Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular (PIV). Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação ficou para 2017 e depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas. As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela. Dos 26 estados brasileiros, já aderiram à nova PIV Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.


Maria José 'Tia Zé' presta homenagem a André Pereira Batista

Maria José 'Tia Zé' presta homenagem a André Pereira Batista Foto - Divulgação

André partiu. Sensação de vazio, saudade e tristeza, incapacidade, invadem meu coração, minha alma. Mensagem forte esse jovem nos deixa. Lições  mais aprendidas que ensinadas ao recordar sua infância  e adolescência na Escola Nossa Senhora de Fátima, onde ele adentrou as portas e os corações  de todos nós. Ninguém da sociedade brumadense nos fez um pedido por aquela criança de dez anos que um dia o destino me fez encontrar conversando na rua com uma dama da sociedade. Eu a cumprimentei e ele sorriu pra mim. Ao me despedir, ele olhou-me nos  olhos e falou: "Me leve pra dar uma volta no seu carro". Foi o inicio de uma grande amizade que nunca mais se acabou. Um dia ele me chega na ENSF com um caderninho e um lapis na mão  e me fala: -"vim estudar". Impossível dizer não. Daí  foram ascensões  e quedas, alegrias e tristezas. Preconceitos, criticas não faltaram. Nada nos fizeram desistir dele. Caminhada cheia de altos e baixos. Coração  de criança  contaminado por maldades humanas. Amor a Jesus sempre. Voo alçado  entrada na Universidade Federal. Formatura. Realização. Volta a Brumado como professor da ENSF. Pós -graduação  em Caetité. Retorno a Salvador bacharelado em história. Envolvimento na politica estudantil. Vitórias. Ponto final. Sem explicação  lógica ele partiu. E nós ainda estupefactos reconhecemos que nada sabemos e somente entendemos que "é preciso amar as pessoas como se não  houvesse amanhã. "Vai Dedé, siga em paz. Você merece ser feliz. Enquanto nós daqui da Escolinha nos esforçaremos para sermos mais irmãos,mais humildes, mais cristãos. Maria José, 'Tia Zé'.


Deputado Marquinho Viana participa de inaugurações em Rio de Contas

Deputado Marquinho Viana participa de inaugurações em Rio de Contas Foto - Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou, no Povoado da Várzea. município de Rio de Contas, das solenidades festivas da inauguração da quadra de esportes e da reforma da Escola Municipal, acompanhado do prefeito, Dr. Cristiano, da Primeira-Dama, Maryana, dos vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e com grande parte da população.


Morre em Salvador o brumadense André Pereira Batista

Morre em Salvador o brumadense André Pereira Batista Foto: Wilker Porto/ Agora Sudoeste

É com profunda tristeza e imenso pesar que o Centro Acadêmico Luíza Mahin, Gestão Carolina de Jesus, vem por meio desta nota informar a morte do querido colega André Pereira Batista. Oriundo de Brumado no interior do estado, André ingressou na UFBA na primeira turma do curso noturno de Licenciatura em História, em 2009, formando-se em 2014. Cursou uma especialização em Racismo e Questões Raciais entre os anos de 2015 e 2017 pela Universidade Estadual da Bahia. Muito conhecido na comunidade UFBA, participou ativamente do Movimento Estudantil de História e da Universidade. Grande colaborador das gestões do CAHIS e do DCE, estas que conquistaram Busufba, ampliação das ofertas de bolsas estudantis, respeito e grande mobilização do movimento estudantil. Fez parte de oito ocupações, incluindo a do CPD (atual CTI), Reitoria e RU, quando foram fornecidas refeições gratuitas para todas e todos estudantes. Católico praticante, André era exemplo de caridade, ajudando a quem pudesse de forma autônoma e cuidadosa. Construiu uma longa trajetória de lutas e conquistas para os e as estudantes da UFBA. Nos últimos anos foi acometido por uma depressão que resultou em alcoolismo e ainda assim permaneceu firme, lutando pela sua vida acadêmica. Atualmente era estudante do Bacharelado em História da UFBA. A comunidade da UFBA era considerada por ele como sua família. A mãe UFBA, como ele a chamava. Lembraremos dele e dos frutos que colhemos com seus esforços e lutas.


Matrícula da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (20)

Matrícula da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (20) Foto: Wilker Porto/ Agora Sudoeste

Começa nesta segunda-feira (20), a matrícula na rede estadual de ensino, que traz como novidade, este ano, a realização do processo 100% on-line, por meio de dispositivos móveis. O processo terá início nessa data com a transferência dos estudantes que tiveram frequência regular no ano letivo de 2019 e estejam em uma destas situações: a escola não oferece a série/ano subsequente; não fizeram a renovação da matrícula; e mudança de domicílio. Com a matrícula digital, todo o processo poderá ser realizado através de tablets e celulares, entre outros dispositivos. Para isso, basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play, ou façam o cadastro através do  link https://www.sacdigital.ba.gov.br/. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente. Os estudantes já matriculados na rede estadual e com frequência regular em 2019 também poderão optar por fazer a renovação da matrícula na própria escola. O calendário da matrícula segue nos dias 21 e 22 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Entre 24 e 27 também deste mês, poderão efetuar a sua matrícula o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro.  Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após a efetuação da matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.


Jussiape: dupla é detida acusada de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo

Jussiape: dupla é detida acusada de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo Foto - Divulgação / Ascom Caesg

Na tarde desta quinta-feira (16), em rondas pela cidade de Jussiape, a guarnição da Cipe Sudoeste, juntamente com os policiais da 46ª CIPM, receberam informações que na Fazenda Espinho, zona rural daquela cidade, dois indivíduos estariam portando arma de fogo, além de praticar  tráfico de drogas na região. Ao chegar ao local, os policiais avistaram dois indivíduos que, ao perceberem a presença da viatura, evadiram-se pelos fundos da propriedade. Um dos elementos foi contido pelos policiais e durante abordagem foi encontrado uma trouxinha de substância análoga a maconha. Indagado, informou que havia outra quantidade em seu quarto, momento em que foram localizadas 17 (dezessete) petecas  de sustância semelhante a cocaína  e mais 04 (quatro) pinos vazios da mesma substância, 01 (uma) arma de fogo tipo garruncha, calibre .38, municiada com 02 (duas) munições do mesmo calibre. Em outro quarto do indivíduo foi encontrada uma espingarda com reforço para munição calibre 44 municiada com 01 (um) cartucho do mesmo calibre e mais dois de mesmo calibre 44. Foi encontrada ainda grande quantidade de sacos plásticos utilizados no acondicionamento e comercialização de entorpecentes, 01 (um) celular marca LG, a quantia de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) em espécie. Os indivíduos ao receberem voz de prisão resistiram à ordem legal sendo necessário o uso da força moderada com uso de algemas. Os mesmos foram conduzidos à delegacia de Brumado, onde foram autuados em flagrante delito por tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.

 


Câmara de Vereadores de Brumado - LEI No 1884 DE 17 DE JANEIRO DE 2020

LEI No 1884 DE 17 DE JANEIRO DE 2020 Dispõe sobre atualização dos vencimentos dos servidores comissionados da Câmara Municipal de Brumado, na forma adiante definida, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRUMADO, Estado da Bahia, no uso das atribuições legais previstas no art. 36, inciso IV e art. 60, §8º, da Lei Orgânica do Município de Brumado, FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, e diante do não cumprimento dos prazos previstos em Lei para sanção pelo Prefeito, o Presidente PROMULGA a seguinte lei: Art. 1º - Ficam atualizados os vencimentos dos servidores públicos comissionados da Câmara Municipal de Brumado, na forma a seguir especificada: I – 4% (quatro por cento), sobre os vencimentos básicos vigentes; Art. 2º - Os vencimentos dos servidores efetivos do Poder Legislativo serão reajustados nas mesmas condições que a Lei conceder aos servidores públicos civis do Município de Brumado. Art. 3º - As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias específicas, previstas na Lei Orçamentária. Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. Sala das Sessões da Câmara Municipal de Brumado, em 17 de janeiro de 2020. LEONARDO QUINTEIRO VASCONCELOS Presidente da Câmara Municipal de Brumado  


Brumado: pré-candidato a prefeito, Zé Ribeiro tem o apoio do senador Jaques Wagner ( PT)

Brumado: pré-candidato a prefeito, Zé Ribeiro tem o apoio do senador Jaques Wagner ( PT) Foto - Divulgação

O pré-candidato a prefeitura de Brumado, vereador José Ribeiro Neves (PT) foi recebido pelo senador Jaques Wagner, na última terça-feira (17), em seu escritório político em Salvador. Ribeiro, que estava acompanhado o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos; o presidente eleito da legenda Márcio Aguiar dos Santos; o ex-vereador José Luiz Alves Ataíde; e Luiz Frederico Rêgo (Fredinho), teve reunião pautada no atual cenário político municipal e eleições 2020 com as perspectivas de sua futura candidatura ao cargo de prefeito da Capital do Minério. A comitiva destacou a importância de construir uma frente ampla das oposições à gestão do atual prefeito e a necessidade de propor em Brumado uma alternativa de governo municipal focada no desenvolvimento socioeconômico sustentável, com gestão transparente, participativa e democrática. Destacaram, que “briga” com  Guanambi pela condição de polo regional do Sertão Produtivo e é um importante tronco rodoferroviário no Sudoeste da Bahia, sendo assim importante para o acompanhamento a ser feito pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT baiano.

Brumado: pré-candidato a prefeito, Zé Ribeiro tem o apoio do senador Jaques Wagner ( PT) Foto: Divulgação

Feriadão será de calor, sem previsão de chuva em Brumado, segundo INMET

Feriadão será de calor, sem previsão de chuva em Brumado, segundo INMET Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O final de semana com feriado prolongado será de calor e sem previsão de chuva em Brumado. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas na Capital do Minério devem variar entre 18º C e 36º C, com Sol e poucas nuvens durante todo o dia. As noites poderão apresentar tempo parcialmente nublado, mas não há previsão de chuva.


Governador Rui Costa sanciona aumento de benefícios de diretores e vice-diretores

Governador Rui Costa sanciona aumento de benefícios de diretores e vice-diretores Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O governador Rui Costa sancionou, nesta quinta-feira (16), a lei que aumenta os benefícios dos educadores por meio do acúmulo de gratificação aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. Serão beneficiados 1.157 diretores e 1.410 vice-diretores, impactando para os cofres do Estado em torno de R$ 20 milhões em 2020. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na quarta-feira (15). A iniciativa altera a Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, acrescentando o artigo 65-B, que prevê a concessão da Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe ao professor investido em cargo de gestão. A lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (17).


ANTT atualiza tabela dos valores do piso mínimo do frete

ANTT atualiza tabela dos valores do piso mínimo do frete Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou hoje (16), no Diário Oficial da União a resolução que atualiza a tabela com os valores do piso mínimo de frete para o transporte rodoviário de carga. Entre as mudanças nas regras, está a inclusão no cálculo do piso das diárias do caminhoneiro. A nova tabela entra em vigor na próxima segunda-feira (20). A partir de agora, as regras se aplicam a 12 categorias, pois houve a inclusão de um novo tipo de carga, a pressurizada. Também foram criadas duas novas tabelas para as cargas de alto desempenho, aquelas que levam menor tempo para carga e descarga. Na resolução anterior não havia esse tipo de diferenciação. Houve ainda a atualização monetária de itens que compõem a tabela, como pneu e manutenção do caminhão. Pelas novas regras, não entram no cálculo do piso mínimo a margem de lucro do caminhoneiro, custos com pedágios e relacionados às movimentações logísticas complementares ao transporte de cargas com uso de contêineres e de frotas dedicadas ou fidelizadas e, também, despesas de administração, tributos e taxas. Esses itens serão negociados entre caminhoneiros e embarcadores para compor o valor final do frete.


Governo federal anuncia aumento do piso dos professores

Governo federal anuncia aumento do piso dos professores Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.” O ajuste, acima da inflação de 2019 (4,31%), corresponde às expectativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que já havia previsto o valor mínimo do magistério passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Há expectativa entre gestores municipais que uma nova lei sobre o Fundeb seja criada este ano. A lei atual só prevê a manutenção do fundo até este ano. O Ministério da Educação prepara proposta com novas regras.


Brumado se destaca na prevenção do Câncer de Mama

Brumado se destaca na prevenção do Câncer de Mama Foto - Divulgação

Uma recente auditoria realizada pela TCU (Tribunal de Contas da União) em secretarias de Saúde de 14 estados, no INC – Instituto Nacional do Câncer e no Ministério da Saúde revelou números muito preocupantes na área de prevenção ao Câncer de Mama, que é o que mais atinge as mulheres brasileiras. Segundo os dados apresentados, somente 22% dos municípios possuem mamógrafos, tanto pelo SUS ou pelo setor privado. Outra informação que causa muita apreensão é que 54% das pacientes obtêm o diagnóstico com a doença em estágio muito avançado, justamente, devido ao baixo número de aparelhos de mamografia, o que acaba inviabilizando um tratamento eficaz. Segundo o levantamento, a região sudeste é que mais apresenta acesso aos exames com 47,44%; a nordeste 22,2%; a sul apresenta índice de 15,7%; o Centro-Oeste 8,51%; e a norte 6%. Neste contexto ainda negativo, Brumado está na contramão, estando numa posição privilegiada já que o município possui 2 aparelhos de mamografia, os quais estão conveniados ao SUS, o que juntamente com o atendimento prestado nas UBSs, coloca o município numa posição de destaque na prevenção ao Câncer de Mama, inclusive com a realização de campanhas de conscientização sobre os graves riscos da doença. Por mês são ofertadas mais de 500 mamografias,  quantidade que supera a demanda, comprovando um planejamento muito eficaz feito pela Secretaria Municipal de Saúde. A prevenção é o meio mais eficaz de se obter um tratamento de sucesso, então, quanto antes for feito o exame, maiores as chances de cura.


Inep divulga notas do Enem 2019

Inep divulga notas do Enem 2019 Foto - Reprodução / Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou desde as 08h30 as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. De acordo com informações do G1, as notas podem ser acessadas por meio de CPF e senha do participante, na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e pelo aplicativo do Enem. Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Quem não lembra da senha para acessar os dados pode recuperá-la ou mesmo resetá-la e fazer uma nova. De acordo com o Inep, 3.709.809 pessoas fizeram o Enem 2019 em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos. Quem fez a prova como “treineiro”, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio, terão que esperar até março do ano que vem para acessar o boletim individual.


Aracatu: prefeito assina contrato que possibilita aos aracatuenses acesso a consultas na Policlínica Regional de Saúde de Conquista

Aracatu: prefeito assina contrato que possibilita aos aracatuenses acesso a consultas na Policlínica Regional de Saúde de Conquista Foto - Divulgação

O município de Aracatu assinou no último dia 15 de janeiro o Contrato de Rateio Celebrado entre o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista/Itapetinga, dando acesso aos aracatuenses às consultas nas mais diversas especialidades, contando, ainda, com serviços de média e alta complexidade como Ressonância Magnética e Tomografia computadorizada. Os serviços serão prestados na Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista e o transporte dos pacientes que realizarão os exames e/ou procedimentos será feito por transporte próprio da Policlínica, com agendamento prévio. O prefeito Sérgio Silveira Maia ressaltou que “a assinatura do referido contrato se deu pensando em melhor servir os munícipes de Aracatu no setor da saúde. Assim que for implantada a Policlínica de Saúde da Região de Brumado, o município de Aracatu também será beneficiado. Pauto minha gestão pensando no bem-estar da população, sendo este mais um marco em favor de todos, indistintamente”, finalizou o prefeito.

INFORME PUBLICITÁRIO


Faltam 02 dias para o Brumado Privilege

Faltam 02 dias para o Brumado Privilege

Está chegando a hora! Faltam apenas 02 dias para o Brumado Privilege.  A festa mais aguardada por Brumado e região acontece  no próximo domingo (19), no Parque de Exposições Gilson Brito com shows de com Zé Neto & Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar. Confira os preços: Pista R$ 70,00; Camarote Prime (cerveja, água e refrigerante) R$ 170,00; e Backstage (cerveja, água, refrigerante, vodka Absolut e whisky Chivas) R$ 280,00. Postos de Vendas: Posto Meira, Tiazinha Distribuidora, Fornalha, Marcelo Cabeleireiro, Bar do Rey, Perfil Modas e Power Gym Academia. O evento é uma realização EdyShow e Nacional Entretenimento.


Brumado: 2020 chegou com tudo Colégio Estadual Getúlio Vargas; matricule-se   

Brumado: 2020 chegou com tudo Colégio Estadual Getúlio Vargas; matricule-se    Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Colégio Estadual Getúlio Vargas ( GV) chegou com o novo Ensino Médio que vai preparar melhor você para o mundo do trabalho, através de oficinas como: Robótica, onde está a química no seu dia a dia? Personal Influencer, Sertão F5, Empreendedorismo, Biosaúde, English for Life, Cinegeo e muito mais. Matricule-se de 21 e 22 de janeiro, seu sucesso é nosso maior desejo. Parcerias com Ifba, grupo de teatro Arte em Cena; fanfarra com os professores Thiago e Edson (Bantrab); Senac (Jovem Aprendiz) no oferecimento de cursos gratuitos de Assistente Administrativo, Design Gráfico, Marketing Pessoal, Atendimento ao Cliente, Liderança e Motivação, Pinturas Diversas, Inglês e Espanhol, Libras, Matemática Básica, Redação e Informática. Participação no concurso de vídeos do Programa Saúde na Escola no qual o GV é tricampeão na Bahia com a entrega de um notebook para os alunos vencedores, além dos tradicionais projetos artísticos e culturais de poesia, teatro, coral, dança, pintura, escultura, fotografia, vídeos, festival de canto e música e jogos estudantis. Venha fazer parte você também desta equipe!


Pesquisa Datafolha: 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião

Pesquisa Datafolha: 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Conforme levantamento realizado nos dias 05 e 06 de dezembro do ano passado pela Pesquisa Datafolha e publicada na segunda-feira (13) pelo jornal "Folha de S.Paulo", 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião. Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres representam 58% dos evangélicos e são 51% entre os católicos. O relatório indica ainda que:  Não tem religião -  10%;  Espírita - 3%;  Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras -  2%; Outra -  2%; Ateu -  1%; Judaica - 0,3%. Durante a pesquisa foram entrevistas  2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato está com matrículas abertas

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato está com matrículas abertas Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Quer garantir o futuro de sucesso do seu filho? Então fique atento! O Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) está com as matrículas abertas. Conheça as instalações, método de ensino e os profissionais que atuam na unidade de ensino mais conceituada da cidade. Para informações sobre documentação necessária para efetuar a matrícula, ligue (77) 3441-7604 ou (77) 3441-3678.


Seguro-desemprego passa a ter parcela variando de R$ 1.039 a R$ 1.813,03

Seguro-desemprego passa a ter parcela variando de R$ 1.039 a R$ 1.813,03 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Está valendo, desde a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2019, o valor máximo das parcelas do seguro-desemprego, que passou a ser de R$ 1.813,03desde o último dia 11. O benefício máximo aumentou em R$ 77,74 em relação ao valor antigo (R$ 1.735,29) e será pago aos trabalhadores com salário médio acima de R$ 2.666,29. De acordo com informações do G1, os valores valem para os benefícios que ainda serão requeridos e também para os que já foram liberados – nesse caso, serão corrigidas as parcelas que faltam e que forem emitidas a partir da entrada em vigor do reajuste. Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador que atuou em regime CLT e foi dispensado sem justa causa, inclusive em dispensa indireta - quando há falta grave do empregador sobre o empregado, configurando motivo para o rompimento do vínculo por parte do trabalhador.


Brumado: carro é atingido por trem no bairro Dr.Juracy; não houve feridos

Brumado: carro é atingido por trem no bairro Dr.Juracy; não houve feridos Foto - Reprodução / WhatsApp

No final da manhã desta quinta-feira (16), um automóvel foi atingido por um trem na linha férrea que passa pelo bairro Dr. Juracy, em Brumado. Por razão ainda desconhecida, o motorista do automóvel parou sobre a linha férrea no momento em que o trem se aproximava. Não houve tempo hábil para que o maquinista parasse, vindo a ocorrer a colisão. Apesar do impacto não houve feridos.


Aumento de benefícios dos gestores escolares é aprovado pela Assembleia Legislativa

Aumento de benefícios dos gestores escolares é aprovado pela Assembleia Legislativa Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na quarta-feira (15), o projeto de lei que aumenta os benefícios dos educadores por meio do acúmulo de gratificação aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais. Com esta iniciativa, o Governo do Estado vai beneficiar 1.157 diretores e 1.410 vice-diretores, impactando para os cofres do Estado em torno de R$ 20 milhões, este ano. Protocolado no Legislativo em 3 de dezembro de 2019, o Projeto de Lei nº 23.686/2019 altera a Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia. O PL acrescenta o artigo 65-B, que prevê a concessão da Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe ao professor investidos em cargo de gestão. “Investido em cargo de diretor ou vice-diretor de unidade escolar, o professor perceberá cumulativamente a Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe e a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET)”, diz o texto em seu parágrafo único. Além desta ação, ainda tramita na Alba o projeto que altera a Lei 10.963/2008, readequando os valores do piso nacional do magistério público da educação básica, instituído pela Lei 11.378/2008. Com a medida, 12,1 mil educadores, entre professores e coordenadores pedagógicos, pertencentes às escolas do estado, além dos já aposentados, receberão reajuste salarial e terão vencimentos acima do piso nacional (R$ 2.886,15).


Caixa e Banco do Brasil começam a pagar hoje abono do PIS/Pasep

Caixa e Banco do Brasil começam a pagar hoje abono do PIS/Pasep Foto - Reprodução / Agência Brasil

O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) do calendário 2019/2020, para os trabalhadores nascidos no mês janeiro e fevereiro, começou nesta quinta-feira (16). De acordo com a Caixa, os valores variam de R$ 87 a R$ 1.039, conforme a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018. Os titulares com conta individual na Caixa e cadastro atualizado receberam o crédito automático antecipado na terça-feira (14). Segundo a instituição, são mais de 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, totalizando R$ 2,6 bilhões em recursos injetados na economia. Os servidores públicos, cadastrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), com o dígito final de inscrição 5 e 6 recebem também a partir de hoje. O pagamento é feito pelo Banco do Brasil


Brumado: MP recomenda ao Hospital Municipal que permita a parturiente presença de acompanhante do sexo masculino em todas as fases trabalho de parto

Brumado: MP recomenda ao Hospital Municipal que permita a parturiente presença de acompanhante do sexo masculino em todas as fases trabalho de parto Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura, considerando que o art. 19-1 da Lei no 8.080/1990 (introduzido pela Lei no  I I . 108/2005) dispõe que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde — SUS, da  rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente,  de I (um) acompanhante, por ela indicado, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato e ainda que o acompanhante deverá ser o indicado pela paciente, não vedando a  lei o gênero daquele, bem como, considerando que a discriminação de gênero do acompanhante fere os princípios da legalidade e da dignidade da pessoa humana, ao impedir a parturiente de ter o acompanhante de sua preferência, o qual tem a função de passar-lhe segurança no delicado momento do parto e também que o subscritor da representação que deu origem a este procedimento informou ter sido impedido de assistir ao parto da companheira em 27/08/2019 e que somente conseguiu acompanhá-la no pós-parto, após intervenção de terceiros; considerando, ainda,  que, segundo o Oficio no 147/2019, datado de 28/08/2019, subscrito pela diretora administrativa do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN),  naquela unidade, garante-se às parturientes o acompanhamento no pós-parto apenas por pessoa do sexo feminino, recomenda a diretoria da referida unidade de saúde que  cumpra o que dispõe a Lei Federal n o II. 108/2005 (regulamentada pela Portaria n o  2.418/2005 do Ministério da Saúde), permitindo à parturiente ter acompanhante sem discriminação de gênero, em todas as fases da internação relacionada ao parto (antes, durante e depois). “Se necessário, reestruture a sala do pós-parto (por exemplo, colocando biombos para separar as parturientes), afim de que seja efetivado seu direito. Informe a esta Promotoria de Justiça, por escrito, as medidas adotadas, em decorrência desta Recomendação, no prazo de (2) dias”, ressalta o MP. 

INFORME PUBLICITÁRIO


Altas Horas está com promoção em água mineral

Altas Horas está com promoção em água mineral

A distribuidora de bebidas Altas Horas está com promoção em água mineral: galão de 20 litros por R$ 7,99. Disk entrega: (77) 99976-0538 ou 99997-6710. Rua Teodora da Silva Leite, 400, bairro Santa Tereza, em Brumado.