Agora Sudoeste

Brumado: Alessandro Lôbo e Silva foi multado por propaganda eleitoral antecipada

Brumado: Alessandro Lôbo e Silva foi multado por propaganda eleitoral antecipada
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O vereador presidente do legislativo brumadense, Alessandro Lôbo e Silva (PRB) foi multado pela Justiça Eleitoral em R$ 10.000 pela prática de propaganda extemporânea (propaganda eleitoral antecipada). Consta na decisão, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que em vários pontos da cidade de Brumado há - inclusive em locais de intensa movimentação - outdoors com a fotografia do edil ao centro, ocupando aproximadamente um terço do outdoor; de um lado, em letras que se estendem por quase metade do outdoor, a frase “Brumado está mudando”; e, do outro lado, o fato a que deveria se reportar o material, em menor destaque, a notícia sobre reunião plenária a ser por ele promovida, o dia, horário e local, e, em letras um pouco maiores, “Dr. Alessandro Lôbo – Vereador”, a sigla e o número do Partido. A Justiça Eleitoral entendeu que, como o vereador é pré-candidato ao executivo na Capital do Minério, não se pode olvidar que a exposição da imagem deste em enormes outdoors e faixas, em pontos estratégicos da cidade, com mensagens sugestivas de que, graças ao ele, “Brumado está melhorando”, “têm, sim, o condão de criar na mente dos milhares de eleitores a ideia de que ele seria o responsável pela mudança, ou a pessoa capacitada para melhorar a cidade. Todos os seres humanos, do leigo ao mais culto, podem ser influenciados, com maior ou menor intensidade, diante de escritos, cores ou coisas análogas. Para estimular psicologicamente os eleitores a propaganda não precisa ser explícita, já que os anúncios mais eficazes são os de mensagem preordenada, a se agasalhar no subconsciente dos receptores do anúncio. Por tal motivo, o mecanismo psicológico da propaganda sublimar apresenta-se mais insidioso que o das mensagens explícitas. A mensagem por meio de outdoors desperta no eleitor a ideia de que naquele político se pode confiar, pois é simpático, gentil, eficiente e atencioso com a população. Ações do representado, divulgando sua imagem em grandes outdoors e faixas espalhados em pontos de grande movimentação de pessoas, poderá provocar desequilíbrio no processo eleitoral, prejudicando aqueles que optaram por respeitar as determinações legais”, diz a decisão.


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