmente de água para a população rural. Todas as áreas, tanto a zona rural quanto a área urbana, são contempladas com ações dos programas e projetos da prefeitura municipal, garantindo um tratamento igualitário para toda a população, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico sustentável do território orientado, especialmente, para a melhoria do bem-estar da população. Neste 06 de outubro, data magna de Livramento de Nossa Senhora, a Assembleia Legislativa solidariza-se com o seu povo, unindo-se às comemorações e desejando os melhores votos de  progresso e bem-estar a todos os filhos e residentes no município. Dê-se conhecimento da presente Moção ao prefeito José Ricardo  Assunção Ribeiro, a Sra. Joanina Batista Silva Morais,  Vice-Prefeita, ao Sr. Aparecido Lima dos Santos, Presidente da Câmara Municipal, aos demais vereadores e através deles, a todo o povo do município.