Começa a matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos

Começa a matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos Foto - Divulgação

A matrícula para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos começa nesta terça-feira (21) e segue sexta (24), no local e turno para os quais o aluno optou para cursar. O programa é ofertados pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Neste ano, foram inscritos 32.711 estudantes de todo o Estado para as 11.505 vagas ofertadas. As aulas irão começar no dia 27 deste mês e seguem até dezembro. No ato da matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional. Para os cursistas da UNEB e UESB, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular.


Professores da Uneb decidem manter greve; paralisação já dura 43 dias

Professores da Uneb decidem manter greve; paralisação já dura 43 dias Foto - Divulgação

Após reunião realizada na segunda-feira (20), os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram pela continuidade da paralisação, que já dura 43 dias. “(A entrevista do governador) serviu como combustível em uma fogueira que já era forte. De acordo com os comentários de vários professores, o pronunciamento de Rui Costa sobre a greve, além do desrespeito à categoria, demonstrou que o gestor não conhece a realidade das universidades estaduais baianas", disse em nota a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) se referindo a declaração do governador Rui Costa (PT) que, em entrevista à imprensa, afirmou que a greve é "partidária" e foi “apropriada” pelo PSOL. 


Vitória da Conquista terá planetário mais moderno do Brasil

Vitória da Conquista terá planetário mais moderno do Brasil Foto - Divulgação

Vitória da Conquista vai ter o planetário mais sofisticado do Brasil. O equipamento vai além da astronomia. Aqui vai ser um museu de arte e conhecimento”, afirmou André Alencar, representante da Evans no Brasil – empresa responsável pela instalação da cúpula dome screen do Planetário Professor Everardo Públio de Castro. A declaração foi dada na manhã da última sexta-feira (17) durante visita ao equipamento, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Alencar foi recepcionado pelo prefeito Herzem Gusmão e comitiva. Na oportunidade, o técnico da Evans comentou sobre a vistoria realizada na quinta (16): “foi uma surpresa o que encontrei na vistoria. Sinceramente foi o primeiro local que visitei e teve aprovação imediata. A estrutura física foi muito bem feita: as medidas da cúpula estão perfeitas; o sistema de ar condicionado funcionando; iluminação correta; isolamento térmico e acústico bons. Foi uma construção de alta tecnologia”. A previsão é que em agosto a equipe, formada por técnicos estrangeiros, venha até Vitória da Conquista instalar a cúpula e em seguida promova o treinamento dos técnicos locais.A arcada dome screen permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o planetário irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. 


Decreto das armas permite que cidadãos tenham fuzil em casa

Decreto das armas permite que cidadãos tenham fuzil em casa Foto - Divulgação / Taurus

O novo decreto das armas do governo federal ­-  que possui agora novas regras para a posse e o porte de armas no Brasil - mudou a classificação do fuzil e este passa a ser de uso permitido. De alta precisão e capacidade para 30 tiros, é uma arma usada por forças táticas militares. Com o decreto, o  fuzil T4 poderá ser comprado por qualquer brasileiro. Em entrevista ao Jornal Nacional, o especialista em armamento Bene Barbosa, do Movimento Viva Brasil, explica qual versão do fuzil estará disponível para civis. “O T4 é um fuzil de assalto, de uso militar-policial, pode dar rajada. A versão que vai estar disponível para o civil não tem essa opção de rajada. É tiro a tiro. E esse, sim, se o cidadão cumprir todos os quesitos legais vai poder ter um desse em casa”. A medição do poder de fogo é feita pela quantidade de energia liberada no momento do disparo, a energia cinética. Até agora, os brasileiros só podiam comprar armas com energia cinética até 407 joules como revólveres calibres 32 e 38, e pistolas calibre 380. O decreto sobe o limite para 1.620 joules, quase quatro vezes maior.


Brumado: obras do sistema de abastecimento de Arrecifinho e Espinheiro estão concluídas; secretário diz que Embasa se nega a fazer ligação

Brumado: obras do sistema de abastecimento de Arrecifinho e Espinheiro estão concluídas; secretário diz que Embasa se nega a fazer ligação Foto - Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vem realizando uma série de ações para reduzir o déficit hídrico. Dentro deste cronograma, uma obra de grande importância já concluída: o sistema de abastecimento de Arrecifinho e Espinheiro, a qual é resultado de uma parceria com a CERB que entrou com a tubulação e a prefeitura com a mão de obra, conexões, registros, etc. Foram quase 6 mil metros de encanação que irão trazer muita alegria para os moradores das referidas localidades, mas, isso ainda está distante, já que segundo o secretário municipal de Agricultura, Danilo Viana, a Embasa, apesar de ter conhecimento que a obra foi concluída, ainda se nega a fazer a ligação, o que vem provocando uma forte apreensão nas centenas de famílias que vivem nas referidas comunidades, já que o período da estiagem tende a ficar mais agudo. A administração espera contar com o bom senso da Embasa e fazer a ligação.


Governo lança campanha publicitária pela reforma da Previdência

Governo lança campanha publicitária pela reforma da Previdência Foto - Marcos Corrêa / PR

O Presidente Jair Bolsonaro participou, nesta segunda-feira (20), do lançamento da segunda fase da Campanha da Reforma da Previdência no Palácio do Planalto. Com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população, a campanha busca responder questões levantadas pelos cidadãos, combatendo as fake news a respeito do tema. No evento, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a importância da aprovação da proposta para que o Brasil possa crescer novamente. Para ele, caso a PEC seja aprovada “o Brasil sairá realmente dessa estagnação que se encontra rumo a então esperada prosperidade”, avaliou. De acordo com o presidente, a aprovação da proposta em tramitação no Congresso permitirá “salvar o Brasil para as gerações nos sucederão”. Já o Ministro Chefe da Casa-Civil, Onyx Lorenzoni, destacou a relevância de o lema da campanha estar atrelado ao esclarecimento das dúvidas da população e ao combate de notícias falsas com o selo “Essa é a verdade”.  Ele afirmou que : “A campanha que se inicia agora é a campanha a favor de todos os brasileiros (...) ela é fundamental para o presente e o futuro do país que todos nós amamos”, ressaltou. O evento contou também com a presença dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria de Governo da Presidência da República, General Santos Cruz. 


SESOC e CREAS ministram palestra dentro da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

SESOC e CREAS ministram palestra dentro da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Foto - Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, que tem um histórico muito positivo nas ações referentes ao combate à exploração sexual de crianças em adolescentes, em mais uma delas, desta feita por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Chico Xavier, realizou um importante encontro referente à Campanha do 18 de Maio, data nacional da campanha. O encontro aconteceu na Empresa Contrasil, onde os funcionários participaram ativamente. O escopo era informar sobre a atuação da equipe do CREAS Chico Xavier no atendimento às vítimas de violência sexual em Brumado. Vale ressaltar que a unidade realiza atendimento a todas as pessoas que sofrem qualquer tipo de violência. O CREAS Chico Xavier foi implantado em 01 de abril de 2009 e até 20 de maio de 2019 foram realizados 527 atendimentos, sendo, 154 de violência física e psicológica, além de 78 casos de violência sexual e 295 casos de negligência contra crianças e adolescentes. Vale ressaltar ainda que esse número é bem maior, porque existem as subnotificações, que são potencializadas pelo medo das pessoas em denunciar, só que, quem souber e não denunciar também é crime e pode ser penalizado.

INFORME PUBLICITÁRIO


Brumado: Diferencial Clima, a sua loja de sistemas em refrigeração

Brumado: Diferencial Clima, a sua loja de sistemas em refrigeração

Agora em Brumado, a mais nova loja de sistemas em refrigeração: Diferencial Clima. Trabalhamos com: higiene e limpeza; manutenção preventiva e corretiva; sistemas de refrigeração em geral, vendas de ar condicionado; instalações comercial e residencial; recarga de gás. Diferencial Clima: Rua Teodora da Silva Leite, nº 400ª, bairro Santa Tereza, em Brumado. Telefones (77) 3441-6710 / 9.9971-0777.


Deputado Marquinho Viana participa de reunião em Barra da Estiva

Deputado Marquinho Viana participa de reunião em Barra da Estiva Foto - Divulgação

Em clima de descontração e amizade, o deputado Marquinho Viana participou na última sexta-feira (17) de uma reunião com vereadores e amigos de Barra da Estiva, na residência da ex-prefeita do município, dona Lúcia. Em busca de melhoria para a qualidade de vida daquela população, a pauta foi referente à assuntos para o desenvolvimento do município. 


Grupo Galpão de Teatro apresentou em Brumado o espetáculo 'Os Gigantes da Montanha'

Grupo Galpão de Teatro apresentou em Brumado o espetáculo 'Os Gigantes da Montanha' Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No último final de semana, o Grupo Galpão, que tem 37 anos de história como um dos grupos teatrais mais importantes do país, se apresentou em Brumado, na Praça da Prefeitura. O grupo apresentou um clássico do teatro e grande sucesso de público da companhia, "Os Gigantes da Montanha", dirigida por Gabriel Villela e escrita por Pirandello. "E foi com a praça e a lua cheia que nos despedimos de Brumado. Foram duas apresentações lindas de ‘Os Gigantes da Montanha’ com público atento e animado. Obrigada a todos que estiveram presentes, levaram a família e se divertiram com a gente. Obrigada também a todos que ajudaram a magia acontecer: nossa equipe sensacional, a RHI Magnesita e os nossos vários parceiros locais. Brumadenses, vocês brilharam mais uma vez!”, disseram os integrantes da companhia, através de rede social. 


Brumado: ruas dos bairros Baraúnas e Olhos D’água estão sendo pavimentadas

Brumado: ruas dos bairros Baraúnas e Olhos D’água estão sendo pavimentadas Foto - Divulgação

Dando continuidade ao projeto de requalificação das vias públicas de Brumado, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Infraestrutura está realizando os serviços nos bairros Olhos d´Água e Baraúnas, os quais possuem um déficit de pavimentação que está sendo revertido, devolvendo a autoestima dos moradores, que muito vinham reivindicando os serviços. Várias equipes estão trabalhando em ritmo intenso para que o trabalho seja concluído com rapidez, pois existem outros locais que estão no topo da lista.


Brumado: campanha busca arrecadar fundos para compra de remédio para garota Naiara; medicamento custa R$ 8 mil

Brumado: campanha busca arrecadar fundos para compra de remédio para garota Naiara; medicamento custa R$ 8 mil Foto - Divulgação

A menina Naiara, 11 anos de idade, residente no bairro Ginásio Industrial, em Brumado, precisa urgentemente de um medicamento que custa R$ 8.000,00. Para conseguir comprar o medicamento, pais, familiares e amigos da criança se uniram em campanha para arrecadar o valor. Você também pode ajudar, depositando qualquer quantia, na seguinte conta: Banco Bradesco Ag: 1503-2 C/c 0004791- 0 Dercival Alves Aguiar/Marlene Mota Aguiar ( Conta Conjunta). Doações também podem ser realizadas na Igreja Missões do Evangelho Pleno, no bairro Baraúnas. 


Rui Costa assina termo de unificação dos terminais que garante o início das obras do Porto Sul

Rui Costa assina termo de unificação dos terminais que garante o início das obras do Porto Sul Foto - Divulgação

Nesta terça-feira (21), às 10h, o governador Rui Costa e representantes da Bahia Mineração (Bamin), assinam o termo de unificação dos terminais do Porto Sul e a constituição da Sociedade de Propósito Especifico (SPE) para a construção do equipamento, localizado em Ilhéus. O evento acontecerá no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Com a assinatura do termo, a expectativa é que as obras iniciem no segundo semestre de 2019. Resultado de investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões, o Porto Sul possui todas as licenças ambientais necessárias para implantação. O termo de unificação garante o aumento da eficiência operacional do Porto, com o uso compartilhado das estruturas marítimas e terrestres do empreendimento por parte do Estado e da Bamin e a capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano.


UNEB: Matrícula dos contemplados no Programa Universidade para Todos acontece de 21 a 24 de maio

UNEB: Matrícula dos contemplados no Programa Universidade para Todos acontece de 21 a 24 de maio

O Programa Universidade para Todos – UPT é um curso preparatório para o vestibular e para o Enem, com aulas das disciplinas de português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, com aulas regulares de segunda a sexta e eventuais sábados, no período de junho a dezembro de 2019. Em Brumado, o programa disponibilizou 100 vagas para atender alunos egressos ou cursando o último ano do Ensino Médio e equivalentes, oriundos de rede pública de ensino municipal e/ou federal. A primeira etapa (inscrição) foi realizada pelo site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia; A segunda etapa (matrícula) será realizada presencial, no Campus da UNEB, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 300, Centro, conforme cronograma : Matrícula dos contemplados (100 vagas): 21 a 24 de maio de 2019, de 08has às 11hs e das 13hs às 16hs. Matrícula dos reservas (caso não atinja as 100 vagas): 27 a 31 de maio de 2019, de 08has às 11hs e das 13hs às 16hs. Após esse período, caso as 100 vagas não tenham sido preenchidas, será aberto para todos os interessados que se encaixem no perfil do projeto (estudantes ou egressos da rede pública). Documentos necessários: o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, dos seguintes documentos:  Carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física – CPF;  Comprovante de residência; Histórico escolar do ensino fundamental II -5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes - na rede pública municipal e/ou estadual do Estado da Bahia;  Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio para quem concluiu o Ensino Médio e para os alunos que estão no último ano do Ensino Médio ou equivalente, declaração devidamente assinada e carimbada pelo diretor da Unidade Escolar, constando que o aluno cursou o 1º e o 2º ano do Ensino Médio, na rede pública municipal e /ou estadual do Estado da Bahia e que se encontra regularmente matriculado no 3° ano, bem como as médias finais de Português e Matemática. Para acompanhar a lista dos contemplados, acesse o link da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Mais informações: (77) 3441-2387 e/ou (77) 3441-3652


Forró do Sítio Novo 2019: Garanta já seu ingresso, dia 25 de maio tem virada de preço

Forró do Sítio Novo 2019: Garanta já seu ingresso, dia 25 de maio tem virada de preço

Está chegando a hora, Brumado. O Forró do Sítio Novo 2019 é no dia 15 de junho e você pode garantir pelo preço de R$180,00 até este sábado (25). O Forró do Sítio Novo conta com o serviço All Inclusive com grande variedade de comidas e bebidas. Esse ano as atrações são: Gabriel Diniz, Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Edigar Mão Branca e Mayke José. Garanta logo o seu ingresso em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Bar do Rey, Padaria Pão de Mel no São Félix, Posto Meira, Ponto Certo e Mercadinho do Cidemar. Em Vitória da Conquista você encontra na Banca Central. Forró do Sítio Novo 2019, uma realização Só Legal e Beto Bonelly Produções.


Homem é detido acusado de agredir a esposa em Livramento

Homem é detido acusado de agredir a esposa em Livramento Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

No domingo (19), uma guarnição da 46ª CIPM foi acionada em Livramento de Nossa Senhora pelo irmão de uma mulher, o qual indicou que esta estaria sendo agredida pelo marido. A guarnição se deslocou até a Rua Água Quente, no bairro Taquari, onde o fato foi confirmado. A vítima foi conduzida pelo Samu 192 a UPA 24h para ser medicada e posteriormente apresentada a delegacia, juntamente com o acusado, para a adoção das medidas necessárias.  


Brumado: prefeitura realizará Audiência Pública para apresentar os resultados do 1º quadrimestre de 2019

Brumado: prefeitura realizará Audiência Pública para apresentar os resultados do 1º quadrimestre de 2019 Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado convida a população em geral e entidades representativas, em especial, aos presidentes de sindicatos, associações, cooperativas e representantes de entidades religiosas e de cunho social para a realização de Audiência  Pública no dia 30 de maio, às 10h, na Câmara de Vereadores de Brumado, com a finalidade de apresentar os resultados do 1º quadrimestre de 2019.


Brumado: advogados recebem homenagem póstuma durante cerimônia na 21ª subseção da OAB

Brumado: advogados recebem homenagem póstuma durante cerimônia na 21ª subseção da OAB Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Em solenidade realizada na última sexta-feira (17), na sede da 21ª subseção da Ordem dos Advogados (OAB), em Brumado, foi realizada homenagem póstuma ao advogado Afrânio Gómez Guimarães, pelos mais de 30 anos de atividades com ilibada conduta na Ordem. O advogado foi homenageado com uma sala, que passa a ter seu nome, com foto em quadro anexada. Durante a cerimônia, o presidente da 21ª subseção da OAB, advogado Kléber Lima Dias, proferiu mensagem ao homenageado e na sequência ouviu os agradecimentos do filho do mesmo, Afrânio Gómez Guimarães Júnior. Outra homenagem póstuma da noite foi à advogada Poliana Silva Pinto Ferreira, proferida pelas advogadas Katharine e Kyara, seguidas dos pais da homenageada, Minuto e Amélia.

INFORME PUBLICITÁRIO


M & M Motos: Conheça o seguro Honda

M & M Motos: Conheça o seguro Honda

Faça seguro Honda, com condições especiais, segurança e tranquilidade: 24 horas de serviço de oficina, assistência 24h, peças genuínas. Temos o plano ideal para você.  Faça-nos uma visita: M & M Motos – Av. Cel. Santos, nº 380, em Brumado. Telefones (77) 3441-7244/9.9910-8575.


SMTT promove a capacitação de motoristas em Brumado

SMTT promove a capacitação de motoristas em Brumado Foto - Divulgação

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) Brumado, através do SEST SENAT, iniciou a 1ª turma de capacitação para o segmento de transporte de pessoas em idade escolar, do programa  Caminhos da Escola. A SMTT  está investindo bastante  em 2019 nesta capacitação técnica, marcada pela seriedade das ações desenvolvidas em prol da orientação, treinamentos e formalizações, assim provendo um trânsito mais seguro a todos. A SMTT agradece a 18° Ciretran, ao polo da UAB, ao Departamento de Informática e ao SEST SENAT em Vitória da Conquista pelo apoio e confiança.


