Café com o Brumado Agora entrevista Zé Maria

 

Nascido em 6 de março de 1935, filho de José Alvino Machado e Edhith Viana Machado, José Maria Viana Machado, conhecido por toda Brumado como Zé Maria, foi o primeiro locutor da cidade. Irmão de : Dolores, Enaide, Teresinha, Maria Helena e Maria de Jesus, o entrevistado de hoje no Café com o Brumado Agora, que aconteceu nas dependências da Padaria Pérola, nos conta histórias saudosas, que vão ser lembradas por aqueles que viveram no período e passarão a fazer parte das lembranças daqueles que nem pensavam em conhecê-las.

 

 


Café com o Brumado Agora – Conte um pouco sobre o início de sua história de vida.


Zé MariaComeçar a contar uma história e não falar sobre o que aconteceu entre os anos de 1945 e 1950 não teria graça. Eu ainda era criança e teve um eclipse total. Por volta de 10 horas da manhã, tudo escureceu, mas escureceu mesmo. O galo cantou, as galinhas subiram doidas no poleiro, e o povo saia correndo pelas ruas dizendo: “O mundo vai acabar” (risos). Bem, eu estudei na Escola General Nelson de Melo, até a 8ª série. Em 1960, comecei a trabalhar em um armarinho e lá conheci o Dr. Valter, na época gerente da Magnesita, que me conseguiu um trabalho na empresa em 1963 e lá me aposentei em 1990.


Café com o Brumado Agora – Quando teve início os trabalhos com a Divulgadora?


Zé MariaAntes mesmo de iniciar os trabalhos com a divulgadora eu já fazia locução e ainda trabalhava na Magnesita. Eu era o único locutor da época, todos os comunicados da prefeitura, eventos, divulgações publicitárias, e até mesmo editais jurídicos eram divulgados por mim. Muitas vezes, a prefeitura enviava ofício para que a Magnesita me liberasse para alguma locução oficial. Inicialmente, para montar a estrutura física da divulgadora, tive que comprar uma série de equipamentos em São Paulo. Na época, a divulgadora ficava próxima ao Cine Cairu, com o nome Cine PRVB – Ponto Radiofônico de Brumado- e depois se mudou para onde, atualmente, é o consultório de Dr. Geraldo, neste local com o nome de Divulgadora de Brumado. Instalamos quatro cornetas [pontos de reprodução do áudio da divulgadora] em Brumado: no mercado velho, no antigo prédio da prefeitura, no cinema e próximo a linha férrea.




Café com o Brumado Agora – Quais as principais atividades da Divulgadora? Como era trabalhar com a divulgação?


Zé MariaNós éramos a principal mídia da época, até porque nem televisão existia no período. Fazíamos o que hoje vocês dos sites, jornais, televisão e rádio fazem: passam as notícias ao público, as publicidades, os comunicados. Anunciávamos também os filmes em cartaz no cinema, na época os de hollywood, os seriados, divulgávamos as revistas , o show de calouros, notas da prefeitura de juízes etc. Trabalhar com a divulgação era o que eu mais gostava de fazer, eu amo o que faço, vem do coração. A divulgadora era o relógio de Brumado, começávamos às 6 e encerrávamos as 21 horas, era um marco para as pessoas, porque uma hora depois de terminarmos com os trabalhos na divulgadora, a luza da cidade era apagada, elas se norteavam por isso. Os pais deixavam os filhos brincarem na rua enquanto a divulgadora estivesse no ar, depois disso, todo mundo tinha que estar dentro de casa, e isso servia também para os casais de namorados (risos).

 

Café com o Brumado Agora –  Qual foi a divulgação mais marcante?


Zé MariaSem dúvidas a da enchente de 1967. Por volta de uma hora da manhã eu fui para a Divulgadora, avisar para as pessoas que a enchente estava chegando, levando casas, foi uma situação de alerta e muito perigo. Muitos acessos a cidade ficaram barrados, para se ter uma ideia,  as pessoas que tinham que ir para Vitória da Conquista, vindo por exemplo de Caetité, tinham que descer do transporte aqui em Brumado, atravessar o rio cheio a pé, para do outro lado, muitos quilômetros depois, pegar a condução para Vitória da Conquista. Houve outra situação, que não foi uma divulgação, mas em 1952, Getúlio Vargas usou o meu microfone [Cara de Gato] em um pronunciamento dele em Vitória da Conquista. Inclusive, esse microfone está hoje exposto no Memorial de Brumado, foi o meu primeiro microfone.



Café com o Brumado Agora – Além da divulgação, o senhor tem alguma outra paixão?


Zé Maria - Ângela Maria.  A sua personalidade, suas belíssimas músicas, o romantismo que conquistou o Brasil. Eu possuo a discografia completa dela: discos 78rpm, LPs, compactos, fitas, CDs. Além disso, gravei um show realizado no Teatro Castro Alves em homenagem a Ela, e reuni em DVD, reportagens, revistas, notas, tudo o que fala sobre a artista. Há uma curiosidade. Muitas meninas que nasceram entre as décadas de 70 e 80 se chamam Ângela Maria em homenagem a cantora.


Café com o Brumado Agora – Do que o senhor tem mais saudade?


Zé MariaSão tantas. A Divulgadora, as músicas da época, dos tão saudosos artistas, do meu fusca (risos) o primeiro carro volante de Brumado. Não poderia deixar de falar do Show de Calouros, das Zecretes: Taise, Mônica, Márcia, Fátima, Carla, Lucinha e dos jurados que imitavam os artistas famosos. Saudades também dos Zorbas, uma banda que se tornou profissional depois do Show de calouros. A banda era composta por: Messias, Noélio, Dário, Maria Helena, Jablonex, Tiãozito Cardoso, Altino, Pedrinho e Wilson Cai Cai.




Café com o Brumado Agora – Algo mais a acrescentar? Quer deixar uma mensagem aos brumadenses?


Zé MariaPrimeiro quero dizer que é muito bom estar aqui e relembrar esses fatos que fazem parte do desenvolvimento e da história da nossa querida Brumado. Façam de conta que estou m minha divulgadora e escutem: ALÔ BRUMADO! AQUI ESTÁ A MINHA HISTÓRIA, QUASE UM CENTENÁRIO. HISTÓRIA QUE EU CONTO COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS!


Fotos: Wilker Porto, Produção: Genival Moura e Reportagem: Janine Andrade.


Comentários
  • JORJAO NEGRO JORGE

    JOSE MARIA VIANA DA DIVULGADORA PARABENS UM COMUNICADOR NOTA 10 APRESENTADOR DOS PROGAMAS DE CALOUROS, EU NAO CANTAVA MAS NA HORA DE JOGAR BOMBONS EU TAVA NO BOLO,ME LEMBRO DA ENCHENTE DE 1968 JOSE MARIA LIGOU O SOM DA DIVULGADORA NA EPOCA CORNETAS DA SEDAM PEDINDO O POVO PARA SE RETIRAR DA BEIRA DO RIO ESTE NOSSO RIO DO ANTONIO,OS ANUCIOS DOS CANTORES QUE VIAM A BRUMADO DE KOMBI DE VIT.CONQ.A BDO,COMO JERRY ADRIANI,WANDERLEY CARDOSO E OUTROS,ME LEMBRO QUANDO IA NA DIVULGADORA PEDIR JOSE MARIA VIANA AS MUSICAS DE BJ THOMAS A MUSICA DA NOVELA CAVALO DE AÇO E TAMBEM A MUSICA DOS MILIONARIOS,TABEM ME LEMBRO DO ANUCIO FUNEBRE DA PROF.MARIA NILZA AZEVEDO QUE FOI NO DIA 7 DE SETEMBRO JUNTOS O SINO ANTIGO DA IGREJA CATOLICA QUE AREPIAVA E POR AI VAI ,JOSE MARIA VIANA VOÇE ESTA DE PARABENS VÇ E UM CIDADAO BRUMADENSE.JORJAO.

  • JUNIA MOREIRA DOS SANTOS VIEIRA

    Parabéns! Entrevista maravilhosa com o querido Zé Maria que tanto contribuiu com a nossa cidade. Profissional que infelizmente foi esquecido. Resgatado pelo Brumado Agora me fe recordar muita coisa. E também ter conhecimento de muito que não sabia. Parabéns ao querido "Zé" e a toda equipe pela inovação e cultura. Tenho 35 anos e sou professora.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais