Inflação oficial recua para 0,16% em março, diz IBGE

Inflação oficial recua para 0,16% em março, diz IBGE
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou para 0,16% em março deste ano. Em fevereiro, a taxa ficou em 0,83%. Já em março do ano passado, o índice registrado foi 0,71%. Com o resultado, o IPCA acumula taxa de 1,42% no ano e de 3,93% em 12 meses, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de março foi puxada pelo grupo de despesas alimentação e bebidas, cujos preços subiram 0,53% no mês.


Desembargador Maurício Kertzman toma posse como vice-presidente e corregedor do TRE-BA

Desembargador Maurício Kertzman toma posse como vice-presidente e corregedor do TRE-BA
Foto - Divulgação / TRE-BA

Em solenidade marcada pela presença de integrantes do Judiciário, representantes políticos e familiares, o desembargador Maurício Kertzman Szporer tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na classe de desembargador, nesta segunda-feira (8/4). O magistrado assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor do Eleitoral baiano, em evento realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A posse do Des. Maurício Kertzman contou com a presença da Corte Eleitoral baiana, além da presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Resende, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Felipe Salomão, entre outras autoridades. Em seu discurso de posse, o agora vice-presidente do TRE-BA, destacou o prestígio de estar de volta ao Regional. “Estou aqui por conta dos últimos 14 anos da minha vida, dedicados à magistratura. Minha paixão em julgar de forma colegiada iniciou na Justiça Eleitoral”, afirmou o desembargador, que ocupou a cadeira como membro da Corte entre 2010 e 2014. Durante a sessão solene, a Corte reunida também votou para a eleição do novo presidente do TRE-BA. O então presidente em exercício do Eleitoral baiano, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, foi eleito, por aclamação, presidente efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.


Livramento: Operação policial resulta em prisão por tráfico de drogas, apreensão de arma de fogo e resgate de crianças abandonadas

Livramento: Operação policial resulta em prisão por tráfico de drogas, apreensão de arma de fogo e resgate de crianças abandonadas
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na tarde de terça-feira (09/04), uma operação policial coordenada pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Livramento de Nossa Senhora resultou na prisão de um casal envolvido em tráfico de drogas, na apreensão de uma arma de fogo do tipo espingarda e no resgate de duas crianças em situação de abandono. A ação teve início por volta das 12h30min, quando a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM realizava patrulhamento no Bairro Taquari e avistou duas pessoas em uma motocicleta com escapamento adulterado. Diante da suspeita, foi dada voz de abordagem à dupla, que tentou fugir em direção a uma residência, dispensando uma bolsa contendo substância análoga à cocaína durante a tentativa de escapar. Os suspeitos, identificados posteriormente como um casal, foram alcançados, abordados e detidos pela equipe policial. Além das drogas dispensadas, na residência dos indivíduos, os policiais encontraram uma quantidade significativa de entorpecentes, aproximadamente 120g de substância análoga à cocaína e cerca de 40g de substância análoga à maconha, além de uma arma de fogo do tipo espingarda. A situação ganhou contornos mais alarmantes quando os militares perceberam a presença de duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos de idade, dentro do imóvel. As crianças estavam sozinhas e trancadas, configurando um caso de abandono de incapaz. O casal foi imediatamente detido e conduzido à Delegacia Territorial de Livramento, onde foi lavrado o flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e abandono de incapaz. 


Autoridades se reúnem para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em Brumado

Autoridades se reúnem para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em Brumado
Foto - Divulgação

Na manhã desta terça-feira, dia 09 de abril, uma importante reunião ocorreu na Prefeitura Municipal de Brumado, com o intuito de fortalecer a proteção e garantir os direitos das crianças e adolescentes da região. O encontro foi liderado pelo Tenente Coronel PM Elson Cristóvão, Comandante do 24º BPM, e contou com a presença da Major PM Maria Oliveira, Coordenadora do Projeto Policiamento Comunitário Escolar- Protegendo Vidas. Representantes do Poder Público Municipal e do Ministério Público Estadual uniram-se para discutir os resultados obtidos após a execução da primeira fase do Projeto Policiamento Comunitário Escolar, além de propor medidas para fortalecer a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente na cidade. Dentre os presentes, estavam Dra. Daniela, Promotora de Justiça da Infância, Sr. João Nolasco, Secretário de Educação, Sra. Letícia, Coordenadora da Proteção Social Básica, Sra. Laila, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sra. Thaise, Procuradora do Município, Sra. Julieta, Diretora de Atenção Básica de Saúde, e Sr. Cláudio, Secretário de Saúde. Durante a reunião, foram debatidos os desafios enfrentados pela comunidade escolar e as intervenções necessárias para garantir um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. Além disso, foram apresentadas propostas de ações integradas entre as instituições para fortalecer a rede de proteção e promover o bem-estar da juventude brumadense.


Câmara dos Deputados aprova novas regras para o seguro obrigatório de veículos

Câmara dos Deputados aprova novas regras para o seguro obrigatório de veículos
Foto - Mário Agra / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que reformata o seguro obrigatório de veículos terrestres, mantendo com a Caixa Econômica Federal a gestão do fundo para pagar as indenizações. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/23, do Poder Executivo, será enviado agora ao Senado. O texto foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que retoma o pagamento de despesas médicas da vítima dos acidentes com veículos; e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo. Desde 2021, a Caixa opera de forma emergencial o seguro obrigatório após a dissolução do consórcio de seguradoras privadas que administrava o DPVAT, mas os recursos até então arrecadados foram suficientes para pagar os pedidos até novembro do ano passado. Com a nova regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro obrigatório. Os prêmios serão administrados pela Caixa em um novo fundo do agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).


Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na Margem Equatorial

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na Margem Equatorial
Foto - Divulgação

A Petrobras descobriu uma acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, da Concessão POT-M-762_R15. O poço 1-BRSA-1390-RNS (Anhangá) está situado próximo à fronteira entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, em profundidade d’água de 2.196 metros, na Margem Equatorial brasileira. Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024 e foi precedida pela comprovação da presença de hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, localizado na Concessão BM-POT-17, a cerca de 24 km de Anhangá. Tais descobertas ainda merecem avaliações complementares. A Petrobras é a operadora de ambas as concessões e detém 100% de participação. As atividades exploratórias na Margem Equatorial representam mais um passo no compromisso da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética. A nova campanha foi executada em linha com o histórico da Petrobras de excelência e segurança absoluta, sem qualquer incidente, reforçando o compromisso da companhia com o respeito às pessoas e ao meio ambiente.


INFORME PUBLICITÁRIO

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Economize na Quarta Econômica do Disbahia Supermercado!

Se você está procurando economizar nas compras do mês, não perca a oportunidade de conferir as promoções da Quarta Econômica no Disbahia Supermercado. Somente hoje, oferecemos descontos especiais em diversos produtos! Com uma grande variedade de produtos, desde alimentos frescos até produtos de limpeza, você certamente encontrará tudo o que precisa em nosso supermercado. E não se preocupe em gastar muito, pois nossas promoções foram feitas especialmente para ajudar você a economizar! Não perca tempo e venha nos visitar! Estamos localizados na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 77 3441-3070. E lembre-se, o Disbahia Supermercado é um orgulhoso membro da Rede 7 de supermercados, oferecendo sempre os melhores produtos e preços para você!


Lula assina MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz

Lula assina MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na tarde desta terça-feira (9), no Palácio do Planalto, uma medida provisória (MP) para permitir investimento em geração de energia sustentável e redução de reajustes anuais nas contas de luz até 2026. A proposta prevê R$ 165 bilhões em geração hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa. Segundo o governo, a proposta pode gerar até 400 mil empregos com os investimentos privados. Para que isso seja viabilizado, a MP, segundo o governo, permite adequação de prazos de projetos de geração de energia limpa e renovável ao cronograma de implantação das linhas de transmissão leiloadas pelo governo para escoamento para o centro de carga. Os empreendimentos de energia renováveis poderão acrescentar até 34 gigawatts (GW) de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo projeções do Ministério de Minas e Energia (MME). A proposta também antecipa recebimento de recursos a serem pagos no processo de privatização da Eletrobras. Esses recursos pagariam os custos adicionais de energia pelo efeito da pandemia e da crise hídrica de 2021. A medida pode reduzir entre 3,5% a 5% os reajustes anuais nas contas de luz, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.


Vitória da Conquista: Procurado da justiça por tráfico de drogas é preso na BR 116

Vitória da Conquista: Procurado da justiça por tráfico de drogas é preso na BR 116
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde de segunda-feira (08), um homem que possuía mandado de prisão em aberto por crime de tráfico de drogas. O fato aconteceu no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista (BA). A equipe realizava policiamento ostensivo na rodovia quando deu ordem de parada a um ônibus de viagem que saiu do estado de São Paulo e tinha como destino final a cidade de Ubatã. Foi feita uma checagem da documentação pessoal de todos os ocupantes do veículo e após consulta aos sistemas informatizados, foi constatado que um dos passageiros, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006 (tráfico de drogas). O homem chegou a apresentar uma autorização judicial de saída temporária cujo prazo determinava seu retorno até o dia 03 deste mês. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem que foi encaminhado à autoridade competente da Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis.


Maioria do TRE-PR vota contra cassação de Sergio Moro

Maioria do TRE-PR vota contra cassação de Sergio Moro
Foto - Lula Marques / Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná teve maioria de votos nesta terça-feira (9) contra a cassação do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato. Na sessão de hoje, o TRE atingiu placar de 5 votos a 2 para rejeitar ações do PT e PL para tirar Moro do cargo de senador. O último voto foi proferido na sessão de hoje pelo presidente do TRE, Sigurd Roberto Bengtsson. O tribunal realizou a quarta sessão para julgar o caso. Os desembargadores Luciano Carrasco Falavinha Souza, Claudia Cristina Cristofani, Guilherme Frederico Hernandes Denz, Anderson Ricardo Fogaça e Bengtsson votaram contra a cassação. Os desembargadores José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior se manifestaram a favor. Os advogados do PT e do PL afirmaram que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se Moro for cassado pelo TSE, novas eleições serão convocadas no Paraná para preencher a vaga do senador. Ele também poderá ficar inelegível por oito anos.


IBGE lança nova edição do Atlas Geográfico Escolar

IBGE lança nova edição do Atlas Geográfico Escolar
Foto - Divulgação / IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança, nesta terça-feira (9), no Rio de Janeiro, uma nova edição do Atlas Geográfico Escolar. Haverá versões impressas - que poderão ser adquiridas na loja virtual do IBGE , e também digital, disponível no site do instituto. O atlas tem mais de 200 mapas entre físicos, políticos e temáticos no Brasil e do mundo, com informações sobre clima, vegetação, relevo, uso da terra, demografia, economia, indicadores sociais e divisões políticas, entre outras. Constam como novidades da publicação mapas mundiais que apresentam o território do Brasil no centro do mundo. Também poderá ser vista a marcação das representações diplomáticas do Brasil no exterior e das nações que compõem o G20, grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.


SEC e universidades parceiras iniciam matrícula para selecionados no Universidade para Todos

SEC e universidades parceiras iniciam matrícula para selecionados no Universidade para Todos
Foto - Amanda Chung / SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta terça-feira (9), a matrícula para os selecionados no Programa Universidade Para Todos (UPT), que prossegue até o dia 19 de abril. Os candidatos contemplados farão a matrícula na modalidade presencial e/ou virtual, de acordo com as especificidades das universidades parceiras: UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFOB e UFSB. A iniciativa visa o fortalecimento da aprendizagem e a preparação dos estudantes do último ano e dos egressos do Ensino Médio nos processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste ano, foram disponibilizadas 19.426 vagas nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia e original de documentos como Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas através da coordenação do UPT/SEC pelo telefone 0800 285 8000 e e-mail [email protected]. As aulas serão iniciadas no dia 22 de abril.


Deputado Marquinho Viana acompanha Governador Jerônimo Rodrigues em entrega de benefícios e inaugurações em Cordeiros

Deputado Marquinho Viana acompanha Governador Jerônimo Rodrigues em entrega de benefícios e inaugurações em Cordeiros
Foto - Divulgação

No último domingo, dia 07/04, o deputado Marquinho Viana esteve em Cordeiros, em uma importante agenda ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Delci. O evento foi marcado pela entrega de diversos benefícios à população, além de inaugurações que visam melhorar a qualidade de vida dos cordeirenses. Entre os principais acontecimentos do dia, destacam-se a entrega de uma ambulância e um ônibus escolar, essenciais para garantir o acesso da comunidade aos serviços de saúde e educação. Além disso, foi inaugurada a pavimentação de ruas, um passo importante para a mobilidade urbana e o bem-estar dos moradores. Outro destaque foi a urbanização da Lagoa, uma área de lazer e convívio comunitário que agora conta com melhorias para receber os munícipes. Além disso, foi inaugurado um centro de formação de professores, demonstrando o compromisso com a educação e o desenvolvimento profissional dos docentes locais. Ainda durante o evento, foram autorizados novos investimentos nas áreas da saúde, educação e pavimentação, incluindo a pavimentação enfática em TSD da Ba 148 até a divisa de Minas Gerais. Essas medidas visam fortalecer os serviços públicos e promover o desenvolvimento sustentável do município.


PF prende na Bahia hacker suspeito de ser responsável pelo maior vazamento de dados do Brasil

PF prende na Bahia hacker suspeito de ser responsável pelo maior vazamento de dados do Brasil
Foto - Divulgação / PF

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (9/4), mandado de prisão preventiva, na cidade de Feira de Santana, contra um hacker suspeito de ser responsável pelo maior vazamento de dados do Brasil, com a divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros. O preso estava foragido desde novembro de 2023, data em que rompeu tornozeleira eletrônica que utilizava em face das investigações da Operação Deepwater, deflagrada em 19/3/2021. O detido também já foi alvo de outras operações e invasões. Em 2019, o hacker foi preso na Operação Defaced, realizada pela Polícia Civil, como suspeito de ter invadido os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG e o preso ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.


Amazônia terá R$ 730 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Amazônia terá R$ 730 milhões para combate a incêndios e desmatamento
Foto - Ricardo Stuckert / PR

“A gente vai cuidar da Amazônia como se ela fosse a coisa mais importante existente no planeta Terra, porque cuidar da Amazônia significa cuidar da vida. Cuidar dos nossos indígenas, pescadores, seringueiros, das pessoas que vivem ali. E não adianta a gente ficar daqui querendo cuidar, porque quem sabe de quem é a terra que está queimando é o prefeito. Quem conhece o fazendeiro que está desmatando é o prefeito. O prefeito conhece, ele está lá”.

A gente vai cuidar da Amazônia como se ela fosse a coisa mais importante no planeta Terra, porque cuidar da Amazônia significa cuidar da vida. Cuidar dos indígenas, pescadores, seringueiros, das pessoas que vivem ali. E não adianta a gente ficar daqui querendo cuidar, porque quem sabe de quem é a terra que está queimando é o prefeito. Quem conhece o fazendeiro que está desmatando é o prefeito"Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Com essas palavras, o presidente Lula condensou a importância do programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia, lançado nesta terça-feira, 9 de abril, no Palácio do Planalto. A iniciativa prevê R$ 730 milhões em investimentos para promover o desenvolvimento sustentável e combater o desmatamento e incêndios florestais em 70 municípios prioritários, responsáveis por 78% do desmatamento na Amazônia em 2022. São R$ 600 milhões do Fundo Amazônia e R$ 130 milhões do Floresta+. A iniciativa integra o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), relançado em junho de 2023, após suspensão na gestão anterior. A partir de agora, Governo Federal e municípios vão trabalhar interligados em investimentos e ações de proteção à Amazônia. “No Brasil, temos 40 milhões de hectares de terras degradadas. Estamos com uma forte política de recuperação desses 40 milhões de hectares, em que dá para a gente plantar o que quiser. Dá para reflorestar. O importante é a gente preservar o que temos. E quem tem que fazer isso somos nós: Governo Federal, governo estadual e prefeito”, completou o presidente Lula.


Brumado: Copa de Futsal acontece a partir do dia 18 de abril no Ginásio Antônio Alves Ribeiro

Brumado: Copa de Futsal acontece a partir do dia 18 de abril no Ginásio Antônio Alves Ribeiro
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No dia 18 de abril, quinta-feira, Brumado sediará a Copa de Futsal, uma iniciativa do Empresário e Produtor Alecarlos Pires. Como presidente da Associação de Esportes da Bahia (AESB), Alecarlos Pires compartilhou seu entusiasmo com o evento, destacando a ansiedade dos atletas e todos os envolvidos. A competição já atraiu grandes nomes do esporte e marcas reconhecidas, prometendo ser um destaque no calendário esportivo baiano. Para Alecarlos, essa iniciativa representa uma realização pessoal significativa, com a aspiração de tornar-se um evento regular no cenário esportivo local. Ele expressou sua satisfação em trazer para Brumado uma celebração esportiva de alto nível, destacando a singularidade e o caráter festivo do evento. Com a participação de atletas de destaque, a competição promete ser emocionante, elevando ainda mais o seu prestígio. O torneio contará com a presença de oito equipes representando diversas cidades, como Aracatu, Brumado, Ituaçu, Dom Basílio e Rio de Contas. É importante ressaltar que a Copa de Futsal está sendo organizada com toda a estrutura necessária, incluindo medidas de segurança e saúde para garantir o bem-estar dos atletas e dos espectadores, com a presença de policiamento para reforçar a tranquilidade do evento.


Homem cai de torre telefônica após ataque de abelhas no sudoeste da Bahia

Homem cai de torre telefônica após ataque de abelhas no sudoeste da Bahia
Foto - Reprodução / TV Sudoeste

Um incidente chocante ocorreu na terça-feira (8) no povoado de Porto Alegre, em Maracás, no sudoeste da Bahia, quando um homem caiu de uma torre telefônica após ser atacado por abelhas. A queda aconteceu de uma altura equivalente a cerca de seis metros, resultando em ferimentos graves para a vítima, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades. Segundo informações da TV Sudoeste, o homem tentou descer da torre quando foi subitamente atacado pelas abelhas. Desorientado pelo ataque, ele perdeu o equilíbrio e caiu em uma árvore próxima. Felizmente, pessoas que passavam pelo local prestaram socorro imediato ao homem, que foi encaminhado para o Hospital Municipal de Maracás. Devido à gravidade de seus ferimentos, ele foi posteriormente transferido para o Hospital Geral Prado Valadares, localizado em Jequié.


Programa de Aquisição de Alimentos vai garantir distribuição de 87 mil litros de leite por dia na Bahia

Programa de Aquisição de Alimentos vai garantir distribuição de 87 mil litros de leite por dia na Bahia
Foto - Lina Magalí / GOVBA

Foram assinados, nesta terça-feira (9), em Salvador, 21 contratos do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade leite (PAA Leite). Resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a iniciativa fortalece a agricultura familiar leiteira no estado ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão investidos R$ 20 milhões para que, ao longo de 12 meses, cooperativas, associações e laticínios distribuam, gratuitamente, 29,7 milhões de litros de leite integral de cabra e vaca. Ao todo, serão atendidos 173 municípios de 24 territórios de identidade baianos. O ato de assinatura aconteceu na presença do governador Jerônimo Rodrigues e da titular da Seades, Fabya Reis, dentre outras autoridades e beneficiários do programa. O governador falou sobre a importância da parceria com o Governo Federal, da participação das prefeituras na execução do programa e sobre a ampliação da assistência. “Vamos chegar aos 417 municípios”, garantiu Jerônimo.


Quase 40kg de drogas, arma, carregadores e munições são apreendidos pela PM em Itabuna

Quase 40kg de drogas, arma, carregadores e munições são apreendidos pela PM em Itabuna
Foto - Divulgação / SSP-BA

Policiais militares do 15º BPM e da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) Itabuna, empregados na Operação Garra de Arquimedes, apreenderam cocaína, maconha, uma pistola, carregadores e munições no bairro Antique, no município de Itabuna, na tarde de segunda-feira (8). Após denúncia anônima, os militares iniciaram diligências na região, quando visualizaram um grupo suspeito armado que, ao perceber a aproximação policial, disparou contra os agentes enquanto fugia por uma área de mata. Com a varredura no local, os pms encontraram uma pistola 380, carregadores, 117 munições, duas balanças e uma câmera de monitoramento clandestino. Além disso, foram apreendidos também 39 tabletes de pasta base de cocaína, porções da mesma droga e maconha, que equivalem a uma quantidade total de quase 40 quilos. As equipes atuavam na operação, que visa à intensificação de policiamento voltado para combate ao tráfico de entorpecentes no sul do estado. Com essas constantes ações, somente neste ano, contando com essa ocorrência, a unidade já apreendeu um total de 654kg de drogas. Todo o material apreendido foi apresentado à unidade especializada da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.


O ressurgimento do Barcelona: como a equipe de Xavi está vencendo?

O ressurgimento do Barcelona: como a equipe de Xavi está vencendo?

A 1xBet, parceira oficial de apostas do FC Barcelona, fala sobre quem e como está mudando o clube para melhor. Novo desafio: Na temporada passada, o Barcelona venceu com confiança a La Liga, mas são as performances europeias que medem o sucesso do clube. Não é fácil alcançar tais resultados agora - especialmente diante da saída dos superastros em envelhecimento e da situação financeira não tão promissora do clube. Mas a fé nos jovens jogadores, as transferências inteligentes e o apoio da 1xBet estão ajudando a reformular o clube e direcioná-lo para novos troféus.

Movimentos táticos de Xavi

Há uma opinião de que o Barcelona está seguindo o caminho do Liverpool: está se tornando cada vez mais ele mesmo, mas ainda não consegue durar por todos os 90 minutos. Xavi é frequentemente comparado a Guardiola, mas o técnico do Blaugranas está mais próximo de Klopp do que de Pep. Seus jogadores não criam uma vantagem numérica em áreas específicas do campo. Pelo contrário, eles preferem espaços abertos em vez de corredores estreitos. Ao possuir a bola, o Barça foca nos confrontos individuais e no jogo um-a-um. Os pontas criam a dinâmica ao se abrir atrás dos defensores.

Jovens líderes

O Barcelona continua a depender de jovens jogadores. Gavi (19 anos) e Pedri (20 anos) são dois jogadores que lideram o jogo para os catalães. Esta não é a temporada de estreia para ambos, mas agora a influência deles na equipe finalmente ficou clara. Pedri tem a visão do campo e define o vetor do ataque, enquanto Gavi teletransporta para o lugar desejado para dar o último passe, driblar, marcar e, em geral, fazer a audiência lembrar por que paga pela assinatura e pacote de canais esportivos. Ansu Fati deveria estar por aí em algum lugar, mas o ponta foi para o Brighton para ganhar prática de jogo, o que deve ajudá-lo no futuro.

Xavi está bem ciente da importância da integração e sucessão no sistema do clube, então Faye, Fermina, Abde e Yamal terão tempo de jogo na equipe principal.

Sangue novo

Lembre-se da transferência imperceptível de Oriol Romeu, que substituiu perfeitamente Busquets. A única coisa exigida de Romeu é pegar a bola e passá-la para seus colegas. De Jong, Pedri, Gavi, Gündo?an e Lewandowski farão o resto. Romeu não impressionará nem se destacará, assim como você não verá nenhuma mágica dele. Ele vai arar e irritar os adversários. Romeu vale cada euro dos cinco milhões que o Girona pagou por ele. A propósito, o jogador doou 600.000 euros do próprio bolso.

 

João Felix acabou sendo uma transferência um pouco controversa. O jogador saiu do Atlético por empréstimo com uma enorme bagagem de potencial não realizado. O português joga bem com a bola, pode adicionar criatividade e tomar decisões inesperadas, mas sem a bola, ele muitas vezes desliga e não participa ativamente do pressing. Xavi mudará a situação?

Potencial ofensivo

Nada mudou aqui desde a temporada passada. Lewandowski é a única escolha de Xavi para a posição de centroavante e é o cobrador de pênaltis em tempo integral. O resto da estrutura de ataque está mudando. Quando Dembélé estava na equipe, Xavi podia contar com velocidade, arrancadas constantes e chutes precisos. Sua saída é uma perda agora, mas no futuro, tornará o clube mais forte e melhorará o microclima no vestiário. Em qualquer caso, sem Dembélé, o técnico precisará mudar sua abordagem e tornar o Barça mais flexível no ataque. Raphinha e Ferran são apropriados para isso - eles são completamente diferentes e se adequam melhor ao jogo posicional.

Altos e baixos

Antes do El Clasico, os catalães estavam se movendo a um bom ritmo: tendo jogado 10 partidas na La Liga, eles conseguiram sete vitórias e três empates. Na Liga dos Campeões, eles estão ainda mais confiantes - três vitórias em três rodadas iniciais sobre Antwerp (5-0), Porto (1-0) e Shakhtar (2-1).

Até agora, a única derrota do Barcelona na temporada foi para o Real Madrid. Embora a equipe de Xavi estivesse na liderança e controlasse o jogo, eles sofreram um gol de longa distância e depois novamente nos últimos minutos. Na temporada passada, o Barça foi derrotado pelo Real Madrid no primeiro turno - 3 a 1 no Santiago Bernabeu com uma performance muito pior do que agora. Nas próximas 10 partidas da La Liga, eles venceram 9 vezes e empataram uma vez - durante esse período, eles conquistaram uma vantagem chave, permitindo que a equipe terminasse em primeiro lugar. A derrota para o Real motivou a equipe para uma série de vitórias. Como será agora?

O que é a 1xBet? A 1xBet é uma das principais empresas do setor global de apostas, com mais de 16 anos de experiência. A plataforma de jogos é visitada mensalmente por mais de 3 milhões de usuários registrados, que têm acesso às apostas com as maiores probabilidades. Mesmo o jogador mais experiente encontrará algo aqui - a 1xBet oferece apostas em todos os esportes populares e esports, além de previsões sobre eventos políticos, entretenimento e até mesmo o clima. Os fãs de outros jogos de azar têm à disposição o 1xBet Casino, caça-níqueis, poker, bingo e muitas outras opções. Ao apostar na 1xBet, as reclamações não estragarão sua experiência de jogo - a casa de apostas tem uma reputação impecável, confirmada pela colaboração com FC Barcelona, Paris Saint-Germain, LOSC Lille, La Liga, Serie A e outras marcas e organizações esportivas líderes.

Sobre a 1xBet.tv

Procurando por um site de notícias versátil com informações esportivas atualizadas? No portal 1xBet.tv, você encontrará informações relevantes e verificadas sobre futebol, basquete, vôlei, tênis, esports, corridas, MMA e outros esportes populares no Brasil. Temos estatísticas avançadas, histórico de encontros pessoais, relatórios de jogos, comentários de especialistas e outras informações úteis para previsões vencedoras. Comece o seu dia com o 1xBet.tv - o melhor portal de notícias para os fãs de esportes!

CONTINUE LENDO

Brumado: SEMEC divulga edital para seleção de monitores escolares

Brumado: SEMEC divulga edital para seleção de monitores escolares
Foto - Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Brumado divulgou nesta terça-feira (09/04/2024) o Edital do Processo Seletivo Simplificado para a seleção de monitores escolares. O objetivo é contratar 80 profissionais, além de formar um cadastro reserva, para atuar na Educação Especial, prestando apoio aos alunos com necessidades especiais matriculados nas escolas e creches municipais. O processo seletivo visa suprir a demanda por profissionais capacitados para auxiliar os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade para todos. Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital, anexos e a ficha de inscrição através do link disponibilizado pela SEMEC. 


INFORME PUBLICITÁRIO

Faça o seu Certificado Digital na CDL de Brumado

Faça o seu Certificado Digital na CDL de Brumado
Foto - Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado apresenta os beneficios do Certificado Digital: Segurança nas transações eletrônicas; Assinatura digital de documentos e e-mails, garantindo sua autenticidade; Redução de custos; Desburocratização dos processos; Redução de tempo nas transações; Eliminação de papéis. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a área de Certificação Digital da CDL de Brumado: (77) 3441-1222 ou 3441-7027.


Casal de Lagoa Real morre em acidente na BR-030 em Ibiassucê

Casal de Lagoa Real morre em acidente na BR-030 em Ibiassucê
Foto - Redes Sociais

Na última segunda-feira (8), um casal de Lagoa Real perdeu a vida em um grave acidente na BR-030, em Ibiassucê. O trágico incidente ocorreu por volta das 19h20, quando o veículo em que estavam, uma Parati, colidiu violentamente contra um Fiat Palio. Segundo informações divulgadas pela 94ª Companhia Independente da Polícia Militar de Caetité, o acidente aconteceu no trecho entre Pancadão e Caetité. O impacto da colisão foi tão severo que o casal veio a óbito no local do acidente. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais órgãos de segurança estão trabalhando para esclarecer os detalhes do ocorrido.


Brumado: Vereadores aliados elogiam articulação política de Beto Bonelly que une Édio Continha ao grupo de Fabrício Abrantes

Brumado: Vereadores aliados elogiam articulação política de Beto Bonelly que une Édio Continha ao grupo de Fabrício Abrantes
Foto - Divulgação

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, realizada na segunda-feira, dia 8 de abril, os representantes do partido Progressistas (PP) e demais partidos aliados ao grupo político liderado por Fabrício Abrantes, como o Avante, reuniram-se para expressar seus elogios à habilidosa articulação realizada pelo presidente do PP, Beto Bonelly. O reconhecimento veio pela incorporação bem-sucedida de Édio Pereira "Continha" ao projeto político encabeçado por Abrantes. Continha, anteriormente filiado ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), formalizou sua filiação ao PP no último sábado, dia 6 de abril, em um evento que marcou sua entrada no partido presidido por Beto Bonelly. Sua adesão ao grupo político liderado por Fabrício Abrantes foi vista como um passo significativo rumo à unificação de forças em prol de um projeto comum para o município de Brumado.


'Vacinas evitam doenças que podem matar', diz Lula ao ser imunizado contra a gripe

'Vacinas evitam doenças que podem matar', diz Lula ao ser imunizado contra a gripe
Foto - Ricardo Stuckert / PR

“Vou tomar a minha vacina para incentivar todas as pessoas brasileiras, homens e mulheres, adolescentes e crianças, a não ter medo de tomar a vacina”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao receber o imunizante contra a gripe, na manhã desta segunda-feira, 8 de abril, no Palácio do Planalto, durante coletiva temática do Ministério da Saúde.

 “Vou tomar a minha vacina para incentivar todas as pessoas brasileiras, homens e mulheres, adolescentes e crianças, a não ter medo de tomar a vacina”LUIZ INÁCIO LULA DA SILVAPresidente da República

Adultos e crianças de diversos grupos prioritários já podem atualizar a caderneta de vacinação em uma Unidade Básica de Saúde. A previsão é de que sejam imunizadas cerca de 75 milhões de pessoas pelo país. Neste ano, a campanha de vacinação foi antecipada devido ao aumento da circulação dos vírus respiratórios. Estados e municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul receberam o incentivo financeiro de R$ 150 milhões para mobilizar as vacinações, inclusive nas escolas. Na região Norte, a campanha foi adaptada para o período entre novembro e dezembro, devido às particularidades climáticas da região, período do Inverno Amazônico e maior circulação viral e de transmissão da gripe. No ano passado, a população da região foi imunizada no mesmo período. “Com a vacina, a gente não vira jacaré, a gente não vira o que a gente não quer. A vacina evita doenças que podem matar as pessoas”, disse o presidente ao reforçar a importância da imunização para evitar doenças e proteger a vida. A vacina aplicada contra a gripe é trivalente, o que significa que possui três tipos de cepas de vírus em combinação e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais