Ituacuense acusa a prefeitura de Ituaçu de várias irregularidades e protocola denúncias na Polícia Federal

Ituacuense acusa a prefeitura de Ituaçu de várias irregularidades e protocola denúncias na Polícia Federal
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O ituacuense Flávio José Wanderley Brito acusa a Prefeitura Municipal de Ituaçu, atualmente administrada pelo prefeito Adalberto Luz, de várias irregularidades. Diante dos fatos, ele protocolou as denúncias na Polícia Federal e espera que os casos sejam investigados. De acordo com informações do Informe Ituaçu, em uma das denúncias Flávio fala sobre a construção de uma cobertura no parque infantil situado na Praça Barão do Sincorá, no centro da cidade, sem licitação. Segundo ele, a empresa ‘’Metalúrgica dois Irmãos de Tanhaçu‘’ teria executado o serviço, e recebeu supostamente dois depósitos como parte do pagamento, depósito estes que foram efetuados pela empresa do sobrinho do prefeito, Luan Nascimento Luz ME, que ganhou a licitação de merenda escolar. Em outra denúncia, ele relata que a Polícia Federal deve investigar uma empresa que, segundo ele, ganhou licitação em nome de terceiro, e que este, no início do ano de 2017, engraxava máquina na secretaria de transportes, tendo como sócio o sobrinho do prefeito, Róbson André, em 2018. Flávio denuncia também a construção, na Gruta da Mangabeira, de um estacionamento em área particular, usando as máquinas do PAC 2. Em outra denúncia, o Ituacuense relata que no ano de 2016 um determinado serviço era prestado pelo valor de 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais), e que na licitação feita pela gestão atual foram para quase 4 (quatro) milhões. Flávio fala ainda sobre o TAC - Termo de Ajuste de Conduta, assinado pelo Ministério Público Estadual e do trabalho, que proíbe a administração de realizar contratos por meio de cooperativas, no qual foi descumprido pela prefeitura, e demais relatos de que há nepotismo na prefeitura. “Houve também fraudes na cooperativa de transporte de diversos na qual a Prefeitura licitou para prestação de serviços em diversas áreas como exemplo: Distrito de Tranqueiras seria um caminhão com capacidade de 6 toneladas para trabalhar 22 dias no mês, no entanto a empresa paga uma D-20 para prestar serviço de 2 dias na semana, ou seja 8 dias no mês, o mesmo ocorrendo na Lagoa da Lage, há também  2 caminhões pipas que recebem para molhar Jardim, mais 2 caminhões pipas com capacidade de 10mil litros de água para servir a comunidade na zona rural, fato que não acontece. E diversos veículos contratados para prestar serviços que há população não tem conhecimento, como 3 vans contratadas, para levar pacientes em Vitória da Conquista e Brumado, porém apenas duas que presta serviço. Sem falar nos pagamentos para 4 caminhões truck para coleta de lixo da cidade, algo que não acontece. Por tanto, queremos a quebra do contrato com a devida cooperativa e a devolução do recurso para os cofres públicos. Já fiz a denúncia na Câmara de Vereadores, e solicitei que os vereadores tomem as devidas providências. Caso os vereadores não tomem as devidas providências o irei denunciar no Ministério Público Estadual, Federal e ao TCM por conivência”, disse Flávio. Até o momento a prefeitura não se manifestou sobre as acusações.


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