Agora Sudoeste

Maçonaria brumadense comemora Dia do Maçom com diversas atividades

Maçonaria brumadense comemora Dia do Maçom com diversas atividades
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Maçonaria, em seu sentido mais amplo e abrangente, é um sistema de moralidade e ética social, e uma filosofia de vida, formado por homens que convivem fraternalmente, inculcando em seus membros o respeito aos princípios de amor fraternal, igualdade, ajuda mútua e assistência, sigilo e confiança. No Brasil o dia 20 de agosto é comemorado o dia do maçom, data escolhida em 1957 pela CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), que reúne as 27 Grandes Lojas espalhadas pelos 27 Estados da Federação. Após a adoção da data nos calendários maçônicos ao longo dos anos foram apresentados diversos projetos de lei instituindo a data em diversos Municípios e Estados da Federação, dentre eles a Bahia através da Lei n° 6.563 de 7 de janeiro de 1996 e em Brumado Lei 025/2017, esta última iniciativa do vereador Zé Ribeiro. A razão da escolha dessa data pela CMSB se deu por acreditar-se que no dia 20 de agosto de 1822, Gonçalves Ledo presidiu uma reunião maçônica do Grande Oriente Brasílico, e junto com muitos outros membros da maçonaria com suas influências decidiram pela Independência do Brasil, sobre o qual D. Pedro I (também maçom), seria informado e deveria aderir tornando-se Imperador ou retornar para Portugal.

Maçonaria brumadense comemora Dia do Maçom com diversas atividades
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No município de Brumado a maçonaria está presente a mais de 60 anos e atualmente é composta por três Lojas Maçônicas, sendo elas: Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana; Loja Maçônica Manoel Carvalho; Loja Maçônica Construtores da Renovação Sertaneja,  que reúnem como seus membros diversos homens adultos de boa reputação espalhados pela sociedade brumadense. Neste ano as três Lojas de Brumado comemoraram juntas essa importante data para a maçonaria brasileira. As comemorações iniciaram no último dia 18 (domingo) com um almoço de confraternização no Clube Recanto da Vila, quando maçons e seus familiares se reuniram como uma verdadeira e grande família maçônica, em um evento de integração e companheirismo ao som de Daniel Tayson.

Maçonaria brumadense comemora Dia do Maçom com diversas atividades
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Fechando as comemorações, na terça-feira (20), dia do maçom, as três Lojas se reuniram em sessão nas dependências da Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana, para uma reunião especial em que estiveram todos irmanados em Loja, recebendo emocionantes homenagens prestadas pelas Ordens Maçônicas Juvenis (Ordem DeMolay e Filhas de Jó), além de compartilhando entre si as sublimes lições que oferecem a instituição. Nesse dia do maçom, a maçonaria Brumadense conclama cada um de seus membros para que jamais percam de vista o compromisso firmado ao pertencerem a esta instituição tão sublime: o de manterem-se sempre com uma conduta digna e honesta, respeitando os ditames da honra, probidade e da solidariedade humana, para que onde houver a possibilidade de levar progresso tão ávido de mudança, assim possa ser feito.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais