Agora Sudoeste

Confira o resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado dessa segunda-feira (30)

Confira o resumo da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado dessa segunda-feira (30)
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva que cumprimentou a todos e solicitou que o secretário da mesa diretora, vereador Weliton Lopes fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. Dando continuidade o presidente solicitou que fosse realizada a leitura do material do pequeno e do grande expediente. Para que os Srs. Vereadores pudessem fazer uso da palavra para falar sobre o material do grande expediente o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Fizeram uso:

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva que cumprimentou a todos e solicitou que o secretário da mesa diretora, vereador Weliton Lopes fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.

 

Dando continuidade o presidente solicitou que fosse realizada a leitura do material do pequeno e do grande expediente.

 

Para que os Srs. Vereadores pudessem fazer uso da palavra para falar sobre o material do grande expediente o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Fizeram uso:

 

Santinho – Parabeniza o material. Fala sobre uma equipe para fazer limpeza na cidade e diz que o município está realizando esse serviço e em breve todas as localidades estarão sendo atendidas. Fala que a demanda é muito grande e por esse motivo existe a demora. Fala que todas as solicitações dos vereadores serão contempladas. Comenta sobre a indicação do vereador Weliton Lopes e diz que fica preocupado por ser um local sem lugar para estacionar e diz que teme a diminuição do fluxo das pessoas e o prejuízo aos comerciantes. Destaca que é preciso fazer um estudo a respeito.

 

Weliton Lopes – Fala que terá voto favorável a Moção ao Pastor que trabalha pelos interesses da comunidade. Comenta que estava se abstendo em votar em proposições que solicitam esgotamento sanitário, mas agora vai votar a favor salientando que é uma obrigação da embasa. Fala que a Embasa cobra o serviço de água e o esgoto não quer fazer. Fala sobre a sua indicação que solicita interdição da Praça da Prefeitura e diz que deseja que fosse feita paulatinamente para testar e ver a receptividade. Fala que sabe que terá resistência, mas que é um direito da população ter locais de lazer. Fala que tem observado que as crianças e adultos estão correndo risco com o grande fluxo de carro e até acrobacias de motociclistas.

 

José Ribeiro Neves – Fala que é favorável ao projeto que trata sobre diárias. Comenta sobre as indicações e destaca a importância de cada uma delas. Fala sobre as solicitações de patrolamento das estradas e também sobre a necessidade de maior atenção com os serviços essenciais para a população.

 

Édio da Silva Pereira- Fala sobre as indicações. Comenta sobre a Moção ao Pastor. Fala sobre as estradas que precisam de patrolamento. Faz comentários sobre a solicitação do vereador de interdição da Praça da Prefeitura.

 

José Carlos de Jonas – Fala sobre a solicitação de esgoto para Vila Presidente Vargas e diz que a  Lagoa de decantação que não tem mais manutenção e tem trazido consequências para os moradores. Fala que o esgoto da escola está estourado e as crianças estão convivendo com mau cheiro. Fala que esteve na região de Boa Sorte e diz que não existe condições do transporte escolar passar e precisa unir forças para que a patrol realize o serviço.

 

José Carlos dos Reis – Comenta sobre o material do expediente e destaca a importância de cada uma das solicitações. Faz comentários sobre as proposições de sua autoria. Fala que as máquinas estão realizando os serviços na zona rural.

 

Alessandro Lôbo e Silva –Fala sobre o titulo de utilidade pública para a Associação de Alecarlos  Pires e parabeniza as pessoas que trabalham com o esporte. Fala que precisa de mais incentivo do poder público. Destaca que o secretário Miguel deu um incentivo maior ao esporte, mas declarando de utilidade pública torna mais fácil colaborar. Fala que fez uma indicação com a do vereador Weliton Lopes e diz que em São Paulo tem projetos que se interdita metade das avenidas no domingo por ter um fluxo menor para que as pessoas possam praticar o seu esporte. Fala que deveria ser em todo o entorno da Prefeitura para que pudessem praticar todos os esportes. Fala que a indicação é importantíssima. Comenta que é preciso um espaço para as pessoas praticar esporte. Observa que na Praça da Máxima as pessoas estão praticando skate em tempo de machucar as crianças por não terem espaços apropriados. Fala sobre as estradas vicinais e diz que é uma constante dos vereadores a cobrança e espera que seja realizado com urgência o patrolamento das estradas. Comenta sobre o esgoto e diz que é uma eterna discussão e todos sabem que é obrigação da Embasa e a mesma não faz e quando o município faz chega até a ser multada por estar fazendo serviço de responsabilidade da empresa. Comenta que é preciso ver a situação das pessoas que estão convivendo com esgoto a céu aberto.

 

Considerações finais

 

Weliton Lopes – Cumprimenta toda equipe de Jiu-jtsu. Registra sua satisfação pela Moção ao Pastor. Comunica que acompanhando as obras das emendas parlamentares do município de Brumado teve acesso através de André – secretário de infraestrutura- e fala  que os recursos das emendas parlamentares infelizmente só serviram na época para eleger a presidente Dilma virando um desgaste muito grande dado o atraso dos repasses. Fala que os empreiteiros estão reclamando sobre a falta de repasse. Fala que o Ministério dos Esportes deve aos empreiteiros 795.835.89 só em obras que já foram executadas pelas empresas. Fala que a Caixa mediu reconheceu que deve e o dinheiro não chegou ainda. Fala que para se ter idéia a Rua Antonio Ribeiro da Silva a obra está 85% pronta e a Caixa só liberou um valor e não tem empreiteira que resiste e isso reflete nos empregos no município. Fala que a Rua Auta Leite e Israel Dias a quantia de 139. 439 ainda estão devendo aos empreiteiros. O governo federal prorrogou os contratos das emendas até o dia 30 de abril. Fala que se o município não fizer ajuste nos contratos a Caixa estará cancelando todos os convênios. Fala que quem está entrando com a maior parte é o município. Fala que ruas do bairro Olhos d’ Água o empreiteiro gastou 194mil e recebeu 93 mil e a obra não tem como continuar. O Estádio dos Prazeres  valor é de mais de um milhão e 86% já está pronto e 205 mil não foram encaminhados. Fala que foi um presente de grego. Fala que a Dilma deu bandeira vermelha para a população. Fala que a Embasa as contas estão vindo por estimativa.  Fala que em Brumado não existe nenhum órgão que regule a Embasa tem que se apelar pelo Ministério Púbico. Fala que é preciso união para buscar soluções para as questões da Embasa. Fala sobre a Lei que foi aprovada que proíbe suspender os serviços essenciais nos fins de semana e feriados e que não está sendo cumprida.

 

Santinho- Parabeniza o Major Jocevã pela posse como Comandante. Comenta sobre a Copa de Karate. Parabeniza igreja Batista em Pedra Preta. Fala sobre o problema com a empresa Loc Service que não pagou os funcionários terceirizados. Convoca a Casa para fazer Moção de Repúdio a empresa.  Fala sobre as ruas da cidade e diz que estão com problemas em relação ao recapeamento asfáltico. Fala que as demandas são grandes mas é preciso cobrar esses benefícios e resolução da problemática. Fala também sobre a falta de capina e diz que esta reiterando essa solicitação.

 

José Carlos de Jonas – Parabeniza Paulo César e sua equipe pelo uso da Tribuna Livre. Fala que esteve em Ubiraçaba e em Boa Sorte. Fala sobre a máquina que está realizando um serviço que solicitou e depois estará em Lagoa do Mato. Agradece. Fala que neste final de semana esteve no Espinheiro no campeonato que está acontecendo na localidade e diz que muitas pessoas estão participando. Solicita que o município ajude o campeonato. Fala que conversou com o secretário de esporte e garantiu que o Município está ajudando. Fala que confia no secretário. Fala que na Vila a capina precisa ser realizada porque a situação está muito grave. Fala sobre o problema do esgoto e diz que apesar de saber que é de responsabilidade da Embasa não se pode esperar e não pode acontecer o que está acontecendo com esgoto a céu aberto ao lado do colégio e do Posto de Saúde. Fala que o prefeito autorizou que fosse realizado a reforma na quadra da Vila e do Campo Seco e diz que é preciso a realização da obra.

