Café com Brumado Agora: com Terezinha Souza

Café com Brumado Agora: com Terezinha Souza
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Natural de Santa Terezinha, conhecida carinhosamente como Garotinha, e nascida no dia 17 de janeiro de 1929, Terezinha Marques de Souza deu início aos estudos em Cachoeira, no Colégio Filhas de Ana (Sacramentinas). Em seguida, fez admissão no Colégio de Ensino Normal, em Feira de Santana, onde em cinco anos concluiu o ensino médio. Formou-se em 1952, prestou Concurso Público e em 1957 mudou-se para Brumado e começou a lecionar no Bairro São Félix. Toda a trajetória dessa professora querida por todos os brumadenses, que possui o título de cidadã brumadense, uma indicação do ex-vereador Leo Teixeira, foi contada no quadro Café com o Brumado Agora, numa entrevista descontraída que aconteceu na Padaria Pérola.





Café com Brumado Agora: com Terezinha Souza
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Café com o Brumado Agora - Como foi o início da trajetória da senhora como professora em Brumado?


Terezinha Marques de Souza – Conclui os estudos em 1953. Então eu fiz Concurso Púbico, fui nomeada primeira para a cidade de Maragogipe, no entanto, meus pais não me deixaram mudar para lá. Naquela época, mesmo já formada e com certa idade obedecíamos aos nossos pais. Em seguida fui nomeada para a minha cidade Santa Terezinha e como meus pais moravam próximo, no Distrito de Lajedo do Alto, me deixaram lecionar, pois constantemente eu estava em casa. No entanto, meu pai faleceu e meu irmão Luiz Souza trouxe toda a família ara Brumado. Assim, em 1957, comecei a lecionarem Brumado, na Escola Estadual do Bairro São Félix e depois no Ginásio General Nelson de Melo, como professora de artes, lecionei também no Colégio Estadual de Brumado, por mais de 30 anos.


Café com o Brumado Agora – Quais as principais lembranças deste período?


Terezinha Marques de Souza – Naquela época o único prédio escolar que havia em Brumado era o Getúlio Vargas. Sendo assim, tínhamos que improvisar para dará aulas. Muitas delas aconteciam em garagens, galpões, igrejas e até mesmo embaixo de pé de juazeiro. Era uma época difícil, mas conseguíamos disciplinar os alunos.

Café com Brumado Agora: com Terezinha Souza
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Café com o Brumado Agora – A senhora foi integrante de várias entidades em Brumado. Pode falar um pouco sobre os cargos que ocupou?


Terezinha Marques de Souza – Foram várias as entidades das quais fiz parte em Brumado. Fui a primeira mulher admitida como sócia do Rotary Club, naquela época não era permitido mulheres na diretoria e, assim que  autorizado, fui a primeira a ocupar o cargo. Fiz parte da primeira diretora do Bloco Germes da Era, bem como integrante da primeira diretoria do Clube Social de Brumado, primeira diretora do Colégio Rotary, cargo este que ocupei por 19 anos, em seguida me convidaram a ser vice – diretora da Cirandinha, atualmente CEMENAS COC, cargo que ocupo até hoje. Além disso, atuei como presidente da APAE por 12 anos, um trabalho enriquecedor, mas sempre ressalto que, infelizmente, é muito difícil encontrar pessoas para fazer o trabalho voluntário em Brumado.


Café com o Brumado Agora -Quais os principais avanços verificados pela senhora, em relação ao ensino do período em que lecionava?


Terezinha Marques de Souza – Hoje os professores se profissionalizaram e estão bem mais qualificados, isso influencia, e muito, na qualidade de ensino. O ensino melhorou muito em Brumado, principalmente nas escolas municipais que estão de parabéns. Sou apaixonada pela minha profissão, e mesmo com muita dificuldade sabemos quanto o nível da qualidade do ensino em Brumado aumentou.

Café com o Brumado Agora – O que a senhora gostaria de ter feito por Brumado que, por algum motivo, não conseguiu concretizar?


Terezinha Marques de Souza - Acredito que contribui positivamente para o crescimento de Brumado e consegui concretizar todos os meus objetivos. Lembro com alegria do Chá de Casa que fizemos para a fundação do Centro Estudantil de Salvador (Casa do Estudante), arrecadamos utensílios necessários para a criação da casa, desde talheres a ornamentos essenciais. Foi muito importante e a residência existe até hoje. 


Café com o Brumado Agora - De quais momentos a senhora sente saudade? O que espera para o futuro?


Terezinha Marques de Souza – Sinto falta das festas populares, como São João, Carnaval, do resgate da cultura local. Era muito bom ver as famílias reunidas, todos se divertido sem violência. Para o futuro, espero que a educação cresça ainda mais, alcance níveis ainda mais altos de excelência. Gostaria também que o Carnaval voltasse a acontecer, o nosso carnaval era conhecido em toda região e é um marco da nossa cultura.


Comentários
  • Antonio Novais Torres

    Muito boa a entrevista com a garotinha Terezinha, parabéns para a jornalista entrevistadora que fez um trabalho excelente. Espero que o site invista nessa visão de prestigiar os brumadenses nascidos e adotados que contribuem e contribuíram com o desenvolvimento do município em todas as áreas de suas atuações. Parabéns.

  • JORJAO NEGRO JORGE

    ENTREVISTA COM DONA TERESINHA SOUZA QUE FOI MINHA DIRETORA NO ROTARY CLUBE ME LEMBRO QUANDO ESTUDEI NO NOTURNO DONA TEREZINHA ME RECLAMOU EI GAROTO SE COMPORTE PARABENS DONA TEREZINHA.

  • Gláucia Maria Silva Brito

    Parabéns ao Brumado Agora pela excelente iniciativa. Dª Tê, a nossa Garotinha, merece está bela homenagem.

  • Mariovaldo Silva Pereira - Santa Maria da Vitoria

    Quero parabenizar este importante canal de noticias, e pela brilhante entrevista com esta competente profissional, Dona Tereza, por três anos estude na escola Rotary, quando Dona Tereza era diretora, me lembro dos sermões que a mesma pregava antes de entrarmos para a sala de aula, sermões que me ajudaram muito na minha qualificação profissional e também de chefe de familia, quando deixei a casa dos meus pais ainda com 17 anos, para buscar e descobrir, novos caminhos, parabenizo também pelo o trabalho que a mesma desenvolveu e ainda desenvolve na APAE, parabéns ao Brumado Agora e em especial a DONA TEREZA, e quê DEUS abençoe a todos.

  • Cleyde Neves

    Parabenizo o Brumado Agora pela bela entrevista com Tereza Souza. Minha professora, minha diretora e hoje, minha colega de trabalho. Sinto muito orgulho dessa garotinha, minha amiga "Dota T"

  • Luiz Antonio Magalhaes Souza

    Parabens ao site BRUMADO AGORA, e a Genival especialmente, pela entrevista com a nossa matriarca. Hoje tia Tereza (a grande GAROTINHA), tornou a nosssa matriarca. So faltou falar dos desfiles de 7 de Setembro, quando existia uma saudavel rivalidade entre as escolas de Brumado e as Escolas Reunidas Nossa Senhora Santana, capitaneadas pr tia tia Tereza e por minha saudosa mae, Celeste Souza, ganhavam todos os desfiles. Tia Tereza, que voce tenha muitos anos de vida e que continue sendo um exemplo de vida para todos nós, seus irmaos, sobrinhos e ex-alunos. que o nosso bom DEUS, continue abençoando a senhora!

  • ADÃO ALVES DE ALMEIDA

    BOM DIA A TODOS, COMO FOI PRAZEROSO EU PODER REVER A PROFESSORA TEREZINHA! FUI ALUNO DESTA AMADA PROFESSORA NO COLÉGIO ESTADUAL, HÁ MUITOS ANOS PASSADOS. DIAS ANTES DESTA MATÉRIA, ESTIVE FALANDO SOBRE A PROFESSORA, LEMBRANDO COM SAUDADE.OBRIGADO AO BRUMADO AGORA, POR NOS PROPOCIONAR ESTE MOMENTO CAFÉ COM BRUMADO, PARABÉNS. ASS. ADÃO ALVES DE ALMEIDA.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais