Luto: Morreu neste sábado (21) o empresário Zé Carvalho do Supermercado Carvalho

Luto: Morreu neste sábado (21) o empresário Zé Carvalho do Supermercado Carvalho
José Leal Ivo de Carvalho, morreu aos 87 anos de idade. (Foto: Wilker Porto | Brumado Agora)

Morreu na tarde deste sábado (21) o empresário José Leal Ivo de Carvalho, do Supermercado Carvalho. Zé Carvalho como era conhecido morreu de parada cardíaca. Zé Carvalho era um dos comerciantes mais conhecidos da cidade. Brumado perdeu um de seus maiores comerciantes da história. O supermercado Carvalho chegou a ter uma rede em Brumado, com três lojas. Atualmente um supermercado funcionava na Rua Mário Meira, ao lado do Bradesco. O corpo de Zé Carvalho será velado na casa em que residia na Praça Coronel Zeca Leite [Praça da Prefeitura]. O sepultamento acontecerá no Cemitério Santa Inês neste domingo (22) às 14h.

 
 


 

 

Biografia de Zé Carvalho, Por Antônio Torres

 


 

José Leal Ivo de Carvalho nasceu em Salvador/BA, no dia 28 de junho de 1926, embora sua família seja originária de Caculé. É filho de Julieta Leal Ivo de Carvalho e de Antônio Deolino de Carvalho. São seus irmãos do primeiro casamento de seu pai: Maria do Carmo, José, Deolindo José, Maria do Rosário, Luiz e Maria da Gloria Leal Ivo de Carvalho. Do segundo casamento com a senhora Beatriz Gil Ferreira de Carvalho: Abílio de Carvalho Sobrinho, Osório Gil Ferreira de Carvalho, Maria Deolinda Ferreira de Carvalho, Jorge Gil Ferreira de Carvalho, Maria Carmelita Gil Ferreira de Carvalho, Maria das Graças Gil Ferreira de Carvalho, Teobaldo Gil Ferreira de Carvalho e Francisco Gil Ferreira de Carvalho. A sua infância foi exercida com muito trabalho. Aos onze anos de idade, foi para Contendas do Sincorá trabalhar como balconista para o tio José Olímpio Neves que aí estava estabelecido comercialmente com a empresa J. O. Neves, fundada em 20 de abril de 1935. A empresa, acompanhando os trilhos da estrada de ferro, instalou-se em Ourives, por cinco anos, em Umburanas (distrito de Brumado), por mais cinco anos e depois, em 1945, em Brumado, onde seu Zé Carvalho assumiu a gerência da empresa. Com apenas 19 anos de idade, comandou a J. O. Neves & Cia Ltda. – a maior referência comercial do sertão baiano –. A empresa abastecia Brumado e região, além de outros estados, com uma gama de produtos como açúcar, sal, trigo, querosene, gasolina, bebidas e outros produtos do ramo no varejo e atacado.

Morreu na tarde deste sábado (21) o empresário José [Zé] Carvalho Leal, do Supermercado Carvalho. Ainda não há informações sobre a causa de sua morte. Zé Carvalho era um dos comerciantes mais conhecidos da cidade. Brumado perdeu um de seus maiores comerciantes da história. O supermercado Carvalho chegou a ter uma rede em Brumado, com três lojas. Atualmente um supermercado funcionava na Rua Mário Meira, ao lado do Bradesco.

 

Biografia de Zé Carvalho, Por Antônim Torres

 

José Leal Ivo de Carvalho nasceu em Salvador/BA, no dia 28 de junho de 1926, embora sua família seja originária de Caculé. É filho de Julieta Leal Ivo de Carvalho e de Antônio Deolino de Carvalho.

 

São seus irmãos do primeiro casamento de seu pai: Maria do Carmo, José, Deolindo José, Maria do Rosário, Luiz e Maria da Gloria Leal Ivo de Carvalho. Do segundo casamento com a senhora Beatriz Gil Ferreira de Carvalho: Abílio de Carvalho Sobrinho, Osório Gil Ferreira de Carvalho, Maria Deolinda Ferreira de Carvalho, Jorge Gil Ferreira de Carvalho, Maria Carmelita Gil Ferreira de Carvalho, Maria das Graças Gil Ferreira de Carvalho, Teobaldo Gil Ferreira de Carvalho e Francisco Gil Ferreira de Carvalho.

 

A sua infância foi exercida com muito trabalho. Aos onze anos de idade, foi para Contendas do Sincorá trabalhar como balconista para o tio José Olímpio Neves que aí estava estabelecido comercialmente com a empresa J. O. Neves, fundada em 20 de abril de 1935. A empresa, acompanhando os trilhos da estrada de ferro, instalou-se em Ourives, por cinco anos, em Umburanas (distrito de Brumado), por mais cinco anos e depois, em 1945, em Brumado, onde seu Zé Carvalho assumiu a gerência da empresa. Com apenas 19 anos de idade, comandou a J. O. Neves & Cia Ltda. – a maior referência comercial do sertão baiano –. A empresa abastecia Brumado e região, além de outros estados, com uma gama de produtos como açúcar, sal, trigo, querosene, gasolina, bebidas e outros produtos do ramo no varejo e atacado.

 

José Carvalho cursou apenas o primário, contudo, por se tratar de uma pessoa inteligente, dinâmica, muito competente, honesta e trabalhadora, além de comandar a empresa J. O. Neves & Cia Ltda., foi convidado, em abril de 1954, aos 28 anos de idade, para ser gerente do Banco Econômico S.A., em Brumado, com pleno êxito em sua nova função. Em 1969, findaram as suas atividades bancárias.

 

Casou-se em 18/11/1953, aos 27 anos de idade, com Nilza Neves Novaes, de 28 anos, nascida em Caetité, no dia 30/09/1925, filha de Almerinda Neves Novais e Crescêncio Francisco de Novaes (Ibiassucê termo de Caculé). Foram testemunhas do casamento religioso José Olímpio Neves e Crescêncio Novaes, com celebração do Padre Antônio Fagundes. O casamento no civil foi realizado em audiência especial, na residência do noivo, em presença do Juiz de Direito Walter Barbosa da Silva, sendo testemunhas do noivo: o médico Oldack de Carvalho Neves, sua esposa Suzana Maciel Neves, Cantídio Trindade, Vicente Quezado Leite e Dona Olga Quezado Leite (primeiro gerente do Banco Econômico S.A. da agência de Brumado, o qual indicou José Carvalho para ficar em seu lugar). Foram testemunhas da noiva: Deolindo José de Carvalho, Maria do Carmo de Carvalho Duarte Ferreira, Arthur Alves Neves e dona Zilda Lima Neves. Além das testemunhas, estiveram presente José Olímpio Neves, Almerinda Neves Novais, Durvalina Deolinda de Carvalho Neves e Maria Madalena Lôbo, estes assinaram a ata do casamento. Após o matrimônio, a senhora Nilza Neves Novaes passou a assinar Nilza Neves de Carvalho. Dessa união, nasceu o filho José Marcos de Carvalho (falecido aos 42 anos de idade).

 

Em 1968, passa a gerência da J. O. Neves & Cia Ltda. para o irmão Luiz Ivo Leal de Carvalho e empreende a construção de um supermercado com a razão social de Comercial Carvalho Ltda., inaugurado em janeiro de 1970, sendo o pioneiro nesse ramo e grande novidade para a cidade. Versátil e dinâmico, empresário de visão, associa-se à ABASE – Associação Bahiana de Supermercados, de cuja diretoria fez parte como um de seus membros por muitos anos. Participou de vários encontros de supermercadistas do Brasil e do mundo com participação, inclusive, nos EUA e no México.

 

O vereador Laudelino Marinho Ribeiro apresentou uma Moção de aplausos e congratulações à firma Comercial Carvalho Ltda. pela inauguração do Supermercado Carvalho, assinada por todos os vereadores – Moção de 11/11/1971 – e mereceu do senhor José Leal Ivo de Carvalho, em 25/12/1971, os agradecimentos pela Moção de aplausos e congratulações pela inauguração do Supermercado Carvalho.

 

Revolucionário no comércio, patrocinou eventos importantes e espetáculos com cantores diversos, sorteios, brindes, eventos esportivos, concomitantemente divulgando a sua empresa, e promoveu o desenvolvimento da cultura e da arte.

 

Diante do êxito comercial, empreendedor de visão aguçada, por conta da demanda, construiu mais duas lojas que, depois de muito tempo, em 1994, com a crise econômica, foram desativadas. Sempre esteve atualizado, principalmente com o seu ramo de negócios. Lia todas as revistas pertinentes e as de conhecimento geral, além de jornais, informando-se das novidades que enriqueciam o seu cabedal de saber.

 

Homem católico e solidário, sempre procura fazer o bem e contribui para as obras sociais da Igreja e dos festejos patrocinados. Crê na força do Espírito Divino, pois o homem foi feito para construir, e não destruir, e sem soluções mágicas. Pratica a caridade com a solidariedade necessária. É incapaz de qualquer indelicadeza. Honesto e justo, reuniu entre seus amigos o Monsenhor Antônio Fagundes, Élcio Carmo, Érico Amorim, José Olímpio Neves, Oldack Neves, Cantídio Trindade e um grande número de outras pessoas. No seu dizer, todos os brumadenses são seus amigos, porquanto não tem inimigos. Apesar da idade provecta, continua a administrar o seu comércio, do qual está afastado no momento por conta de um AVC que lhe impôs limitações físicas.

 

Aposentou-se em 2 de novembro de 1978, apesar de, continuou a administrar seu patrimônio ao lado do filho José Marcos de Carvalho (falecido).

 

Brumado é a terra que adotou e escolheu para viver. Aqui construiu família e fez sua história, participando do Rotary Club e é fiel católico, participante de todas as manifestações sociais. Aqui teve filho e netas com quem divide as alegrias da vida. 


Comentários
  • JORJAO NEGRO JORGE

    DESCANSE EM PAZ SR.JOSE CARVALHO QUE CRISTO ILUMINE AONDE ESTIVER

  • Antonio Novais Torres

    Foi um choque quando soube da morte de seu Zé Carvalho, amigo e pessoa boníssima, estou sentido com o seu desaparecimento. Envio ao seus familiares os pêsames de nossa família nesse momento de dor, mas é o destino de todos nós, daí a necessidade da conformação e pedir forças a Deus para suportar a saudade do ente querido.

  • Pagão - João Batista

    meus sentimentos aos familiares de Seu Zé, amigos e companheiro.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais