Agora Sudoeste

O Café com o Brumado Agora entrevista Acácia Gondim Ribeiro



Nascida em 24 de abril, no Povoado de Jequi, pertencente à cidade de Iramaia, a taurina Acácia Gondim Ribeiro tinha nos sonhos de criança a garra de uma grande mulher. A filha de Ester Silva Gondim e do saudoso Laudelino Marinho Ribeiro, juntamente com seus irmãos Aparecida, Adalto, Abraaão ( em memória), Ângela (em memória), Agda ( em memória), Ana, Antônio Rogério e  Andréia, mudou-se para Brumado em 1965 para estudar e, mesmo diante de todas as dificuldades, hoje representa a cidade como Secretária de Educação. Pedagoga graduada pela Faculdade de Filosofia de Teófilo Otoni, especialista em Administração Escolar, especialista em Educação à Distância e com Curso de extensão em Tutoria, Acácia Gondim conta a sua história em entrevista ao Café com o Brumado Agora, realizada nas dependências da Padaria Pérola. Confira.



 

Café com o Brumado Agora – Como se deu a vinda da senhora para Brumado?


Acácia Gondim- Nasci em Jequi e a vinda da minha família para Brumado foi para que meus irmãos e eu pudéssemos estudar. Em Jequi, estudava na escola Multiseriada Otaviano Morais, uma escola na zona rural onde sequer tínhamos sanitário. Isso mesmo, sanitário! Quando precisávamos fazer alguma necessidade, íamos ao mato mesmo (risos). Existe até uma situação que ocorreu. Em um desses momentos que saí da sala de aula para ir ao “banheiro”, estava lá tranquila, quando passou uma cobra. Tenho essa imagem dos tempos de criança, nitidamente, até hoje na cabeça, o susto foi muito grande. Após concluir o 4º ano nesta escola multiseriada, vim para Brumado, onde fiz um cursinho e prova de Admissão para o Colégio General Nelson de Melo. Para mim foi uma imensa oportunidade ingressar em um colégio que era considerado uma academia de letras. Alguns anos depois, ainda como estudante, Maria Edi, que muito me ajudou neste período, me conseguiu um contrato como auxiliar administrativo na função de auxiliar de secretaria e passei a estudar e trabalhar. Tempos depois, devido a minha desenvoltura nos estudos, fui convidada a dar aulas de geografia, em substituição a uma professora que faleceu, isso por volta de 1972, eu ainda não havia concluído o magistério, o que veio a acontecer 4 anos depois.


Café com o Brumado Agora – Em 1989, a senhora foi convidada pelo então prefeito Edmundo Pereira, a ser diretora do Colégio Estadual de Brumado. Como foi essa experiência?


Acácia GondimEu sempre tive muita vontade de crescer, sobretudo, para superar todas as dificuldades que passei e mostrar, para mim mesma, que seria uma vencedora. Quando fui convidada, fiquei receosa, até porque era um cargo de muita responsabilidade, mas tive o apoio, principalmente de Eni Mafra e  Juscelina Lessa, que me impulsionaram e me disseram que dariam todo o apoio. Eu tive medo no início, por ser uma escola grande, com diversidade de alunos, inclusive muito bons. Eu não poderia simplesmente assumir a direção, ter uma cadeira privilegiada, ficar em uma sala e dar ordens. Eu procurei me interagir com todos, professores e alunos: promovia eventos, conversava diretamente com cada um deles e usava uma estratégia que uso até hoje, que é conhecer cada um por nome e sobrenome. Em meio a tanta gente, quando você chama alguém pelo nome e sobrenome, há uma proximidade maior, aquela pessoa se sente reconhecida.




Café com o Brumado Agora – Qual o elo que senhora faz entre os momentos iniciais da sua carreira como professora, diretora, e hoje como Secretária de Educação do Município?


Acácia Gondim -  O trabalho que desempenho hoje é o resultado de todas as minhas experiências, o que me ajudou bastante. Eu fui de auxiliar de secretaria, professora a diretora de uma grande escola e hoje sou secretária de educação do Município. Agreguei as problemáticas, busquei soluções, e uso hoje como diferencial para me sair bem. Estou há oito anos como secretária de educação do Município, acho que já é hora de deixar o cargo, pessoas são passíveis de erro e a rotina talvez nos faça cometer os mesmos erros. Por isso, talvez, eu ache necessária à mudança, com  certeza que desempenhei bem o meu trabalho.