 

Liu Vasconcelos – Parabeniza o amigo Paulo César pelo uso da Tribuna e diz que os vereadores apóiam o esporte e lutam para que seja beneficiado pela administração. Fala que os jovens precisam do esporte e é dessa forma que conseguirão tirar os jovens e as crianças das drogas. Fala sobre as empreiteiras e diz que esteve com o secretário André e o mesmo falou que as empreiteira estão sem receber, mas não é por causa da prefeitura e sim da Caixa Econômica. Fala que o prefeito deveria estar correndo atrás para que não ocasione tantos dissabores para as empreiteiras. Comenta sobre as estradas da zona rural e diz que é uma pena que esteja nesse estado. Fala que nenhuma máquina está na região. Fala que o deputado Vitor Bonfim está prestando serviço para o município e que já conseguiu o retorno da  telefonia está para Lagoa Funda e também para Ubiraçaba e o problema foi com a empresa Vivo. Fala que é um legítimo representante de Brumado.

 

Romar Pereira – Agradece o secretário André e Aguiberto por atender suas indicações. Fala que apoio um deputado que o envergonha. Fala que esteve no gabinete de Vitor Bonfim e foi muito bem recepcionado.

 

José Ribeiro Neves – Manda abraço especial a Dete do Acarajé. Comenta sobre o esporte no município e parabeniza a equipe do jiu jtsu. Fala sobre a situação das estradas do interior do município e diz que os distritos estão abandonados. Fala que coisas simples melhoram a vida das pessoas. Fala que é preciso uma planilha para atendimento da zona rural. Fala sobre a Conferencia que participou e que solicitaram Casa de Acolhimento. Fala que não precisa se gastar muito para resolver as questões das faixas nas ruas. Fala que espera que o setor de trânsito resolva esse problema. Agradece Roni por atender sua solicitação. Parabeniza o vereador Romar pela conquista da escada. Fala que ficou surpreso com o pregão feito pela Câmara e diz que esperava que fossem chamados para realizar concurso públio e a câmara irá fazer pregão para contratação de empresa para contratação de cargos.

 

Márcio Moreira – Parabeniza César que é um exemplo para Brumado. Fala sobre os débitos com os empreiteiros e diz que está acarretando um prejuízo a toda sociedade brumadense. Reconhece que o município se esforçou nesse período de chuva e foi realizado tapa buracos e inclusive foram trabalhos realizados em finais e semana. Fala sobre o esgoto e diz que teve um projeto importante para ser votado na Câmara e deveria ser trazido novamente para que se possa ter um órgão que fiscalize a Embasa. Fala que pode-se discutir melhor com o Executivo. Passa para o vereador José Carlos dos Reis – Fala que já existe uma ação no judiciário para formar comissão para cobrar da Embasa  a responsabilidade com o esgoto. Fala que as contas não podem ser por estimativa. Ala que não se pode ficar inerte. Fala sobre reunião que sera realizada para dar informações sobre o uso do poço que será instalado na região do Juazeiro. Explica que depois da reunião a empresa já colocará o poço para funcionar. Fala que as máquinas estão na região do Hortêncio e adjacências

 

José Carlos Alves Meira – Parabeniza o Sr. César. Fala que foi procurado pelos moradores do bairro São Félix sobre a liberação da ponte que liga o bairro ao Centro. Solicita do secretário André que mande fazer roçagem. Fala sobre a necessidade de capina nos arredores da Loja Maçonica Manoel Carvalho. Fala que foi realizado um excelente trabalho na Urbis I. Parabeniza o presidente da Associação Ivan. Fala que o secretário precisa olhar pelas quadras do bairro São felix que precisa de recuperação. Fala que os jovens precisam do espaço para praticar esporte. Fala que o bairro São Félix e o maior de Brumado.  Passa o tempo para o vereador Édio da Silva Pereira – Destaca o trabalho do Sr. Paulo César pelo esporte. Fala sobre os alunos do Campo Seco II que estão vindo a pé para a escola nos três períodos. Fala que é um perigo muito grande porque existem crianças de cinco, seis anos. Ala que não existe transporte desde o ano passado. Fala que é urgente a necessidade de solução desta problemática. Fala que irá falar com a secretária de educação.

 

Castilho Viana – Fala que esteve no bairro Olhos D Agua e que a situação de algumas ruas está caótica e as obras foram iniciadas e não terminadas. Fala que não se pode deixar que a situação fique desta forma. Destaca que a prefeitura precisa tomar uma atitude mais rígida. Fala que é uma bola de neve criada pelos governo estadual e federal. Fala que é preciso dar prioridade quando se está em crise. Fala que o prefeito apóia o governo e que tem total liberdade para cobrar. Agradece as pessoas que os convocaram para estarem no bairro Olhos D Agua. Fala sobre a questão da Embasa e diz que é uma questão de urgência.  Comenta que a Casa deveria receber nova proposta para órgão fiscalizador da Embasa. Fala que não se pode baixar a cabeça é preciso pensar no Município. Comenta sobre a atraso de pagamento dos serviços terceirizados. Fala que é uma situação que foi resolvida de forma errônea. Fala que não se pode deixar o povo sem uma solução concreta. Fala sobre a secretaria de agricultura talvez tenha que devolver recursos na operação carro pipa. Fala que acha difícil não ter que devolver o dinheiro. Fala que se isso acontecer é uma vergonha. Fala que terá reajuste dos professores e é preciso encaminhar o projeto em tempo hábil para análise.

 

Édio Pereira – Fala ao vereador Castilho que mesmo sendo do grupo que apoia o governo não pode concordar com a atitude das empresas terceirizadas. Fala que não é conivente com o atraso do salário das empresas, pois geram problemas graves ás famílias. Comenta sobre o sinal de telefonia da Lagoa Funda mas ainda precisa de reajustes. Fala que compete aos sindicatos dos professores a cobrança para que o projeto seja encaminhado. Fala sobre o esporte e diz que é de fundamental importância para o resgate dos jovens das drogas e outros caminhos. Fala que o secretário tem dado uma atenção maior ao esporte. Fala que seu mandato tem dirigido muitos esforços para que o esporte seja cada vez mais contemplado. Fala que o deputado Daniel Almeida esteve visitando a obra dos Prazeres. Fala que espera que até o final da semana, início do mês de abril a verba de 200 mil seja liberada. Fala que o município teve uma participação efetiva na construção do Estádio. Comenta sobre a problemática da Embasa e sobre o projeto de uma empresa fiscalizadora da mesma dizendo que será mais uma burocratização.

 

Alessandro Lôbo e Silva – Agradece aos formandos pelo convite para a formatura na última sexta-feira. Fala que verificou como os políticos podem resolver as questões. Fala que se lembra da primeira audiência pública para trazer o IFBA para Brumado que quase não conseguiram quórum.  Fala da cobrança para pavimentação de rua para que as aulas possam ser realizadas na nova sede. Fala que não se pode deixar uma estrutura daquele porte sem funcionar. Fala que com a nova sede fica mais fácil trazer novos cursos para Brumado. Fala sobre o abuso da empresas Coelba, Embasa, Oi. Fala que ficou sabendo que a Coelba está inclusive regredindo em relação a entrega das contas. Fala que não é justo que as pessoas tenham que buscar as contas na internet da empresa Oi. Fala que não se pode ser penalizado pelo problema da empresa com os Correios. Fala que o povoado de Arrecife deixa de receber benefícios pro não ser distrito e sim povoado. Fala que um dos critérios é a população. Congratula Major Jocevã. Fala que aparentemente o modelo de comando vai ser mudado. Fala que espera que as coisas mudem. Fala sobre a reforma da quadra do Ariri. Fala sobre a Embasa.

 

Jose Carlos dos Reis – Fala sobre a emenda Impositiva. Fala que dentro desse raciocínio já está trabalhando com o deputado Aleluia para que emendas sejam direcionadas para Brumado. Fala sobre segurança e sobre as obras do presídio. Comenta sobre o projeto de empresa fiscalizadora da Embasa.

 

Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer uso da palavra o presidente encerrou a sessão convocando outra para a próxima segunda-feira (05.04) em seu horário regimental. 


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais