Agora Sudoeste

ANTÔNIO TORRES: BRUMADO, CIDADE DE TODAS AS GENTES

ANTÔNIO TORRES: BRUMADO, CIDADE DE TODAS AS GENTES
Brumado 136 anos de emancipação política. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Por Antônio Novais Torres



 

A cidade de Brumado foi emancipada por força da Lei Estadual número 1.756 de 11 de junho de 1877 a qual foi elevada à categoria de Vila e sede do município com o nome de Bom Jesus dos Meiras e posteriormente em 1931 passou a denominar-se BRUMADO. Brumado, com sua importância sócio-político-econômica, uma economia robustecida pelas indústrias mineradoras e outras de ramos diversificados, comércio varejista bastante desenvolvido, situação geográfica estratégica, bem-servida de meios de transportes e comunicações, permitindo acesso fácil aos diversos pontos do país, energia elétrica abundante, água de qualidade, bem-servida de instituições financeiras, rede hoteleira, clínicas, hospitais de saúde privada e pública, rede de educandários nos diversos níveis, faculdades, ainda que incipientes, Jornais e revista, bibliotecas, clubes sociais, entidade da terceira Idade, esportes de campo e de salão, várias denominações religiosas, banda de música Lira Ceciliana; na área cultural a cidade conta com intelectuais ativos e produtivos, a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) desenvolve e apoia a cultura, grupos folclóricos e possui meios de empregos e oportunidades de crescimento pessoal e empresarial, detém o status de uma das melhores cidades do sudoeste baiano. Por tudo isso, Brumado ainda é uma ótima opção para se viver bem e com tranquilidade.

Por Antônio Novais Torres


A cidade de Brumado foi emancipada por força da Lei Estadual número 1.756 de 11 de junho de 1877 a qual foi elevada à categoria de Vila e sede do município com o nome de Bom Jesus dos Meiras e posteriormente em 1931 passou a denominar-se BRUMADO.

Brumado, com sua importância sócio-político-econômica, uma economia robustecida pelas indústrias mineradoras e outras de ramos diversificados, comércio varejista bastante desenvolvido, situação geográfica estratégica, bem-servida de meios de transportes e comunicações, permitindo acesso fácil aos diversos pontos do país, energia elétrica abundante, água de qualidade, bem-servida de instituições financeiras, rede hoteleira, clínicas, hospitais de saúde privada e pública, rede de educandários nos diversos níveis, faculdades, ainda que incipientes, Jornais e revista, bibliotecas, clubes sociais, entidade da terceira Idade, esportes de campo e de salão, várias denominações religiosas, banda de música Lira Ceciliana; na área cultural a cidade conta com intelectuais ativos e produtivos, a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) desenvolve e apoia a cultura, grupos folclóricos e possui meios de empregos e oportunidades de crescimento pessoal e empresarial, detém o status de uma das melhores cidades do sudoeste baiano. Por tudo isso, Brumado ainda é uma ótima opção para se viver bem e com tranquilidade.

Neste contexto, muitas pessoas de outras cidades e estados migraram para cá, em busca de dias melhores e oportunidades de trabalho – perspectivas que proporcionam bem-estar social – e aqui foram recebidas de braços abertos pelo povo acolhedor, de índole ordeira, pacífica e de comportamento harmonioso. Este clima salutar proporcionou aos adventícios o campo ideal para implantarem e desenvolverem os seus projetos e objetivos socioeconômicos, planejamento do futuro familiar de progresso e crescimento pessoal, tornando-se brumadenses por opção e por adoção.

Aqui fincaram raízes, constituíram famílias e deram a sua contribuição de trabalho e de prosperidade, destacando-se nas diversas áreas como, por exemplo, na saúde, na educação, no comércio, na indústria e serviços, no jornalismo e comunicações, no campo profissional autônomo e liberal, como cidadãos trabalhadores comuns, enfim, nas mais diversas atividades das relações pessoais e humanas. Portanto, Brumado é uma cidade cosmopolita, cuja maioria dos cidadãos é de imigrantes que engrossaram o contingente populacional da cidade, trazendo suas experiências de conhecimentos e trabalho, produzindo diversidade de culturas e gerando riquezas de que o município não pode prescindir para o seu desenvolvimento. 


Brumado só tem a agradecer aos seus imigrantes e dizer-lhes que fazem parte de uma comunidade que tem orgulho de tê-los acolhido. Juntos com os naturais do lugar, esses imigrantes constroem a pujança deste município promissor, que se tem destacado pelo dinamismo de sua gente – gente de todos os lugares, irmanada no mesmo propósito, livre de preconceitos e discriminações; gente que se faz presente pelo esforço do trabalho, pela contribuição intelectual, pela grandeza vocacional artística e profissional; gente amada por esta terra abençoada por BOM JESUS. Pelos seus atributos de empreendedores, vocês devem ter o reconhecimento, merecidas honras e homenagens nesta data especial dos 136 anos de Brumado, a cidade que adotaram.

Neste particular, a minha família, os Torres, imbuída dos sentimentos de filhos desta terra, identificou-se com o povo brumadense, promovendo iniciativas socioeconômicas, políticas e administrativas desta cidade e participando de todas elas, como tantas outras famílias que enriqueceram o nosso cotidiano. Todos os seus membros são importantes e dignos de elogios, porquanto acreditaram no potencial deste município e investiram maciçamente, in loco, nos seus projetos, negócios e esperanças, pois que aqui vivem e mourejam identificados como cidadãos naturalizados brumadenses. 
Neste momento, ouso tomar a liberdade de, em nome dos cidadãos adotivos, dizer do orgulho por estarmos partilhando, com os patrícios autóctones, das comemorações pelo aniversário desta cidade e das homenagens prestadas, nesta data, à melhor, à mais amada, à mais ordeira, à mais bela, à mais altaneira das cidades, nossa querida Brumado, pois aqui se completam e se identificam pela felicidade de tê-la escolhido para viver.

Parabéns, Brumado! Parabéns cidadãos brumadenses! Honremos e dignifiquemos esta terra com mais trabalho e dedicação, almejando sempre maior progresso, maior desenvolvimento com justiça e paz social, exigindo políticas públicas corretas que atendam a coletividade nas suas prioridades básicas da promoção humana.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais