Bahia lidera crescimento do número de passageiros em voos nacionais

Bahia lidera crescimento do número de passageiros em voos nacionais Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Bahia foi o estado com o maior crescimento no número de passageiros em voos nacionais. De acordo com a Vinci Airports, a Bahia cresceu 37%, número duas vezes superior à média do Brasil (16%). O volume de assentos comercializados para os destinos turísticos baianos são resultado da política adotada pelo Governo do Estado com três importantes ações: o investimento em infraestrutura no interior e na capital; a promoção do destino Bahia; e a redução do ICMS de querosene da aviação, que resultou em mais de 200 novas frequências de voos domésticos. “Investir na recuperação de estradas, na construção e reforma de aeroportos regionais e na execução de obras de mobilidade é investir em turismo. Reforçar a segurança pública com novos policiais, novas viaturas e um moderno sistema de reconhecimento facial é investir em turismo. Construir novos centros culturais no interior e requalificar o Centro Antigo de Salvador é investir em turismo. Essas são ações concretas que trazem resultados muito positivos”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco. O gestor destaca também a política de redução de ICMS de querosene, coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), como um dos fatores para o aumento do número de turistas neste Verão. Em julho de 2019, o governador Rui Costa anunciou um pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia.


Livramento: polícia apreende motocicleta com restrição de roubo/furto no distrito de Iguatemi

Livramento: polícia apreende motocicleta com restrição de roubo/furto no distrito de Iguatemi

Na manhã da última terça-feira (21), a guarnição da Ronda Rural  da 46ª CIPM, em rondas pela zona rural de Iguatemi, distrito de Livramento de Nossa Senhora, visualizou próximo ao cemitério uma motocicleta da marca Yamaha com restrição de roubo. O condutor foi conduzido e apresentado a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora e autuado por Receptação e custodiado pela Polícia Civil.


Brumado: Mato, lixo e entulho em terreno baldio causa transtornos a moradores do bairro Malhada Branca

Brumado: Mato, lixo e entulho em terreno baldio causa transtornos a moradores do bairro Malhada Branca Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Em denúncia enviada a redação do Agora Sudoeste, uma moradora da Rua Dalci Lula Silva Lima, bairro Malhada Branca, reclama de um terreno baldio que fica ao lado da Urbis III, no Caminho VI. O terreno tem crescimento de muito mato, além de acúmulo de lixo e entulho, o que permite a proliferação de animais peçonhentos. “Além do acúmulo de lixo e entulho, o problema se agrava com o período de chuvas e calor intenso, pois estes terrenos acabam se tornando focos de dengue e animais peçonhentos, principalmente escorpiões“, disse a moradora, que cobra do poder público a fiscalização e notificação do proprietário para que este realize a limpeza necessária e consciência dos moradores para que não joguem lixo no local.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

 Brumado: venha de economizar na 'Quarta Econômica' do Disbahia

Hoje (22) é dia de fazer economia no Disbahia Supermercado. Venha conferir nossas promoções na "Quarta Econômica". Disbahia Supermercado, Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, 260, Bairro das Flores. Fone: 77 3441-3070. Filiado a Rede 7 de supermercados. O Disbahia Supermercado abre todos os sábados das 8h às 19h.


Secretaria Municipal de Educação de Brumado divulga lista de alunos contemplados no sorteio eletrônico da Rede Municipal

Secretaria Municipal de Educação de Brumado divulga lista de alunos contemplados no sorteio eletrônico da Rede Municipal Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O sorteio eletrônico aconteceu nessa terça-feira (21) às 9h30min, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado nas presenças de representantes dos conselhos ligados a criança e adolescente e também da imprensa local. Os pais de alunos que não foram contemplados no sorteio eletrônico poderão procurar a Secretaria Municipal de Educação pra falar com a Secretária Ednéia Ataíde, os coordenadores Patrícia, Alcirlene, Alisson, Aminie e Mateus para verificar vaga nas escolas da rede. A Secretária Ednéia tranquiliza aos pais dos alunos não contemplados que, logo após o sorteio eletrônico, foram replanejadas algumas turmas e que o aluno tem possibilidade de encontrar vaga na escola em que se inscreveu ou em uma mais próxima de sua casa. Na escola de Educação Infantil (Sindicato), contemplamos todos os alunos do maternal, mesmo os que não constam na lista. Os alunos de Pré1 que não foram contemplados nesta escola poderão procurar a secretaria. Nas escolas Oscarlina, Idalina, CMEAS, CAIC, Ayrton Viana, mesmo os nomes não constando na lista, os pais deverão procurar a escola, pois fizemos remanejamento de turmas para atender a necessidade de acordo ao número de inscritos. Seguem, abaixo, as listas das escolas de séries iniciais e das escolas de séries finais. Para matrícula nas creches, os pais deverão procurar diretamente as mesmas. (Séries Iniciais) e Séries Finais).


MP denuncia 16 pessoas por homicídio doloso por tragédia de Brumadinho

MP denuncia 16 pessoas por homicídio doloso por tragédia de Brumadinho Foto - REUTERS / Washington Alves

O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) denunciou hoje (21) o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da mineradora pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano passado. De acordo com o MP, os denunciados devem responder na Justiça pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque teriam responsabilidade na morte de 270 pessoas, que foram soterradas pela avalanche de rejeitos da represa.  Segundo o MP, cinco funcionários da empresa TÜV SÜD, que também foram denunciados, auxiliaram a Vale na emissão de declarações falsas de estabilidade da barragem do Córrego do Feijão. Em coletiva de imprensa, realizada em Belo Horizonte, os promotores responsáveis pela investigação afirmaram que a Vale tinha conhecimento da falta de segurança da barragem e que a empresa tinha uma "lista sigilosa" na qual estava listava a "situação inaceitável" de segurança do local. Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu em janeiro de 2019, resultando em mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte. Em nota à imprensa, a TÜV SÜD informou que está cooperando com as autoridades e reiterou o "compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos". A Vale ainda não se manifestou sobre a denúncia.


Justiça Eleitoral confirma Dr. Aurino Rocha na presidência do Podemos em Brumado

Justiça Eleitoral confirma Dr. Aurino Rocha na presidência do Podemos em Brumado Foto - Divulgação

Foi expedida ontem (20) a certidão de composição da Comissão Provisória do Podemos no município de Brumado, com o médico oftalmologista e anestesista e pré-candidato a prefeito Aurino Rocha como presidente. Também compõem a direção do partido o professor e vice diretor do colégio estadual, André Luiz Silva Azevedo, como vice-presidente; o professor e funcionário dos Correios, Jarbas Barbosa Caires, secretário; o professor e ativista cultural, Paulo Esdras Oliveira da Silva, tesoureiro; e o consultor em indústria de cerâmica vermelha. Cícero Vieira Júnior, vogal. A sede do Podemos vai funcionar na Praça Armindo Azevedo, 308, no centro, no mesmo endereço onde foi instalada a Casa do Papai Noel no ano passado. No local também funcionará o escritório de pré-campanha de Aurino Rocha. O imóvel estará aberto à população no início de fevereiro. O Podemos tem como principal liderança estadual o deputado federal Bacelar, que, recentemente, reafirmou por meio das redes sociais, o total apoio do partido à pré-candidatura a prefeito do Dr. Aurino, que surge com uma proposta de independência em relação aos grupos políticos tradicionais, defendendo uma transformação no modo de fazer política e administração pública em Brumado. “Não temos compromisso com o que está ou o que já passou, nossa proposta é de inovação, para renovar a política, fazer uma mudança com responsabilidade, com uma campanha respeitosa, mas firme. Quem decide é a população, não é a tradição e nós estamos ouvindo as pessoas, abrindo os canais para que elas possam dar ideias, apresentar as demandas e os anseios, porque nosso projeto é de um governo aberto, com participação do cidadão, voltado para as pessoas”, afirma o pré-candidato e presidente do Podemos.


Duas mulheres são assassinadas em Aracatu

Duas mulheres são assassinadas em Aracatu Foto - Reprodução / WhatsApp

Duas mulheres, de identidades não divulgadas, foram assassinadas na tarde desta terça-feira (21) às margens da BA-262, bairro do Matadouro, no município de Aracatu. De acordo com informações obtidas pelo Agora Sudoeste, as vítimas foram alvejadas com tiros de arma de fogo por um individuo não identificado que estava a bordo de um automóvel preto. Ele e o motorista fugiram logo após o crime. A Polícia Militar e equipe do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local para a adoção dos procedimentos necessários. Os corpos foram removidos para o IML de Brumado. Ainda não há informações sobre a motivação e autoria do crime.


Deputado Marquinho Viana nas homenagens ao amigo Fisita, em Contendas do Sincorá

Deputado Marquinho Viana nas homenagens ao amigo Fisita, em Contendas do Sincorá

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou hoje (19.01), das homenagens ao saudoso amigo, vaqueiro e companheiro das cavalgadas, Fisita, em Contendas do Sincorá, acompanhado do prefeito Didi, da filha Cristina, do ex-prefeito Joad, e outras autoridades. Fisita faleceu neste domingo, deixando seus amigos consternados pela grande perda da sua figura querida e que sempre manteve um relacionamento exemplar com a comunidade,, não só de Contendas do Sincorá como de Barra da Estiva. As homenagens foram organizadas e realizadas pela ex-vereadora Marta e pelo amigo Alex, com grande participação popular.


Aracatu: prefeitura convida população a participar da programação do Plano Municipal de Saneamento Básico

Aracatu: prefeitura convida população a participar da programação do Plano Municipal de Saneamento Básico Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Aracatu convida toda a população para participar da programação de execução do Plano Municipal de Saneamento Básico: programas, projetos e ações no município, que acontecerá em Paris Matias no dia 11/02, região da Pedra no dia 12/02, Piabanha no dia 13/02 e na Sede no dia 14/02. Todos os eventos irão ocorrer das 08h às 11h.


Caetité: Bloco Entrevip Elétrico terá shows do Chiclete com Banana e Vitêra

Caetité: Bloco Entrevip Elétrico terá shows do Chiclete com Banana e Vitêra

Venha curtir uma mega festa no Bloco Entrevip Elétrico, em evento que acontece no dia 26 de janeiro, na Lavagem da Esquina do Padre, em Caetité. Adquira já o seu abadá e divirta-se ao som de Chiclete com Banana e Vitêra. São 08 horas ao som do trio elétrico, com carro de apoio Open Bar. Abadá R$ 80,00, nos seguintes pontos de venda: Daniela Milhazes Concept e Criative Agência Digital, Anjo Baby e Acarajé da Vanusa (Caetité), Amando’s Bar e Flex Sports (Guanambi), Ótica Denize Milhazes (Brumado). 


Brumado: SMTT informa mudança no sentido de via nas Travessas Moreira e Manoel Meira Clemente Sertão

Brumado: SMTT informa mudança no sentido de via nas Travessas Moreira e Manoel Meira Clemente Sertão Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) informa a toda à população brumadense a cerca das mudanças de sentido de via nas travessas  Moreira e Manoel Meira Clemente Sertão, ambas no centro da cidade. De acordo a SMTT, a alteração segue um planejamento de acordo as obras que estão sendo realizadas nas proximidades destas vias e torná-las em via de sentido único irá melhorar o fluxo no local e facilitar a vida dos moradores destas ruas.  A sinalização já está sendo instalada no local e agentes de trânsito estarão realizando a orientação educativa na via nos próximos 15 dias.


Conquista: Três presos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas

Conquista: Três presos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas Foto - Divulgação / SSP-BA

Um trio que atuava com o tráfico de drogas, no bairro de Candeias, em Vitória da Conquista, foi capturado por equipes do Esquadrão Falcão da PM baiana e integrantes da PM de Minas Gerais, na segunda-feira (20). Com eles foram apreendidos R$ 1.473,20 proveniente da venda de entorpecentes. A unidade especializada foi acionada pela PM de Minas que informou sobre a presença de um criminoso detido na cidade mineira conhecida como Salinas e que residia em Conquista. Com o levantamento das informações, as equipes conseguiram localizar o bandido e, posteriormente, em um condomínio, mais dois comparsas, entre eles, a namorada.

Conquista: Três presos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas Foto: Divulgação / SSP-BA

Além da quantia, também foram apreendidos 29 comprimidos de ectasy, uma porção de maconha e uma balança. O trio e todo material foram apresentados na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).


No próximo domingo (26) acontecerá o 1° Costelão Maçônico de Brumado

No próximo domingo (26) acontecerá o 1° Costelão Maçônico de Brumado

Acontecerá no próximo domingo dia 26 de janeiro o 1° Costelão Maçônico de Brumado, na Fazenda Lamarão: a tradicional festa gaúcha da costela assada no fogo de chão. Venha prestigiar um almoço com a saborosa carne de costela, cerveja gelada e curtir som de Aline & Vimar e Daniel Tayson. Adquira já seu ingresso, último lote a venda.  Organização: Loja Maçônica Manoel Carvalho, contatos: (77) 99968-0513 ou 99968-0777.


PF deflagra operação contra fraudes em títulos de terra em Vitória da Conquista

PF deflagra operação contra fraudes em títulos de terra em Vitória da Conquista Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Arcaico”, que tem como objetivo combater crimes relacionados a fraudes em títulos de propriedade de terrenos da União. Cerca de 20 agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão e cinco de intimação em Vitória da Conquista e também em Salvador. De acordo com informações do Bahia Notícias, obtidas junto a PF, essa operação decorre de uma investigação iniciada há um ano, em janeiro de 2019, quando a corporação tomou conhecimento de que um casal de ex-juízes de direito da Bahia, uma advogada e um corretor de imóveis, estariam comercializando terrenos que haviam sido destinados à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) como se fossem propriedade deles. Os terrenos haviam sido repassados à SPU para a construção das novas sedes da Delegacia  de Polícia Federal em Vitória da Conquista, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. O esquema da fraude, no entanto, teve início em 2016, com a confecção de uma certidão falsa do 3º Tabelionato de Notas de Vitória da Conquista. Esse cartório atestava a existência de uma suposta escritura pública de compra e venda da área em questão, datada de 1994, cujo livro havia sido extraviado. A partir da certidão, teria sido feito um registro imobiliário no 1º Ofício de Imóveis da cidade, em um livro que, coincidentemente, estava totalmente danificado e ilegível, o que impedia sua verificação. Com isso, os investigados conseguiram cancelar administrativamente a matrícula da propriedade da União e passaram a ameaçar algumas pessoas que ocupavam irregularmente a área, exigindo pagamentos em troca da manutenção de suas residências e negócios. Na fase atual do inquérito, o casal foi indiciado pelos crimes de associação criminosa, estelionato, extravio de livro ou documento, prevaricação, falsidade ideológica, falsificação de documento público, extorsão e alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria.


Ampliação da elevação da Barragem do Caveira é comemorada pelos moradores da região de Ubiraçaba

Ampliação da elevação da Barragem do Caveira  é comemorada pelos moradores da região de Ubiraçaba

A Prefeitura de Brumado realizou nesta sexta-feira, dia 17, a sua 120ª inauguração. Desta feita foi a área de segurança hídrica que foi ampliada com a elevação do nível da Barragem do Caveira, que passou a ser denominada Domício Gonçalves Aguiar. Com mais essa importante ação, o abastecimento em toda a região ficará muito melhor, dando mais qualidade de vida dos moradores da região. A escolha do nome de Domício Gonçalves Aguiar recaiu pela sua brava trajetória de vida, que lutou muito para suprir a sua família, tendo sido uma pessoa fundamental para que a barragem pudesse hoje vir a servir milhares de pessoas. Após um estudo mais aprofundado na busca de diminuir o déficit hídrico na zona rural, a Administração “Educar para Libertar” iniciou uma série de ações específicas, sendo uma delas a elevação deste importante reservatório, que, agora, já estará recebendo as chuvas deste início de ano para que possa ficar com o máximo de sua capacidade, o que trará uma tranquilidade para os moradores de toda a região.


Cláudio Ribas assume presidência do diretório municipal do PDT e declara apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes

Cláudio Ribas assume presidência do diretório municipal do PDT e declara apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes   Foto - Divulgação

O pré-candidato a prefeitura de Brumado, empresário Fabrício Abrantes (DEM) recebeu o apoio de mais uma importante liderança municipal, Cláudio Ribas, que deixa o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para assumir a presidência da comissão provisória do diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ribas tem como bandeira a assistência ao homem do campo, é ativista da causa animal, já integrou o Movimento de Luta pela Terra (MLT) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) e diz apoiar Fabrício por entender que ele reúne as melhores qualidades dentre os pré-candidatos já dispostos. Destacou o fato de Fabrício estar dialogando com todos os setores da sociedade para construir uma plataforma política democrática e participativa e a atenção a zona rural, por meio de apresentação de políticas públicas para o homem do campo, como por exemplo, por meio do projeto “Família do Campo”.

Cláudio Ribas assume presidência do diretório municipal do PDT e declara apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes   Foto: Divulgação

campo, como por exemplo, por meio do projeto “Família do Campo”. Como presidente do diretório municipal do PDT, Ribas garante que seguirá a linha ideológica e diretrizes do partido, priorizando o bem comum, a luta pela democracia e a justiça social, com o apoio de lideranças comunitárias e movimentos sociais. Sobre os vereadores já eleitos e atuantes pelo partido, Ribas diz estar aberto ao diálogo, avaliação e consenso, ressaltando que estes devem seguir as diretrizes do partido quando na ocasião de votação de projetos no Legislativo. Citou que orientará os vereadores a votarem de acordo com a política do partido -  após discussão e análise dos projetos -  priorizando o que for de benefício para a população brumadense. Para Fabrício, receber o apoio de Cláudio Ribas é importante para o fortalecimento da base de sua pré-candidatura. "A caminhada de pré-candidatura é feita de muito trabalho, com o a busca pelo engajamento de todas as classes sociais. O apoio de Cláudio Ribas é importante para somar forças em prol de Brumado, construindo teias democráticas, positivas e fortes para atender a comunidade, seja ela da sede ou da zona rural", afirmou o pré-candidato a prefeito.


Para brasileiros, saúde pública e combate ao desemprego devem ser prioridades do país em 2020, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil

Para brasileiros, saúde pública e combate ao desemprego devem ser prioridades do país em 2020, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que a melhora da saúde pública (39%) e o combate ao desemprego (39%) foram apontados pelos consumidores brasileiros como os principais problemas a serem enfrentados este ano para a retomada do crescimento econômico. O ranking de temas que merecem a atenção em 2020 é seguido por investimentos em educação (38%), combate à corrupção (25%), combate à violência (20%) e controle da inflação (18%), além da diminuição de impostos (18%). As áreas que mais devem registrar avanços neste ano, segundo a percepção dos entrevistados, são a criação de vagas de emprego (42% acreditam que irá aumentar), o combate à inflação (35% acreditam que ela irá reduzir) e a diminuição da inadimplência (32% acreditam que irá reduzir). Por outro lado, os consumidores avaliam que algumas áreas não devem evoluir, como a melhora da renda e salário, que para 43% seguirão estagnados, e os investimentos em saúde, que para 42% não irão se alterar.  Embora a retomada do ambiente econômico ainda aconteça em ritmo gradual, os brasileiros estão, em algum grau, otimistas com o cenário para 2020. De acordo com a pesquisam, 45% dos entrevistados têm a percepção de que a economia vem se recuperando, embora 37% avaliam que essa retomada acontece de forma lenta e apenas 8% de maneira acelerada.  Já 31% não percebem sinais de crescimento e 17% acham que a situação está piorando. Outros 7% não sabem avaliar. Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o que se espera é que os setores de comércio e serviços voltem a empregar, fazendo o dinheiro circular novamente. 66% dos entrevistados consideram reforma tributária necessária; 32% estão otimistas com impactos da reforma da previdência na economia Na avaliação dos entrevistados, a aprovação das reformas estruturais deve melhorar o ambiente econômico do país. Para 66% dos brasileiros, a reforma tributária, que prevê a reestruturação do sistema de cobrança dos impostos no Brasil, é necessária. Também é considerada necessária a reforma administrativa (58%), que contempla a revisão de salários do funcionalismo público e o fim da estabilidade. Outra medida considerada importante pelos entrevistados é a chamada ‘PEC Emergencial” (57%), que propõe a criação mecanismos de redução dos gastos públicos quando saírem do controle.  Foram entrevistadas 600 pessoas de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.


Brumado: trio é detido com drogas após fugirem de abordagem policial

Brumado: trio é detido com drogas após fugirem de abordagem policial Foto - Divulgação / Polícia Militar

Durante patrulhamento na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado, na tarde do último sábado (18), policiais da 34ª CIPM detiveram um homem e duas mulheres, após o condutor do veículo fugir da abordagem policial. De acordo com informações da polícia, foi solicitada a parada do veículo, com placas de Itupeva (SP), mas o motorista fugiu em alta velocidade.  O automóvel foi seguido pela guarnição e no bairro Apertado do Morro 2, um dos ocupantes lançou ao solo um embrulho. O veículo foi interceptado pela guarnição na comunidade do Lameirão. Estavam no veículo o motorista, de 37 anos, a esposa dele de 40 anos, e uma prima de 25 anos. No pacote jogado para fora do veículo continha 162 pedras de crack, 20 trouxinhas de cocaína, e R$ 1.561. O trio foi detido e conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia.


UNEB oferta 963 vagas e 420 sobrevagas pelo SISU para ingresso no semestre 2020.1

UNEB oferta 963 vagas e 420 sobrevagas pelo SISU para ingresso no semestre 2020.1 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

As inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), estão abertas até dia 26 de janeiro, no site oficial do Sisu. Para o primeiro semestre letivo de 2020, a UNEB vai ofertar 963 vagas e 420 sobrevagas, distribuídas em 84 opções de cursos da modalidade graduação presencial. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. A UNEB reservará de 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas escolhas de instituição de educação superior (IES), local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro, no site do Sisu. Entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera.


Alistamento militar 2020 pode ser feito pela internet

Alistamento militar 2020 pode ser feito pela internet Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Mais de um milhão e meio de jovens brasileiros nascidos em 2002 devem fazer o alistamento militar deste ano. Para agilizar o processo, o Ministério da Defesa vem desenvolvendo e aprimorando o Alistamento Militar Online.  A ferramenta alcança cerca de 75% dos homens que devem prestar o serviço. "Tem muito jovem que já trabalha e/ou ainda está estudando. Nesse sentido, poder fazer o alistamento pela internet ajuda muito. Economiza tempo, facilita o acesso. Então, é uma grande vantagem", afirma o estudante Felliphe Kristian, um dos jovens que deve se alistar neste ano. Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel André Buarque, o alistamento pela internet trouxe conforto e economia para todos. "(presencialmente) era necessário que os jovens se apresentassem cinco vezes durante o processo de alistamento. Pelo sistema online, passou para duas apresentações", revela o coordenador. "Ainda é possível fazer o atendimento presencial nas Juntas de Serviço Militar. Mas, mesmo lá, o jovem fará todo o alistamento pela internet, utilizando a estrutura disponibilizada pela Junta de Serviço", destaca o Coronel Buarque.  Em todo Brasil, 90 mil jovens devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a Marinha, 7 mil para a Aeronáutica e 80 mil para o Exército.  Os jovens nascidos em 2002 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento. Para isso, devem acessar o Alistamento Militar Online. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS. Ou, ainda, comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima. É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico). 


Teve início nesta segunda (20) o pagamento do Bolsa Família de janeiro

Teve início nesta segunda (20) o pagamento do Bolsa Família de janeiro Foto - Divulgação

O pagamento do primeiro Bolsa Família do ano começa nesta segunda-feira (20). O Governo Federal vai repassar R$ 2.526 bilhões para mais de 13.228 milhões de famílias em todo o País. O valor médio do benefício é de R$ 191. A família de Deuselhia dos Santos, de Brasília, é uma das beneficiárias. Com oito filhos, a mulher de 54 anos conta que o repasse é fundamental para o sustento da casa. “Como eu estou desempregada, esse dinheiro é fundamental para comprar comida para a família todo mês. É sagrado.” O ministro da Cidadania, Osmar Terra, explica que a pasta trabalha para garantir o benefício de quem realmente precisa. “Nós seguimos fazendo o pente-fino no Programa, removendo quem não precisa do dinheiro. Assim, podemos garantir que famílias realmente necessitadas tenham acesso ao benefício”, esclarece. Ainda segundo o ministro, o governo estuda melhorias no programa. “Estamos discutindo a possibilidade de mudar para melhor. Não queremos tirar o benefício de quem precisa, mas vamos estimular a geração de emprego e renda, além de garantir educação de qualidade para as crianças. Afinal, essas são prioridades do nosso governo.”. O Bolsa Família é voltado para famílias extremamente pobres, com renda per capita mensal de até R$ 85; e pobres, com renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170 reais. Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, em contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação.


Estudantes poderão se inscrever no Sisu até domingo (26)

Estudantes poderão se inscrever no Sisu até domingo (26) Foto - Divulgação

O prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano foi estendido. A data inicial continua sendo terça-feira (21), mas o período segue até domingo (26), dois dias a mais do que o estipulado no edital. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. O procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet. Como há o uso da nota do Enem, o Ministério da Educação (MEC) resolveu dar mais tempo para solucionar todos os problemas com as correções das provas. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) sobre a finalização da correção de inconsistências, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse que foi identificado erro na associação de gabaritos, quando provas foram corrigidas a partir de gabaritos que não eram correspondentes. As notas do Enem já foram revisadas e estão disponíveis na Página do Participante, seja no portal, seja no aplicativo do Enem. “Nós pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos as provas deles com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis”, disse o titular do instituto responsável pela aplicação do exame. O presidente do Inep garantiu também que nenhum aluno foi prejudicado, dado que as correções foram feitas com prontidão, e que o órgão vai revisar o processo de controle de qualidade e implementar outros testes de consistência no processo de correção das provas para o certame deste ano. 


Vinte e sete quilos de explosivos encontrados em Rio de Pires

Vinte e sete quilos de explosivos encontrados em Rio de Pires Foto - Divulgação / SSP-BA

Vinte e sete quilos de artefatos explosivos foram encontrados, na manhã deste sábado (18), durante ação conjunta da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste e do 4° Pelotão da 46° CIPM (Livramento de Nossa Senhora), na cidade de Rio de Pires. Um suspeito foi localizado. Além das 'bananas' de dinamite, os policiais também apreenderam com o criminoso um revólver calibre 32, munições e 14 pinos com cocaína.  De acordo com o comandante da Cipe Sudoeste, major Edson Mascarenhas, o homem atirou contra os policiais, foi ferido, socorrido para o hospital da cidade, porém não resistiu aos ferimentos.  "Ele tinha mandado de prisão em aberto e já havia sido indiciado por estupro, importunação sexual, ameaça, receptação, tráfico, associação para o tráfico, organiza

INFORME PUBLICITÁRIO


Informativo: O que é Certificado Digital?

Informativo: O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de pessoas físicas ou jurídicas e assegura as transações online de documentos que necessitam de assinaturas entre as empresas, fornecedores, clientes e parceiros. Cada vez mais o uso do Certificado Digital vem aproximando empresários, governo e consumidores. Esta tecnologia tem se tornado indispensável em transações comerciais, contratuais e para cumprimento de obrigações com o governo. Basicamente o Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a área de Certificação Digital da CDL de Brumado. Telefone: 77 3441-1222 ou 3441-7027.