Genes Academia: exercício físico no tratamento da ansiedade

Genes Academia: exercício físico no tratamento da ansiedade

Hoje em dia, com a carga horária excessiva e a rotina incessante de trabalho, em que na maioria das vezes precisa que a pessoa fique sentada por horas, o estresse, a obesidade, o sedentarismo, todos estes fatores apontam como uma das principais causas para os transtornos de ansiedade. Estudos apontam amplamente os benefícios da atividade física na diminuição dos sintomas de ansiedade e o exercício físico é apontado por profissionais psicólogos e psiquiatras como aliado fundamental para o tratamento. A atividade física (musculação, treinamento funcional, natação, dança, caminhadas, lutas, etc.) é um excelente meio de liberação de tensões de estresse acumulado ao longo do dia a dia. O exercício físico promove no corpo a liberação de hormônios benéficos que promovem o bem-estar físico e emocional como a endorfina, que age no alívio de dores e como potente regulador emocional, sendo considerado por muitos um antidepressivo natural. Também, através do exercício físico, ocorre a produção de catecolaminas, que são os hormônios noradrenalina e adrenalina, que trabalham na elevação das taxas de metabolismo, aumentando o gasto calórico no corpo, tendo como consequência o emagrecimento saudável. Diversos estudos apontam que o excesso de peso contribui para o aumento da ansiedade, por isso controlar o peso trás também este benefício. Segundo a Organização mundial de saúde (OMS), uma pessoa adulta deve praticar no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica semanais, equivalente a 2 horas e meia. Mesmo com o dia a dia corrido em que vivemos hoje, é possível alcançar esse número recomendado, basta apenas dar o primeiro passo. Procure realizar suas atividades em grupo. Se for em casa, conte com a ajuda do marido, da esposa e filhos. Se for numa academia, busque interagir com outros praticantes ou convide um amigo para ir a academia com você. Os especialistas já provaram que o exercício realizado em grupo aumenta a adesão do aluno e os resultados são otimizados. Além de contribuir mais significamente com a melhora da ansiedade e depressão. Outra dica importante é optar por algum exercício que lhe proporcione mais prazer. Para alguns a competição é um estímulo interessante, já outros preferem um componente lúdico para se sentir mais atraído em realizar o exercício. Seja qual for sua preferência, procure o que mais te agrade e inicie já.