Série B: Vitória sofre virada jogando no Barradão

Série B: Vitória sofre virada jogando no Barradão Foto - Divulgação

O Vitória tropeçou dentro do Barradão e perdeu de virada para o São Bento (SP), por 3 a 1, na tarde deste sábado, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O time voltará a jogar domingo, 26, contra o Atlético Goianiense, em Goiânia (GO), desfalcado do jovem atacante Ruan Levine, que recebeu o terceiro cartão amarelo. A equipe, que foi a campo com modificações em relação ao jogo passado, em Campinas, realizou um bom primeiro tempo e merecia sair com um placar mais folgado. Felipe Garcia, de cabeça, escorando escanteio batido por Nickson, marcou o único gol rubro-negro. O gol saiu na sequência do pênalti defendido pelo goleiro Paulo Vítor na cobrança de Nickson. No segundo tempo, veio o apagão. O adversário empatou logo aos 9 minutos e em dois contra-ataques, o Vitória sofreu a virada.


Participe do 36ª Congresso Estadual do Comercio Lojista da Bahia

Participe do 36ª Congresso Estadual do Comercio Lojista da Bahia

De 22 a 25 de agosto, acontece na Costa do Sauipe o 36ª Congresso Estadual do Comercio Lojista da Bahia com o tema “ Tecnologia e Crescimento – os novos rumos do varejo”.  O pacotes de hospedagem, com todas as especificações (incluindo alimentação  e palestras) estão disponíveis através da Happy Tour viagens  e Turismo. Acesse as opções.


Brumado: SESAU divulgou boletim sobre as notificações da Dengue, Febre Chikungunya e doença aguda pelo vírus Zika

Brumado: SESAU divulgou boletim sobre as notificações da Dengue, Febre Chikungunya e doença aguda pelo vírus Zika

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) divulgou boletim que apresenta os dados de 2019, até a Semana Epidemiológica, sobre as notificações da Dengue, Febre Chikunguya e doença aguda pelo vírus Zika.  No boletim, foram apresentadas a classificação final dos casos, bem como o coeficiente de incidência, calculado utilizando-se o número de casos prováveis dividido pela população da área geográfica, e expresso por 100 mil habitantes. Em 2019, foram registrados em Brumado 87 casos de dengue, destes, 13 foram confirmados e 23 descartados. As localidades com maiores ocorrência de notificação foram os bairros: São Félix, Santa Tereza, Centro, São José, Nobre, Mercado, Flores e Lagoa Funda. Em relação a Febre Chikungunya foram registrados 06 casos, destes, 4 confirmados. Os locais com registro foram os bairros: Baraúnas, Centro e Maria José Viana. Doença aguda pelo vírus Zika foram registrados 03 casos, destes, 01 confirmado no bairro Santa Tereza.  Para prevenção de novos casos, a secretaria vem realizando desde o acompanhamento e monitoramento  dos casos notificados  até campanhas de limpeza urbana para eliminação de depósitos em localidade com elevado índice de infestação, bem como palestras em escolas, associações rurais e urbanas, empresas e unidades básicas de saúde. 


Brumado: Com a excelência do trabalho reconhecida, CEO terá unidade reformada e recepção climatizada

Brumado: Com a excelência do trabalho reconhecida, CEO terá unidade reformada e recepção climatizada Foto - Divulgação

O trabalho realizado ao longo dos últimos anos realizado pelo CEO – Centro de Especialidades Odontológicas de Brumado vem tendo o reconhecimento da população e dos profissionais do setor, já que os serviços vêm sendo de excelência, especialmente na área de prótese dentária. Esse reconhecimento é resultado de uma equipe muito dedicada que vem proporcionando o direito de sorrir novamente a milhares de brumadenses, que tiveram a sua autoestima resgatada. Dentre os muitos admiradores deste trabalho está o prefeito Eduardo Vasconcelos que autorizou as obras de requalificação da unidade, que já foram iniciadas. Técnicos da SESAU, a pedido do prefeito estiveram fazendo uma visita as obras na manhã deste sábado e verificaram os operários trabalhando a todo vapor nas obras de reforma que deverão ser concluídas em breve. A unidade está localizada na Rua Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores e já se estabeleceu como uma referência da odontologia pública regional.