Café com o Brumado Agora – A senhora disse que talvez seja o momento de outra pessoa assumir a secretaria, tendo em vista que a senhora ocupa o cargo há 8 anos, e seja necessária a mudança. Qual seria, em sua opinião, o perfil ideal desta pessoa?


Acácia GondimUma pessoa com experiência da área, que saiba conciliar e tomar as decisões na hora certa. Cada cabeça é um mundo, vejo que as regras da educação são as mesmas para todo o país, o que difere são as visões das pessoas. Não se pode mudar estratégias, tem que se cumprir as normas que regem a educação e contextualizar a escola. Sobretudo, esta nova pessoa tem que ter o perfil para assumir a função. Brumado tem uma boa pontuação na educação, de acordo os dados do MEC, mérito dos professores que estão ali trabalhando. Por isso, esta nova pessoa tem que ditar as normas, ouvindo a escola e seus anseios.




Café com o Brumado Agora – A senhora também trabalhou na secretaria de educação do Estado. Qual função assumiu?


Acácia GondimQuando deixei a direção do CEB, em 1994, fui para Salvador e assumi a função de coordenadora de informática. Era tudo muito novo para mim e eu fazia um curso particular, paralelo a função, para me aperfeiçoar. Aprendi rápido e naquele período ninguém era expert em informática, até porque informática não é só digitar. Inclusive, fiz um curso de informática no Paraná, o 1º Curso de informática do Brasil, com as primeiras experiências mais avançadas. Além dessa função, ocupei por algum tempo, dentro da secretaria de educação da Bahia, a função de Coordenadora de Jovens e Adultos de todo o estado.


Café com o Brumado Agora – Acácia, além das atividades na educação, pouca gente sabe que a senhora também foi atleta e se sobressaiu nos esportes. Como foi este período?


Acácia GondimEu ainda estudava e trabalhava quando descobri minha paixão pelos esportes. Eu praticava e gostava de esportes que envolviam bola e me destaquei no Handebol. Naquela época, mulher não jogava futebol, para vôlei eu não tinha altura (risos) e o basquete ainda não era praticado na cidade. Bem, tem uma história que faço questão de contar. Eu era pobre e não tinha condições financeiras para comprar um tênis para praticar esporte, então pegava emprestado para jogar. Porém, eu não podia me esforçar muito para não gastar o tênis e isso prejudicou, e muito, o meu desempenho nos treinos. O dia mais feliz para mim, inclusive, digo que mais do que quando adquiri meu carro, foi quando ganhei uma bolsa de estudos e pude comprar meu tênis. A partir daí, ninguém mais me pegava em quadra, porque o tênis era meu e eu podia gastar a vontade (risos).




Café com o Brumado Agora – Além da compra do tênis, qual outro momento é lembrado pela senhora com alegria?


Acácia Gondim – Quando, depois de 12 anos morando em Salvador, fui convidada por Eduardo Vasconcelos para assumir a secretaria de educação do município. Ele me disse que havia pesquisado uma pessoa que poderia assumir a função e ele acreditava que eu poderia conduzir os destinos da educação em Brumado. Fiquei muito feliz em voltar para cá e ser tão bem recebida.


Café com o Brumado Agora – Qual mensagem a senhora gostaria de deixar?


Acácia GondimPrimeiro, quero demostrar minha satisfação em estar aqui falando um pouco sobre minha vida. Dizer que sou muito grata por estar a frente da secretaria de educação e fazendo o melhor pelos brumadenses. Espero que a educação de Brumado cresça mais, e que eu possa participar da implementação da educação, enquanto secretária ou não, vendo chegar a cidade mais cursos para UNEB, vendo mais escolas sendo criadas, uma sede própria para o IFBA, inclusive, com cursos superiores e , porque não, faculdades particulares em nosso município, já que há o incremento do governo com o Fies, Prouni e outros projetos. Sempre digo, uma única formação é muito pouco para a exigência do mundo.


Fotos: Wilker Porto, Produção: Genival Moura e Reportagem: Janine Andrade.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais