Laboratório chinês testa deter a pandemia 'sem vacina', com medicamento que pode acelerar a cura dos doentes e imunizar

Laboratório chinês testa deter a pandemia 'sem vacina', com medicamento que pode acelerar a cura dos doentes e imunizar Foto - Wang Zhao / AFP

Em uma entrevista à agência de notícias AFP, o diretor do Centro de Inovação Avançada em Genômica de Beida, Sunney Xie relatou que pesquisadores chineses estão desenvolvendo um tratamento capaz de interromper a pandemia da Covid-19. O medicamento, em fase de testes na prestigiada Universidade de Pequim, permitiria não apenas acelerar a cura dos doentes, mas também imunizar temporariamente contra a Covid-19. De acordo com informações do G1, um estudo sobre esta pesquisa, publicado no domingo na revista especializada "Cell", considerou que é um "remédio" potencial contra a doença e apontou que permite acelerar a cura. "Somos especialistas em sequenciamento de células únicas, não imunologistas, ou virologistas. Quando constatamos que nossa abordagem nos permitiu encontrar um anticorpo que neutraliza (o vírus), ficamos muito felizes", comentou o professor Xie. Segundo ele, o tratamento pode estar disponível antes do final do ano, a tempo de uma nova ofensiva de inverno contra a Covid-19. 


Após intenso debate, Moção de Repúdio ao prefeito Eduardo Vasconcelos é aprovada por maioria dos vereadores

Após intenso debate, Moção de Repúdio ao prefeito Eduardo Vasconcelos é aprovada por maioria dos vereadores Foto - Divulgação / Ascom / CMB

A sessão desta segunda-feira (18) foi marcada por um intenso debate entre situação e oposição, o qual confirmou a tendência que essa será a atmosfera dominante na Casa Legislativa de agora em diante. Originário de um vazamento de um áudio que continha uma entrevista com o chefe do executivo brumadense, a maioria dos vereadores apresentou uma Moção de Repúdio ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), pois, segundo eles, foi feito um ato de desrespeito às instituições do TCM, TJBA e a imprensa local. As discussões foram acaloradas, onde os membros da situação afirmaram que a referida moção era totalmente desnecessária e que tinha apenas o objetivo político. Já os oposicionistas, com sua argumentação mais impactante, discordaram dessa colocação e reafirmaram que o comportamento do alcaide foi inaceitável e, por isso, o repúdio era totalmente pertinente. A situação começou a se acalmar, quando o vereador Dudu Vasconcelos, que é filho do prefeito, pediu perdão em nome do seu pai, caso ele realmente tenha usado de uma terminologia chula e ofendido as referidas instituições. Ele alegou, no entanto, que não ouviu o áudio da entrevista, mas, caso houvesse procedência que o pedido de perdão era factível. Após os intensos debates, com a participação de todos os edis, a moção foi aprovada por 7 votos a 5.


Vereador Dudu Vasconcelos pede perdão pelas palavras ofensivas do pai ao TCM; 'se ele falou isso que seja perdoado'

Vereador Dudu Vasconcelos pede perdão pelas palavras ofensivas do pai ao TCM; 'se ele falou isso que seja perdoado' Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Tendo como mote principal as fortes discussões em torno das declarações ácidas do prefeito Eduardo Vasconcelos contra o TCM e outras instituições numa entrevista cedida à imprensa local, o que, inclusive motivou a apresentação de uma Moção de Repúdio, a sessão dessa segunda-feira (18) teve um clima mais acirrado de discussões, mas, mediante a nuvem de conjecturas e acusações, um posicionamento acabou chamando muito a atenção, o qual foi protagonizado pelo vereador Dudu Vasconcelos, que é filho do atual gestor municipal. Em meio aos intensos debates entre situação e oposição que circulavam entre o repúdio, o uso político das declarações e até da falta de bom senso, o referido parlamentar fez uma declaração que realmente chamou a atenção ao citar que “se realmente meu pai disse essas palavras de caráter chulo contra o TCM, - pois eu não tive acesso ao áudio -, eu peço perdão em nome dele”. Imediatamente os oposicionistas se arrefeceram de suas investidas verbais, pois segundo eles, a declaração do próprio filho do prefeito já era o bastante para comprovar o teor ofensivo da entrevista e justificava a moção de repúdio.

INFORME PUBLICITÁRIO


Café Brumado - O Sabor Encontrado

Café Brumado - O Sabor Encontrado

Encontrado em todos os supermercados e mercearias, o Café Brumado - O Sabor Encontrado - é uma boa pedida para quem prioriza a qualidade, sabor inigualável e inúmeros benefícios a saúde.


Brumado: após luta contra doença, morre a estudante Naiara Cruz Silva

Brumado: após luta contra doença, morre a estudante Naiara Cruz Silva Foto - Arquivo Familiar

No último domingo (17), faleceu na UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, Naiara Cruz Silva, de 13 anos. A jovem estudante estava em tratamento há algum tempo, lutava contra uma doença chamada púrpura. Após dias internada na UTI, a jovem não resistiu as complicações da doença e veio a óbito. Filha de Martineia de Souza Cruz e Arnaldo Ferreira Silva, a menina era  aluna da rede municipal, tendo estudado no Colégio Manoel Fernandes, na Escola Scheilla Barreto e, até então, na Escola Clarice Morais. Naiara sempre foi uma menina alegre, amada por todos e gostava de estar sempre na escola. Mesmo com a saúde abalada, mantinha o ritmo escolar e gostava do contato com os colegas. Ela tinha o sonho de ser uma cantora gospel.


Concurso da PM: resultado provisório é divulgado

Concurso da PM: resultado provisório é divulgado Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Nesta terça-feira (19), foi divulgado no Diário Oficial do estado da Bahia o resultado provisório do concurso público para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. De acordo com o edital, os candidatos poderão consultar a lista provisório de classificados e entrar com recurso em até dois dias úteis, contados a partir do dia 20 de maio. O questionamento deve ser feito exclusivamente através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), que organiza o concurso.  Ao todo, serão disponibilizadas 2,5 mil vagas de nível médio para as duas corporações - sendo mil policiais militares e 250 bombeiros militares, com ingresso em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público apenas em 2021. O candidato aprovado será designado de acordo com a região de classificação - município/sede para o qual se inscreveu. (Veja a lista).


Ministro anuncia que Exército vai ajudar a concluir obras da Fiol na Bahia

Ministro anuncia que Exército vai ajudar a concluir obras da Fiol na Bahia Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na última segunda-feira (18), durante a vistoria técnica à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em São Desidério (BA), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas anunciou que o Exército Brasileiro deve assumir as obras do Lote 6 obra da Fiol. "O Exército vem fazendo um trabalho extraordinário, como foi feito nas obras da BR-163/PA, e agora vai participar das obras do trecho entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério", destacou o ministro, em nota. O 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), de Barreiras, e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, serão responsáveis pela conclusão do Lote 6, entre Bom Jesus da Lapa (BA) e São Desidério (BA). De acordo com informações do BNews, o ministro percorreu um trecho da ferrovia e visitou o canteiro de obras e uma fábrica de dormentes em São Desidério. A cidade é considerada o maior produtor de grãos do país - em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola da cidade chegou a R$ 3,63 bilhões, um novo recorde para o agronegócio baiano e será beneficiada com a possibilidade de escoar a produção sobre trilho. As obras são divididas em dois trechos: Fiol 1 lhéus (BA)/Caetité(BA) e Fiol 2 Caetité(BA)/Barreiras(BA). O trecho 2 da Fiol, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), tem 485,4 km de extensão, conta com investimento de R$ 2,7 bilhões e encontra-se com 39% das obras executadas. De acordo com o Minstério da Infraestrutura, seu traçado busca conectar a região produtora de grãos do oeste da Bahia ao porto de Ilhéus. Já o trecho 1 está com o seu projeto de concessão encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para, em seguida, ter a publicação do edital de leilão, previsto para o final de 2020.


Aracatu: 04 pessoas tem resultado negativo para Covid-19

Aracatu: 04 pessoas tem resultado negativo para Covid-19 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em Boletim Epidemiológico Covid-19 publicado nesta segunda-feira, 18 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracatu informou que há no município 15 casos suspeitos da doença, 06 aguardam coleta, 04 foram descartados,  03 casos testaram positivo para a doença, destes 02 já se curaram.


Brumado: 140 pessoas tiveram resultado negativo para Novo Coronavírus

Brumado: 140 pessoas tiveram resultado negativo para Novo Coronavírus Foto - Divulgação

Em Boletim Informativo Coronavírus - Covid-19  divulgado nessa segunda-feira (18), às 17h59, pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, 140 casos notificados da doença tiveram resultado negativo. São atualmente 824 casos notificados suspeitos da doença, 09 casos confirmados, 08 curados, 36 aguardam resultado a ser emitido pelo Lacen, e não há internação em decorrência do vírus. A secretaria informa também que 1 caso foi confirmado por teste rápido.

INFORME PUBLICITÁRIO


Cimento Zebu - Maior durabilidade, melhor desempenho e performance

 Cimento Zebu - Maior durabilidade, melhor desempenho e performance

Conheça o Cimento Zebu: o mais forte, maior durabilidade, melhor desempenho e performance. Distribuição do Cimento Zebu para toda a região - Chuchu do Cimento. Rua Teodora da Silva Leite, 491, bairro Santa Tereza, em Brumado. Contato: (77) 99973-2206.


Brumado: pagamento da cota única do IPTU 2020 é adiado para o 31 de julho

Brumado: pagamento da cota única do IPTU 2020 é adiado para o 31 de julho Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado alterou os prazos de lançamento e pagamento do IPTU para o exercício 2020. De acordo com o documento, ficam alterados os prazos de lançamento e pagamento do IPTU estabelecido no Calendário Fiscal de Tributos e Rendas do Município de Brumado, da seguinte forma: o imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser pago em cota única, até o dia 31 de julho de 2020, com redução de 10%. O contribuinte que não pagar o IPTU, em cota única, até a data do vencimento, deverá liquidá-lo em até 06 parcelas mensais consecutivas, porém, sem a redução de 10%. No caso de pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela ocorrerá na mesma data estabelecida para o pagamento da cota única 31/07/2020 sendo as outras nas datas de 31/08/2020, 30/01/2020 e 21/12/2020.  A parcela não paga no vencimento, somente poderá ser recolhida com os acréscimos legais: multa de mora, juros de mora e atualização monetária. A vereadora Ilka Abreu (DEM) apresentou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que dispõe sobre a prorrogação por até 90 (noventa) dias do vencimento da cota única ou parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020, em função dos impactos da pandemia do COVID-19. A PL foi aprovada pelo Legislativo.


Covid-19: Mais de 254 mil pessoas já foram diagnosticadas com coronavírus no Brasil

Covid-19: Mais de 254 mil pessoas já foram diagnosticadas com coronavírus no Brasil Foto - Divulgação

Desde que a pandemia pelo novo coronavírus chegou ao Brasil, 254.220 pessoas já foram diagnosticadas com a doença. Deste número, 100.459 pessoas se recuperaram depois contrair a doença, o que representa 39%. Além disso, outras 136.969 ainda aguardam resultado para saber se estão com a Covid-19. Apesar disso, o número de mortes decorrentes do coronavírus também não para de crescer e, até agora, foram registrados 16.792 óbitos confirmados enquanto 2.277 outros casos aguardam confirmação. Esses são os dados oficiais do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (18), com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas continuam como os mais atingidos pela doença no país. Enquanto isso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem como os estados com menor casos de doentes e mortes. 


Bahia tem 8881 casos confirmados de Covid-19 e 312 óbitos

Bahia tem 8881 casos confirmados de Covid-19 e 312 óbitos Foto - Divulgação

A Bahia registra 8.881 casos confirmados de Covid-19, o que representa 12,73% do total de casos notificados no estado e 312 óbitos. Cumpre ressaltar que no dia 18 de maio de 2020, 300 casos confirmados aguardam reconhecimento dos municípios e não foram incluídos na análise do boletim, assim, constaram na análise 8.581 casos (faixa etária, sexo e tabela de municípios). Desta forma, os dados apresentados no boletim desta segunda-feira (18) consideram apenas os 8.581 casos já com definição do município. Considerando o número de 8.581casos confirmados, 2.407 recuperados e 312 óbitos, 5.862 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.? Na Bahia, 1.086 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.? Os casos confirmados ocorreram em 211 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,07%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.119,06), Itabuna (2.992,17), Ipiaú (2.790,31), Ilhéus (2.390,24) e Salvador (1.854,23). ?O boletim epidemiológico registra 28.423 casos descartados e 69.717 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.?


Rio do Antônio: paciente é submetido a teste rápido e aponta positivo para Covid-19

Rio do Antônio: paciente é submetido a teste rápido e aponta positivo para Covid-19 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Antônio informou que, na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, tomou conhecimento de 01 (um) caso que testou positivo para o Coronavírus, após submeter ao Teste Rápido em Laboratório Particular, realizado espontaneamente pelo acometido. “Trata-se de uma pessoa em retorno de outro estado, após ser dispensado pela empresa onde trabalhava, e que desde o seu ingresso no município, no dia de hoje, encontra-se em isolamento social e vem sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde, por já ter apresentado com alguns possíveis sintomas da Covid-19, desde a sua partida. Reiteramos o pedido para que toda a população obedeça às orientações e determinações para o combate ao Coronavírus”, informou a secretaria.  O município conta atualmente com 125 pessoas em monitoramento, 6 casos monitorados em isolamento, 2 casos suspeitos, e 1 confirmado com teste rápido.


Anagé: Homem é detido após invadir casa de prefeita

Anagé: Homem é detido após invadir casa de prefeita Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Anagé se manifestou, no último (16), sobre a confusão ocorrida na tarde da última sexta-feira (15), na residência da prefeita Elen Zite Pereira. Segundo a nota, por volta das 14h, um senhor adentrou na residência  da gestora municipal exaltado, violento e em possível surto. Durante a situação, o para-brisa de um carro estacionado dentro da casa foi danificado, com o uso de um capacete arremessado pelo indivíduo, mas nenhum dano físico foi causado aos ocupantes da residência e nem ao indivíduo que adentrou a casa. “A Prefeitura Municipal de Anagé informa que a situação foi contornada com a presença da Polícia Militar e o indivíduo foi conduzido a delegacia. Sobre a motivação do ocorrido ter relação a pendências financeiras, a gestão esclarece que a informação não procede. Após a reação violenta e encaminhamento a delegacia, a situação ficou apaziguada e a Prefeita Elen Zite continuou a execução da sua agenda de trabalhos para a prefeitura”, informou a nota. 


PIB cai 1,2% no primeiro trimestre do ano

PIB cai 1,2% no primeiro trimestre do ano Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 1,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre de 2019. A queda interrompe a trajetória de crescimento iniciada no primeiro trimestre de 2017. O dado é do Monitor do PIB, divulgado hoje (18) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo a FGV, o PIB cresceu 0,1% na comparação com o primeiro trimestre do ano. Considerando-se apenas o mês de março, que foi quando começaram as medidas de isolamento para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o PIB caiu 5,3%, em relação a fevereiro, e 1,1% na comparação com março do ano passado. “É inegável que o ano de 2020 será marcado pela forte desaceleração econômica em decorrência da pandemia de covid-19; passamos do lento ritmo de crescimento observado nos três últimos anos à acelerada retração, que está apenas no início” afirma o coordenador do Monitor do PIB da FGV, Claudio Considera.


Brumado: Jovem de Livramento que morreu no Centro de Atendimento ao Coronavírus testa negativo para Covid-19

Brumado: Jovem de Livramento que morreu no Centro de Atendimento ao Coronavírus testa negativo para Covid-19 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora informou nesta segunda-feira (17) que a paciente que veio a óbito no Centro de Atendimento ao Coronavírus, em Brumado, com suspeita de coronavírus, teve resultado de teste negativo para a doença. “Continuamos o apelo para que a população siga as orientações da Sesau e, quando possível, fique em casa”, informa a secretaria. 


Empresa testa em humanos vacina contra Covid-19 e tem resultados positivos

Empresa testa em humanos vacina contra Covid-19 e tem resultados positivos Foto - Divulgação

Conforme balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até a última sexta-feira (15), atualmente há 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas. Entre elas, 8 estão em fase clínica e 110 em fase pré-clínica. Dentre as em fase clínica está a da empresa americana de biotecnologia Moderna, a qual anunciou nesta segunda-feira (18) ter obtido resultados "positivos preliminares" na fase inicial de ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus. Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários. De acordo com informações do G1, a empresa informou ainda que a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam. "A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural", disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em comunicado. Isso sugere que, embora não seja a prova final, a vacina desencadeia uma resposta imune. Para a empresa, a vacina "tem potencial para prevenir o Covid-19". O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu 500 milhões de dólares para essa potencial vacina.


Suspensão de aulas e eventos é prorrogada por mais 15 dias na Bahia

Suspensão de aulas e eventos é prorrogada por mais 15 dias na Bahia Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Válido até esta segunda-feira (18), o Decreto n° 19.586, que determina a suspensão das aulas e de eventos com mais de 50 pessoas em toda a Bahia, foi mais uma vez prorrogado pelo Governo do Estado e segue vigente até o dia 2 de junho.  Anunciada pelo governador Rui Costa, no final da manhã, a prorrogação visa evitar o avanço acelerado do novo coronavírus e será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (19). Além disso, segue suspenso o transporte coletivo intermunicipal em 171 cidades baianas que registraram novos casos da Covid-19 recentemente. O governador lembrou que os dados da doença em todo o território estão sendo acompanhados constantemente. “É necessário suspender por, pelo menos, mais 15 dias, a realização das aulas e dos eventos que geram aglomeração de pessoas. Estamos acompanhando a situação em cada cidade e região, para que as medidas levem em consideração o crescimento de casos em cada uma delas. Em virtude disso, qualquer análise mais consistente de retorno à normalidade das atividades só poderá ser feita após esse período de 15 dias”, ponderou.  O decreto determina que fiquem suspensas, durante o período de vigência, as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além, da abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.


Campanha contra gripe inicia nova etapa de vacinação

Campanha contra gripe inicia nova etapa de vacinação Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Começa hoje (18) a segunda etapa da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que pretende imunizar até o dia 5 de junho mais 36,1 milhões de pessoas, número que corresponde a 90% do público-alvo dessa etapa. Nesta etapa, a campanha tem como foco principal os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Já a primeira etapa (da terceira fase da campanha) teve como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. De acordo com o balanço mais atualizado do Ministério da Saúde, 60,5% do grupo prioritário tinham sido vacinados contra a influenza nas duas primeiras fases da campanha, o que corresponde a um total de 39,6 milhões de doses da vacina aplicadas.


Brumado: Vende-se casa parcialmente construída na Lagoa do Arroz

Brumado: Vende-se casa parcialmente construída na Lagoa do Arroz Foto - Divulgação

Vende-se uma casa em andamento com três quartos, uma sala, um banheiro e área. O imóvel possui tamanho de 10m / 23m construídos e 8 / 14 de laje já batida. A casa está situada a 04 km de Brumado, na Lagoa do Arroz. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 77 9 9985-2325.


Vereadores irão apresentar Moção de Repúdio ao prefeito Eduardo Vasconcelos por desrespeito ao TCM e a outras instituições constituídas

Vereadores irão apresentar Moção de Repúdio ao prefeito Eduardo Vasconcelos por desrespeito ao TCM e a outras instituições constituídas Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As declarações dadas pelo prefeito Eduardo Vasconcelos em recente entrevista ao repórter Lay Amorim do Site Achei Sudoeste acabaram gerando um grande desconforto político, já que muitos não aceitaram o conteúdo ofensivo de suas palavras. Questionado a princípio pelo fato de que o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios imputou uma multa no valor de R$ 4 mil reais ao gestor além de o condenar a devolver o montante de R$ 17 milhões aos cofres do Fundeb (Educação), Eduardo Vasconcelos elevou muito o tom, de forma ácida, acabou acusando e ofendendo o egrégio tribunal e também o conselheiro relator Paulo Marconi, que tem uma reputação ilibada e que, da forma como foi feita a colocação, isso foi desrespeitado pelo prefeito. As ofensas acabaram, inclusive indo para o lado chulo, onde o chefe do executivo afirmou em alusão ao TCM que “só tem 3 estados do Brasil que tem essa merda” e ainda disparou, “professor aí tem político que tirou isso da gaveta, agora que não tem mais coisa aí, tem o dedo grosso dos Bonfá, está vendo que eles estão atuando forte aí, só não enxerga quem não quer. Nós estamos na Bahia, da operação Faroeste, veja o que você vai botar aí, não vai botar merda não”, o que nós compreendemos como uma coação ao referido repórter e a imprensa local, como também ao Tribunal de Justiça da Bahia. Diante disso, nós representantes do Legislativo, não aceitamos e repudiamos de forma veemente qualquer ofensa e/ou acusação proferida pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos em face do Tribunal de Contas da Bahia, Tribunal de Justiça da Bahia ou qualquer família do município de Brumado. A Moção será apresentada na sessão do Poder Legislativo desta segunda-feira (18).


Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza

Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020, que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação. De acordo com a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos. O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção. A nota foi elaborada com base nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa.