Agora Sudoeste

Artigo Antônio Torres: Praça Dr. Pompílio leite ou Praça do Jurema

Artigo Antônio Torres: Praça Dr. Pompílio leite ou Praça do Jurema
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Por Antônio Novais Torres

 

As raízes das árvores da Praça do Jurema como é popularmente conhecida a Praça Dr. Pompílio Leite, está com o piso comprometido, as calçadas e alicerces das casas danificados, trazendo transtornos para os moradores circunvizinhos. Abandonada carece urgentemente de providências para sanar esse descuido com uma praça que foi não só um cartão postal da cidade como é um ponto de referência municipal pela sua centralidade. Esse logradouro já foi o point da cidade, havia um grande afluxo de pessoas para este local central da urbe, que exercia fascinação à mocidade e se tornou o ponto de encontro desses jovens. Cabe ao poder administrativo municipal tomar as medidas cabíveis após fazer uma averiguação e estudos pertinentes nos órgãos ambientais, para uma reforma geral de embelezamento do ambiente. É um logradouro central e de grande importância no contexto social e político pela sua localização central, daí merecer atenção especial do poder público para a melhoria da qualidade urbana que proporcione conforto aos usuários.

Por Antônio Novais Torres

 

As raízes das árvores da Praça do Jurema como é popularmente conhecida a Praça Dr. Pompílio Leite, está com o piso comprometido, as calçadas e alicerces das casas danificados, trazendo transtornos para os moradores circunvizinhos. Abandonada carece urgentemente de providências para sanar esse descuido com uma praça que foi não só um cartão postal da cidade como é um ponto de referência municipal pela sua centralidade. Esse logradouro já foi o point da cidade, havia um grande afluxo de pessoas para este local central da urbe, que exercia fascinação à mocidade e se tornou o ponto de encontro desses jovens.

 

Cabe ao poder administrativo municipal tomar as medidas cabíveis após fazer uma averiguação e estudos pertinentes nos órgãos ambientais, para uma reforma geral de embelezamento do ambiente. É um logradouro central e de grande importância no contexto social e político pela sua localização central, daí merecer atenção especial do poder público para a melhoria da qualidade urbana que proporcione conforto aos usuários.

 

Essas árvores da praça, nativas, devem ser substituídas por outras apropriadas para arborização citadina com raízes tipo pivotante que não venham danificar as construções e redes de esgoto.

 

 Há de considerar-se não só o embelezamento do ambiente mas também o sombreamento adequado, aliviando-se o calor provocado pelo problema climático do aquecimento, bem como o lazer das pessoas que procuram um local ameno de paisagem alegre para os bate-papos descontraídos em lugar agradável, além de local de divertimento para as crianças que estão sentindo a falta desse espaço.

 

Como já se faz em outras cidades, tomemos o exemplo de Rio de Contas, para conservação e manutenção desse plantio de árvores há de se sensibilizar a população para os cuidados das mesmas contribuindo para a melhoria da qualidade do espaço e não ficarem esperando pela iniciativa do poder público.

 

 As praças desde que bem cuidadas são cartões postais da cidade, vejam o exemplo da fonte luminosa da praça cel. Zeca Leite que extasia o visitante pela sua beleza, assim devem ser tratadas as outras. A do Jurema é um caso especial e que deve ser ponto de honra da prefeitura em transformá-la e revitalizá-la para alegria dos moradores entorno da praça, enfim, dos brumadenses.

 

Espera-se que a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Público e Desenvolvimento e a Secretaria de Administração, envidem esforços para o embelezamento da cidade cuidando das praças, que representam os cartões postais do lugar.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais