Artigo: Correr e ouvir música, uma boa combinação?

Artigo: Correr e ouvir música, uma boa combinação?

Por AGTM Comunicação

 

 

 

Uma questão que divide opiniões: correr na rua escutando música ou não? Duas atividades em que juntas podem proporcionar uma sensação de prazer inexplicável para quem corre e ao mesmo tempo pode distrair demais o corredor dos sons ambientes como buzinas ou instruções em provas. Alguns estudos demonstram que escutar música enquanto corre reduz a percepção de intensidade do exercício em cerca de 10%. A noção de esforço do corredor é reduzida e ele tem a sensação de que pode correr mais rápido e por mais tempo. De acordo com Haley Guimarães, educador físico e ergonomista, um ponto negativo dessa prática na corrida é o fato de o corredor se distanciar dos outros sons produzidos pelo ato de correr, como a respiração e o impacto das passadas, que são informações importantes. O educador físico diz que vale a pena contar com a música em corridas de intensidades leves e moderadas, e as que exigem mais concentração é recomendado ficar atento aos estímulos do corpo durante a corrida.

Por AGTM Comunicação

Uma questão que divide opiniões: correr na rua escutando música ou não? Duas atividades em que juntas podem proporcionar uma sensação de prazer inexplicável para quem corre e ao mesmo tempo pode distrair demais o corredor dos sons ambientes como buzinas ou instruções em provas.

Alguns estudos demonstram que escutar música enquanto corre reduz a percepção de intensidade do exercício em cerca de 10%. A noção de esforço do corredor é reduzida e ele tem a sensação de que pode correr mais rápido e por mais tempo.

De acordo com Haley Guimarães, educador físico e ergonomista, um ponto negativo dessa prática na corrida é o fato de o corredor se distanciar dos outros sons produzidos pelo ato de correr, como a respiração e o impacto das passadas, que são informações importantes. O educador físico diz que vale a pena contar com a música em corridas de intensidades leves e moderadas, e as que exigem mais concentração é recomendado ficar atento aos estímulos do corpo durante a corrida.

Renara Afonso corre há 2 anos e costuma ouvir música enquanto corre, mas de acordo com a corredora não é uma obrigação nos treinos, deve ser praticado com moderação. Para ela, deixar o mp3 em casa também é bom, pois assim consegue ouvir como sua respiração responde aos treinos, além de pensar nas coisas da vida.

Momentos felizes e marcantes de nossas vidas geralmente são acompanhados de "músicas-temas”. Mas tem aqueles momentos em que o som ambiente se torna música para os nossos ouvidos. É quando o corredor entra em sintonia consigo mesmo e com o ambiente para escutar apenas o som da sua respiração.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais