Brumado: moradora da Travessa Maria Cardoso denuncia que alguns vizinhos estão colocando lixo na via fora do horário

Brumado: moradora da Travessa Maria Cardoso denuncia que alguns vizinhos estão colocando lixo na via fora do horário Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Uma moradora da Travessa Maria Cardoso, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, denuncia que alguns vizinhos não estão respeitando o horário da coleta seletiva de lixo. Em relato enviado a redação do Agora Sudoeste, a mulher, que preferiu não se identificar, disse que alguns dos moradores  estão jogando lixo na rua fora do horário, inclusive aos domingos. Ela solicita que a comunidade local respeite os horários para evitar o acúmulo de lixo no local e a proliferação de insetos.


Livramento: homem é detido por porte de drogas; acusado responde por homicídio praticado na cidade de Vitória da Conquista

Livramento: homem é detido por porte de drogas; acusado responde por homicídio praticado na cidade de Vitória da Conquista Foto - Divulgação / Polícia Militar

Em ronda pelo município de Livramento de Nossa Senhora, na madrugada desta segunda-feira (18), uma guarnição da 46ªCIPM avistou um veículo obstruindo a via pública, estando estacionado em desacordo com as normas do Código Trânsito Brasileiro nas imediações da Praça Coronel Zezinho Tanajura. Ao iniciar a abordagem ao veículo, um dos ocupantes, segundo a polícia, bastante agitado e visivelmente embriagado, faltou com o respeito e desacatou os policiais. Devido ao fato, foi dada a voz de prisão, sendo necessário utilizar da força para contê-lo. De acordo com informações da polícia, ele responde por tráfico de drogas e um homicídio praticado na cidade de Vitória da Conquista. Foi realizada busca minuciosa ao veículo sendo encontrado um cigarro de uma substância análoga á maconha e certa quantidade de uma substância análoga á cocaína. Todo material, o detido e o condutor do veículo foram conduzidos e apresentados na delegacia de Polícia Civil.


Brumado: UBS Juvêncio de Souza Lima realizou evento em homenagem ao mês da mulher

Brumado: UBS Juvêncio de Souza Lima realizou evento em homenagem ao mês da mulher Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na sexta-feira (15), foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Juvêncio de Souza Lima, no Distrito de Itaquaraí, em Brumado, evento em alusão ao mês da mulher. Na ocasião, a enfermeira Lainara Bonfim ministrou uma palestra sobre saúde da mulher, também houve um mutirão de atividades como verificação de pressão arterial e glicêmia, resultados e pedido de mamografia e preventivo. No final foi feito um sorteio de brindes que foram doados pelos comércio, manicures e cabeleleiros da comunidade.

INFORME PUBLICITÁRIO


RotSat: aproveite a promoção e contrate o rastreamento de seu veículo; confira as vantagens

 RotSat: aproveite a promoção e contrate o rastreamento de seu veículo; confira as vantagens

A RotSat, líder em recuperação de veículos, está com promoção por tempo limitado. Sem custo de instalação, sem adesão e comece a pagar com até 30 dias. Adquira já equipamentos com alta precisão de localização e bloqueio, que possuem um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para sua frota, sem custo de instalação, sem adesão e comece a pagar com até 30 dias. RotSat - (77) 3453-1734 / 77 9.9990-3048, ou [email protected]. Acesse: www.rotsat.com.br. Avenida centenário, 1530 A.


Em domingo eletrizante, Baianão conhece semifinalistas e rebaixado

Em domingo eletrizante, Baianão conhece semifinalistas e rebaixado Foto - Maurícia da Matta / EC Vitória

Um domingo eletrizante, com mudanças de posições no G-4, e no rebaixamento, até os últimos minutos. Assim foi a última rodada da primeira fase da Série A do Baianão 2019. Para ninguém colocar defeito, o estadual foi só emoção. No final, Bahia de Feira, Atlético, Bahia e Vitória da Conquista se garantiram na semifinal. Líder, o Tremendão empatou em 2 a 2 com a Juazeirense, fora de casa. Com 16 pontos ganhos, o time feirense garantiu a primeira colocação. Na vice-liderança ficou o Atlético de Alagoinhas. Em casa, o Carcará venceu o Jacuipense por 3 a 2 e também chegou aos 16 pontos, mas com saldo de cinco gols, contra seis do Bahia de Feira. O Bahia, que corria risco de ficar de fora da próxima fase, goleou o Jequié por 5 a 0 e contou com uma combinação de resultados para terminar a fase de classificação na terceira colocação, com 15 pontos ganhos. Já o Vitória da Conquista, apesar da derrota por 2 a 1 para o Jacobina, foi beneficiado pela derrota do Vitória para o Fluminense, no Barradão, por 2 a 0, para ficar com a quarta e última vaga, com 13 pontos. O Jegue da Chapada, com o triunfo sobre o Bode, escapou do rebaixamento e ficou na nona colocação, com oito pontos. O rebaixado foi a ADJ, lanterna com sete pontos. Agora, o Baianão seguirá com quatro clubes na disputa por duas vagas na grande decisão. Uma vaga será decidida entre Bahia de Feira e Vitória da Conquista. A outra, entre Atlético e Bahia. A Federação Bahiana de Futebol divulgará nesta segunda-feira (18) as datas, horários e locais dos jogos.


Delegada da 20ª COORPIN esclarece comunidade regional sobre os direitos das mulheres

Delegada da 20ª COORPIN esclarece comunidade regional sobre os direitos das mulheres Foto - Divulgação / Polícia Civil

Neste mês muitas palestras e encontros têm ocorrido na região com a finalidade de aprofundamento das discussões dos problemas ainda existentes na busca do reconhecimento e sedimentação na sociedade brasileira dos direitos inerentes às mulheres.  E durante todo o mês, a Delegada de Polícia Civil Ellen Lages Pierote, lotada na 20ª COORPIN/Brumado, tem sido convidada para falar a públicos diversos acerca dos direitos da mulher, seu reconhecimento e implementação de ações na busca pela sua efetividade.  Em Tanque Novo o encontro ocorreu no dia 08/03/2019, no CRAS, e contou com a presenca da comunidade local, bem como do Prefeito Municipal, conselheiros tutelares e secretários municipais. A Delegada Ellen Lages Pierote tem dado sua contribuição na disseminação do conhecimento por toda a região,  já tendo sido também convidada a ministrar palestras nos municípios de Rio do Antônio, Guajeru, Tanhaçu, Caculé e Lagoa Real.


Estado convoca habilitados para quinta etapa do concurso da Polícia Civil

Estado convoca habilitados para quinta etapa do concurso da Polícia Civil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Acontece neste domingo (17) a quinta etapa do concurso público para provimento de vagas na Polícia Civil da Bahia, que contempla a realização de exame psicotécnico. A convocação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 26 de fevereiro, é direcionada aos candidatos considerados aptos pelo teste de aptidão física, cujo resultado final foi publicado na mesma data da convocação. O exame psicotécnico será realizado em Salvador, em locais e horários indicados pela publicação e disponibilizados nos cartões informativos, acessíveis no site da organizadora do certame, a Fundação Vunesp e Portal do Servidor. Os candidatos devem comparecer aos locais determinados com uma hora de antecedência, portando documento de identificação. Lançado em 2018, de forma conjunta pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Polícia Civil da Bahia, o concurso público ofertou vagas para os cargos de Delegado, Investigador e Escrivão de Polícia.


Brumado: vereador Rey de Domingão solicita instalação de semáforo próximo a linha férrea

Brumado: vereador Rey de Domingão solicita instalação de semáforo próximo a linha férrea Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O vereador Rey de Domingão indicou ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos durante a sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (15) a necessidade de implantação de um semáforo entre a Rua Exupério Pinheiro Canguçu e a Rua Pompilio P. Moura Ribeiro, no centro da cidade. "Após a liberação da passagem sobre a linha férrea o fluxo de veículos aumentou muito naquele local, sendo necessário dar mais segurança a população", disse o vereador.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Abasteça seu veículo no Posto Meira

 Brumado: Abasteça seu veículo no Posto Meira Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na hora de abastecer seu veículo vá ao Posto Meira, atendimento preferencial e combustíveis de qualidade. O Posto Meira - referência na qualidade de combustíveis em Brumado - credenciado a Rede Shell. Aproveite a super promoção gasolina. Temos a super troca de óleo a partir de R$ 68,00 com filtro. Posto Meira, Avenida Coronel Santos, 785, saída para Vitória da Conquista, Bairro São Felix. Telefone: 77 3441-7851.


Brumado: vereadora Ilka Abreu faz importantes indicações à prefeitura

Brumado: vereadora Ilka Abreu faz importantes indicações à prefeitura Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (15), a vereadora Ilka Abreu indicou ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos a necessidade de reiterar a Indicação de n°042/2018 que dispõe sobre o parlamento da estrada que liga Arrecife a Fazenda Montes Claros. Indicou também reiterar a Indicação de n°373/2017 que dispõe sobre a limpeza e na biblioteca municipal Jarbas Passarinho. Indicou, ainda, a necessidade de implantação de lombofaixas na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, nos dois sentidos, em frente a uma loja de material para tratores, bem como a necessidade de indicar a construção de uma escadaria para dar acesso a Rua Adauto Batista Coelho a Avenida Lindolfo Azevedo Brito.


União terá dificuldade em pagar salários sem reforma da Previdência

União terá dificuldade em pagar salários sem reforma da Previdência Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A União terá dificuldades em pagar os salários do funcionalismo a partir de 2020, caso a reforma da Previdência não seja aprovada. Sem as mudanças nas regras para aposentadoria, os gastos com saúde, educação e segurança ficarão comprometidos antes de 2023. As conclusões constam de relatório divulgado ontem (15) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Segundo a secretaria, a não aprovação da reforma põe em risco a solvência do Estado. Isso porque o crescimento da dívida pública, prevista para encerrar 2019 entre 78,3% e 80,4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos), vai disparar para 83,9% em 2020 e 102,3% em 2023, na falta de mudanças na Previdência. De acordo com a nota técnica, o rombo da Previdência acumulado em 12 meses saltou de 1,3% do PIB em novembro de 2009 para 2,9% do PIB em novembro de 2018. As receitas da Previdência – contribuições que trabalhadores e patrões pagam para financiar os benefícios – ficaram relativamente estáveis, passando de 5,5% para 5,7% do PIB no mesmo período. As despesas, no entanto, saltaram de 6,8% para 8,5% do PIB. A comparação com o PIB minimiza os efeitos de crises econômicas sobre tanto sobre a arrecadação como as despesas.


Presidente do Legislativo de Brumado elenca prioridades; Energia Solar está dentro do cronograma

Presidente do Legislativo de Brumado elenca prioridades; Energia Solar está dentro do cronograma Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Diante da importância das discussões da implantação da Energia Solar nas escolas municipais de Brumado que ocorrerão na sessão do Poder Legislativo desta sexta-feira (15), o presidente da Casa da Cidadania, vereador Léo Vasconcelos (PDT), em entrevista à mídia local destacou que, dentro do cronograma de ações, existem 3 prioridades, sendo a terceira delas a implantação da energia solar. Questionado sobre quais serão as duas primeiras, ele, com muita segurança afirmou que “a primeira prioridade é terminar as obras de reestruturação e, em seguida, iremos buscar colocar a nossa rádio no ar, o que irá demandar um trabalho árduo, mas que irá merecer os nossos esforços e, por último, a energia solar que trará uma economia muito significativa para os cofres legislativos, já que as contas poderão ter uma redução de cerca de 80%”. Ele ainda fez questão de observar que “isso não significa que outros projetos não venham a ser incluídos no rol das prioridades, mas, a princípio, nesse momento, serão essas 3 prioridades que terão nossa atenção”.


MPEduc: MPF e MPBA firmam parceria com prefeitura de Tanhaçu (BA) para melhorar educação básica no município

MPEduc: MPF e MPBA firmam parceria com prefeitura de Tanhaçu (BA) para melhorar educação básica no município Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), firmou parceria com a Prefeitura de Tanhaçu (BA) para melhorar a educação básica no município. O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) será implementado no município, com o objetivo de identificar necessidades para aprimorar a educação básica para a comunidade, contando com o envolvimento dos membros dos MPs, gestores públicos e cidadãos. Todas as escolas de ensino básico, estaduais e municipais serão contempladas pelo projeto. A implementação do MPEduc no município, foco do Inquérito Civil nº 1.14.007.000775/2018-10, foi tratada pelo procurador da República André Sampaio Viana e o pelo promotor de Justiça Tarcísio Robslei França, durante a Jornada Pedagógica da cidade, realizada em 19 de janeiro. No encontro, o procurador expôs os objetivos do MPEduc, como também explicou o motivo pelo qual o município de Tanhaçu foi selecionado para a implementação do programa: houve o rebaixamento da nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última avaliação. O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017, permanecendo ainda abaixo da meta projetada, de 4.9. Este índice vinha crescendo desde 2005. Além disso, o MPF acompanha a aplicação, pelo município de Tanhaçu, de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, sucedido pelo atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb).


Brumado: 34ª CIPM recebe 29 novos policiais militares

Brumado: 34ª CIPM recebe 29 novos policiais militares Foto - Divulgação / Polícia Militar

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado recebeu e recepcionou na manhã desta sexta-feira (15) um contingente de vinte e nove novos soldados que passam a integrar o efetivo da unidade. De acordo com o Comandante, Major PM Cabral, os novos soldados atuarão inicialmente na sede do município, reforçando as guarnições de Radiopatrulhamento e PETO. O Major afirmou que está ampliando as "Operações Abordagem e Distrito" e executando outras ações com o objetivo de coibir a prática de homicídios, de violência doméstica, de furtos, roubos, bem como para combater o tráfico de drogas na cidade.


Livramento: Polícia Militar realiza apresentação de novos Policiais Militares transferidos para a 46ª CIPM

Livramento: Polícia Militar realiza apresentação de novos Policiais Militares transferidos para a 46ª CIPM Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã desta sexta-feira (15) apresentaram-se em Livramento de Nossa Senhora 28 policiais militares recém-formados no 9° BEIC/Vitória da Conquista, os quais foram transferidos para servir a 46ª CIPM. Os novos policiais militares foram recepcionados no Hall de entrada das futuras instalações da sede da unidade pelo Comandante, Cap PM Vandilson, pelo corpo de Oficiais e Suboficiais PM e pelos Policiais Militares que compõem o corpo administrativo e os que estavam de serviço ordinário operacional neste dia. Na oportunidade, o Comandante desejou boas vindas aos novos integrantes e proferiu sobre as características peculiares das 09 cidades de responsabilidade da unidade, ressaltando as maiores ocorrências de atendimento policial, mas não esquecendo também, de frisar que são comunidades de população hospitaleira, em sua maioria, cidadãos de bem,  e ainda, destacou a importância de os novos Policiais Militares praticarem a filosofia mote da PM-BA: “Polícia e Comunidade na corrente do bem. ”A chegada dos novos policiais militares: 24 homens e 4 mulheres fortalecerá o trabalho proeminente de servir e proteger a comunidade e enaltecerá o lema da 46a CIPM: “Ética, Qualidade e Segurança “.


Inadimplência continua em desaceleração, registrando um crescimento de 1,78% em fevereiro

Inadimplência continua em desaceleração, registrando um crescimento de 1,78% em fevereiro Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em fevereiro, os sinais de acomodação da inadimplência confirmam a tendência registrada no mês anterior. Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam que mesmo com o crescimento da ordem de 1,78% do número de consumidores negativados na comparação anual, o avanço foi o menor registrado desde dezembro de 2017. Quanto ao número de dívidas, houve queda de 1,01% em relação a fevereiro de 2018. Contudo, assim como registrado nos Indicadores de janeiro deste ano, o volume de pendências continua crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2,04%; e o de água e luz, com aumento de 11,38%. Em contrapartida, comércio e comunicação registraram quedas de 6,91% e 9,57%, respectivamente.


Brumado: em segunda votação projeto que autoriza prefeitura a fazer empréstimo de R$ 5 milhões é aprovado pelo Legislativo

Brumado: em segunda votação projeto que autoriza prefeitura a fazer empréstimo de R$ 5 milhões é aprovado pelo Legislativo Foto - Janine Andrade / Agora Sudoeste

Com votos contrários dos vereadores Zé Ribeiro e Lek Cabeleireiro, e abstenção da vereadora Ilka Abreu, na manhã desta sexta-feira (15), foi aprovado o Projeto de Lei de n° 033/2019, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito  de 5 milhões de reais para implantação de um amplo sistema de energia solar nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a Administração Municipal, a medida trará uma grande economia de recursos públicos para às próximas administrações, considerando-se a grande quantidade de aparelhos de ar-condicionado (mais de mil) instalados nas mais de 400 salas de aula da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Brumado, o que proporcionará uma grande redução de gastos para as próximas gestões, já que os custos da energia solar são muito baixos.

INFORME PUBLICITÁRIO


Devassa Tropical Lager puro malte

Devassa Tropical Lager puro malte

A Devassa Tropical Lager puro malte traz as principais características de uma cerveja desse estilo, porém adaptada para o clima tropical brasileiro: refrescante, saborosa, equilibrada, com excelente “drinkability” e feita com os melhores ingredientes. A Tropical Lager (IBU 7, 4,4% de álcool), é uma bebida feita com baixa fermentação, de espuma cremosa e líquido mais encorpado, baixo amargor e mais dourada que a Bem Loura, que era pilsen, o que garante uma cerveja com mais harmonia, mais encorpada e uma cor muito mais dourada. A cerveja é distribuída em Brumado pelo Distribuidor Cerbeer. Se beber não dirija.


Brumado: estudantes das redes pública e particular de ensino devem atualizar cartão de vacina neste sábado (16)

Brumado: estudantes das redes pública e particular de ensino devem atualizar cartão de vacina neste sábado (16) Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Neste sábado (16), das 08h às 17h, todas as unidades de saúde de Brumado estarão abertas atualizando os cartão de vacinas de estudantes da redes pública e particular de ensino, atendendo a uma exigência do Governo do Estado da Bahia. Mantenha sua carteira de vacinação em dia, procure o posto de saúde mais próximo.


Será realizado em Brumado o evento Marco da Rede Socioassistencial

Será realizado em Brumado o evento Marco da Rede Socioassistencial Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Projeto Escolas Culturais convida toda população brumadense a prestigiar o evento Marco da Rede Socioassistencial de Brumado. O evento contará com apresentações culturais, palestras, mesa redonda com temas selecionados pelos próprios agentes, conselhos e secretarias do poder público e sociedade civil e acontecerá na terça-feira, dia 19 de março, às 08h, no Auditório do CEEP (antigo Colégio Modelo).


Dia Internacional da Síndrome de Down será celebrado com caminhada em Brumado

Dia Internacional da Síndrome de Down será celebrado com caminhada em Brumado Foto - Divulgação

No próximo dia 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down - será realizada às 17h30 a 5ª Caminhada do Amor. O evento é uma homenagem aos portadores da Síndrome de Down e será um momento de muita alegria e conscientização a inclusão social. A caminhada terá início na Rua Aureliano de Carvalho, nº 300, seguindo para a Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura).