77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@agorasudoeste.com.br Brumado | Bahia
voltar ao topo

Agora Sudoeste

Paralisação das obras da FIOL impedem extração de minério de ferro em Caetité

Quarta, 11.Out.2017 | 11h00



Paralisação das obras da FIOL impedem  extração de minério de ferro em Caetité
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

A extração de minério de ferro, que deveria garantir empregos e renda, não pode ser iniciada na região de Caetité, porque, sem a conclusão das obras da Ferrovia Oeste Leste (FIOL) o município não tem como transportar a produção. "Nós temos aqui o minério de ferro e que está parado por conta da paralisação da ferrovia. Com a implantação do minério de ferro, nós teremos mais ou menos quatro mil empregos diretos", explicou o secretário de relações institucionais de Caetité, Hebert de Carvalho, em entrevista ao G1. O canteiro de obras da FIOL no distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité, estão paradas desde 2015. A Valec diz que as obras do lote quatro estão perto de 80% do previsto, e que a primeira etapa da ferrovia tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2018. Ainda segundo a Valec, entretanto, a construção está parada. Em Brumado, cerca de 1.300 pessoas trabalhavam nas obras da FIOL, onde muitos trilhos chegaram a ser colocados, mas atualmente as obras do lote também estão paradas.


Polícia Civil: concessões da GAJ e da GAPJ serão regulamentadas

Quarta, 11.Out.2017 | 10h28



Polícia Civil: concessões da GAJ e da GAPJ serão regulamentadas
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

O governador Rui Costa autorizou o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, a tomar as providências necessárias, juntamente com a Secretaria da Administração (Saeb), para a regulamentação da concessão da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ), destinada aos delegados, e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ), para as demais carreiras da Polícia Civil. A autorização, na terça-feira (10), beneficia os novos servidores policiais, entre delegados, investigadores e escrivães, que se encontram na referência III para avançarem para a referência IV. O delegado-geral ressaltou que a regulamentação foi necessária porque a Lei 12.601, de 28 de novembro de 2012, no seu artigo 1º, estabeleceu, excepcionalmente, um processo revisional. Bernardino Brito explicou que este processo especificou revisões apenas para os anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. A Polícia Civil, porém, juntamente com a Saeb e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), já iniciou uma série de reuniões técnicas para definir, no menor espaço de tempo, uma regulamentação, visando a concessão das gratificações àqueles servidores que estão na referência III e atendem os requisitos para alteração à referência IV.


Brumado: aviso de desligamento programado de energia para o centro da cidade

Quarta, 11.Out.2017 | 10h00



Brumado: aviso de desligamento programado de energia para o centro da cidade

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado (14), das 7h30min às 13h30min, nas seguintes vias do centro da cidade de Brumado: Praça dos Meiras, Avenida Dr.  Antônio Mourão Guimarães, Rua Cel Paulino Chaves, Praça Pompilio Leite, Rua Henrique Dias, Rua Deolino Carvalho, Rua Miguel Mirante, Rua Marechal Deodoro, Travessa  Flávio Silveira Torres e Rua Tibúrcio Da Silva Leite. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


Militar que matar civil em operação de Estado será julgado na Justiça Militar

Quarta, 11.Out.2017 | 09h26



Militar que matar civil em operação de Estado será julgado na Justiça Militar
Foto: Waldemir Barreto | Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o  projeto que transfere à Justiça Militar o julgamento de crimes cometidos por militares em missões de garantia da lei e da ordem (GLO), como a que ocorre atualmente na cidade do Rio de Janeiro. O projeto (PLC 44/2016) impede o julgamento comum de militares das Forças Armadas pela Justiça em crimes dolosos (intencionais) contra civis quando envolverem ações de Estado. O texto vai à sanção. Atualmente, o Código Penal Militar lista alguns crimes, principalmente relacionados a atividades militares, nos quais o julgamento é feito pela Justiça Militar, exceto se forem dolosos contra civis. Exclui-se dessa regra o abate de aviões que não respondem ao comando de aterrissagem dado por aeronave militar de patrulhamento. Pelo texto aprovado, se um militar matar um civil durante uma operação, ele será julgado pela Justiça Militar, e não mais pelo Tribunal do Júri. Se ele cometer um homicídio intencional em uma situação fora do trabalho, será julgado como outro cidadão, pela Justiça comum. - O tribunal do júri visa permitir que cidadãos julguem seus pares, ou seja, outros cidadãos. Militares das Forças Armadas no exercício de sua missão não estão agindo como cidadãos, mas sim como o próprio Estado. A força máxima deste deve ser julgada por Justiça Militar especializada, que entende e conhece as nuances da sua atuação – disse o relator do texto, senador Pedro Chaves (PSC-MS), ao lembrar que a atuação da Justiça Militar não é corporativista, e sim especializada.


Brumado: Formatura dos alunos das escolas municipais e particulares que concluíram o PROERD

Quarta, 11.Out.2017 | 08h57



Brumado: Formatura dos alunos das escolas municipais e particulares que concluíram o PROERD
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (04), às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, aconteceu a solenidade de formatura da turma do 1º semestre/2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD. O programa é promovido pela Polícia Militar da Bahia, em parceria com escolas municipais e particulares do município. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem o curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas. Neste primeiro semestre de 2017, participaram do programa 235 alunos, sendo alunos das escolas municipais Ayrton Viana Silva, Armida Maria Azevedo, Élcio José Trigueiro e Scheilla Barreto Spínola Costa e das escolas particulares Centro Educacional Monteiro Lobato e Centro Educacional Paulo Freire.

Brumado: Formatura dos alunos das escolas municipais e particulares que concluíram o PROERD
Foto: Divulgação

O evento contou com a presença do Major Adriano Souza, o Capitão Cláudio Delmondes e o Soldado Clécio Nunes, a Secretária Municipal de Educação Acácia Gondim Ribeiro, os vereadores Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo, José Ribeiro das Neves e Reinaldo de Almeida Brito, representando o município de Malhada de Pedras o Sr. Arivaldo do Espírito Santo, formandos (alunos da rede municipal e particular), familiares e amigos que lotaram a casa legislativa. Durante a solenidade, houve apresentações e foram entregues premiações aos alunos que se destacaram nas redações do projeto e na participação durante o curso. Segue abaixo o nome dos alunos e suas respectivas escolas: 1º Lugar: Maiane Machado Lima - Escola Municipal Prof. Ayrton Viana Silva; 2º Lugar: Maria Amália Guimarães França - Centro Educacional Monteiro Lobato; 3º Lugar: Ana Letícia Barbosa de Vasconcelos Santana - Escola Municipal Armida Maria Azevedo; 4º Lugar: Raiane Santos Ribeiro - Escola Municipal Scheilla Barreto Spínola Costa e 5º Lugar: Gustavo Luan Neves Brito - Centro Educacional Monteiro Lobato. ALUNOS DESTAQUE POR PARTICIPAÇÃO: Marco Antônio Nunes dos Santos - Centro Educacional Paulo Freire e Renato de Jesus Silva - Escola Municipal Élcio José Trigueiro.


Livramento: grávida de 8 meses que estava desaparecida é encontra com sinais de espancamento, não resiste e morre a espera de vaga em UTI

Quarta, 11.Out.2017 | 08h25
Por Janine Andrade




Livramento: grávida de 8 meses que estava desaparecida é encontra com sinais de espancamento, não resiste e morre a espera de vaga em UTI
Foto: Arquivo Familiar

Desde a noite do último sábado (07), um jovem que residia no Bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora, estava desaparecida. Ela estava grávida de 8 meses e tanto familiares, quanto populares estavam mobilizados nas buscas. Na domingo (08), a jovem foi localizada, com vida, as margens do esgoto “pinicão”, na mesma cidade, e apresentava sinais de espancamento. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital, onde aguardava vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para transferência, devido a gravidade do seu estado de saúde. Porém, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na madrugada desta quarta-feira (11). Não há informações sobre o fato que culminou no desaparecimento e violência contra a mulher. A Polícia Civil investiga o caso.


Grupo de Teatro Arte e Vida apresenta peça teatral no Centro de Educação Maria Nilza Azevedo e Silva

Quarta, 11.Out.2017 | 07h58



Grupo de Teatro Arte e Vida apresenta peça teatral no Centro de Educação Maria Nilza Azevedo e Silva
Foto: Divulgação

Na última terça-feira (10), o grupo de Teatro Arte e Vida, realizou no Centro de Educação Maria Nilza Azevedo e Silva, escola ‘Cirandinha’, em Brumado, a apresentação da peça teatral infantil “João e o Pé de Feijão”, para comemorar o dia da criança; a peça foi dirigida e produzida pelo professor e psicopedagogo Wallas Rabelo. Os membros do grupo agradecem à coordenadora Telmira “pela a oportunidade de levarmos a arte teatral para as crianças da instituição e pelo carinho e respeito que foram recebidos”; além disso, agradecem também o estimulo que a instituição vem dando a imaginação e a criatividade infanto-juvenil a partir da arte literária e da dramatização.


informe publicitário

Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

Quarta, 11.Out.2017 | 07h31



Brumado: Confira o jornal de ofertas Disbahia Rede 7

Disbahia Supermercado, em Brumado, filiada a Rede 7 de Supermercados, apresenta uma nova gama de produtos, com os melhores preços da cidade, no seu jornal de ofertas. Quer economizar? Veja o nosso jornal de super promoções, com os melhores preços, produtos e marcas. Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Tá na rede, tá barato! Venha conferir. (VEJA O VERSO DO ENCARTE).


Deputado Marquinho Viana leva prefeito de Rio do Antônio para audiência na EMBASA

Quarta, 11.Out.2017 | 07h02



Deputado Marquinho Viana leva prefeito de Rio do Antônio para audiência na EMBASA
Foto: Divulgação

Na terça-feira (10), o deputado Marquinho Viana (PSB) foi com José Souza Alves (PSD) 'o Deca', prefeito de Rio do Antônio, para uma audiência com o Ubiratã Cardoso de Matos, Diretor do Interior da EMBASA, solicitar medidas para resolver o grave  problema da falta de água no município. O Diretor assegurou a perfuração de mais poços e o fornecimento de carros-pipa para abastecer a sede do município, Ibitira e Umbaúba, até que sejam concluídas a licitação e a execução da adutora do Truvisco, que abastecerá os municípios de Rio do Antônio e Guajeru.


Na última rodada, Seleção Brasileira vence o Chile em casa

Quarta, 11.Out.2017 | 06h45



Na última rodada, Seleção Brasileira vence o Chile em casa
Foto: Lucas Figueiredo | CBF

Com grande campanha, a Seleção Brasileira se despediu das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 nesta terça (10) em grande estilo. No Allianz Parque, o time comandado por Tite venceu o Chile por 3 a 0, com gols de Paulinho e Gabriel Jesus (duas vezes). Na busca pelo hexacampeonato mundial, a Canarinho confirma a eficiência no trabalho que a garantiu na Rússia no ano que vem. O Brasil encerra a competição isolado na liderança, com 41 pontos em 18 jogos. Além disso, terminou como o time que mais venceu (12 vezes), o que menos perdeu (apenas uma derrota), o de melhor ataque (40 gols a favor) e o que possui a melhor defesa (apenas 11 gols sofridos).


Brumado: durante capacitação, agentes do SMTT participam de blitz educativa e ostensiva

Terça, 10.Out.2017 | 18h32
Por Janine Andrade




Brumado: durante capacitação, agentes do SMTT participam de blitz educativa e ostensiva
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Na segunda-feira (09), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em Brumado, através da Coordenação de Educação no Trânsito, iniciou a programação de capacitação e atualização dos agentes de trânsito do município. Como parte das atividades, que tem como objetivo principal a atualização dos agentes frente as novas tendência a atual legislação de trânsito, o Advogado, Instrutor e Agente de Trânsito Anderson Clayton reuniu os agentes para atuarem em uma blitz no entorno da Praça Coronel Zeca Leite ( Praça da Prefeitura), nesta terça-feira (10). Em entrevista a reportagem do Agora Sudoeste, Anderson explicou que a ação tem como foco a qualificação dos profissionais, principalmente no que diz respeito ao conteúdo sobre a Legislação de trânsito e a Lei Federal 13.281, que atualiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) . “Após as aulas práticas, visando atender as atualizações do CTB, nós montamos esta blitz, que é educativa e ao mesmo tempo ostensiva. Aqui, condutores e veículos serão abordados e aqueles que estiverem sem CNH ou o documento do veículo vencido serão encaminhados ao Detran e os veículos recolhidos ao pátio do mesmo órgão”, disse.


Dia das Crianças deve movimentar comércio brumadense nesta semana

Terça, 10.Out.2017 | 18h00
Por Janine Andrade




Dia das Crianças deve movimentar comércio brumadense nesta semana
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças e a proximidade da data deve movimentar o centro comercial de Brumado.  Diversas lojas de brinquedos aumentaram o estoque com muitas variedades de presentes, bem como as lojas de roupas infantis que oferecem diferentes opções para todas as faixa etárias. O comércio da Capital do Minério é bastante variado e possui opções com preços para todos os bolsos. 


informe publicitário

Em Brumado Refrigeração Master - vendas de equipamentos e peças para refrigeração

Terça, 10.Out.2017 | 17h27



Em Brumado Refrigeração Master - vendas de equipamentos e peças para refrigeração

Climatize o seu ambiente residencial ou comercial com os melhores equipamentos do mercado. Conheça a Refrigeração Master, em Brumado, que dispõe de climatizador industrial, câmaras frias, ar-condicionado e ainda serviços de instalações e manutenção em ar-condicionado câmaras frias e climatizadores industriais e ainda vendas de peças para refrigeração. Refrigeração Master - Avenida Guilherme Dias, nº 524 , no centro da cidade. Telefones (77) 3441-9070 e 9.9997-4928.


Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizará a Operação 12 de Outubro

Terça, 10.Out.2017 | 17h01



Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizará a Operação 12 de Outubro
Foto: Divulgação | PRF

A Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizará a Operação 12 de Outubro, iniciando à 0h da próxima quarta-feira (11/10), até 23h59 de domingo (15/10). O dia de Nossa Senhora Aparecida, é um feriado religioso nacional celebrado no dia 12 de outubro de cada ano. No último ano (2016), este feriado caiu numa quarta-feira, não sendo realizada operação especial, já que não apresentava a perspectiva de aumento de fluxo de veículos. Porém este ano, por ser numa quinta-feira, haverá um aumento da quantidade de veículos nas rodovias federais. Estima-se um aumento em cerca de 40% no número de veículos nos dias de maior movimentação, saída (quinta e sexta-feira) e retorno (domingo). Para o planejamento desta operação, a PRF levou em consideração análises de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. Essas análises permitiram direcionar as ações de prevenção e fiscalização. A otimização dos recursos humanos e materiais, possibilita melhoria na fiscalização para coibir comportamentos de risco. Em toda a Bahia, além do patrulhamento ostensivo haverá reforço no policiamento com equipes táticas e Motopoliciamento, com o objetivo maior de prevenção contra acidentes de trânsito e combate à criminalidade, salvaguardando a integridade das pessoas. A PRF montará um esquema especial, reforçando o efetivo nas rodovias federais, principalmente nos trechos onde haverá intensa movimentação de veículos. 


Brumado: prefeito Eduardo sanciona Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES

Terça, 10.Out.2017 | 16h39
Por Janine Andrade




Brumado: prefeito Eduardo sanciona Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos sancionou o projeto que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES. De acordo com a administração municipal, o programa tem como objetivo conceder bolsa de estudo mensal a estudantes regularmente matriculados e cursando ensino superior, sendo o valor do benefício de R$ 500 a ser atualizado através do Ato do Poder Executivo, com base no índice oficial, no primeiro bimestre de cada ano civil. Serão atendidos 50 estudantes que preencherem os seguintes requisitos: frequência escolar igual ou superior a 75%; registro, individual ou familiar, atualizado no Cadastro Centralizado de Programas Sociais do Governo Federal (não obrigatório, apenas classificatório); matrícula em curso superior não ofertado no município de Brumado, matrícula em universidade pública; não ter ensino superior já concluído.  Dentre outros pontos, o projeto enfatiza que o aluno para ter direito a bolsa não pode ter matrícula em curso superior que já seja ofertado no município de Brumado. Para se tornar beneficiário do programa, o estudante efetuará seu cadastramento semestralmente, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC.


Ituaçu: Deputado Marquinho Viana entregou trator no Povoado da Melancia

Terça, 10.Out.2017 | 16h31



Ituaçu: Deputado Marquinho Viana entregou trator no Povoado da Melancia
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (06), o Deputado Marquinho Viana (PSB) realizou a entrega de trator agrícola no Povoado da Melancia, em Ituaçu. Participaram do evento o ex-prefeito Albercinho e os vereadores Joel, Almir e Marcinho de Noé. O benefício foi oriundo de emenda parlamentar e irá auxiliar nas atividades rurais da comunidade. A população local agradeceu o parlamentar pelo empenho na conquista do maquinário.


Brumado: Nasf promove oficina com técnica de massagem relaxante para bebês na USF Dr. Arlindo Magno Stanchi

Terça, 10.Out.2017 | 15h58



Brumado: Nasf promove oficina com técnica de massagem relaxante para bebês na USF Dr. Arlindo Magno Stanchi
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (10), a Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, Jaciara Souza, realizou na Unidade de Saúde da Família - USF Dr. Arlindo Magno Stanchi uma oficina de Shantala para bebês entre 02 (dois) e 07 (sete) meses. A Shantala é uma técnica de massagem milenar, de origem indiana, que relaxa o bebê, ajuda a regular o sono, alivia as cólicas, além de promover maior interação entre os pais e o bebê. Durante a oficina, as mamães puderam aprender a técnica na prática e observar os benefícios da massagem relaxante para os bebês.


Livramento: Justiça suspende liminar que suspendia contração de bandas e empresas para estrutura e organização da festa de aniversário do município

Terça, 10.Out.2017 | 15h29
Por Janine Andrade




Livramento: Justiça suspende liminar que suspendia contração de bandas e empresas para estrutura e organização da festa de aniversário do município
Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

O município de Livramento de Nossa Senhora formulou pedido de suspensão dos efeitos da liminar concedida na Ação Civil Pública nº. 8000948-21.2017.8.05.0153, ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, a qual determinou que o prefeito do município suspenda, imediatamente, os contratos firmados com artistas e com empresas para estrutura e organização das festas previstas para os dia 06 e 11 de outubro, a fim de evitar eventuais pagamentos com contratações incompatíveis com o interesse público, tendo em vista as situações de crise econômica e de emergência, reconhecidas pelo Decreto nº. 540/2017, da própria municipalidade, e pelo nº. 17.938 do Governo do Estado da Bahia. A prefeitura sustenta que  a decisão hostilizada causa grave lesão à ordem e à economia públicas, na medida em que interfere nos atos discricionário do Poder Executivo ao impedir a realização da festa de emancipação política da cidade, agendada para os dias 06 e 11 de outubro, evento tradicional comemorado há mais de 96 anos. Ressalta os riscos ao erário decorrentes do pagamento de multa, por descumprimento, prevista nos contratos celebrados com os agentes e suas atrações artísticas e musicais, alguns já pagos; além de contingenciamento do efetivo policial e de equipamentos de segurança pública já solicitados e autorizados pelo Governo do Estado da Bahia. Salienta, ainda, os prejuízos para os comerciantes locais, que adquiriram produtos perecíveis para comercializar no evento e pelas despesas já efetivadas com o recolhimento de taxas de ocupação da área pública no entorno da festa, bem como pela ocupação de pousadas e hotéis que haverão de ser canceladas. Na decisão, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago citou que “ no caso, evidencia-se o município já efetuou despesas com a organização, infraestrutura, divulgação e contratação de artistas para a realização do evento festivo, de modo que a sua não realização se mostra, prima facie, mais danosa ao erário. Ademais, um evento deste porte movimenta a economia local, oportunizando a geração de emprego e renda, além de fomentar um aumento na arrecadação tributária, o que, induvidosamente, corrobora com o interesse público. Acrescenta-se que já foram recolhidas taxas de ocupação pelos comerciantes que irão trabalhar no evento, que, inclusive, é de se presumir que já adquiriram produtos para estrutura e comercialização no evento. Portanto, respeitados os limites cognitivos do pleito suspensivo, inviabilizar a realização do evento às suas vésperas, de fato, causa risco de lesão grave à economia pública. I Isso posto, presentes os requisitos autorizantes do acolhimento do pleito, defiro o pedido de suspensão”. 


Professores da Uneb aprovam indicativo de greve

Terça, 10.Out.2017 | 15h04



Professores da Uneb aprovam indicativo de greve
Foto: Divulgação

Durante assembleia realizada no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na segunda-feira (09) os professores da instituição aprovaram indicativo de greve da categoria, e , com a decisão, a universidade se junta as outras estaduais (Uefs, Uesc e Uesb)  que também estão com indicativo de greve.  A pauta de reivindicações, que foi protocolada no dia 19 de dezembro do ano passado, incluiu reajuste de 30,5%, considerando as perdas causadas pela inflação de 2015 e 2016, com um acréscimo destinado à recomposição salarial e ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público às Universidades Estaduais da Bahia. Segundo informações da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), também foi aprovada uma paralisação de 28 de novembro em todas as unidades, com portões fechados.


Ibicoara: Homem atinge comparsa após se assustar com a própria imagem no espelho durante assalto

Terça, 10.Out.2017 | 14h59



Ibicoara: Homem atinge comparsa após  se assustar com a própria imagem no espelho durante assalto
Foto: Reprodução

Durante tentativa de assalto a uma residência no domingo último (08), no município de Ibicoara, um dos criminosos se assustou com a própria imagem no espelho e acabou atirando contra o comparsa. Em entrevista ao G1, o delegado responsável pelo caso, Marco Torres disse que a dupla tentou assaltar a casa de um empresário local, que atua no setor de transporte, mas no imóvel há uma estrutura de espelho e tudo indica que um deles se assustou com a imagem refletida e acabou atirando várias vezes, sendo que um dos disparos atingiu o braço do comparsa. A situação foi descoberta após o suspeito ferido, que conseguiu fugir do local do crime e tentar atendimento médico em hospital do município de Barra da Estiva. Da unidade de saúde, o suspeito foi encaminhado para Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde é mantido sob custódia policial até decisão da Justiça. O autor do disparo fugiu e é procurado pela polícia. 


Partidos têm até sexta-feira (13/10) para enviar lista de filiados ao TSE

Terça, 10.Out.2017 | 14h33



Partidos têm até sexta-feira (13/10) para enviar lista de filiados ao TSE

O prazo para os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviarem a lista de filiados atualizada se encerra nesta sexta-feira (13/10). O envio é realizado via internet (http://filiaweb.tse.jus.br/filiaweb/). O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) destaca que a interrupção das atividades das secretarias do tribunal e dos cartórios eleitorais nos dias 12 e 13 de outubro (Portaria nº 605/2016) não interfere no envio da lista. Para envio da lista, o partido precisará possuir senha de acesso ao Filiaweb, que pode ser adquirida nos cartórios até esta quarta (11/10). O envio da lista atualizada de filiados deve ser realizado duas vezes por ano, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).  Caso o partido não envie a lista até sexta-feira (13/10), ficará valendo a última relação arquivada na Justiça Eleitoral. 


Lula diz que ordens judiciais têm como objetivo impedir sua candidatura à Presidência da República em 2018

Terça, 10.Out.2017 | 12h01



Lula diz que ordens judiciais têm como objetivo impedir sua candidatura à Presidência da República em 2018
Foto: Ricardo Stuckert

Além da ação referente ao tríplex do Guarujá, pela qual foi condenado a nove anos de prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu em outros seis processos. Durante o Seminário da Educação Pública, organizado pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, realizado na noite desta segunda-feira (10), Lula discursou e disse estar “lascado” com a quantidade de processos que são abertos contra ele a cada dia. Disse não querer absolvição, mas um pedido de desculpas do juiz federal Sérgio Moro. “Eu sei que eu tô lascado, todo dia tem um processo. Eu não quero nem que o Moro me absolva, eu só quero que ele peça desculpa. Eles estão mexendo com uma pessoa que tem como legado respeitar as pessoas, eu sempre respeitei os de baixo e os de cima.  Agora, não tenho medo, e não posso aceitar as mentiras que a Polícia Federal contou a meu respeito, não posso aceitar as mentiras que o Ministério Público contou e não posso aceitar o juiz Moro ter aceito as mentiras e ter feito o julgamento que fez”, disse o ex-presidente. Lula voltou a defender que as ordens judiciais têm como objetivo impedir sua candidatura à Presidência da República em 2018. “O objetivo é não deixar o Lula ser candidato? Eu não acho que o Brasil deveria sofrer por conta disso, eu não acho que eles deveriam levar 210 milhões de pessoas a sofrer, a voltar o desemprego só para prejudicar o Lula. Eles acham, e estão fazendo todo santo dia com a certeza de que nós vamos desistir da disputa. O problema deles não é o Lula, porque o Lula é feito de carne e osso e desaparece a qualquer momento. O problema deles é que neste país tem milhões e milhões de jovens, de adultos, de velhos como eu, de crianças que já aprenderam a ter consciência política. Então, se eles acham que me tirando da disputa está resolvido o problema deles, façam, e vamos ver o que acontece neste país. Eles chegam a dizer: ah, se o Lula não for candidato, ele não vai ter força como cabo eleitoral. Testem.”


informe publicitário

Taisan Auto: Acabou de chegar Corolla XRS 2.0 completo 2013/2014

Terça, 10.Out.2017 | 11h27



Taisan Auto: Acabou de chegar Corolla XRS 2.0 completo 2013/2014

A Taisan Auto está com uma novidade no seu showroom: Corolla XRS 2.0 completo 2013/2014. Faça uma visita a concessionária, consulte as melhores condições de pagamento e saia com o seu auto. Para sua comodidade, a loja dispõe ainda do site, que você acessar e ficar por dentro de toda a linha de veículos disponíveis. A Taisan Auto está localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.


Brumado: Nasf promove atividade com grupo de idosos no Cras Irmã Dulce

Terça, 10.Out.2017 | 11h00



Brumado: Nasf promove atividade com grupo de idosos no Cras Irmã Dulce
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (5), foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social - Cras Irmã Dulce uma atividade com o grupo de idosos, orientada pela Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, Jaciara de Souza. Na oportunidade, também foi promovida com os participantes uma dinâmica sobre a importância do movimento, coordenação motora e orientação espacial.